Vous êtes sur la page 1sur 9

Cincias Naturais

Isto apenas um resumo! O estudo pelos apontamentos e manuais fundamental.

Captulo 1
Teorias Geocntrica e Heliocntrica Instrumentos de Pesquisa Espacial

Teorias Geocntrica e Heliocntrica


Desde a Antiguidade que os homens se questionavam sobre a origem do Universo. Mas no sculo II depois de Cristo, Cludio Ptolomeu defendeu a Teoria Geocntrica que se caracterizava por defender que a Terra ocupa o centro do Universo e todos os astros giram sua volta. Para alm de ser defendida por Ptolomeu foi apoiada pela Igreja Catlica dado que esta colocava o Homem numa posio privilegiada: o centro. Mas sculos depois uma outra teoria surgiu, a Teoria Heliocntrica. Esta teoria consiste em apoiar a ideia em que o Sol ocupa o centro do Universo e todos os astros giram sua volta. Foi defendida por Aristarco dos Santos (j antes de Cristo), Nicolau Coprnico e Galileu Galilei. Estes astrnomos tiveram inmeras dificuldades para explicar o movimento aparente do Sol mas, principalmente, ultrapassar as ideias apoiadas pela Igreja Catlica. Actualmente, estas teorias apenas tm uma importncia histrica porque representam o esforo que os astrnomos tiveram para prov-las. Mas a nvel cientifico no tm nenhuma viabilidade dado que a incgnita existente ao tamanho do Universo, e do seu princpio e fim no oferece informaes suficientes para concluirmos que o Sol seja o seu centro. Por outro lado, impossvel afirmar que a Teoria Geocntrica seja correcta porque a Terra orbita em torno do Sol e no os outros astros em torno dela.

Instrumentos de Pesquisa Espacial


Satlites Artificiais objectos colocados em rbita, volta da Terra ou de outros corpos celestes para investigar inmeros fenmenos de aspectos cientficos, meteorolgicos ou relativos s telecomunicaes e outros. Sondas Espaciais naves no tripuladas interplanetrias que enviam informaes cientficas para a Terra. Telescpios /Radiotelescpios instrumentos de observao/ ou reproduo de ondas sonoras astronmica que podem ser utilizados na Terra ou no Espao. Naves Tripuladas veculos espaciais pilotados mas no so completamente recuperveis. Vaivns Espaciais naves espaciais tripuladas e praticamente reutilizveis e permitem o transporte de astronautas que no espao elaboram inmeras experincias. Robs de Explorao viatura de explorao de outros corpos celestes que funcionam a energia solar. Estaes Espaciais Laboratrios orbitais que se mantm no Espao onde os astronautas vivem e investigam.

Captulo 2
Os Fsseis e a Paleontologia A Fossilizao e os seus processos Fsseis Vivos, Fsseis de Idade e Fsseis de Fcies Princpio das Causas Actuais

Os Fsseis e a Paleontologia
Os nicos testemunhos que permites conhecer existncia de Vida na Terra no passado so os fsseis, que consistem em restos, vestgios ou marcas da actividade dos seres vivos mais antigos. Os fsseis podem surgir no meio de rochas, preferencialmente sedimentares1, mas sob a forma de : Vestgios da Actividade Pegadas Ovos Reprodutora, Locomotora e Coprlitos (Fezes Fossilizadas) relativas Alimentao Moldes dos prprios seres O ser conservado numa espcie de resina, mbar

Os fsseis so estudados por uma cincia designada de Paleontologia. o cientista que estuda os fsseis , por sua vez, o paleontlogo.

estas rochas formam-se atravs de vrias camadas de areias, poeiras entre outros que ao encobrir o cadver permitem a fossilizao (ver pgina seguinte)

A Fossilizao e os seus Processos


O processo do qual resultam os fsseis denomina-se de Fossilizao, que, mais especificamente, o conjunto de fenmenos fsicos e qumicos e biolgicos que permitem a formao de um fssil. A fossilizao necessita de algumas condies especficas para a criao de um fssil: Condies Ambientais: ausncia de contacto com o ar e com a gua para evitar a decomposio do cadver e proteg-lo de animais necrfagos. Condies do Prprio Organismo: partes duras ( ossos, conchas, dentes, etc.) fossilizam mais rapidamente do que as partes moles ( msculos, etc.) Os Principais Processos de Fossilizao so: Conservao/Mumificao: Parcial: consiste na conservao de algumas partes de organismo, principalmente partes duras. Total: consiste na conservao de todo o corpo. Mineralizao: a matria orgnica que constitui o ser vivo substituda por matria mineral. Moldagem: o ser vivo desaparece totalmente deixando apenas moldes das suas partes moles (Molde interno) e duras (Molde externo).

Fsseis Vivos, de Idade e de Fcies


FSSEIS VIVOS Os seres vivos sofreram inmeras alteraes desde o incio da formao da Terra muitas vezes devido falta de adaptao. Mas mesmo assim, houve animais que se conseguiram adaptar e ainda existem actualmente. Entre eles est o Nutilo que denominado de fssil vivo dado que uma espcie ainda existente na Terra, logo estes fsseis no tm nenhum interesse cientfico. FSSEIS DE IDADE Um fssil de idade permite datar as rochas onde se encontra. Exemplos: Trilobites e amonites Caractersticas: teve uma ampla distribuio geogrfica viveu durante um curto perodo existiu em grande nmero FSSEIS DE FCIES Um fssil de fcies d-nos informaes sobre o tipo de ambiente que existia quando ocorreu a sua fossilizao, no local onde encontrado. Exemplos: Fsseis de Corais

Princpio das Causas Actuais


O Princpio das Causas Actuais diz-nos que os processos que actuaram ao longo de toda a histria da Terra so os mesmos que actuam hoje. Para alm deste princpio, Charles Darwin [ 1809-1892 ]ficou principalmente conhecido pela sua colaborao paleontologia com a sua Teoria de Evoluo na qual ele explica como as formas de vida actuais so produto de modificaes sucessivas de seres vivos mais antigos, ao longo do tempo geolgico.

Charles Darwin

Vous aimerez peut-être aussi