Vous êtes sur la page 1sur 16

Comunicao Social Midialogia Disciplina: CS 103 Teorias da Comunicao Docente: Ivan Santo Barbosa Alunos: Rafael Luis Bizzarro

ro (R.A:121293) Natlia Zeferino Gonalves (R.A.: 121239) Camila Guarizzo Jeremias (R.A.: 119197) Gabriel de Oliveira Pereira (R.A.: 116939) Isabela Moura Paschoalick (R.A.: 117270) Vitor Lcio Lacerda Fontanella (R.A.: 065022)

TEORIAS DA COMUNICAO: TEXTOS BSICOS Prefcio


O livro Teorias da Comunicao: Textos Bsicos (C. David Mortensen) destinado a pessoas com interesses em conhecimentos bsicos na comunicao humana, atravs de abordagens introdutrias sobre o assunto. Desta forma, h a diviso de cinco assuntos: o processo comunicativo em situaes interpessoais; o comportamento interpessoal; organizao dos atos comunicativos; transferncia de conhecimento; os meios ambientes onde o ser humano se comunica.

Introduo
A comunicao humana a mais complexa conquista da humanidade, fundamental para o processo de evoluo. Um indivduo passa setenta por cento da sua vida comunicando-se (verbalmente ou no) e 2000 unidades de interao atravs de qualquer tipo de informao em apenas um dia. Exemplos: risos, sinais de trnsito, acenos, risada, choro, fala, grito, sigla, tipo de olhar, entre outros. O comportamento humano sugere inmeras interpretaes possveis a partir de um fluxo de informaes passadas, uma vez que a traduo depende de fatores psicolgicos, sociais e o ambiente. Assim, a complexidade dessa comunicao no permite teorias perfeitas e inacabadas sobre ela.

Parte I: A Traduo dos eventos humanos


A traduo humana relacionada entre diferentes lnguas pressupe da compreenso entre os dois cdigos distintos para conseguir estabelecer relaes entre as palavras e mensagens. Entretanto, a traduo tambm acontece com a lngua convencional, pois cada indivduo faz um uso exclusivo da lngua, impondo uma traduo particular. Exemplo: a palavra medocre pode ter conotao agressiva quando usado como adjetivo ou quantificar algo mdio quando e usado como advrbio. Para ocorrer o ato comunicativo que precede a traduo implica uma fonte que emite uma mensagem atravs de um canal para um receptor, cujas reaes fornecem feedback para a fonte de informao inicial (MORTENSEN, 1980, p.11). Ressaltando que a fonte e o receptor so relaes provisrias j que pode ser mudada durante o processo comunicativo. 1

Ilustrao 1 Esquema emissor-receptor

Analisando separadamente cada uma das etapas, nota-se que a mensagem s torna mensagem quando ocorre o processo de traduo. Exemplo: uma piscada de olho pode ser uma simples defesa biolgica do globo ocular ou um sinal de secreto ou paquera. Para isso, necessrio entender o contexto envolvido entre os envolvidos alm dos elos afetivos. Entretanto, a traduo da mensagem no cem por cento confivel j que h lapsos de ateno e concentrao; quantidade limitada de informaes que so codificadas (transmisso de informao) e decodificadas (recepo de informao) e dificuldades com algum canal. O canal remete ao meio onde a emisso das mensagens. Exemplos: telefone, microfone, quadro negro, pedao de papel, disposio de objetos, arquitetura. Isso so canais que afetam a comunicao e sugere uma informao. Quando mais fcil um acesso a um canal, mais fcil ser o ato comunicativo. Alm disso, h o feedback que representa a dinmica no processo de comunicao. Deste pode ser positivo, negativo ou neutro dependendo da individualidade do individuo e influenciando as reaes do processo. A traduo alm de depender da fuso dos conceitos acima, necessita essencialmente da percepo do indivduo relacionado com os dados sensoriais e na experincia pessoal. Exemplo: sentir o cheiro de um bolo pressupe decodificar que h um bolo foi assado recentemente e, para isso, h uma bagagem pessoal ao reconhecer o cheiro e saber que de bolo e no de feijo. Resumindo: impossvel no haver comunicao, uma vez que o nosso comportamento influencia as percepes de outras pessoas. (MORTENSEN, 1980, p. 15).

