Vous êtes sur la page 1sur 60

GUSTAVO VARGAS DE TOLEDO

DEMOCRACIA, FILOSOFIA, POLTICA E BUROCRACIA NA MODERNIDADE E CONTEMPORANEIDADE EM CORNELIUS CASTORIADIS:


INSTITUCIONALIZAO E BUROCRATIZAO DO MOVIMENTO HOMOSSEXUAL BRASILEIRO, UM ESTUDO DE CASO
Trabalho de Concluso do Curso de Cincias Sociais do Centro de Cincias Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, elaborado sob a orientao do Prof. Daniel Estevo de Miranda.

CAMPO GRANDE/MS 2011

A monografia intitulada DEMOCRACIA, FILOSOFIA, POLTICA E BUROCRACIA NA MODERNIDADE E CONTEMPORANEIDADE EM CORNELIUS CASTORIADIS: INSTITUCIONALIZAO E BUROCRATIZAO DO MOVIMENTO HOMOSSEXUAL BRASILEIRO, UM ESTUDO DE CASO apresentado por GUSTAVO VARGAS DE TOLEDO, como exigncia parcial para aprovao no curso de Cincias Sociais Banca Examinadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

BANCA EXAMINADORA

Prof. Orientador Daniel Estevo de Miranda (UFMS)

Prof Priscila Martins Medeiros (UFMS)

Prof. Ronaldo Maciel Pavo (UFMS/ Convidado)

Campo Grande - MS, 2011

Dedico este trabalho ao Professor David Victor-Emmanuel Tauro que no deixou de me fornecer condies para eu poder me desenvolver enquanto pesquisador, possibilitando eu ver neste trabalho uma parte de um projeto de vida.

Agradecimentos

Agradeo imensamente a todos os professores que me deram o carinho e ateno neste processo acadmico, como professora Ana Maria Gomes com o NEG Ncleo de Estudos de Gnero e o Gells grupo de estudos das livres sexualidades, do qual fiz parte, professor Aparecido Francisco dos Reis, sempre muito fofo comigo, professor Antnio Hilrio Aguilera Urquiza, que sempre me tratou com muito carinho e tem meu duradouro respeito e admirao, e professora Priscila Medeiros, que alm da reconhecida beleza, tambm possuidora de um reconhecido carter, posicionamento e competncia admirvel. Ao professor e meu orientador Daniel Estevo de Miranda que me ajudou no sofrimento da monografia, sempre to disposto em todos os momentos, fica aqui meu sincero agradecimento e minhas sinceras desculpas pelos atrasos e incmodos. Obrigado. Agradeo ao Ronaldo Maciel Pavo, que alm de grande intelectual um grande amigo, pessoa com o qual atravs da convivncia diria e seria absurdo tentar resumir aqui o significado de nossa amizade, mas me contenho na contribuio que fere imediatamente o presente trabalho consegui colocar em debate as categorias de Castoriadis assim como de vrios autores alm de possibilitar o exerccio contnuo da reflexo e crtica atravs das teorias de contestao da sociedade instituda, principalmente anarquistas e autonomistas. Fica aqui o meu grande agradecimento. Agradeo ao David Victor-Emmanuel Tauro, que apesar de todos os conflitos que tivemos conditio sine qua non da intimidade, penso durante o processo, nunca me deixou de me amparar em bibliografia e em apoio institucional e pessoal, pois alm de meu professor/orientador de pesquisa tambm foi e um grande amigo. Foi a partir da que descobri que possvel ter prazer na teoria, que no preciso se render especializao cientfica para fazer reflexo terica, que no preciso ter diplomas ou status quo para realizar aprofundamentos ou mesmo realizar afirmaes tericas, aprendi novas lnguas o que ampliou consideravelmente meus horizontes - e me possibilitou pensar em seguir carreira acadmica, qui fora do pas. Obrigadssimo, David, tu ests em minha pele literalmente - e s posso dizer que no adianta nem tentar me esquecer, pois ainda temos muito a fazer. Finalmente os agradecimentos mais pessoais, que para minha famlia por ter me apoiado e me aceitado inteiramente o que me faz sentir que realmente tenho uma famlia com quem posso contar, verdadeiramente, o que me deu segurana o suficiente para enfrentar as atribulaes da vida, e ao Jos Mauro por fazer os meus dias mais felizes, atravs de um carinho e pacincia sem limites. Amo vocs muitssimo. Sei que um agradecimento mais ou menos longo e bastante pessoal, mas condizente com o tamanho do sentimento de gratido que est sendo dentro de mim e com a intimidade que tenho com os homenageados.

Resumo

O presente trabalho pretende, comeando com a reviso da ontologia herdada, analisar os pressupostos filosficos e polticos sobre os quais se assenta a Modernidade e como a sociedade greco-ocidental est se (re)elaborando politicamente, de forma a no constituir uma verdadeira democracia e poltica, criando uma nova forma de dominao: a burocracia, que tende a se tornar algo generalizado na sociedade, no apenas nas empresas, mas tambm nas organizaes polticas e sindicados, partidos, e alm, na vida privada, gerando a privatizao do indivduo, possibilitando a irresponsabilidade social e o conformismo generalizado como tendncias coerentes com o modo que a sociedade est se organizando e se instituindo. A elucidao da modernidade se faz com referenciais gregos, ou seja, atravs da utilizao do pensamento democrtico e filosfico que acordado com a prtica democrtica forma social-histrica que prevaleceu em Atenas do sc. VIII ao V (antes de Cristo) da qual surge significados imaginrios sociais que so base para constituio e definio do que chamamos de democracia. Aps uma reviso do pensamento poltico contemporneo e da burocratizao crescente, o movimento homossexual tomado como caso concreto particular a ser utilizado como confirmao do quadro terico abstrato por ns estabelecido.

Palavras-chave: democracia, burocracia, poltica, homossexualidade, oligarquias liberais

SUMRIO

INTRODUO...................................................................................... 07 METODOLOGIA.................................................................................. 09 DISCUSSO ONTOLGICA INICIAL: DE ONDE SE PARTE... 11 FILOSOFIA, POLTICA, DEMOCRACIA NA MODERNIDADE AT OS DIAS ATUAIS......................................................................... 25 INSTITUCIONALIZAO E BUROCRATIZAO DO MOVIMENTO HOMOSSEXUAL: UM ESTUDO DE CASO.................... 54 CONSIDERAES FINAIS.............................................................. 57 BIBLIOGRAFIA.................................................................................. 59

INTRODUO

Cornelius Castoriadis (1922-1997) foi um filsofo grego, crtico social, economista, psicanalista, que escreveu inmeras obras, entre elas sua magnus opus A instituio imaginria da sociedade (1982). O porqu do referencial grego implcito e explcito em Castoriadis simplesmente por toda nossa filosofia e cincias que possuem fundamentos originrios da Grcia e da democracia grega verdadeiramente poltica, onde a filosofia ferramenta do cidado - enfim, uma autonomizao da racionalidade e impossvel sintetizar sua obra e trajetria em to poucas linhas sem cometer um ato de violncia de interpretao e injustia com sua produo, mas pode-se afirmar que Castoriadis faz uma crtica radical raiz a todo pensamento herdado antidemocrtico em todos os sentidos e em vrias reas de conhecimento, desde a psicanlise at a poltica, sociologia, educao, antropologia, fsica, enfim. A teoria da autonomia , para ele, continuidade do projeto social-histrico instaurado com a democracia ateniense, onde a coletividade se organiza e se orienta conscientemente, reflexivamente, uma sociedade sem explorao, o que para ele s concebvel, como vimos, se a gesto da produo no estiver mais localizada numa categoria social, ou seja, se a diviso estrutural da sociedade em dirigentes e executantes for abolida (CASTORIADIS, 1979, p. 63). Esse aspecto est presente em toda sua obra, de forma indireta ou direta, explcita ou implcita, e o orienta conscientemente em direo ao seu posicionamento ontolgico no qual fundamenta seu posicionamento filosfico, poltico, etc., o que demonstra sua necessidade de se posicionar coerentemente com seus objetivos, dando-nos tranquilidade para trabalhar com seu referencial, sabendo que no seremos contrariados pelo prprio autor neste sentido, de contradio interna ou mesmo da incoerncia. No presente trabalho pretende-se analisar como ocorre essa relao: como a sociedade instituinte cria a sociedade instituda e como a sociedade instituda conceitos que sero abordados ao longo do texto educa paideia ( a educao do cidado pela polis, onde at suas paredes educam, sociedade instituinte) - e condiciona a sociedade instituinte, alm de elucidar os significados de democracia, poltica e filosofia, como esses conceitos podem ou no se aplicar Modernidade, a burocratizao crescente da sociedade moderna e suas consequncias, como o movimento homossexual obrigado a se institucionalizar para ser justificado (legitimado, em termos modernos); assim como

vrios outros temas que so to importantes quanto derivados e originrios, mas que no convm listar devido nossas limitaes atuais. A partir dessa colocao, ns nos perguntamos como so trabalhadas as foras de contestao e a tendncia herdada do projeto de autonomia, porque o objeto da verdadeira poltica transformar as instituies, mas de forma que essas instituies eduquem os indivduos em direo sua autonomia. Enquanto resultado de uma pesquisa especfica, atravs da anlise do percurso histrico e filosfico da nossa sociedade grego-ocidental, nos vemos enquanto herdeiros de todo um conjunto de significaes imaginrias sociais que do sentido a toda a vida social e esta mesma vida, d sentido e faz existir enquanto real aquele mesmo conjunto de significaes. A sociedade existe enquanto instituinte em oposio sociedade instituda, sendo esta modificada e reinvestida de existncia conforme os seres humanos em seus processos criativos, a partir do nada, ex nihilo, por uma arbitrariedade condicionada pela histria, mas no determinada por ela, nem por qualquer outro fator extra social que no seja a prpria sociedade, criam e recriam aquela realidade, mudando alguns aspectos e mantendo outros. A partir da noo da sociedade e suas obras enquanto criao humana que derivamos todo o resto: se ns criamos, ento devemos faz-lo conscientemente, reflexivamente, medindo, questionando e praticando o que definimos enquanto bom, justo, certo, bem, sabendo que nossas definies so apenas doxa opinio sempre, mesmo com nome de cincia, sendo impossvel ser de outra forma: devido s limitaes do ser humano, dispositivos de entendimento, da linguagem, e do Caos que est presente no real e que no decifrvel, muito menos pela nossa racionalidade. Muitas concluses aqui apresentadas so resultados de anos de participao ainda pretensamente ativa - ao GTCC (Grupo de Trabalhos Cornelius Castoriadis) juntamente com o prof. David Victor-Emmanuel Tauro, onde realizamos debates, pesquisas, tradues, e atividades correlacionadas.

METODOLOGIA O mtodo primordialmente a reviso bibliogrfica de fontes primrias obras do prprio autor - consideradas necessrias para elaborao do texto, de acordo com o objetivo estabelecido. Quando outros autores so acrescentados, o so por serem utilizados ou convergirem com o que posto pelo prprio Castoriadis, sem fugir s determinaes deste no desenvolvimento de sua teoria, a qual base de nosso entendimento. A metodologia que utilizaremos ter por base na noo de criao em Castoriadis, o que significa abandonar as formalizaes da ontologia tradicional herdada pela nossa filosofia o que ser exposto primeiramente no desenvolvimento - que , em ltima anlise, antidemocrtica e ignora a criao humana em si, ex nihilo, a partir do nada, valorizando sempre a identidade e a permanncia, sempre vendo as manifestaes humanas como resultado de algo que est alm do prprio sujeito: determinao da estrutura, infraestrutura, funo, razo, etc. E sendo assim a sociedade e histria seriam apenas manifestao e transformao dessa fonte extra social que os determina, ignorando assim o processo de criao do modo que trabalhamos aqui. Como decorrncia de uma nova ontologia e uma nova antropologia, temos uma nova epistemologia. Deste modo, a metodologia que iremos trabalhar fundamentada na anlise histrica e filosfica da sociedade grego-ocidental, desde a antiguidade grega at os nossos dias. Sabemos da dificuldade de restituir um sentido dado por determinado autor, Castoriadis neste caso, mas tentarei aqui ser o mais fiel possvel ao que ele coloca em suas obras. Chamar de mtodo seria simplificao errnea contraditria, j que na viso de Castoriadis, esse mtodo que falamos aqui s entendvel dentro da noo da prpria cincia como elaborada no Renascimento e na modernidade no temos categorias separadas da sua historicidade ou mesmo um conceito que se desprenda de seu contedo histrico, sendo inclusive a verso positiva a culminncia desse processo. Ento se no falamos de mtodo, podemos falar no de explicao por no termos causalidade determinista em histria, mas sim em elucidao, explicitando as condies sociais e histricas. Ademais, a descrio complementar para se entender essa forma de elucidar a histria e a sociedade ser feitas durante todo o trabalho terico aqui desenvolvido, pois todo o desenvolvimento de nosso trabalho no ignora a participao no processo do sujeito

10

do pesquisador no ato da pesquisa, procurando explicitar o motivo de nossas escolhas, dando assim a possibilidade de exercer julgamento e eleio das escolhas tericas que julgar racionalmente melhor e isso fundamentalmente concordantes com nossa orientao terica, j que na democracia que surge a possibilidade do questionamento efetivo institudo, da reflexo verdadeira, da noo de verdade democrtica, do julgamento e questionamento das leis, da justia, dos fins e da nomia lei/ordem. Como veremos no texto, no h teoria ou posicionamento que no represente uma vontade especfica, ou mesmo uma direo que se pretenda por motivos sociaishistricos (no h neutralidade na histria, pois a criao humana valorativa) e psquicos (toda representao j sugere um desejo/afeto/inteno), e como se pode perceber, a teoria de Castoriadis no faz separao rgida entre a anlise social-histrica e poltica com a anlise de outras reas de conhecimento e de outros extratos do real, como o psquico. Mas antes de pretender a unificao das cincias, prefere a interdisciplinaridade. De resto, creio que, como privilegia a reflexo olhar para si reflexivamente, atravs do entendimento de sua prpria teoria que iremos delineando o prprio mtodo, pois, como j dissemos, este no est dissociado da constelao de concepes nas quais esse mtodo visado emerge.

