Vous êtes sur la page 1sur 39

Futebol

1 - 39

ndice

Introduo.....Pgina 3 Histria do Futebol...Pgina 4 Aces Tcnico-Tcticas do Futebol....Pgina 7 Regulamento da Modalidade......Pgina 21 Concluso....Pgina 38 Bibliografia.....Pgina 39

2 - 39

Introduo
O futebol um dos desportos mais populares no mundo. Praticado em centenas de pases, este desporto desperta interesse em funo da sua forma de disputar a bola. Embora no se tenha muita certeza sobre os primrdios do futebol, historiadores descobriram vestgios dos jogos com bolas em vrias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda no eram denominados como futebol, pois no havia a definio de regras como h hoje, porm, demonstram o interesse do homem por este tipo de desporto desde os tempos antigos. O futebol tornou-se to popular graas a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipas e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianas e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou at mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vrios cantos do mundo comeam a praticar futebol.

3 - 39

Histria do Futebol

Origens do futebol na China Antiga


Na China Antiga, por volta de 3000 a.C., os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Aps as guerras, formavam equipas para chutar a cabea dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeas dos inimigos foram sendo substitudas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipas com oito jogadores e o objectivo era passar a bola de pessoa em pessoa sem deixar cair no cho, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

O futebol na Idade Mdia


H relatos de um desporto muito parecido com o futebol, embora fosse muita a violncia. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Mdia por militares que se dividiam em duas equipas: atacantes e defesas. Era permitido dar socos, pontaps, rasteiras e outros golpes violentos. H relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipa era formada por 27 jogadores, onde as equipas tinham funes diferentes no campo.

O futebol chega Inglaterra


Pesquisadores concluram que o futebol chegou a Inglaterra por volta do sculo XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 m e nas duas pontas seriam instalados dois arcos rectangulares chamados de baliza. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objectivas, o futebol comeou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando.
4 - 39

No ano de 1848, numa conferncia em Cambridge, estabeleceu-se um nico cdigo de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes que seria o nico que poderia colocar as mos na bola e deveria ficar prximo baliza para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o penalti, para castigar a falta dentro da rea. O profissionalismo no futebol foi iniciado apenas em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objectivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol se fosse necessrio. No ano de 1897, uma equipa de futebol inglesa chamada Corinthian fez uma excurso fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. No ano de 1904, foi criada a FIFA que organiza at hoje o futebol em todo mundo. a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleces (Campeonato do Mundo) de quatro em quatro anos.

A histria do futebol portugus


O futebol moderno foi introduzido em Portugal em 1884 por Guilherme Pinto Basto, que havia regressado recentemente de Inglaterra. No entanto, foi preciso esperar quatro anos para que se realizasse o primeiro jogo oficial, nos arredores de Lisboa, na pitoresca vila costeira de Cascais.

O primeiro estdio
O arranque do futebol como um fenmeno popular manteve-se discreto, at que em 1893 um grupo de Cascais aproveitou para formar uma equipa constituda por expatriados ingleses. Nesse mesmo ano foi construdo o primeiro campo de futebol no centro de Lisboa, no Campo Pequeno, no local onde hoje se encontra a Praa de Touros.
5 - 39

A ascenso do futebol
Rapidamente comearam a surgir vrios clubes, o primeiro dos quais o Lisbonense, ao que rapidamente se seguiram o Real Ginsio Clube, o Carcavelos Clube e o Cabo Submarino, de exilados ingleses. Em 1894, o Rei D. Carlos I patrocinou um jogo de equipas representantes do Norte e do Sul, sendo que em 1910 existiam j trs associaes regionais com sede em Lisboa, Porto e Portalegre, que se fundiram numa s, quatro anos mais tarde.

O primeiro campeonato
A I Grande Guerra Mundial travou o desenvolvimento do futebol, mas em 1921 assistiu-se ao primeiro encontro internacional de Portugal, que redundou numa derrota por 3-1 frente Espanha, e realizao do primeiro campeonato nacional, uma competio por eliminatrias ganha pelo FC Porto, em Junho. Em 1926, foi fundada a Federao Portuguesa de Futebol, e o desporto ganhou razes fortes na sociedade.