COMUNICAO: O CONTEXTO DA MUDANA


O crescimento humano at atingir a maturidade trs consigo uma rdua tarefa de aprendizagem atravs da comunicao com outras pessoas e a assimilao a partir de uma interpretao prpria. Essa pessoalidade cria um mundo suposto do indivduo, pois o mundo particular que ele conhece e, caso no haja abertura desde para outras vises de mundo, o individual estar preso dentro da sua inveno interpretativa. (Essas imagens representam uma dinmica que ser realizada na sala para exemplificar as diferentes vises de mundo)

Ilustrao 2 Diferentes vises de mundo

A diferenciao est associada com um contexto singular, afinal, cada um teve o contato com um tipo de cultura, sociedade, problema, escolaridade ou pessoas variadas. A partir disso, pode construir uma preferncia pessoal sobre certo tema ou julgar algum acontecimento sob a prpria experincia de vida. As diferentes percepes so fundamentais, pois caso todos vissem os fatos da mesma maneira, no seria necessrio comunicao e compartilhar experincias. Assim, cada momento ou situao permite um acrscimo de significaes nicas. Entretanto existem sujeitos que classificam algo da mesma maneira, logo, esses se comunicam melhor em relao aos outros devido facilidade entre a traduo das mensagens, mas no h nada para compartilharem. Exemplo: alguns amigos fazem uma trilha e se deparam com uma paisagem extremamente maravilhosa. inevitvel que ocorra alguns segundos de silncio pelo impacto que aquela imagem teve na experincia de cada um. Pode ser que logo depois ocorra algum comentrio pessoal sobre aquilo, mas o choque inicial foi o mesmo e ele que influenciou o silncio. Logo, as relaes humanas servem para completar informaes atravs da troca de experincias. Isso facilita na resoluo de problemas, uma vez que decises tomadas em grupo so superiores s decises individuais devido s trocas de ideias. Afinal, uma pessoa sozinha continua cega dos prprios erros. Mesmo assim um grupo no perfeito uma vez que pode haver falta de conflito ou incapacidade de resolv-lo. Alm disso, a comunicao unilateral tambm um problema, j que o emissor pode passar mensagens errneas ou confusas e ningum pode contestar, podendo gerar interpretaes diferentes do esperado. Essas falhas so consequncias das mudanas, isso : a comunicao gerada com o intuito de mudar outras pessoas ao transmitir valores, desejos e verdades. Dependendo do processo pode gerar tenso, apreenso, fobias ou ansiedade a partir do modo que a interao ocorre. Exemplo: a presena do chefe pode inibir o desempenho de um funcionrio ou o medo de um aluno perante o professor bloqueando a fala daquele. Desta maneira, a ameaa eminente interfere no processo da comunicao. Logo, todo pensamento novo desafia as bases do conhecimento criando a possibilidade de rever os valores. Assim, os homens se diferenciam, alm das experincias, os hbitos de fala. Exemplo: o modo de construo da fala de pessoas manipuladoras querendo transformar o manipulado em um objeto. Pessoas frias falam com mais objetividade tem a dificuldade de expor seus sentimentos e so olhados desconfiadamente. Percebe-se que na conversa h um exame mutuo das caractersticas entre os falantes, gerando elogios ou agresses. Essa competio serve, ento, para uma validade de identidade pessoal e a comunicao deixa de ser produtiva com troca de diferenas para se tornar uma 3

fachada devido competio. O homem mais vulnervel quando um assunto delicado deve ser discutido com uma pessoa poderosa em um clima emocionalmente carregado. (MORTENSEN, 1980, p. 25). Desta forma, um homem psicologicamente bem tende a estar abeto para novos fatos, mas quando h um stress ou uma ameaa, a viso fica mais estreita e as informaes so adaptadas a seu favor. Para evitar isso, surgem mecanismos de defesa nesse contexto de mudanas que servem de barreiras na comunicao humana. Isso ocorre porque o ser humano tende a se esconder atrs dos prprios escudos como: o silncio, a inteligncia, o riso, a idade avanada, a beleza, a timidez ou um cargo. Mas, a principal defesa evitar o contato comunicativo; ficar quieto; procurar pessoas com os mesmos pontos de vista para que os preconceitos no sejam alterados; falar com duplo sentindo; retraimento psquico, isto ela nunca diz o que pensa ou pensa o que diz. (MORTENSEN, 1980, p. 27). Portanto, a defesa feita para defender seu prprio mundo contra a possibilidade de se tornar ridculo ou querer demonstrar inteligncia. Existem gestos que revelam o desejo de evitar a comunicao como: fumar um cigarro, sentar longe da outra pessoa, desviar o olhar, estalar os dedos ou rabiscar uma folha de papel. Alm disso, ocorre a fuga atravs de expresses prontas como: aham!, acho que sim, pode ser, ok e ..., isso ocorre porque so neutras e no revelam nenhuma opinio ou argumentao dependendo do contexto. Para diminuir a defesa, deve-se reduzir a ameaa, atenuar a diferena de status, criar um clima produtivo comunicao atravs do respeito sobre os limites de cada um; evitar interrupes; ser honesto; sentir comprometimento e evitar o julgamento explicitamente. Ocorrendo o dilogo, ento, necessrio algum que fale, mas, principalmente, algum que escute. Escutar considerado a tarefa mais difcil e corajosa da comunicao j que o ouvinte corre o risco de mudana do seu mundo criado. Feito isso, a comunicao torna-se uma fonte de benefcios ou invs de danos. Em minha civilizao, aquele que for diferente de mim no me empobrecer ele me enriquecer. (Antonie de Saint- Exupry).

