Vous êtes sur la page 1sur 92

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Ol, prezado aluno! J estamos chegando ao final do nosso curso preparatrio para os Tribunais. Eis abaixo o que estudaremos hoje: Aula Pontuao. 5 Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Texto (tipologia, compreenso e interpretao). Presumo que voc esteja com tantas informaes para estudar, que j d graas a Deus pelo finalzinho de mais uma disciplina (risos). Eu entendo. Mas a verdade que voc no pode ignorar esses assuntos, que vm ganhando espao cada vez maior nas provas de concursos pblicos. Esta aula est dividida em trs partes. Vamos logo primeira! PONTUAO Apenas para descontrair um pouco, peo que voc empregue uma vrgula na orao abaixo. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro sua procura. Se voc mulher, possivelmente colocou a vrgula depois de mulher. Se voc homem, deve ter colocado a vrgula depois de tem. No primeiro caso, o termo a mulher funciona como sujeito do verbo ter; o sujeito do verbo andaria o termo o homem, expresso na orao subordinada adverbial condicional e oculto na orao principal. No segundo caso, o sujeito de tem o termo o homem; o sujeito de andaria o termo a mulher. Assunto

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

1
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Um pequeno deslize no emprego da vrgula, por exemplo, pode mudar o rumo de uma investigao! Leia o trecho de uma reportagem sobre a morte da menina Isabella Nardoni: O inqurito com mais de mil pginas sobre a morte da menina Isabella Nardoni, 5 anos, ser entregue pela polcia nesta quarta (30/04) ao promotor Francisco Cembranelli. A concluso que a menina foi espancada e morta pelo pai, Alexandre e pela madrasta, Anna Carolina Trotta Jatob. O principal motivo, segundo a polcia, foi cimes. Para determinar a motivao do crime, a polcia se baseou em cerca de 65 depoimentos. Familiares, vizinhos e importantes testemunhas revelaram a conturbada vida conjugal de Alexandre e Anna Carolina. (Correio Brasiliense, 30/4/2008 internet). A julgar pelo que foi noticiado no jornal, houve mais um acusado pela morte da Isabella: Alexandre. Sem a vrgula para separ-lo da conjuno e, tem-se a impresso de que existem trs suspeitos: o pai, Alexandre e a madrasta (Anna Carolina). Na verdade, por ser apenas um aposto explicativo (esclarece ao leitor quem o pai da menina morta), o termo Alexandre deveria vir ente vrgulas. Espero que com esses exemplos voc tenha se conscientizado da importncia do emprego adequado dos sinais de pontuao. Ainda que a vrgula seja o sinal com a maior frequncia (e isso justifica a nfase que darei a ela), neste material voc encontrar questes sobre outros sinais de pontuao.

VRGULA (assinala uma pequena pausa) I. Entre os termos da orao, serve para:

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

2
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 a) separar elementos coordenados que possuem a mesma funo sinttica

ou gramatical: Ex.: Os livros, os cadernos, os lpis e as borrachas esto sobre a mesa.


ncleo ncleo sujeito composto ncleo ncleo

Obs.:

havendo

repetio

da

conjuno

para

separar

os

elementos de mesma funo sinttica, a vrgula pode se repetir. Ex.: Comprou sapato, e bolsa, e meias.
objeto direto

b)

assinalar a omisso do verbo (vrgula vicria): Ex.: No mar h os peixes; no cu, as estrelas...
A vrgula substitui a forma verbal h

1.

(FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue as assertivas seguintes. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade.

Comentrio De acordo com o contexto, a vrgula foi empregada para substituir a forma verbal vendo. Resposta Item certo.

c)

separar adjuntos adverbiais deslocados (principalmente quando o termo Ex.: Neste momento, o peloto se ps em fuga. Obs.: aqui voc deve admitir certa flexibilidade e avaliar

extenso):

criteriosamente as demais alternativas da questo, pois h muitos gramticos

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

3
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 e escritores que no a empregam quando o termo curto; todos, porm, so unnimes em empregar a vrgula quando o adjunto adverbial for uma orao.

2.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Simplrias? No o so, certamente, essas fbulas, das quais o autor revelou, para surpresa nossa, uma significao mais profunda.

Comentrio O ponto de interrogao foi usado adequadamente em uma frase interrogativa direta. Cuidado para no confundir frase com orao. Aquela necessariamente no precisa de verbo, ao contrrio desta. Note ainda que eu disse frase interrogativa direta, pois h frases interrogativas indiretas, em que o ponto de interrogao dispensvel: Ele perguntou que horas so. Chamo a sua ateno para o fato de as duas primeiras vrgulas estarem isolando adjunto adverbial (certamente) que surgiu entre o sujeito (esses fbulas) e o verbo (so). As duas ltimas vrgulas tm a mesma funo, pois isolam termo de natureza adverbial que se intercalou entre o verbo revelou e o complemento uma significao mais profunda. Por fim, a vrgula depois de fbulas foi empregada para separar orao (subordinada adjetiva) de natureza explicativa. Os termos de natureza explicativa na forma de orao ou no vm destacados por vrgula, travesso ou parnteses. Resposta Item certo.

d)

separar o aposto explicativo: Ex.: Jorge Amado, autor de Jubiab, um excelente romancista.

e)

separar o vocativo: Ex.: No toque nesses doces, menino! www.pontodosconcursos.com.br 4


sujeitando-se os infratores

qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal.

cpia,

divulgao

distribuio,

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5

f)

separar datas de localidades: Ex.: Braslia, 1 de maro de 1985.

g)

separar expresses de carter explicativo (por exemplo; isto ; ou seja etc.): Ex.: Ele consegue, por exemplo, dirigir sozinho.

h)

separar conjunes intercaladas: Ex.: Ela vir; no se sabe, contudo, quando.

i)

separar objetos pleonsticos: Ex.: O relgio, guarda-o no bolso do palet.


objeto direto objeto direto pleonstico

j)

separar o predicativo do sujeito invertido ou intercalado: Ex.: Decepcionado, o torcedor afastou-se lentamente. O torcedor, decepcionado, afastou-se lentamente.

II. a)

Entre oraes, serve para: separar oraes coordenadas assindticas Ex.: Pare, olhe, siga.

b)

separar as oraes coordenadas sindticas, exceto as aditivas. Ex.: V, mas volte sempre. Obs.: usa-se a vrgula para separar oraes coordenadas

sindticas aditivas de sujeitos diferentes ou com repetio da conjuno. Ex.: Ele foi ao Japo, e ela foi Itlia.
sujeito sujeito

E estuda, e trabalha, e dorme...

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

5
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Ateno! Casos h em que as tpicas conjunes aditivas introduzem oraes adversativas; assim sendo, o emprego da vrgula obrigatrio. Ex.: Estudou, e no passou. (semanticamente, a conjuno e tem valor adversativo)

c)

separar oraes adverbiais antecipadas ou intercaladas (quando vierem Ex.: Ao anoitecer, saram. Saram ao anoitecer. Saram, ao anoitecer.

na ordem direta, o emprego facultativo)

3.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em:

a)

Quando prefeito de Palmeira dos ndios Graciliano, nem todos o sabem, escreveu a propsito de sua gesto, um relatrio que se tornou memorvel.

b)

Ao caracterizar vrias linguagens, correspondentes a vrios ofcios, o autor no deixou de se valer da ironia, essa arma habitual dos cticos.

Comentrio Alternativa A: existem problemas de pontuao aqui. Deveria haver uma vrgula antes de Graciliano, para separar a orao subordinada adverbial temporal antecipada Quando prefeito de Palmeira dos ndios, .... Alm disso, outra vrgula deveria ser utilizada logo aps o verbo escreveu, para marcar o isolamento de expresso intercalada entre o verbo e o seu objeto: um relatrio.... Alternativa B: a primeira vrgula marca a antecipao de orao subordinada de carter adverbial; a segunda serve para isolar termo de natureza explicativa; a terceira tem a mesma funo, j que a expresso essa arma habitual dos cticos aposto do substantivo ironia. www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

6
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Resposta B.

d)

separar oraes subordinadas adjetivas explicativas. Ex.: Jesus Cristo, que Deus, ressuscitou.

e)

separar as oraes intercaladas: Ex.: Creio, disse ele, que esse um caso perdido.

4.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: O autor do texto, at onde se pode avaliar no investe contra a linguagem tcnica se esta produtiva, mas contra excessos que a tornam ineficaz.

Comentrio importante perceber que a intercalao de oraes deve ser evidenciada por duas vrgulas, uma antes e outra depois. A falta de uma delas traz prejuzo ao perodo. No caso do item sob anlise, a vrgula antes da orao intercalada acabou causando indevida separao entre o sujeito O autor do texto e o predicado no investe.... Resposta Item errado.

f)

separar as oraes subordinadas substantivas apositivas: Ex.: imprescindvel que o pas adote duas diretrizes, distribuir

renda e reconstruir o ensino pblico. III. a) No se usa vrgula entre sujeito e predicado (mesmo quando o sujeito muito longo ou vem Ex.: Os pequenos filhotes de vira-lata destruram meu jardim.
sujeito predicado

depois do predicado):

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

7
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Obs.: a intercalao de termos entre o sujeito e o verbo deve ser marcada por vrgulas, uma antes e outra depois. Ex.: Os deputados, ontem tarde, decidiram aceitar o projeto do
sujeito predicado

presidente da Repblica.

5.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: As fbulas populares so simplrias? Ora elas significam muito mais do que aparentam, tal como o provou, esse texto de talo Calvino.

Comentrio Quem o sujeito do verbo provou? O termo que o segue: esse texto de talo Calvino. Sendo assim, a vrgula que os separa no foi utilizada adequadamente. Em virtude da acentuada pausa que h entre a expresso Ora (que no deve ser analisada como termo da orao seguinte, mas sim como elemento do discurso) e o termo elas, convm o emprego de uma vrgula entre ambos: Ora, elas significam.... Resposta Item errado. 6. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances, est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto. Comentrio Apesar da extenso do sujeito (A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances), a vrgula no deve separ-lo do predicado, como aconteceu aqui. Resposta Item errado.

b)

entre o verbo e seu complemento (OD ou OI):

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

8
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Ex.: Entreguei o presente ao aniversariante.
verbo OD OI

7.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em:

a)

Simplrias, pois sim... As fbulas, na verdade so prenhes de profunda significao, exigindo muita ateno e senso interpretativo, dos leitores.

b)

H quem julgue, essas fbulas, simplrias; mas atente-se bem, para seu sentido profundo, e teremos inevitavelmente, grandes surpresas.

Comentrio Dois problemas esto presentes na primeira alternativa. Repare que o sujeito As fbulas ficou isolado do predicado pela vrgula. Se a inteno foi isolar o temo na verdade, que se intercalou entre o sujeito e o verbo so, deveria haver uma vrgula depois desse termo; As fbulas, na verdade, so.... O outro equvoco ocorreu no isolamento do termo dos leitores, visto que ele complementa o sentido do verbo exigindo (algo de algum). Em B, surgiu um verbo transobjetivo. Calma! No se desespere. Verbo transobjetivo aquele cujo significado requer algo alm do objeto para ser satisfeito. Esse algo conhecido como predicativo do objeto. As duas vrgulas iniciais isolaram erroneamente o objeto do verbo e aquele do seu predicativo. Eis a correo: H quem julgue essas fbulas simplrias.... O ponto e vrgula, que indica uma pausa maior do que a vrgula e menor do que o ponto, foi utilizado para acentuar o contraste entre os segmentos. A terceira vrgula est errada tambm, pois separa o complemento do verbo atentar (quem atenta... atenta para algo). A ltima vrgula causa problema semelhante, pois o termo grandes surpresas funciona como objeto direto da forma verbal teremos. Resposta Itens errados.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

9
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 c) entre o nome e seu adjunto ou complemento: Ex.: A todos os presentes informamos os novos valores
nome

dos produtos que vendemos.


adjunto adnominal

No h necessidade de tanta estupidez.


nome complemento nominal

8.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Sim, h quem julgue simplrias, as fbulas populares, mas basta atentarmos para elas e veremos o quanto so capazes, de nos revelar.

Comentrio Outra vez o objeto direto (as fbulas populares) foi isolado erroneamente do verbo (julgue) pela vrgula. Alm disso, a vrgula tambm causou separao indevida entre o nome capazes e o seu complemento: de nos revelar. Resposta Item errado.

d)

para isolar o agente da passiva Ex.: As medidas econmicas foram aprovadas pelo presidente.

e)

para separar as oraes subordinadas substantivas (exceto a apositiva) Ex.: Duvido de que esse prefeito d prioridade s questes sociais.
orao subordinada substantiva objetiva indireta

da sua principal.

f)

para isolar termos ou oraes de natureza restritiva. Ex.: Os alunos que estudam obtm xito.
Or. Subord. Adjetiva Restritiva

9.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em:

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

10
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 A retrica entendida como arte do discurso, pode ser eficaz ou intil, dependendo dos propsitos e do talento, de quem a manipula. Comentrio J a primeira vrgula separa indevidamente o sujeito A retrica entendida como arte do discurso do predicado. A ltima vrgula isolou a orao (note que o segmento se constri em torno do verbo manipular) que restringe o alcance semntico dos substantivos propsitos e talento. Resposta Item errado. 10. (FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: a) Faltariam a esses novos manifestantes, projetos de sociedade, na opinio do antigo lder estudantil milanez, Mario Capanna, at hoje lembrado, por suas posies stalinistas. b) Ex-lder estudantil, conhecido por suas posies polticas inflexveis, Mario Capanna fez vrios pronunciamentos, a maioria desabonadores, sobre as manifestaes desses jovens. Comentrio Alternativa A: no deve ser mais difcil para voc notar que a primeira vrgula separa incorretamente o sujeito projetos de sociedade do verbo correspondente: Faltariam. Ateno especial deve ser dispensada vrgula que separa a expresso antigo lder estudantil milanez do termo Mario Capanna. Esse termo um aposto restritivo, e no um aposto de natureza explicativa (de qual lder se est falando?). Todo termo de natureza restritiva no deve ser separado do termo a que se refere por meio da vrgula. Alm disso, a ltima vrgula isolou erroneamente o termo por suas posies stalinisas, complemento do particpio lembrado (forma nominal do verbo lembrar). Alternativa B: aqui, as vrgulas separam adequadamente termos e oraes de natureza explicativa, ora antecipados, ora intercalados. Resposta B

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

11
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 DOIS-PONTOS a) Antes de uma citao. Ex.: Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim. (Joo 14:6) b) Para introduzir a fala de uma personagem, no discurso direto. Ex.: Sempre que o professor entra em sala ele diz: Essa moleza vai acabar.

11. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue a assertiva seguinte. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." equipara a mentira pior forma de roubo: os dois-pontos indicam interveno de novo interlocutor no contexto. Comentrio Por meio da pontuao (note as aspas, que indicam discurso direto), o autor do texto introduz o discurso do personagem do Talmude. Resposta Item certo.

c)

Antes de uma enumerao. Ex.: A dupla articulao da linguagem caracteriza-se: a) pela

combinao e b) pela comutao.

12. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Analista Judicirio) Regulamentados por lei o horrio mximo e as condies mnimas de adequao ao universo da criana, as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenos trabalhadores, facilitando-lhes, inclusive, o www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

12
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 acesso a uma educao suplementar: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes etc. Considerando-se a redao do texto acima, correto afirmar que: a) b) o sinal de dois-pontos abre uma enumerao de elementos que particularizam o sentido de educao suplementar. seria imprescindvel o emprego de uma vrgula depois do vocbulo atualizaes. Comentrio Alternativa A: os termos aps os dois-pontos constituem uma enumerao e exemplificam o que so cursos profissionalizantes. Alternativa B: esclarea-se que etc. (et cetera) uma expresso latina que significa e outras coisas. Em geral, esse termo usado precedido de vrgula e com um ponto final aps: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes, etc.. Todavia, admitido o uso dele sem a vrgula, porque no faz muito sentido us-la se pensarmos na traduo literal da expresso: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes e outras coisas. A ausncia da vrgula tambm uma forma de evitar a poluio visual. Conclui-se de tudo isso que a vrgula antes do etc. em enumeraes facultativa. Resposta A

d)

Para esclarecer, elucidar, explicar ou concluir o que foi dito. Ex.: Todos j sabiam: ele no seria eleito.

e)

Para separar uma orao subordinada substantiva apositiva. Ex.: S espero uma coisa: que voc estude.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

13
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 13. (FCC/2009/TRT 16 Regio/Analista Judicirio) H justificativa para esta seguinte alterao de pontuao, proposta para o segmento final do primeiro pargrafo: ...o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e portanto meio ridcula. a) b) c) d) e) o citadino diz que ela caipira querendo dizer que atrasada; e portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer, que atrasada, e, portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e, portanto, meio ridcula. o citadino diz: que ela caipira, querendo dizer: que atrasada, e portanto meio ridcula. o citadino diz que ela caipira querendo dizer: que atrasada, e portanto, meio ridcula. Comentrio Esta questo serve para enfatizar que nem a vrgula, nem os dois-pontos podem causar separao entre sujeito e predicado e entre verbo complemento. Dito isso, observe a letra C. Nela, a primeira vrgula foi mantida, a qual separa a orao subordinada adverbial concessiva reduzida de gerndio. Por estar na ordem direta (primeiro a principal e depois a subordinada), a vrgula no necessria. A conjuno conclusiva portanto veio isolada pelas vrgulas para marcar sua intercalao. Isso possvel sempre que ela surgir fora da sua posio natural: o incio do segmento. Resposta C

PARNTESES a) Nas indicaes bibliogrficas.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

14
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Ex.: Sede assim qualquer coisa serena, isenta, fiel. (MEIRELLES, Ceclia. Flor de poemas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1972, p. 109.) b) Nas indicaes cnicas dos textos teatrais. Ex.: Mos ao alto! (Joo automaticamente levanta as mos, com os olhos fora das rbitas. Amlia se volta.) (G. Figueiredo) c) Para isolar termos e oraes intercaladas de natureza semntica explicativa. Ex.: ... e a jovem (ela tem dezenove anos) poderia mord-lo, morrendo de fome. (Clarice Lispector) TRAVESSO I. Nos dilogos, marca a mudana de interlocutor ou simplesmente o incio Ex.: Quais so os smbolos da ptria? Que ptria? Da nossa ptria, ora bolas! (Paulo Mendes Campos) II. Serve para isolar expresses ou frases explicativas, intercaladas, de Ex.: Mesmo com o tempo revoltoso chovia, parava, chovia, parava outra vez... a claridade devia ser suficiente pra mulher ter avistado mais alguma coisa. (Mrio Palmrio)

da fala de um personagem.

carter elucidativo.

14. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue as assertivas seguintes. Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

15
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser humano moral que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos os travesses isolam segmento explicativo. Comentrio O segmento esclarece a uso dos termos anteriormente enumerados. Resposta Item certo.

III.

Usado tambm para isolar palavras ou oraes que se quer realar ou Ex.: Acresce que chovia peneirava uma chuvinha mida, triste

enfatizar: e constante... (Machado de Assis) O obelisco aponta aos mortais as coisas mais altas: o cu, a Lua, o Sol, as estrelas Deus. (Manuel Bandeira) Ateno! Uso de travesses em vez de vrgulas Muitas vezes, as vrgulas so substitudas por travesses. Isso confere modernidade ao texto, alm de deix-lo mais claro. Veja: 1) E aquelas que ainda no tiveram a sua oportunidade a sua hora e sua vez, como diria mestre Rosa ficam num desespero de "aparecer", de "vencer", de "ser algum". (Ser algum, Rachel de Queiroz) 2) Hoje dia de falar das sogras, essas santas senhoras to mal compreendidas neste mundo de Deus. Acredite em tudo o que voc sempre ouviu falar de mal delas, que so perigosas; a melhor poltica, j que no se pode mat-la ainda , a distncia. (Danuza Leo. Sogra X Sogra) 3) Como temos pouco poder e voz na arena internacional e temos cada vez menos , os maus resultados por fazer a coisa certa de

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

16
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 maneira errada (para no dizer, errtica, como no Mercosul, por exemplo) permanecem restritos ao nosso territrio e pesam apenas sobre os nossos prprios ombros. (...) E seu governo, em vez de fazer certa a coisa destravando os investimentos, para fazer a coisa certa, aumentar o crescimento -, optou por um choque de demanda: (...). (Marco Antonio Rocha. O crescimento do Peru no pires. In: Estado, 5/2/2007) 4) Ironia das ironias, o CMN (Conselho Monetrio Nacional) decidiu, alguns dias antes da semana do consumidor comemora-se neste 15 de maro o Dia Internacional do Consumidor , reduzir o rendimento das cadernetas de poupana e, por tabela, do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio). (Maria Ins Dolci. Balas perdidas contra o consumido. In: Folha, 13/32007) 5) Primeiro, partindo do fato de que os xitos da medicina esto eliminando infeces que so das causas mais freqentes de mortes e com isso alongam a vida mdia das pessoas , coloca-se esta questo: a contrapartida da vida mais longa costuma ser a convivncia com doenas crnicas, degenerativas e/ou desabilitantes; O que mesmo a morte? E a vida? (Washington Novaes. In: Estado, 1/2/2008) Voc deve ter observado que, nos exemplos 3, 4 e 5, h vrgula aps o travesso. Por qu? Experimente tirar o que est entre os travesses. Voc perceber que a vrgula obrigatria. REDAO (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas) Entramos na segunda parte desta aula. Nela, no trataremos das modalidades de redao, mais conhecidas como narrao, dissertao e descrio. A FCC no vai mandar voc redigir nenhum texto. Esse tema tambm nada tem a ver com redao oficial essa matria nem est no seu programa. Afinal, o que a FCC vai exigir? Nada mais, nada menos do que

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

17
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 aquilo que j foi anunciado: confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Em outras palavras, voc deve identificar os erros de construo de frases. Para isso, deve lanar mo de tudo o que ns j estudamos aqui: regras de acentuao, ortografia, pontuao, concordncia, regncia, ocorrncia da crase etc. Esta parte, ento, no acrescentar quase nada ao que voc j sabe, mas servir como uma espcie de reviso. Por isso no me prolongarei aqui.

15. (FCC/2010/DNOCS/Contador ) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Ao se comparar a carta com o e-mail, os aspectos que a diferena mais patente, segundo a autora, so o suporte, a temporalidade e a privatizao da correspondncia. b) Pretextando a liberdade de acesso da informao, muitos abusam dos e-mails, enviando-os quem deles no pretende saber o teor nem tomar conhecimento. c) H quem, como a autora, imagine que o e-mail possa acabar sendo o responsvel por um novo alento para uma forma de correspondncia como a carta. d) Fica at difcil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparao das cartas, desde o rascunho at o envio das mesmas, cuja durao era de dias. e) Desde que foi inventado o telefone, a rapidez das comunicaes se impuseram de tal modo que, por conseguinte, a morosidade das cartas passou a ser indesejvel. Comentrio Neste tipo de questo, qualquer problema de construo de frase suficiente para invalidar o item. Encontrando apenas um deslize, marque-o.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

18
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Alternativa A: houve omisso da preposio em antes do relativo que: os aspectos em que a diferena mais patente. Isso configura erro de regncia. Alternativa B: Pretextando doze pra leo (risos). Alternativa C: item correto, coerente, coeso. Alternativa D: o deslocamento de cuja durao era de dias para o final do perodo d a entender que o envio das cartas dura dias, o que incoerente. Na verdade, o que demorava dias era a preparao delas. Portanto, a expresso que indiquei deveria ser utilizada imediatamente aps a vrgula que segue o substantivo cartas: ...na preparao das cartas, cuja durao era de dias,.... Alternativa E: no h concordncia entre o sujeito a rapidez das comunicaes e a forma verbal impuseram. O ncleo do primeiro est no singular, o que obriga o verbo a se flexionar tambm o singular: imps. Resposta C 16. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) (...) as crianas, seres naturalmente carregados de energia e vitalidade, esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade. Pode-se reconstruir com correo e coerncia a frase acima, comeando por As crianas esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade e complementando com a) b) c) d) e) em que pesem os seres naturais, imbudos de energia e de vitalidade. no obstante sejam naturalmente providas de muita energia e vitalidade. porquanto constituem-se como seres de natural energia e vitalidade. ainda quando seres incutidos de energia e vitalidade em sua natureza. mesmo quando se mostram atreladas a muita energia e fora vital.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

19
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Comentrio O segmento entre vrgulas fornece frase a ideia de contraste. Dentre as alternativas, a mesma ideia verificada na alternativa B, por meio do uso da locuo no obstante. Nas demais opes, h alterao na coerncia original da informao. Resposta B 17. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto. a) Deve de ser preocupante para os catlicos, que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. b) c) d) e) Mau-grado seu desempenho nas estatsticas da FGV, esta mesma instituio considera que a Igreja tem mais prestgio que outras classes. A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis, a Igreja, segundo a Fundao Getlio Vargas, prestigiada como instituio democrtica. A FGV, em pesquisas atinentes da Igreja Catlica, chegou a resultados algo controversos, seja pelo prestgio, seja pela contingncia do seus fiis. Comentrio Alternativa A: a locuo correta deve ser; a preposio de est sobrando. A vrgula tambm separou o sujeito (oracional) que eles venham... do verbo correspondente (Deve ser). Alternativa B: a escrita correta malgrado, preposio que equivale a no obstante, apesar de: Efetuou a compra, malgrado os conselhos em contrrio que recebeu. Alternativa C: no trecho A mesma Fundao em que se abona esto sobrando a preposio em e o pronome se. A vrgula separou o sujeito A mesma fundao que... do verbo correspondente: . Chega, passe para a prxima, pois esta j est faturada!

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

20
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Alternativa E: h um problema de regncia nominal que invalida o enunciado: pesquisas atinentes da Igreja Catlica. O adjetivo atinente (= que diz respeito a; que concerne a) rege preposio a e no de. Resposta D 18. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) b) c) d) e) O escritor talo Calvino manifesta uma grande acuidade na leitura das fbulas populares, interpretando-as em suas estruturas profundas. Tendo em vista uma leitura mais acurada do texto, se perceber de que as simplrias fbulas populares podem at deixar de s-las. No h pessoa pobre em cuja aspirao acabe sendo uma forma de compensar sua condio, imaginando-se um nobre disfarado. Esto nos destinos extraordinrios toda a argcia das fbulas populares, aonde as reviravoltas simbolizam igualmente transtornos sociais. engenhosa a sensao de um direito subtrado, uma vez que assim se pode aspirar a ser reconstitudo, promovendo-se a propalada justia. Comentrio Alternativa B: pronome oblquo tono no deve iniciar orao, como ficou caracterizado no segmento se percebera. Alm disso, o verbo perceber transitivo direto (quem percebe... percebe algo/algum). No h razo para o uso da preposio de. Lembre-se de que qualquer erro invalida a opo. Alternativa C: a preposio em antes do relativo cuja no foi solicitada por nenhum termo regente; Ela est sobrando. Alternativa D: quem o sujeito da forma verbal Esto? O termo toda a argcia das fbulas populares, cujo ncleo est no singular: argcia (= perspiccia; sagacidade; habilidade, sutileza na argumentao). Portanto no houve concordncia entre eles.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

21
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Alternativa E: texto obscuro, truncado (repare que o

enunciado requer uma redao clara); a tentativa de construir voz passiva sinttica com o verbo aspirar impossvel, por ser ele transitivo indireto no sentido de almejar. Resposta A 19. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) b) c) d) e) Muito leitor curioso no deixar de pesquisar o famoso relatrio de que trata o texto, providncia de que no se arrepender. Aos leitores curiosos cabero promover pesquisas para encontrar esse relatrio, com o qual certamente no se devero frustrar. Espera-se que os leitores habituais de Graciliano invidem todos os seus esforos no sentido de ler o relatrio, cujo o valor inestimvel. to primoroso esse relatrio que os leitores de Graciliano romancista acharo nele motivos para ainda mais orgulhar-se do mesmo. Sendo pouco comum admirar-se um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio. Comentrio Alternativa B: o sujeito do verbo caber a orao promover pesquisas, o que obriga o verbo a se flexionar na teceria pessoa do singular: caber. Alternativa C: agrafia do verbo envidar (= aplicar com afinco ou empenho) est errada com i inicial, repare: invidem. Tambm no correto usar artigo imediatamente depois do relativo cujo: cujo o valor inestimvel. Alternativa D: construo confusa, ambgua. Perceba: acharo nele no autor relatrio ou em Graciliano romancista? Outra: orgulhar-se do mesmo do relatrio ou de Graciliano?

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

22
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Alternativa E: o erro de regncia invalida a opo. Quem admira... admira algo/algum (VTD); mas quem se admira... admira-se com algo/algum (VTI). Resposta A 20. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Marcelo Coelho, jornalista, no hesitou a contrapor-se com seus colegas de imprensa, nos quais surpreende uma dose exagerada de pessimismo, com o qual no haveria remisso possvel. b) Provavelmente Marcelo Coelho j se havia sentido alvo de mofa ou de zombaria, por parte de colegas seus, que julgando ele um ingnuo, elegiam-se ao mesmo tempo enquanto mestres do pessimismo. c) O autor do texto promoveu uma espcie de diagnstico, daqueles que, na imprensa, optando na estratgia do pessimismo veem nela a reao saudvel de quem no seja necessariamente ingnuo. d) A indiferena da Amaznia, bem como considerar admissvel que crianas sejam e) bombardeadas, no so ingenuidades, para o autor, mas demonstrao de quem no concorda com a barbrie. O autor do texto no hesita em alinhar-se entre aqueles que, embora cientes dos horrores deste mundo, cultivam a expectativa de uma vida melhor, anunciada por fatos promissores. Comentrio Alternativa A: quem se contrape... contrape-se a

algo/algum. Notou a regncia correta? Contrapor-se com caracteriza erro de regncia. Descarte esta opo. Alternativa B: as vrgulas isolam erroneamente a expresso por parte de colega seus, que restringe o alcance semntico de alvo de mofa ou de zombaria. Preciso seguir adiante? Creio que no.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

23
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Alternativa C: optando na estratgia construo

indevida. A preposio adequada por (pela). Alternativa D: A indiferena da Amaznia, bem como considerar admissvel que crianas sejam bombardeadas, no so ingenuidades caracteriza uma quebra brusca da ideia que estava em desenvolvimento, e tambm transgride normas de paralelismo sinttico. Resposta E

Creio que voc j entendeu o que a Carlos Chagas cobra em suas provas ao abordar este assunto. Poderamos fazer uma infinidade de exerccios sobre ele, mas no haveria nada de novo. E eu volto a frisar: aqui, qualquer problema invalida a alternativa. Durante a prova, no brigue com a questo, no tente fazer aquela mirabolante anlise sinttica, pois o tempo precioso para voc. Ache logo um erro apenas e siga em frente. INTELECO DE TEXTO A inteleco ou compreenso de texto se realiza no nvel do enunciado, isto , tem a ver com o que est escrito no texto. A abordagem deve se limitar ao que est expresso nele. No convm ao leitor fazer nenhuma extenso dele. a forma mais simples e direta de lidar com o texto. Nas provas, a capacidade de compreender um texto normalmente exigida do candidato por meio de questes que tratam de significado contextual das palavras, sinnimos, substituies de termos, reescritura de frases sem alterao de sentido, continuao de um trecho, ordenao da sequncia correta dos trechos de um texto, exame da referncia de um termo. Enfim, tem a ver com as relaes internas. J a interpretao requer do candidato capacidade de perceber a intencionalidade do texto. Nesse tipo de exerccio, o concursando levado a desenvolver e at a ultrapassar a mensagem literal contida em uma www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

24
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 comunicao. Surge geralmente em questes que tratam da idia central, do objetivo do texto, da inteno do autor, de inferncia (cuidado com o verbo inferir, pois o que ser afirmado no estar explcito no texto. Nele existiro apena indcios). SIGNIFICAO CONTEXTUAL DE PALAVRAS E EXPRESSES prudente tratar aqui das relaes lexicais que podem influenciar a anlise de um texto. So elas: a) Sinonmia Palavras que indicam o mesmo objeto/referente. Exemplo: Longo e comprido era o corredor. As palavras destacadas so termos sinnimos, pois tm o mesmo referente: a dimenso do corredor. possvel, portanto, haver um objeto (referente) com vrias denominaes: carro, veculo, meio de transporte etc. Ocorre que tambm possvel que palavras como cara, rosto e face designem, conforme o contexto, referentes distintos. Veja os exemplos abaixo: Tem a cara de pau de sustentar a mentira. Seu rosto se enrubesceu. Cristo deu a outra face. Isso se d porque sinnimos perfeitos no existem. E Embora se fale em palavras sinnimas, tambm existem frases sinnimas. Joana a mulher de Marcelo. Marcelo o marido de Joana. b) Antonmia Vocbulos de significados opostos: dizer e

desdizer; amar e odiar. Nem sempre fcil detectar o grau de antonmia. Veja o caso de quente e frio, eles so antnimos? Sim, em princpio, mas o significado depende do contexto. Veja os exemplos:

