Vous êtes sur la page 1sur 3

Atividades online 3 Ano EM Variveis Visuais Dentre as variveis visuais, ou variveis grficas, distinguidas por Bertin para a construo

de mapas temticos que atendam os objetivos da comunicao e, portanto, mapas teis encontram-se: a variao visual de forma; a variao visual de tamanho; a variao visual de orientao; a variao visual de cor; a variao visual de valor; e a variao visual de granulao. (observe a seta vermelha).

As variveis visuais de forma so smbolos como avio, ponto quadrado etc. A variveis visuais de tamanho expresso o tamanho, ou seja, a quantidade como se voc utilizar um crculo para representar diferenas de quantidades o tamanho do smbolo muda. E assim por diante com as demais variveis.

Conforme o caso, essa mancha ocupa uma superfcie mais ou menos extensa: o que se chama modo de implantao da mancha sobre o plano (Modos de implantao: Linear, Pontual e Zonal, Veja as setas azuis). Estas so utilizadas, cada qual com suas especificidades, para representar fenmenos qualitativos, ordenados ou quantitativos nos modos de implantao pontual, linear ou zonal (Propriedades de Percepo, veja a seta verde). Propriedades de Percepo Segundo Martinelli (1991, 2003), as seis variveis visuais mais as duas dimenses do plano (x e y) tm propriedades perceptivas que toda transcrio grfica deve levar em conta para traduzir adequadamente as trs relaes fundamentais entre objetos: relaes de similaridade/diversidade, chamadas de percepo seletiva (), de ordem, percepo ordenada (O) e de proporcionalidade, percepo quantitativa (Q). As variveis visuais apresentam propriedades perceptivas intrnsecas diante do nosso olhar. As relaes de similaridade/diversidade podem levar a trs tipos de percepo, dissociativa, associativa e seletiva, somando-se s propriedades de percepo ordenada e quantitativa: Percepo Dissociativa : a visibilidade varivel. Afastando da vista tamanhos diferentes, eles somem sucessivamente. Percepo Associativa : a visibilidade constante. As categorias se confundem; afastando-as da vista no somem. aspecto: Percepo seletiva: cor, tamanho, valor, granulao, forma. Percepo ordenada: valor, tamanho, cores na ordem natural do espectro visvel. Percepo quantitativa: somente a varivel visual tamanho. Percepo Seletiva : O olho consegue isolar os elementos. Percepo Ordenada O: As categorias se ordenam espontaneamente. Percepo Quantitativa Q : A relao de proporo imediata. Quanto ao relacionamento com as variveis visuais, tem-se o seguinte

A fim de representar o tema do mapa, seja no aspecto qualitativo (), ordenado ou quantitativo (Q), tem-se que explorar variaes visuais sensveis com propriedades perceptivas compatveis; o aspecto qualitativo responde a questo O QUE?, caracterizando relaes de diversidade entre lugares; o aspecto ordenado responde a questo EM QUE ORDEM?, caracterizando relaes de ordem entre lugares, e o aspecto quantitativo responde a questo QUANTO?, caracterizando relaes de proporcionalidade entre lugares (MARTINELLI, 1991 e 2003). Depois de ler o contedo, acesse esse link : http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm Em conceitos gerais, acesse conceitos e tcnicas, clicando na seta da direita, chegue em altimetria, analise a curva de nvel e responda:

a) Qual(is) varivel(is) visual(is) foi(ram) utilizada(s)? b) Qual propriedade de percepo?

Vous aimerez peut-être aussi