A Matemtica da Comunicao
Tomada em um sentido amplo a palavra comunicao engloba todos os processos que um intelecto pode influenciar outro. Nesse intento surgem problemas em trs nveis: o tcnico, o semntico e o de influncia. No nvel tcnico so colocadas questes sobre a preciso de transferncia de informao do emissor para o receptor. Os problemas semnticos por sua vez referem-se interpretao de significado pelo receptor em relao ao pretendido pelo emissor. E por ltimo, ao nvel da influncia analisa-se qual o efeito no receptor gerado. Os problema tcnicos no se limitam questes de engenharia de sistemas de comunicao. Essa afirmativa sustenta-se quando pauta-se a anlise de trabalhos na rea da teoria matemtica da comunicao.

Importantes nomes das cincias exatas estenderam conceitos de suas reas para a comunicao. Por exemplo, no sculo XIX o matemtico John Von Neumann sugeriu aplicar alguns conceitos da mecnica estatstica ao conceito de informao. Nesse campo um importante trabalho foi o de Claude Shannon e ser relatado nesse trabalho. Mesmo a teoria tendo significao mais ampla este estudo se aplica apenas a questes tcnicas que em uma anlise terica se sobrepe questes semnticas e de eficincia. Em um sistema geral de comunicao (ilustrao 3) a fonte de informao seleciona uma mensagem dentre muita possveis, e o emissor transforma esta mensagem em um sinal que enviado, atravs do canal de comunicao at o receptor. O receptor decodifica o sinal emitido em mensagem passando adiante at o destinatrio. No processo de emisso do sinal pode haver alteraes ou acrscimo de sinais no pretendidos pela fonte e estes constituem efeitos de rudo (noise).

Ilustrao 3: Diagrama esquemtico de um sistema geral de comunicao.

Na teoria matemtica da comunicao um conceito fundamental o de informao que no se relaciona aqui tanto ao que se diz e sim com o que se poderia dizer. Isto , a informao uma medida da liberdade de escolha de cada um no ato de selecionar uma mensagem. Neste modelo a fonte de informao livre para escolher dentre uma srie de mensagens, mas pode-se colocar tambm uma situao onde a fonte de informao faz uma sequncia de escolhas de alguma srie de smbolos mais elementares, como letras e palavras. Tendo esse ltimo processo em vista um aporte importante para a criao da mensagem o da probabilidade pela influncia que um smbolo desempenha na escolha do seu sucessivo. Podemos ilustrar isso com as regras gramaticais que causa uma maior probabilidade de se ter um substantivo aps um artigo. Regidas por consideraes de probabilidade Shannon observou a tendncia de letras e palavras escolhidas, aleatoriamente em sequncia, se organizarem em palavras e oraes com significado. A margem para uma medida da informao, sendo esta tomada segundo a conceitualizao aqui colocada, anloga ao conceito da termodinmica de entropia, ou grau de causalidade e embaralhamento. Genericamente podemos aplicar tanto para sistemas termodinmicos quanto a uma fonte de comunicao que sua entropia baixa, ou seja, ela altamente organizada no sendo caracterizada por um alto grau de causalidade ou de escolha.