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

25
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 A cerveja estava quente/fria. A sopa estava quente/fria. No se serve cerveja como sopa; logo cerveja quente (no gelada) no equivale necessariamente quentura de uma sopa (a 70 graus, por exemplo). H gradaes entre as caractersticas que nem sempre recobrem os mesmos referentes, pois seu emprego depende de um contexto situacional. c) Homonmia So palavras diferentes no sentido, tendo a mesma escrita ou a mesma pronncia. o caso dos: Manga (tecido) Homnimos perfeitos (mesma grafia e pronncia) Manga (fruta) Banco (mvel para assento de pessoas) Banco (instituio financeira) Esse (pronome) Homnimos homgrafos (mesma grafia) Esse (nome da letra S) Ele (pronome pessoal) Ele (letra do alfabeto) Cela (aposento; mesmo que cadeia) Homnimos homfonos (mesma pronncia) Sela (arreio acolchoado que se coloca no dorso da cavalgadura e sobre o qual monta o cavaleiro)

Os casos de homonmias no devem ser confundidos com os de polissemia semntica. No primeiro caso, h duas entradas distintas no dicionrio. No segundo, trata-se de uma entrada apenas no dicionrio e vrias acepes derivadas, que vo se encaixando nos vrios contextos, como os exemplos do uso de linha, a seguir:

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

26
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 A linha era azul Dizem que a nica mulher que andou na linha o trem matou. Esse nibus faz a linha Norte-Sul. Pela polissemia, um mesmo vocbulo pode ter seu sentido estendido, por conotao (sentido figurado). Exemplo: Lia o livro de cabo a rabo (expresso que significa do comeo ao fim cabo remete a cabea, a parte do alto; rabo, ao final do corpo). Essa noo ficou cristalizada na lngua, como outras tantas: at a morreu o Neves; Ins morta. Novamente o contexto responsvel pela definio do significado, que atualizado em diferentes situaes de uso. d) Paronmia a relao entre palavras que tm formas parecidas, mas cujos significados diferem, pois tm origens diferentes, como por exemplo: descrio e discrio; eminente e iminente, trfico e trfego, emigrar e imigrar. e) Hipernimo e Hipnimo Palavras como computador, monitor, impressora e teclado apresentam certa familiaridade de sentido pelo fato de pertencerem ao mesmo campo semntico, ou seja, ao universo da informtica. J a palavra equipamento possui um sentido mais amplo, que engloba todas as outras. Nesse caso, dizemos que computador, monitor, impressora e teclado so hipnimos de equipamento. Por sua vez, equipamento um hipernimo das outras palavras. Vamos analisar um texto (um cartum do humorista Feifer) e perceber, por exemplo, como a noo de sinonmia das palavras nem sempre se recobre totalmente. Eu pensava que era pobre. A, disseram que eu no era pobre, eu era necessitado. A, disseram que era autodefesa eu me considerar necessitado, eu era deficiente. A, disseram que deficiente era uma pssima imagem, eu era carente. A, disseram que carente era um

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

27
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 termo inadequado. Eu era desprivilegiado. At hoje eu no tenho um tosto, mas tenho j um grande vocabulrio.
(In: SOARES, Magda. Linguagem e escola uma perspectiva social. So Paulo, tica, 1986. P. 52)

Comentrio. No fragmento dado, podemos ver que o gnero textual j indica uma leitura poltico-ideolgica para o texto. Trata-se de um texto humorstico, com uma finalidade de crtica social: enumerar os vrios nomes (s aparentemente sinnimos) com que se costuma definir uma classe social (pobre, necessitado, carente, desprivilegiado etc.) no vai resolver o problema da pobreza no pas. O nico ganho para o pobre foi o aumento de seu vocabulrio, o que no deixa de ser tambm uma crtica ao palavrrio intil daqueles que tentam resolver o problema das diferenas sociais no pas, apenas com denominaes eufemsticas; utilizam apenas novos nomes para os processos, que so desacompanhados das aes sociais. O texto humorstico presta-se a uma crtica social sobre o fato de haver muitas palavras e pouca ao. Todas as noes vistas at aqui tratam da complexa relao de significados que existe entre os vocbulos de uma lngua. Vamos examinar, a seguir, os conceitos de texto, textualidade e contexto, que tambm ajudar a compreender melhor as intrincadas redes de relao de sentidos atualizados nos textos. Antes, porm, apresento-lhe uma singela relao de homnimos e parnimos. Vale a pena conferir.

acender = atear fogo ascender = subir acerca de = a respeito de, sobre cerca de = aproximadamente h cerca de = faz aproximadamente afim = semelhante, com afinidade a fim de = com a finalidade de amoral = indiferente moral

coser = costurar cozer = cozinhar deferir = conceder diferir = adiar descrio = representao discrio = ato de ser discreto descriminar = inocentar discriminar = diferenar, distinguir

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

28
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 imoral = contra a moral, libertino, devasso aprear = marcar o preo apressar = acelerar arrear = pr arreios arriar = abaixar bucho = estmago de ruminantes buxo = arbusto ornamental caar = abater a caa cassar = anular cela = aposento sela = arreio censo = recenseamento senso = juzo cesso = ato de doar seo ou seco = corte, diviso sesso = reunio ch = bebida x = ttulo de soberano no Oriente chal = casa campestre xale = cobertura para os ombros cheque = ordem de pagamento xeque = lance do jogo de xadrez comprimento = extenso cumprimento = saudao concertar = harmonizar, combinar consertar = remendar, reparar conjetura = suposio, hiptese conjuntura = situao, circunstncia infligir = aplicar pena ou castigo infringir = transgredir, violar, desrespeitar intemerato = puro, ntegro, incorrupto intimorato = destemido, valente, corajoso intercesso = splica, rogo interse(c)o = ponto de encontro de duas linhas lao = laada lasso = cansado, frouxo ratificar = confirmar retificar = corrigir soar = produzir som despensa = compartimento dispensa = desobrigao despercebido = sem ateno, desatento desapercebido = desprevenido discente = relativo a alunos docente = relativo a professores emergir = vir tona imergir = mergulhar emigrante = o que sai imigrante = o que entra eminente = nobre, alto, excelente iminente = prestes a acontecer esperto = ativo, inteligente, vivo experto = perito, entendido espiar = olhar sorrateiramente expiar = sofrer pena ou castigo estada = permanncia de pessoa estadia = permanncia de veculo flagrante = evidente fragrante = aromtico fsil = que se pode fundir fuzil = carabina fusvel = resistncia de fusibilidade calibrada incerto = duvidoso inserto = inserido, incluso incipiente = iniciante insipiente = ignorante indefesso = incansvel indefeso = sem defesa suar = transpirar sortir = abastecer surtir = originar sustar = suspender suster = sustentar tacha = brocha, pequeno prego taxa = tributo tachar = censurar, notar defeito em taxar = estabelecer o preo vultoso = volumoso vultuoso = atacado de vultuosidade 29
sujeitando-se os infratores

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio,

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5

TEXTO, TEXTUALIDADE E CONTEXTO Voc sabe o que realmente um texto? Bem, a noo de texto recobre sempre a de um instrumento transmissor de mensagens, isto , uma forma de comunicar uma inteno qualquer, por meio de uma ou mais palavras em sequncia. Qualquer usurio de uma lngua sabe identificar o que e o que no um texto, mas defini-lo torna-se um problema, pois sua realizao envolve fatores de vrios campos: lingusticos, pragmticos e comunicativos. E isso envolve o contexto e os usurios da linguagem. Podemos ter uma infinidade de textos, desde uma pequena sequncia na forma de um pedido de socorro, ou um bilhete, por exemplo , at sequncias maiores, como uma notcia jornalstica, um relatrio, uma ata, um sermo ou um romance de mais de seiscentas pginas, ou ainda uma novela, um conto, uma sentena proferida por um juiz etc. Faamos um pequeno exerccio de leitura e resumo da ideia central de cada fragmento abaixo. 1. O guarda-noturno caminha com delicadeza, para no assustar,

para no acordar ningum. L vo seus passos vagarosos, cadenciados, cosendo sua prpria sombra com a pedra da calada (...). (Crnica de Ceclia Meireles intitulada O anjo da noite)

2.

A Polcia militar entrou ontem em choque de manh com os

moradores do bairro de Realengo (zona norte do Rio) que obstruam, das 9h s 11h, duas pistas da Avenida Brasil, principal via de acesso ao Rio. Eles protestavam contra os atropelamentos perto do CIEP Thomas Jefferson, na margem da Avenida e pediam a construo de uma passarela para pedestres (...). (Folha de So Paula)

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

30
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5

Ento, ser que voc entendeu a ideia principal do que acabou de ler? Embora incompletos, os fragmentos do a noo dos textos como um todo significativo e de sua intencionalidade, caracterstica principal de um texto como uma unidade de sentido. O fragmento de Ceclia fala da passagem do guarda-noturno pelas ruas desertas; o segundo trata de uma notcia de um confronto entre polcia e a populao de um bairro no Rio (Realengo) com protestos por causa de atropelamentos na Avenida Brasil. Pela leitura dos fragmentos anteriores, voc observou que todos pertencem a textos, elaborados como partes de uma unidade de comunicao intencional. E para se tornarem uma unidade de sentido, possuem uma caracterstica fundamental, que a textualidade. Chama-se textualidade ao conjunto de propriedades que uma manifestao verbal deve possuir para construir um texto. Pode-se dizer que a textualidade que transforma qualquer sequncia lingustica em uma unidade de sentido; ela que lhe d coerncia. Que tal examinarmos, por exemplo, a sequncia abaixo e vermos se ela constitui um texto? Vamos l? Joo vai padaria. A padaria feita de tijolos. Os tijolos so carssimos. Tambm os msseis so carssimos. Os msseis so lanados no espao. Segundo a teoria da relatividade, o espao curvo. A geometria Rimaniana d conta desse fenmeno. Percebeu como a sequncia anterior no constitui um texto? E por qu? Porque, embora apaream nela todos os elementos necessrios ligao entre os termos, no possvel estabelecer entre eles uma continuidade responsvel pela unidade de sentido; dizemos, ento, que a passagem no um texto, por lhe faltar textualidade. A textualidade atrela-se noo de contexto ou situao. Qualquer falante sabe que a comunicao verbal no se realiza por meio de

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

31
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 palavras ou frases isoladas, desligadas da situao em que so produzidas. Se algum perguntar a um passante: Voc sabe onde fica a rua X? a pergunta feita naquela situao determinada deve indicar que o interpelante no quer apenas indagar se o outro sabe a localizao da rua, mas que ele est lhe pedindo informao sobre como chegar at l. Nessa situao, a pergunta torna-se um pedido de informao, ou auxlio. Se o inquiridor obtiver do transeunte simplesmente a resposta: Sei. e este continuar o seu caminho, pode-se dizer que a sequncia no constituiu o texto desejado, j que no comunicou a inteno especfica. Dizemos que, nesse caso, no houve um texto interativo no sentido que estamos considerando aqui. COESO E COERNCIA importante esclarecer cada um dos conceitos. A coeso se refere aos vnculos estabelecidos entre as partes de um enunciado ou de uma sequncia maior. A noo de coerncia, embora muito ligada de coeso, diz respeito mais ao processo de compreenso e de interpretao de um texto. Podemos nos valer do quadro abaixo para melhor entender esses conceitos: Coeso Articulao entre palavras Coerncia e Manuteno da sequncia lgica de argumentao. (advrbios, No deve haver bruscas contradies no rumo e do

enunciados do texto. Elementos conjunes, etc.). coesivos preposies,

pronomes mudanas

pensamento.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

32
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Relao sinttica. Observe o exemplo abaixo. Comprei trs laranjas e coloquei-as no freezer, pois tencionava fazer uma salada de frutas bem geladinha com elas; mas, como fui rua e me demorei muito, no pude aproveit-las na salada porque ficaram todas congeladas. Nesse pequeno texto, h vrios elementos que estabelecem ligao entre as partes dele, alm do jogo verbal e da sequncia de aes; enfim, so elementos reconhecveis e que formam os elos entre os termos. Na prxima passagem, no entanto, h uma carncia de elementos sintticos de ligao entre os perodos que compem o texto. Olhar fito no horizonte. Apenas o mar imenso. Nenhum sinal de vida humana. Tentava recordar alguma coisa. Nada. Como voc pode perceber, o que permite dar um sentido ao texto a possibilidade de se estabelecer uma relao semntica (SENTIDO) ou pragmtica (INTERACIONAL) entre os elementos da sequncia. Assim sendo, possvel admitir que a coerncia mais relevante do que a coeso para a construo de um texto, embora os dois fatores sejam caractersticas importantes de todo bom texto. PROCESSOS DE COESO TEXTUAL Existem determinados vocbulos na lngua que no devem ser interpretados semanticamente por seu prprio sentido, mas sim em funo da referncia que estabelecem com outros itens. Um item referencial tomado isoladamente vazio e significa apenas: procure a informao em outro lugar. Observe o exemplo seguinte: Relao semntica e pragmtica.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

33
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Joo o maior empresrio daqui. No Distrito Federal, no h outro que o supere. Repare que Joo retomado no segundo perodo pelo pronome o; enquanto o advrbio aqui, no primeiro perodo, antecipa a circunstncia de lugar indicada por Distrito Federal. No caso da retomada, temos uma anfora. No caso de sucesso, uma catfora. Observa-se na coeso a propriedade de unir termos e oraes por meio de conectivos. A escolha errada desses conectivos pode ocasionar a deturpao do sentido do texto. PARFRASE E PARDIA Esclareo que toda vez que uma obra faz aluso outra, ocorre a intertextualidade. Isso se concretiza de vrias formas. Aqui, abordarei aquela que costuma aparecer em provas, s que com uma outra roupagem: a parfrase. Tambm farei distino entre ela e a pardia (outra forma de intertextualidade). Inicialmente, darei a voc um exemplo de cada umas dessas manifestaes. Depois, comentarei as caractersticas que as distinguem. Texto Original Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabi, As aves que aqui gorjeiam No gorjeiam como l.
(Gonalves Dias, Cano do exlio).

Parfrase Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a Cano do Exlio. Como era mesmo a Cano do Exlio?

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

34
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Eu to esquecido de minha terra... Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabi!
(Carlos Drummond de Andrade, Europa, Frana e Bahia).

Pardia Minha terra tem palmares onde gorjeia o mar os passarinhos daqui no cantam como os de l.
(Oswald de Andrade, Canto de regresso ptria).

Na parfrase, as palavras so mudadas, porm a ideia do texto original confirmada pelo novo texto; a aluso ocorre para atualizar, reafirmar os sentidos ou alguns sentidos do texto citado. dizer com outras palavras o que j foi dito. E no apenas com outras palavras, mas tambm com outra estruturao sinttica. Normalmente, as bancas indagam se, nesse processo de reescritura, a coeso (correo gramatical) e a coerncia (sentido original do texto) foram mantidas. muito importante que esses dois aspectos sejam respeitados na hora de parafrasear o texto original. Em nossa primeira reescritura (parfrase) acima, note que no h mudana do sentido principal do texto, que a saudade da terra natal. Mas em relao pardia, h uma mudana significativa no sentido original. O nome palmares, escrito com letra minscula, substitui a palavra palmeiras. H um contexto histrico, social e racial neste texto. Palmares o quilombo liderado por Zumbi, foi dizimado em 1695. H uma inverso do sentido do texto primitivo que foi substitudo pela crtica escravido existente no Brasil. Outro exemplo de pardia a propaganda que faz referncia obra prima de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa:

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

35
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5

hora de praticar o que acabou de aprender e aplicar a teoria na resoluo de questes de provas. Como a prtica que dar a voc destreza na anlise de textos, apresentarei aqui textos de diversas bancas examinadoras. Espero que essa diversidade apure sua capacidade de lidar com as diversas abordagens possveis em concursos pblicos.

