Vous êtes sur la page 1sur 8

01. Assinale a alternativa que relaciona apenas as classes de vertebrados que apresentam fecundao externa: a) Anfbios e Aves.

b) Anfbios e Peixes. c) Peixes e Rpteis. d) Rpteis e Aves. e) Aves e mamferos. 02. Uma das caractersticas dos peixes sseos a presena de: a) bexiga natatria. b) ossos pneumticos. c) glndula uropigiana. d) escamas placides de origem dermoepidrmica. e) tecido adiposo subcutneo muito desenvolvido. 03. Leia as afirmaes a seguir: I - Os peixes so animais que no possuem temperatura corporal prpria (pecilotermos). Il - Apenas nos peixes dipnicos a bexiga natatria pode funcionar como um pulmo. III - Nos peixes a reproduo sempre feita por fecundao externa. Assinale a alternativa correta: a) I e II so verdadeiras; b) II e III so verdadeiras; c) I e III so verdadeiras; d) Todas so verdadeiras; e) Todas so falsas. 04. A "linha lateral" dos peixes uma estrutura com sensibilidade: a) vibrao na gua b) a mudanas na temperatura c) presena da fmea d) a variaes na quantidade de oxignio e) a variaes de luminosidade 05. Tainhas (osteictie) e caes (condrictie) fazem parte da superclasse dos peixes. Sobre esses animais, assinale a alternativa CORRETA. a) Nos condricties a boca ventral. b) Os osteicties possuem esqueleto cartilaginoso. c) Apenas os condricties possuem nadadeira caudal. d) Os osteicties no apresentam oprculo. e) Os osteicties reproduzem-se por meio de fecundao interna sem cpula. 06. Qual dentre as seguintes estruturas de um peixe pode ser considerada homloga ao pulmo de um anfbio? a) Bexiga natatria. b) Estmago. c) Cavidade branquial. d) Intestino. e) Nadadeiras mpares. 07. A presena de oprculo, estrutura que recobre as brnquias em peixes sseos, permite eficincia nas trocas gasosas mesmo com o peixe parado. Isto porque o oprculo possibilita melhor captao de oxignio devido (ao): a) quebra das molculas de gua. b) entrada de gua pelas brnquias. c) retirada de gases da bexiga natatria. d) transporte ativo realizado por esta estrutura. e) maior contato de gua com as brnquias.

08. Quando se quer comprar peixe fresco, deve-se observar, entre outras coisas, a aparncia das suas brnquias, ou guelras, que devem apresentar cor vermelho vivo, ou brilhante. Nesta figura, esto representados processos que mantm essa aparncia das brnquias no peixe vivo:

Com base nas informaes dessa figura e em outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que: a) a reao do O2 com a hemoglobina d s brnquias a cor vermelho vivo. b) a troca gasosa, nas brnquias, caracteriza o fenmeno da difuso simples. c) o epitlio delgado das brnquias possibilita a visualizao do sangue. d) O2, presente no sangue do peixe proveniente da quebra de molculas de gua pelas brnquias. 09. Dentre os tipos de peixe relacionados a seguir, o que possui uma bolsa cheia de gases acima do estmago, chamada bexiga natatria, com funo de auxiliar na flutuao ou no afundamento na gua, o(a): a) raia. b) lampreia. c) trara. d) tubaro. e) peixe-bruxa. 10. Os 'Chondrichthyes' (peixes cartilaginosos) e os 'Osteichthyes' (peixes sseos) constituem dois grandes grupos do subfilo vertebrata. Os primeiros so conhecidos como raias, tubares e quimeras. Os peixes sseos, por sua vez, so conhecidos por sua ampla biodiversidade global e presena em nosso dia-a-dia, seja na culinria, como o bacalhau, a sardinha e o atum, seja na ornamentao, como as carpas coloridas, o beta e o popular "guppy". Diferenas anatmicas e funcionais em seus sistemas de equilbrio hidrosttico, bombeamento e circulao de gua atravs das brnquias, nos mecanismos sensoriais de defesa e predao, bem como no tipo de escamas, constituem as principais caractersticas que separam esses peixes em dois grandes grupos. Com relao a esses grupos, utilizando seus conhecimentos, analise as caractersticas diagnsticas a seguir. I. Chondrichthyes - possuem um fgado oleoso e so desprovidos de bexiga natatria. II. Osteichthyes - possuem oprculo protegendo as brnquias. III. Chondrichthyes - alguns podem ter o corpo desprovido de escamas. IV. Osteichthyes - possuem escamas placides ou dermoepidrmicas. V. Chondrichthyes - so dotados de ampolas-de-lorenzini, um tipo de clula sensorial que detecta o potencial eltrico das clulas das presas. Est (o) correta (s) apenas: a) I, III e IV. b) I, II e V. c) II, IV e V. d) I e II. e) III.