No se est lidando aqui com o significado de individuais, mas a natureza estatstica da fonte de informao, assim a capacidade de um canal de comunicao o quanto o canal transmite o que uma fonte produz. O emissor codifica a mensagem em um sinal e o receptor decodifica o sinal em uma mensagem. Emissores e receptores que possuem memria onde a codificao influenciada por outros smbolos anteriores. Tendo claros os conceitos particulares do sistema aqui posto colocado um importante teorema. Dado um canal de comunicao com capacidade de C unidades por segundo recebendo sinais de uma dada fonte de informao de H unidades por segundo temos que em um processo de codificao por um emissor possvel emitir smbolos pelo canal a uma razo mdia de C/H ou menor. O papel do rudo o de aumentar a incerteza e assim aumenta-se a ambiguidade e a informao. Em suma o rudo aumenta a informao. Mais um teorema e este sendo considerado o principal diz: dado um canal ruidoso de capacidade C recebendo informao de uma fonte de entropia H que corresponde ao nmero de mensagens possveis a partir da fonte. Se a capacidade C do canal for igual ou maior que H, ento, aps a codificao, o output da fonte pode ser emitido com o mnimo de erro que se desejar. Agora, se a capacidade C do canal for menor que H isso no possvel. O rudo ou incerteza indesejvel igual a H-C. Este teorema deveras poderoso e para demonstrar isso sigamos a seguinte aplicao: tendo calculado a entropia de uma fonte de informao pode-se compar-la com seu valor mximo em uma razo denominada entropia relativa da fonte em questo. Esse valor nos d uma ideia de quo livre a fonte na escolha de smbolos. Um menos essa razo a redundncia da mensagem. A extenso dessa teoria para sries contnuas de smbolos pode se dar, por exemplo, para uma banda de frequncias de voz sem mudanas essenciais da mesma, apesar da matemtica utilizada ser um tanto diferente. Essa teoria to geral que se coloca a mesma para opera no mago da comunicao. A mesma faz importantes contribuies para a criptografia, problemas de traduo e programao lgica computacional. Alm desses casos no nvel tcnico a mesma til e sugestiva nos nveis semnticos e de eficincia. No nvel semntico pode-se propor um modelo anlogo considerando um receptor semntico entre o receptor mecnico e o destinatrio. Este recepto sujeita a mensagem a uma segunda decodificao, sendo tarefa de essa igualar as caractersticas semnticas estatsticas da mensagem s capacidades semnticas do receptor. Da mesma forma coloca-se o rudo semntico. A teoria aqui proposta mesmo no tendo relao com o significado e nem lidar com mensagens d nitidez problemtica que pode dar subsdios para uma teoria do significado.

Feedback
O feedback possui grande importncia na comunicao entre as pessoas. Ele funciona como um dispositivo de controle das aes e falas correspondentes a um ouvinte e as consequncias causadas por suas reaes. Dessa forma, h dois tipos de feedbacks: o feedback positivo, o qual induz a operao a continuar com a 6

mesma ao, e o feedback negativo, que faz com que a operao interrompa a ao que estava sendo realizada naquele instante. Os tipos de feedbacks podem ser analisados com exemplos. O corpo humano possui vrios hormnios, um deles, a insulina, que faz o papel de diminuir a taxa de glicose do sangue, o pncreas recebe esta ordem para finalizar o processo de muita glicose sendo liberada no sangue, correspondendo ao feedback negativo. J o hormnio glucagon tem a ao de quebrar o glicognio e levar esta glicose para a corrente sangunea, quando a pessoa est com hipoglicemia e funcionando como um feedback positivo, respondendo ordem de continuar com a ao da glicose no sangue. Na interao humana, deve-se tomar o cuidado com o conceito de positivo e negativo. Reaes negativas do ouvinte podem causar feedback negativo, mas, na maior parte das vezes, ocasionam feedback positivo, j que fazem com que o falante d continuidade sua comunicao, estimulando-o a possibilitar novas explicaes ao ouvinte, adaptando seu comportamento em relao reao do ouvinte. Como exemplo, quando o falante est relatando ou fazendo algo errado, a reao do ouvinte negativa, mas ela possibilita ao falante mudar seu comportamento, melhorando-o, ou seja, a reao do ouvinte deu continuidade na ao do falante, no interrompeu, logo, representa um feedback positivo. O feedback uma ligao entre as relaes da ao do falante, a reao do ouvinte e a consequncia dessa reao no falante. Cada etapa depende da outra para constituir um feedback. As mensagens transmitidas pelo ouvinte podem ser conscientes ou inconscientes. H tambm a interao por meio do feedforward. Ele se baseia na antecipao do falante em comportamentos do ouvinte, criando escolhas de aes para as reaes do ouvinte, as que ele premeditou. representado por trs maneiras: especificao de metas, estabelecimento de expectativas e planejamento de contingncias. Na especificao de metas, o falante estipula alcanar um objetivo na interao com o ouvinte, quando esse objetivo realizado, o falante cessa o comportamento em especificar metas ou premeditar resultados. A outra forma de feedforward no estabelecimento de expectativas. Ela funciona a partir do ouvinte, que cria uma estimativa do que o falante ir dizer, antes deste se pronunciar. A antecipao de uma reao negativa pode levar paranoia, comportamento conhecido como feedforward deturpado. A ltima forma o planejamento de contingncias. Antecipando reaes da interao, o falante planeja contingncias para os focos estratgicos da argumentao. So impostas condies para a materializao dos argumentos e das contingncias criadas. Essas trs formas constituintes do feedforward possuem interdependncia. Da mesma maneira que o feedback est inteiramente ligado ao feedforward, e estes so fundamentais para o desenvolvimento da comunicao humana.

Um modelo transacional de comunicao INTRODUO: A PRODUO DE UM MODELO-PILOTO


O artigo de Dean C. Barnlund se trata da produo de um modelo-piloto, o que equivale a uma experincia experimental. Os esquemas apresentados por 7

este so, portanto, experincias preliminares de diagramao de atos comunicativos dos tipos eu-meio, eu-eu e eu-outro. Assim, o esquema um modo de representao de como funciona o nosso processo comunicativo.