Administrao da linguagem Nosso grande escritor Graciliano Ramos foi, como se sabe, prefeito da cidade alagoana de Palmeira dos ndios. Sua gesto ficou marcada no exatamente por atos administrativos ou decises polticas, mas pelo relatrio que o prefeito deixou, terminado o mandato. A redao desse relatrio primorosa, pela conciso, objetividade e clareza (hoje diramos: transparncia), qualidades que vm coerentemente combinadas com a honestidade absoluta dos dados e da autoavaliao rigorosssima, sem qualquer complacncia que faz o prefeito. Com toda justia, esse relatrio costuma integrar sucessivas edies da obra de Graciliano. uma pea de estilo raro e de esprito pblico incomum. Tudo isso faz pensar na relao que se costuma promover entre linguagens e ofcios. Diz-se que h o economs, jargo misterioso dos economistas, o politiqus, estilo evasivo dos polticos, o acadmico, com o cheiro de mofo dos bas da velha retrica etc. etc. E h, por

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

36
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 vezes, a linguagem processual, vazada em arcasmos, latinismos e tecnicalidades que a tornam indevassvel para um leigo. H mesmo casos em que se pode suspeitar de estarem os litigantes praticando data venia um vernculo estrito, reservado aos iniciados, espcie de senha para especialistas. No se trata de ir contra a necessidade do uso de conceitos especficos, de no reconhecer a vantagem de se empregar um termo tcnico em vez de um termo impreciso, de abolir, em suma, o vocabulrio especializado; trata-se, sim, de evitar o exagero das linguagens opacas, cifradas, que pedem traduo para a prpria lngua a que presumivelmente pertencem. O exemplo de Graciliano diz tudo: quando o propsito da comunicao honesto, quando se quer clareza e objetividade no que se escreve, as palavras devem expor luz, e no mascarar, a mensagem produzida. No caso desse honrado prefeito alagoano, a tica rigorosa do escritor e a tica irrepreensvel do administrador eram a mesma tica, assentada sobre os princpios da honestidade e do respeito para com o outro.
(Tarcsio Viegas, indito)

21. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) O autor do texto comenta o relatrio do prefeito Graciliano Ramos para ilustrar a a) b) c) d) e) superioridade de uma linguagem tcnica sobre a no especializada. necessidade comunicao. possibilidade de sanar um problema de expresso pela confisso honesta. viabilidade de uma boa administrao pblica afirmada em boa retrica. vantagem que leva um grande escritor sobre um simples administrador. de combinar clareza de propsito e objetividade na

Comentrio Desde o ttulo, o autor lana luz sobre a linguagem e no exatamente sobre a administrao do poltico Graciliano. Isso torna a alternativa D desprezvel. A expresso honrado prefeito alagoano

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

37
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 contrape-se ideia de um simples administrador contida na alternativa E. Descarte-a tambm. J no pargrafo introdutrio, o autor enfatiza qualidades do relatrio escrito por Graciliano: conciso, objetividade e clareza. No desenvolvimento do texto, o autor critica a linguagem de certas categorias por causa da obscuridade, do tecnicismo, do esvaziamento de significado etc. Ao concluir o texto, o autor volta a ressaltar o exemplo de Graciliano: quando o propsito da comunicao honesto, quando se quer clareza e objetividade no que se escreve, as palavras devem expor luz, e no mascarar, a mensagem produzida. Resposta B 22. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Atente para as seguintes afirmaes: I. No 1 pargrafo, afirma-se que a administrao do prefeito Graciliano Ramos foi discutvel sob vrios aspectos, mas seu estilo de governar revelou-se inatacvel. II. No 2 pargrafo, uma estreita relao entre linguagens e ofcios dada como inevitvel, apesar de indesejvel, pois os diferentes jarges correspondem a diferentes necessidades da lngua. III. No 3 pargrafo, busca-se distinguir a real eficcia de uma linguagem tcnica do obscurecimento de uma mensagem, provocado pelo abuso de tecnicalidades. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em a) b) c) d) e) I. II. III. I e II. II e III.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

38
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Comentrio Item I: a administrao de Graciliano no colocada sob suspeita no primeiro pargrafo. Nele, ao se referir ao relatrio de Graciliano, o autor enfatiza a honestidade absoluta dos dados e da autoavaliao rigorosssima, sem qualquer complacncia que faz o prefeito. Item II: a referncia a essa relao em tom de crtica e sugere e sugere que os jarges sejam evitados, o que se comprova em toda a linha argumentativa do texto. Resposta C 23. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) H mesmo casos em que se pode suspeitar de estarem os litigantes praticando data venia um vernculo estrito (...) Nessa passagem do texto, o autor a) b) c) d) e) vale-se de uma linguagem que em si mesma ilustra o caso que est condenando. mostra-se plenamente eficaz na demonstrao do que seja estilo conciso. parodia a linguagem dos leigos, quando comentam a dos especialistas. vale-se de um estilo que contradiz a prtica habitual dos registros pblicos. mostra-se contundente na apreciao das vantagens da retrica.

Comentrio Ironicamente, o autor se vale de uma linguagem que condena para exemplificar um tipo de comunicao obscura, ineficaz. Resposta A 24. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: a) b) c) sem qualquer complacncia (1 pargrafo) = destitudo de intolerncia. jargo misterioso (2 pargrafo) = regionalismo infuso. vazada em arcasmos (2 pargrafo) = rompida por modismos. www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

39
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 d) e) a que presumivelmente pertencem (3 pargrafo) = que se imagina integrarem. assentada sobre os princpios (3 pargrafo) = reprimida com base nos fundamentos. Comentrio No tente resolver esse tipo de questo, muito comum nas provas da FCC, diretamente nas alternativas. V ao texto e veja se a nova expresso coerente. Alternativa Item errado. Alternativa B: no texto, jargo misterioso refere-se ironicamente, pejorativamente linguagem de uma categoria profissional: economista; nada tem a ver com certa regio e muito menos com as qualidades, virtudes ou capacidades adquiridas sem que haja qualquer esforo intencional, geralmente infundidas no ser humano pela graa de Deus (cincia infusa, virtude infusa). Alternativa C: a palavra arcasmo indica estilo antiquado, antigo, forma em desuso de falar ou de escrever; modismo, ao contrrio, serve para indicar aquilo que est na moda, modo de falar tpico de um grupo, lugar que em dado momento passa a ter grande uso. Alternativa E: o uso do verbo assentar indica que a tica estava firmada, fundamentada, significado bem diferente o do verbo reprimir: conter, refrear, sujeitar. Resposta D 25. (ESAF/ANA/Analista e Especialista/2009) Assinale a opo correta em relao ao texto. O Programa Hdricos Nacional de PROGUA Desenvolvimento Nacional dos um A: so expresses antnimas. Ausncia complacncia caracteriza um ser intolerante, e no um ser destitudo dela.

Recursos

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

40
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 programa Mundial.
5

do O

Governo Programa / com atores Brasil do

Brasileiro originou-se e no com de social,

financiado da exitosa mantm fortalecimento a gesto de

pelo sua dos

Banco misso recursos

experincia institucional infraestruturas financeiro, assim, o

do de

PROGUA todos os no

Semirido nfase e e na ponto envolvidos

estruturante, hdricos hdricas


10

implantao vista

viveis

tcnico,

econmico,

ambiental

promovendo,

uso racional dos recursos hdricos.


(http://proagua.ana.gov.br/proagua)

a) O

PROGUA/Semirido

um

dos

subprojetos

derivados

do

PROGUA/Nacional. b) A expresso sua misso estruturante(.5 e 6) refere-se a Banco Mundial(.3 e 4). c) A nfase no fortalecimento institucional de todos os atores envolvidos com a gesto de recursos hdricos exclusiva do PROGUA/Semirido. d) Tanto o PROGUA/Semirido como o PROGUA/Nacional promovem o uso racional dos recursos hdricos. e) A implantao de infraestruturas hdricas viveis do ponto de vista tcnico, financeiro, econmico, ambiental e social exclusiva do PROGUA/Nacional. Comentrio Alternativa A: no foi o PROGUA/Semirido que se derivou do PROGUA/Nacional, mas sim o contrrio. Isso pode ser comprovado na seguinte passagem: O Programa originou-se da exitosa experincia do PROGUA / Semirido (l. 4 e 5). Alternativa B: a expresso destacada retoma a misso do PROGUA/Semirido. O valor semntico do verbo mantm exprime a noo de algo pr-existente. Em outras palavras, o mesmo que dizer que a misso

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

41
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 do PROGUA/Semirido foi mantida pelo programa derivado

PROGUA/Nacional. Alternativa C: essa nfase integra a misso dos programas originrio (PROGUA/Semirido) e derivado (PROGUA/Nacional). Como a misso foi mantida, a nfase dela a mesma. Alternativa D: j que a misso e a nfase dela foram mantidas, correto dizer que o uso racional dos recursos hdricos promovido pelos dois programas, conforme consta nas linhas 10 e 11 do texto. Alternativa E: no h essa exclusividade. Os dois programas compartilham a implantao de infraestruturas hdricas. O segundo perodo do texto muito claro ao dizer que ela tambm constitui a nfase da misso dos dois programas. Resposta D 26. (ESAF/ANA/Analista e Especialista/2009) Em relao ao texto, assinale a opo correta. O em para
5

Rio

Paraba do Santa gerar

do seu Ceclia

Sul leito

tem por

cerca uma Essas e

de

2/3 obra

de de so

suas

guas

retiradas

transposio utilizadas a Regio de ao e o entre milhes guas a para a de

(RJ). eltrica de

guas (cerca de

energia do Rio Havia

para uso um de a ser

abastecer 8 caso, operao liberada do ano, dessas

Metropolitana pessoas). as da ANA diferentes se e

Janeiro pelo Tambm definir regras mnima

conflitos regies. por

nesse

pautou de em

arcabouo

tcnico

institucional,
10

estabelecendo vazo

reservatrio (rio abaixo),

jusante forma

determinadas

pocas

a compatibilizar os usos.
(Jos Machado http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos/ set.2008.pdf)

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

42
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 a) A substituio de cerca de(.1) por acerca de mantm a correo gramatical do perodo. b) A eliminao de para antes de abastecer(.4) prejudica a correo gramatical do perodo. c) A palavra arcabouo(.8) est sendo empregada com o sentido de estrutura, esquema. d) A substituio de se pautou(.8) por se orientou prejudica a correo gramatical do perodo. e) A palavra jusante(.10) tem o mesmo significado de montante. Comentrio Alternativa A: voc j sabe a diferena entre essas expresses e sabe tambm que impossvel a substituio de uma por outra. Alternativa B: reescreva a passagem sem a preposio: Essas guas so utilizadas para gerar energia eltrica e abastecer a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro (cerca de 8 milhes depessoas). Notou alguma incorreo? Pois , no h! Como os segmentos sublinhados esto coordenados e em estruturas paralelas (perceba que as oraes so iniciadas por verbos no infinitivo), a retirada da segunda preposio para no prejudica a correo gramatical. Alternativa D: no h problemas na substituio, quer em relao ao sentido (nortear-se), quer em relao correo gramatical (permanece o emprego da preposio por). Alternativa E: A expresso a jusante significa em direo ao lado em que vaza a mar, ou para onde corre um curso de gua. Resposta C 27. (ESAF/ANA/Analista e Especialista/2009) Assinale a opo em que o trecho do texto est reescrito de forma gramaticalmente errada. Os Lei fundamentos das guas, da Lei n. de 9.433/97, dcadas conhecida de como e

resultaram

discusses

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

43
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 basearam-se federadas
5

nas desde com um em de o uso a

experincias dcada os bem Esses de de de discursos

adotadas 70, dos

pelas alm mais e a de

unidades estarem significativos estabelecem um recurso disso, deve e a sempre Poltica deve do

sintonizados fruns que a natural apregoam ser gua

internacionais. limitado, que, dotado

fundamentos domnio valor de o que pblico econmico. escassez, consumo gesto bacia essa a a que sua

Alm gua deve da gesto humano

situaes para que a

10

usada

prioritariamente animais; para e

dessedentao proporcionar a ser unidade de Nacional


15

mltiplo; Hdricos; contar

hidrogrfica

territorial Recursos

implementao e com

descentralizada

participao

Poder Pblico, dos usurios e das comunidades.


(Adaptado de http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos )

a) Asseveram ainda que a gesto hdrica deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades, e que a bacia hidrogrfica a unidade territorial para a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos.(. 12,a 16) b) Esto sintonizados com os discursos dos mais significativos fruns internacionais.(.4, 5 e 6) c) Esses fundamentos estabelecem que a gua um bem de domnio pblico, dotado de valor econmico, e um recurso natural limitado.(.6, 7 e 8) d) Apregoam tambm que a gesto da gua deve sempre proporcionar o uso mltiplo e que, em situaes de escassez, a gua deve ser usada prioritariamente para o consumo humano e a dessedentao de animais.(. 9, 10 e 11)

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

44
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 e) Os fundamentos da lei conhecida como Lei das guas (Lei n. 9.433/97), basearam-se nas experincias adotadas pelas unidades federadas desde a dcada de 70 e resultou de dcadas de discusses.(. 1, 2, 3 e 4) Comentrio Na ltima alternativa h dois problemas. Repare que o ncleo do sujeito da forma verbal resultou o termo fundamentos, no plural. Isso suficiente para que o verbo tambm v para o plural: resultaram. O outro problema diz respeito pontuao. Basicamente, a vrgula no deve separar nem o sujeito do verbo (como aconteceu na tentativa de parafrasear o texto), nem este do seu objeto (direto ou indireto). Resposta E Um modernos, como
4

governo, est em face de das um

ou a da

uma um Idade de

sociedade, pressuposto Antiga Para poder e ser que Mdia,

nos se a a

tempos apresenta saber: todos a os o da suas deve regras

vinculado

novo a

prpria contar, e

ideia partir com

democracia. relaes espao

democrtico, por

estendidas demarcado da maior

indivduos,
7

poltico pblicas

procedimentos s elegidas que de e,

claros, demandas pela

que, prpria

efetivamente, sociedade,

assegurem parte de

atendimento populao,
10

atravs a de de um

formas de participao/representao. Para e a das isso sociais muitas de como ocorra, contudo, de de impe-se e o gesto reunio, existncia pblico direitos de interesses os associao ncleo desde eficcia questes de instrumentos vezes, reflexo conflitantes, debate

13

vinculadas opinio,

coletivos liberais
16

como

liberdade, inviolveis,

etc.

tendo

pressupostos

informativos

direitos

conquistados,

principalmente,

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

45
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 o
19

incio por

da certo,

Idade Social dos do

Moderna, sculo XX Direitos

e at e

ampliados os dias de Fundamentais

pelo hoje. de

Constitucionalismo Fala-se,

Humanos

todas as geraes ou ciclos possveis.


Rogrio Gesta Leal. Poder poltico, estado e sociedade. Internet: <www.mundojuridico.adv.br> (com adaptaes).

28. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Na organizao da argumentao, o segundo pargrafo do texto estabelece a condio de o debate e a reflexo sobre os direitos humanos vinculados aos interesses coletivos estarem na base da ideia de democracia. Comentrio A condio ressaltada logo no segmento inicial Para que isso ocorra (...) impe-se a existncia e a eficcia de instrumentos de reflexo e o debate pblico.... Note que a existncia e a eficcia de instrumentos de reflexo e o debate pblico so fundamentais para que haja um governo democrtico, com um espao poltico demarcado por regras e procedimentos claros (a ideia sublinhada l. 4-7 retomada pelo pronome demonstrativo isso). Resposta Item certo. 29. (Cespe/TCU/AFCE/2009) O desenvolvimento das ideias demonstra que, na linha 4, a flexo de singular em deve estabelece relaes de coeso e de concordncia gramatical com o termo democracia. Comentrio Embora esteja expresso apenas no perodo anterior,

subentende-se na linha 4 o termo governo, com o qual o verbo deve mantm relaes de coeso e de concordncia. Resposta Item errado. 30. (Cespe/TCU/AFCE/2009) O pronome isso (l.11) exerce, na organizao dos argumentos do texto, a funo coesiva de retomar e resumir o fato de

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

46
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 que as demandas pblicas da maior parte da populao (l.8-9) so escolhidas por meio de formas de participao/representao (l.10). Comentrio Apontei acima a referncia do pronome isso: a ideia de um governo democrtico, com um espao poltico demarcado por regras e procedimentos claros. Resposta Item errado. A ela que saudade e A o O bolso que o onde valeu rosto da a a da alma pena guarda as est aquilo que no

provou deram

aprovou.

