Vous êtes sur la page 1sur 18

1

Conceitos Bsicos

"No basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornar assim uma mquina utilizvel, mas no uma personalidade. necessrio que adquira sentimento, um senso prtico daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que belo, do que moralmente correto. A no ser assim, ele se assemelhar, com seus conhecimentos profissionais, mais a um co ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivaes dos homens, suas quimeras e suas angstias, para determinar com exatido seu lugar preciso em relao a seus prximos e comunidade." Albert Einstein

Viso Geral
Um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer, apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usurios. Sua principal funo controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilizao e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memrias e dispositivos de entrada e sada. Sem o sistema operacional, um usurio para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre o hardware do equipamento, o que tornaria o seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. O sistema operacional tem por objetivo funcionar como uma interface entre o usurio e o computador, tornando sua utilizao mais simples, rpida e segura.

Funes bsicas
Um sistema operacional possui inmeras funes, mas antes de comear o estudo dos conceitos e dos seus principais componentes importante saber primeiramente quais so suas funes bsicas. Nesta introduo, as funes de um sistema operacional so resumidas em duas, descritas a seguir:

Facilidade de acesso aos recursos


Para a maioria dos usurios, uma operao como a leitura de um arquivo em disco pode parecer simples. Na realidade, existe um conjunto de rotinas especficas, controladas pelo sistema operacional, responsvel pelo acionamento do mecanismo de leitura e gravao da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferncia dos dados para a memria e, finalmente, informao ao programa da concluso da operao. Cabe, ento, ao sistema operacional servir de interface entre os usurios e os recursos disponveis no sistema computacional, tornando esta comunicao transparente, alm de permitir um trabalho mais eficiente e com menores possibilidades de erros. Este conceito de ambiente simulado, criado pelo sistema operacional, denominado mquina virtual e est presente na maioria dos sistemas modernos.

Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida


Em sistemas onde diversos usurios compartilham recursos do sistema computacional, necessrio controlar o uso concorrente desses recursos. Se imaginarmos uma impressora sendo compartilhada, dever existir algum tipo de controle para que a impresso de um usurio no interfira nas dos demais. Novamente o sistema operacional que tem a responsabilidade de permitir o acesso concorrente a esse e a outros recursos de forma organizada e protegida. No apenas em sistemas multiusurio que o sistema operacional importante. Se pensarmos que um computador pessoal nos permite executar diversas tarefas ao mesmo tempo, como imprimir um documento, copiar um arquivo pela Internet ou processar uma planilha, o sistema operacional deve ser capaz de controlar a execuo concorrente de todas essas atividades.

Tipos de sistemas operacionais


Os tipos de sistemas operacionais e sua evoluo esto relacionados diretamente com a evoluo do hardware e das aplicaes por ele suportadas. Muitos termos inicialmente introduzidos para definir conceitos e tcnicas foram substitudos por outros, na tentativa de refletir uma nova maneira de interao ou processamento. Isto fica muito claro quando tratamos da unidade de execuo do processador. Inicialmente, os termos programa ou job eram mais utilizados, depois surgiu o conceito de processo e subprocesso e, posteriormente, o conceito de thread.

+-----------------------------+ | Tipos de sistema Operacional| +-----------------------------+ | +----------------+--+-----------------+ |Monoprogramveis| |Multiprogramveis| +----------------+ +-----------------+ Sistemas monoprogramveis ou monousurio Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execuo de um nico programa. Qualquer outra aplicao, para ser executada, deveria aguardar o trmino do programa corrente. Os sistemas monoprogramveis, como vieram a ser conhecidos, se caracterizam por permitir que o processador, a memria e os perifricos permaneam exclusivamente dedicados execuo de um nico programa. Sistemas multiprogramveis ou multitarefa Os sistemas multiprogramveis ou multitarefa so a evoluo dos sistemas monoprogramveis. Neste tipo de sistema, os recursos computacionais so compartilhados entre diversos usurios e aplicaes. Enquanto em sistemas monoprogramveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponveis, nos multiprogramveis vrias aplicaes compartilham esses mesmos recursos.

2
Conceitos de Hardware

Viso Geral
Um sistema computacional um conjunto de circuitos eletrnicos interligados, formado por processadores, memrias, registradores, barramentos, monitores de vdeo, impressoras, mouse, discos magnticos, alm de outros dispositivos fsicos (hardware). Todos esses dispositivos manipulam dados na forma digital, o que proporciona uma maneira confivel de representao e transmisso de dados. Todos os componentes de um sistema computacional so agrupados em trs subsistemas bsicos, chamados unidades funcionais: CPU (processador), memria principal e dispositivos de entrada e sada. Estes subsistemas esto presentes em qualquer tipo de computador digital, independente da arquitetura ou fabricante.