COMUNICAO INTRAPESSOAL

Ilustrao 4 Esquema de comunicao intrapessoal

O exemplo dado pelo autor que P1 o Sr. A , o qual se encontra sozinho numa sala de espera de uma clnica. O Sr. A decodifica (D) as pistas encontradas 8

em seu campo perceptivo por meio da transformao das discriminaes sensoriais em sries neuromusculares (E). O autor avisa, no entanto, que no existem provas que nos permitam especificar se a codificao e a decodificao representam funes distintas do organismo, fases consecutivas do mesmo processo contnuo ou a mesma operao (apenas encarada de extremidades opostas). A espiral vem com o objetivo de denotar isto. Os significados ocorridos ao pensamento do Sr. A a qualquer momento resultam da percepo de objetos e circunstncias inerentes ao seu meio e ateno a ela despendida. As setas indicam ou os diferentes estmulos que entram em foco quando para estes se voltam a ateno do Sr. A ou que uma determinada experincia traduza um mosaico de diversas percepes simultneas. A direo das setas, segundo o autor, ocorre, pois, ao invs de se receber, se atribui significado aos objetos. Existem trs sries de signos aos quais o Sr. A pode atribuir significado, tendo qualquer uma origem no ambiente propriamente dito. So elas: 1. Pistas Pblicas (Cpu) : Deve ser, necessariamente: parte do campo perceptivo de todos os comunicantes em potencial e deve ter sido originado antes do evento que est sendo analisado e deve permanecer fora do controle da pessoa sob observao. (Naturais: Furaces, tempestades, cores do reino vegetal e mineral, minerais etc. Artificiais: ao, vidro, tecelagem, condicionamento do ar ou do som etc.) Foi gerada e sobrevive fora do controle dos comunicantes. 2. Pistas Particulares (Cpr) : Provenientes de fontes privadas. (Fones de ouvido, papilas gustativas etc.) No caso do Sr. A pode ser a revista que folheia, os objetos de seu bolso ou uma sbita dor no peito. Tambm foi gerada e sobrevive fora do controle dos comunicantes. 3. Pistas no-verbais comportamentais (CBEHnv) : Pistas geradas pelo prprio Sr. A, estando sob seu controle. So as consideraes que tece sobre si mesmo e o que faz. Inclui aes conscientes (endireitar gravata) e inconscientes (maneirismos, segurar cigarro). As linhas pontilhadas denotam a infinidade de pistas s quais uma pessoa pode atribuir significado. Embora infinitas, tem foras diferentes. Portanto, o Sr. A, produto de uma histria de vida, de fracassos e necessidades e vontades atribui a pistas diferentes foras diferentes. O valor especfico determinar ou no o auxlio ao Sr. A em sua busca de significados adequados. Os indivduos, segundo estudos anteriores, preferem as valncias positivas, apoiadas por interpretaes anteriores, rejeitando muitas vezes as valncias negativas, que contradizem opinies formadas e padres de comportamento.

COMUNICAO INTERPESSOAL

Ilustrao 5 Esquema de comunicao interpessoal

Com a chegada de uma nova pessoa, o Dr. B, colocado como P2, o esquema torna-se ainda mais complexo. A primeira assero de que as pistas pblicas (Cpu) no sero as mesmas para ambos, devido a diferenas em suas experincias anteriores. Com o encontro dos dois, haver um contato social, o qual 10

caracterizado por sensibilidade aguada e adoo de pistas comportamentais em detrimento das ambientais. Em algum momento, ambos estaro to conscientes um do outro que poder se considerar as pistas comportamentais como mensagens (M). Ou seja, um passa a interpretar suas aes como se estivesse no lugar do outro. Quando dito algo pelo Dr. B ao Sr. A, este analisa os contextos ambiental, comportamental e verbal, provendo-os de significados e comparados, a fim de que este descubra uma resposta adequada. Isto significa que se atribui significados s pistas verbais da mesma forma que se atribui s demais pistas.

CONCLUSES
O objetivo da comunicao reduzir seu grau de incerteza. O organismo deve, no entanto, estar disposto a alterar significados de modo que surja um quadro coerente e adequado. A condicionalidade forma da comunicao funcional. A natureza desta negligncia a algumas pistas traduzida nas Leis de Situao Total. A inteligncia humana representa uma enorme dificuldade para ser estudada, sendo muito complicado ter como base somente a linguagem comum. O autor conclui que o seu modelo-piloto pode no ser perfeito, mas bom desde que incentive a procura de formas melhores de se representar a dinmica interna do processo comunicativo.

