Vous êtes sur la page 1sur 4

A LEI 4.

950 A/66

O artigo 5 o dispe sobre a remunerao mnima devida aos profissionais: seis salrios mnimos para os contratos que prevem seis horas de jornada diria; - O artigo 6 desta Lei dispe sobre a remunerao mnima devida aos profissionais, cujas atividades exigem jornada superior a seis horas dirias. Considerando estes artigos e em conformidade com as decises do TST, para as atividades que exijam jornada superior a 6 horas, o Salrio Mnimo Profissional era obtido tomando-se por base o custo da hora fixado no artigo 5, acrescido do adicional de 25%, ou seja, para cada hora excedente 6, acrescenta-se ao valor inicial de 6 salrios mnimos 0,25 salrio mnimo por hora.

1. Profissional contratado para uma jornada de 6 horas. O seu Salrio Mnimo Profissional assim calculado: S.M.P. = 6 X Salrio Mnimo. Quando esse profissional, eventualmente, trabalhar mais de 6 horas por dia, dever receber este excedente como Horas Extras. Neste caso, o valor da Hora Extra obtido: Hora Extra = 1,50 X Salrio Mensal/180 horas. 2. Profissional contratado para uma jornada de 7 horas. O seu Salrio Mnimo Profissional assim calculado: S.M.P.=(6 + 1,25) X Salrio Mnimo = 7,25 X Salrio Mnimo Quando esse profissional, eventualmente, trabalhar mais de 7 horas dirias, dever receber este excedente como Horas Extras. Neste caso, o valor da Hora Extra obtido: Hora Extra = 1,50 X Salrio Mensal/210 horas.

203. Profissional contratado para uma jornada diria de 8 horas. O seu Salrio Mnimo Profissional assim calculado: S.M.P. = (6 + 1,25 + 1,25) Salrio Mnimo = 8,5 X Salrio Mnimo Quando esse profissional, eventualmente, trabalhar mais de 8 horas dirias, dever receber o excedente como Horas Extras. Neste caso, o valor da Hora Extra obtido: Hora Extra = 1,50 X Salrio Mensal/220 horas. Porm, ao considerar-se os critrios defendidos pelas entidades sindicais, luz da interpretao que fazem da Constituio Federal de 1988, resulta que o valor do Salrio Mnimo Profissional, conforme o caso, o seguinte: 4. Profissional contratado para uma jornada de 7 horas. S.M.P. = (6 + 1,5 ) X Salrio Mnimo = 7,5 X Salrio Mnimo Hora Extra = 1,5 X Salrio Mensal/210 horas 5. Profissional contratado para uma jornada de 8 horas. S.M.P. = ( 6 + 1,5 + 1,5 ) X Salrio Mnimo = 9 X Salrio Mnimo Hora Extra = 1,5 X Salrio Mensal/220 horas Ilustram essa matria dois acrdos do Tribunal Superior do Trabalho ANEXO 7. No acrdo Ac. 3 T-6224/94, o TST afirma:

CONFEA CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA Novo Cdigo de tica Profissional 4 - Dos deveres Art. 9 - No exerccio da profisso so deveres do profissional: I - ante ao ser humano e a seus valores:

a. oferecer seu saber para o bem da humanidade; b. harmonizar os interesses pessoais aos coletivos; c. contribuir para a preservao da incolumidade pblica; d. divulgar os conhecimentos cientficos, artsticos e tecnolgicos inerentes profisso; II - Ante profisso: a. identificar-se e dedicar-se com zelo profisso; b. conservar e desenvolver a cultura da profisso; c. preservar o bom conceito e o apreo social da profisso; d. desempenhar sua profisso ou funo nos limites de suas atribuies e de sua capacidade pessoal de realizao; e. empenhar-se junto aos organismos profissionais no sentido da consolidao da cidadania e da solidariedade profissional e da coibio das transgresses ticas; III - Nas relaes com os clientes, empregadores e colaboradores: a. dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princpio da eqidade; b. resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, salvo em havendo a obrigao legal da divulgao ou da informao; c. fornecer informao certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal; d. atuar com imparcialidade e impessoalidade em atos arbitrais e periciais; e. considerar o direito de escolha do destinatrio dos servios, ofertando-lhe, sempre que possvel, alternativas viveis e adequadas s demandas em suas propostas; f. alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos s prescries tcnicas e s conseqncias presumveis de sua inobservncia; g. adequar sua forma de expresso tcnica s necessidades do cliente e s normas vigentes aplicveis; IV - Nas relaes com os demais profissionais:

a. atuar com lealdade no mercado de trabalho, observando o princpio da igualdade de condies; b. manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exerccio da profisso; c. preservar e defender os direitos profissionais; V - Ante ao meio: a. orientar o exerccio das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentvel; b. atender, quando da elaborao de projetos, execuo de obras ou criao de novos produtos, aos princpios e recomendaes de conservao de energia e de minimizao dos impactos ambientais; c. considerar em todos os planos, projetos e servios as diretrizes e disposies concernentes preservao e ao desenvolvimento dos patrimnios scio-cultural e ambiental.

http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1010

Considerando a Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de engenheiro agrnomo;

Vous aimerez peut-être aussi