Vous êtes sur la page 1sur 22

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Aptido Fsica e Sade


A aptido fsica pode ser interpretada segundo duas perspectivas: - A aptido fsica associada sade; - A aptido fsica associada ao rendimento desportivo. No mbito da criao de estilos de vida saudveis, a primeira perspectiva que interessa adoptar, a qual surgir na sequncia de estudos que associam a falta de exerccio fsico ao elevado nmero de doenas. Sade segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), a sade no deve ser apenas considerada como ausncia de doena, mas sim um bem-estar geral (ao nvel fsico, psquico e social). Para Bouchard e Shepard (1992), a sade um estado caracterizado por uma aptido para realizar actividades fsicas com vigor associadas a um risco reduzido de desenvolvimento de doenas relacionadas com a falta de actividade fsica. A aptido fsica relacionada com a sade definida como um estado caracterizado pela capacidade de realizar as tarefas dirias com vigor. Aptido Fsica - a capacidade de realizar nveis moderados ou vigorosos de actividade fsica sem evidenciar sinais exagerados de fadiga. Esta capacidade deve ser mantida durante toda a vida (Maia J. 1998). * A aptido fsica est intimamente relacionada com o grau de desenvolvimento das diferentes capacidades fsicas. A aptido fsica engloba 4 componentes: Aptido cardio-respiratria (resistncia) Aptido muscular (fora) Flexibilidade Composio corporal (IMC)

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Concluso 1: A aptido fsica pode ser, ento, melhorada atravs da prtica do exerccio fsico, o qual aumenta o nvel das capacidades fsicas/motoras (resistncia, fora e flexibilidade), contribuindo assim para a nossa sade. O exerccio leva a alteraes da composio corporal (relao do peso de gordura e o peso de massa magra). Concluso 2: Uma boa aptido fsica permite: - Realizar as actividades do nosso dia-a-dia com vitalidade; - Reduzir o risco de aparecimento de problemas de sade relacionados com baixos nveis de actividade fsica; - Preparar para actividades fsicas mais vigorosas (ex: prtica de desportos competitivos).

Componentes da Aptido Fsica

Uma boa aptido fsica depende do desempenho global do corpo humano, ou seja depende do desenvolvimento das quatro componentes referidas anteriormente.

Capacidade crdio-respiratria
a capacidade do corao bombear sangue e levar o oxignio a todo o corpo. Para desenvolver a capacidade crdio-respiratria, utilizam-se actividades que envolvam grandes grupos musculares, com movimentos repetitivos (ciclismo, natao, remo, caminhada, corrida, etc.) durante um perodo de tempo acima de 15 minutos .

Capacidade de aptido muscular (fora)

A manuteno de adequados nveis de fora e resistncia muscular de grande importncia para a aptido fsica relacionada com a sade. Indivduos que realizam exerccios de fora e resistncia muscular esto menos expostos s fadigas musculares localizadas e os aumentos da presso arterial sistlica durante esforos fsicos intensos so menores.

Capacidade de flexibilidade
3

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

a capacidade de movimentar as articulaes com amplitude e sem dor. Todos os movimentos humanos dependem de uma certa flexibilidade. A execuo de exerccios de alongamento para a melhoria da flexibilidade importante para prevenir dores nas costas e nos msculos/articulaes.

Composio corporal (IMC)


O IMC calcula-se dividindo o peso corporal em quilos pela altura em metros ao quadrado (kg/m 2). Contudo, o peso corporal tem duas componentes como j referido anteriormente, nomeadamente o peso de gordura e o peso de massa magra (msculos). O exerccio fsico ajuda a manter o equilbrio da composio corporal, diminuindo os nveis de gordura excedente e melhorando a aptido fsica.