11

DISCUSSO ONTOLGICA INICIAL DE ONDE SE PARTE Negritamento dos pressupostos ontolgicos de Castoriadis e a crtica cincia e ontologia herdadas. Por que pensar com o referencial grego? Por que a poltica grega democrtica nos interessaria nos tempos atuais? O que poltica e o que democracia? Primeiramente, a possibilidade de questionar o institudo com fundamentos racionais, de pensar reflexivamente (verdadeiramente, como explicitaremos posteriormente), de podermos nos observar enquanto sujeito e objeto ao mesmo tempo (ciso de si em Hegel ou dilogo da alma com ela mesma em Plato) (CASTORIADIS, 2007, p.127), uma possibilidade que surge com a filosofia, com a democracia e com a poltica grega quase que simultaneamente. Ou seja, estar fazendo essa atividade cientfica reflexiva nesta monografia s possibilitado na histria pela ampliao do carter racional, principalmente no campo geomtrico com Zenon, que atravs de uma progresso infinita que no pode ter lugar seno no espao geomtrico e pensamento, ideal, representativo - que possibilita a virtualizao de uma representao efetiva do real, de onde a efetuao virtual vale como realizao efetiva. Ali j temos estes elementos: a criao da aplicao rigorosa e das regras de aplicao, a criao de um objeto no qual se tenha encadeamentos de aplicaes rigorosas parte a parte. Neste espao, que euclidiano, temos um carter homogneo e istropo, ou seja, sem folhagens diferentes. Pensamento indito, desconhecido em outras partes. Essa virtualidade permite a abstrao numrica da democracia que vai se contrapuser participao poltica atravs da quantidade de bens, ou seja, pela primeira vez ocorre uma igualdade abstrata entre os cidados, a qual se conheceu por isonomia, e fundamento das caractersticas da democracia. Essa noo de espao no era absolutamente a concepo grega vigente, que via o cosmos como esfera, desde Hesodo ao De Caelo de Aristteles. A esfera no poderia ser euclidiana: na esfera as retas no podem se alongar ao infinito, e no se privilegia a homogeneidade, porque o centro do mundo a Terra ao redor da qual se encontram os corpos celestes. Ento, a matemtica e a geometria no vo ser como na modernidade do sc. XIX, um jogo axiomtico, mas sim uma representao que superava as computaes humanas. Para os pitagricos, o nmero sagrado, e no tem apenas funo numerolgica mgica, mas tambm as propriedades fsicas tm correspondncias numricas. Essa

12

indistino de espaos - euclidiano e virtual; no euclidiano e real gera a unificao do espao, criando a impresso da demonstrao geomtrica como de algo que j estava ali, como desvelamento do real. (CASTORIADIS, 2004, p.65-93). Vemos ento pela primeira vez na histria a valorizao do racional enquanto referncia absoluta de anlise ontolgica logo, qualquer conhecimento que parta dessa ontologia, at porque todas as entidades matemticas so perfeitamente determinadas (CASTORIADIS, 1987, p.396). Plato sabia perfeitamente que se apoiava em hipteses, mas na matemtica julgava-se possuir o modelo de uma certeza hipottico-dedutiva: uma vez suspensa a questo da verdade das hipteses, o sistema de inferncias matemticas parecia exibir uma certeza apodtica, em um domnio na qual a hipoteticidade se apresentava como absolutamente categrica. O pensamento cosmolgico unificador de Parmnides que toma forma na teoria das Ideias de Plato coloca um ponto referencial no Absoluto para pensar a realidade, para conduzir os afazeres humanos e a constituio da cidade - criando mesmo com Scrates uma epistem poltica - ocultando assim a possibilidade aberta com a democracia de vermos a ns enquanto instituidores da nossa prpria realidade social, nos tornando mediadores do Absoluto, e mais ainda, no conseguimos enquanto Modernos pskantianos pensar seno com a ajuda da categoria do Uno, que separa o ser do no-ser (para onde Plato localizava o sofista, que s existe porque para Parmnides o ser e o noser podem ser misturados, cabendo ao filsofo separ-los) e estabelece uma relao sobre o universal e o singular na qual o singular manifestao do universal, transformao do mesmo, do Uno (CASTORIADIS, 2004, p.23-33) na qual causalidade, finalidade, estrutura, motivao, reflexo, funo, so apenas nome de guerra da razo necessria e suficiente, onde a tese central de que o ser ser-determinado (CASTORIADIS, 1982, p.259) e tentam ocultar a parte catica da realidade, negando mesmo o que os gregos denominavam de Caos/Abismo/Sem-fundo, criando uma Imagem, uma Figura, um Simulacro (CASTORIADIS, 1987, p.382). Essa nossa lgica herdada e a qual Castoriadis sente a necessidade refutar em suas razes. Em Plato, h ento a necessidade de um ponto absoluto referencial que, assegure uma verdade ao pensamento humano, e toma uma posio sobre as dicotomias do pensamento grego que ainda permeiam nosso pensamento moderno e estamos longe de superar: nomos lei, conveno - versus physis natureza (do qual Plato prefere a physis); einai essncia, ser versus phainesthai parecer (Plato prefere o ser essncia que se manifesta no mundo das Ideias, das eid); e a doxa

13

opinio versus altheia verdade (da qual Plato prefere a altheia) (CASTORIADIS, 2004, p. 35, 38). Todas essas posies refletem a postura antidemocrtica de Plato que ele explicita em A Repblica e que ser abordada mais em frente. Com efeito, o papel de Plato na histria da filosofia tem sido de um enorme bloco de pedra que, durante sculos e sculos, tem feito obstculo ideia de criao na histria, da criatividade da coletividade como colocando sua prpria instituio, seu prprio nomos (CASTORIADIS, 2004, p.39). A possibilidade da existncia da faculdade de julgar e eleger so, longe de ser universal, pertencentes tradio grego-ocidental. Isso no existe nas sociedades tradicionais onde o questionamento sobre a prpria tradio no pode ser posto. Consequentemente, h uma relativizao da prpria cultura, juntamente com o questionamento e com o encontro com outras culturas. E a faculdade de eleger e julgar ainda so temas do direito e da filosofia contempornea, chegando Kant a escrever a Crtica do juzo, que coloca a questo: como formular um questionamento vlido? Como julgar uma obra de arte? Para Castoriadis, a prpria sociedade uma obra de arte poiesis como criao da sociedade dada e a histria como criaes de novas formas ou repeties de formas anteriores, eidos, que vo se reinvestindo de valor pelos indivduos e tomando forma de real enquanto esse real toma forma o imaginrio que o sustenta: o indivduo faz a sociedade na medida em que a sociedade faz o indivduo (CASTORIADIS, 2004, p.44). A identidade no mundo aparece atravs da instituio social assim como a dimenso da idealidade multiplamente implicada por ela - e a instituio se coloca como afirmao de identidade e afirmao de sua prpria identidade; ela s pode ser medida atravs dos procedimentos que ela mesma prev e estabelece, e criada e portada pela linguagem e no pode existir na medida em que existe linguagem e esta, vista identitariamente (CASTORIADIS, 2007, p. 205). Assim, sempre complicada a restaurao-restituio histrica feita pelo historiador porque ela sempre e somente pode ser arbitrria. Este, o historiador, coloca vetores, imputando apogeus e declnios com base em alguma referncia escolhida pelo prprio: desenvolvimento econmico, mudana de sistemas polticos, estruturas, etc. De qualquer modo podemos tentar elucidar alguns aspectos, e no explicar propriamente os eventos passados, rigorosamente, causalmente, pois no h causalidade que explique a histria, visto que a histria humana como criao ex nihilo, ou seja, a partir do nada, sem derivao, e se ocorre uma consecutividade porque os seres humanos assim o

14

recriam, ou seja, interpreta o passado e valoriza aquilo que quer valorizar positivo ou negativamente, e s pode ver o passado a partir dos seus olhos, ou mesmo, ignorar aquilo que no consegue adentrar perante o mundo prprio que determinado social-histrico. (CASTORIADIS, 2004, p.49-50). A filosofia herdada s fornece duas maneiras de pensar a histria da cincia, e ambas so insustentveis: de um lado, a concepo que podemos chamar de criticista (cujo representante mais sistemtico, no o nico, Kant), onde o que evolui o contedo do conhecimento em funo da ampliao e modificao das categorias de anlise. Essa concepo encontra aporias intransponveis, das quais a mais importante a impossibilidade de justificar a existncia de uma relao entre as categorias e a matria fenomenal garantindo que este na realidade pensvel e organizvel por aquelas relao que na Crtica do juzo Kant ir denominar de feliz acaso - e ficamos impossibilitados de trabalhar no edifcio da deduo transcendental das categorias, j que este edifcio trabalha sobre a ideia de que possvel separar absolutamente material e categorias, e deduzir esta da simples ideia do conhecimento daquele, qualquer que ele seja. De outro lado temos a concepo panlogista (cujo representante mais sistemtico, no nico, Hegel) onde no h separao entre forma e matria, e categorias e contedo implicam-se mutuamente e h uma dialtica histrica do conhecimento. Mas isso significa que h uma contradio interna, pois no possvel a verdade absoluta estar seno no saber absoluto, e para isso, ela no pode produzi-lo pois isso seria determinar o contedo atravs das categorias utilizadas, o que relativiza o contedo do conhecimento e ento ela faz deste conhecimento a uma distncia infinita de todo conhecimento efetivo. (CASTORIADIS, 1987, p.225-227). A ideologia cientista triunfa na mesma medida em que se manifesta sua morte atravs da cincia galileana que elabora o programa de um saber constituindo-se objeto como processo em si independente do sujeito, reconhecvel num referencial espaotemporal vlido para todos e privado de mistrio, determinvel em categorias indiscutveis e unvocas (identidade, substncia, causalidade), exprimvel numa linguagem matemtica de poder ilimitado j falamos da origem histrica Parmnides-Plato da qual nem a pr-adaptao miraculosa ao objeto nem a coerncia interna iriam causar maiores problemas; a isto se acrescenta a regularidade evidente dos fenmenos naturais em larga escala, que garantiria leis naturais independentes do homem e legvel por ele. (CASTORIADIS, 1987, p. 202-203). Ora, no podemos imputar ao real uma lgica, assim

15

como no podemos recusar-lhe toda espcie de lgica. (CASTORIADIS, 1987, p.231) A cincia no acumulao de verdades, e certamente no apenas a eliminao de erros, mas comporta a incerteza em seu centro assim que ultrapassa a manipulao emprico-computacional ou a simples descrio, na medida em que quer ser teoria. (CASTORIADIS, 1987, p.203). O que problemtica o fundamento metafsico subjacente cincia no Ocidente h trs sculos quanto lgica, em cujos elementos aqueles objetos eram refletidos. (CASTORIADIS, 1987, p.205) Tradicionalmente, ontologia o que se denominava metafsica, da qual meta t phusika que Aristteles vai afirmar que: h uma certa cincia (epistem) que considera o ser/ente (on) como ser-ente e aquilo que lhe pertence a si mesmo. Para ns, ontologia ento refletir sobre o ser e sobre os entes e nos perguntarmos sobre o que lhe pertence de prprio e o que na medida em que para ns, e assim sendo, impossvel separar a reflexo sobre o ser e o sobre os entes, assim como impossvel separar reflexo sobre o ser e teoria do conhecimento (Kant). E como o ser/ente total se manifesta tambm como organizao (ordem, kosmos) concreta e efetiva, a ontologia tambm , necessariamente, cosmologia (CASTORIADIS, 1999, p.16). A nossa interpretao ontolgica procede de uma vontade poltica, e ela nada tem de puramente cientfica ou sociolgica, porque em nenhum domnio, nem mesmo na filosofia pura, existe uma interpretao que no esteja ligada a um projeto e a uma vontade. (CASTORIADIS, 1981, P. 65). Castoriadis v a interpretao pura enquanto uma das mistificaes das quais a poca contempornea tenta mascarar sua fuga desesperada diante da questo da verdade e da vontade. Para Castoriadis toda sociedade tem uma dimenso racional, organizada racionalmente, lgica, condica, que se refere parte determinvel do conhecimento que encontra consonncia no que determinvel no Ser - ontos ou no que est sendo (CASTORIADIS, 1999, P.24), gerando a possibilidade de afirmao de uma dimenso organizvel, ou seja, comporta o condico. Na Grcia, houve uma expanso desse domnio, gerando a Razo enquanto fundamento absoluto. Cabe especificarmos que, quando falamos de lgica conjuntista ou identitria, refere-se linguagem matemtica dos conjuntos, da qual Castoriadis cita a definio de Cantor: Um conjunto uma coleo em um todo de objetos definidos e distintos de nossa intuio () ou de nosso pensamento. Estes objetos so chamados os elementos do conjunto. (CASTORIADIS, 1987, p.272) Essa definio mesmo que aparentemente

16

ingnua atualmente (CASTORIADIS, 197, p.397) corresponde s operaes essenciais do lgein como ao mesmo tempo condio e produo da sociedade, condio produzida pelo que ela mesma condiciona. Ora, uma hierarquia de conjuntos , ipso facto, uma hierarquia de predicados e essa possibilidade contm toda silogstica clssica, ento o par essncia-acidente se torna imediata. Aps a definio e incluso de elementos em conjuntos definidos nos quais se tm propriedades definidas, certas caractersticas que definem aquele conjunto e seus elementos, sem entrar aqui na especificidade da determinao relativa e absoluta, mas sim, concluir com o autor que dizer que uma coisa , dizer que ela determinada quanto a todos os seus predicados possveis (Kant) (CASTORIADIS, 1982, p.264). Essa lgica de identidades pressuposta na teoria dos conjuntos: identidade e diferena esto presentes na definio cantoriana, assim como o princpio do terceiro excludo. Toda a teoria dos conjuntos pressupe a lgica identitria, e toda lgica formalizvel pressupe a possibilidade de conjuntizar os sinais sobre os quais se opera, e essas atividades se fazem no e pelo legein. A relao dessa conjuntizao com o conjuntizvell a sustentao da sociedade no primeiro estrato natural, do dado (CASTORIADIS, 1982, p.265). Castoriadis define lgein como distinguir - escolher postular reunir dizer (CASTORIADIS, 1987, p. 272). Para que uma sociedade possa existir e para que uma linguagem possa funcionar, preciso que, de algum modo, em certo nvel, em certa camada ou estrato da prtica e do discurso social, tudo venha a ser congruente com o que essa definio implica. preciso definir objetos, distintos, definidos um dos outros. Fora o campo lgico-matemtico, temos o teukhein, indispensvel tambm manuteno de toda sociedade, que se pode ver alguma manifestao do que quiseram chamar de progresso ou mesmo acumulao. (CASTORIADIS, 1999, P.42). Teukhein significa: juntarajustar-fabricar-construir. , pois: fazer ser como... a partir de... de maneira apropriada a... e com vistas a.... (CASTORIADIS, 1982, p.301) Palavra que deu origem a palavra tcnica, mas este s contm aspectos secundrios e derivados deste. Por exemplo, antes de cogitar-se uma tcnica qualquer, preciso que o imaginrio social se junte-ajustefabrique-construa como esta determinada sociedade, que se faa ser esta sociedade, a partir desta e que existe de maneira apropriada com vistas a ser esta sociedade. O teukhein est implicado no instituir como o legein. (CASTORIADIS, 1982, P.301) A prpria fabricao da linguagem como cdigo, que remete a um significado, tarefa do teukhein,

17

assim como a fabricao social do indivduo pela sociedade, imputando-o seu papel, sua funo, seu lugar social. (CASTORIADIS, 1982, p.302). Aqui temos um esquema operativo central que no aparece no legein como tal: a relao de finalidade ou instrumentalidade, referindo-se ao que no e poderia ser, para fazer-se ser o que no , que o valor da produo ou da transformao. O instrumento criado como eidos especfico, que a partir do que ele no em si - e do que no o objeto - que ele pode fazer ser. (CASTORIADIS, 1982, p. 303). Coloca-se como determinando as maneiras determinadas, enquanto causalidade eficiente e causalidade final, cujas consequncias so imensas. (CASTORIADIS, 1982, p.304). Os pressupostos categricos ou mesmo os operadores lgicos-ontolgicos que so necessariamente postos em ao pela lgica conjuntista-identitria, quer essa se exera na atividade de um selvagem que classifica os pssaros, peixes, assim como na de um matemtico, a saber, os princpios de identidade, de no contradio e do terceiro excludo; a equivalncia propriedade=classe; a existncia plenamente admitida de relaes de equivalncia; a existncia plenamente admitida de relaes de boa ordem; a determinidade (CASTORIADIS, 1987, p.398) peras, einai ti, dizer algo de determinado ti legein e dizer verdadeiramente ento determinar o dizer e o que se diz pelas determinaes do ser ou ento determinar o ser pelas determinaes do dizer. Certa autonomizao dessa dimenso foi a instituio do pensamento como Razo (diferente do mbito racional discutido em pargrafo anterior) - (CASTORIADIS, 1982, p.259). O erro estruturalista acreditar que essa lgica esgote a vida ou mesmo a de uma sociedade da mesma forma que os pitagricos acreditavam que o real fosse matematicamente determinado. A lgica identitria necessria para a existncia de uma sociedade, assim como toda sociedade pressupe legein. Mas como ns s podemos falar deste atravs do prprio distinguir-escolher-dizer-estabelecer-juntar-contar-dizer, ento s podemos confront-la em parte porque tambm partimos dela, o que exclui a possibilidade de uma teoria sobre, mas permite que ns elucidemos alguns pontos (CASTORIADIS, 1982, p.267). Na maioria das concepes herdadas, ns achamos passagens de uma ontologia da poltica: ns cremos poder deduzir de uma definio do ser humano qualquer coisa concernente s modalidades e s finalidades das instituies sociais, e isso contraria a perspectiva apresentada neste trabalho. Sabemos que a sociedade parte de um primeiro estrato natural, que organizvel