Os trs grandes
J nessa altura, FC Porto, Benfica e Sporting, a par do Belenenses, dominavam o panorama a nvel nacional, algo que se cimentou ainda mais quando comeou o Campeonato da I Diviso, em 1938/39. O FC Porto foi, mais uma vez, o primeiro clube a conquistar a prova. Apesar de, na altura, Portugal ainda no ser uma das potncias do futebol europeu, a verdade que o pas foi um dos membros fundadores da UEFA, em 1954, e em apenas uma dcada tornou-se numa das foras dominantes no continente.

6 - 39

Aces Tcnico Tcticas do Futebol Aces Tcnicas


Passe Rasteiro
P de apoio ao lado da bola; Tocar a bola na zona mdia; Inclinar o tronco para a frente.

Passe Areo
P de ligeiramente atrasado em relao bola; Tocar a bola por baixo; Inclinar o tronco ligeiramente para trs.

Recepo com a parte superior do p


Levantar o p, mant-lo descontrado; Quando a bola vem a cair no solo, colocar o p

por baixo da bola; Baixar o p acompanhando a bola, at a colocar

no solo sem ressalto.

7 - 39

Recepo com a coxa


Levantar o joelho; Quando a bola vem a cair no solo, colocar a coxa por baixo da bola; Baixar a coxa acompanhado a bola, at a colocar no solo sem ressalto.

Recepo com o peito


solo. Avanar os membros superiores afastados e o peito na direco da bola; No momento do contacto, recuar ligeiramente o peito, caindo a bola dominada no

8 - 39

Conduo de bola
Deve ser feita com o p (parte interior, exterior ou peito); Tocar levemente a bola para a frente; Mant-la junto ao p que a conduz; Levantar a cabea (viso do espao e dos colegas); Proteger a bola (colocar o corpo entre a bola e o adversrio).

Drible Manter sempre a bola controlada; Utilizar mudanas de sentido/direco; Movimentos rpidos, circulares; Paragens bruscas; Prximo do adversrio; Aproveitar o desequilbrio do defesa.
9 - 39

Finta Requer velocidade de execuo; Mudanas de direco (movimentar-se para um lado e fugir para outro).

Remate com o p
Pode ser efectuado ao primeiro toque, aps recepo e/ou conduo de bola, ou com

a bola parada; Utilizar as vrias superfcies de contacto do p (principalmente, peito, parte anterior

interna e parte anterior externa, interior, exterior, biqueira, calcanhar); Colocar o p de apoio prximo da bola; Bater na bola com a mxima fora e direco.

10- 39

Remate com a cabea (cabeceamento)


Pode ser feito com os ps assentes e parados no solo ou em movimento, aps uma

impulso vertical ou uma impulso horizontal - voo; Acompanhar a trajectria da bola; Ir ao encontro da bola; Fixar a bola mantendo os olhos abertos; Bater a bola com a testa em movimento de cima para baixo.

11- 39

Aces Tcticas
Tabelinha
Passar a bola a um colega e desmarca-se; Esse colega faz uma tabelinha (devolve-lhe a bola ao primeiro toque).

Desmarcao
Procurar fugir marcao do adversrio; Ocupar um espao livre, para onde a bola possa ser enviada com segurana (criar

linhas de passe). A desmarcao pode ser: De apoio De ruptura Frontal Em diagonal circular
12- 39

Combinaes Tcticas Simples


Aces com dois ou trs jogadores; Jogador com bola em progresso fixa o adversrio directo; Passa a bola a um colega que se desmarcou; Desloca-se rapidamente para receber a bola num espao livre (condies directas); A bola no devolvida para esse jogador mas para um outro jogador (combinaes

indirectas).

Marcao H x H
Ao jogador com bola:
O defesa deve marcar sempre o adversrio directo; Colocar-se entre a sua baliza e o seu adversrio; Posicionar-se obliquamente em relao linha de corrida do adversrio; Manter uma distncia varivel, conforme esteja mais prximo ou mais afastado da

sua baliza;

13- 39

Quando o adversrio estiver nos corredores laterais ou prximo da linha final,

colocar-se numa posio lateral; Impedir a progresso do adversrio e procurar alcanar a posse de bola.

Ao jogador sem bola:


O defesa deve procurar impedir a criao de situaes de superioridade numrica ofensiva; Aumentar a presso defensiva sempre que a bola se aproximar do seu adversrio directo, sempre que ele se aproximar do colega com bola e sempre que ele se aproxime da baliza.

Dobra
Movimentos de auxlio e substituio dos colegas ultrapassados por um adversrio

com bola; O jogador deve ocupar rapidamente o lugar do colega que foi ultrapassado pelo

adversrio pelo adversrio com bola.

