Vous êtes sur la page 1sur 3

A matriz clnica de Lacan

PSICOSE: A MATRIZ CLINICA DE LACAN

"Nosso ponto de partida o seguinte: o inconsciente est presente na psicose. O inconsciente est ali mas no funciona ... Este fato no implica por si mesmo nenhuma resoluo: muito pelo contrrio, isto comporta uma inrcia muito especial".

Isto foi dito por Lacan em 1955. E mais "no se h que tomar psicticos em anlise porque toda a doutrina que se possui sobre este tema mostrar um impasse", continua Lacan (Seminrio III. As Psicoses). Esta afirmao, 23 anos aps sua tese sobre a psicose paranica, mostra o longo caminho percorrido por Lacan, antes de alcanar sua teorizao sobre a psicose, sem que, por isso, tenha obtido resultados eficazes no que respeita ao tratamento. J em 1932, Lacan se preocupava com a necessidade de elaborar uma teoria mais consistente sobre as psicoses, ao mesmo tempo que proclamava a urgncia de uma forma de tratamento eficaz, j que a psicanlise pouco ou nada conseguira neste campo. Em 1955, no seu Seminrio sobre as psicoses, Lacan coloca ainda a questo do tratamento (da psicose) como um objetivo a ser alcanado pelo seu trabalho, naquele ano! Dois anos depois, ele afirma que meio sculo de freudismo aplicado psicose deixa seu problema ainda a ser repensado, ou seja : a psicose se encontra no statu quo ante1. A Lacan mais modesto. Embora diga que o artigo (trata-se de "De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose) contm o que de mais importante fora dito em seu Seminrio de 1955-56 ( As Psicoses ), ele o comea (tal o ttulo) e termina dizendo tratar-se apenas de uma questo preliminar a todo tratamento possvel das psicoses, na medida em que sua maneira de ver o problema introduz a necessidade de se reconceituar a questo da transferncia no tratamento. Como se v claramente, o problema da psicose continua a perseguir Lacan vinte e trs anos aps ele ter se proposto inventar uma nova teoria e uma forma de tratamento eficaz para a psicose. Deixo de lado aqui a teoria lacaniana sobre a forcluso do Nome do Pai, com a qual ele pretende ter encontrado a chave explicativa para a psicose. Isto j foi objeto de uma exposio de Ivan Correia. Retomarei a questo tal como ela se colocou para Lacan poca de sua tese e a maneira como ele a encaminhou. Isto vai nos mostrar tambm sua via inicial de acesso a questes psicanalticas, questes que atravessaro toda a sua obra. Ao final levantarei algumas questes referentes ao tratamento das psicoses, dentro da tica da teoria lacaniana.

Cf. J. Lacan, crits (Paris:Seuil, 1966), p. 531.

A matriz clnica de Lacan

[Segue-se uma anlise da tese de doutorado de Lacan sobre a psicose paranica de autopunio. Cf. meu artigo: "Lacan : razes de uma teoria".] SOBRE O TRATAMENTO DA PSICOSE J vimos como Lacan era prudente no que concerne ao tratamento da psicose, apesar de sua preocupao ante necessidade de se descobrir uma forma adequada de terapia. de se notar que ao fim do seu trabalho "De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose" (1957/58), referindo-se ao tratamento ele afirma ser prematuro dizer o que se pode fazer neste terreno, pois isto seria ir alm de Freud, cuja tcnica, se usada fora da experincia qual ela se aplica, equivale a uma estupidez.2. Os desenvolvimentos tericos que levaram ao conceito de forcluso do Nome do Pai problematizaram ainda mais a questo da anlise do psictico, pois, de acordo com a teoria, a forcluso do Nome do Pai incurvel! Ao contrrio do sintoma neurtico, o contedo do delrio no cifrado, mas desvelado, no se vendo bem qual o destino que poderia caracteriz-lo como uma mensagem. Aqui, "o inconsciente est a cu aberto". Por outro lado, como introduzir o psictico na produo do discurso analtico e, consequentemente, no enlace transferencial, se dele est excludo o corpo fundamental de significantes, o que lhe impossibilita a produo de um saber sobre a verdade? Com efeito, no psictico assiste-se a uma inrcia da simbolizao, que barra qualquer articulao de significantes dentro de uma cadeia onde os efeitos de significao possam circular entre o sujeito e o Outro. Lacan diz que na psicose o inconsciente est presente, mas no funciona. O psictico assim "um martir do inconsciente"3. Assim, no funciona o enlace transferencial, pois ele j vem com um saber constitudo; no funciona tampouco a interpretao. Interpretar o que, se o delrio j em si uma forma de interpretao? E como? se a ele lhe falta o acesso ao significante fundamental que lhe permitiria articular-se numa ordem simblica indispensvel gerao de efeitos decorrentes de interpretaes reguladas pelas aluses, enigmas, citaes, equvocos, pontuaes, escanses e cortes? Sabe-se ademais que a interpretao na psicose pode desencadear delrios. Lacan chama ateno para o fato bem conhecido de uma anlise poder desencadear, desde os seus primeiros momentos, uma psicose, sem que ningum tenha explicado o porque. E ele fala ento de um "manejo imprudente" da relao analtica.4
2 3

Cf. Ibid., , p. 583. Cf. J. Lacan, O Seminrio, livro 3, As psicoses (Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor), p. 153. 4 Ibid., p. 24.

A matriz clnica de Lacan

Mas, poderamos perguntar, qual seria a forma prudente? Como substituir o reconhecimento no plano imaginrio pelo reconhecimento no plano simblico, quando se trata de um sujeito que, por no poder fazer uma mediao simblica, prolifera no imaginrio5, merc rejeio de um significante primordial6? Qual ento o tratamento possvel? E qual o lugar do analista? De "prtese" do Nome do Pai, j que, no caso, -lhe absolutamente contra-indicado posicionar-se como o Outro, visto que o psictico no o v como barrado, sentindo-se, em conseqncia, objeto do seu gozo, isto , do gozo do Outro (no barrado)? Decididamente, aqui mais do que nunca "a vida do psicanalista no cor de rosa"7. O que no impede Lacan de dizer que "o analista no deve recuar diante da psicose"8 e que o perigo de vir a delirar juntamente com o doente no nos deve intimidar mais do que no o fez a Freud.9

BIBLIOGRAFIA
LACAN, Jacques. Dune question prliminaire tout traitement possible de la psychose. crits. Paris:PUF, 1966. p.531-583. O Seminrio, livro 3, As Psicoses.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. ORNICAR, n9, 1969.

Lus F. G. de Andrade.
Joo Pessoa, 09 de agosto de 1991.

* Trabalho apresentado no Simpsio sobre a psicose, organizado pelo Centro de Psicanlise e Psicologia da Linguagem, em Recife, no dia 10 de agosto de 1991.

5 6

Ibid., p. 104. Ibid., p. 97. 7 Ibid., p. 39. 8 Cf. Ornicar, n 9, 1969. 9 Cf. J. Lacan, crits, p. 574.

Vous aimerez peut-être aussi