18

em parte, e a partir do qual o ser encontra alguma sustentao para que possa se elaborar. Essa a deciso ontolgica: a criao ontolgica que representa a instituio da sociedade est apoiada sobre um estrato daquilo que a se encontra, o que significa que ela encontra a um apoio e uma incitao parciais (CASTORIADIS, 1982, p.267). Mas existe um abismo entre esse ponto de apoio da condio necessria e suficiente, ou seja, a criao humana aqui totalmente arbitrria, pois nada nos obriga a ter aquela ou esta direo, e dentre as limitaes do real, as instituies humanas so feitas sem nenhuma necessidade absoluta em qualquer direo, ou seja, se sustenta naquele estrato, mas no determinado por ele (CASTORIADIS, 1982, p.273). Cada sociedade em particular estabelece a cada vez aquilo que para a sociedade considerada e no , aquilo que pertinente e o que no , o peso, o valor, o estmulo e a resposta correspondente. So para a sociedade entidades que no correspondem a nenhuma organizao do estrato natural: esprito, Deus, mitos,... e no h informaes no pertinentes, onde o no pertinente apenas uma modalidade limite do pertinente (CASTORIADIS, 1982, p.274). O absurdo no pode aparecer a no ser que na possibilidade de privado de sentido, de significao, mas para reconhec-lo ele precisa ser para a sociedade. E se algo , significa que tem forma reconhecvel, determinada e predeterminada, porque quando se diz que algo tem sentido significa que esta forma determina a entrada deste termo numa sintaxe de operaes determinada e predeterminada. A instituio da sociedade instituio de um mundo de significaes e como tal, criao sempre especfica (CASTORIADIS, 1982, 274). Vimos que a sociedade, quase que em todo lugar, quase sempre, tentou ocultar o fato da sua auto instituio, de que ela criao humana, e apresentar suas instituies como tendo uma origem extra social, divina ou racional, como sendo fundadas em leis da histria. Discutimos a significao dessa ocultao e sua funo: apresentar a instituio desse modo o melhor meio de subtra-la da ao humana, de garantir sua conservao permanente, sua durao. Mas ao mesmo tempo mesma coisa com outras palavras - lacrar todo o edifcio de significaes no corao da instituio da sociedade fornecer-lhe uma chave da abbada, dizer que aquilo que significativo para a sociedade e os modos pelos quais a sociedade d significao quilo que para ela, a mesma coisa que aquilo que significativo no ser em geral, aquilo que d significao no domnio do ser em geral. Em outras palavras, a heteronomia da sociedade, remisso da fonte da instituio para o exterior da sociedade ou, em todo caso, para um nvel que escapa ao dos humanos que vivem na sociedade, demonstra

19

assim que possui tambm uma dimenso filosfica: a questo de sentido que est em jogo aqui, e isso no uma abstrao. O que faz com que vocs tenham que dar a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus? a ordem do mundo e a ordem do ser, foi Deus quem o disse ou as leis da histria que o dizem. Portanto, suas vidas tm um sentido ao seguir esse curso, ao obedecer a essas normas, ao seguir essas regras e esse sentido igual quele sentido que est no corao do ser em geral, do universo visvel e invisvel. (CASTORIADIS, 2007, p. 47-65). Existe um entrelaamento entre a imagem do mundo (ontologia, cosmologia) e a imagem da sociedade para ela mesma sempre sendo duas faces da mesma coisa, pertencentes ao magma de significaes imaginrias sociais no qual e atravs do qual cada sociedade se faz existir ao faz-lo existir. Imagem no quer dizer aqui cpia ou reflexo, mas obra e operao do imaginrio radical, esquema imaginrio organizador e constituinte; assim sendo, as significaes imaginrias que organizam a sociedade no podem ser seno coerentes com aquelas que organizam o mundo, pelo menos, este o fato fundamental que caracteriza at agora a instituio da sociedade (CASTORIADIS, 1987, p.381). Castoriadis pensa que o ser estratificado, o que exige categorias especficas para a anlise de cada estrato do real (o que permite a interdisciplinaridade, mas nunca a unificao das cincias) (CASTORIADIS, 1987, p.267-271) e que h construes em vrios nveis de para-si (ou seja, mundos criados para si mesmos, no sentido de que tm uma auto-finalidade autogerada). No nvel do simples vivente, quando falamos da construo de um mundo prprio, tocamos em um trao fundamental do elemento imaginrio: fazer existir entidades ou imagens que, no primeiro nvel, radicalmente, primariamente, originalmente no podem ser relacionadas satisfao do desejo, compensao, ou recuperao disto ou daquilo. Trata-se de uma criao espontnea e, no primeiro nvel, gratuita. Digo gratuita para separar nossa viso desse imaginrio radical de todas aquelas que o sujeitam a finalidade, seja quais forem, o que no est em contradio com o que foi dito: essa construo de um mundo prprio implica em auto finalidade, assim como essa auto finalidade acarreta a construo de um mundo prprio. No h contradio porque a finalidade nada mais que a preservao de si mesmo, do para-si. De sorte que se torna falacioso falar de uma finalidade a qual essa criao imaginria estaria submetida, dado que esse para-si essencialmente caracterizado por essa criao imaginria. Estamos aqui em pleno estrato ontolgico, que se pode chamar de estrato da criao imaginria.

20

Os para-si podem ser: viventes, indivduos, psique e instituio imaginria social. Esses so os quatro nveis de para-si, onde a oposio indivduo/sociedade no aceito pelas suas deficincias, e tambm porque o ser humano nasce no enquanto humano, mas enquanto polimorfo perverso (Freud), e vai se humanizando, se socializando at se tornar o indivduo (j socialmente fabricado), onde a psique o indeterminado que emerge nas determinaes sociais. O social-histrico que nosso objeto primordial no presente trabalho - determinao em si, isto quer dizer, que a efetividade histrica criaes de formas, e que o objetivo de Castoriadis criticar os sistemas heternomos, onde a nomia (lei/ordem) dada por outros/outrem (CASTORIADIS, 2007, p.67-117). E onde reina a heteronomia instituda, onde, exceto o elenco de papis sociais predefinidos, as nicas vias de manifestao identificvel da psique singular so a transgresso e a patologia. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.123). A sociedade se institui nas e pelas trs dimenses indissociveis da representao, do afeto e da inteno (CASTORIADIS, 1987-1992, p.131). Um sujeito, um objeto e uma relao entre eles, embora que essa no seja qualificada como adequao, com tudo o que esse termo comporta de identificao impossvel de uma representao de e para um sujeito de ser-assim-em-si de um objeto. Com certeza o termo convenincia em si no resolve a questo nem basta para renovar radicalmente os seus termos. Notemos que para comear, a estrutura ternria mencionada (sujeito/objeto/relao) no prpria, como tal, da reflexo ou do pensamento. Dizer que h a estrutura tridica sujeito/objeto/relao dizer que com a emergncia do para-si quebra-se a simetria indiferente objeto/objeto/relao. (CASTORIADIS, 2007, p.321-343). E no indivduo que fabricao social na qual a psique obrigada (seja suave ou brutalmente, mas sempre uma violncia natureza prpria) a abandonar (apenas o suficiente) seus objetos e seu mundo iniciais e a investir objetos, um mundo, regras que so socialmente institudas, processo esse de sublimao (CASTORIADIS, 1987-1992, p.126) -, para haver sujeito verdadeiramente, necessria a reflexo, cujo nascimento da subjetividade humana enquanto espao reflexivo projeto social-histrico enquanto instncia reflexiva e deliberante de origem datvel e localizvel (CASTORIADIS, 19871992, p. 121). Para no se esquecer do essencial, o indivduo nada mais do que a sociedade. A oposio indivduo/sociedade uma falcia total. A oposio irredutvel e inquebrvel a da psique e a sociedade. Ora, a psique no indivduo, se torna indivduo na medida em

21

que ela sofre um processo de socializao violento, sem o qual ela no poderia sobreviver nem por um instante, pois inapta vida e essa uma das caractersticas que no nos permitem ser classificados como meramente animais, mas esta diferenciao no nos interessa aprofundar aqui (CASTORIADIS, 1987-1992, p.57). importante acentuar que o sujeito humano propriamente dito no dado, nem simplesmente real: ele est para ser feito e no se faz seno atravs de certas condies e certas circunstncias. Esse sujeito, a subjetividade humana, caracterizado pela reflexividade e pela vontade ou capacidade de ao deliberada, no sentido forte do termo. (CASTORIADIS, 1987-1992, p. 207) Dois pressupostos da reflexividade e da vontade: a labilidade dos investimentos psquicos e a capacidade de colocar em causa os objetos investidos. Eles dizem respeito instituio social, tanto quanto ao sujeito. O investimento rgido ocorre nas sociedades heternomas, e o investimento uma vertente natural da psique. Na reflexividade temos alguma coisa diferente: a possibilidade de que a prpria atividade do sujeito se torne objeto, a explicitao de si como um objeto noobjetivo, ou como objeto simplesmente por posio e no por natureza. (CASTORIADIS, 1987-1992, p. 224). O social-histrico, enquanto desenvolvimento do imaginrio radical como sociedade e histria, pode-se fazer nas dimenses do instituinte e do institudo, sociedade institunte e sociedade instituda. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.121). A sociedade existe enquanto instituinte em oposio sociedade instituda, sendo esta modificada e reinvestida de existncia conforme os seres humanos em seus processos criativos, a partir do nada, ex nihilo, por uma arbitrariedade condicionada pela histria, mas no determinada por ela, nem por qualquer outra coisa extra social que no seja a prpria sociedade, criam e recriam aquela realidade, mudando alguns aspectos e mantendo outros (CASTORIADIS, 1987-1992, p.60). E quando essa instituio imaginria nos educa para a no possibilidade de questionamento? Porque educao muito mais do que pedagogia. Educao o que comea com o nascimento e termina com a morte. Pedagogia a educao dirigida aos indivduos que ainda no esto formados como adultos, refere-se sobretudo lgica conjuntista-identitria e imaginao radical do sujeito, j a educao implica a articulao desta ltima e o imaginrio social criador. Plato j dizia que os prprios muros das cidades educam as crianas e os cidados. Aspira-se a sociedade por todos os poros

22

(CASTORIADIS, 2004, P.286-287). Antes de qualquer poder explcito, a instituio da sociedade exerce um infrapoder radical sobre todos os indivduos produzidos por ela que no localizvel, mas que assim que a instituio estabelecida, o social instituinte desaparece, fica a distncia, estando em outro lugar. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.127). Visando a sua autoperpetuao e estabilidade, a instituio da sociedade comporta sempre defesas e respostas preestabelecidas e pr-incorporadas possibilidade de sua destruio e que motiva a existncia de um poder explcito. Para Castoriadis, h e sempre haver uma dimenso da instituio da sociedade encarregada desta funo essencial: restabelecer a ordem, garantir a vida e a operao da sociedade contra todos e contra tudo o que, atual ou potencialmente, a coloca em perigo. (CASTORIADIS, 1987-1992, p. 130). Assim, enraza-se na necessidade da deciso referente ao que se tem de fazer, ou no fazer, com relao a fins telos mais ou menos explcitos, daquilo o impulso da sociedade considerada se do como objetos. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.131). Uma vez que haja sociedade, devem estar explicitamente presentes um poder judicirio (dik) e um poder governamental, assim como um poder legislativo, onde questo do nomos pode ser encoberta numa sociedade, mas a questo do dik e do tlos, no. Essas instncias podem emitir injunes sancionveis e o que chamamos da dimenso do poltico, pouco importa se essa dimenso incorporada pelo dmos, pela burocracia, pelos guerreiros, etc. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.132). Agora, desfazendo algumas confuses: poder explcito no poder de Estado. As sociedades sem Estado no so sociedades sem poder. Nelas reina um infrapoder enorme, um poder explcito da coletividade relativo dik e ao tlos dos litgios e as decises. Estado um eidos especfico, cuja criao histrica datvel e localizvel, instncia separada da coletividade e institudo de modo a assegurar constantemente essa separao. Estado, para Castoriadis, um termo utilizado quando se trata do institudo como aparelho de Estado, o que implica uma burocracia separada, civil, clerical ou militar, muito embora rudimentar, isto , uma organizao hierrquica com delimitaes das regies de competncia (CASTORIADIS, 1987-1992, p.133). Neste sentido, a polis grega no um Estado, se considerarmos que o poder explcito pertence ao corpo de cidados. A dominao nem sempre toma necessariamente a forma de Estado. Outra confuso: poltico no se confunde com o conjunto da sociedade (CASTORIADIS, 1987-1992, p.134).

23

E outra: os gregos no inventaram o poltico, mas a poltica. A poltica enquanto tal foi a criao do questionamento explcito da instituio estabelecida da sociedade, atravs do estabelecimento do nomos, do que no sagrado nem natural, mas conveno humana. O pensamento grego ipso facto debate de mais importante dimenso da instituio da sociedade: das representaes, das normas da tribo e at da prpria noo de verdade. Por certo, que h sempre uma verdade socialmente instituda equivalente conformidade cannica das representaes e dos enunciados socialmente institudos, quase uma correo em direo ao que dado. Os gregos, entretanto, criam a verdade enquanto movimento interminvel do pensamento, que pe constantemente a questo de seus limites e volta sobre si mesmo (reflexividade), e mais ainda: enquanto filosofia democrtica, onde no so mais negcios de rabinos, sacerdotes, cortesos ou renunciantes, mas sim de cidados que querem discutir em um espao pblico nascido na Grcia por esse mesmo movimento. (CASTORIADIS, 1987-1992, 136). Interessante lembrar que para Castoriadis existem sempre trs esferas na vida social considerada do ponto de vista poltico: uma esfera privada (oikos), da vida estritamente pessoal das pessoas; uma esfera pblica (ekklesia), onde so tomadas as decises que se aplicam obrigatoriamente a todos e so publicamente sancionadas; e uma esfera que podemos chamar de esfera pblico-privada, aberta a todos, mas onde o poder poltico, mesmo que pela coletividade, no deve intervir, onde as pessoas discutem, publicam e compram livros, teatro, etc. A oposio moderna sociedade civil/Estado confunde as esferas privada e pblico privada, at em Hannah Arendt (CASTORIADIS, 2006, p.17). No totalitarismo, por exemplo, essas esferas se confundem: h dominao mais ou menos ntida da esfera pblica por parte da pblico-privada e suprime-se efetivamente o carter pblico da esfera pblica. Na democracia ns temos a articulao correta das trs esferas e o devir realmente pblico da esfera pblica, exigindo a participao de todos nos assuntos comuns, o que exige instituies que permitem s pessoas participar e incite-os a faz-lo, e isso impossvel sem igualdade poltica efetiva e essa a questo da autonomia, o que nos traz problemas considerveis, como o que est desenvolvendo no presente trabalho. (CASTORIADIS, 2006, p.16-17). A criao da democracia e da filosofia a criao do movimento histrico na sua origem, que est presente do sculo VIII ao sculo V, e que termina de fato na derrota de Atenas para Esparta na Guerra do Peloponeso em 404 a.C. (CASTORIADIS, 1987-1992, p. 137). A instituio da sociedade claramente estabelecida como obra humana

24

(Castoriadis exemplifica com Demcrito, Mikros Diakosmos na transmisso de Tzetzes, mas sabemos que os exemplos so vrios). A descoberta da arbitrariedade do nomos, da instituio da sociedade, abre a discusso interminvel sobre o justo e o injusto e sobre o bom regime. Se quisermos liberdade ento, temos que fazer nosso nomos (CASTORIADIS, 1987-1992, p. 138). Liberdade aqui tomada em seu sentido poltico, pblico, e s se livre na medida em que se participa nas decises da coisa pblica, e nesta medida que iremos qualificar o escravo, mas abordaremos isso mais adiante. A democracia grega no pode ser usada como modelo ou prottipo, mas como grmen, entendendo-se como um projeto, no qual o surgimento da interrogao ilimitada cria um eidos novo, a reflexividade no sentido pleno, ou a auto-reflexividade, como o indivduo que a encarna e as instituies onde ela se instrumenta. O nascimento da democracia, da poltica, no o reinado da lei ou do direito, nem dos direitos do homem, nem o nascimento da igualdade dos cidados, mas o surgimento efetivo da coletividade, da discusso da lei. A liberdade - histrica e socialmente efetiva - nasce com a poltica. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.139-140). Surge um eidos forma, essncia na histria do ser: um tipo de ser que d a si mesmo suas leis. A interiorizao ineliminvel da instituio envia o indivduo ao mundo social, o que nos permite afirmar que a autonomia enquanto agir reflexivo de uma razo cria um movimento sem fim ao mesmo tempo individual e social. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.140- 143). Ento, o infrapoder, o poder instituinte no caso grego em particular possibilitou a participao efetiva dos cidados ao poder, de modo que ao perceber que a sociedade enquanto criao humana, no d ento justificativas finais e absolutas para a autonomia, mas ela, ao ser praticada, gera em si mesma em um movimento cclico, porque a autonomia gera autonomia e mais ainda, a estrutura ontolgica de minha temporalidade pessoal um socorro nulo, porque a relao que ela gera especfica em relao ao socialhistrico no qual ela est inserida, e no poderia me dar respostas ltimas sobre o que quer que seja. A ideia de autonomia no pode ser fundada, nem demonstrada, porque toda fundao ou demonstrao a pressupe. Ela pode ser racionalmente argumentada a partir de suas implicaes e consequncias, e deve ser explicitada. (CASTORIADIS, 1987-1992, p.146-147).

