Vous êtes sur la page 1sur 4

O Senhor te abenoe e te guarde: O Senhor faa resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericrdia de ti; o Senhor sobre ti levante

o seu rosto e te d a Paz. (Nm 6.24-26)

NMEROS Nmeros, considerado como o Livro da Peregrinao. Seu nome extrado de duas contagens entre os israelitas: a primeira no monte Sinai e a segunda nas campinas de Moabe. Entre o ltimo captulo de xodo e o primeiro de Nmeros decorre um ms, sendo interposto pelo livro de Levtico. Ocupa um perodo de aproximadamente trinta e oito anos e nove meses. O Trgico fracasso de Israel em Cades-Barnia, ao querer entrar fora em Cana e possuir a Terra Prometida, acontece entre as contagens e os incrdulos so condenados a peregrinar no deserto at que morram. S Calebe e Jos escapam. TTULO Os hebreus deram-lhe o nome de Wayyedabber Falou o Senhor, ou frequentemente, Bamidbar No deserto, em razo do seu primeiro versculo. Os tradutores gregos chamaram-no de Nmeros (Arithmoi), por causa do censo nos captulos 1, 3 e 26. AUTOR Tradicionalmente, estudiosos judeus e cristos atribuem a composio de Nmeros a Moiss, o legislador hebreu. No entanto o livro tem apenas uma referncia a Moiss como autor do material (v. 33.2). O livro em algumas passagens explicita que os sacerdotes tambm registravam e preservavam as instrues e regras divinas, especialmente pertinentes aos deveres com relao ao Tabernculo. (v.5.23). DATA Concludo em 1405 a.c, perodo de tempo abrangido: 1444 1405 a.C. (Cronologia ps-xodo) TEMA DO LIVRO Preparativos para o servio na rota do Sinai ao Jordo. OBJETIVOS DO LIVRO Preservar um registro da pacincia de Deus para com o povo. Demonstrar que a misericrdia no impediu a justia de Deus quanto aos pecados do povo (conhea melhor o A.T pg 61)

CENRIO HISTRICO Este livro trata de duas geraes: A que saiu do Egito, A que iria entrar em Cana.

A ORDEM DO ACAMPAMENTO Feita pensando nos detalhes, com preciso militar, a ordem das Tribos eram dispostas em localizaes especficas ao redor do Tabernculo. Elas tambm seguiam uma ordem de marcha quando viajavam, pois era necessrio que assim fizessem (devido a grande multido de pessoas). Jud e as tribos do leste marchavam na frente: Issacar e Zebulom. O Tabernculo era protegido pelas tribos do sul e do oeste: Naftali, Aser e D Gade, Simeo e Rben. As tribos do norte fechavam a retaguarda (Efraim, Manasss e Benjamim). Os coatitas levavam A moblia do Tabernculo, os gersonitas e os meraritas levavam o Tabernculo e os Levitas levavam a arca. ROTEIRO DE MARCHA Sinai Deseto de Par Cades-Barnis Monte de Hor Campinas de Moabe Do Monte Sinai a Cades A crise em Cades Os anos de Peregrinao De Cades s plancies de Moabe

RBEM, GADE E A MEIA TRIBO DE MANASSS NA TRANSJORDNIA (Nm 32) Moiss no aprovava a motivao dessas tribos em se instalarem na Transjordnia. Ele v nisso um tipo de rebelio e desero, embora at desse seu consentimento.

O motivo apresentado por eles era o de que as terras da Transjordnia so prprias para o gado. Pareciam dirigidos pelo gado. Mais tarde estas tribos sofreram ataques dos inimigos de Israel. Foram os primeiros a se levados cativos pela Assria. Isso nos sugere o perigo que h em ser atrado por coisas de curto prazo e simplesmente terrenas, sem buscar a Deus primeiramente nas decises. NO DESERTO DE SINAI No livro de Levtico vemos Deus preparando o povo para ador-lo, no livro de Nmeros o que vemos Deus ensinando e preparando este mesmo povo para enfrentar seus inimgos em guerra. Deus tambm deseja prepar-los para o servio, at que entrassem na terra.