Aprovadas

foram

experincias destinado refletido H

alegria.

eternidade.
5

saudade

eternidade memria. alguns eventos com seu

rio do tempo. Ando coisas outros o Mas fazem pelas cavernas e curiosos, vida, a minha lugares, viagens, encontros do de muitas maravilhosas: estranhos da essas nada. minha No sinto cenrios, paradisacos, que marcaram notveis. no me vontade

tempo

pessoas tamanho, No sinto

10

memrias,

despeito vontade

chorar.

de voltar. A eu consulto o meu bolso da saudade. L se encontram pedaos


15

do

meu que filho e de ao

corpo, tenha que menino medo um

alegrias. brilho nem no

Observo mundo uma escuro, antes foram

atentamente, da por na do

nada So noite de sol,

encontro coisas um a de

multiplicidade. outras praia; da do um cai

pequenas,

notadas pipa e do chuva

pessoas: escurido
20

empinando quarto cavalo, de

insnia voz

num a

meio nascer que

filho

que diz: Papai, eu gosto muito capim a gordura;

voc!; em

menino

andando campo

meio fumando

perfumado

velho,

cachimbo,

contemplando

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

47
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 sobre as Diz momentos se a Mas
30

plantas

dizendo: Rosa que

Veja que Certo. no a

como

esto s

agradecidas! em quando Sabedoria ela a graa raros no da que, o fim. de est a vem.

Amigos. Memrias de poemas, de estrias, de msicas.


25

Guimares de em

felicidade Ela se alegria, que ser a beleza vem

distrao... lugares e essa que a

espera, arte s de

imagina. tm uma tocada vivido

provar

degustar arte

quando

dominam

aqueles no que que de

simplicidade. Porque a alegria s mora nas coisas simples. Compreendi para realizar conta, sua ao Cada que Dei-me por vida tem de uma de sonata at e um lbum que beleza, contrrio, seja,

vida

minissonatas.
35

momento

amado,

efmero Um

experincia beleza e de

completa amor

destinada eternidade. nico momento justifica vida inteira.


Rubem Alves. Sobre simplicidade e sabedoria. In: Concerto para corpo e alma. So Paulo: Editora Papirus, 2009 (com adaptaes).

31. (Movens/Pref. de Aracaju-SE/Educador Social/2010) Com base nas ideias do texto, assinale a opo correta. a) b) c) d) Para o autor, as experincias de alegria, de tristeza ou de sofrimento que a alma prova e aprova so guardadas e destinadas eternidade. Ao andar pelas cavernas da memria, o autor encontra somente coisas maravilhosas, que o emocionam e o fazem chorar. No bolso da saudade encontram-se o que para o autor so coisas grandiosas e que se referem a toda sociedade. Para o autor, a sabedoria relaciona-se alegria e simplicidade.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

48
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Comentrio Alternativa A: guardadas e destinadas eternidade so as experincias que deram alegria. O que valeu a pena est destinado eternidade (l. 2-4). No h espao para tristeza e sofrimento. Item errado. Alternativa B: com base no segundo pargrafo, este item est errado: H muitas coisas maravilhosas: cenrios, lugares, alguns paradisacos, outros estranhos e curiosos, viagens, eventos que marcaram o tempo da minha vida, encontros com pessoas notveis. Mas essas memrias, a despeito do seu tamanho, no me fazem nada. No sinto vontade de chorar. (l. 6-11). Alternativa C: item errado, com fundamento na seguinte passagem: A eu consulto o meu bolso da saudade. L se encontram pedaos do meu corpo, alegrias. Observo atentamente, e nada encontro que tenha brilho no mundo da multiplicidade. So coisas pequenas, que nem foram notadas por outras pessoas (l. 13-17). Alternativa D: aqui est a resposta, que se fundamenta no trecho Sabedoria a arte de provar e degustar a alegria, quando ela vem. Mas s dominam essa arte aqueles que tm a graa da simplicidade (l. 27-30) Resposta D 32. (Movens/Pref. de Aracaju-SE/Educador Social/2010) Quanto significao das palavras no texto, assinale a opo que apresenta termo em destaque com sentido denotativo. a) b) c) d) A saudade o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. (linhas 1 e 2) A saudade o rosto da eternidade refletido no rio do tempo. (linhas 4 e 5) Ando pelas cavernas da minha memria. (linha 6) um filho menino empinando uma pipa na praia (linha 17)

Comentrio Eis a diferena entre sentido denotativo e sentido conotativo.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

49
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Denotao Em semntica, a denotao de um termo o objeto ao qual o mesmo se refere. A palavra tem valor referencial ou denotativo quando tomada no seu sentido usual ou literal, isto , naquele que lhe atribuem os dicionrios; seu sentido objetivo, explcito, constante. Ela designa ou denota determinado objeto, referindo-se realidade palpvel. Ex.: O papel foi rabiscado por todos. (papel: sentido prprio, literal) A linguagem denotativa basicamente informativa, ou seja, no produz emoo ao leitor. informao bruta com o nico objetivo de informar. a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remdios, em um manual de instrues etc. Conotao Alm do sentido referencial, literal, cada palavra remete a inmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que so apenas sugeridos, evocando outras ideias associadas, de ordem abstrata, subjetiva. Conotao , pois, o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre de contexto. A linguagem conotativa no exclusiva da literatura, ela empregada em letras de msica, anncios publicitrios, conversas do dia a dia, etc. Ex.: Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o po da vida; o que vem a mim jamais ter fome; e o que cr em mim jamais ter sede. (Joo 6:35) Resposta D 33. (Movens/Pref. de Aracaju-SE/Educador Social/2010) A respeito dos aspectos lingusticos do texto, julgue a proposio seguinte. Nas linhas 22 e 23, o uso das formas verbais fumando, contemplando e dizendo caracteriza um vcio de linguagem que empobrece o texto chamado de gerundismo.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

50
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Comentrio De fato, os verbos esto no gerndio, mas isso no suficiente para caracterizar um gerundismo. A ideia expressa pelos verbos indica a continuidade ou prolongamento das aes de fumar, contemplar e dizer, que se realizam durante o momento de observao do autor. Vejamos o que configura um gerundismo. Minha irm vai estar passando na sua casa s 9 horas. Eu pergunto a vocs: ela nunca vai terminar de passar? POutra (e esta clssica): Vou estar transferindo sua ligao. A transferncia de uma ligao deve ser imediata, sob pena de deixar o cliente o cliente irritado com a demora (risos). O emprego do gerndio nesses casos inapropriado. Se ele indica continuidade de uma ao que se realiza no momento da fala, como empreg-lo com verbos que indicam a realizao de uma ao no futuro? Isso incoerncia. Prefira, no primeiro caso, as formas vai passar ou passar; no segundo, Vou transferir ou Transferirei. Resposta Item errado.

A sua vez Voc j grandinho o suficiente para saber que brincadeira para a vida toda Boa ensaio pai, sabe,
5

parte a

das vida motorista, nenhum no h

brincadeiras Criana polcia, tipo de ningum

infantis brinca ladro por de (e perto,

so ser isso, ao brinca

um me, voc crime). de

para no

adulta.

cozinheiro, ah, quando

implica

propenso

E,

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

51
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 mdico possveis Talvez poucos
10

tambm. antes seja por como que

de

uma fazer que tudo de

forma uma a isso E brincar

de gente tudo , e

viver escolha pare o agora de

todas ou de

as

vidas aos valer. deciso o e isso na de lugar

descoberta. brincar para uma quando

isso se de parar de

perdesse

sentido

viramos Mas madura?

adultos

verdade.

ser

fato,

Atividades imaginrio
15

recreao criatividade, o

lazer a Mas, de a s.

estimulam socializao se ser (ainda Como chegar tudo

e a

facilitam estresse. deixa verdade E quer no produtiva

nos for Vira

ajudam o mais Voc

combater perde s quem a

objetivo,

graa, de

brincadeira. cumprir que a

uma pelo

atividade brinca de brinca

agenda. mentirinha)
20

prazer

brincar.

escreveu

Rubem

Alves,

nenhum j chegou.
QUINTANILHA, Leandro Disponvel em: http://www.vidasimples.abril.com.br/edicoes/073/pe _no_chao/conteudo_399675.shtml

34. (CESGRANRIO/Sec. Administ. TO/Assistente Social/2009) Mas, se tudo isso for o objetivo, perde a graa, deixa de ser brincadeira. (l. 15-16) A justificativa para o que se afirma na passagem acima est na a) b) c) d) e) casualidade com que as atividades de recreao e lazer ocorrem. esporadicidade em relao ao tempo disponvel das pessoas para recreao e lazer. intencionalidade com relao prtica das atividades de recreao e lazer. periodicidade cujo espao de tempo entre uma ocorrncia e outra no surte o efeito esperado. regularidade da prtica de tais atividades, o que faz com que se torne uma rotina na vida das pessoas. 52
sujeitando-se os infratores

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio,

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Comentrio Pela linha argumentativa do texto, conclui-se que as atividades de recreao e lazer devem ocorrer espontaneamente, ser desprovidas de uma intencionalidade que as torne mais uma atividade rotineira e obrigatria. Resposta C 35. (CESGRANRIO/Sec. Administ. TO/Assistente Social/2009) Reescrevendo a passagem retirada do text, o sentido se mantm em a) Boa parte das brincadeiras infantis so um ensaio para a vida adulta. (l. 1-2) - As brincadeiras infantis so, em grande parte, um ensaio para a vida adulta. b) c) d) E, ah, quando no h ningum por perto, brinca de mdico tambm. (l. 5-6) - E, ah, brinca de mdico quando tambm no h ningum por perto. Talvez seja por isso que a gente pare de brincar aos poucos - (l. 8-9) Por isso, talvez, a gente que pare de brincar aos poucos. Mas ser que parar de brincar , de fato, uma deciso madura? (l. 1112) - Mas ser que uma deciso realmente madura no parar de brincar? e) Voc s brinca de verdade (ainda que de mentirinha) pelo prazer de brincar. (l. 18-19) - Ainda que de mentirinha, s voc brinca de verdade pelo prazer de brincar. Comentrio A reescritura de um texto (ou de uma passagem dele) deve respeitar as suas ideias principais. possvel mudar a estruturao sinttica (disposio dos termos, passagem da voz ativa para a passiva) e as palavras do texto, mas disso no deve resultar nenhuma modificao na mensagem transmitida originalmente. A reescritura feita na alternativa B indica que a brincadeira de mdico feita independentemente da presena ou no de alguma pessoa. Notem que, no original, essa brincadeira acontecia no momento especfico em que no havia ningum por perto.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

53
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 A alternativa C, talvez a mais difcil, traz um sutil desvio semntico em relao mensagem original. No texto, a cessao das brincadeiras tida como um fato certo. O que se supe ou discute o motivo dela. No entanto, a forma como o segmento foi reescrito faz com que consideremos a cessao da brincadeira como uma hiptese e que no tenhamos dvidas quanto sua causa. Contribui para a dificuldade de percebermos essa distino o emprego da expresso de realce que. Experimentem retir-la do segmento e vero que no faz falta. A alternativa D, da forma como foi reescrita, admite a deciso de parar de brincar como uma deciso realmente madura, ao contrrio do texto original, que pe em dvida justamente a seriedade de tal deciso. Na ltima alternativa, o vocbulo s empregado antes de voc (= somente voc) , separa-o das outras pessoas, as quais agora no brincam de verdade pelo prazer de brincar. No texto original, o termo voc abrange cada leitor. J na primeira alternativa, Boa e grande servem para exprimir a quantidade relevante, considervel das brincadeiras infantis que so um ensaio para a vida adulta. O deslocamento da expresso que integram (ora no incio da orao, ora no meio) no acarreta nenhuma alterao na coerncia argumentativa do texto. Resposta A 36. (CESGRANRIO/Sec. Administ. TO/Assistente Social/2009) Assinale a afirmativa procedente em relao s ideias do Texto I. a) b) c) d) A fantasia, na idade adulta, cerceia a atividade profissional do indivduo. A fase adulta, por traduzir a realidade, no comporta mais brincadeiras. As brincadeiras na infncia determinam o rumo que a vida do indivduo ir tomar. Atividades de recreao e lazer precisam ter um espao na fase adulta.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

54
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 e) Na fase adulta, as brincadeiras infantis devem ser estimuladas com o intuito de contrabalanar os impactos causados pela realidade. Comentrio A alternativa A contraria o que se infere a partir das linhas 13 a 15. A alternativa B fere a linha argumentativa do texto, que sustenta a importncia das brincadeiras mesmo na fase adulta da vida de uma pessoa. A alternativa C claramente descabida; se assim no o fosse, crianas que brincam de ser ladro estariam propensas ao crime, o que no verdade: (e isso, voc sabe, no implica nenhum tipo de propenso ao crime), linhas 3 e 4. Em relao alternativa E, o texto indica que mesmo na fase adulta as brincadeiras devem ser de verdade, pelo prazer de brincar (l. 18 e 19). Resposta D

Muito bem, agora vamos recordar e colocar em prtica o que sabemos sobre tipologia textual, ltimo tpico da aula de hoje. Quem acompanha as provas da FCC sabe tanto quanto eu que este assunto no comum em suas provas. Portanto temos que nos servir de questes elaboradas por outra instituio para corroborar nosso aprendizado. TIPOLOGIA TEXTUAL Tipologia textual designa uma espcie de sequncia teoricamente definida pela natureza lingustica de sua composio (aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas). Ex.: descrio, narrao, exposio, argumentao e injuno.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

55
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Obs.: Luiz Carlos Travaglia (UFUberlndia/MG) usa o termo dissertao em vez de exposio e argumentao, mas faz distino entre o tipo argumentativo strictu sensu e o tipo no argumentativo stricto sensu. Para expositivo e efeito texto de prova, usaremos (ou as terminologias: texto e

argumentativo

dissertao

expositiva

dissertao argumentativa). Cuidados para evitar envenenamentos


1

Mantenha No utilize

sempre

medicamentos sem

produtos de e

txicos um

fora mdico

do alcance das crianas; medicamentos restos de ler o de orientao e leia a bula antes de consumi-los; No Nunca armazene deixe medicamentos ou a tenha antes ateno de usar ao seu prazo de validade;
7

rtulo

bula

qualquer medicamento; Evite tomar remdio na frente de crianas;


10

No No

ingira utilize

nem

remdio sem

no

escuro

para

que

no e

haja com

trocas perigosas; remdios orientao mdica prazo de validade vencido; Mantenha os medicamentos nas embalagens originais; Cuidado
16

13

com

remdios muito

de

uso

infantil

de de

uso

adulto

com Plulas

embalagens coloridas, e a

parecidas; e

erros

identificao bonitas, adocicados natural das

podem causar intoxicaes graves e, s vezes, fatais; embalagens odor e a garrafas sabor brilhantes despertam atraentes, ateno e

19

curiosidade

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

56
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 crianas;
22

no e

estimule produtos

essa

curiosidade; trancados

mantenha e fora

medicamentos

domsticos

do alcance dos pequenos.


Internet: <189.28.128.100/portal/aplicacoes/noticias> (com adaptaes).

37. (Cespe/MS/Agente Administrativo/2008) O emprego do imperativo nas oito primeiras frases depois do ttulo indica que se trata de um texto narrativo. Comentrio O texto caracteriza-se pelo emprego da linguagem apelativa como meio de persuadir o leitor a adotar certos cuidados quanto manipulao de medicamentos e produtos txicos. As formas verbais empregadas no imperativo afirmativo (Mantenha, Evite) e negativo (No utilize, No armazene) conferem mensagem um tom coercitivo, a fim de que o resultado desejado seja obtido. Alm disso, o fato de o emissor dirige-se diretamente ao receptor por meio do pronome de tratamento (voc, implcito na desinncia verbal) evidencia a tentativa de envolv-lo no processo verbal. O tipo de texto injuntivo ou instrucional. Resposta Item errado. Por obrigao profissional, vivo metido no meio de pessoas de sucesso, como
4

marcadas o brilho Aplauso exponho no faz

pela provoca

notvel a

superao ansiedade a

de do

limites.