14- 39

Desarme
O jogador deve aproximar-se do adversrio com bola; Manter o corpo em equilbrio; Ps colocados obliquamente linha de corrida do adversrio; Olhar dirigido para a bola; Atacar a bola quando tivera certeza de a poder alcanar; Manter pelo menos um apoio no solo; Procurar levar o adversrio a deslocar-se para junto de um companheiro de defesa.

15- 39

Intercepo
Interromper um passe entre dois adversrios conquistando a posse de bola, podendo

dar incio a um movimento de ataque da sua prpria equipa.

Lanamento pela linha lateral


O jogador que vai efectuar esse lanamento deve:
Agarrar a bola com as duas mos em concha; Colocar os ps sobre o terreno de jogo, do lado de fora das linhas laterais; Elevar os membros superiores, com a bola nas mos, para trs; Com movimento rpido, rodar os membros superiores para a frente e lanar a bola,

por cima da cabea; Tronco virado para o terreno de jogo.

16- 39

Guarda-Redes
Posio Base
Manter o melhor enquadramento relativamente baliza e posio da bola; Membros inferiores afastados, ligeiramente flectidos; Membros superiores afastados do tronco; Mos abertas em forma de concha; Olhar sempre para a bola.

Aces defensivas
Defesas (agarrar, socar, mergulhar, desviar a bola); Deslocamentos (entre os postes, fora da baliza); Sadas (ao encontro da bola); Orientao das barreiras, na marcao de livres contra a

sua equipa.
17- 39

Aces ofensivas
Reposio de bola em jogo; Lanamento da bola para o colega melhor posicionado (iniciar contra-ataques).

Contra-ataque
Transio rpida defesa - ataque; Rapidez e simplicidade de execuo e de movimentao; Criao de situaes de vantagem numrica ou posicional; Fundamental a qualidade do primeiro passe; Reduzido nmero de passes e jogadores; Coordenao entre os jogadores envolvidos.

18- 39

Ataque rpido
Com caractersticas semelhantes ao contra-ataque, com a particularidade da fase de

finalizao decorrer de forma mais elaborada e com a equipa adversria j mais organizada defensivamente.

Ataque posicional
Desenvolve-se de forma mais organizada e, em funo da estrutura e dinmica

defensiva da equipa adversria; Participam diversos jogadores, de forma coordenada, com desmarcaes sucessivas e

mudanas de direco; Aco desenvolvida em conjunto, com uma ocupao racional do espao.

Defesa Individual bola; Marcao H x H ao adversrio directo, em qualquer zona para onde ele se desloque; Cada atacante marcado por um defesa que evita que ele receba ou progrida com a

19- 39

Defesa Zona
Cada jogador responsvel por uma zona delimitada; Responsabilidade em funo da zona e no do adversrio; Marcao ao jogador que entre na sua zona de responsabilidade defensiva,

coordenando as aces com os colegas, para garantir a ocupao racional dos espaos e poder efectuar trocas de marcao.

Defesa Mista
Marcao H x H na sua rea de responsabilidade, mantendo a marcao ao jogador

com a bola, at que esse adversrio conclua a sua aco; Cada jogador, na sua zona de responsabilidade, marca H x H o adversrio que a

aparecer; Se esse jogador tiver a posse de bola, faz marcao aumentando a presso, s o

abandonando aps ele deixar de ter a posse de bola ou at que um colega defensor assuma essas funes; Os outros jogadores vo-se colocando em funo da aco do colega que marca o

portador da bola.

20- 39

Regulamento da Modalidade
Campo de Futebol
Pavimentao do campo
Os encontros de futebol normalmente so realizados em campos constitudos por relva natural; no entanto, existem tambm recintos de relva sinttica. Em Portugal, por regulamentao da Liga de Clubes, as equipas da primeira e segunda diviso jogam em campos de relva. As formaes da terceira diviso esto abrangidas pela regulamentao da Federao Portuguesa de Futebol, que determina que as mesmas no tm a obrigatoriedade de terem um recinto relvado no ano em que sobem de diviso. Tal obrigao, s existe a partir do momento em que, as referidas formaes estiverem quatro pocas consecutivas ou cinco temporadas alternadas no terceiro escalo. Esta lei foi implementada na poca de 1993/1994. No entanto, existem equipas que por uma questo financeira preferem ter um campo com relva sinttica, que tem uma manuteno de custos mais barata.

