Vous êtes sur la page 1sur 8

Variaes Lingusticas Capixabismo Ningum que esteja por perto repara.

Mas um dia chega um turista e diz que capixaba tem sotaque e que inventa umas palavras s ditas por aqui. Andando pelas ruas, subindo em elevadores, passeando por bares, praias, lojas... o capixabs que reina na terra que possui o cu cor-de-rosa ao entardecer. Essa energia que palpita no vocabulrio de cada capixaba est sendo estudada por um grupo da Universidade Federal do Esprito Santo (Ufes) que, fiando o tempo e esculpindo a nossa ptria-mtria, est tornando imortal o que se fala aqui. O Ncleo de Pesquisas em Lingustica do Esprito Santo (Nuples) j conseguiu identificar alguns nomes como "tarura", "gastura" e "pocar", to caractersticos. No entanto, atravs de entrevistas com os moradores da ilha - o estudo focado no portugus falado na cidade de Vitria - percebeu-se a pronncia de um "Guilrme", ao invs de Guilherme. Isso ocorre tambm com "mul" (mulher) e "colr" (colher), informando que o capixaba, ao pronunciar o dgrafo "lh" antes do "e", omite o "l" palatal. Esse tipo de estudo, j bem utilizado em cidades como Rio de Janeiro e So Paulo, permite descrever a lngua falada, criando uma identidade e um banco de dados sobre o dialeto de Vitria, colaborando assim para o ensino da lngua portuguesa. O projeto est sendo coordenado pela professora-doutora do departamento de Lnguas e Letras da Ufes Llian Coutinho Yacovenco, com participao da professora-doutoranda Maria da Penha Pereira Lins. "A inteno identificar a marca que os capixabas no encontram", comenta Yacovenco, que carioca e percebe de cara a pronncia do capixabs. Nas gravaes realizadas pelos 10 alunos de iniciao cientfica que participam do Nuples tambm foi percebido o uso do "ei" ao invs do tradicional "oi" que, na globalizao, virou at marca. Caracterstica do capixabs a no utilizao do artigo antes de nomes prprios. Ento, no lugar do "vou casa da Maria" o capixaba cria sua prpria gramtica e opta pelo "vou casa de Maria". Outra constatao da pesquisa foi a extino de pronomes como contigo e teu. O capixaba deletou de vez a segunda pessoa de seu dialeto. De tudo, o incio A ideia do projeto que colocou lupa e orelhas em cima do dialeto capixaba teve incio em maro do ano 2000. Durante um ano, os alunos foram preparados teoricamente com leituras cientficas sobre o assunto e as primeiras gravaes foram realizadas entre agosto de 2001 e julho de 2002. As gravaes foram realizadas nas regies administrativas de Marupe, Jucutuquara, Santo Antnio, So Pedro, Centro, Praia do Canto e Camburi. J a seleo dos informantes (os que foram entrevistados) deu-se atravs do nvel de escolaridade, sexo e idade, sendo que o perfil dessas pessoas deveria preencher alguns pr-requisitos como o nascimento em Vitria, assim como os pais, ou, caso o local de nascimento fosse outro lugar, o entrevistado deveria estar morando na ilha h pelo menos cinco anos ou 3/4 de sua vida. Detalhe: professores de letras foram excludos da pesquisa devido "deformao" profissional de falar corretamente. Disponvel em: <br.geocities.com/pirajax/Capixabes.doc>.

O "capixabs", para voc, feito apenas de expresses como "pocar", "gastura", "i" e "tarura"? Pois saiba que no s isso, no. Nossa maneira de falar , sim, diferente das outras, mas vai muito alm do vocabulrio cheio de grias e palavras que s a gente entende. Voc pode nem ter percebido, mas as frases acima contm marcas lingusticas que so especficas de quem mora em Vitria. Parece natural, mas usar "voc" mais do que "c" e "tu", negar duas vezes em uma mesma frase, no utilizar artigos antes de nomes de pessoas ou de pronomes possessivos - como "nossa maneira de falar" em vez de "a nossa maneira de falar" -, e usar "a gente" no lugar de "ns" tpico do capixaba.

Tela do artista Marcus Nati (50X40, leo, 2008)

Essas e outras descobertas foram feitas por um grupo de professores e estudantes de graduao e mestrado do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Esprito Santo (Ufes). A coordenadora do projeto, Lilian Coutinho Yacovenco, explica que, em muitos casos, as normas lingusticas dos capixabas so semelhantes s dos nordestinos. "O uso do imperativo e a supresso do artigo nas frases so alguns exemplos. Ningum fala: Diz a ou venha aqui, mas sim diga a e vem aqui. Tambm no dizemos vamos casa do fulano, mas vamos casa de fulano", exemplifica. As diferenas de sotaque, porm, continuam sendo grandes. "O que ns analisamos a construo das frases e a forma como nos expressamos ao falar", diz. A pesquisa teve incio em 2000 e usou como base 46 entrevistas realizadas com homens e mulheres de Vitria, divididos por faixa etria e nveis de escolaridade. Disponvel em: <http://tvcanal7.blogspot.com/2010/12/capixabes-maneira-capixaba-defalar-vai.html#ixzz1aQ6WQ14D>.