Por isso Deus ordena a Moiss que faa o censo do povo (603.550 homens com idade superior a 20 anos), capazes de sair guerra (Nm 1,2,3), somente os levitas no deveriam ser contados, pois ficariam encarregados dos servios referentes ao Tabernculo. Eles deveriam armar e desarm-lo e acampar-se ao redor deles. Referente tambm aos levitas deve-se notar uma distino entre os sacerdotes e os levitas. Todos os sacerdotes eram levitas, mas nem todos os levitas eram sacerdotes. Os levitas ficaram em lugar dos primognitos e receberam cidades para habitarem, com arredores para seu gado. Eles deviam receber 48 cidades, sendo 42 para eles e 6 para servirem como cidades de refgio. O povo permaneceu no monte Sinai durante um ano. Em seguida a nuvem ergueu-se. Ouviu-se o som das trombetas de prata. Ud marchou na dianteira, e se puserem a caminho AS TROMBETAS DE PRATA Serviam para convocar a Congregao e para determinar a partida dos arraiais, sendo tocadas pelos filhos de Aro (Nm 10.1-10). Toque das duas trombetas convocao da Congregao (v.2) Toque de uma convocaodos prncipes (v.4) Tocadas nas pelejas contra opressores para serem salvos dos inimigos (v.9). Tocadas na alegria, solenidades, holocaustos e sacrifcios pacficos como lembrana perante Deus (v.10). REBELIO E PEREGRINAO DE ISREAL Quanto entrada na terra de Cana, a primeira gerao foi proibida por Deus de faz-lo devido corrupo. Depois da grande rebelio em Cades-Barnia, a congregao e muitos lderes continuaram em rebelio, at que toda a primeira gerao morreu.

At mesmo Moiss foi considerado rebelde no fim desse perodo, e lhe foi negada tambm a entrada em Cana. Nesta primeira gerao foram cometidos os dois grandes pecados contra Deus: Idolatria e Rebelio. Os dois aconteceram em agosto de 1445 0u 1444 a.C;ambos precederam grandes ddivas divinas: A Lei e a terra de Cana.

LEI DE NAZIREADO Esta lei apresenta um tipo de consagrao muito especial. Nazireu vem de uma palavra que significa separar- se. O nazireu era consagrado ao Senhor com votos temporrios ou pela vida inteira. Temos como exemplo Samuel (ISm 1.11); Joo Batista (Lc 1.13-15); Sanso *No tocavam os corpos mortos, memso se fossem seus pais. (Nm 6.6-8) *Poderiam ser homem ou mulher *Os nazireus no bebiam vinho, e usavam cabelos compridos (v.5)

*Se fosse contaminado por cadver deveria rapar a cabea ao 7 dia e oferecer ao 8 dia dois pombinhos, um como holocausto e outro pelo pecado. *Quando se cumpria o dia do nazireado, deveria ir porta da tenda da Congregao e oferecer um cordeiro de um ano sem defeito em holocausto, uma cordeira de uma no sem defeito pelo pecado e um carneiro sem defeito por oferta pacfica. PECADOS INTENCIONAIS E NO INTENCIONAIS No cap. 15 v. 27-29, vemos ser tratada uma questo sobre pecado muito interessante: O pecado de ignorncia ou no intencionais, aqueles que no eram cometidos no esprito de desobedincia voluntria. O v. 30 menciona pelo contrrio, pecados cometidos presunosamente ou intencionalmente. Para estes, a prpria vida do transgressor era o preo a ser pago. Temos como exemplo no v. 32-36, o homem que apanhou lenha no dia de sbado e foi apedrejado. Na verdade a pena de morte que lhe foi imputada pelo prprio Deus, no lhe foi imposta pelo simples fato ou ato de recolher lenha, mas pelo esprito presunoso com qual quebrou a lei. CONCLUSO Como o deserto pode alimentar 2,5 milhes de pessoas durante 40 anos? S mesmo pelo auxlio miraculoso de Deus. Estes milagres eram to notrios que no ficava a menor dvida quanto a origem de tal realizao, estes eram sempre atribudos a mo de Deus. Assim Deus fez preservar a nao em seu plano divino, ensinando a nao quanto a prtica errnea e idolatra aprendida no Egito. O livro de Nmeros termina com uma nota de expectativa. Por fim, o povo j estava prestes a entrar na Terra Prometida.

Vous aimerez peut-être aussi