21- 39

Dimenses Um campo de futebol rectangular e deve ter um comprimento mnimo de 90 m e o mximo de 120 m. A largura dever ser de 45 m no mnimo e de 90 m no mximo.

Dimenses em jogos internacionais Quando uma equipa tem de participar num jogo de uma competio internacional, o comprimento do campo deve ser de 100 m no mnimo e de 110 m no mximo. Neste tipo de jogos, a largura do recinto de jogo dever ter um mnimo de 64 m e um mximo de 75 m.

Limites do Campo
O campo de jogo rectangular dividido por duas partes atravs de uma linha central. Durante a realizao da partida, a bola deve ser jogada dentro dos limites do campo. No meio, existe uma circunferncia com um raio de 9,15m, tendo uma pequena marca circular no centro, onde deve ser dado o pontap de incio de jogo.

Pequena rea
A pequena rea tambm rectangular e tem dimenses mais reduzidas, estando inserida na grande rea. Esta zona tem uma largura de 5,5m e um comprimento de 18,32 m.

Grande rea
A grande rea a zona do campo prxima da baliza delimitada por um rectngulo, que tem a dimenso de 16,5 m de largura e 40,32 m de comprimento.

22- 39

O guarda-redes somente poder jogar a bola com as mos na zona da grande rea, caso contrrio, o mesmo admoestado com uma falta. Em cada rea penal ser marcado um penalti aos 11 metros de distncia do ponto mdio entre os postes. No exterior de cada grande rea se traar, um semicrculo de raio 9,15 metros.

rea Tcnica
A rea tcnica a que compreende a que est junto ao banco de treinadores e de jogadores suplentes e tem o comprimento de 1 m.

As Balizas
As balizas de um campo de futebol esto situadas no meio da linha mais recuada do campo, a uma distncia equidistante das bandeirolas e devem ter 7,32m de largura entre os postes e 2,44m de altura. Podem ser colocadas redes fixadas nas balizas e no solo atrs das mesmas, desde que estejam presas de forma conveniente e no atrapalhem o guarda-redes.

Bandeirolas
As bandeirolas so pequenas bandeiras que esto colocadas nos quatro cantos do campo e tm a altura de 1,5m. A marcao do pontap de canto deve ser feita a partir da marca limite da bandeirola.

A Bola As regras oficiais determinam que a bola deve ser:


Esfrica; De couro ou outro material adequado;
23- 39

Com uma circunferncia no superior a 70 cm e no inferior a 68 cm; Com peso no superior a 450 g e no inferior a 410 g, no comeo da partida; Com presso equivalente a 0,6 1,1 atmosfera (600 1100 g/cm2) ao nvel do mar.

Jogadores
Nmero de jogadores
A partida ser jogada por duas equipes formadas por um mximo de 11 jogadores cada uma, dos quais um jogar como guarda-redes. A partida no ser iniciada se uma das equipas tiver menos de sete jogadores.

Competies oficiais
Podero ser utilizados como mximo trs (03) suplentes erm qualquer partida de uma competio oficial jogada sob os auspcios da FIFA, as Confederaes ou das Associaes Nacionais. O regulamento da competio dever estipular quantos suplentes podero ser designados, desde trs (3) at um mximo de sete.

Outras competies
Em outras competies podero utilizar-se como mximo cinco (5) suplentes, sempre que: as equipas em questo cheguem a um acordo sobre o nmero mximo; o rbitro tenha sido informado antes do incio da partida; Caso o rbitro no tenha sido informado, ou no se tenha chegado a um acordo antes do incio da partida, no se admitiro mais de trs (3) suplentes.

Procedimentos de substituio
24- 39

Para substituir um jogador por um suplentes devero ser observadas as seguintes condies: o rbitro dever ser informado da substituio proposta antes que esta seja efectuada; o suplente no poder entrar em campo at que o jogador o qual substituir tenha

abandonado o campo de jogo e recebido o sinal do rbitro; o jogo; uma substituio ficar consumada quando o suplente entra em campo ; a partir desse momento o suplente converte-se em jogador, e o jogador ao qual o suplente entrar em campo unicamente pela linha central e durante uma interrupo

substitui deixa de ser jogador; um jogador que tenha sido substitudo no poder participar mais no jogo; todos os suplentes esto submetidos autoridade e jurisdio do rbitro, sejam

chamados ou no a participar do jogo;

25- 39

Troca de guarda-redes
Qualquer dos jogadores poder trocar de posio com o guarda-redes sempre que: O rbitro tenha sido previamente informado; A troca se efectue durante uma interrupo do jogo

Equipamento
Segurana
Os jogadores no utilizaro nenhum equipamento nem levaro nenhum objecto que seja perigoso para eles mesmos ou para os restantes jogadores (incluindo qualquer tipo de jias).

