Vous êtes sur la page 1sur 3

Pacta sunt servanda CONCEITO DE CONTRATO: Contrato o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurdica, destinada a estabelecer

r uma regulamentao de interesses entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relaes jurdicas de natureza patrimonial. REQUISITOS: art. 82 - C.C.

a) Requisitos subjetivos: existncia de duas ou mais pessoas; capacidade genrica para


praticar os atos da vida civil.; aptido especfica para contratar ; consentimento das partes contratantes.

b) Requisitos objetivos: licitude do objeto do contrato; possibilidade fsica ou jurdica do


objeto do negcio jurdico; determinao do objeto do contrato ; economicidade de seu objeto.

c) Requisitos formais: art. 129, e 1.079- C.C.

Existem ainda alguns negcios jurdicos que produzem efeito com apenas a vontade de uma nica pessoa, so chamados de negcios jurdicos unilaterais e no so contratos, exemplo disso o testamento que produz efeitos aps a morte do testador e no depende da vontade dos herdeiros para produzir efeitos. Pelo princpio do consensualismo, o contrato vale e produz efeitos mesmo que formulado verbalmente, ou seja, independe de documento escrito.

EFEITOS JURDICOS DA OBRIGATORIEDADE 1) O contrato deve ser cumprido como se lei fosse para os contraentes; 2) O contratante no pode liberar unilateralmente do vnculo obrigacional, exceto se houver clusula em que o contratante se reservar o poder de isentar-se do liame por sua exclusiva vontade, ou que esse efeito liberatrio resulte da prpria natureza do contrato, como ocorre com a fiana sem preazo determinado ( 1500 ), ou, ainda, que se tenha ajustado o direito de arrependimento. 3) O contrato poder atingir pessoas que no o estipularam. Ex.: os sucessores, a ttulo universal, porque o princpio geral o de que o contrato no beneficia nem prejudica terceiros. Os sucessores, a ttulo singular, como no caso de quem adquiriu do cedente direitos contratuais, so alheios ao contrato. 4) Estipulao em favor de terceiros : contrato entre duas pessoas, em que uma ( estipulante ) convenciona com outra ( promitente ) certa vantagem patrimonial em proveito de 3, alheio formao do ajuste contratual ( contrato de seguro ).

a) o promitente se obriga a beneficiar o terceiro, mas nem por isso se desobriga ante o estipulante, visto que este, pelo art. 1 098 CC, tem o direito de exigir o adimplemento da obrigao e at reservar-se o direito de substituir o terceiro beneficirio; o estipulante pode exonerar o promitente, se o contrato no houver clusula que d ao beneficirio o direito de reclamar-lhe a promessa. 5) Contrato por terceiro : quando uma pessoa se compromete a obter prestao de fato de um terceiro no participante dele - contrato - ( 929 CC ). Ex.: A promete a B obter de C a realizao ou a execuo da prestao em proveito de B. Se C executar a prestao, o devedor primrio A se libera; se C no execut-la, A ser inadimplente e responder por perdas e danos ( Obrigao de fazer ).

EFEITOS PARTICULARES DO CONTRATO a) direito de reteno; b) exceptio non adimpleti contractus; c) vcios redibitrios; d) evico.

Os contratos existem para serem cumpridos. Este brocardo traduo livre do latim pacta sunt servanda. muito mais que um dito jurdico, porm. Encerra um princpio de Direito, no ramo das Obrigaes Contratuais. o princpio da fora obrigatria, segundo o qual o contrato faz lei entre as partes. Diz Orlando Gomes a respeito da fora obrigatria do contrato que, "celebrado que seja, com observncia de todos os pressupostos e requisitos necessrios sua validade, deve ser executado pelas partes como se suas clusulas fossem preceitos legais imperativos." Segundo Maria Helena Diniz, tal princpio se justifica porque "o contrato, uma vez concludo livremente, incorpora-se ao ordenamento jurdico, constituindo um a verdadeira norma de direito". Para a mestra gacha Cludia Lima Marques, a vontade das partes o fundamento absoluto da fora obrigatria. De acordo com a jurista, "uma vez manifestada esta vontade, as partes ficariam ligadas por um vnculo, donde nasceriam obrigaes e direitos para cada um dos participantes, fora obrigatria esta, reconhecida pelo direito e tutelada judicialmente." Consoante esta teoria, as clusulas contratuais devem ser cumpridas como regras incondicionais, sujeitando as partes do mesmo modo que as normas legais.

A obrigatoriedade, todavia, no absoluta. H que se respeitar a lei e, sobretudo, outros princpios com os quais o da fora obrigatria coexiste, como o da Boa-f, o da Legalidade (4), o da Igualdade (5), entre tantos outros; afinal, os princpios gerais do Direito integram um sistema harmnico. Assim, se pode dizer que pacta sunt servanda o princpio segundo o qual o contrato obriga as partes nos limites da lei. Em princpio ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, seno em virtude de lei. a lei o imperativo da conduta das pessoas. Sendo assim, a lei empresta ao contrato sua fora e da a mxima popular pela qual o contrato lei entre as partes. O combinado entre as partes deve ser cumprido, pois tem fora de lei e, da mesma forma como h penalidade para quem descumpre a lei, haver penalidade para quem descumpre o contrato. A pena representar a indenizao dos prejuzos pelo contratante culpado

Lembrando-se que a pacta ela absoluta, vez o que verifica fala de requisitos, logo, na falta de um requisito, ento falta pacta, faltando pacta no h obrigatoriedade de se seguir o contrato, logo, no existe relativao a pacta, o que existe a falta dela frente a falta de seus requisitos, at por fora do princpio Constitucional da segurana jurdica no pode haver relativao da pacta, por que por si s ela absoluta, assim como a lei.

Vous aimerez peut-être aussi