25

FILOSOFIA, POLTICA, DEMOCRACIA E BUROCRACIA NA MODERNIDADE AT OS DIAS ATUAIS Antes de iniciar o desenvolvimento propriamente dito, apenas explicar o ttulo dessa seo: diz-se da modernidade at os dias atuais, porque para Castoriadis a modernidade compreende de 1750 a 1950, aps esse perodo se caracteriza o que ele chama de poca do conformismo generalizado mas, no que tange a nossa pesquisa, os resultados aqui apresentados so vlidos o que significa dizer: coerente com o objeto at os dias atuais (CASTORIADIS, 2006, p.19). Uma primeira posio em relao instituio poltica grega a do Renascimento (CASTORIADIS, 2008, p. 26). Roma foi sobretudo uma oligarquia, mesmo durante o perodo dito republicano. Eles jamais foram uma democracia, mas assim visto pelos modernos. Por qu? A viso da Renascena desenvolveu-se no contexto de luta contra os regimes polticos da poca - em plena evoluo da monarquia dos scs. XV- XVI regime que dura de dois a trs sculos na histria europeia, contra um mundo eclesistico-feudal, da constituio feudal de sociedade. O representante mais ilustre dessa atitude foi Machiavel, no sc. XVI, com o Discours sur la premire dcade de Tite-Live, que apresenta Roma como modelo. Tripla remitncia da virtu (cvica), da liberdade e da fora. Essa viso persiste por todo o sc. XVII, tendo por apogeu no sc. XVIII, eclodindo na Revoluo Francesa, onde h um fantasma ideolgico pelo qual trs cidades Esparta, Atenas e Roma ocupam o centro da cena alternadamente. Saint-Just vai dizer: Le monde est vide depuis des Romains... (O mundo vazio depois dos Romanos), (CASTORIADIS, 2008, p.26). Segundo Castoriadis: Les constitutions antiques servent d'cran o se projettent les besoins idologiques du prsent. (As constituies antigas servem de tela onde se projetam as necessidades ideolgicas do presente) - (CASTORIADIS, 2008, p.27). Essa frase tem sentido fundamentalmente no que tange os significados que fazem existir os sentidos da ao humana na vida social, incorporados na sua existncia, ou melhor, somente atravs dos quais a sociedade faz-se existir e ser real para si ressaltando que no uma teoria idealista, sendo assim, aqui, o ideal institui a prtica na medida em que a prtica social institui o ideal. A questo para ele seria a democracia direta como a concebe: como reunir todos em

26

um mesmo lugar em um mesmo momento os indivduos que compem a soberania? Ou seja, para Rousseau no h possibilidade de se manter essa soberania em comunidades muito grandes. No sc. XVIII, essa mudana percorre a Frana e Alemanha (com Wincklmann, Shiller, Schelling, Hlderlin e o jovem Hegel). Quando se trata da Grcia, as atraes so diversas, mas h um ponto em comum: a liberdade. No caso da Alemanha, um aspecto mais importante: a liberdade nacional, j que era uma nao, mas no um Estado, sendo uma conjuno de pequenos Estados incapazes de ter uma poltica nacional. Em todo caso, os alemes se detiveram em uma questo que na Frana pareceu menos importante: o pertencimento, a aderncia do indivduo comunidade. A ideia de liberdade na Grcia implica uma conscincia bem forte do pertencimento comunidade poltica, bem diferente da concepo de detentor de direitos, onde uma lei abstrata impe a todos o fazer igual. Ideia de uma solidariedade orgnica que consegue prolongamento na belle totalit de Hegel (CASTORIADIS, 2008, p.29). Benjamin Constant vai concluir que entre os antigos havia o assujeitamento completo do indivduo autoridade da coletividade, o que no est de acordo com a liberdade individual, no tendo nem mesmo essa noo. Os antigos garantiam a liberdade, que a diviso do poder pblico entre os cidados, j os modernos defendem a liberdade individual. De um ponto de vista social-histrico, a ideia de que a instituio ou ter resduos para relacionar a um mundo do indivduo absolutamente flagrante, e que dum ponto de vista verdadeiramente filosfico do direito intolervel a ideia de que cada indivduo ser como o legislador, que poderia ter direito comum e ento residual para relacionar os direitos de cada indivduo. E finalmente, para ser regra, ele universal, e no pode ento haver prioridade do indivduo (CASTORIADIS, 2008, p.32-34). Se criar uma sociedade na qual o indivduo, uma vez incorporado de certa instituio, no possa recuar ou se libertar, ento h criado um novo tipo de servido. No se pode esquivar do problema da fora. Do ponto de vista metodolgico, preciso ressaltar que a necessidade de colocar em oposies se v em todas as sociedades, sendo um elemento observado enquanto tal e que tem viabilidade a partir da lgica conjuntista-identitria e tem ligao, em parte, com o estrato natural da qual a sociedade parte, mas que no esgota essas mesmas sociedades, o que nos faria cair em uma nova forma de estruturalismo (CASTORIADIS, 2008, p.41). E finalmente, o elemento decisivo para este perodo: o questionamento da lei

27

instituda. Falamos de um primeiro momento de autonomia social, num sentido onde a sociedade contesta sua prpria instituio, e se coloca em causa a prpria lei e a transformao de certa lei ser fazer explcito, em funo de uma atividade poltica pblica, em e para o logos, a discusso, o conflito de opinies, e no como violncia cega. A est o essencial. Isso o que nos interessa do mundo grego. As limitaes, bem reais, certas: escravido, condio das mulheres, no elimina o fato de que essa apenas uma parte, mas no o total. Essa uma apresentao anacrnica, moralizante e demasiadamente superficial. evidente que so realidades que no so jamais postas em questo, seno nos discursos mais radicais, dos mais subversivos dos personagens, marginais, como certos sofistas. E ns no hesitamos ao herdar certas opinies comuns sobre questes tambm graves para os gregos como o incesto ou pudor (CASTORIADIS, 2008, p.42). Ento, onde nasce a democracia? Cronologicamente, do fim do VIII sculo ao vim do V sculo; do ponto de vista geogrfico mais exclusivamente as ilhas do mar Egeu e uma cota da sia Menor. A oposio entre as cidades democrticas e oligrquicas, simbolizada pela oposio de Athenas e Esparta, quando mesmo uma oposio de um mesmo mundo institudo politicamente em funo da ideia da lei, de uma ideia de um nomos que regula e regra o comportamento dos cidados, da constituio da cidade, se ope em tudo a arbitrariedade de um dspota ou rei absolutista. Essas caractersticas que os gregos nomearam de eunomia, as leis de uma cidade onde no so apenas boas leis, mas leis respectivamente para os cidados (CASTORIADIS, 2008, p.44-45). A democracia como dissemos, um processo que foi interrompido. A aristocracia nada mais que um inverso e uma substituio das chamadas tiranias. A primeira tirania em 657 aparece doravante com uma categoria decisiva na vida das cidades gregas: os hoplitas. So cidados que utilizam armamentos pesados e participam da falange, em uma formao em ordem de batalha que vai aparecer na mesma poca. Em Atenas, um perodo de problemas leva a designao do primeiro legislador em 620, Drcon. Depois em 594, Slon que modifica o regime e introduz elementos democrticos importantes como um tribunal do povo, que ns podemos supor que exclua os mais pobres (CASTORIADIS, 2008, p. 45). Em 570 temos a meno de uma boul dmosi, um conselho do dmos, que prosseguimento da interpretao mais provvel de um conselho eleito pelo povo que deve decidir os dos afazeres que importam ao povo e ao mesmo tempo uma espcie de corte de apelo judicial. Por volta de 580, uma colnia se estabeleceu nas ilhas Elias (hoje Lipari) e

28

instaurou uma espcie de regime comunista, com uma coletivizao das terras, uma experincia que provavelmente durou uns trs, quatro anos, e nem sabemos por que terminou. A verdadeira guinada nessa histria a reforma, a revoluo ligada ao nome de Clstenes em Atenas, em 508, cujo ponto culminante foi um regulamento de direito pblico democrtico em 462, e as reformas que aboliram as restries ao poder ao dmos. O momento decisivo para vai de Clstenes guerra do Peloponeso, em 431-404, verdadeira tragdia onde no faltam nem a hbris nem a catstrofe. A derrota de Atenas na guerra do Peloponeso vai permitir aos espartanos instalar o regime dos Trinta Tiranos (CASTORIADIS, 2008, p.46-47). Falando da realia (coisas reais), comecemos pela polis. Primeiro, a polis no a cidade, pois a cidade, o centro urbano, o astu. A polis a unidade entre o territrio urbano e o rural. Uma polis fundamentalmente e necessariamente autrquica. No parece ser necessrio que uma cidade seja autossuficiente materialmente para que consiga a condio da autonomia. A polis no o territrio, que importante, onde encontramos os monumentos, etc. Mas a polis so os cidados. (CASTORIADIS, 2008, p.53). A polis no um Estado no sentido moderno do termo, porque no h um aparelho separado concentrando o essencial dos poderes, encarregado pelas principais decises e de sua execuo. A polis a comunidade de cidados livres, que julgam e governam. (CASTORIADIS, 2008, p. 54-55). A escravido no condio suficiente para a democracia, pois vrios lugares que possuam escravido no possuam democracia. Concentrar-nos-emos no momento inicial num momento onde a significao no tem ainda aquela de depois, de um poder opressor e arbitrrio, no caso tpico, de um turannos que chefe de um povo, sustentado pelo povo, talvez sempre ele mesmo de origem aristocrtica, que rebaixa o poder da aristocracia e instaura uma espcie de igualdade. Efetivamente, ele tardiamente se comporta como uma igualdade adiante arbitrria, mesmo diante do terror, em uma dialtica bem conhecida nos Tempos Modernos: a palavra tirania toma ento a significao que vs conheceis (CASTORIADIS, 2008, p. 71). No serve como regime perfeito e modelo perdido, mas antes processo interrompido pela hybris. Democracia, para os gregos, oposto oligarquia ou aristocracia. Ope-se dmos com aristoi (os melhores) ou com os oligoi (poucos

29

nmeros). Os aristoi so os membros de famlias nobres que reivindicavam um heri como ancestral. Mais tarde, essa aristocracia se eleger a cidados simplesmente ricos, graas ao desenvolvimento econmico a partir do VII sculo. Dmos significa em latu sensu povo, e democracia vamos dizer poder do povo, soberania da coletividade. H uma novidade sem precedentes: pela primeira vez, afirma-se que a soberania no privilgio do rei, dos sacerdotes, nem dos aristocratas, mas do povo. Desde Tucdides proposta uma cidade, e que a independncia de certa polis, ou sobretudo os cidados so autonomos, autoteleis, autodikoi. Autonomos quando d a si mesmo suas leis. Autodikos, que se julga ela mesma, com seus prprios tribunais, que so as instncias responsveis de velar a execuo das leis. Autoteles na medida em que governa a si mesma. Ou seja, uma doutrina onde no se pretende a separao, mas a articulao dos poderes. Os modernos dividem os poderes em Executivo, Legislativo e Judicirio, mas a diviso estabelecida por Tucdides, e que bem mais justa, distingue o poder em funes legislativa, judiciria e governante. Falar de poder Executivo escamoteia a funo indeterminada inerente a todo governo, que decidir l onde as leis no prescreveram nem legislaram nada. Quando um governo declara guerra, ele no executa nenhuma lei. O que ns chamamos de Executivo uma amlgama de poder propriamente governamental e uma funo administrativa, realmente executiva, consistindo em concretizar opes definidas na sua generalidade pela lei (CASTORIADIS, 2008, p. 75). Aristteles define cidado aquele que participa do julgamento no sentido judicirio (krisis) e do poder (arkh). E tem uma definio central e excelente que seria aquele que sabe igualmente governar (arkhein) e ser governado (arkhesthai). Ao mesmo tempo em que os cidados participavam da Ekklsia (Assembleia do povo), os tribunais se desenvolveram consideravelmente, a se tornar uma democracia dos juzes (como se diz atualmente dos Estados Unidos), com a diferena que os juzes no eram profissionais (CASTORIADIS, 2008, p.75-76). Que cidado? So aqueles cujo papel diz que eles so cidados, e esse papel est de acordo com certas condies. A mesma questo se coloca hoje. Na Grcia antiga, so cidados os adultos machos livres. Corresponde ao grosso, ao corpo de hoplitas. Atenas, a lei define como cidado aquele cujo um dos parentes ateniense. E aps uma reforma da poca de Pricles, aquele cujo dois parentes so atenienses. Assim como em Israel: todos os filhos de me judia so cidados israelenses. cidado ateniense aquele cujo documento prova sua qualidade de cidado com as definies das leis em vigor, e essas leis

30

so votadas por esses que so j cidados em conformidade com uma lei ela mesma promulgada pelos seus cidados, que so politicamente soberanos (CASTORIADIS, 2008, p.79). De uma parte, a democracia na Grcia antiga implica efetivamente a liberdade (eleutheros) e a igualdade (isonomia), mas ela no instaura a liberdade enquanto senso de um estatuto. Ela ratifica sobretudo uma liberdade j existente, dos homens livres, ou ela lhe dar sua plenitude. Eram livres em oposio aos escravos; e eram livres, sobretudo, na medida onde sua pessoa no poderia ser vendida enquanto escrava na sua prpria cidade. A mesma coisa sobre a igualdade, que condiciona o pleno desabrochamento que far todo cidado, a saber, a igual participao no poder poltico. E passa assegurar essa igualdade que se tomam as disposies econmicas que afetam todos os seus membros (CASTORIADIS, 2008, p.82). O poder da coletividade dos cidados adultos machos e livres de incio definida pela participao de todos, concretizada pelas disposies institucionais. A Ekklsia, a assembleia do povo, encarregada de votar as leis, e daquela todos os cidados participam. Na Ekklsia, todo o mundo tinha direito de falar e propor tal ou tal deciso. De outra parte, a Boul, conselho formado por 500 cidados que, sorteados, fixavam a ordem do dia e submetem as proposies de lei que emanam dela um primeiro exame. Os decretos so as decises da Assembleia, por oposio as leis, que implicam um exame prvio pelo Conselho, e parece ser boa escolha, porque um nmero grande de pessoas mais difcil de corromper que um pequeno (Aristteles, Poltica, III, 1268a 31-35). Alm da Ekklsia e da Boul, temos os tribunais cujos membros, assim como na Boul, eram sorteados, com um sistema mais elaborado do que ns poderamos descrever longamente (Aristteles o fez, alhures); e um certo nmero de magistrados fixos, tirados a sorte tambm, em particular para os nove arcontes, herana dos VII e VI sculos. Havia outra parte de funes, que ns poderamos qualificar dos experts, para os magistrados foram designados por via de eleio. O mais importante um posto de estratgia, dir-se- chefe de guerra: havia dez e sua eleio aberta a todos. Em todos os postos eletivos, em fato, so revogveis, porque a Ekklsia pode lhes reenviar, vir a acusar e condenar no exerccio mesmo de suas funes (CASTORIADIS, 2008, p.83). Os magistrados eram escolhidos por sorteio, e havia uma rotao entre as tribos para os postos ocupados Atenas tinha 10 tribos no perodo clssico e cada tribo, exerce o poder, e seus representantes ocupam os magistrados supremos por 36 dias. verdadeira