Equipamento bsico
O equipamento bsico de um jogador ser: uma camisola; cales - caso usem cales trmicos, estes devero ter a cor principal dos cales do meias; caneleiras; calado.

uniforme;

Caneleira
devero estar abertas e cobertas completamente pelas meias; devero ser de um material apropriado (borracha, plstico ou material similar); devero proporcionar um grau razovel de proteco.

26- 39

Guarda-redes
Cada guarda-redes vestir cores que o diferenciem dos restantes jogadores, do rbitro e dos rbitros assistentes. Jogos onde a equipa visitante est com um uniforme de cor igual ou que possa confundir os jogadores da mesma equipa sero obrigados a utilizar uniformes de cores diferente, nesse caso o uniforme dito "nmero 2".

Equipa de Arbitragem
Um jogo de futebol dirigido por uma equipa de arbitragem, constituda por um rbitro principal, dois rbitros assistentes e o designado 4 rbitro. Todos eles usam normalmente um equipamento que apresenta uma cor diferente das cores dos equipamentos das equipas de futebol, com o objectivo de no serem confundidos com as mesmas. O rbitro tem como funo controlar o tempo do jogo, assinalando o seu incio e o seu fim e responsvel por supervisionar, no decorrer do jogo, a disciplina dos jogadores, impedindo que os mesmos infrinjam as regras estabelecidas. Sempre que um atleta cometer uma falta, o rbitro deve assinalar a respectiva infraco a favor da equipa que foi prejudicada. Consoante a gravidade da falta, tem tambm a funo de mostrar os cartes amarelos e vermelhos aos jogadores. Os rbitros assistentes usam uma pequena bandeira para assinalar os foras de jogo de cada equipa e, ajudam o rbitro a marcar faltas em situaes de dvida.

27- 39

No final de cada encontro, o rbitro deve elaborar um relatrio, que deve ser entregue na entidade responsvel pela organizao do jogo em causa. A partir de 1995, as equipas de arbitragem passaram a contar com um outro elemento, o quarto rbitro. A sua funo diz respeito ao auxlio que presta ao rbitro principal na resoluo de situaes duvidosas e que possam acontecer fora do ngulo de viso do juiz principal. Em Portugal, as entidades responsveis pela organizao das provas so a Liga de Clubes de Futebol, que organiza o Campeonato Nacional e a Federao Portuguesa de Futebol, responsvel pela organizao da Taa de Portugal.

Auxiliares:
Sero designados dois juzes de linha, com a misso de indicar quando a bola estiver fora de jogo e a que equipa caber o lanamento lateral, o pontap de baliza e o pontap de canto sempre sujeitos deciso do rbitro. Em caso de interveno indevida ou conduta incorrecta, sero substitudos. Os juzes de linha usaro bandeirinhas fornecidas pelo dono do campo.

Esquemas tcticos
As regras do futebol no determinam especificamente outras posies alm do guarda-redes. Porm, com o desenvolvimento do jogo, um certo nmero de posies especializadas foi criada.

As posies principais no futebol so:


traves. Os centrais tm a funo de ajudar o guarda-redes a proteger o golo tentando travar os adversrios. O guarda-redes quem protege a baliza. o nico jogador que pode usar as mos, e

mesmo assim s pode us-las dentro da rea. A sua funo impedir que a bola passe pelas

28- 39

Os laterais ocupam as laterais do campo. Tambm ajudam o guarda-redes a proteger

o golo e normalmente so os responsveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo. Os mdios, meio campista tm basicamente a funo de fazer a conexo entre a O atacante ou avanado tem a funo fundamental de fazer o golo. As posies definem a rea do campo de actuao de um jogador, mas no o prendem a ela. Os jogadores podem trocar de posies, sendo isso bem frequente. Os guarda-redes tm uma mobilidade menos verstil pela sua funo, mas tambm podem participar a cobranas de faltas e cantos. O nmero de jogadores em cada posio define o esquema tctico da equipa, sendo os mais comuns na actualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A seleco italiana, no entanto, foi campe da Campeonato do Mundo FIFA 2006 utilizando o esquema tctico 4-4-1-1. Os nmeros indicam a ordem sequencial de jogadores nas posies: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itlia jogava com 4 jogadores mais defensivos ( incluindo centrais e laterais, que podem ser mais ofensivos), 4 mdios , 1 mdio mais avanado e 1 atacante. defesa e o ataque da equipa, actuando tanto na marcao como nas jogadas ofensivas.

