Vous êtes sur la page 1sur 4

A Diferena de Gasto, Custo e Perda

Gasto Sacrifcio financeiro com que a entidade arca para a obteno de um produto ou servio qualquer, sacrifcio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Conceito extremamente amplo e que se aplica a todos os bens e servios adquiridos; assim, temos Gastos com a compra de matrias-primas, Gastos com mo-de-obra, tanto na produo como na distribuio, Gastos com honorrios da diretoria, Gastos na compra de um imobilizado etc. S existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou servio, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contbil da dvida assumida ou da reduo do ativo dado em pagamento. No esto aqui includos todos os sacrifcios com que a entidade acaba por arcar, j que no so includos o custo de oportunidade ou os juros sobre o capital prprio, uma vez que estes no implicam a entrega de ativos.

Custo Gasto relativo bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. O custo tambm um gasto, s que reconhecido como tal, isto , como custo, no momento da utilizao dos fatores de produo (bens e servios), para a fabricao de um produto ou execuo de um servio. Exemplos: a matria-prima foi um gasto em sua aquisio que imediatamente se tornou um investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilizao na fabricao de um bem, surge o Custo da matria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, de novo um investimento, j que fica ativado at sua venda. A energia eltrica utilizada na fabricao de um item qualquer gasto (na hora de sua utilizao) que passa imediatamente para custo, sem transmitir pela fase de investimento. A maquina provocou um gasto em sua entrada, tornado investimento e parceladamente transformado em custo, medida que utilizada no processo de produo de utilidades.

Despesa Bem ou servio consumidos direta ou indiretamente para a obteno de receitas. A comisso do vendedor, por exemplo, um gasto que se torna imediatamente uma despesa. O equipamento usado na fabrica, que fora gasto transformado em investimento e posteriormente considerado parcialmente como custo torna-se, na venda do produto feito, uma despesa. A maquina de escrever da secretaria do diretor financeiro, que fora transformada em investimento, tem uma parcela reconhecida como despesa (depreciao), sem transitar por custo. As despesas so itens que reduzem o Patrimnio Lquido e que tm essa caracterstica de representar sacrifcios no processo de obtenes de receitas. Todo produto vendido e todo servio ou utilidade transferidos provocam despesa. Costumamos cham-lo Custo do produto Vendido e assim fazemo-lo aparecer na Demonstrao de Resultados;

o significado mais correto seria: Despesa que o somatrio dos itens que compuseram o custo de fabricao do produto ora vendido. Cada componente que fora custo no processo de produo agora, na baixa, torna-se despesa. (No Resultado existem Receitas e Despesas s vezes Ganhos e Perdas mas no Custos.) A mercadoria adquirida pela loja comercial provoca um gasto (genericamente), um investimento (especificamente), que se transforma numa despesa no momento do reconhecimento da receita trazida pela venda, sem passar pela fase de custo. Logo, o nome Custo Das Mercadorias Vendidas no , em termos tcnicos, rigorosamente correto. Logo, todas as despesas so ou foram gastos. Porm, alguns gastos muitas vezes no se transformam em despesas (por exemplo, terrenos, que no so depreciados) ou s se transformam quando de sua venda. Todos os custos que so ou foram gastos se transformam em despesas quando da entrega dos bens ou servios a que se referem. Muitos gastos so automaticamente transformados em despesas, outros passam primeiro pela fase de custos e outros ainda fazem a via-sacra completa, passando por investimento, custo e despesa.