11. Observe a figura:

Com relao ao comportamento representado na figura, pode-se afirmar que ele: a) depende do hormnio paratireoideano. b) ocorre em qualquer fase da vida do animal. c) representa a fecundao e desenvolvimento internos. d) resulta em eliminao simultnea de gametas. e) resulta em maior proteo da prole. 12. Um animal apresenta as seguintes caractersticas: - pele com camada crnea fina e muitas glndulas mucosas - pulmes com poucas divises internas - corao onde ocorre mistura de sangue arterial e venoso Esse animal pode ser: a) um sapo. b) uma cobra. c) um lagarto. d) uma baleia. e) um peixe pulmonado. 13. Corao com trs cavidades, dois trios e um ventrculo. O trio direito recebe sangue venoso, o trio esquerdo recebe sangue arterial, misturando-se no ventrculo. Isso encontrado exclusivamente nos: a) anfbios. b) peixes. c) rpteis. d) ofdios e peixes. e) peixes e anfbios. 14. "Sapos e rs esto desaparecendo numa velocidade jamais observada em pases onde sua ocorrncia era comum. Porm essa reduo tem sido observada em todo mundo." (O GLOBO, 08/07/98). Esses animais, citados no artigo, pertencem classe dos vertebrados que apresenta: a) fecundao externa e respirao pulmonar e cutnea. b) pecilotermia e rins metanefros. c) metamorfose e circulao aberta. d) viviparidade e digesto intra e extracelular. e) ovo telolcito e saco vitelnico como nico anexo embrionrio. 15. Dentre as transformaes que ocorreram nos anfbios na sua passagem para a vida terrestre, NO podemos citar: a) modificaes do corpo para andar em terra firme, mantendo-se a capacidade de nadar. b) a capacidade de pr ovos. c) desenvolvimento de pernas no lugar de nadadeiras. d) modificao na pele para exposio do ar. e) substituio de brnquias por pulmes.

16. a caracterstica que mostra uma adaptao dos anfbios vida terrestre: a) Pele mida. b) Fecundao externa. c) Pele com grande quantidade de glndulas mucosas. d) Ovos com envoltrio gelatinoso. e) Quatro apndices locomotores. 17. A queratinizao da epiderme foi uma transformao de alto valor adaptativo para que rpteis, aves e mamferos pudessem conquistar o ambiente tipicamente terrestre. Se essa mesma transformao ocorresse em algum anfbio atual, apresentaria um valor negativo de adaptao, eliminando os indivduos que a apresentassem. Isso se deve ao pequeno desenvolvimento do: a) rim. b) pulmo. c) intestino. d) corao. e) crebro. 18. As atividades humanas vm provocando srias alteraes no meio ambiente, as quais comprometem a sobrevivncia de muitos seres vivos. Os representantes da classe Amphibia, por exemplo, formam um grupo particularmente afetado pela ao conjunta da acidificao dos ambientes aquticos (decorrente da chuva cida) e do aumento no nvel de radiao ultravioleta (resultante da destruio da camada de oznio). Com relao s caractersticas desta classe de animais, INCORRETO afirmar que: a) so animais ectotrmicos (ou pecilotrmicos). b) so vertebrados tetrpodos. c) possuem corao com trs cavidades. d) geralmente apresentam fecundao externa. e) possuem pele seca e impermevel. 19. Assinale a alternativa que contm a Classe dos animais cujo ciclo de vida consiste de uma fase aqutica seguida por metamorfose e de uma fase terrestre. a) Agnatha b) Aves c) Reptilia d) Amphibia e) Mammalia 20. Segundo crenas populares, "muito perigoso se aproximar ou tocar em sapos comuns, devido ao veneno que produzem". Esse medo: a) no tem fundamento, porque o veneno precisa ser lanado diretamente nos olhos da pessoa para fazer efeito. b) tem fundamento, uma vez que os sapos conseguem injetar o veneno quando mordem a pessoa. c) no tem fundamento, pois preciso que a pele do sapo entre em contato com a mucosa da pessoa para que o veneno seja transferido. d) tem fundamento, pois, quando ameaados, os sapos podem utilizar seus espores para injetar veneno em quem os tocar. e) no tem fundamento, pois apenas espcies de sapos com cores muito vivas produzem veneno.