Processador
O processador, tambm denominado Unidade Central de Processamento (CPU), gerencia todo o sistema computacional controlando as operaes realizadas por cada unidade funcional. A principal funo do processador controlar e executar instrues presentes na memria principal, atravs de operaes bsicas como somar, subtrair, comparar e movimentar dados. Cada processador composto por unidade de controle, unidade lgica e aritmtica e registradores. A unidade de controle responsvel por gerenciar as atividades de todos os componentes do computador, como a gravao de dados em discos ou a busca de instrues na memria. A unidade lgica e aritmtica, como o nome indica, a responsvel pela realizao de operaes lgicas (testes e comparaes) e aritmticas (somas e subtraes). Os registradores so dispositivos com a funo principal de armazenar dados temporariamente. O conjunto de registradores funciona como uma memria interna do processador de alta velocidade, prem com uma capacidade de armazenamento pequena em comparao a memria principal e custo mais elevado. O nmero de registradores e sua capacidade de armazenamento variam em funo da arquitetura de cada processador.

Memria Principal
A memria principal ou real, o local onde so armazenados instrues e dados. A memria composta por unidades de acesso chamadas clulas, sendo cada clula composta por um determinado nmero de bits. O bit a unidade bsica de memria, podendo assumir o valor lgico 0 ou 1. O acesso ao contedo de uma clula realizado atravs da especificao de um nmero chamado endereo. O endereo uma referncia nica, que podemos fazer a uma clula de memria. Quando um programa deseja ler ou escrever um dado em uma clula, deve primeiro especificar qual o endereo de memria desejado, para depois realizar a operao.

Memria Cache
A memria cache uma memria voltil de alta velocidade, porm com pequena capacidade de armazenamento. O tempo de acesso a um dado nela contido muito menor do que se este dado estivesse na memria principal. O propsito do uso da memria cache minimizar a disparidade existente entre a velocidade com que o processador executa instrues e a velocidade com que os dados so acessados na memria principal.

Memria Secundria
A memria secundria um meio permanente, isto , no-voltil de armazenamento de programas e dados. Enquanto a memria principal precisa estar sempre energizada para manter suas informaes, a memria secundria no precisa de alimentao. O acesso a memria secundria lento, se comparado com o acesso memria principal, porm seu custo baixo e sua capacidade de armazenamento bem superior. Enquanto a unidade de acesso memria principal de milissegundos, o acesso a memria principal de nanossegundos. Podemos citar, como exemplos de memrias secundrias, a fita magntica, o disco magntico e o disco ptico. 5

Dispositivos de entrada e sada


Os dispositivos de entrada e sada so utilizados para permitir a comunicao entre o sistema computacional e o mundo externo e podem ser divididos em duas categorias: os que so utilizados como memria secundria e os que server para a interface usurio-mquina. Os dispositivos utilizados como memria secundria (discos e fitas) caracterizam-se por ter capacidade de armazenamento bastante superior ao da memria principal. Outros dispositivos tm como finalidade a comunicao usurio-mquina, como teclados, monitores de vdeo, mouses e impressoras.

Barramento
O barramento ou bus um meio fsico de comunicao entre as unidades funcionais de um sistema computacional. Atravs de condutores, informaes como dados, endereos e sinais de controle trafegam entre processadores, memrias e dispositivos de entrada e sada. Os barramentos so classificados em trs tipos: barramentos processador-memria, barramentos de Entrada e Sada e barramentos de backplane. Os barramentos processador-memria so de curta extenso e alta velocidade para que seja otimizada a transferncia de informao entre processadores e memrias. Diferentemente, os barramentos de Entrada e Sada possuem maior extenso, so mais lentos e permitem a conexo de diferentes dispositivos.

Arquiteturas RISC e CISC


Cada processador possui um conjunto definido de instrues de mquina, definido pelo seu fabricante. As instrues de mquina fazem referncias a detalhes como registradores, modos de endereamento e tipos de dados, que caracterizam um processador e suas funcionalidades. Um programa em linguagem de mquina pode ser diretamente executado pelo processador, no requerendo qualquer tipo de traduo ou relocao. Quando escrito em linguagem de mquina de um determinado processador, um programa no pode ser executado em outra mquina de arquitetura diferente, visto que o conjunto de instrues de um processador caracterstica especfica de cada arquitetura. Um processador com arquitetura RISC (Reduced Instrution Set Computer) se caracteriza por possuir poucas instrues de mquina, em geral bastante simples, executadas diretamente pelo hardware. Na sua maioria, estas instrues no acessam a memria principal, trabalhando principalmente com registradores, que, neste tipo de processador, se apresentam em grande nmero. Estas caractersticas, alm de permitirem que as instrues sejam executadas rapidamente, facilitam a implementao da tcnica de pipelining (pipelining a tcnica que permite que o processador execute mltiplas instrues em estgios diferentes). Os processadore com arquitetura CISC (Complex Instrution Set Computer) j possuem instrues complexas que so interpretadas por microprogramas. O nmero de registradores pequeno e qualquer instruo pode referenciar a memria principal. Com estas caractersticas as instrues demoram mais para serem executadas e a implementao da tcnica de pipelining mais dficil.