Vejo

reconhecimento fazer que a psicologia gosta de

permanente. meia-idade,

vicia. uma

Arriscando-me o

de botequim, frase de livro de auto-ajuda ou reflexes vulgares da desconfiana: tem, em adulto brincar e sucesso contrapartida, magnfica

chance de ser mais feliz, livre do vcio do aplauso, mais prximo das coisas simples. O problema que parece ridculo uma escola
10

informar

aos

pais

que

mais

importante

do

que

gerar

bons

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

57
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 profissionais, mquinas de produo, fazer pessoas felizes por serem o que so e gostarem do que gostam.
Gilberto Dimenstein. O direito de brincar. In: Folha de S. Paulo, 2/11/2001, p. C8 (com adaptaes).

38. (Cespe/PRF/Policial Rodovirio/2004) A opo pelo emprego do ponto de vista em primeira pessoa atribui ao texto certo grau de subjetividade e configura um gnero de artigo em que as opinies so assumidas de forma pessoal. Comentrio frequente o Cespe/UnB fazer esta afirmativa, portanto acostume-se com ela. De fato, o uso de primeira pessoa do singular (eu e suas formas correspondentes: me, mim, comigo) confere ao texto maior grau de subjetividade, pois revela a posio do narrador em relao ao que est sendo tratado. Tambm a opo pelo uso da primeira pessoa do plural (ns e formas correlatas: nos, conosco) pode denotar a inteno do autor em incluir o leitor na relao de pessoas que compartilham de sua opinio. O enunciador pode lanar mo de uma srie de procedimentos por meio dos quais imprime sua marca no enunciado, seja explicitamente, seja implicitamente. Essas marcas que deixam o enunciado mais subjetivo so os pronomes pessoais, as desinncias verbais de pessoa, os pronomes possessivos e os pronomes de tratamento. Ele possui, alm das possibilidades lexicais, escolhas sintticas que propiciam, em princpio, dois tipos de formulaes, a saber: o discurso subjetivo e o discurso objetivo. No primeiro, o enunciador se confessa explicitamente como sendo a fonte avaliadora da assero enunciada, enquanto, no segundo, ele procura apagar qualquer vestgio de sua existncia individual. Resposta Item certo. 39. (Cespe/PRF/Policial Rodovirio/2004) Expresses como vivo metido no meio de pessoas (l. 1) e psicologia de botequim (l. 2) denotam

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

58
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 interesse em produzir um texto coloquial, informal, que se distancia dos gneros prprios do discurso cientfico. Comentrio O discurso cientfico caracteriza-se, entre outros aspectos, pelo emprego de linguagem formal, objetiva e clara. Utiliza o padro estabelecido nas gramticas normativas. Dispensa grias, figuras de linguagem e qualquer construo que denote ambigidade ou ironia. No o caso do texto em anlise, cujas expresses destacadas traduzem informalidade e se aproximam do universo coloquial, imprprio ao gnero cientfico. Resposta Item certo. Um funcionrios avaliado
4

lugar so a dia na

sob dia e

comando por suas com ensino recebem

de prmios Pois

gestores, tm em essas em de um pode o

onde

os pela de A

orientados de

metas, tarefas, sucesso mdio pelo o

desempenho dinheiro so tudo

eficincia menos das escolas

execuo escola

parecer

uma

pblica de a

brasileira.

algumas

prticas

implantadas chama

grupo

estaduais

Pernambuco.

experincia Como

ateno no local,

impressionante avano foi

progresso

dos estudantes depois que ingressaram ali.


10

praxe

quantificado.

Os alunos so testados na entrada, e quase metade deles tirou zero em matemtica e notas entre 1 e 2 em portugus. Isso
13

em

uma

escala 6 a em da que por

de tais mdia

zero

10. Em to

Depois uma poucas alta. das entre

de

trs escolas sada,

anos,

eles pelo uma so uma Os

cravaram Ministrio
16

matrias, foi

em

prova

aplicada h elas e regio.

Educao. as uma

pblicas

brasileiras, caracterstica administradas associao

De o

distingue parceria por

demais: governo da

19

formada

empresrios

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

59
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 professores dos
22

so dos

avaliados pais e metas

em do

quatro diretor

frentes: e Aos

recebem outra

notas pelo

alunos,

ainda

cumprimento

das

acadmicas.

melhores,

concedido bnus no salrio.


Veja, 12/3/2008, p. 78 (com adaptaes).

40. (Cespe/STF/Tcnico Judicirio/2008) Predomina no fragmento o tipo textual narrativo ficcional. Comentrio Nada nele fico. As informaes so verdicas e nos contam a experincia observada em Pernambuco. O intuito dar-nos conhecimento acerca de um fato interessante ocorrido no sistema de educao daquele Estado. O texto dissertativo expositivo. Resposta Item errado. Grupo Mvel O Sr. se lembra quando o Grupo esteve aqui antes? Jacar Hum! Olha, acho que faz uns oito anos...
4

Grupo Mvel Saiu um monte de gente, por que o Sr. no saiu? Jacar , saiu um monte de gente, mas o patro pediu para ficar e eu fiquei. Grupo Jacar Grupo Mvel Mvel O que um o Sr. fez com o dinheiro da indenizao que recebeu na poca?

10

Constru Depois no

barraquinho... o Sr. nada,

Comprei mais

umas alguma Ele

vaquinhas... disso, mais recebeu alm de coisa? Jacar No, recebi comida. disse que eu teria de pagar pelo dinheiro que recebi.
16

13

Grupo Mvel Mais nada?

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

60
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Companheira de Jacar Ele diz que a gente ainda est

devendo e no deixa tirar nossas vacas, diz que so dele. At as


19

leitoas que pegamos no mato ele diz que so dele. Grupo Mvel Por que o Sr. continua trabalhando? Companheira de Jacar Porque ele no quer ir embora sem receber nada. Nem as vacas ele deixa a gente levar. Grupo Mvel Quantos anos o Sr. tem? Jacar Tenho 64 anos. Grupo Mvel E trabalha para ele h quantos anos? Jacar Faz uns 30 anos. Grupo Mvel O Sr. pede dinheiro para ele? Jacar No, no peo. Precisa pedir? Se a gente trabalha, no precisa pedir. O dilema foi do O de Eduardo Ele foi para valor Especial o Silva, retirado Mvel ele das conhecido da de fazenda Combate caderneta como em ao de Jacar, Xinguara, Trabalho poupana, devidas,

22

25

28

31

enfim, no onde Escravo

resolvido. Grupo MTE

Par. foi

abriu

uma

34

depositado

verbas

indenizatrias

cerca de R$ 100 mil.


Revista Trabalho. Braslia: MTE, ago./set./out./2008, p. 43 (com adaptaes).

41. (Cespe/MTE/Agente

Administrativo/2008)

Por

suas

caractersticas

estruturais, correto afirmar que o texto em anlise uma descrio. Comentrio As caractersticas estruturais do texto so tpicas de um texto informativo, cujo gnero a entrevista, muito comum nos meios de comunicao. Normalmente construda em forma de dilogo e sobre um assunto especfico, a entrevista possui um interlocutor determinado e um locutor ou arguidor que conduz a conversa de modo a extrair dela as informaes que deseja. A estrutura de um texto informativo como este pode

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

61
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 ser representada por perguntas e respostas ou por pargrafos propriamente ditos. Resposta Item errado. Trabalho escravo: longe de casa h muito mais de uma semana
1

O degradante de iniciou

resgate uma ao de de que Mvel. Jos no de

de

trabalhadores nas em aes Escravo, 1995,

encontrados do do so j a Grupo MTE. mais a o

em

situao Mvel que mil um

rotina

Especial Desde de caso

Combate suas

Trabalho

operaes, trabalho. h um Galdino saiu

30 de

libertaes desumanas
7

trabalhadores Chamou-me anos oito de casa Silva 30 dos da de Nunca em trabalho recebeu nem conseguir e rever Copaba de teve a foi

submetidos ateno via a no Currais com

condies lembra Grande de para veio Nunca de Copaba dormir retornar uma em de Mvel,

trabalhador Cludio do do ser Grupo Norte,

famlia, das no de 40 de que como Rio

Secchin,

coordenadores Novos, Copaba, 10 de e e anos Durante roa

operaes gosta idade anos,

Natural

10

chamado

trabalhar
13

Norte. fazenda de no

estudou. fazenda, de mata assinada pelo filhos.

passando trabalhando teve a quantas nunca direito

penso perdeu

em pasto. a fez. para

penso, conta

com

derrubada

carteira vezes se por no deste e no cidade casou

16

trabalho No dinheiro

conseguia Quando

juntar

sequer relatou. foi pelo

19

minha

famlia, de

fazenda junho
22

municpio ano, recebeu

paraense

Piarras

fiscalizada Grupo mais

localizado

resgatado R$ 5 mil.

indenizao

trabalhista

Revista Trabalho. Braslia: MTE, ago./set./out./2008, p. 40-2 (com adaptaes).

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

62
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 42. (Cespe/MTE/Administrador/2008) Empregam-se, no texto, alguns

elementos estruturais da narrativa que, nesse caso, so fundamentais para a consolidao de sua natureza informativa e jornalstica. Comentrio A natureza informativa e jornalstica do texto expressa-se por meio do gnero notcia relato de um fato ou de uma srie de fatos relacionados ao mesmo evento, comeando pelo fato ou aspecto mais relevante. Portanto, natural que sejam empregados nesse tipo de texto alguns elementos estruturais da narrativa (quem, o que, quando, onde, como, porque/para que) a partir da notao mais relevante: o resgate de trabalhadores encontrados em situao degradante feito pelo GEMCTE, do MTE. Resposta Item certo. O cinquenta, como
4

termo pelo grupos

groupthinking socilogo se de tornavam temerrias gesto coletivo indivduos supera a Os usuais. esforo aes dos que

foi refns e

cunhado, H. de sua

na

dcada para

de

William

Whyte,

explicar coeso, fracassos. um so e o

prpria

tomando Os processo

decises mental seus coeso das um s das dos

causando

grandes os

manuais

definem ocorre pensam

groupthinking quando da para so para uma do mesma

como grupos forma

uniformes, desejo iluso a de de diferentes

motivao sintomas que gera coletivo membros comumente

avaliar e

alternativas uma levar vises na viso pode

conhecidos: neutralizar

10

invulnerabilidade, teses

otimismo crena grupo; vistos

riscos;

contrrias
13

dominantes;

absoluta e uma como

moralidade distorcida

inimigos,

iludidos,

fracos ou simplesmente estpidos.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

63
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5
16

To contrapor pensamento dominante;

antigas a crtico

como e

o as

conceito vises e e

so

as

receitas estimular

para o viso

patologia: segundo, de desejvel as

primeiro,

preciso alternativas

19

necessrio

adotar de o de

sistemas auditoria; grupo, tomada de de

transparentes terceiro,
22

governana renovar

procedimentos constantemente o processo

forma

oxigenar

discusses

deciso.
Thomaz Wood Jr. O perigo do groupthinking. In: Carta Capital, 13/5/2009, p. 51 (com adaptaes).

43. (Cespe/TCU/AFCE/2009) A sequncia narrativa inicial, relatando a origem do termo groupthinking (l.1), no caracteriza o texto como narrativo, pois integra a organizao do texto predominantemente argumentativo. Comentrio Dificilmente algum escreve um texto homogneo, ou seja, puramente narrativo, descritivo, argumentativo, informativo ou instrucional. No caso do texto da prova, h ainda elementos que descrevem, definem ou caracterizam o conceito de groupthinking. Contudo, o autor do texto, sutilmente (entre elementos narrativos e descritivos), expe seu ponto de vista a respeito dele. No segundo pargrafo, Thomas Wood classifica-o negativamente de patologia e prope categoricamente indesejvel. Resposta Item certo. 44. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Apesar de a definio de groupthinking (l.5-9) sugerir neutralidade do autor a respeito desse processo, o uso metafrico de palavras da rea de sade, como sintomas (l.9), receitas (l.16) e patologia (l.17), orienta a argumentao para o valor negativo e indesejvel de groupthinking. medidas (receitas) para trat-lo, por consider-lo

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

64
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Comentrio Durante o processo descritivo do que groupthinking, o autor tenta se manter imparcial, mas logo deixa transparecer seu ponto de vista sobre ele por meio das palavras citadas pela banca, as quais assumem carga semntica negativa. Resposta Item certo.

No procurei encher sua mente com informaes, minha inteno foi outra: explicar o que realmente importante para quem vai se submeter a uma prova da Carlos Chagas. Que Deus o abenoe e bons estudos! Professor Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

65
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 QUESTES SEM COMENTRIOS

1.

(FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue as assertivas seguintes. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade.

2.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Simplrias? No o so, certamente, essas fbulas, das quais o autor revelou, para surpresa nossa, uma significao mais profunda.

3.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em:

a)

Quando prefeito de Palmeira dos ndios Graciliano, nem todos o sabem, escreveu a propsito de sua gesto, um relatrio que se tornou memorvel.

b)

Ao caracterizar vrias linguagens, correspondentes a vrios ofcios, o autor no deixou de se valer da ironia, essa arma habitual dos cticos.

4.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: O autor do texto, at onde se pode avaliar no investe contra a linguagem tcnica se esta produtiva, mas contra excessos que a tornam ineficaz.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

66
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 5. (FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: As fbulas populares so simplrias? Ora elas significam muito mais do que aparentam, tal como o provou, esse texto de talo Calvino.

6.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances, est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto.

7.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em:

a)

Simplrias, pois sim... As fbulas, na verdade so prenhes de profunda significao, exigindo muita ateno e senso interpretativo, dos leitores.

b)

H quem julgue, essas fbulas, simplrias; mas atente-se bem, para seu sentido profundo, e teremos inevitavelmente, grandes surpresas.

8.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Sim, h quem julgue simplrias, as fbulas populares, mas basta atentarmos para elas e veremos o quanto so capazes, de nos revelar.

9.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: A retrica entendida como arte do discurso, pode ser eficaz ou intil, dependendo dos propsitos e do talento, de quem a manipula.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

67
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5

10. (FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: a) Faltariam a esses novos manifestantes, projetos de sociedade, na opinio do antigo lder estudantil milanez, Mario Capanna, at hoje lembrado, por suas posies stalinistas. b) Ex-lder estudantil, conhecido por suas posies polticas inflexveis, Mario Capanna fez vrios pronunciamentos, a maioria desabonadores, sobre as manifestaes desses jovens.

11. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue a assertiva seguinte. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." equipara a mentira pior forma de roubo: os dois-pontos indicam interveno de novo interlocutor no contexto.

12. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Analista Judicirio) Regulamentados por lei o horrio mximo e as condies mnimas de adequao ao universo da criana, as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenos trabalhadores, facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educao suplementar: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes etc. Considerando-se a redao do texto acima, correto afirmar que: a) o sinal de dois-pontos abre uma enumerao de elementos que particularizam o sentido de educao suplementar.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

68
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 b) seria imprescindvel o emprego de uma vrgula depois do vocbulo atualizaes.

13. (FCC/2009/TRT 16 Regio/Analista Judicirio) H justificativa para esta seguinte alterao de pontuao, proposta para o segmento final do primeiro pargrafo: ...o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e portanto meio ridcula. a) b) c) d) e) o citadino diz que ela caipira querendo dizer que atrasada; e portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer, que atrasada, e, portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e, portanto, meio ridcula. o citadino diz: que ela caipira, querendo dizer: que atrasada, e portanto meio ridcula. o citadino diz que ela caipira querendo dizer: que atrasada, e portanto, meio ridcula.

14. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue as assertivas seguintes. Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser humano moral que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

69
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos os travesses isolam segmento explicativo.

15. (FCC/2010/DNOCS/Contador ) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Ao se comparar a carta com o e-mail, os aspectos que a diferena mais patente, segundo a autora, so o suporte, a temporalidade e a privatizao da correspondncia. b) Pretextando a liberdade de acesso da informao, muitos abusam dos e-mails, enviando-os quem deles no pretende saber o teor nem tomar conhecimento. c) H quem, como a autora, imagine que o e-mail possa acabar sendo o responsvel por um novo alento para uma forma de correspondncia como a carta. d) Fica at difcil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparao das cartas, desde o rascunho at o envio das mesmas, cuja durao era de dias. e) Desde que foi inventado o telefone, a rapidez das comunicaes se impuseram de tal modo que, por conseguinte, a morosidade das cartas passou a ser indesejvel.

16. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) (...) as crianas, seres naturalmente carregados de energia e vitalidade, esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade. Pode-se reconstruir com correo e coerncia a frase acima, comeando por As crianas esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade e complementando com

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

70
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 a) b) c) d) e) em que pesem os seres naturais, imbudos de energia e de vitalidade. no obstante sejam naturalmente providas de muita energia e vitalidade. porquanto constituem-se como seres de natural energia e vitalidade. ainda quando seres incutidos de energia e vitalidade em sua natureza. mesmo quando se mostram atreladas a muita energia e fora vital.

17. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto. a) Deve de ser preocupante para os catlicos, que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. b) c) d) e) Mau-grado seu desempenho nas estatsticas da FGV, esta mesma instituio considera que a Igreja tem mais prestgio que outras classes. A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis, a Igreja, segundo a Fundao Getlio Vargas, prestigiada como instituio democrtica. A FGV, em pesquisas atinentes da Igreja Catlica, chegou a resultados algo controversos, seja pelo prestgio, seja pela contingncia do seus fiis.

18. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) b) c) O escritor talo Calvino manifesta uma grande acuidade na leitura das fbulas populares, interpretando-as em suas estruturas profundas. Tendo em vista uma leitura mais acurada do texto, se perceber de que as simplrias fbulas populares podem at deixar de s-las. No h pessoa pobre em cuja aspirao acabe sendo uma forma de compensar sua condio, imaginando-se um nobre disfarado.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

71
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 d) e) Esto nos destinos extraordinrios toda a argcia das fbulas populares, aonde as reviravoltas simbolizam igualmente transtornos sociais. engenhosa a sensao de um direito subtrado, uma vez que assim se pode aspirar a ser reconstitudo, promovendo-se a propalada justia.

19. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) b) c) d) e) Muito leitor curioso no deixar de pesquisar o famoso relatrio de que trata o texto, providncia de que no se arrepender. Aos leitores curiosos cabero promover pesquisas para encontrar esse relatrio, com o qual certamente no se devero frustrar. Espera-se que os leitores habituais de Graciliano invidem todos os seus esforos no sentido de ler o relatrio, cujo o valor inestimvel. to primoroso esse relatrio que os leitores de Graciliano romancista acharo nele motivos para ainda mais orgulhar-se do mesmo. Sendo pouco comum admirar-se um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio.

20. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Marcelo Coelho, jornalista, no hesitou a contrapor-se com seus colegas de imprensa, nos quais surpreende uma dose exagerada de pessimismo, com o qual no haveria remisso possvel. b) Provavelmente Marcelo Coelho j se havia sentido alvo de mofa ou de zombaria, por parte de colegas seus, que julgando ele um ingnuo, elegiam-se ao mesmo tempo enquanto mestres do pessimismo. c) O autor do texto promoveu uma espcie de diagnstico, daqueles que, na imprensa, optando na estratgia do pessimismo veem nela a reao saudvel de quem no seja necessariamente ingnuo. www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

72
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 d) A indiferena da Amaznia, bem como considerar admissvel que crianas sejam e) bombardeadas, no so ingenuidades, para o autor, mas demonstrao de quem no concorda com a barbrie. O autor do texto no hesita em alinhar-se entre aqueles que, embora cientes dos horrores deste mundo, cultivam a expectativa de uma vida melhor, anunciada por fatos promissores.

Administrao da linguagem Nosso grande escritor Graciliano Ramos foi, como se sabe, prefeito da cidade alagoana de Palmeira dos ndios. Sua gesto ficou marcada no exatamente por atos administrativos ou decises polticas, mas pelo relatrio que o prefeito deixou, terminado o mandato. A redao desse relatrio primorosa, pela conciso, objetividade e clareza (hoje diramos: transparncia), qualidades que vm coerentemente combinadas com a honestidade absoluta dos dados e da autoavaliao rigorosssima, sem qualquer complacncia que faz o prefeito. Com toda justia, esse relatrio costuma integrar sucessivas edies da obra de Graciliano. uma pea de estilo raro e de esprito pblico incomum. Tudo isso faz pensar na relao que se costuma promover entre linguagens e ofcios. Diz-se que h o economs, jargo misterioso dos economistas, o politiqus, estilo evasivo dos polticos, o acadmico, com o cheiro de mofo dos bas da velha retrica etc. etc. E h, por vezes, a linguagem processual, vazada em arcasmos, latinismos e tecnicalidades que a tornam indevassvel para um leigo. H mesmo casos em que se pode suspeitar de estarem os litigantes praticando data venia um vernculo estrito, reservado aos iniciados, espcie de senha para especialistas. No se trata de ir contra a necessidade do uso de conceitos especficos, de no reconhecer a vantagem de se empregar um termo

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

73
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 tcnico em vez de um termo impreciso, de abolir, em suma, o vocabulrio especializado; trata-se, sim, de evitar o exagero das linguagens opacas, cifradas, que pedem traduo para a prpria lngua a que presumivelmente pertencem. O exemplo de Graciliano diz tudo: quando o propsito da comunicao honesto, quando se quer clareza e objetividade no que se escreve, as palavras devem expor luz, e no mascarar, a mensagem produzida. No caso desse honrado prefeito alagoano, a tica rigorosa do escritor e a tica irrepreensvel do administrador eram a mesma tica, assentada sobre os princpios da honestidade e do respeito para com o outro.
(Tarcsio Viegas, indito)

21. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) O autor do texto comenta o relatrio do prefeito Graciliano Ramos para ilustrar a a) b) c) d) e) superioridade de uma linguagem tcnica sobre a no especializada. necessidade comunicao. possibilidade de sanar um problema de expresso pela confisso honesta. viabilidade de uma boa administrao pblica afirmada em boa retrica. vantagem que leva um grande escritor sobre um simples administrador. de combinar clareza de propsito e objetividade na

22. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Atente para as seguintes afirmaes: I. No 1 pargrafo, afirma-se que a administrao do prefeito Graciliano Ramos foi discutvel sob vrios aspectos, mas seu estilo de governar revelou-se inatacvel. II. No 2 pargrafo, uma estreita relao entre linguagens e ofcios dada como inevitvel, apesar de indesejvel, pois os diferentes jarges correspondem a diferentes necessidades da lngua.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

74
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 III. No 3 pargrafo, busca-se distinguir a real eficcia de uma linguagem tcnica do obscurecimento de uma mensagem, provocado pelo abuso de tecnicalidades. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em a) b) c) d) e) I. II. III. I e II. II e III.

23. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) H mesmo casos em que se pode suspeitar de estarem os litigantes praticando data venia um vernculo estrito (...) Nessa passagem do texto, o autor a) b) c) d) e) vale-se de uma linguagem que em si mesma ilustra o caso que est condenando. mostra-se plenamente eficaz na demonstrao do que seja estilo conciso. parodia a linguagem dos leigos, quando comentam a dos especialistas. vale-se de um estilo que contradiz a prtica habitual dos registros pblicos. mostra-se contundente na apreciao das vantagens da retrica.

24. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: a) b) c) sem qualquer complacncia (1 pargrafo) = destitudo de intolerncia. jargo misterioso (2 pargrafo) = regionalismo infuso. vazada em arcasmos (2 pargrafo) = rompida por modismos.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

75
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 d) e) a que presumivelmente pertencem (3 pargrafo) = que se imagina integrarem. assentada sobre os princpios (3 pargrafo) = reprimida com base nos fundamentos.

25. (ESAF/ANA/Analista e Especialista/2009) Assinale a opo correta em relao ao texto. O Programa Hdricos do O Programa / com atores Brasil do ambiental Nacional Governo de PROGUA Brasileiro originou-se e no com de social, da Desenvolvimento Nacional financiado exitosa mantm fortalecimento a gesto de pelo sua dos dos um Banco misso recursos financeiro, assim, o

Recursos programa Mundial.


5

experincia institucional infraestruturas

do de

PROGUA todos os no

Semirido nfase e e na ponto envolvidos

estruturante, hdricos hdricas


10

implantao vista

viveis

tcnico,

econmico,

promovendo,

uso racional dos recursos hdricos.


(http://proagua.ana.gov.br/proagua)

a) O

PROGUA/Semirido

um

dos

subprojetos

derivados

do

PROGUA/Nacional. b) A expresso sua misso estruturante(.5 e 6) refere-se a Banco Mundial(.3 e 4). c) A nfase no fortalecimento institucional de todos os atores envolvidos com a gesto de recursos hdricos exclusiva do PROGUA/Semirido. d) Tanto o PROGUA/Semirido como o PROGUA/Nacional promovem o uso racional dos recursos hdricos.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

76
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 e) A implantao de infraestruturas hdricas viveis do ponto de vista tcnico, financeiro, econmico, ambiental e social exclusiva do PROGUA/Nacional.

26. (ESAF/ANA/Analista e Especialista/2009) Em relao ao texto, assinale a opo correta. O em para


5

Rio

Paraba do Santa gerar

do seu Ceclia

Sul leito

tem por

cerca uma Essas e

de

2/3 obra

de de so

suas

guas

retiradas

transposio utilizadas a Regio de ao e o entre milhes guas a para a de

(RJ). eltrica de

guas (cerca de

energia do Rio Havia

para uso um de a ser

abastecer 8 caso, operao liberada do ano, dessas

Metropolitana pessoas). as da ANA diferentes se e

Janeiro pelo Tambm definir regras mnima

conflitos regies. por

nesse

pautou de em

arcabouo

tcnico

institucional,
10

estabelecendo vazo

reservatrio (rio abaixo),

jusante forma

determinadas

pocas

a compatibilizar os usos.
(Jos Machado http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos/ set.2008.pdf)

a) A substituio de cerca de(.1) por acerca de mantm a correo gramatical do perodo. b) A eliminao de para antes de abastecer(.4) prejudica a correo gramatical do perodo. c) A palavra arcabouo(.8) est sendo empregada com o sentido de estrutura, esquema. d) A substituio de se pautou(.8) por se orientou prejudica a correo gramatical do perodo. e) A palavra jusante(.10) tem o mesmo significado de montante.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

77
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5

27. (ESAF/ANA/Analista e Especialista/2009) Assinale a opo em que o trecho do texto est reescrito de forma gramaticalmente errada. Os Lei fundamentos das guas, nas desde com um em de o uso Recursos e a os bem da Lei n. de de 9.433/97, dcadas adotadas 70, dos conhecida de alm mais e a pelas de como e unidades estarem significativos estabelecem um Alm gua deve da gesto humano recurso disso, deve e a sempre Poltica deve do

resultaram dcada

discusses

basearam-se federadas
5

experincias discursos Esses de de

sintonizados fruns que a natural apregoam ser gua

internacionais. limitado, que, dotado

fundamentos domnio valor de o que pblico econmico. escassez, consumo gesto bacia essa a a que sua

situaes para que a

10

usada

prioritariamente animais; para

dessedentao proporcionar a ser unidade de Nacional


15

mltiplo; Hdricos; contar

hidrogrfica

territorial

implementao e com

descentralizada

participao

Poder Pblico, dos usurios e das comunidades.


(Adaptado de http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos )

a) Asseveram ainda que a gesto hdrica deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades, e que a bacia hidrogrfica a unidade territorial para a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos.(. 12,a 16) b) Esto sintonizados com os discursos dos mais significativos fruns internacionais.(.4, 5 e 6) c) Esses fundamentos estabelecem que a gua um bem de domnio pblico, dotado de valor econmico, e um recurso natural limitado.(.6, 7 e 8)

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

78
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 d) Apregoam tambm que a gesto da gua deve sempre proporcionar o uso mltiplo e que, em situaes de escassez, a gua deve ser usada prioritariamente para o consumo humano e a dessedentao de animais.(. 9, 10 e 11) e) Os fundamentos da lei conhecida como Lei das guas (Lei n. 9.433/97), basearam-se nas experincias adotadas pelas unidades federadas desde a dcada de 70 e resultou de dcadas de discusses.(. 1, 2, 3 e 4)

Um modernos, como novo a prpria contar, e

governo, est em face de das um

ou a da

uma um Idade de

sociedade, pressuposto Antiga Para poder e ser que Mdia,

nos se a a

tempos apresenta saber: todos a os o da suas deve regras

vinculado

ideia partir com

democracia. relaes espao

democrtico, por

estendidas demarcado da maior

indivduos,
7

poltico pblicas

procedimentos s elegidas que de e,

claros, demandas pela

que, prpria

efetivamente, sociedade,

assegurem parte de

atendimento populao,
10

atravs a de de um

formas de participao/representao. Para e a das isso sociais muitas de como ocorra, contudo, de de impe-se e o gesto reunio, existncia pblico direitos de pelo hoje. de interesses os associao ncleo desde de eficcia questes de instrumentos vezes, reflexo conflitantes, debate

13

vinculadas opinio,

coletivos liberais
16

como

liberdade, inviolveis, da certo, Social

etc. o

tendo

pressupostos

informativos e at e

direitos incio

conquistados, Idade do dos Moderna, sculo XX Direitos

principalmente, ampliados os dias

19

Constitucionalismo Fala-se, por

Humanos

Fundamentais

todas as geraes ou ciclos possveis.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

79
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5
Rogrio Gesta Leal. Poder poltico, estado e sociedade. Internet: <www.mundojuridico.adv.br> (com adaptaes).

28. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Na organizao da argumentao, o segundo pargrafo do texto estabelece a condio de o debate e a reflexo sobre os direitos humanos vinculados aos interesses coletivos estarem na base da ideia de democracia.

29. (Cespe/TCU/AFCE/2009) O desenvolvimento das ideias demonstra que, na linha 4, a flexo de singular em deve estabelece relaes de coeso e de concordncia gramatical com o termo democracia.

30. (Cespe/TCU/AFCE/2009) O pronome isso (l.11) exerce, na organizao dos argumentos do texto, a funo coesiva de retomar e resumir o fato de que as demandas pblicas da maior parte da populao (l.8-9) so escolhidas por meio de formas de participao/representao (l.10).

A ela que

saudade e A

o O

bolso que o

onde valeu rosto da

a a da

alma pena

guarda as est

aquilo

que no

provou deram

aprovou.

Aprovadas

foram

experincias destinado refletido H

alegria.

eternidade.
5

saudade

eternidade memria. alguns eventos com seu

rio do tempo. Ando coisas outros o Mas fazem pelas cavernas e curiosos, vida, a minha lugares, viagens, encontros do de muitas maravilhosas: estranhos da essas nada. minha No sinto cenrios, paradisacos, que marcaram notveis. no me vontade

tempo

pessoas tamanho, No sinto

10

memrias,

despeito vontade

chorar.

de voltar.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

80
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 A eu consulto o meu bolso da saudade. L se encontram pedaos
15

do

meu que filho e de ao e

corpo, tenha que menino medo um

alegrias. brilho nem no

Observo mundo uma escuro, antes foram

atentamente, da por na do

nada So noite de sol, sobre

encontro coisas um a de

multiplicidade. outras praia; da do um cai

pequenas,

notadas pipa e do chuva esto s

pessoas: escurido
20

empinando quarto cavalo, de

insnia voz

num a

meio nascer que

filho

que diz: Papai, eu gosto muito capim a gordura;

voc!; em as Diz

menino

andando campo

meio fumando

perfumado Veja que Certo. no a

velho,

cachimbo,

contemplando como

plantas

dizendo: Rosa que

agradecidas! em quando Sabedoria ela a graa raros no da que, o fim. de est a vem.

Amigos. Memrias de poemas, de estrias, de msicas.


25

Guimares de em

felicidade Ela se alegria, que ser a beleza vem

momentos se a Mas
30

distrao... lugares e essa que a

espera, arte s de

imagina. tm uma tocada vivido

provar

degustar arte

quando

dominam

aqueles no que que de

simplicidade. Porque a alegria s mora nas coisas simples. Compreendi para realizar conta, sua ao Cada que Dei-me por vida tem de uma de sonata at e um lbum que beleza, contrrio, seja,

vida

minissonatas.
35

momento

amado,

efmero Um

experincia beleza e de

completa amor

destinada eternidade. nico momento justifica vida inteira.