01. Sobre o esquema a seguir que representa o ciclo celular, so feitas 3 afirmativas:

I - A duplicao do ADN acontece no perodo S. II - A sntese de protenas mais intensa durante a mitose. III - As clulas resultantes da mitose diferem da clula-me, devido ao fenmeno do "crossing-over". Est (o) correta (s) a (s) afirmativa (s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III. 02. No processo de mitose: a) a partir de uma clula diplide originam-se duas novas clulas diplides b) a partir de uma clula diplide originam-se quatro novas clulas diplides c) a partir de uma clula haplide originam-se duas novas clulas diplides d) a partir de uma clula haplide originam-se quatro novas clulas diplides e) a partir de uma clula diplide originam-se quatro novas clulas haplides 03. Considere as seguintes fases da mitose: I. telfase II. metfase III. anfase Considere tambm os seguintes eventos: a. As cromtides-irms movem-se para os plos opostos da clula. b. Os cromossomos alinham-se no plano equatorial da clula. c. A carioteca e o nuclolo reaparecem. Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada fase ao evento que a caracteriza. a) I - a; II - b; III - c b) I - a; II - c; III - b c) I - b; II - a; III - c d) I - c; II - a; III - b e) I - c; II - b; III a 04. Com relao diviso celular, podemos afirmar que: a) a mitose s ocorre em organismos com reproduo sexuada. b) a mitose permite variabilidade gentica, principal diferena do processo em relao meiose. c) na meiose no h associao de cromossomos homlogos com troca de partes entre eles, fato que s ocorre na mitose. d) na meiose no ocorre segregao de genes. e) o objetivo do processo mittico o crescimento do organismo e do processo meitico a formao de gametas.

05. Em relao ao processo de diviso celular, podemos afirmar que:

a) a mitose consiste em duas divises celulares sucessivas. b) os vulos e os espermatozides so produzidos por divises mitticas. c) durante a meiose no ocorre a permutao ou "crossing-over". d) a meiose um processo que d origem a quatro clulas haplides. e) durante a mitose as cromtides irms no se separam. 06. Considere as proposies a seguir e assinale a alternativa correta. I) A duplicao do DNA ocorre durante a intrfase da clula. II) Quando uma clula diplide sofre meiose seu nmero cromossmico se reduz a 1/4. III) A duplicao dos centrolos ocorre na telfase da mitose. a) Apenas a afirmativa I est correta. b) Esto corretas I e III. c) Apenas a afirmativa III est correta. d) Todas so corretas. e) Todas esto erradas. 07. Considere os seguintes eventos: I. recombinao gentica II. segregao de cromossomos homlogos III. segregao de cromtides irms IV. alinhamento dos cromossomos na placa equatorial. Desses, os que ocorrem tanto na mitose quanto na meiose so APENAS: a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV 08. Analise os eventos mitticos relacionados a seguir: I. Desaparecimento da membrana nuclear. II. Diviso dos centrmeros. III. Migrao dos cromossomos para os plos do fuso. IV. Posicionamento dos cromossomos na regio mediana do fuso. Qual das alternativas indica corretamente sua ordem temporal? a) IV - I - II - III. b) I - IV- III - II. c) I - II - IV - III. d) I - IV - II - III. e) IV - I - III - II. 09. Mitose um processo de diviso celular pelo qual uma clula origina duas outras com o mesmo nmero de cromossomos. Com relao diviso celular, podemos afirmar que: a) na mitose a clula-me diplide origina clulas-filhas haplides. b) a interfase caracteriza-se pela pouca atividade metablica desempenhada pela clula. c) a mitose precedida de uma duplicao de material gentico. d) durante a diviso celular a organizao do ncleo mantm-se inalterada. e) no perodo de mitose a quantidade de DNA mantm-se constante. 10. Leia com ateno as afirmativas a seguir: I - Durante a intrfase os cromossomos se duplicam. II - Na prfase os cromossomos migram para os plos opostos. III - Na metfase os cromossomos atingem o mximo de espiralizao. Dessas afirmativas: a) apenas I e III so corretas.