Percepo e Avaliao Social


Atravs do processo de percepo social avaliamos as coisas e as pessoas nossa volta e nos esforamos em determinar quais os significados que por ventura possuam para a satisfao de nossos papis-identidade. Apesar de parecer egocntrica, essa afirmao, apenas nos indica um fato natural entre os indivduos. A forma com que julgamos e absorvemos as coisas, depende a percepo social de cada indivduo, porm existem coisas que necessariamente precisam ter significados criados e compreendidos coletivamente. Assim, temos contato, no com cada objeto ou indivduo, mas com uma parte da verdadeira natureza das coisas. Interagimos com a imagem que fazemos deles. Pois, admitimos objetos no s caractersticas fsicas, mas conferimos identidade e significado a eles. Os significados atribudos a pessoas so mais complexos de serem discernidos, pois, cada ser humano consciente da influencia que exercem sobre outras pessoas. E constantemente age de forma que influi nos significados a eles atribudos. Desta forma agem de forma calculada para atingir seus objetivos, tanto quanto lhes for possvel. Para compreender o que foi percebido de um objeto ou indivduo necessrio, antes, compreender o perceptor. Pois, o que absorvido do mundo por um individuo absorvido com o fim de ser interpretado, logo, podem ocorrer erros nessa fase.

PERCEPO DIRETA
11

A percepo que temos de outros indivduos nem sempre completa e precisa, assim complicado de se entender a interpretao que este indivduo deu a algum objeto ou pessoa. Para entendermos essa avaliao necessrio analisar detalhadamente este processo de percepo e de recodificao, no qual, alm de se perderem informaes, surgem as informaes falsas. Limites sensoriais: O universo uma constante movimentao de partculas, no entanto apenas uma pequena parcela desse movimento ininterrupto percebida por ns. Limitaes fsicas que envolvem nossos sentidos so exemplos simples de como tempos pouca capacidade de perceber tudo o que acontece a nossa volta. Apesar da cincia j ter conseguido ampliar muito de nossos sentidos, esses aparelhos ainda esto longe de atingir a sensibilidade total do universo. Perspectiva: A influncia da posio de onde se olha, provoca uma viso unilateral das coisas. No entanto, no s essa perspectiva que influencia na percepo do mundo. Apesar de mais complexa, a perspectiva resultante da posio social uma dos principais problemas para o entendimento dos indivduos. E quanto maior o distancia social menor a preciso da percepo. Percepo seletiva: Ainda mais importante que os limites sensoriais, e relacionados a perspectiva, est a ateno ou desateno seletivas dada aos acontecimentos. A significao dada a um objeto ou individuo o que o confere a marca de realidade. Pois as coisas s so reais, no por apenas existirem, mas por se tornarem importantes. Os padres culturais assimilados, as perspectivas produzidas pela posio social e as experincias de cada indivduo influenciam nesse julgamento do que ser observado e o quer ser ignorado. Alm disso, a hierarquia vigente nos papis-identidade pertencentes a cada um afeta diferencialmente sua sensibilidade a estmulos. Percebemos seletivamente os objetos sociais mais relevantes para os papis vigentes mais em evidncia. O sistema de convico cultural aprendido durante a socializao, o cmputo geral de todas as experincias e os papis vigentes em evidncia, tudo contribui para a formao do conjunto de expectativas do indivduo. Mas o indivduo pode, por vezes, se tornar algo limitado, caso observe apenas a coisas congruentes com seu conjunto de expectativas. A fora de eventos externos pode, contudo, penetrar nesse plano, havendo certas categorias de estmulos que possuem quase universalmente essa propriedade penetrante. Ou seja, existe a possibilidade de um papel-identidade, que at o momento no estava em evidncia modificar a hierarquia de identidades vigente.

INTERPRETAO
As mensagens do mundo exterior so ainda mais modificadas quando o indivduo interpreta o que observou. Ele concentra suas atenes no subconjunto 12

