Vous êtes sur la page 1sur 1

Geografia - Prof.

Silvio
Antrtida ou Antrtica
O Nome do Continente - Antrtida ou Antrtica
Embora obscurecido pela Idade Mdia, o conhecimento de que a Terra era esfrica j era sabido pelos antigos Gregos. Chegou-se a calcular seu raio com pouca margem de erro, quando o diretor da biblioteca de Alexandria, Eratstenes, em 331 a.C. descobriu anotaes interessantes sobre a posio de sombras durante um solstcio de vero boreal na cidade de Siena (s margens do mar Vermelho, Egito antigo). Outras observaes da esfericidade da Terra eram bem claras durante os eclipses lunares.
O Nome do Continente Escola Estadual Prof. Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP 18/03/2012

Os antigos conheciam as terras do Norte e sabiam da existncia das regies geladas do rtico e das regies quentes equatoriais prximas no continente africano. Imaginando a simetria de um corpo celeste esfrico, concluram que deveria haver uma regio fria na outra extremidade do planeta. Como sobre o plo Norte h a estrela polar (Polaris), pertencente constelao da Ursa Menor, a regio fria do Norte recebeu o nome de Arktus (h grafias Arktikus), que significa Ursa Menor. Ento, pela derivao e simetria, a concluso que se chegou foi da existncia de uma regio fria ao Sul. Assim nasceu o nome Anti-rtico, ou contrrio da Ursa Menor. Formou-se as palavras derivadas antrtico, usada como adjetivo e o substantivo Antrtica, para nomear o continente. Mas nem sempre a lngua portuguesa foi fiel s origens gregas, da a formao do substantivo latino Antrtida. Como lembrou muito bem Ulisses Capozoli, Prof. Aristides Pinto Coelho e outros escritores, os quais eu mesmo defendo: a grafia Antrtida soa muito mais interessante e potica, pois remonta um mistrio de continente perdido como a lendria Atlntida e que faz justia a ele em toda a sua plenitude, mesmo porque, no existe uma rtica. S por este fato, a Antrtida j se torna mpar! o nico continente polar do planeta. Alm do mais, estas terras continuam sua deriva, como todas os outras da Terra e, num futuro distante, deixar de ser a antpoda da regio rtica. Oficialmente, o governo brasileiro adotou o termo Antrtica para descrever o continente nos seus trabalhos e documentos. Notoriamente, ambos os modos esto corretos. muito comum encontrar nos jornais e livros a grafia Antrtida.

Antrtida - a geografia do continente gelado e as operaes brasileiras - Ricardo Felicio

Ricardo Felicio, Antrtida , Confins [Online], 1 | 2007, posto online em 11 Junho 2007, Consultado em 15 Maro 2012. URL : http://confins.revues.org/122 ; DOI : 10.4000/confins.122

Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP - Brasil

Vous aimerez peut-être aussi