Rubem Alves. Sobre simplicidade e sabedoria. In: Concerto para corpo e alma. So Paulo: Editora Papirus, 2009 (com adaptaes).

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

81
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 31. (Movens/Pref. de Aracaju-SE/Educador Social/2010) Com base nas ideias do texto, assinale a opo correta. a) b) c) d) Para o autor, as experincias de alegria, de tristeza ou de sofrimento que a alma prova e aprova so guardadas e destinadas eternidade. Ao andar pelas cavernas da memria, o autor encontra somente coisas maravilhosas, que o emocionam e o fazem chorar. No bolso da saudade encontram-se o que para o autor so coisas grandiosas e que se referem a toda sociedade. Para o autor, a sabedoria relaciona-se alegria e simplicidade.

32. (Movens/Pref. de Aracaju-SE/Educador Social/2010) Quanto significao das palavras no texto, assinale a opo que apresenta termo em destaque com sentido denotativo. a) b) c) d) A saudade o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. (linhas 1 e 2) A saudade o rosto da eternidade refletido no rio do tempo. (linhas 4 e 5) Ando pelas cavernas da minha memria. (linha 6) um filho menino empinando uma pipa na praia (linha 17)

33. (Movens/Pref. de Aracaju-SE/Educador Social/2010) A respeito dos aspectos lingusticos do texto, julgue a proposio seguinte. Nas linhas 22 e 23, o uso das formas verbais fumando, contemplando e dizendo caracteriza um vcio de linguagem que empobrece o texto chamado de gerundismo.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

82
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 A sua vez Voc j grandinho o suficiente para saber que brincadeira para a vida toda Boa ensaio pai, sabe,
5

parte a

das vida motorista, nenhum no de isso se de parar de h uma fazer que tudo de

brincadeiras Criana polcia, tipo forma uma a isso E brincar de de gente tudo , e estresse. deixa produtiva de ningum

infantis brinca ladro por viver de (e perto, todas ou de o

so ser isso, ao as brinca

um me, voc crime). de vidas aos valer. deciso o e isso na de lugar

para no

adulta.

cozinheiro, ah, quando tambm. antes seja por como que

implica

propenso

E,

mdico possveis Talvez poucos


10

escolha pare agora de

descoberta. brincar para uma quando

perdesse

sentido

viramos Mas madura?

adultos

verdade.

ser

fato,

Atividades imaginrio
15

recreao criatividade, o

lazer a Mas, de a s.

estimulam socializao se ser (ainda Como chegar tudo

e a

facilitam

nos for Vira

ajudam o mais Voc

combater perde s quem a

objetivo,

graa,

brincadeira. cumprir que a

uma pelo

atividade brinca de brinca

agenda. mentirinha)
20

verdade E quer no

prazer

brincar.

escreveu

Rubem

Alves,

nenhum j chegou.
QUINTANILHA, Leandro Disponvel em: http://www.vidasimples.abril.com.br/edicoes/073/pe _no_chao/conteudo_399675.shtml

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

83
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 34. (CESGRANRIO/Sec. Administ. TO/Assistente Social/2009) Mas, se tudo isso for o objetivo, perde a graa, deixa de ser brincadeira. (l. 15-16) A justificativa para o que se afirma na passagem acima est na a) b) c) d) e) casualidade com que as atividades de recreao e lazer ocorrem. esporadicidade em relao ao tempo disponvel das pessoas para recreao e lazer. intencionalidade com relao prtica das atividades de recreao e lazer. periodicidade cujo espao de tempo entre uma ocorrncia e outra no surte o efeito esperado. regularidade da prtica de tais atividades, o que faz com que se torne uma rotina na vida das pessoas.

35. (CESGRANRIO/Sec. Administ. TO/Assistente Social/2009) Reescrevendo a passagem retirada do text, o sentido se mantm em a) Boa parte das brincadeiras infantis so um ensaio para a vida adulta. (l. 1-2) - As brincadeiras infantis so, em grande parte, um ensaio para a vida adulta. b) c) d) E, ah, quando no h ningum por perto, brinca de mdico tambm. (l. 5-6) - E, ah, brinca de mdico quando tambm no h ningum por perto. Talvez seja por isso que a gente pare de brincar aos poucos - (l. 8-9) Por isso, talvez, a gente que pare de brincar aos poucos. Mas ser que parar de brincar , de fato, uma deciso madura? (l. 1112) - Mas ser que uma deciso realmente madura no parar de brincar? e) Voc s brinca de verdade (ainda que de mentirinha) pelo prazer de brincar. (l. 18-19) - Ainda que de mentirinha, s voc brinca de verdade pelo prazer de brincar.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

84
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 36. (CESGRANRIO/Sec. Administ. TO/Assistente Social/2009) Assinale a afirmativa procedente em relao s ideias do Texto I. a) b) c) d) e) A fantasia, na idade adulta, cerceia a atividade profissional do indivduo. A fase adulta, por traduzir a realidade, no comporta mais brincadeiras. As brincadeiras na infncia determinam o rumo que a vida do indivduo ir tomar. Atividades de recreao e lazer precisam ter um espao na fase adulta. Na fase adulta, as brincadeiras infantis devem ser estimuladas com o intuito de contrabalanar os impactos causados pela realidade. Cuidados para evitar envenenamentos
1

Mantenha No utilize

sempre

medicamentos sem

produtos de e

txicos um

fora mdico

do alcance das crianas; medicamentos restos de ler o de orientao e leia a bula antes de consumi-los; No Nunca armazene deixe medicamentos ou a tenha antes ateno de usar ao seu prazo de validade;
7

rtulo

bula

qualquer medicamento; Evite tomar remdio na frente de crianas;


10

No No

ingira utilize

nem

remdio sem

no

escuro

para

que

no e

haja com

trocas perigosas; remdios orientao mdica prazo de validade vencido; Mantenha os medicamentos nas embalagens originais; Cuidado
16

13

com

remdios muito

de

uso

infantil

de de

uso

adulto

com

embalagens

parecidas;

erros

identificao

podem causar intoxicaes graves e, s vezes, fatais;

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

85
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Plulas
19

coloridas, e a no e

embalagens odor e a essa

e e

garrafas sabor

bonitas, adocicados das fora

brilhantes despertam crianas; medicamentos

atraentes, ateno estimule produtos

curiosidade curiosidade;

natural e

mantenha

22

domsticos

trancados

do alcance dos pequenos.


Internet: <189.28.128.100/portal/aplicacoes/noticias> (com adaptaes).

37. (Cespe/MS/Agente Administrativo/2008) O emprego do imperativo nas oito primeiras frases depois do ttulo indica que se trata de um texto narrativo.

Por obrigao profissional, vivo metido no meio de pessoas de sucesso, como o marcadas brilho Aplauso exponho no faz pela provoca vicia. uma sucesso notvel a superao ansiedade a adulto de do limites. Vejo reconhecimento fazer que a psicologia gosta de

permanente. meia-idade,

Arriscando-me o

de botequim, frase de livro de auto-ajuda ou reflexes vulgares da desconfiana: tem, em brincar e contrapartida, magnfica

chance de ser mais feliz, livre do vcio do aplauso, mais prximo das coisas simples. O problema que parece ridculo uma escola
10

informar

aos

pais

que

mais

importante

do

que

gerar

bons

profissionais, mquinas de produo, fazer pessoas felizes por serem o que so e gostarem do que gostam.
Gilberto Dimenstein. O direito de brincar. In: Folha de S. Paulo, 2/11/2001, p. C8 (com adaptaes).

38. (Cespe/PRF/Policial Rodovirio/2004) A opo pelo emprego do ponto de vista em primeira pessoa atribui ao texto certo grau de subjetividade e configura um gnero de artigo em que as opinies so assumidas de forma pessoal.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

86
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 39. (Cespe/PRF/Policial Rodovirio/2004) Expresses como vivo metido no meio de pessoas (l. 1) e psicologia de botequim (l. 2) denotam interesse em produzir um texto coloquial, informal, que se distancia dos gneros prprios do discurso cientfico.

Um funcionrios avaliado

lugar so a dia na

sob dia e

comando por suas com ensino recebem

de prmios Pois

gestores, tm em essas em de um pode o

onde

os pela de A

orientados de

metas, tarefas, sucesso mdio pelo o

desempenho dinheiro so tudo

eficincia menos das escolas

execuo escola

parecer

uma

pblica de a

brasileira.

algumas

prticas

implantadas chama

grupo

estaduais

Pernambuco.

experincia Como

ateno no local,

impressionante avano foi

progresso

dos estudantes depois que ingressaram ali.


10

praxe

quantificado.

Os alunos so testados na entrada, e quase metade deles tirou zero em matemtica e notas entre 1 e 2 em portugus. Isso
13

em

uma

escala 6 a em da que por so dos das

de tais mdia

zero

10. Em to

Depois uma poucas alta. das entre

de

trs escolas sada,

anos,

eles pelo uma so uma Os notas pelo

cravaram Ministrio
16

matrias, foi

em

prova

aplicada h elas e regio. recebem outra melhores,

Educao. as uma

pblicas

brasileiras, caracterstica administradas associao professores dos alunos, cumprimento

De o

distingue parceria por em e do

demais: governo da e ainda Aos

19

formada pais

empresrios quatro diretor

avaliados metas

frentes:

22

acadmicas.

concedido bnus no salrio.


Veja, 12/3/2008, p. 78 (com adaptaes).

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

87
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 40. (Cespe/STF/Tcnico Judicirio/2008) Predomina no fragmento o tipo textual narrativo ficcional.

Grupo Mvel O Sr. se lembra quando o Grupo esteve aqui antes? Jacar Hum! Olha, acho que faz uns oito anos...
4

Grupo Mvel Saiu um monte de gente, por que o Sr. no saiu? Jacar , saiu um monte de gente, mas o patro pediu para ficar e eu fiquei. Grupo Jacar Grupo Mvel Mvel O que um o Sr. fez com o dinheiro da indenizao que recebeu na poca?

10

Constru Depois no

barraquinho... o Sr. nada,

Comprei mais

umas alguma Ele

vaquinhas... disso, mais recebeu alm de coisa? Jacar No, recebi comida. disse que eu teria de pagar pelo dinheiro que recebi.
16

13

Grupo Mvel Mais nada? Companheira de Jacar Ele diz que a gente ainda est devendo e no deixa tirar nossas vacas, diz que so dele. At as

19

leitoas que pegamos no mato ele diz que so dele. Grupo Mvel Por que o Sr. continua trabalhando? Companheira de Jacar Porque ele no quer ir embora sem receber nada. Nem as vacas ele deixa a gente levar. Grupo Mvel Quantos anos o Sr. tem? Jacar Tenho 64 anos. Grupo Mvel E trabalha para ele h quantos anos? Jacar Faz uns 30 anos.

22

25

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

88
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 Grupo Mvel O Sr. pede dinheiro para ele?
28

Jacar No, no peo. Precisa pedir? Se a gente trabalha, no precisa pedir. O dilema foi do O de Eduardo Ele foi para valor Especial o Silva, retirado Mvel ele das conhecido da de fazenda Combate caderneta como em ao de Jacar, Xinguara, Trabalho poupana, devidas,

31

enfim, no onde Escravo

resolvido. Grupo MTE

Par. foi

abriu

uma

34

depositado

verbas

indenizatrias

cerca de R$ 100 mil.


Revista Trabalho. Braslia: MTE, ago./set./out./2008, p. 43 (com adaptaes).

41. (Cespe/MTE/Agente

Administrativo/2008)

Por

suas

caractersticas

estruturais, correto afirmar que o texto em anlise uma descrio.

Trabalho escravo: longe de casa h muito mais de uma semana


1

O degradante de iniciou

resgate uma ao de de que Mvel. Jos no de

de

trabalhadores nas em aes Escravo, 1995,

encontrados do do so j a Grupo MTE. mais a o

em

situao Mvel que mil um

rotina

Especial Desde de caso

Combate suas

Trabalho

operaes, trabalho. h um Galdino saiu

30 de

libertaes desumanas
7

trabalhadores Chamou-me anos oito de casa Silva 30 dos da de Nunca em

submetidos ateno via a no Currais com

condies lembra Grande de para veio Nunca

trabalhador Cludio do do ser Grupo Norte,

famlia, das no de 40 de como Rio

Secchin,

coordenadores Novos, Copaba, 10 de e anos Durante roa

operaes gosta idade anos,

Natural

10

chamado

trabalhar
13

Norte. fazenda

estudou. fazenda, de mata

passando trabalhando

penso

em pasto.

penso,

com

derrubada

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

89
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 teve
16

carteira vezes se por no deste e no cidade casou

de no

trabalho recebeu nem teve a

assinada pelo filhos. famlia, de

perdeu que

a fez. para

conta

de

quantas nunca direito

trabalho No dinheiro

Copaba dormir retornar uma em de Mvel,

conseguia Quando

conseguir e rever Copaba de

juntar

sequer relatou. foi pelo

19

minha

fazenda junho
22

municpio ano, recebeu

paraense foi

Piarras

fiscalizada Grupo mais

localizado

resgatado R$ 5 mil.

indenizao

trabalhista

Revista Trabalho. Braslia: MTE, ago./set./out./2008, p. 40-2 (com adaptaes).

42. (Cespe/MTE/Administrador/2008)

Empregam-se,

no

texto,

alguns

elementos estruturais da narrativa que, nesse caso, so fundamentais para a consolidao de sua natureza informativa e jornalstica.

O cinquenta, como tomando Os processo

termo pelo grupos

groupthinking socilogo se de tornavam temerrias gesto coletivo indivduos supera a Os usuais. esforo aes dos que

foi refns e

cunhado, H. de sua

na

dcada para

de

William

Whyte,

explicar coeso, fracassos. um so e o

prpria

decises mental seus coeso das um s das dos

causando

grandes os

manuais

definem ocorre pensam

groupthinking quando da para so para uma do mesma

como grupos forma

uniformes, desejo iluso a de de diferentes

motivao sintomas que gera coletivo membros comumente

avaliar e

alternativas uma levar vises na viso pode

conhecidos: neutralizar

10

invulnerabilidade, teses

otimismo crena grupo; vistos

riscos;

contrrias
13

dominantes;

absoluta e uma como

moralidade distorcida

inimigos,

iludidos,

fracos ou simplesmente estpidos.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

90
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5
16

To contrapor pensamento dominante;

antigas a crtico

como e

o as

conceito vises e e

so

as

receitas estimular

para o viso

patologia: segundo, de desejvel as

primeiro,

preciso alternativas

19

necessrio

adotar de o de

sistemas auditoria; grupo, tomada de de

transparentes terceiro,
22

governana renovar

procedimentos constantemente o processo

forma

oxigenar

discusses

deciso.
Thomaz Wood Jr. O perigo do groupthinking. In: Carta Capital, 13/5/2009, p. 51 (com adaptaes).

43. (Cespe/TCU/AFCE/2009) A sequncia narrativa inicial, relatando a origem do termo groupthinking (l.1), no caracteriza o texto como narrativo, pois integra a organizao do texto predominantemente argumentativo.

44. (Cespe/TCU/AFCE/2009) Apesar de a definio de groupthinking (l.5-9) sugerir neutralidade do autor a respeito desse processo, o uso metafrico de palavras da rea de sade, como sintomas (l.9), receitas (l.16) e patologia (l.17), orienta a argumentao para o valor negativo e indesejvel de groupthinking.

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

91
infratores

L u c i a

T a v a r e s ,

C P F : 4 9 1 8 2 5 6 0 4 0 4

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS PARA TRIBUNAIS PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 5 GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Item certo Item certo B Item errado Item errado Item errado Itens errados Item errado Item errado 29. Item errado 30. Item errado 31. D 32. D 33. Item errado 34. C 35. A 36. D 37. Item errado 38. Item certo 39. Item certo 40. Item errado 41. Item errado 42. Item certo 43. Item certo 44. Item certo

10. B 11. Item certo 12. A 13. C 14. Item certo 15. C 16. B 17. D 18. A 19. A 20. E 21. B 22. C 23. A 24. D 25. D 26. C 27. E 28. Item certo

www.pontodosconcursos.com.br
qualquer ttulo, a sua reproduo, responsabilizao civil e criminal. cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os

92
infratores

Vous aimerez peut-être aussi