de percepes selecionadas entrantes que parecem mais importantes a si e s suas iniciativas de momento. As restries na capacidade de se ocupar, conscientemente, com certo numero de assuntos, tambm uma limitao percepo do mundo. Os papis em evidncia, influentes em certo momento, junto com o cmputo das experincias passada afetam o processo de percepo e o de interpretao tambm. Quanto maior for a abstrao das categorias em que so registradas as percepes entrantes, maior ser a probabilidade de fatores como ateno seletiva, perspectiva resultante do cmputo de experincias passadas e conjunto de expectativas vigentes influenciarem ou darem determinado aspecto a maneira como as percepes so interpretadas. Principalmente no que se refere s categorias scias mais abstratas inventadas pelo homem, ao invs de por ele denominadas, a organizao e a interpretao de dados sensoriais entrantes passvel de discusso. A maior parte do que chamado de descrio na verdade, interpretao de uma circunstncia. Essas controvrsias do cotidiano so geradas pelo fato de se recodificarem os dados sensoriais de diferentes maneiras e em categorias distintas. O padro distintivo das categorias de um indivduo constitui seu sistema de opinies ou viso do mundo, a perspectiva da qual tenta compreender o universo. Deve-se ter em mente que a imperfeio e o desvirtuamento de fatos, constituem distores. Assim, toda interpretao baseia-se em percepes e interpretaes verdadeiras, embora incompletas, do processo interativo. Informaes falsas no processo de recodificao de dados sensoriais e categorias simblicas que podem surgir as informaes falsas. O processo pode ser melhor visualizado na identificao das pessoas em termos de suas identidades sociais, as categorias sociais s quais pertencem. Toda posio hierrquica carrega em si, de acordo com a cultura popular, um esteretipo. Esses esteretipos normalmente possuem alguma verdade estatstica, sendo, portanto, teis para nortear nosso comportamento em relao s pessoas que desempenham tais funes. No entanto, poucos membros pertencentes a qualquer categoria apresentam-se verdadeiramente tpicos quanto ao esteretipo que representam. Consequentemente, quando avaliamos um estranho por meio da identificao de suas posies sociais em evidencia e pelo seu enquadramento nos esteretipos correspondentes, nossas expectativas em relao ao mesmo abrangem caractersticas no aplicveis e deixam de lado dados importantes que lhe so aplicveis. Estereotipagem Tudo leva a crer que todos os seres viventes devem empregar esteretipos para formar categorias e lidar com o fluxo caleidoscpico de eventos sua volta. Entretanto, os esteretipos costumam apresentar duas falhas. Possumos o hbito de designar caractersticas fixas aos objetos, quando na verdade eles so dotados de caractersticas variveis que surgem e desaparecem. O esteretipo no uma forma de preconceito, mas um aspecto inerente e inevitvel a toda avaliao humana, relativa a qualquer pessoa com quem se depara. 13

Em suma, a interpretao de percepes sensoriais entrantes proporcionada pela classificao destas em categorias abstratas, juntamente com esteretipos atribudos, nada mais que um jogo, levado a cabo por conjeturas disciplinadas. No entanto, o melhor que se pode fazer em um primeiro contato, j que nossa sociedade mvel e pluralstica. Reputao Pessoal Outra estratgia semelhante aos esteretipos que utilizamos para julgar pessoas a reputao pessoal. Essa estratgia se diferencia dos esteretipos porque se trata de uma questo exclusiva de cada indivduo. No entanto, so semelhantes porque nos servem como base para avaliar algumas pessoas, mas tambm, considerada incompleta e com uma carga de informaes falsas sobre os indivduos, devido as relaes de quem nos apresenta essa reputao com o indivduo a ser julgado.

PERCEPO INDIRETA
As reputaes pessoais que associamos aos seres humanos consistem em percepes indiretas dos mesmos, que temos a partir de terceiros, atravs dos quais formamos impresses sobre algum sem mesmo hav-las conhecido. Apesar de sofrer influncia direta da percepo j feita por algum, essa construo extremamente importante para analisarmos o sujeito desconhecido. Tudo o que nos foi compartilhado por um terceiro sobre o sujeito o que aqueles desejam que sintamos sobre este

O PAPEL DA PERCEPO NO PROCESSO INTERATIVO


Uma participao interativa seria mais efetiva se possumos mais ou melhores informaes acerca de outras pessoas (as imagens recebidas de outrem mesclam verdade e erro). Por conseguinte, devemos sempre agir levando em conta as provas incompletas. No se pode aguardar um sentimento de certeza ilusrio, pois a vida passa rapidamente; deve-se sempre apostar que nossas avaliaes so precisas o bastante. Porm mesmo quando se consegue evitar alguns desses erros de aposta tomando apenas atitudes provisrias, baseando-se em provas moderadas, as imagens do lter so ainda incompletas e algo enganosas. Todavia, tais imagens so tudo o que se possui, por conseguinte os indivduos comportam-se visando sua obteno, ao invs de s realidades metafsicas que de uma forma ou de outra se encontram subjacentes. De modo geral, quanto maior a extenso e a durao de nossas experincias com o lter, mais precisas tornam-se as imagens que dele fazemos. No entanto, o ego pode precisar negar que o lter melhor, e assim por intermdio de numerosos mecanismos, o ego poder se esforar em manter sua viso deturpada do lter. Seja a imagem imprecisa inicial do lter funcional ou no para o ego, este poder efetivamente torn-la precisa; esse processo o conhecido como profecia de auto-realizao. Isto , comportando-se como se sua imagem do lter fosse verdadeira, a pessoa poder realmente forar o lter a proceder de maneira a reforar a imagem que dele faz. 14

A concluso inevitvel que se deve tirar a partir de consideraes acerca da percepo pessoal, no obstante a estranheza que possa causar para o realismo do senso comum a de que as imagens de seres humanos sempre possuiro uma mescla de verdade e erro, embora esta deva ser uma mescla vivel, isto , dever conter apenas o suficiente de verdades relevantes a respeito do lter, de modo a permitir que se comporte em relao a ele com alguma margem de xito. Em circunstncias normais, compreende-lo apenas suficientemente bem para poder proceder a uma desajeitada e perene busca de harmonizao, com a qual se pode se entender sem maiores conflitos. Apenas raras vezes, em relacionamentos bastante ntimos, nos comunica-se e interage, em perfeita harmonia.