31

tambm a funo de epistats tn prutanen, que poderamos traduzir por presidente da Repblica. Cada ms se tira por sorte trinta membros de uma das dez tribos que sero os prtanes; cada dia, um entre esses escolhido por sorteio para ser o epistatias, seu chefe. E durante vinte e quatro horas, ser aqui o selo da cidade, ela personifica a polis. No importa qual ateniense pode ser designado ao posto. Se contarmos com o conjunto das magistraturas, com a Boul e os juris, ns calculamos que todo cidado de Atenas era chamado ao menos duas vezes na vida a exercer as funes pblicas por sorteio. Tambm devemos ressaltar o papel dos tribunais, e entre eles a Hliaia, que o lugar que julgaram Scrates. Era formado de quinhentos juzes, que poderamos bem chamar de jurados, porque prestam juramento de servir a justia. Mas bem diferente do jri. O jri se origina na concepo moderna e reflete a ideia de que a justia emana do povo e retoma uma instituio de origem germnica e no latina. Pode ser que seja mais difcil de corromper que os magistrados profissionais. confinada a um papel muito limitado: deve responder a questo quid facti e no conhece a questo quid juris. Ele faz um julgamento de seus atos, ou seja, uma qualificao jurdica de seus atos, a insero em um caso que finalmente determina a pena, sendo competncia do magistrado. Ento o resultado tpico dos Tempos Modernos a hipocrisia, a duplicidade do jri. Frequentemente, se ele responde sim a questo de saber se ele premeditou a morte, ser pronunciada uma pena que ele julga injustificada a viso das circunstncias: ele diz ento no pensando em sim. Em sua opinio, o jri mente para manter a questo de seu sentimento de justia, que ele se convence a fazer sobre o ponto de fundo. Tal situao no existe na Grcia antiga: ns no achamos nem magistrado permanente nem procurador; so apresentados o acusador e o acusado, e o jri obrigado a conhecer ao modo da questo do direito e de s-lo de fato. E essa questo vai alm das instituies formais, uma questo das morais polticas. Eu vos reporto frase de Pricles: os atenienses consideram que no se interessam pela coisa pblica so parasitas, completamente inteis cidade. O termo idiota, na linguagem moderna, vem alhures de idites imbecil que no se ocupa de seus prprios afazeres (CASTORIADIS, 2008, p.85-86). bom lembrar que Aristteles (Poltica, IV) qualifica expressamente a eleio enquanto princpio aristocrtico. A pessoa no se apresenta para eleger-se: eleja-me, ele no pior do que eu; ele dir: eleja-me, eu sou melhor aristos. E no s melhores qualitativamente, mas tambm no sentido moderno de aristocrtico: os membros de famlias ricas ou antigas, que fazem parte de um tempo mais ou menos grande, de uma

32

oligarquia. Mas no muda em nada a natureza do princpio (CASTORIADIS, 2008, p. 8687). E depois do sculo XIX nos esquecemos da verdade elementar: ou democracia direta ou no democracia. O argumento que vemos de frases como: a nica democracia, a democracia direta, impossvel em oura sociedade, por causa do tamanho da coletividade; ento necessrio elaborar um sistema, que no mais democrtico, de representao. Diz-se que impossvel de se ter uma democracia que no seja representativa e a democracia representativa uma verdadeira democracia, em qual sentido resta a ver. Ns vimos perfeitamente que os problemas dos anos prximos so as eleies de representantes durveis, no revogveis, constituem uma transferncia do poder poltico, sem o qual ele no teria razo de ser. ento uma alienao, uma auto expropriao do poder poltico a uma categoria particular. No necessria uma anlise muito longa para mostrar que essas categorias tendem a conservar o poder que a ele se tem confiado, de tal, uma vez que ele eleito representante no revogvel, toda eleio posterior no ser uma eleio: ser sempre um enviesamento pelos resultados das aes dos que exercem o poder durante um perodo de dois, trs ou cinco anos. Doravante, eles que determinam o cerne ao interior daquele que sero discutidas as questes, e que lhe da possibilidade de modificar, em grande medida, a resposta (CASTORIADIS, 2008, p.8788). Aristteles totalmente consciente desse fenmeno quando diz que o pequeno nmero mais facilmente corruptvel que o grande. No por acaso que toda vez que se instaura um movimento revolucionrio ou reformador, no verdadeiro sentido do termo, da sociedade, ns praticamente sempre comeamos pela instaurao de uma democracia direta. o caso da Amrica do Norte, com as assembleias comunitrias ou municipais da Nova-Inglaterra nos anos de 1770 e 1780, os famosos town hall meetings: as reunies dos cidados em uma assembleia habilitada a tomar as decises so a origem que subsiste tambm em matria de liberdades municipais nos Estados-Unidos. o caso tambm da Revoluo francesa, e tambm o caso da criao da classe trabalhadora. interessante lembrar que nos primeiros sindicatos ingleses, a responsabilidade era designada por rotao, sem precisar do princpio eletivo (CASTORIADIS, 2008, p.88). A liderana na sociedade tem sem dvida uma sorte de naturalidade, que seria a emergncia de uma coletividade um indivduo que se acha capaz de exprimir as aspiraes da coletividade. A questo no ento a existncia de lderes, mas a capacidade da

33

coletividade manter ele sob controle, ou de guardar consigo o impedimento dele confiscar o poder. Como diria Robespierre: se eu amo a autoridade, no desejo jamais o poder. Pricles exerceu uma enorme autoridade sobre o dmos de Atenas, mas no podemos dizer que ele exerceu poder (CASTORIADIS, 2008, p.89-90). Para esclarecer certa ideia de democracia direta, vamos articular e opor s concepes modernas e s realidades: povo/representantes, povo/especialistas e povo/Estado. Na primeira oposio, j foi dito que na Grcia antiga no se tinha a noo de representao; quando h eleio, no se fala de representantes, mas de magistrados, o que totalmente diferente, porque no representa ningum, que de outro princpio eletivo aristocrtico de outrora (ao testemunho de Herdoto por um perodo relativamente antigo), e sempre est presente o princpio de revogabilidade (CASTORIADIS, 2008, p.92-93). A segunda oposio o que concerne relao povo/especialistas. Na concepo grega, no podemos falar de especialistas de uma categoria especial do domnio poltico. As decises tomadas pela Ekklsia poderiam ter entendimento de oradores, e mesmo gente que possui conhecimento especfico do que se discute. Mas o julgamento da matria, e o expert supremo e universal a comunidade poltica. Quando se tem uma especializao, uma tekhn sempre em relao a uma atividade especfica, e ela entendida como reconhecida em seu prprio campo. Plato fala, em seu dilogo Protgoras, no apenas como funciona efetivamente o campo da democracia, mas como deveria funcionar. Os atenienses escutaro de bom grado um especialista dizer como se faz uma muralha ou um templo, mas se ririam de um tcnico dos afazeres do governo. H um campo que os atenienses reconheceriam alguma especializao: os stratgoi, que foram eleitos, assim como os arquitetos responsveis pela construo da Acrpole tambm (CASTORIADIS, 2008, p.93-94). A questo dos especialistas e da especializao envia a um princpio, absolutamente evidente para os gregos, e reprisado em Plato: nenhum expert saber julgar a si mesmo, e o julgamento apropriado de um expert jamais ser outro expert. O critrio de bom exerccio da tekhn o utilizador de seu produto e no o expert: quem dir se a sela boa ou no, no o cavalo, mas o cavaleiro. E quem o utilizador de todos os experts que se colocam em obra das tekhnai tendo por interesse a polis? Evidentemente a polis mesma, o corpo de cidados. A questo retomada por Plato e aqui se tem um problema para a filosofia poltica, a saber: estabelecer uma epistm e uma tekhn da filosofia poltica como tal. A poltica, para ele, no o expert no sentido tcnico, mas profundo conhecedor do que

34

necessrio ou no comunidade. Mas o que deve ser o julgamento dos utilizadores? Ento se cria uma antinomia no seu pensamento (CASTORIADIS, 2008, p.94-95). A ideia vigente hoje que somente os especialistas devem julgar outros especialistas. E com certeza esse um dos fatores de expanso e de irresponsabilidade crescente dos aparelhos burocrtico-hierrquicos. O imaginrio do especialista diz: o especialista diz, s outro especialista pode julgar ou criticar. O que na ideia mesma de democracia cria uma contradio que justifica o poder dos polticos pela sua especialidade poltica, e que o conjunto da populao que por definio no-expert - escolhe entre os especialistas. Dois polticos se acusam de incompetentes, ento a populao decide quem mais competente. Contradio absurda no corao da democracia moderna. Na sociedade moderna, nos aparelhos burocrtico-hierrquicos, e tambm nos partidos polticos, o indivduo que quer chegar ao topo tem de percorrer as escalas da pirmide burocrtica. Essa subida mesmo vai ser sua nica preocupao, e sua tarefa ser neste sentido. Ns conhecemos tautologicamente a explicao darwiniana: as espcies que sobrevivem so as espcies mais aptas. Mais aptas a que? A sobreviver. Os indivduos que participam de um aparelho burocrtico so os indivduos mais capazes. De que? De subir. E como? Mediante a utilizao do jogo intra-burocrtico dos grupos e cls. Os riscos objetivos se transformam em simples instrumentos de tumulto entre os mesmos, discutindo no com outro interesse de impor seu ponto de vista e de quem ir comandar com base em interesses materiais. E para isso precisamos de reais experts, e isso que a especializao nas sociedades pretensamente democrticas (CASTORIADIS, 2008, p.96). A dissociao progressiva entre habilidade de subir e capacidade de governar um problema que se pe de maneira permanente em todos os regimes. Que vai permitir que algum seja lder em uma democracia? Com certeza a retrica indispensvel, e outras caractersticas mais especficas: fazer amigos, ter memria dos rostos e dos nomes, jogar um jogo de influncias ou seja, uma srie de capacidades: de influenciar, de seduzir, manipulao privada e pblica, influncia e tambm a capacidade de fazer proposies polticas e de governar (CASTORIADIS, 2008, p.97). A capacidade oratria vai se degradar ao que Plato com violncia chama de lisonjearia do dmos. Os retricos teriam feito do dmos um monarca absoluto em suas inclinaes, seus instintos mais baixos, dir ele. H uma grande parcela de verdade se ns considerarmos a fase de declnio da democracia. Boa parte dos demagogos e oradores do

35

sc. IV so pessoas que tem capacidade de persuadir, de fazer aceitar certas proposies graas s suas habilidades retricas, mas que no tem capacidade de governar como Clon, por exemplo os afazeres comuns. Mas no h regime imunizado contra toda degenerescncia e pessoa nenhuma pode impedir da humanidade de suicidar (CASTORIADIS, 2008, p.98). O terceiro casal de palavras: povo e Estado. Kratos em grego antigo significa fora bruta. Politeia reenvia a noo de instituio/constituio poltica e a maneira cujas pessoas tomam por regrar os afazeres em geral e seus afazeres comuns em particular. A traduo da obra de Aristteles intitulada Athnain politeia est traduzido erroneamente por A Constituio de Atenas, quando deveria ser A Constituio dos Atenienses, porque vemos que tem Tucdides adres gar polis: a polis so os homens. Para os atenienes em particular o territrio da polis era sagrado. Os atenienses so um dos raros povos que se poderiam chamar autctones, se chamando de nascidos da terra: tem um componente territorial na definio da polis, mas no o territrio que define a polis, a coletividade poltica, o corpo de cidados. Bem entendido, a ideia de um Estado no sentido de uma instituio separada do corpo de cidados, teria sido incompreensvel para um grego muito menos que a domine (CASTORIADIS, 2008, p.99). Existe em Atenas um aparelho tcnico-administrativo ou tcnico-executivo mito importante, em particular nos sculos IV e V. Ns temos visto que o povo de escravos: eles que se ocupam da contabilidade e das finanas pblicas, que conservam os arquivos da cidade eles administram efetivamente o mecanismo administrativo, qualquer que seja a importncia do afazer que ele ocupa e so supervisionados pelos magistrados cidados, que so eleitos por sorteio. No h burocracia permanente ou aparelho de Estado. Essa noseparao do poder por relao coletividade se manifesta tambm na euthun, a obrigao de cada magistrado de prestar conta por suas atividades diante de um corpo especial, em geral a Boul durante o perodo clssico para os magistrados mais importantes. Todos os traos definem a metokh, a participao da coletividade no poder; pela definio de Aristteles, o metekhei, que participa da arkh, do poder (CASTORIADIS, 2008, p.101). (...) fora da preguia e do dinheiro temos enfim soldados para servir a ptria e representantes para vend-la. A soberania no pode ser representada pela mesma razo que ela no pode ser alienada; ela consiste essencialmente na vontade geral, e a vontade no pode ser

36

representada: ela a mesma ou outra; no se tem ponto do meio. (...) Toda lei que o Povo pessoalmente no ratifica nula; no posto uma lei. A ideia de Representantes moderna: ela nos vem do governo feudal,.... (...) Qualquer que seja, a instncia que um Povo se d Representantes, no mais livre; no mais. Ento temos algumas teses de Rousseau em O contrato social, livro III, captulo XV. Mais adiante ele cita Montesquieu que, para a democracia, os magistrados so tirados por sorte e no por eleio (O esprito das leis). Para Rousseau, a verdadeira democracia a democracia direta. Ento ele avana para o tamanho das sociedades modernas para julgar inaplicvel: o tamanho da comunidade um elemento que a matria pr-poltica deve dar conta. Ao limite, se a comunidade quer a democracia, poderia se subdividir a comunidade para se adaptar s necessidades da democracia direta. O princpio representativo corresponde a certa tradio inglesa, sobretudo defendida por Locke em seu Tratado do governo civil (CASTORIADIS, 2008, p.113-115). O soberano, como Rousseau disse, o corpo de cidados. O poder legislativo lhe pertence em exclusividade: toda lei que no diretamente posta pelo povo ipso facto nula, inexistente. De outro lado, se tem o prncipe, ou o governante, ou o conjunto de magistrados, que Rousseau, como Montesquieu e o pensamento poltico moderno chama com um termo quase mistificador: poder executivo. Dito de outro modo, um regime aristocrtico, monrquico ou representativo que se apodera do poder legislativo um regime arbitrrio, tirnico, no h status de jure. Para Rousseau, a Inglaterra no tem leis, ela tem decretos arbitrrios impostos por um poder de fato. Fala-se ento de uma democracia akratos (sem mistura), como diz os antigos, Aristteles, por exemplo, onde a totalidade das funes do prncipe assumida pela totalidade do povo. Um povo que delega constantemente seus poderes no aprende jamais as virtudes de coragem e vigilncia polticas que exige a democracia; ele no se educou seno para as facilidades da passividade e da delegao. Uma vez passada as eleies, o cidado pode retornar aos seus afazeres privados. A instituio poltica ela mesma o principal meio de educao poltica (CASTORIADIS, 2008, p.118-119). Outro aspecto que Hannah Arendt vai colocar em grande valor : a criao de um espao pblico. Nas sociedades divididas, os monarcas asiticos, por exemplo, no se existe um espao pblico: a poltica um afazer privado do rei, do imperador, da

37

burocracia real ou dos padres. Porque se tem um espao pblico, preciso que se tenham afazeres pblicos e que seja criado um lugar onde os afazeres so discutidos e regrados para todos. Ou seja, no se concernem apenas as decises finais, mas o processo, os pressupostos a partir dos quais so tomadas as decises. Mas o domnio pblico tambm sobretudo o conhecimento das coisas e a matriz da fora, razo pela qual que o corpo soberano de cidados armados. At hoje, os cidados da Sua em regra so armados. Na Rssia, por exemplo, os afazeres pblicos so propriedade privada do partido, do grupo ao poder. No se tinha l questionamento livre, que pressuposto de um espao pblico institudo (CASTORIADIS, 2008, p.120-121). Rousseau caracteriza o comportamento dos cidados pela coragem e vigilncia. Plato em Leis coloca duas palavras que so complemento das anteriores: aids e aiskhune, a vergonha e o pudor. Por minha parte, agrupei essas quatro palavras sob o termo responsabilidade. Sem cidados responsveis como membros solidrios de uma comunidade poltica, o espao pblico se torna em um espao formal, se esvazia de sua substncia para se abandonar publicidade, a mistificao e a pornografia, neste sentido (de seduzir o consumidor para que ele compre determinado produto ou poltico e , por exemplo, a traduo de Castoriadis para publicidade e propaganda hoje). E certa delinquncia do espao pblico faz parte da educao, no simplesmente aquela dada pelos pais e pela escola, mas sobretudo aquela que dada pelas instituies polticas elas mesmas. a prtica constante da polis como fazer de todos que faz a polis afazer de todos; e o mesmo ocorre inversamente. Certa criao de um espao pblico tambm a criao de um tempo pblico (CASTORIADIS, 2008, p.124). O tempo pblico como tempo social se ope ao tempo privado. O tempo social, marcado pela repetio, existe evidentemente em toda a sociedade, mas a criao de um tempo pblico substantivo pelo qual a comunidade, alm da repetio, faz sentido os eventos de seu passado todo e se projeta coletivamente, de forma mais ou menos explcita, em seu devir, enquanto alteridade constante, criao constante. Por tempo pblico, entendo uma memria que no a possesso privada de melhores, funcionrios, monarcas ou de uma burocracia, mas a colocao em comum e publicamente elaborada, cujo testemunham a historiografia (CASTORIADIS, 2008, p.217). Em uma sociedade heternoma, a questo da autolimitao no pertinente: ns devemos fazer o que os ancestrais nos ditaram a fazer, o que os deuses ou o Deus nos

38

decretou, o que a natureza ditou ou mesmo o que a histria imps. Qualquer que seja a forma de heteronomia, a questo da heteronomia no pode surgir. Rousseau mesmo ensaiou consolidar a auto-instituio da democracia com a chamada religio civil, a qual ele consagrou o ltimo captulo do O contrato social (CASTORIADIS, 2008, p.126). Segundo pressuposto questo da autolimitao: o reconhecimento explcito de que no h e nem pode haver cincia poltica, no sentido profundo do termo poltico. No existe nenhum discurso rigoroso que, a partir de pressupostos que se impem a todos, imporia uma deciso incontestvel sobre a boa lei. Certa impossibilidade de uma epistm poltica corresponderia bem concepo grega antiga, tal que ela se exprime pela prtica da democracia e tal como reconhecida em uma grande medida por Aristteles, que para Plato cria ser possvel estabelecer uma cincia poltica a partir de um discurso rigoroso, de uma ontologia (CASTORIADIS, 2008, p.126-127). A questo da autolimitao pode ser colocada de duas maneiras diferentes: pode-se ter um critrio intrnseco do valor de uma lei? Porque necessrio que seja intrnseco. No h o que se pode dar nem lies histricas, at porque se a histria pode nos mostrar alguma coisa justamente a ausncia de lies. Sobretudo as decises polticas importantes devam sempre ser tomadas no kairos, no que no se tem muito tempo palavra grega que se ope Khronos, o tempo, e os escritos hipocrticos nos tem nos definido admiravelmente: khronos a que se tem do kairos, e o kairos o que no se tem mais tempo, khronos, a ocasio de agir, o momento oportuno onde uma deciso, krisis precisamente, deva interferir. Segunda maneira de colocar a questo da autolimitao: pode-se ter uma garantia efetiva, real, que os limites que se impem ao corpo instituinte no sero transgredidos? No se h carter intrnseco, no h garantia ltima. Essa , nos Tempos Modernos, a iluso, a pretenso da ideia de uma Constituio que responderia positivamente s duas questes. Mas o que uma Constituio? um texto que diz: no posso jamais ser mudado, mesmo que se acrescente, s posso fazer alteraes que sejam dentro das ordenaes minhas mesmas, mas que no so revisveis. Posso dizer que quando um papel faz um valor proclamatrio no pode garantir jamais a sua prpria validade. De fato, toda instituio ou constituio se apoia sobre as foras presentes na sociedade que poder dizer que se pode reverter. A questo da garantia efetiva das instituies concerne ento ao conjunto da sociedade: necessrio que a prtica do autogoverno e liberdade seja bem enraizada, que a educao dos cidados corresponda a este fim (CASTORIADIS, 2008, p.127-129).