Um pouco do capixabs:

Expresses 1 Qual !?! Utilize para cumprimentar algum, como se fosse dizer como vai!?!. No se preocupe. Caso voc use outras formas como ol, ei e oi voc ser compreendido!

2 Dar Tilt Tambm conhecido como estragar, no funcionar. Se o ar condicionado do seu quarto de hotel, o frigobar, o telefone, a lmpada ou qualquer coisa que possa no funcionar, realmente no funcionar, porque deu tilt. Provavelmente a pessoa que for concertar te falar isso. Ento, no se assuste, no nenhum termo tcnico.

3 ruim, hein! Se voc ouvir essa frase, entenda que um no e evite discutir. Esta frase uma das poucas construes do capixabs que ao invs de fazer economia silbica aumenta consideravelmente o nmero de slabas. Isso significa que No mesmo!

4 Deixa eu falar assim que os capixabas iniciam

frequentemente suas falas. No que as pessoas aqui no costumem ouvir umas s outras. Isso no necessariamente um pedido de permisso, e sim um costume. Voc no precisa iniciar suas frases assim. Entenda apenas que a pessoa tem algo a dizer!

5 Sem doce Essa simples. a mesma coisa que sem acar. Qualquer uma das duas formas que voc usar ser compreendido!

6 Massa (expresso) Tudo que legal, supimpa, D+ ou um barato, para capixaba massa!!. Cuidado que essa moda pega! Muitos turistas vo embora achando tudo massa d+ (parece redundante, mas usa-se o termo assim tambm).

7 Ir pros Rock (expresso) sair noite, ir para festas, shows, pagode, samba, ax, forr tudo rock na vida social capixaba. Se quiser convidar algum para sair, essa uma expresso muito boa de se usar, mas procure especificar que tipo de rock, assim como bom procurar saber qual o rock para o qual esto te convidando.

8 Bahianada nada contra os baianos, mas cometeu infrao no trnsito capixaba, baianada. Use sempre que precisar dar uma r, ou contornar em local proibido. s vezes, at um guardinha pode te orientar faz uma bahianada ali e entre na prxima rua quando voc pedir uma informao.

9 Palha (expresso) use sempre que no achar algo legal. Se foi sem graa, foi palha. Se quiser enfatizar, pode usar no formato m palha (m = muito).

10 Pocar verbo mais famoso das terras capixabas. Nossa bandeira devia ter Trabalha, Confia e Poca ao invs de s Trabalha e Confia. Estourou ou quebrou algo pocou! Ex: pocar bola. Se algum disser vou te pocar voc deve pocar fora. Pocar fora uma construo mais elaborada, que foge ao sentido de estouro, aproxima-se mais de sair correndo, picar a mula ou dar no p.

11 Catar Se ouvir essa palavra, segure bem a bolsa, proteja a carteira e tudo mais.

Catar sinnimo de roubar.

12 Buzo nosso transporte coletivo de cada dia, tambm conhecido como nibus. Mas s para os ntimos, ento, se no se sentir ntimo, no fale assim porque soa falso.

13 Injuriado esta voc usa quando se irritar, ficar bravo ou estressar com algo.

14 Sentir Gastura isso s para capixaba. Nada de agonia, aqui a gente sente gastura. Se arranharem o prato com o garfo, passarem a unha no quadro negro ou arrastarem a cadeira no piso, na terra da moqueca d a maior gastura. (S de pensar eu j senti!)

15 I interjeio de surpresa, mas no aquela coisa exagerada. Ficou sabendo de uma novidade? I! verdade? Descobriu que estava errado? I! Pensei que era assim!. Deu para pegar?? I!! fcil mesmo! rsrsr

16 Saltar Ato de descer do nibus ou outro veculo. Use para

se informar em que ponto deve descer do nibus. Mas no leve to a srio a palavra. Voc no precisa descer dando pulinhos, basta descer. Objetos, comidas e afins

1 Sinal (de trnsito) tambm conhecido em diversos locais como semforo. Apesar de os capixabas (boa parte deles) saberem o que semforo, d preferncia ao uso da palavra sinal. As cores so as mesmas, s o nome que muda.

2 Po de Sal use sempre que quiser um po francs, ou voc ter que ouvir a moa do balco dizer o que? ah ta po de sal!.

3 Mexerica aquela fruta laranja, suculenta, com gomos. Alguns lugares chamam de tangerina ou bergamota, porm se voc pedir uma dessas duas, no conseguir muita coisa em terra capixaba!

4 Transcol - o nibus que utilizamos na grande Vitria. Faz viagens de uma cidade para outra

(entre Vitria, Vila Velha, Cariacica e Serra) ou dentro da mesma cidade. So nibus de cor amarela ou azul. Essa uma informao valiosssima para quem quer fazer pequenas viagens a R$1,90 na Grande Vitria, podendo ou no ter conforto. Quem for de outras terras e j tiver se deparado com a nossa linguagem capixaba pode postar no comentrio alguma outra expresso diferente do restante do Brasil! Agradecemos contribuies para o enriquecimento deste Guia de utilidade ao turista!!

Disponvel em: <http://tvcanal7.blogspot.com/2010/12/capixabes-maneira-capixaba-defalar-vai.html#ixzz1aQAZcLOH>.

Vous aimerez peut-être aussi