Durao do Jogo
Uma partida de futebol deve durar 90 minutos, divididos em duas partes (tempos) de 45 minutos cada. Entre as duas partes existe uma pausa de 15 minutos. O rbitro o contador oficial do tempo decorrido e pode descontar no fim da partida os minutos perdidos em razo de substituies de jogadores, leses que tenham requerido atendimento mdico e outras paragens. O tempo descontado (e no "acrescido" como normalmente dito) deve corresponder o mais precisamente ao tempo perdido durante as paragens. Em jogos em que est presente o quarto rbitro, que fica margem do campo de jogo, este que sugere ao rbitro principal o tempo que deve ser descontado ao fim de cada tempo da partida.

29- 39

Em determinados jogos, necessrio que uma das equipas seja declarada vencedora, no podendo haver empate. Neste caso, no havendo vencedor ao fim dos noventa minutos regulares, o rbitro determina a continuidade da disputa num prolongamento, constitudo por trinta minutos divididos em dois tempos de quinze minutos. Em algumas competies, a primeira equipa a marcar um golo no prolongamento declarado vencedor, ao que se d o nome de morte sbita ou "golo de ouro" (golden goal). Se no fim do tempo do prolongamento nenhuma das duas equipas estiver frente do marcador, o rbitro determina por fim a disputa por penaltis.

Inicio e recomeo do Jogo


No incio da partida ou quando marcado um golo, a bola dever sempre ir ao meio do campo, e deve ser batida sempre para a frente da linha de meio de campo e sempre com um toque indirecto, ou seja um jogador no pode seguir ou rematar a bola sem que o outro lhe passe. Dentro do grande crculo do meio do campo, quando dado o "pontap" de sada, s podem estar dentro desse crculo os jogadores da equipa a quem pertencer a bola.

Bola fora de Jogo


A bola est fora de jogo quando: ar; Quando a partida tiver sido interrompida pelo rbitro. Tiver atravessado inteiramente uma linha lateral ou de fundo, seja por terra ou pelo

A bola estar em jogo: Se permanecer em campo depois de bater nos postes ou nas bandeirinhas de canto, o Enquanto no se toma uma deciso sobre uma suposta infraco s regras.

juiz ou os fiscais de linha;

Golo
30- 39

Ressalvadas as excepes previstas nas regras, considerar-se- golo quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, entre os postes e por baixo da trave, sem que tenha sido lanada, levada ou golpeada com a mo ou o brao de um jogador da equipa atacante excepto o guarda-redes, quando dentro da grande rea. A equipa que marcar maior nmero de golos ganhar o jogo. Se no houver golos, a partida terminar empatada. Deciso por penaltis. No entanto, a deciso por penaltis prevista no regulamento de algumas competies futebolsticas, quando a igualdade no marcador insiste em prevalecer. So cobradas cinco sries de penaltis, uma para cada equipa, at que uma seja declarada vencedora por ter feito um golo mais do que o rival, ou se este no puder alcanar a igualdade. Somente podem cobrar penaltis a jogadores que estejam a participar no jogo; atletas expulsos no esto autorizados a participar nas penalidades. Durante estas, os jogadores de ambas as equipas permanecem no crculo central, com excepo dos guarda-redes, que esperam pela bola na grande rea. O penalti pode ser cobrado em dois toques, desde que a bola seja rolada para frente e o segundo jogador a toca-la esteja fora da rea no momento da cobrana.

Faltas e incorreces
Um jogador que cometa intencionalmente uma das nove faltas seguintes ser punido com livre directo, cobrado no local onde ocorreu: Chutar ou tentar chutar um adversrio; Derrubar ou tentar derrub-lo, usando a perna ou agachando-se atrs ou sua frente; Saltar sobre um adversrio; Atacar violenta ou perigosamente um adversrio; Atacar por trs um adversrio que no lhe fez obstruo; Atingir ou tentar atingir um adversrio; Segur-lo com a mo ou o brao; Empurr-lo; Tocar a bola com a mo ou o brao.