Promoo da Sade
Segundo a Carta de Otava (OMS, 1986), a promoo da sade o processo que visa criar condies para que as pessoas aumentem a sua capacidade de controlar os factores determinantes da sade, no sentido de a melhorar. Neste sentido, torna-se evidente a necessidade de se respeitarem alguns pressupostos bsicos para a promoo de uma boa sade individual tais como: 1. Actividade Fsica (uma prtica regular de actividade fsica traz benefcios a vrios nveis, como por ex: - Realizar as tarefas do dia-a-dia de forma natural (sem evidenciar sinais de grande esforo); - Desenvolvimento harmonioso de todo o corpo; - Melhoria das funes orgnicas (sistema respiratrio, circulatrio, etc). - Aumento da tonicidade muscular bem como fortalecimento dos tendes, ligamentos e cartilagens; - Preveno de doenas (obesidade, doenas cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cancro);

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

- Preveno de leses; - A nvel psicolgico ajuda a combater o stress, aumenta dos nveis de auto estima e da imagem corporal, diminuio da fadiga psquica provocando um maior bem-estar; - Melhoria da postura; - Diminuio da frequncia cardaca em repouso. 2. Repouso ( to importante a actividade fsica como o repouso!). 3. Alimentao (uma alimentao equilibrada ajuda a viver com mais sade e aumenta a nossa qualidade de vida). 4. Higiene ( fundamental para nos sintamos bem connosco prprios e nos relacionarmos com os outros).

5. Relaes pessoais (privilegiar uma forte afectividade entre os que nos rodeiam, de apoio mtuo e companheirismo). 6. Relao ambiental importante procurarmos um ambiente fsico de qualidade, limpo e seguro.

ESTILOS DE VIDA
Influenciamos e somos influenciados pelos diferentes ambientes fsicos e sociais que nos rodeiam. Daqui decorre que os nossos hbitos e estilos de vida nem sempre so o resultado de opes inteiramente livres, conscientes e autnomas, mas antes influenciados pelas presses e constrangimentos exteriores, de natureza ambiental, social, cultural e econmica.

Tabaco

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Quando analisamos os comportamentos relacionados com sade em funo da idade, podemos verificar que a adolescncia est fortemente associada a comportamentos de risco. O consumo de tabaco constitui a principal causa de morbilidade e mortalidade. Estima-se que, nos pases industrializados, o hbito tabgico esteja relacionado com cerca de 1/5 da mortalidade total e com cerca de um tero das mortes provocadas por tumores malignos.

Alimentao
O aumento da proporo do consumo de gorduras na alimentao diria, relativamente ao consumo de energia total, est directamente relacionado com diversas patologias, com destaque para a obesidade, a hipertenso, diabetes e alguns tumores malignos. Segundo a OMS, o cidado europeu come diariamente menos de metade da quantidade de fruta recomendada e quase o dobro da quantidade de gorduras. Uma alimentao equilibrada, em que todos os alimentos esto presentes nas propores adequadas, ajuda a manter a sade. Na Roda de Alimentos podes verificar quais as pores de cada grupo de alimentos necessrios para que a alimentao seja nutritivamente equilibrada.

lcool
O lcool uma substncia txica que, quando consumida de forma excessiva e desajustada e/ou em idades baixas, provoca danos graves no organismo, associandose a um dfice intelectual (diminuio da memria, da ateno) e a um decrscimo do rendimento escolar. O consumo de lcool comea por ser um acto espordico, que, pouco a pouco, se instala, tornando-se um vcio muito grave. O consumo de lcool tem repercusses directas em termos de patologia heptica, em algumas formas de cancro e nos acidentes. A cirrose , no nosso pas, uma importante causa de morte, que se traduz no respectivo peso social e no encarecimento dos servios de sade decorrentes do problema de alcoolismo.

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Drogas
As drogas so substncias derivadas de produtos naturais (pio, haxixe, cocana, etc) ou sintticos (LSD, Ecstasy, ), podendo ainda ser utilizadas como drogas outras substncias. Os efeitos e os riscos variam muito consoante o tipo de produto, mas todos eles provocam dependncia fsica, perturbaes e leses cerebrais (morte de neurnios, perda de capacidade cognitivas), alucinaes e perturbaes psquicas.