39

Em resumo: a dupla questo do carter intrnseco da legitimidade das leis e de uma garantia efetiva da legitimidade do poder no resolvvel de uma vez por todas, e pelos textos constitucionais. Somente a atividade viva da coletividade poltica pode responder (CASTORIADIS, 2008, p.130-131). Outra instituio que permite o povo se autocontrolar a acusao de decepo do povo, ou apat tou dmu, menos bem conhecida, tambm uma ao legal. Ela se aplicava se incitar o dmos a votar uma medida apresentando uma informao falaciosa: ir diante do tribunal. Ento se pode aplicar outra clusula: nomon m epitdeion theinai, que certamente significa duas coisas: que a lei no adaptada ao caso tratado e que ela no boa. Existe ento um controle da qualidade da lei, e so os tribunais que se encarregam (CASTORIADIS, 2008, p.136-137). A partir de que uma criao qualquer coisa de localizada e que ns poderamos datar a emergncia, o surgimento? Em um sentido, a partir de nada. E incontestvel que existe uma dimenso poltica da tragdia, e ela afirma constantemente no um fazer discursivo e racional, mas a apresentao da coisa, ela faz ver a todos o que o caos. O caos presentificado pela absteno flagrante de toda correspondncia positiva entre as intenes de um lado e as aes humanas de outro, e resultado do outro. A tragdia mostra que ns no somos donos do sentido de nossos atos (CASTORIADIS, 2008, p.138-140). Um tema reaparece constantemente nas interpretaes: a oposio entre a lei humana e a lei divina. E temos tentado ler ento Antgona como um panfleto em favor da lei divina contra a lei humana, e em todo caso como ilustrao de seu conflito: mas h no fundo uma teoria do homem como criador e a histria como criao humana. A coisa perfeitamente clara, e necessrio aos modernos se abster de comentar Antgona sem tomar conta disso, dizendo, por exemplo, que os gregos tinham uma concepo cclica de histria. Ou que o homem inventa a linguagem, as tekhnai, as leis, construindo as cidades, criando as instituies (CASTORIADIS, 2008, p.141). Poderamos dizer: mesmo quando cremos agir e decidir em virtude das melhores razes do mundo, pode ser que corramos o risco de tomar uma deciso monstruosa, onde os resultados sero monstruosos. Aqui est o que dito ao dmos ateniense na metade do sc. V pelos poetas a tragdia. Qual o fim do homem, qual o fim da vida em sociedade? A poltica tem ensaiado dar definies dos fins da vida humana e ento tambm os fins da vida em sociedade; e eles tm feito, em geral, a partir de princpios extra sociais e intra-histricos.

40

Esse o caso de todo filsofo que postula uma realidade transcendente: Plato, Santo Agostinho, etc.; e de todos os filsofos que se inscrevem em uma couraa de uma filosofia teolgica, de uma filosofia-teologia onde a teologia de quer racional. Ns podemos tambm partir da noo de natureza humana. Aristteles certamente inicia certa corrente. A histria ser ento o domnio onde e pelo qual o ser humano realiza uma phusis, uma natureza no sentido profundo, originrio do termo, ou um telos, um fim; mas o telos bem entendido imanente ao ser humano: cada ser na medida em que se tem, de forma intrnseca, imanente, um telos que lhe prprio. Para Aristteles, determinado e definido omni-temporalmente seno a-temporalmente. (CASTORIADIS, 2008, p.155-156). De tal ponto de vista, ns podemos dizer que os filsofos modernos da histria e da poltica no so seno aristotlicos. Marx aristotlico de uma ponta a outra. Tem-se em Marx um telos imanente na natureza humana, e ns achamos nele, inclusive em O Capital expresses tipicamente aristotlicas. O telos do ser humano, o homem comunista, ele chama de homem total. E o tambm entre os mais estimveis da filosofia liberal dos Tempos Modernos. Eu penso em particular em toda concepo que ns chamaramos individualista, com base no direito natural, dos direitos do homem. Para ela, o homem nasce livre, e porque todas as instituies sociais se fazem obstculo e o oprimem: o objetivo da ao poltica e de uma nova instituio da sociedade de restaurar, reconstituir certa liberdade natural. Quando Rousseau coloca a igualdade e a liberdade naturais, natureza para ele em sentido aristotlico: a norma do ser. Marx em todo liberal: a viso final a abolio do Estado e alhures de toda instituio: aps o fim do que chamamos pr-histria da humanidade, na sociedade comunista, quando comear a verdadeira histria, a instituio no existir mais porque cada ser humano, livre de sua opresso, ser capaz segundo sua natureza de se autorregular. Entre certos liberais, diz-se que necessrio que o Estado cesse de interferir com a vida social para que os indivduos comecem a se realizar. Ns temos ento a ideia de que por natureza - natureza dos indivduos e poder-ser natureza que se produz quando numerosos indivduos se juntam: mo invisvel, harmonia da vida social (CASTORIADIS, 2008, p.156-157). A physis a incorporada de outra maneira (CASTORIADIS, 1999, p.31 e seg.). Para Arendt, o grande suporte da Grcia antiga a criao da polis como instituio que permite aos seres humanos de relevar o que eles so atravs da ao e da palavra e falar da importncia da dimenso agonstica no mundo grego. Na Grcia antiga os Jogos O telos que a ousia, a essncia

41

Olmpicos eram, sobretudo, luta, agn: se reporta ao que o lugar mais alto para os gregos da poca, o kleos e o kudos, o renomado e a glria. O agn tambm a competio, o conflito, a luta, mas no foradamente a luta at a morte, mas uma luta para ser o melhor. assim tambm o caso da tragdia em Atenas e entre os poetas: eles lutam entre eles. Essa dimenso agonstica uma realidade da vida poltica grega e no uma fico de Arendt. A luta, a disputa pela palavra exatamente o fundamento da democracia. Mas exatamente onde a concepo da poltica como domnio de expresso ou de afirmao de si comea a reinar na sociedade, ns passamos dos polticos aos demagogos (CASTORIADIS, 2008, p.158-159). Ns temos de fazer um processo aberto, onde a dimenso do devir (ou a-vir, a-ser, mais precisamente) fortemente presente, bem longe de todo conservantismo e de toda ideia de repetio cclica. Ento o objeto da vida em comum dos atenienses qualquer coisa que no reduziramos ao agn, nem a expresso de si pela ao e pela palavra (CASTORIADIS, 2008, p.163). A questo do justo ou injusto no pode ser posto seno entre iguais; entre desiguais, sempre prevalece a fora. O senso positivo que importante: entre iguais, o direito ou a justia deve prevalecer, e no a fora; e inversamente, de alhures: l onde a justia prevalece, tem-se igualdade, ento discusso. (CASTORIADIS, 2008, p.197-199). Se nos interditarmos tal recurso extra social, no saberemos escapar de certa posio arbitrria original: ns somos o corpo instituinte, ns somos a fonte de toda instituio. Plato se esquiva do problema, porque para ele tal ns no existe: o que tem lugar alm, alhures, e necessria qualquer sorte de recorrer aos intermedirios aqui embaixo para organizar a vida em sociedade. Mas Aristteles, o filsofo do V sculo que nasceu por acidente no sc. IV, o enfrenta plenamente. No h, diz Aristteles, o justo e injusto na poltica porque estes so segundo a lei e pelos seus para que haja, por natureza, lei; so para eles que existe igualdade quanto ao feito de governar (arkhein, infinitivo ativo) e de ser governado (arkhesthai, infinitivo passivo). Por natureza, Aristteles no quer dizer no sentido biolgico, mas sim o telos, a finalidade, a essncia, a ousia. Para quem pode existir tal igualdade? Para os que so colocados como iguais por essncia, por finalidade. Os que so livres para se autogovernar, em oposio aos escravos, que no podem se autogovernar por finalidade, ou seja, por natureza. A questo do justo e injusto posta a partir do momento que existe certa capacidade mnima de participao na vida poltica, de autogovernar e ser governado, e ento retomamos o crculo de criao: o

42

corpo poltico se autocria como comunidade de iguais entre os quais se pode ter lei, e certa enunciao universal que pressupe a igualdade entre aos que se dirige (CASTORIADIS, 2008, p.201). Entre estes iguais, o direito definido a partir do que? A grandiosidade da democracia consiste em reconhecer o fato filosfico fundamental: se pe e diz-se o direito a partir de nada. No empiricamente, com certeza: os atos legislativos so sempre tomados em uma continuidade histrica, que faz necessariamente intervir a matria prpoltica que ns temos tratamos acima. Mas nada, quer dizer que a lei no pode ser deduzida de outra coisa, que ela no um comentrio do Declogo nem uma consequncia da teoria do Ser de Plato. Por ato instituinte, o povo se instaura como legiferante. Por exemplo, se impe um projeto de lei para ser discutido pela Boul, o conselho, antes de ser votado pelos cidados na Ekklsia. Mas nada se diz sobre o contedo das leis, e nem se pode dizer (CASTORIADIS, 2008, p.202-203). E essas instituies de autolimitao so instituies jurdicas, como a graph paranomn, mas tambm das instituies de estrito domnio poltico, cujos aspectos so de responder constantemente coletividade que ela no pode jamais ser certa da significao de seus atos, e que ela deve ento constantemente tentar dominar sua hbris, que no privilgio, mas pertencente a tudo que vive. Ento o aids, o pudor ou a vergonha, que tambm respeito s leis. No captulo 41 de A constituio de Atenas Aristteles diz que o pequeno nmero mais facilmente corruptvel que o grande nmero pelo dinheiro e pelos favores. Ele no diz ento que o povo incorruptvel, mas que menos que os oligoi e esta a razo. Ns podemos ento acrescentar que o povo no infalvel, mas em todo caso menos infalvel que os oligoi. Como diz Protgoras em Leis: o deus a medida de todas as coisas (theios nomos) - (IV, 716c). Ele ter de recorrer a certa medida, na Repblica e nas Leis para traar o modelo de cidade que ns podemos dizer, a justo ttulo, que ela no seno teocrtica. Plato prope ento a teocracia, ou se quisermos, a ideocracia, mas a mesma coisa. Evidentemente, na realidade histrica, teocrtica e ideocrtica no podem jamais ser outra coisa que o poder de uma categoria social particular, a saber, os porta-vozes do Theos ou da Ideia, pode-se dizer a Igreja, o Partido, etc. (CASTORIADIS, 2008, p.206). A democracia o regime que se baseia sobre a pluralidade de opinies, das doxai, ela funciona na e por certa pluralidade de opinies. Sua verdade, se tem uma, construda pela confrontao, a oposio, o dilogo das doxai. E ela no pode existir se a ideia, ou

43

sobretudo a iluso de uma verdade adquirida de uma vez por todas se tornar socialmente efetiva e dominante. Certa confrontao das doxai exige o controle e a crtica recproca das mais rigorosas; e certa reciprocidade precisamente indispensvel: cada um defende uma opinio que cr justa e politicamente pertinente, e para fazer triunfar que ele critica e combate a opinio dos outros. Entre os antigos, a questo dos direitos do homem nem se colocam. Ao fundo, o que est realmente em jogo para eles a igualdade, a liberdade e a justia; a verdadeira questo, a grande questo da democracia, de saber o que faz a lei e como. Resposta evidente: o povo; ns que fazemos a lei, e neste ns que achamos implicados a igualdade, a liberdade, e a comunidade como realidade concreta sem a qual o ns no seria. Simonidas tem uma bela frase: polis andra didaskei, que a cidade educa o homem, que faz o homem. Esta se manifesta em alguns escritos hipocrticos, que opem nomos de phusis, se dir a lei, a instituio/conveno, e a natureza (CASTORIADIS, 2008, p.220). A partir de um momento se tem a discusso da nomos e da doxa correta. Implica na oposio fundamental entre doxa e altheia, opinio e verdade, aparncia e ser. Em Protgoras, o homem a medida de todas as coisas e em Plato a medida de todas as coisas, Deus, e em Demcrito, o quente e o frio so institudos como qualidades. Vemos ento a necessidade de organizar o logos, para que este seja coerente e organizado. Ento temos a criao com a filosofia, do que chamamos de cincia, que vemos qualquer coisa de novidade, de um esquema de demonstrao: de acordo com a, b, c, ento temos d: vs sereis obrigados a admitir ou de se declarar imbecil ou psictico, etc. E o esquema presente nas primeiras demonstraes matemticas, no VI sculo. Mas ao que nos reenvia? dimenso conjuntista-identitria da sociedade e da vida nela. Certa dimenso descolada, separada do resto; ela reconhecida como um esquema de mundo onde existem exclusivamente conexes necessrias e coerentes, que caracterstica do domnio matemtico, do universo do logos como demonstrao e discurso coerente. Em tal mundo, todo o resto escria ou acidente. Ento ns criamos um esquema imaginrio de um logos integralmente submisso exigncia de coerncia e capaz de satisfaz-lo (CASTORIADIS, 2008, p.222). Oras, imediatamente claro que se trata de um fantasma, e um fantasma incontornvel, a partir do momento que somos criados, estamos todos presos. Ns