31- 39

Se qualquer destas faltas for cometida por um defensor dentro da sua grande rea, ser punido com um penalti.

O jogador responsvel por uma das seis faltas seguintes, ser punido com um livre indirecto: Jogar de forma perigosa (chutar a bola quando esta estiver com o guarda-redes, por Investir lealmente - isto , com o ombro - sobre um adversrio, quando a bola no Sem tocar na bola, obstruir intencionalmente um adversrio, colocando-se como Atacar o guarda-redes, a menos que ele detenha a bola, obstrua um adversrio ou Sendo guarda-redes, dar mais de quatro passos com a bola nas mos, toc-la antes de Sendo guarda-redes, receber a bola atrasada por um companheiro com o p.

exemplo); estiver distncia de jogo dos envolvidos e estes no tencionam participar na jogada; obstculo entre ele e a bola; esteja fora da grande rea; outro jogador depois de t-la colocado em jogo, ou retardar a partida;

Tambm com um livre indirecto sero punidas as seguintes faltas: Infraco constantes s regras de jogo; Reclamao, com palavras ou gestos, a qualquer deciso do rbitro; Conduta incorrecta.

Sofrero expulso os jogadores que: do golo; Evitarem golos eminentes desviando a bola com a mo. Se mostrarem, segundo a opinio do rbitro, violentos; Usarem de linguagem injuriosa; Persistirem nas infraces aps terem sido advertidos; Derrubarem por trs os adversrios que estiverem correndo com a bola na direco

Partidas interrompidas para uma expulso, sem que outra falta tenha sido assinalada, sero reiniciadas com um livre indirecto contra a equipa do jogador punido.
32- 39

Faltas e conduta anti-desportiva


Uma falta d-se quando um jogador comete uma das aces listadas anteriormente, entre as quais incluem pontaps sobre o adversrio, rasteiras, puxes, empurres etc., Faltas mais violentas, que de acordo com a regra sejam tpicas de uma conduta antidesportiva, so punidas com um carto amarelo. Se o jogador receber dois do mesmo numa nica partida expulso dela, sendo-lhe apresentado o carto vermelho aps o segundo amarelo. O carto vermelho tambm usado em casos de faltas extremas, quando expulsa automaticamente o jogador do jogo.

Penalti
O penalti assinalado quando um jogador da equipa que est a defender comete uma falta sobre o adversrio dentro da sua prpria grande rea. A falta assinalada na denominada rea de penalti, situada a 11 metros da baliza, em que um jogador normalmente procede sua marcao estando sozinho frente ao guardaredes. O mesmo no se pode mexer antes de a bola ser rematada e se tal acontecer, a execuo da falta deve ser repetida.

Fora de jogo
O fora de jogo uma falta assinalada sempre que um jogador da equipa atacante, se encontra numa posio mais avanada do que a linha dos defesas da formao contrria, quando lhe passada a bola ou a outro colega. O fora de jogo s pode ser marcado quando uma jogada se est a desenvolver para a frente da linha de meio campo da equipa que est a atacar. Exemplo de Fora de Jogo: O jogador vermelho tem apenas um jogador azul a sua frente.
33- 39

Livre Directo
O livre directo a marcao de uma falta atravs de um pontap directo baliza, normalmente tendo pela frente uma barreira formada pelos jogadores da formao contrria, que devero estar situados a 9,15m da bola. O pontap assinalado quando cometida uma falta sobre um jogador da equipa atacante, no momento em que o mesmo estava a efectuar uma jogada perigosa, numa zona relativamente perto da baliza.

Livre Indirecto
Ao contrrio do livre directo, o livre indirecto marcado atravs de um passe feito para um colega de equipa e no atravs de remate directo baliza. A falta assinalada quando um jogador da equipa atacante impedido de continuar uma jogada atacante com algum perigo.

Canto
O canto a marcao de um pontap a partir do ngulo da linha de canto. A bola pode ser pontapeada para a grande rea ou pode ser passada para um colega de equipa que esteja em qualquer local do campo. A marcao do canto acontece quando a bola sai do campo pelas linhas de fundo do lado da equipa que est a defender por aco de um jogador da mesma formao. O jogador que cobrar o canto s poder tocar novamente na bola depois que outro o fizer. A infraco a esta regra ser punida com livre indirecto favorvel equipa contrria, cobrado do local onde se cometeu a irregularidade.