Actividade Fsica
hoje reconhecida a importncia de uma prtica regular de actividade fsica, pelos seus efeitos benficos na sade em geral e, em particular, na preveno das doenas do corao e restante aparelho circulatrio, na manuteno de um peso adequado, na preveno da osteoporose, na melhoria dos nveis de colesterol e na capacidade de lidar com situaes de stress. Concluso 3: A soluo adoptar um estilo de vida saudvel, fazendo actividade fsica, e uma alimentao equilibrada, dizendo No ao tabaco, No ao lcool e No droga.

Factores que promovem um estilo de vida saudvel: Fazer uma alimentao equilibrada; Praticar actividade fsica regular; Repousar, no mnimo, oito horas por dia; No consumir lcool, drogas e tabaco; Adoptar hbitos de higiene e de segurana; Conviver com outras pessoas.

Dimenso Cultural da Actividade Fsica

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Afinal, o que Actividade Fsica?


Por Actividade Fsica (AF) entende-se tudo o que implique movimento, fora ou manuteno da postura corporal contra a gravidade e se traduza num consumo de energia. Podemos tambm considerar que a Actividade Fsica se pode dividir em espontnea e organizada. Sendo que a primeira AF espontnea - inclui todo o tipo de Actividade Fsica directamente ligada aos nossos hbitos do quotidiano (deslocaes a p, subir/descer escadas, actividade profissional, passear, etc.), no tem grandes custos econmicos e pode ser realizada em qualquer altura do dia. J a segunda AF organizada praticada em clubes desportivos ou instituies e orientada por pessoas qualificadas.

Breve Sntese Histrica


Desde o incio dos tempos que o homem pratica Actividade Fsica. Caar, lutar, correr, saltar eram necessidades do quotidiano, sem as quais comprometeria a sua prpria sobrevivncia e a sobrevivncia da espcie. Em 3000 a.C., na China, o imperador Hoang Ti, recomendava, tanto a guerreiros como populao geral, que se fizessem exerccios fsicos, com finalidades higinicas, teraputicas e como treino para a guerra. Quer por razes filosficas, quer por razes religiosas, ou simplesmente por necessidade, a Actividade Fsica foi ganhando um papel cada vez maior nas sociedades. No entanto, as Civilizaes Grega e Romana foram grandes impulsionadoras da Actividade Fsica. Apesar da na Idade Mdia ter havido um decrscimo de interesse, quando se iniciou o perodo da Renascena houve, novamente, uma exploso da cultura fsica.

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Actividade Fsica na Actualidade

Actualmente, Actividade Fsica, um tema discutido escala mundial. O aumento do sedentarismo, resultante de um cada vez maior progresso tecnolgico e scio-econmico, constitui preocupao de vrias classes profissionais, nomeadamente a dos mdicos e de todos os agentes ligados sade. Actividade Fsica e qualidade de vida caminham de mos dadas. Aumentando a esperana mdia de vida, tem de melhorar, necessariamente, a qualidade com que se vive. (Ver benefcios da prtica de actividade fsica regular). A actividade Fsica abarca um domnio muito mais vasto que a actividade fsica desportiva. Enquanto que a primeira diz respeito a qualquer movimento do ser humano, na segunda, embora continuemos a falar de movimento, este encontra-se integrado num mundo onde existem instituies, regulamentos, as tcnicas, as tcticas, o quadro competitivo, etc., que paralelamente contribuem para um melhor conhecimento do ser humano e, por consequncia, para o aperfeioamento das suas potencialidades. As actividades fsicas desportivas ocupam hoje um lugar de relevo no mbito das actividades humanas, conseguindo reunir sua volta um elevado nmero de pessoas, independentemente da sua idade, sexo, origem tnica, nvel socioeconmico e cultural.

Curiosidade
Portugal o pas da Unio Europeia que tem os piores ndices de actividade fsica quer espontnea, quer organizada, ou seja, somos o povo menos fisicamente activo da Unio Europeia.