44

podemos lhe colocar limites, mas depois o momento onde para a primeira vez que uma demonstrao toma lugar, ns no podemos mais parar de pensar segundo a exigncia da demonstrao, sem precisar dizer, como j Aristteles, que tudo no pode ser demonstrado, e mesmo as coisas mais importantes no podem s-lo. A partir do momento que comea essa ambiguidade do logos, ele vai oscilar entre duas tendncias: de um lado, a tendncia de ser algoritmo de clculo e de outro, a verdade extrada de uma demonstrao rigorosa. Essa antinomia ainda presente no logos hoje. Outro aspecto concernente natureza do poder em geral , divino ou outro, o seu carter arbitrrio, e por assim dizer, injustificvel. Zeus cria o direito e faz dele simplesmente um instrumento de poder, ou seja, demonstra claramente a precariedade do poder, e sua dissociao com toda qualidade moral e de justia o poder o poder, e isso tudo (CASTORIADIS, 2008, p.231-234). Nos progressos tcnico-materiais temos um grande progresso, mas isso no se v do ponto de vista moral ou tico. La politique tradicionelle est morte (A poltica tradicional morta) (CASTORIADIS, 1979, p.54) Ela tem que deixar de ser uma organizao de especialistas e se tornar um lugar de socializao positiva onde os indivduos retomam a verdadeira vida coletiva gerindo seus prprios afazeres e se desenvolvendo pelo trabalho de um projeto comum. (CASTORIADIS, 1979, p.54). Em Capitalisme moderne et rvolution, Castoriadis estabelece alguns tratos importantes sobre o capitalismo como era dado no perodo desta publicao 1979 e que est sujeito a revises, mas que devido nossas limitaes e objetivos atuais, fica a ser realizado em trabalho posterior: 1. O capitalismo chega a controlar o nvel de atividade econmica a um grau que as flutuaes da produo e a demanda so mantidas em limites estabelecidos e as depresses da ordem do ps-guerra so doravante excludas (CASTORIADIS, 1979, p.59); 2. Em consequncia, a importncia numrica relativa ao desemprego tem enormemente diminuda (CASTORIADIS, 1979, p. 61); 3. A quase desapario do desemprego tem contribudo a elevar o retorno trabalhador mediante longo perodo, e mais, sobretudo, o aumento dos salrios em termos reais no somente mais rpido que nos perodos precedentes, mas como infinitamente mais regular (CASTORIADIS, 1979,

45

p.62-63); 4. A elevao das taxas de salrio e a quase desapario do desemprego tem conduzido a uma progresso regular do nvel de vida trabalhador, medido em termos de mercado consumidor (CASTORIADIS, 1979, p.65); 5. O papel dos sindicatos profundamente modificado, assim objetivamente como aos olhos dos capitalistas e dos trabalhadores. Sua funo essencial desenvolver a manuteno da paz na empresa, em troca de concesses peridicas sobre os salrios e dum relativo status quo sobre as condies de produo (CASTORIADIS, 1979, p.67); 6. A vida poltica, no sentido corrente do termo, desenvolvido como um afazer de especialistas, consideradas em geral como um mal respeitvel e como formando um mesmo grupo. A populao desinteressada at em tempos que especialistas chamam de perodos de crise poltica e forado a participar de um jogo eleitoral uma vez a cada cinco anos, de maneira cnica e desabusada (CASTORIADIS, 1979, p.67); 7. No h mais organizaes polticas trabalhadoras (no diremos revolucionrias). O que tem o seu nome so organizaes polticas formadas por nove dcimos de burocratas, intelectuais sinceros ou sindicalistas profissionais para os quais votam (ou no) a maioria da classe trabalhadora. No h mais em nenhum pas moderno alguma importante organizao poltica importante cujos militantes sejam em uma proporo para que a classe trabalhadora seja capaz de mobilizar uma parcela importante, mesmo que seja uma proporo de 10% a 15%. Certa evoluo ligada a degenerescncia e a burocratizao das organizaes trabalhadoras de outrora, que as tornam indiscernveis da essncia das organizaes burguesas. Mais ainda, ela corresponde evoluo do conjunto do capitalismo (CASTORIADIS, 1979, p.67-68); 8. O proletrio deixa de ser classe para si para se tornar classe em si; dito de outra forma, como uma categoria social definida pela colocao dos indivduos nas relaes de produo, constitudas pela identidade objetiva de sua situao na sociedade, mas que no so colocadas elas mesmas, conscientemente, explicitamente e coletivamente o problema de sua sorte na sociedade. Vem consciente de seus interesses econmicos e

46

profissionais apenas (CASTORIADIS, 1979, p. 68); 9. Certa atitude existe em todas as classes na populao e a respeito de todas as atividades sociais e coletivas. O problema da conscincia poltica do proletariado no se trata de um fenmeno conjuntural ou temporrio, mas de um fenmeno social profundo, caracterstico do mundo moderno: uma nfima proporo de cidados se interessa pela coisa pblica. A privatizao dos indivduos o trato mais flagrante das sociedades capitalistas modernas. Uma sociedade na qual a coisa publica ou mais exatamente, a coisa social vista no somente como estrangeira ou hostil, mas como escapando ao dos homens; que reenvia ento os homens vida privada ou a uma vida social na qual a sociedade como tal no colocada explicitamente em questo (CASTORIADIS, 1979, p.69). Ainda, para Castoriadis, o capitalismo a primeira organizao que ns conhecemos que contm uma contradio interna insupervel. O termo contradio foi destitudo de significao pelos marxistas e pseudo-marxistas que falaram em contradio entre relaes de produo e foras de produo em pocas de crise, que possibilitaria a revoluo - que, como sabemos, destitudo de sentido (CASTORIADIS, 1979, p. 104), porque a no h contradio verdadeira: no h contradio entre duas coisas que so antagnicas mas que trabalham num mesmo sentido e se sustentam mutuamente, podendo at falar de tenso, mas apenas um modelo mecnico quando se pretende ser dialtico, assim como no h contradio entre um gs aquecido em um recipiente que pode explodi-lo, mas coerncia dentro de um sistema mecnico e determinado (CASTORIADIS, 1982, p. 29-30). O capitalismo uma sociedade divida em classes, e tem interesses opostos, mas isso no determina uma contradio. Uma simples oposio ou conflito de dois grupos sociais no determina contradio em si, mas apenas o conflito. Essas sociedades so regradas: a norma social, a dominao de uma classe pode ser desumana e opressora, mas que restam possveis e coerentes. O domnio que o mestre impe ao escravo, o senhor ao servo, no comporta contradio interna e realizvel, salvo se o mestre ultrapassar seus limites (CASTORIADIS, 1979, p. 104). A organizao capitalista contraditria no sentido rigoroso de que os indivduos no podem realizar suas intenes seno pelos atos que o contrariam constantemente. O sistema capitalista no pode viver seno reduzindo os assalariados em meros

47

executantes e ele no pode funcionar que na medida em que essa reduo se realiza; o capitalismo obrigado a solicitar constantemente a participao dos assalariados no processo de produo, participao que ele tende alhures tornar impossvel (CASTORIADIS, 1979, p. 105). Certa contradio constitui o fato capitalista fundamental, a novidade da relao social capitalista, e certa contradio no aparece seno quando certas condies so reunidas: 1. necessrio que o trabalho assalariado seja tornado a relao de produo fundamental. A significao do trabalho assalariado dupla, de um lado, o objeto da produo, os meios e mtodos tendem a ser determinados por outro que pelo trabalhador direto. O comando da atividade tende a ser transposto para alm do sujeito da atividade; antes, por exemplo, no caso dos escravos, o mestre se limita a fixar o objetivo da atividade, mas os mtodos de trabalho so tradicionais e permanentes. No caso do capitalismo, a contradio que o comando completamente exterior da atividade produtiva e ao mesmo tempo obrigado a penetrar ao interior da atividade, de lhe dizer os mtodos e at seus gestos complementares. De outro lado, na relao salarial, a remunerao do trabalhador essencialmente indefinida. Em certo momento, o contrato de trabalho, sempre provisrio e renovvel, no repousa seno sobre a relao de foras entre as partes e sua execuo no pode ser assegurada que em funo de uma guerra incessante entre capitalistas e trabalhadores (CASTORIADIS, 1979, p. 107-108). 2. A relao salarial no se torna uma relao contraditria seno em funo da apario de uma tecnologia evolutiva e no esttica como nas sociedades anteriores, e esse desenvolvimento permanente de certa tecnologia que impede que se forme uma base a uma estabilizao das relaes de classe na empresa (CASTORIADIS, 1979, p. 108). 3. O capitalismo no pode se desenvolver e se afirmar completamente seno atravs de uma pseudo-revoluo burguesa democrtica. Certas caractersticas se apresentam mesmo onde a revoluo capitalista e a transformao burocrtica se acham, por exemplo, na China depois de 1949 (CASTORIADIS, 1979, p. 108-109). O capitalismo uma histria no sentido forte do termo no apenas cumprimento de uma histria j pr-definida que cair inevitavelmente em uma revoluo baseada em uma suposta necessidade histrica a saber, um processo de ao dos homens e classes que se modificam constantemente e conscientemente (isso no implica conscincia perfeita, nem que toda modificao claramente vista ou querida) as condies mesmas

48

nas quais se desenvolve e no curso que surge o novo (CASTORIADIS, 1979, p. 110-113). Para a classe capitalista, se constituir e se desenvolver significa acumular, racionalizar e concentrar a produo (que racionalizar em escala mais ampla). Acumular significa transformar trabalho em capital, criar constantemente o proletrio, reduzir sempre os executantes ao status de executantes. E o proletrio se faz enquanto classe objetiva, que se faz a si, no sentido mais amplo, classe para si (CASTORIADIS, 1979, p. 113-114). A luta proletria contra o capitalismo se faz em trs reas: na produo, na economia e na poltica. Certa luta permanente, de incio e sobretudo na produo, porque grande parte de cada gesto do trabalhador tem como objetivo defender-se da alienao e explorao capitalista, porque as aes dos homens entram no terreno objetivo sobre o qual essa luta se desenvolve, e contm uma criao histrica, uma inveno das formas de organizao. Desde a primeira metade do sculo XIX os trabalhadores j recebem a introduo larga escala de mquinas pelo capitalismo como um ataque direto, gerando resistncia produo. A psicologia, e depois a sociologia industrial aparecem como tendo que integrar o trabalhador empresa. Certo esquema no deve seno fornecer o tipo de evoluo histrica da luta de classes na produo, mas retomada cada vez que ns estudamos um caso concreto em uma empresa. (CASTORIADIS, 1979, p. 114-116). A diviso de tarefas perseguida e posta ao absurdo, e o nico meio de submeter o trabalhador que resiste, e a mecanizao a automatizao independente do produtor. Diviso crescente das tarefas e mecanizao do tipo capitalista avana evidentemente em interao constante (CASTORIADIS, 1979, p. 116). Sobre o plano econmico, se exprime sobretudo nas reivindicaes de salrio, quelas as quais o capitalismo tem colocado resistncia obstinada durante longo tempo, e como resultado dessa luta temos o crescimento constante da massa de salrios tendo em vista o crescimento constante de compras de bens de consumo (CASTORIADIS, 1979, p. 117). Sobre o plano poltico, as primeiras tentativas do proletrio se organizar, o capitalismo responde, em regra geral, pela represso, aberta ou camuflada. O capitalismo parece no poder funcionar sem um partido reformista, que nada mais seja do que uma marionete dos capitalistas, assim como sem um partido de governo (ou melhor, ao governo). Tambm se mantm a ideia de um Estado intervindo na economia, contra seus movimentos espontneos, criando assim seu controle da prpria economia e da sociedade.

49

Os meios utilizados pelo capitalismo seguem o mesmo imperativo: manter a dominao, estender seu controle sobre a sociedade em geral e sobre o proletrio em particular (CASTORIADIS, 1979, p. 117-118). Todos os setores da vida humana devem ser submetidos ao controle dos dirigentes. Todas as reservas e os meios so utilizados pelo capitalismo, e o saber cientfico mobilizado ao seu servio: a psicologia e a psicanlise, a sociologia industrial e a economia poltica, a eletrnica e a matemtica so colocadas em contribuio para assegurar a subservincia ao sistema, combater as brechas da defesa, penetrar no interior da classe explorada, entender suas motivaes e conduzir sua utilizao nos meios de produo, da estabilidade social, e a venda de objetos inteis (CASTORIADIS, 1979, p. 119). Na sociedade moderna, quer viva-se num regime democrtico ou ditatorial, ele sempre totalitrio, porque a dominao dos exploradores deve, para se manter, invadir todos os domnios da atividade e tentar lhes submeter. O terror no mais que um dos meios que pode usar um poder para quebrar toda causa de toda oposio, mas no sempre aplicvel nem o meio mais rentvel; a manipulao pacfica das massas, a assimilao gradual das oposies organizadas pode ser mais eficaz (CASTORIADIS, 1979, p. 105). Hoje temos uma poltica da classe capitalista, mais e mais consciente e explicitamente, mas no temos isso no sculo XIX. Ns entendemos por esse termo a gama de meios utilizados e ainda os reflexos do capital individual ou dos capitalistas agindo como classe atravs de suas instituies (partidos, Parlamentos, administrao do Estado, etc.) diante dos problemas que so colocados a eles. Cada capitalista deve ser livre para possuir sua empresa, nos limites (fortemente elsticos) traados pelo direito e pela moral. Em particular o contrato de trabalho deve ser livre e determinado pelo acordo das partes. O Estado deve garantir a ordem social, favorecer a atividade dos capitalistas pelas tarifas dadas e tratos de comrcio, gerir as guerras para proteger os interesses da nao, que de tal ou tal grupo capitalista. Mas no intervir diretamente na orientao e gesto da economia, seno que perturbar, nem prevalecer pelos seus impostos uma parte importante do produto nacional, porque suas despesas so improdutivas. As reivindicaes trabalhadoras so injustificadas porque elas visam, concretamente, a diminuir os lucros, e abstratamente, violar as leis do mercado. Essa poltica tem um papel no desenvolvimento da luta de classes, que alimentar a resistncia oposta pelos capitalistas s reivindicaes trabalhadoras e condiciona as crises econmicas clssicas e o

50

funcionamento da economia geral (CASTORIADIS, 1979, p.120-121). Certa poltica vem como negao ou absteno da poltica: laissez faire, etc., ns vemos como exprimindo o mago do sistema. Uma sociedade capitalista necessariamente ser incapaz de ter uma viso e uma vontade sobre sua prpria organizao e gesto. a anarquia ao nvel subjetivo dos dirigentes ao tomarem decises so incapazes de adotar um ponto de vista mais amplo ou mais geral, sempre sendo o do lucro o sentido mais estabelecido (CASTORIADIS, 1979, p.122). Esta poltica, que representa subjetivamente o produto da experincia capitalista da luta de classe e da gesto da sociedade, ao mesmo tempo objetivamente o corolrio das transformaes reais do capitalismo; ela a lgica explcita de suas novas estruturas e dos instrumentos postos em trabalho para assegurar a dominao sobre a sociedade, e ao mesmo tempo em que deve dar os meios de seus fins, ela acelera a evoluo de suas estruturas e amplifica seus instrumentos. A profunda transformao objetiva do capitalismo a burocratizao, que ns entendemos enquanto uma estrutura social na qual a direo das atividades coletivas entre as mos de um aparelho impessoal organizado hierarquicamente, supostamente agindo privilegiadamente econmicas e recrutadas segundo as regras que ela mesma dita e aplica a si mesma. Ela traz trs aspectos da luta de classes e da tentativa do capitalismo de submeter e controlar a atividade social dos homens. (CASTORIADIS, 1979, p. 127). Na produo, a racionalizao e a concentrao da produo entra a apario de um aparelho burocrtico na empresa capitalista, cuja funo a gesto da produo e das relaes de empresa com o resto da economia. Em particular, a direo dos processos de trabalho implica na existncia de um aparelho burocrtico e importante. A resistncia dos trabalhadores produo capitalista suscita a necessidade para o capitalismo de um controle sempre posto do processo de trabalho e da atividade do trabalhador, e este controle exige a transformao completa dos mtodos de gesto da empresa em relao quelas que estabelecidas no sculo XIX e a criao de um aparelho gestionrio que tende a se tornar o verdadeiro lugar de poder na empresa. Assim tambm, no Estado. A modificao profunda do papel do Estado, se tornando instrumento de controle e de gesto de um nmero crescente de setores da vida econmica e social. Enfim, nas organizaes polticas e sindicais. O movimento trabalhador na evoluo capitalista que de fatores complexos conduzem, a partir de certa etapa,