Alguns axiomas comunicativos


No sexto capitulo, intitulado Alguns Axiomas Comunicativos, os autores afirmam haver trs axiomas (proposio to evidente que no precisa ser demonstrada) relativos comunicao. O primeiro deles consta na seguinte mensagem: impossvel no se comunicar. Afirmam, desta forma, que e impossvel deixar de se comportar, pois a atividade, tanto quanto a inatividade, possui valor de mensagem, ambas influenciam outras pessoas, bem como para elas impossvel no reagir a tais mensagens, encontrando-se tambm no ato da comunicao. Da mesma forma, no se pode dizer que a comunicao um ato consciente, que s ocorre de forma intencional, quando advier do entendimento mutuo. O segundo axioma e: toda comunicao possui um contedo e um fator de relacionamento, de tal forma que o ultimo classifica o primeiro, constituindo, portanto, uma metacomunicao. Uma comunicao no somente transmite informaes, mas determina o comportamento. Ou seja, pode-se afirmar que numa comunicao ha a mensagem a ser transmitida (o contedo), mas que se transmite de acordo com o comportamento (fator de relacionamento), definindo, dessa forma, a metacomunicao (formada pelos dois fatores). Os relacionamentos so, na sua grande maioria, definidos inconscientemente e de modo no intencional. Assim, o fator relacionamento acaba por ser deixado em segundo plano numa relao sadia, pois no h a preocupao com o modo como transmitida a mensagem, isso ocorre naturalmente. Ao se analisar a interao entre os comunicantes, possvel classificar as etapas de uma comunicao entre estimulo, reforo, e resposta, de modo que cada elemento do comportamento de um indivduo da relao consiste simultaneamente nas trs etapas. Esse elemento um estimulo para o comportamento de outro individuo, e obtmse, a partir do comportamento estimulado, o elemento resposta, que consiste tambm no elemento reforo, por preceder mais um comportamento do outro individuo. Concluindo a teoria, o terceiro axioma : a natureza de um relacionamento depende da pontuao das sequencias metacomunicativa entre os comunicantes. Em decorrncia disso, no capitulo abordado o relacionamento entre pesquisador e objeto de pesquisa, em que normalmente o pesquisador e o individuo a providenciar os estmulos e reforos, enquanto o objeto deve fornecer-lhe as 15

respostas. Ha ocasies em que o objeto de pesquisa pensa ter condicionado o pesquisador, pelo fato de fornecer as respostas apenas pela recompensa. Nesse caso o objeto de pesquisa demonstra um comportamento de recusa aceitao da pontuao imposta pelo pesquisador. Tal recusa na aceitao de uma imposio nos fatores de comunicao pode ser visto tambm nas relaes humanas. Um exemplo e o caso de discordncia e disputa para se estabelecer o lder e o seguidor de uma relao, o que muitas vezes e o fator gerador de conflitos de relacionamento. Esta disputa pode ser observada na tirinha a seguir (ilustrao 6), em que Garfield mostra-se, mais uma vez, incapaz de ser guiado pelo discurso de seu dono. Num tom intransigente e sarcstico, subverte o discurso proposto por seu dono, e mostra-se como lder da relao. Isso porque o dono prope uma comunicao, iniciando-a com um estimulo. Mas Garfield no aceita dar seguimento comunicao, de maneira a ser guiado por ela. Ele, em resposta prope um novo estimulo, agora sendo ele o lder da comunicao.

Ilustrao 6 - Garfield

Do mesmo modo, o exemplo dado do casal com problemas conjugais, cuja comunicao e travada pelo fato dos indivduos responderem apenas ao comportamento do outro, em vez de estimularem-no. E assim no do continuidade ao seguimento estimulo-resposta-reforo da comunicao, impedindo que ocorra a metacomunicao entre os comunicantes, proposta no terceiro axioma. Referncias MORTENSEN, D. C. Teoria da comunicao: textos bsicos. So Paulo: Mosaico, 1980. SHANNON, C. E. The Mathematical Theory of Communication. Univ. of Illinois Press, 1949.

16

Vous aimerez peut-être aussi