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Princpios biolgicos e pedaggicos do treino


10

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

No desenvolvimento da aptido fsica (prtica de exerccio fsico) fundamental no esquecer os princpios biolgicos e pedaggicos do treino.

O nvel de estimulao de carga de treino tem que ser


A - Princpio da sobrecarga ou da progresso

significativo (aumento gradual da carga) para que a adaptao do organismo seja progressiva. O exerccio deve ser prprio da modalidade porque

Princpios biolgicos do treino

B - Princpio da especificidade

diferentes adaptaes.

cargas

de

treino

provocam

diferentes

Com paragem da actividade o nvel atingido pelo atleta


C - Princpio da reversibilidade D Princpio da continuidade

perde-se pois as adaptaes provocadas pela carga de treino so transitrias. Para que os efeitos da aplicao de cargas se mantenham, necessrio aplic-las ao longo de todo o ano.

Princpios pedaggicos do treino

E - Princpios da ciclicidade F - Princpios da individualizao

O resultado do treino contnuo mas feito de altos e baixos (ciclos). A carga de treino dever ter em conta as capacidades do indivduo.

Quadro 1 Definies de princpios biolgicos e pedaggicos

Cuidados a ter durante a prtica de actividade fsica para evitar leses


- Aquecimento adequado modalidade; - Conhecer os limites prprios de esforo fsico (gerir o esforo); - Uso de um bom material/ equipamento seguro; - Respeito pelos princpios biolgicos e metodolgicos do treino; - Treino progressivo sobretudo aps um perodo de paragem; - Trabalhar os alongamentos para dar uma melhor flexibilidade muscular.

Importncia de ingesto de gua durante a actividade fsica

11

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

- No diminuir o ndice electroltico corporal; - No se desidratar; - A ausncia de gua leva mais rapidamente o atleta a um nvel de fadiga avanado.

Factores Condicionadores das Leses Desportivas


Durante a prtica de actividade fsica desportiva podem ocorrer alguns acidentes ou leses desportivas, devido a alguns factores.

Factores intrnsecos
- Anatmicos: alguns tipos de estrutura anatmica parecem estar na base de determinadas leses; - Idade: adaptar as cargas de trabalho idade do indivduo; - Sexo: ter conscincia das diferenas a nvel anatmico e morfolgico entre os dois sexos; - Fadiga: revela-se como um sinal indicador do limite da capacidade individual; - Aquecimento: prevenir as leses;

Factores extrnsecos
- Condies climatricas: Temperaturas exageradamente altas ou baixas; - Condies geogrficas: o local onde se realiza a actividade fsica influncia o rendimento; - Instalaes desportivas: assegurar as medidas de segurana; - Material: o equipamento (calado) deve ser ajustado ao tipo de actividade e s instalaes;

Como actuar face a uma Leso?


Sempre que ocorre uma leso durante a prtica de uma actividade fsica desportiva fundamental a aplicao de um conjunto de procedimentos.
12

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Em primeiro lugar manter a calma, proceder imobilizao da zona atingida e realizar uma avaliao pormenorizada da leso. Posteriormente, solicitar a ajuda ao 112 e realizar os primeiros auxlios indicados para o estado do acidentado.

Aplicao de Gelo (Crioterapia) enquanto se aguarda, devemos actuar na


reduo da dor/leso atravs da aplicao de gelo na zona afectada. Propriedades do gelo: - vasoconstritor (provoca a contraco dos vasos sanguneos, diminuindo o derrame/inchao); - analgsico - anti-inflamatrio Aplicao correcta do gelo: - 10 minutos (mximo) de 2 em 2 horas, essencialmente durante as primeiras 48 horas; - No devemos colocar o gelo em contacto com a pele, pois pode provocar queimaduras. Devemos proteg-la com uma toalha.

Principais Leses:
- Cibras - Hematomas - Entorses - Contracturas musculares - Contuses musculares - Roturas musculares - Fracturas

Aquecimento

13

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

O aquecimento, consiste num conjunto de actividades e exerccios fsicos que tem como objectivo preparar o nosso organismo para o esforo fsico mais intenso, de forma a alcanar o mximo rendimento. O aquecimento permite preparar alguns sistemas do corpo (muscular, articular, respiratrio, cardiovascular e nervoso) para a realizao de exerccios fsicos intensos com a mxima eficcia e sem risco de leso.