b) I, II e III so corretas. c) so corretas apenas I e II. d) apenas I correta. e) so corretas apenas II e III. 11. Ao compararmos mitose com meiose, podemos concluir que: a) a meiose est associada reproduo de pluricelulares, e a mitose ao seu crescimento. b) a meiose divide metade o nmero de cromossomos de uma clula, e a mitose o duplica. c) a meiose est associada reproduo de unicelulares, e a mitose ao seu crescimento. d) a mitose garante o nmero cromossomial da espcie, e a meiose o nmero cromossomial do indivduo. e) a mitose s acontece em clulas reprodutoras, e a meiose s em clulas haplides. 12. Considere os processos de diviso celular: a. mitose b. meiose Considere tambm os seguintes eventos: I. As clulas-filhas recebem um cromossomo de cada par de homlogos. II. Durante o processo h emparelhamento dos homlogos. III. Durante o processo os cromossomos ligam-se s fibras do fuso celular. IV. As clulas-filhas e a clula-me tm o mesmo nmero de cromossomos. A associao correta entre os processos de diviso celular e os eventos considerados : a) I a, II a + b, III b, IV a b) I a, II a, III b, IV a + b c) I b, II a + b, III a, IV b d) I b, II b, III a + b, IV a e) I a + b, II b, III b, IV a 13. Assinale a alternativa da tabela a seguir que identifica corretamente os cromossomos que migram para plos opostos da clula durante as anfases da meiose e da mitose. a) MEIOSE I - homlogos, MEIOSE II - irmos, MITOSE - irmos b) MEIOSE I - homlogos, MEIOSE II - irmos, MITOSE - homlogos c) MEIOSE I - irmos, MEIOSE II - irmos, MITOSE - homlogos d) MEIOSE I - irmos, MEIOSE II - homlogos, MITOSE - irmos e) MEIOSE I - irmos, MEIOSE II - homlogos, MITOSE homlogos 14. Na mitose, a prfase constitui a fase: a) terminal, onde a clula se divide. b) inicial, onde os cromossomos se duplicam e a clula armazena energia para o processo de duplicao. c) intermediria, onde os cromossomos atingem o grau de condensao mxima. d) inicial, onde a carioteca e o nuclolo desaparecem e se forma o fuso mittico. e) intermediria, onde os centrmeros se dividem e as cromtides irms migram para o plo da clula. 15. Examine as seguintes afirmativas referentes ao ciclo celular: I) Quando uma clula sai da subfase S da interfase, apresenta o dobro de DNA. II) Se a clula no estiver em processo de diviso, ocorre pouca atividade metablica no ncleo interfsico. III) Diviso celular um processo que sempre d origem a duas clulas geneticamente iguais. IV) Na anfase da primeira diviso da meiose no ocorre diviso dos centrmeros. V) As clulas germinativas sofrem mitose. As afirmativas verdadeiras so as indicados por: a) I e II b) l e III c) I, IV e V d) II e III e) II, III e V

16. A vinblastina um quimioterpico usado no tratamento de pacientes com cncer. Sabendo-se que essa substncia impede a formao de microtbulos, pode-se concluir que sua interferncia no processo de multiplicao celular ocorre na: a) condensao dos cromossomos. b) descondensao dos cromossomos. c) duplicao dos cromossomos. d) migrao dos cromossomos. e) reorganizao dos nuclolos. 17. Considere os seguintes eventos: I. Permutao ou "crossing-over". II. Disjuno de cromtides irms. III. Pareamento de cromossomos homlogos. IV. Disjuno de cromossomos homlogos. A ordem em que esses eventos ocorrem no processo de meiose : a) I II III IV. b) II I III V. c) III I IV II. d) III IV I II. e) IV III II I. 18. Qual dos seguintes processos ocorre exclusivamente na meiose? a) Diviso do centrmero. b) Duplicao dos cromossomos. c) Migrao dos cromossomos. d) Pareamento dos cromossomos. e) Espiralizao dos cromossomos. 19. As fases da prfase da primeira diviso meitica, em seqncia correta, so: a) paquteno, leptteno, diplteno, zigteno, diacinese. b) paquteno, diacinese, leptteno, zigteno, diplteno. c) leptteno, zigteno, paquteno, diplteno, diacinese. d) leptteno, paquteno, zigteno, diacinese, diplteno. e) diacinese, zigteno, leptteno, paquteno, diplteno. 20. Na meiose de uma espcie de planta formam-se 16 ttrades ou bivalentes. Qual o nmero diplide da espcie? a) 4. b) 8. c) 16. d) 32. e) 64.

Vous aimerez peut-être aussi