Vous êtes sur la page 1sur 5

O que so as Comunidades Virtuais

As Comunidades Virtuais so espaos virtuais de comunicao e cooperao que se destinam ao debate de temas especficos por um conjunto de pessoas com interesses ou objetivos comuns. As Comunidades Virtuais possuem frum, chat, listas de discusso e espaos para publicaes de textos e imagens. No sistema de ensino, as Comunidades Virtuais permitem debater assuntos curriculares, esclarecer dvidas ou apresentar descobertas, atravs de mecanismos de comunicao e troca de informaes entre professores e alunos como Chats e Fruns. Nas empresas, as Comunidades Virtuais geram oportunidades de comunicao, troca de experincias, repositrio e disseminao da informao, assim como integrao de funcionrios, alm de propiciar a gesto do conhecimento empresarial.

A Comuniade
A pesquisa que fizemos foi sobre o racismo, ou seja, uma comunidade que aborda o tema racismo presente na sociedade.

Contedo existente na comunidade:


H racismo sem racistas? A campanha Onde voc guarda o seu racismo? (http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/) tem o objetivo de provocar uma reflexo individual e, principalmente, conscientizar a populao de que a luta contra o preconceito racial responsabilidade de todos. Sobre a Campanha

Por que uma campanha contra o racismo? Porque o racismo existe, faz mal para todo mundo e se manifesta de diferentes formas. s vezes em atitudes discretas, sutis, quase imperceptveis. Outras vezes so agresses explcitas, um olhar, um comentrio, uma piada ou simplesmente uma reao fsica. Os Dilogos Contra o Racismo tm a misso de combinar propostas de mudanas de atitudes com a divulgao consistente de informaes nos meios de comunicao. O racismo um entrave para a consolidao de uma sociedade mais justa e democrtica, onde todos e todas sejam realmente cidados. A campanha Onde voc guarda o seu racismo foi lanada em

dezembro de 2004. A campanha fruto da iniciativa de mais de 40 organizaes da sociedade civil, iniciada em 2001 (Dilogos Contra o Racismo) para promoo de uma ampla mobilizao anti racista que envolva todos os setores da sociedade. A campanha teve como suporte uma pesquisa que mostrou que 87% dos(as) brasileiros(as) acreditam na existncia do racismo, mas somente 4% se dizem racistas. Devido a essa constatao a campanha foi lanada com a pergunta: Onde voc guarda o seu racismo?, que parte do princpio de que o racismo est presente na cultura da sociedade brasileira, atinge a todas as pessoas e se revela no cotidiano. Afinal, h racismo sem racistas? Seu objetivo estimular o dilogo, a troca de idias, incentivar mudanas de pensamentos, hbitos e atitudes alm de estimular o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade. O caminho? Revelar o perfil do preconceito e da desigualdade racial no Brasil, demonstrando e discutindo as vrias formas de guardar o racismo, provando que todas elas so nocivas, destrutivas e contagiosas. Como Participar? Gerando debates reais e virtuais! A campanha foi desenvolvida para funcionar atravs de redes, articulaes e movimentos sociais. Participe voc tambm, promova dilogos na sua famlia, na sua escola, no seu trabalho ou na sua roda de amigos e amigas.

Como funciona a campanha? A campanha pretende estimular a realizao de inmeros dilogos sobre o racismo nas famlias, condomnios, locais de trabalho, escolas, rodas de amigos e amigas. Para apoiar e incentivar essa mobilizao, a campanha funciona por meio de articulaes e redes de organizaes, instituies e movimentos em todo o pas. O preconceito racial existe e faz mal para todas as pessoas, no s aos negros, mas a toda a sociedade. Alm de reprovvel sob qualquer ponto de vista, dificulta a superao de graves distores sociais. Relatrio lanado em 2005, pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), mostra que 64% da populao de baixa renda no Brasil composta por pessoas negras, aproximadamente 25 milhes de indivduos. Podemos ver que a pobreza no Brasil tem cor. Quase 80% de jovens assassinados(as), entre 16 e 24 anos, so homens negros. E uma mulher negra ganha quatro vezes menos do que um homem branco. O racismo um obstculo para a consolidao de uma sociedade mais justa e democrtica, na qual todas as pessoas sejam realmente cidads.

Primeira Fase 2004 A campanha foi lanada em dezembro de 2004 e as organizaes da sociedade civil reunidas no grupo Dilogos contra o Racismo consideram o saldo extremamente positivo. A iniciativa tem recebido o apoio de diversas organizaes de todo o Brasil, como escolas, prefeituras, rdios, sindicatos, empresas e muitas pessoas. A campanha obteve a adeso de veculos como Rede Globo, Globonews, TV Educativa, TV Cultura, TV Senado, TV Cmara, TV Viva de Pernambuco, redes de cinema Cinemark e Estao, Rdio Mec, Rdio Fala Mulher e rdios comunitrias de vrios estados: RJ, BA, ES, PE, PA, Braslia, SP e RS. Alm disso, foram distribudos 85 mil folhetos, 10 mil bottons, 5 mil cartazes, 50 busdoors e 50 outdoors. Dilogos contra o Racismo tem como meta a troca de experincias e idias sobre a questo do preconceito racial. A iniciativa surgiu a partir da constatao de que o problema do preconceito racial, invisvel para muitas pessoas, principalmente para quem no sofre com ele, deveria ser tratado pela sociedade brasileira como um todo e no apenas por afrodescendentes e suas organizaes. Segunda Fase 2006 A segunda fase da campanha teve incio em Maio de 2006, com a veiculao dos vdeos em diversas redes de televiso. Nestes novos vdeos possvel ver depoimentos espontneos de pessoas sobre situaes de preconceito racial. A iniciativa mostra, nesta segunda fase, algumas situaes cotidianas nas quais o racismo se revela. O objetivo chamar a ateno para a freqncia desses acontecimentos no dia-a-dia e estimular as pessoas a identificarem seu prprio preconceito para se livrar dele uma pesquisa mostrou que apenas 4% de brasileiros(as) admitem ser racistas.

Opinio Na comunidades, voc pode tambm exibir sua opinio na sesso Artigos de Opinio

Escola Irm Maria Catarina Levrini 9 ano A Turno: Manh

Disciplina: Informtica Professora: Cludia

Comunidade Virtual
Raylane Gomesn 22 Regina Medeiros n23

Teresina, 2011

Vous aimerez peut-être aussi