Fases de um aquecimento

O aquecimento pode efectuar-se em duas fases bem distintas: Fase geral realizam-se exerccios comuns a todas actividades fsicas desportivas e dirigidas a todo o organismo como, por exemplo, deslocamentos, coordenao, mobilidade articular, desenvolvimento muscular, velocidade e alongamentos. Fase especfica executam-se exerccios aplicados a uma determinada actividade fsica, especficos do desporto ou da competio que se vai praticar.

Alongamentos
Devem ser realizados antes da actividade fsica para: - prevenir o aparecimento de leses; - preparar o sistema msculo-esqueltico; - desenvolver a flexibilidade.

Devem ser realizados depois da actividade fsica para: - recuperao mais rpida do esforo desenvolvido; - prevenir o aparecimento de leses.

Evoluo Tecnolgica e Industrializao da Sociedade

14

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

Repercusses: sedentarismo urbanismo poluio

Evoluo Tecnolgica

A aco do desenvolvimento tecnolgico sobre a Humanidade, ao longo dos sculos, tem causado uma srie de transtornos ao seu corpo. Menos exigncia, menos empenho. O corpo humano, com a Revoluo Industrial, comea a ser afastado, aos poucos, da predominncia do trabalho fsico e da locomoo. Passado cerca de um sculo, o computador liberta o indivduo das barreiras fsicas que o prendiam directamente ao meio de produo: permite-lhe escolher o horrio e o local de controlo do processo produtivo. Ao menos em teoria, uma fbrica de televisores, em: determinada cidade, pode, por exemplo, ser controlada por meio da Informtica e da Telemtica, a partir de outra cidade, a mais de 400 km de distncia. Pouco a pouco, as pessoas descobriram que no estavam to dependentes da sua capacidade motora para sobreviver e garantir a sua segurana. Quanto ao desuso do corpo no trabalho, o sculo XX quebrou todos os recordes, atingindo propores inimaginveis, bem mais expressivas do que as alcanadas no decorrer de toda a histria da Humanidade anterior a esse sculo. Recorde-se que ainda no passou tempo suficiente que possibilite ao organismo qualquer tipo de adaptao morfolgica inactividade que lhe vem sendo imposta, nas ltimas dcadas. O corpo humano foi moldado por milhes de anos de evoluo, conforme a lgica da procura das modificaes que o preparou para fazer movimentos de coordenao, fora e velocidade. H perto de 150 anos que ele vem enfrentando uma nova realidade, na qual o movimento j no constitui a base da sobrevivncia. curtssimo esse tempo, se formos contrap-lo aos 250 000 anos de adaptaes a que o nosso organismo se submeteu, desde o aparecimento do Homo sapiens. Actualmente, os profissionais de sade reconhecem que a realizao de exerccio fsico fundamental para um bom equilbrio psicolgico e como preveno de numerosas doenas. No entanto, o ritmo de vida actual faz com que a maioria das pessoas no tenha tempo suficiente para a prtica de actividade fsica, alm de que, com a evoluo tecnolgica existente, cada vez h menor necessidade de nos movi15

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

mentarmos, por vezes at mesmo para fazermos compras (estas j podem ser feitas via telefone ou Internet). A actividade fsica consiste em todos os movimentos corporais produzidos pelos msculos e que requer um gasto energtico. Quando o movimento programado, estruturado, repetitivo e realizado para melhorar ou manter a forma fsica, denominado exerccio fsico. Quando a quantidade de actividade fsica no suficiente para manter um estado saudvel, falamos de sedentarismo.