51

burocratizao. Paralelamente, a funo objetiva das grandes organizaes trabalhadoras deve manter o proletrio no interior do sistema de explorao, canalizando a sua luta para a administrao e no mais para a destruio do sistema (CASTORIADIS, 1979, p.128). A partir de certo momento, a burocratizao, a gesto das atividades por aparelhos hierrquicos, devem se tornar a lgica mesma de certa sociedade, sua resposta a tudo. Um grau crescente de burocratizao da cultura se realiza na produo de tudo aos meios de difuso de certa cultura e se tornando uma imensa atividade coletiva e organizada (imprensa, rdio, editora, cinema, televiso, etc.). A pesquisa cientfica mesma se burocratiza em um ritmo aterrador, que seja sob controle das grandes empresas ou do Estado (CASTORIADIS, 1979, p.129). O capitalismo impe a toda a sociedade a razo: o fim ltimo da atividade e da existncia humana a produo mxima e tudo deve ser subordinado a este fim arbitrrio. A racionalizao capitalista consiste em que certo fim deve ser realizado pelos mtodos que desenvolvem a alienao dos homens em tanto que dos produtores os homens aqui so vistos como meios do fim produtivo e recriam constantemente pela separao cada vez mais dos dirigentes e executantes, pela reduo dos trabalhadores em meros executantes, pela transposio da direo ao exterior do processo de trabalho. Certa racionalizao indissocivel da burocratizao, e que introduz uma destruio de significaes das atividades sociais, da mesma forma que a organizao do exterior introduz a destruio da responsabilidade e da iniciativa dos homens (CASTORIADIS, 1979, p.131). A burocratizao destri mais exatamente o trabalho enquanto atividade significante, ou seja, que ao curso dela se institui significaes para o sujeito e que o sujeito faz. Toda significao destruda, porque na fragmentao do trabalho no se tem mais o objeto do trabalho mas simples fragmentos do produto que est sempre alhures - e nem mesmo sujeito do trabalho porque a pessoa do trabalhador decomposta em faculdades separadas cujas certezas so extradas arbitrariamente do conjunto e colocadas em obra intensivamente. O sentido nico da produo que no se v presente na fragmentao do processo de trabalho recuperado alhures, na direo exterior da produo, o que significa dizer que a burocratizao tenta reconstituir idealmente a unidade da produo (CASTORIADIS, 1979, p.132). Resta ento aos trabalhadores a luta contra a explorao, atravs do que se constitui

52

a coletividade e a solidariedade entre os trabalhadores, que acompanha um terreno de socializao positiva (CASTORIADIS, 1979, p.138-139). O contedo mais profundo da burocratizao a insero de cada indivduo em um pequeno alvolo em um grande conjunto produtivo onde ele forado a um trabalho alienado e alienante, a destruio do sentido do trabalho e de toda a vida coletiva e a reduo da vida a vida privada alm do trabalho e alm de toda atividade coletiva, alm da reduo de certa vida privada consumao material, e a alienao no domnio do consumo ele mesmo pela manipulao permanente do indivduo enquanto consumidor (CASTORIADIS, 1979, p.140). Uma sociedade burocrtica respeitando os limites da poca de anlise do autor quando escreve as obras referenciadas - uma sociedade que tem transformado a maior parte da populao em assalariada, com relaes salariais e hierarquias concomitantes, trabalhadores marginais (artistas, intelectuais e prostitutas) e onde (CASTORIADIS, 1979, p.140-144): 1. A populao integrada s grandes unidades de produo impessoal e se dispe segundo uma estrutura hierrquica; 2. O trabalho perde sua significao em si; 3. O pleno emprego realizado permanentemente: os trabalhadores assalariados manuais ou intelectuais vivem em uma seguridade de emprego quase completa se eles se conformam; 4. Os salrios aumentam em uma porcentagem que no difere muito da produo; 5. As necessidades no sentido econmico ou mais comercial e publicitrio do termo aumentam regularmente com o poder de compra; 6. A hierarquizao dos empregos numa empresa tem atingido um grau suficiente para acertar um grau substancial a solidariedade dos grandes grupos explorados, atravs de promoes no nulas (por exemplo, probabilidade de um dcimo); 7. No somente o local de trabalho aborrece como deixa de ser um lugar de socializao positiva; 8. A evoluo do urbanismo e habitat tende a aniquilar na comunidade integrada em aglomeraes urbanas o sentido de socializao e suporte de uma sociedade orgnica. Elas se tornam atualmente a justaposio de indivduos e famlias vivendo cada um por si e coexistindo anonimamente; 9. Por consequncia, o indivduo se acha afrontado em um meio seja hostil, seja

53

desconhecido, annimo e massificado; 10. A nica motivao que aparece aps a elevao do nvel de vida, comportando nela mesma a sua negao pois h sempre outro nvel de vida mais elevado; 11. A vida pblica profundamente burocratizada; 12. Por consequncia, a participao dos indivduos poltica ou vida sindical, de partido, no tem algum sentido, porque pessoalmente no se pode nada e nada podemos lutar contra o estado existente das coisas; 13. Toda organizao e toda atividade coletiva tem sido burocratizadas e abandonadas pelos homens, tendo como a privatizao dos indivduos caracterstica geral; 14. Por consequncia, a irresponsabilidade social se torna um trao essencial do comportamento humano; 15. A arte e a cultura so efetivamente e definitivamente tornadas simples objetos de consumao e de prazer, sem ligao nenhuma com os problemas sociais e humanos; 16. A filosofia da sociedade a consumao pela consumao na vida privada e a organizao pela organizao na vida coletiva.

54

INSTITUCIONALIZAO

BUROCRATIZAO

DO

MOVIMENTO

HOMOSSEXUAL NO BRASIL, UM ESTUDO DE CASO Como tentamos demonstrar durante este trabalho, a possibilidade de

questionamento do que institudo presente em nossa sociedade porque somos herdeiros de uma tradio greco-ocidental da qual fez parte a democracia, a filosofia e a poltica, das quais nos restam possibilidades de aproximao e at de exercer uma verdadeira prxis democrtica o que no feito, de modo que, a burocracia enquanto instrumento moderno de dominao abrange e engole todo o movimento contestatrio da sociedade, legitimando apenas aqueles que se institucionalizam e so exercidos de forma j prconcebida pela arbitrariedade burocrtica estatal, que o principal campo dos movimentos sociais que so voltados para a garantia de direitos. Ento, o movimento, para se validar ou seja, no apenas difcil fazer diferente, que a nica possibilidade de garantia efetiva de direitos que possibilitada a ns atravs da burocratizao. Isso parece acontecer em toda a sociedade e logo, em todo movimento. O movimento homossexual, que atualmente se define como LGBT (ou na verso mais completa: LGBTTI Lsbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgneros e intersexuais) o estudo de caso que proponho para o presente trabalho, onde conflitamos o esquema abstrato que elaboramos com o caso efetivo real particular. Ns podemos dizer que o movimento poltico em defesa da homossexualidade no Brasil j completou mais de 30 anos, e o marco consagrado nessa historiografia particular a do grupo Somos, de So Paulo, que foi criado em 1978, na mesma poca que era lanado o Lampio, jornal em formato de tabloide que se voltava para, alm da questo poltica da homossexualidade, temas de outros grupos considerados minoritrios (SIMES, 2009, p.13). A questo de sigla , de todo modo, bastante recente. At 1992, o termo usado era movimento homossexual brasileiro, s vezes designado pela sigla MHB, e os congressos de militncia eram chamados de encontro de homossexuais. O termo lsbicas comeou a ser utilizado no VII Encontro Brasileiro de Homossexuais de 1993, enquanto a denominao gays e lsbicas no VIII Encontro Brasileiro de Gays e Lsbicas de 1995. Nesse ano foi criada a ABGLT Associao Brasileira de Gays, Lsbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O termo travestis foi acrescentado a gays e lsbicas no Encontro de 1997, e os termos transexuais e bissexuais no Encontro de 2005, quando

55

se formaram respectivas redes de associaes nacionais desses segmentos (SIMES, 2009, p.15). Enquanto caso de burocratizao e a relao desta com o Estado, vamos verificar de que modo o movimento homossexual (ou LGBT, mas manteremos o primeiro para ser coerente com o ttulo do presente trabalho) faz esse vnculo historicamente. Com o Banco Mundial como financiador de projetos na rea da sade, o Programa Nacional de DST e Aids entrou num novo ritmo de desenvolvimento, e em 2001, uma nova expresso, a Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), passou a aparecer em documentos do Ministrio da Sade e nas discusses das ONGs, materializando-se incentivos ao trabalho voluntrio e na liberao de obrigaes trabalhistas e previdencirias. Com o estabelecimento de acordo Aids I (que vigorou at 1998), Aids II (at 2002) e Aids III (at 2006), o Programa Nacional de DST e Aids passou a financiar projetos voltados a homens que fazem sexo com homens, ou HSH. Esta categoria integrante de uma estratgia epidemiolgica para garantir atividades de preveno com grupos que no se reconheciam em algumas identidades (SIMES, 2009, p.140). Em 1999/2000 foi implantado o Projeto Somos em homenagem ao grupo acima citado direcionado para a formao e capacitao de lideranas e grupos homossexuais em trs regies brasileiras (Sul, Sudeste e Nordeste). A meta inicial era abranger 24 novos grupos, mas expandiu-se bastante chegando a abranger 270 grupos (SIMES, 2009, p.141). Em meio anlise, o autor utilizado enfatiza que se comenta muito sobre a visibilidade associada sade, atravs do Ministrio da Sade e programas, o que demonstra claramente que s se visvel a partir do momento em que se organiza, no somente organizao em si, mas uma estrutura burocrtica com todas as caractersticas que dissemos, no caso do movimento homossexual se utiliza principalmente as ONGs/OSCIPs. Outro passo na direo do fortalecimento das conexes com o Estado foi dado com o lanamento do Programa Brasil Sem Homofobia, em 2004. Em 2005, algumas iniciativas comearam a ser colocadas em prtica, como aconselhamento psicolgico e assessoria jurdica, e at qualificao de profissionais. Essa preparao, qualificao de profissionais, assim como a criao de lideranas no Projeto Somos nada mais do que a preparao oferecida pelo Estado para que as pessoas no se organizem de qualquer jeito: tem uma maneira definida burocrtica que

56

ser aceita e at mesmo visvel para o Estado. Assim, ficamos impossibilitados pelo sistema de fazer uma organizao que seja vlida se no for da maneira determinada pela burocracia estatal, ou seja, a garantia de direitos ocorre apenas atravs dos meios determinados pela burocracia, que determina seus prprios meus e seus prprios fins. A prpria anlise do autor utilizado nesta seo no percebe essa noo e aplica a determinao de grupos de risco como algo positivo para os homossexuais, supostamente porque gera polticas especficas para este fim, o que aumenta a visibilidade dos homossexuais (SIMES, 2009, p.132-135). Ento claro que os direitos so cada vez mais efetivados, mas no somente isso, um movimento de contestao da ordem estabelecida incorporado burocracia vigente de modo a conformar este grupo (para que reclamar se as necessidades esto sanadas, e os direitos esto garantidos?), o que faz com que o projeto de autonomia fique cada vez mais distante de ser acontecimento efetivo e a heteronomia social se perpetue na contemporaneidade atravs do novo modo de dominao burocrtica, garantida pelo Estado, e integrando-se nas condies sociais-histricas que permitem a emergncia da crise de significao atual.

57

CONSIDERAES FINAIS Aps a anlise ontolgica, poltica, filosfica, com base em Castoriadis vem imediatamente a questo do Que fazer?. Ora, no pecamos como Lenin quando fez essa pergunta, porque ao contrrio deste, no temos nenhuma pretenso de trazer uma resposta pr-definida, mas sim, a resposta a qualquer coisa, seja a definio de justo ou injusto, desejvel ou no, no cabe a um responder, mas a toda coletividade. Isso nos livra imensamente do trabalho repetidor do mrtir cristo: trazer uma salvao, uma resposta pronta, o caminho certo, enfim. Interessa-nos aqui muito mais a pergunta, a abertura do questionamento, o rompimento com a clausura, do que o estabelecimento de respostas, porque estas respostas, longe de ser uma altheia verdade dada uma vez por todas, so sempre doxai opinies e nunca deixam de ser. Agora, aqui est o erro niilista: no porque verdade absoluta no existe que no podemos acreditar em nada. No porque tudo opinio que estamos impedidos de escolher uma opinio que consideramos melhor. Melhor agora o conceito em metalinguagem para anlise uma criao social-histrica, mas no perde validade por ser criao e no ter origem absoluta. Queremos sim algo melhor, porque conforme ouvi dizer uma frase cuja suposta autoria de Sheakspeare se voc no sabe aonde quer ir, qualquer lugar serve. Sabemos que no vivemos em uma democracia verdadeira, que somos impedidos de participar politicamente se no estivermos enquadrados institucionalmente dentro de um Partido ou organismo burocrtico qualquer e mesmo se estivermos, sempre teremos limitaes enormes, e maiores proporcionalmente grandeza da contestao que se dispe; sei que quando se chega em uma repartio pblica e peo algum documento que deveria ser de livre acesso, sou questionado em minha legitimidade para possu-lo ( De onde voc ? Quem voc? Para que quer saber?), etc. Estamos cientes tambm de que todos os movimentos de contestao que tiveram uma fora considervel foram e so absorvidos pelo aparato burocrtico vigente, o que se torna, contraditoriamente, o nico meio para se poder garantir a efetivao do que quer que seja. Agora, aps anlise, tambm elucidamos que a burocracia mais uma forma de dominao, e que aplicar a democracia verdadeira significa a gesto coletiva dos meios de produo, e certa equalizao nas condies materiais se somos iguais, homoioi, para que

58

um ter mais, que justifica isso? Alm disso, tudo temos o conformismo generalizado como fruto da burocratizao da sociedade, gerando privatizao dos indivduos que consegue alcanar o mago da sociedade e do prprio indivduo, causando alteraes psquicas, gerando um mundo psicoptico visando o lucro, individualismo exacerbado, indiferena com o sofrimento alheio e muitas vezes prazer sdico em caus-lo; vemos isso constantemente em toda parte, a incapacidade de responsabilizao pelas consequncias de seus atos, e muita dor que a sociedade causa a si mesma, e como nega sua origem em si coerente com a ausncia da responsabilidade, se justifica com algo que est alm de si, em alhures, como Plato ou Marx o faz: assim que e pronto, apanhou porque tinha que apanhar, ele pode porque rico, as coisas so como so, foi Deus que quis, deve ter sido muito mal em outra vida, etc. e poderamos alongar ad infinitum os exemplos que so oriundos de toda parte, mas que tm algo em comum: todos negam a responsabilidade e a origem da criao social enquanto criao humana, seja pela anlise puramente condica ( porque e pronto!) ou seja pela imputao da origem seres imaginrios sociais (foi Deus que quis assim) (em Plato, mundo das Ideias, em Marx, uma infra-estrutura onipotente que a tudo comanda atendendo os desejos e interesses da burguesia). Aceitar a democracia rejeitar frontalmente certas concepes, e mais ainda, criar um espao de socializao positivo no qual possamos lutar pela afirmao de uma identidade democrtica, onde os valores expostos neste trabalho sejam cultivados. Diante do individualismo contemporneo - que tambm est em ns nos sentimos isolados e impotentes diante do mundo inteiro que age em sua maioria no sentido contrrio do que aqui consideramos como desejvel, e concordo totalmente com a Milleny quando diz em sua monografia sobre Castoriadis, Bakunin e Malatesta:
Deste modo, ao mesmo tempo em que no se pode perder a esperana, no d para fugir do pessimismo e da desconfiana de que as coisas s tendem a piorar, pois, para mudar preciso que os indivduos busquem a autonomia, o que no faz parte dos interesses atuais. (CHAVES, 2010, p.57)

preciso insistir na vontade de mudana para algo que consideremos melhor, mas importante saber que no podemos decidir sozinhos o futuro de uma sociedade, que s ela poder definir, aceitando ou no as imposies das oligarquias liberais.

59

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CASTORIADIS, Cornelius. Capitalisme moderne et rvolution. Paris: Union Gnrale dditions, 1979. _____________________. Sobre o politico de Plato. So Paulo: Loyola, 2004. _____________________. As encruzilhadas do labirinto 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. _____________________. As encruzilhadas do labirinto 2: os domnios do Homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. _____________________. As encruzilhadas do labirinto 3: o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987-1992. _____________________. As encruzilhadas do labirinto 5: feito e a ser feito. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. _____________________. As encruzilhadas do labirinto 6: Figuras do pensvel. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. _____________________. Sujeito e verdade no mundo social-histrico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. _____________________. Revoluo e autonomia: um perfil de Cornelius Castoriadis (entrevistas). Belo Horizonte: COPEC, 1981. _____________________. Uma sociedade deriva. So Paulo: Ideias & Letras, 2006. _____________________. A instituio imaginria da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. _____________________. Ce qui fait la Grce: 1. DHomre Hraclite. Paris: ditions du Seuil, 2004. _____________________. La cit et les lois: Ce qui fait la Grce, 2. Paris: ditions du Seuil, 2008. _____________________. Socialismo ou barbrie: o contedo do socialismo. So Paulo: Brasiliense, 1979. SIMES, Jlio Assis. Do movimento homossexual ao LGBT. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2009. CHAVES, Milleny. A emergncia da revoluo: da anarquia autonomia. (monografia) Campo Grande: UFMS, 2010.

Vous aimerez peut-être aussi