Lanamento Lateral
Quando a bola sai fora das linhas laterais do campo por interposio de um atleta de uma das equipas, a formao contrria tem o direito de reintroduzir a bola no jogo a seu
34- 39

favor. O lanamento feito com as mos, sendo que o futebolista dever ter o corpo inclinado para a frente e com os ps da parte de fora da linha lateral do campo.

Pontap de baliza Atribuio:


Um pontap de baliza atribudo equipa defensiva quando a bola sai completamente do campo pela linha de fundo (tanto no solo como no ar) sem que um golo tenha sido marcado, tendo sido tocada por ltimo por um jogador atacante.

Procedimento:
A bola inicialmente colocada em qualquer stio dentro da rea de golo (grande rea) defensiva. Todos os jogadores adversrios tm que se encontrar fora da grande rea at que a bola esteja em jogo. Na situao de pontap de baliza, considera-se que a bola est em jogo no momento em que pontapeada e sai da grande rea. Um golo pode ser marcado directamente a partir de um pontap de baliza, mas apenas contra o lado do adversrio (i.e. um auto-golo). Alm disso, um jogador no pode ser penalizado por fora-de-jogo directamente atravs de um pontap de baliza.

Infraces:
Os jogadores adversrios tm que se encontrar fora da grande rea, como descrito acima. Se isso no acontecer, os infractores podem ser punidos com uma sano (carto amarelo). Alm disso, se um jogador adversrio entrar na grande rea antes que a bola esteja em jogo, o pontap de baliza ser repetido. Se um jogador da mesma equipa que aquele que pontapeia a bola (que no este) tocar na bola depois de ser pontapeada mas antes de estar em jogo, o pontap de baliza ser repetido. No entanto, uma ofensa se o "pontapeador" tocar na bola uma segunda vez
35- 39

quando a bola j estiver em jogo, at que tenha sido tocada por outro jogador; esta situao punvel por um pontap livre indirecto contra a equipa defensiva, a partir do local onde a ofensa ocorreu, a menos que o segundo toque constitua uma ofensa mais grave, e nesse caso punvel por um pontap livre directo ou por um pontap de grande penalidade, o que dos dois for mais apropriado.

Regras para melhorar a aco ofensiva:


Variar o ritmo e a intensidade dos deslocamentos; Realizar coberturas ofensivas ao portador da bola; Para receber a bola correr ao encontro dela (especialmente quando se recebe um Movimentar-se afastando-se dos adversrios; Antes de ultrapassar o adversrio directo, procurar desequilibr-lo atravs de uma atacar o adversrio com mudanas bruscas de direco e velocidade; Mascarar a direco do passe; Depois do passe, movimentar-se para um espao livre (desmarcaes de apoio Ao conduzir a bola mant-la mais perto de si do que do adversrio; Procurar o caminho para a baliza com objectividade.

passe longo);

simulao;

e/ruptura);

Regras para melhorar a aco defensiva:


Defender atrs da linha da bola; Pressionar o portador da bola; Obrigar o adversrio a cometer erros, reduzindo-lhe o espao de tempo para jogar; Fechar a linha de progresso do portador da bola para a baliza; No tentar desarmar um adversrio que tenha a bola controlada; Demorar (conter) o ataque do adversrio a jogar nas zonas para ele menos vantajosas Anular as linhas de passe mais importantes (profundidade e largura);

(espaos laterais e espaos recuados);

36- 39

Aumentar a presso defensiva medida que o adversrio se aproxima da baliza a

defender.

37- 39

Concluso
Entre os vrios desportos, o futebol aquele que mais tem contribudo para projectar internacionalmente a imagem do pas. O futebol o desporto nacional que tem um maior papel como instrumento educacional, pois gera oportunidades e prepara as novas geraes para o futebol. Alm de colocar as crianas de todas as classes sociais lado a lado, ensina valores como cooperao e respeito e diminui as diferenas culturais.

38- 39

Bibliografia

Captulo do Livro: Manuela Costa e Anbal Costa, (2007). 2-Actividades Fsicas Desportivas, Futebol pp.84-100. Educao Fsica 10/11/12. Porto

Internet: (S/A). (2009). Liga Portuguesa de Futebol Profissional. O Futebol. Leis de Jogo [Online]: http://www.lpfp.pt/futebol/leisjogo/index.aspx. 2010

39- 39

Vous aimerez peut-être aussi