Industrializao
Se os automveis comeam a constituir um grave problema de sade pblica, no se pense, contudo, que o sector industrial deixou de ser poluente. Embora o relatrio do Estado do Ambiente de 2000 - publicado pela Direco-Geral do Ambiente no final de 2001 - tente mostrar algumas melhorias neste sector, certo que a evoluo das emisses totais de poluentes no tem registado progressos significativos. No caso do dixido de enxofre, do amonaco e do metano, apesar das melhorias tecnolgicas nas indstrias e das alteraes das caractersticas dos combustveis, tm vindo a aumentar as suas emisses globais. Em relao aos xidos de azoto e compostos orgnicos volteis, a evoluo ainda foi mais negativa uma vez que as emisses, para ambos os poluentes, cresceram cerca de 30% na ltima dcada. A nica melhoria verificada registou-se no caso do monxido de carbono, fruto sobretudo da substituio da frota automvel que j tem catalisador. Tal como acontece em relao ao aquecimento global, Portugal arrisca-se a no conseguir cumprir, mais uma vez, um compromisso global que assinou. Ou seja, no total dos poluentes considerados acidificantes (amonaco, xido de azoto e dixido de enxofre) Portugal ter de conseguir, at 2010, uma reduo das emisses destas substncias na ordem dos 32%. Veremos se consegue, a bem da nossa economia e da nossa sade.

Sedentarismo
O que se entende por actividade fsica? E por sedentarismo? Existem numerosos trabalhos que nos dizem que, medida que a idade aumenta, diminui a quantidade de pessoas que praticam actividade fsica.
16

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

O corpo humano necessita de certa quantidade diria de movimento, para se sentir bem: o movimento necessrio sade. Mas, para alm da mera ausncia de doena, um estado saudvel (ou de boa sade) aquele que nos permite desfrutar a viela e enfrentar os seus desafios quotidianos com qualidade de vida. Pelo contrrio, uma "m" sade aumenta a possibilidade de ficarmos doentes e, em ltimo caso, conduz morte prematura.

Que parte da populao mais sedentria?


Durante a infncia e a adolescncia, a maioria de ns mantm um nvel de actividade fsica mais do que suficiente, atravs do jogo e de diferentes actividades desportivas, no entanto, as oportunidades e a motivao para fazer exerccio fsico diminuem medida que vamos envelhecendo. Para evitar que esta tendncia d origem ao indesejvel sedentarismo, importante que os hbitos relacionados com uma vida activa se consolidem nos primeiros vinte anos da nossa vida. A partir da necessrio criar infra-estruturas adequadas para que os adultos de qualquer idade (incluindo a terceira idade) possam manter um certo nvel de actividade fsica diria.

Porque se recomenda a prtica de actividade fsica?


Desde h j alguns anos que se recomenda, cada vez mais, a prtica de exerccio de forma regular. Isto deve-se ao facto de o corpo humano ter sido concebido para se movimentar, o que requer a prtica de uma actividade fsica regular de forma a poder funcionar bem e a evitar o aparecimento de algumas doenas. Est comprovado que o sedentarismo um factor de risco e induz o aparecimento de diversas doenas crnicas, pelo que ter uma vida fisicamente activa tem inmeros benefcios para a sade, tanto fsicos como psicolgicos.

Alguns benefcios da Actividade Fsica


diminui o risco de mortalidade provocado por doenas cardiovasculares; previne e/ou atrasa o aparecimento da hipertenso arterial, e diminui os valores da tenso arterial em hipertensos; melhora o perfil dos lpidos no sangue (reduz os triglicerdeos e aumenta o
17

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

bom colesterol HDL); diminui o risco de sofrer de diabetes; diminui o risco de sofrer de certos tipos de cancro (intestino, mama) ajuda a controlar o peso corporal; ajuda a manter e a melhorar a fora e a resistncia muscular, aumentando a capacidade funcional para realizar outras actividades fsicas da vida diria; ajuda a manter a estrutura e a funo das articulaes, o que pode ser benfico para a artrose; ajuda a conciliar e a melhorar a qualidade de vida; ajuda a melhorar a imagem pessoal; ajuda a libertar tenses e a melhorar os nveis de stress; ajuda a combater e a melhorar os sintomas de ansiedade e a depresso, e aumenta o entusiasmo e o optimismo; em adultos de idade avanada, diminui o risco de quedas, ajuda a atrasar ou a prevenir as doenas crnicas e as que esto ligadas ao envelhecimento. Desta forma melhora a nossa qualidade de vida e aumenta a nossa capacidade para viver de forma independente.