Perda Bem ou servio consumidos de forma anormal e involuntria. No se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua caracterstica de anormalidade e involuntariedade; no um sacrifcio feito com inteno de obteno de receita. Exemplos comuns: perdas com incndios, obsoletismo de estoques etc. So itens que vo diretamente conta de Resultado, assim como as despesas, mas no representam sacrifcios normais ou derivados de forma voluntria das atividades destinadas obteno de receita. muito comum o uso da expresso Perdas de material da fabricao de inmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas "perdas" , na realidade, um custo, j que so valores sacrificados de maneira normal no processo de produo, fazendo parte de um sacrifcio j conhecido at por antecipao para a obteno da receita almejada. O gasto com mo-de-obra durante um perodo de greve, por exemplo, uma perda, no um custo de produo. O material deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda, e no um custo; alis, no haveria mesmo lgica em apropriar-se como custo essas anormalidades e, portanto, acabar por ativar um valor dessa natureza. Cabe aqui ressaltar que inmeras perdas de pequenssimo valor so, na prtica, comumente consideradas dentro dos custos ou das despesas, sem sua separao; e isso permitido devido irrelevncia do valor envolvido. No caso de montantes apreciveis, esse tratamento no correto.

Diferenas Entre Custo, Despesas, Investimento e Perda


Qual a diferena entre Custo, Despesa, Investimento e Perda?

Haja visto, que muitos j ouviram ou pronunciaram a seguinte expresso: Precisamos reduzir

os custos. Ser que esta frase est correta?

Antes de entrarmos no assunto, faz-se necessrio citar um termo que usaremos no decorrer do assunto para determinadas explicaes, que Gasto. Vale ressaltar de antemo que gasto o sacrifcio realizado, pela pessoa fsica ou jurdica, para aquisio de um bem ou servio, seguido sempre com uma promessa de pagamento, normalmente em espcie, podendo ser tambm atravs de qualquer outro ativo da entidade, tanto da pessoa jurdica quanto fsica. Outrossim, sempre que h sada de dinheiro, seja para pagamento de salrio, adiantamento, compra de vale transporte, reforma de um setor da empresa, etc... , costumamos ouvir: no podemos arcar com esses custos, o custo disso est muito alto ou no vale termos essa despesa, etc... No entanto, necessrio lembrar que um determinado gasto, pode vir futuramente tornar-se num investimento, custo ou despesa. O gasto tornar-se- custo quando, este estiver relacionado aquisio de bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios, ou seja, o gasto arcado com a aquisio de subsdios, relacionados atividade fim da empresa, que ser recuperado, normalmente, com um lucro previsto. Contudo, no momento em que o custo de uma produo ou prestao de servio for desperdiado este ser considerado como Perda. Por isto, perda todo gasto no intencional decorrente de fatores externos, gerando assim uma despesa. Entretanto o gasto realizado com um produto que ser utilizado na atividade da empresa, porm, no imediatamente, ir se tornar um Investimento, isto , gasto realizado no presente que recuperar-se- num determinado momento, assim como o custo, mas sem uma data prfixada. Quando o gasto realizado, no est ligado s atividades da empresa, podemos dizer que este uma Despesa, e, os gasto realizados aps o processo produtivo, no poder ser alocado aos custos dos produtos ou servios que sero prestados tambm se tornaro uma despesa. Outrossim, a frase questionada precisamos reduzir custos, poder estar correta dependendo do que est se falando, porm, pelo que vimos, no poder se tratar do salrio da administrao, do material comprado hoje para alocaes posteriores, ou do papel desperdiado. Vale ressaltar que h uma distino a ser realizada entre custos e despesas. Se um gasto for considerado despesa ele afetar diretamente o resultado do exerccio, se considerado como custo afetar no resultado do exerccio somente a parcela dos produtos vendidos, pois estas despesas foram alocadas no processo produtivo de empresa e ser considerada como ativo desta entidade. Os investimentos costumam ser aquisies de aes, imveis para renda, participaes societrias e outros. As perdas estaro sempre ligadas ao gasto no intencional, ao desperdcio de produto ou

deteriorao do mesmo, fora de uso ou material obsoleto. Para que sejam realizados bons controles e a classificao de gastos necessria presena de profissionais qualificados para o servio. As empresas costumam chamar consultores externos, pois estes tm bons conhecimentos e facilidade de suprimir diversas situaes que sua empresa possa estar passando.

Vous aimerez peut-être aussi