Vous êtes sur la page 1sur 3

Fisiologia o estudo das funes do organismo, podendo ser: Celular, compreendendo as funes celulares; Especfica, compreendendo as funes especificas

cas dos rgos; Sistmica, compreendendo a funo dos rgos em um sistema; Fisiopatognica, compreendendo as conseqncias de doenas em um organismo. A fisiologia abrange: Molculas; Clulas; Tecidos; rgos; Sistemas; Organismos. Terminologia Aclimatao: alterao fisiologia, bioqumica ou anatmica a partir da exposio crnica ou aguda ao ambiente. Exemplo: proliferao de hemcias no sangue quando o organismo se encontra em elevadas altitudes. Homeostasia Sugerida por Claude Bernard (1872), a teoria da homeostasia defende que todo organismo tem mecanismos para estabilizar e manter o equilbrio interno mesmo sob alteraes no ambiente externo. Ou seja, a homeostasia o estado de equilbrio em que foras opostas encontram-se balanceadas, sendo assim a condio perfeita para o bom funcionamento do organismo. A teoria da homeostasia recebe como complemento a teoria da luta ou fuga, de Walter B. Cannon (1871 1945), que sugere que, em situaes adversas, como uma briga entre co e gato, o organismo de ambos buscar uma condio favorvel tanto para lutar quanto para fugir. O gato, por exemplo, apresentar midrase (dilatao das pupilas), pelos arrepiados (devido contrao muscular) e aporte sanguneo, fazendo com que o sangue concentre-se nos msculos, garantindo maior oxigenao dos mesmos. Mecanismos de Controle da Homeostasia: Receptores: monitoram o ambiente a responde a estmulos. Esto presentes na membrana externa da clula. Centros de controle: determinam os limites aos quais as variveis devem ser mantidas. Mecanismos de resposta aos estmulos. Mecanismos de Feedback: Feedback negativo ou retroalimentao negativa: inibio de uma situao no organismo. Exemplo: inibio da liberao de insulina no organismo a fim de evitar queda excessiva de glicemia.

Feedback positivo ou retroalimentao positiva: estimulo de uma situao no organismo. Exemplo: Estimulo da liberao de glucagon, a fim de aumentar o nvel de glicemia.

Terminologia Soluo: mistura homognea, geralmente liquida. Solvente: substancia cujo estado fsico preservado quando uma soluo formada. Soluto: substancia cujo estado fsico se altera quando uma soluo formada. Membrana semipermevel: permite a passagem do solvente, mas no do soluto. Membrana permevel seletiva: permite passar o solvente e alguns solutos especficos. A seletividade da permeabilidade da membrana favorece a homeostasia. Algumas substncias txicas so permeveis membrana.

Membrana celular A membrana celular garante a estabilidade e a integridade da clula e atua como barreira mecnica protetora e seletiva. Tambm controla e direciona a atividade celular. Fisiologia da membrana celular A membrana celular responsvel pela: Estrutura e organizao da clula; Permeabilidade seletiva; Propriedades osmticas; Gradiente de ons; Endocitose (ato de englobar partculas) e exocitose (excluso de partculas); Junes celulares (formao de tecidos); Transporte epitelial (transporte que ocorre do meio externo para a clula e da clula para o meio externo).

As propriedades da membrana celular estendem-se para as membranas de todas as organelas celulares. So compostas por duas camadas de fosfolipdios e possuem protenas associadas sua superfcie atravs de interaes eletricas. A camada de lipdios hidrofbica, ou seja, possui averso gua, enquanto a camada de fosfatos hidroflica, possuindo afinidade com a gua. Estrutura e organizao da membrana celular A membrana celular extremamente fina e formada por uma bicamada fosfolipdica, que contem o citoplasma. Ela sustenta a concentrao de ons em diferentes gradientes e mantm a estabilidade celular. As estruturas proticas presentes ao redor da membrana participam ativamente do transporte de substancias.

Composio da membrana

A membrana composta por molculas lipdicas, interaes covalentes e molculas proticas. As molculas lipdicas so menores e mais simples do que as proticas e constituem a estrutura fundamental da membrana. Elas representam metade da massa da membrana. O restante corresponde a carboidratos e protenas. As estruturas das protenas interferem na permeabilidade seletiva, devido ao seu tamanho e espessura. O transporte feito de maneira passiva, atravs de canais/poros ou ativa, onde a substncia liga-se a enzimas ou receptores da membrana (protenas trans-membranas). Fluxo da Membrana O fluxo determinado pela quantidade de soluto que passa atravs de uma unidade de rea da membrana a cada segundo em uma direo. O fluxo pode ser do meio externo para o meio interno (influxo) e do meio interno para o meio externo (efluxo). Difuso: Ocorre quando o movimento aleatrio de molculas no citoplasma provoca sua disperso entre regies de maior concentrao para regies de menor concentrao. O processo rpido a nvel celular e tende isotonia, o que no significa que a soluo ficar 100% isotnica. A difuso um transporte passivo, ou seja, no h gasto de energia durante o processo. Osmose: o fluxo de solvente de uma rea com concentrao de solutos menor (isotnica) para outra com uma concentrao de solutos maior (hipertnica) atravs de uma membrana semipermevel, tendendo isotonia. Esse processo responsvel pelo fluxo de gua atravs da membrana celular e do epitlio e no envolve gasto de energia (transporte passivo). Transporte atravs da membrana O transporte pode ocorrer de maneira passiva (no envolve gasto de energia) ou ativa (envolve gasto de energia/ATP) Transporte Passivo: Ocorre atravs de protenas especializadas da membrana, podendo ser simples (criao de canais) ou complexo (as molculas combinam-se a um carreador dissolvido na membrana). Transporte Ativo: Ocorre contra o potencial eltrico da membrana e envolve o gasto de ATP (energia).

Vous aimerez peut-être aussi