Urbanismo
"Portugal sufocado"
Se, at h bem poucos anos, Portugal era conhecido pelos bons ares, o cenrio tem mudado drasticamente. Actualmente, j no so as zonas industriais que constituem a nica preocupao em termos de qualidade atmosfrica, nem talvez a

18

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

maior, mas sim os centros urbanos das principais zonas do pas. A situao parece paradoxal: ao mesmo tempo que se registavam melhorias tecnolgicas nos veculos e nos combustveis - atravs da reduo do monxido de carbono, da introduo dos catalisadores, da eliminao da gasolina com chumbo e da dessulfurao dos combustveis -, a poluio nos centros urbanos aumentava exponencialmente. Nessa altura, porm, estar-se-ia ainda longe de imaginar que, ao longo de uma dcada, o crescimento do parque automvel quase duplicaria, passando para os actuais cerca de 6,5 milhes de veculos. Com a desertificao dos centros urbanos dos principais centros de emprego do pas (Lisboa e Porto) e a massificao dos subrbios, as bombas de combustveis no pararam de debitar e a poluio disparou. Esta "corrida" ao automvel faz com que (o sector dos transportes esteja quase a ultrapassar o sector industrial em termos de consumos energticos. Para alm do desperdcio econmico, fruto das infindveis filas de trnsito, esta situao tem feito disparar os poluentes atmosfricos.

Poluio
"Deixem-nos respirar" Principais substncias responsveis pela poluio do ar
O ozono (quando na troposfera), devido s suas caractersticas fsicoqumicas, um poluente que, e para concentraes elevadas, pode trazer problemas graves de sade, em particular no sistema respiratrio e nos olhos. A toxicidade do ozono aumenta com o aumento da sua concentrao, com o tempo de exposio e com o aumento de actividade fsica. A Organizao Mundial de Sade afirma peremptoriamente que resultam efeitos agudos adversos caso se faa actividade fsica intensa em horas em que se verifiquem concentraes acima dos 500 ug/m3. Esta organizao aponta como valores-guia para concentraes aceitveis de ozono 120 ug/m3 para perodos mximos de 8 horas. O ozono um poluente secundrio formado a partir de dois outros grupos de poluentes (primrios): os xidos de azoto (cuja origem ser a queima de combustvel) e os chamados compostos orgnicos volteis (COVs). Estes poluentes primrios so maioritariamente gerados pelo trfego automvel e por certos tipos de indstrias. Sabe-se que possvel o transporte de nuvens de ozono de umas zonas
19

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

para outras atravs das correntes atmosfricas, podendo existir mesmo em zonas sem trfego ou sem indstrias. Alis, como um dos poluentes primrios que o formam so os compostos orgnicos volteis, nas zonas florestais - que libertam naturalmente aquele composto - pode-se formar ozono. O ozono sendo um poderoso oxidante, afecta gravemente a vegetao e, nos seres humanos, provoca irritao no tracto respiratrio (impossibilidade de respirar fundo, inflamao brnquica e tosse) e nas mucosas.

Capacidades Fsicas
CAPACIDADES CONDICIONAIS
So determinadas pelas componentes energticas, isto , predominam os processos metablicos (de obteno e transformao de energia) nos msculos e sistemas orgnicos. A resistncia A fora Flexibilidade Velocidade

CAPACIDADES COORDENATIVAS
So determinadas pelos processos de conduo do sistema nervoso central: Capacidade de equilbrio; Capacidade de ritmo; Capacidade de orientao espacial; Capacidade de reaco.

DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS E COORDENATIVAS


atravs das capacidades fsicas que se consegue executar aces motoras, desde as mais simples s mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc.). O facto de se ser, mais veloz, mais flexvel ou mais forte tem uma origem hereditria, transmissvel de pais para filhos, mas tambm tem a ver com a forma como se foi desenvolvendo as referidas capacidades ao longo dos anos.

20

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

RESISTNCIA
a Capacidade que o nosso organismo tem para realizar esforos de longa ou curta durao sem perda de eficcia motora, permitindo ao mesmo tempo recuperar o mais rpido possvel de um esforo realizado. a capacidade que permite suportar e recuperar da fadiga fsica e psquica. Esta capacidade possibilita a execuo de esforo com uma certa intensidade e durante um perodo de tempo, relativamente longo, sem diminuir acentuadamente a eficcia. ,
.

REFERNCIAS FUNDAMENTAIS
Deves treinar a resistncia de uma forma contnua (ao longo de todo o ano). A medio da frequncia cardaca fundamental para que possas controlar a intensidade do esforo. Para isso deves ter em ateno: - frequncia cardaca em repouso - medida antes do esforo; - frequncia cardaca aps o esforo - medida imediatamente aps o esforo realizado; - frequncia cardaca aps recuperao - medida um minuto aps o esforo realizado. * Nota: A melhoria da tua resistncia depende no s da quantidade de metros percorridos, mas tambm do respeito pelo perodo de recuperao.

FORA
a capacidade que temos para vencer uma resistncia exterior, seja ela um objecto ou parceiro, ou mesmo a resistncia do nosso prprio corpo. a capacidade que permite vencer uma resistncia atravs da contraco muscular. Esta possibilita, entre outros esforos, saltar, empurrar, levantar, puxar, arremessar, etc.

21

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

REFERNCIAS FUNDAMENTAIS
Deves desenvolver a fora de uma forma geral, para que, mais tarde, consigas resultados eficazes numa zona especfica o teu corpo (ex.: braos, pernas). O treino exagerado da fora pode conduzir a desequilbrios corporais, quer a nvel muscular, quer a nvel sseo.

VELOCIDADE
a capacidade que nos permite realizar movimentos no mais curto espao de tempo possvel (esforos curtos e intensos). Atravs da velocidade de reaco consegues reagir rapidamente a um estmulo visual, auditivo e tctil (ex.: ao gesto, ao apito e ao toque do professor). Atravs da velocidade de deslocamento podes percorrer distncias relativamente curtas no menor tempo possvel.

REFERNCIAS FUNDAMENTAIS
Para o desenvolvimento da velocidade deves optar por realizar exerccios curtos e intensos. Se queres desenvolver a velocidade, deves respeitar os perodos de recuperao. Em situao de fadiga, no deves treinar a velocidade. Sempre que treinares a velocidade, deves fazer um aquecimento inicial.

FLEXIBILIDADE
a capacidade que permite realizar movimentos de grande amplitude. Esta capacidade possibilita melhorar a qualidade do gesto motor, tornando os movimentos mais belos e mais eficazes.

REFERNCIAS FUNDAMENTAIS
Sempre que treinares a flexibilidade, devers efectuar um aquecimento geral

22

Escola Secundria Soares Bastos

Sebenta de Act. Fsica/ Contextos e Sade I

do organismo e mais especificamente dos msculos envolvidos. No deves realizar exerccios com insistncias, mas sim suavemente, e, quando surge a dor, parar e manter essa posio durante algum tempo. Deves treinar a flexibilidade de uma forma contnua e frequente (ao longo do ano e, no mnimo, 3 vezes por semana).

DESTREZA GERAL
a capacidade que permite dominar, de forma segura, gestos motores mais ou menos complexos (com alternncia de ritmos, de velocidade, com ou sem deslocamento).

REFERNCIAS FUNDAMENTAIS
No devemos treinar exerccios de coordenao quando estamos fatigados. Esta capacidade permite aproveitar de um modo mais eficiente as capacidades condicionais. O desenvolvimento desta capacidade facilita a aprendizagem de novos gestos motores.

23

Vous aimerez peut-être aussi