Vous êtes sur la page 1sur 3

Colgio Castro Alves Nome: Andr Pereira de Almeida Curso: Mecnica Turma B Matria: Manuteno Mecnica Professor: Jos

s Carlos

Questionrio

1) Qual a importncia do estudo criterioso das falhas nos equipamentos? Deve ser feito um diagnstico do defeito, sua localizao, com um levantamento criterioso de como a falha ocorreu. Deve-se avaliar bem a real necessidade de se desmontar o equipamento, pois a desmontagem alm de ser de custo elevado, demorada, tira a mquina da produo e pode eventualmente, at introduzir outras falhas.

2) Em que o estudo das falhas facilita o trabalho da manuteno? De um modo geral, as falhas so para a manuteno o que as doenas so para a medicina, a razo de sua existncia. Por isso, um profissional consciente ao ser solicitado para fazer um reparo, deve realizar tambm uma anlise para identificar a origem da falha e combater a verdadeira causa e no os seus efeitos.

3) Cite tcnicas e procedimentos aplicados ao estudo das falhas. Apurar por meio de estudos e percias a razo que ocasionou a falha, par5a que sejam executadas as medidas, visando a eliminao de sua repetio. Alertar o operador sobre as consequncias negativas mquina ou equipamento, se for operada ou tratada de forma indevida, ou executando operaes acima de sua capacidade operacional.

4) Quais as principais origens das falhas nos equipamentos? Em linhas gerais, a origem (causa) das falhas nas mquinas esto relacionadas a um ou mais dos seguintes fatores:projeto, fabricao, operao da mquina, manuteno deficiente.

5) Como so caracterizadas as falhas resultantes de uma manuteno deficiente? Tem-se uma lista de defeitos possveis codificados, preparados para o processamento de dados e que pode ser includa na ficha de ocorrncia, onde o tcnico indicar sucintamente, tudo o que aconteceu, segundo o seu ponto de vista.

6) Como e com quais elementos o diagnstico das falhas pode ser facilitado? Com providencias imediatas, providencias a mdio prazo, providencias de acompanhamento.

7) Qual a importncia do dossi do histrico e da documentao tcnica do equipamento para as atividades da manuteno? A eficcia do trabalho da manuteno apoia-se no conhecimento exaustivo do equipamento e na sua sade operacional. O dossi tcnico do equipamento ou tambm chamado dossi de manuteno, a referencia que permite o conhecimento mais profundo do equipamento, sua origem, suas tecnologias e suas performances alcanadas. Os documentos tcnicos, durante as negociaes de compra dever do servio de manuteno exigir os documentos que lhe sero posteriormente teis, a saber: caractersticas tcnicas da mquina , capacidade, performance operacional, nveis de consumo, potncia instalada, etc.

8) O que se entende por criticidade em termos de manuteno? A determinao da criticidade de equipamentos industriais um processo cujos resultados so utilizados para auxiliar na definio das politicas de manuteno mais adequadas a cada equipamento ou sistema, levando em considerao a importncia relativa do equipamento torna-se ainda elemento fundamental no gerenciamento dos esforos da manuteno.

Vous aimerez peut-être aussi