Vous êtes sur la page 1sur 1

O Canvas do Modelo de Negcios

Parceiros Chave
-Quem so seus Parceiros Chave? -Quem so seus Fornecedores Chave? -Quais Recursos Chave esto sendo adquiridos atravs das parcerias? -Quais Atividades Chave so executadas pelos parceiros?
MOTIVAES PARA PARCERIAS: Otimizao e economia de escala Reduo de risco e incerteza Aquisio de recursos e atividades especficas

Criado por:

Criado para:

Em

Dia

Ms

Ano

Verso

No

Atividades Chave
-Quais Atividades Chave so exigidas por suas Propostas de Valor? -Por seus Canais de Distribuio? -Relacionamentos com Clientes? -Fontes de Receita?
CATEGORIAS Produo Resoluo de problemas Plataforma/rede

Propostas de Valor
-O que voc entrega para seu cliente? -Quais problemas dos clientes voc est ajudando a solucionar? -Quais necessidades dos clientes esto sendo satisfeitas? -Que pacotes de produtos e servios esto sendo oferecidos para cada Segmento de Clientes?
CARACTERSTICAS Novidade Performance Customizao Getting the job done Design Brand/status Preo Reduo de custos Reduo de risco Acessabilidade Convenincia/usabilidade

Relacionamentos com Clientes


-Qual o tipo de relao cada cliente espera que voc estabelea e mantenha? -Quais j foram estabelecidas? -Quanto elas custam? -Como elas esto integradas ao resto do seu modelo de negcios?
EXEMPLOS: Relacionamento Transacional Relacionamento de Longo Prazo Assistncia pessoal Assistncia pessoal dedicada Self-service Servios automatizados Comunidades Co-criao Custo de Mudana

Segmentos de Clientes
-Para quem voc est criando valor? -Quem so seus clientes mais importantes?
Mercado de massa Mercado de nicho Segmentado Diversificado Plataforma multi-lateral

Recursos Chave
-Quais Recursos Chaves so exigidos por suas Propostas de Valor? -Por seus Canais de Distribuio? -Relacionamentos com Clientes? -Fontes de Receita?
TIPOS DE RECURSOS Fsico Intelectual (marcas de patentes, direito de cpia e dados) Humano Financeiros

Canais
-Atravs de quais canais (de comunicao e distribuio) seus clientes querem ser alcanados? -Atravs de quais canais voc atualmente alcana seus clientes? -Existe integrao dos canais? Como feita? -Quais canais funcionam melhor? Quais tem maior eficincia de custo? -Como os canais esto integrados as rotinas dos clientes?
FASES DOS CANAIS: 1.Sensibilizao Como se aumenta a sensibilizao sobre os produtos e servios da sua empresa? 2.Avaliao Como se ajuda o cliente a avaliar a Proposta de Valor da sua organizao? 3.Compra Como se permite que o cliente compre um produto ou servio especfico? 4.Entrega Como se entrega a Proposta de Valor para os clientes? 5.Ps-venda Como o suporte ps-compra provido ao cliente?

Estrutura de Custos
-Quais so os custos mais importantes inerentes ao seu modelo de negcio? -Quais Recursos Chave tem maior custo? -Quais Atividades Chave tem maior custo?
SEU NEGCIO MAIS: Direcionado por custos (estrutura de custos enxuta, proposta de valor com preo baixo, automao mxima, extensiva em terceirizao) Direcionado por valor (focado na criao de valor, proposta de valor premium)

Fontes de Receita
-Qual valor seus clientes esto dispostos a pagar? -Por quais produtos ou servios eles pagam atualmente? -Como eles preferem pagar? -Como cada Fonte de Receita contribui para o total de receitas?
TIPOS: Venda de ativos Taxa de utilizao Taxa de inscrio Emprstimo/Aluguel/Concesso Licenciamento Taxa de corretagem Publicidade PRECIFICAO FIXA Lista de preos Varivel de acordo com a caracterstica do produto Varivel de acordo com o Segmento de Clientes Varivel de acordo com o volume PRECIFICAO DINMICA Negociao (barganha) Gesto do rendimento Tempo real do mercado Leilo

EXEMPLOS DE CARACTERSTICAS: Custos fixos Custos variveis Economias de escala Economias de escopo

www.businessmodelgeneration.com

www.corebusiness.net.br

Vous aimerez peut-être aussi