3
Introduo ao Unix

Viso Geral
Neste documento vamos abordar os comandos mais utilizados no dia-a-dia de um utilizador de um sistema operacional derivado de Unix. Sero apresentados: comandos para manipulao de arquivos; comandos de monitorao de sistemas; comandos de monitorao de rede;

Antes de falar sobre comandos...


Antes de apresentarmos os comandos para a manipulao de arquivos faz-se necessrio a apresentao de algums conceitos: O que um arquivo? Permisses de arquivo O que um bit? Interpretador de comandos

O que um arquivo?
Um arquivo constitudo por informaes logicamente relacionadas. Estas informaes podem representar instrues ou dados. Um arquivo executvel, por exemplo, contm instrues compreendidas pelo processador, enquanto um arquivo de dados pode ser estruturado livremente como um arquivo texto ou de forma mias rgida como em um banco de dados relacional. Nos sistemas operacionais derivados do Unix, os arquivos so classificados em tipos. Existem 7 tipos de arquivo, porm como o propsito deste documento apenas introdutrio iremos abordar apenas os seguintes tipos: Regular Diretrio

Arquivos Regulares
So os arquivos que no tem um propsito especial para o sistema operacional. O que vm a ser um propsito especial? Um sistema operacional a representao lgica dos dispositivos fsicos que existem no sistema computacional. Logo, existem determinados tipos de arquivos que tem como funo representar estes dispositivos, por exemplo, para representar o disco rgido (HD), o sistema operacional utiliza um arquivo especial do tipo, dispositivo de bloco. Os arquivos regulares so geralmente, arquivos de texto ou arquivos binrios.

Diretrio
O diretrio um tipo de arquivo especial, pois tem a capacidade de armazenar dentro de si outros arquivos e/ou diretrios. Alguns nomes de diretrio so padronizados, como o diretrio de programas executveis do sistema (/bin), o diretrio de arquivos especiais ligados aos dispositivos de entrada e sada (/dev), o diretrio de bibliotecas (/lib) e o diretrio que agrupa os diretrios dos usurios (/usr). Geralmente, cada usurio possui seu diretrio default de login, denominado diretrio /home.

Permisses de arquivo
8

O acesso a um arquivo controlado pelo sistema operacional. Para que voc execute alguma operao com um arquivo, necessrio que voc tenha permisso de acesso para executar tal operao. As permisses que temos no Unix so trs: r w x = = = read (leitura); write (escrita); execute (execuo);

O arquivo tem trs grupos de permisses: user (proprietrio); group (grupo); others (outros);

Como diria Arnaldo Csar Coelho, a regra clara, cada grupo pode ter desde nenhuma permisso a todas as 3 permisses. Com a permisso de read o usurio pode ler o arquivo, com a permisso de write o usurio pode alterar e apagar o arquivo e com a permisso de execute, caso o arquivo seja um arquivo executvel o usurio pode executar o arquivo.

O que um bit?
Bit a abreviao de "binary digit", a menor unidade possvel de representao lgica de informao para o computador. O bit logicamente representado pelos nmeros 1 e 0. A letra A representada pelo agrupamento de 8 bits que so 01000001. Este agrupamento de 8 bits chamado de Byte. Vamos as unidades de medida da informtica: 1 Byte 1 KByte 1 MByte= 1 GByte= 1 Tbyte = 8 bits = 1024 Bytes 1024 KBytes 1024 MBytes = 1024 GBytes

Interpretador de Comando
O interpretador de comando ou shell, um programa que inicializado logo aps o login do usurio. Este programa tem como responsabilidade, captar os comandos enviados pelo usurio, interpret-los e assim permitir que a ao desejada pelo usurio seja executada.

Finalmente vamos aos comandos...


Todo comando composto de uma estrutura bsica: comando [ parmetros ] [outros] Sempre que voc consultar uma documentao de sistema operacional, o que estiver entre os sinais de [ ] no obrigatrio. Inicialmente, vamos conhecer os comandos para navegao entre os diretrios do sistema operacional. Em seguida, vamos conhecer alguns comandos para a manipulao de arquivos.

cd current directory
Sintaxe: cd [ diretrio ] O comando cd move voc do diretrio atual para um outro diretrio. Se voc no especificar um parmetro, no caso um diretrio, o comando cd move voc para o seu diretrio home.

pwd print working directory


Sintaxe: pwd O comando pwd imprimi na sada padro, o caminho completo (absoluto) do diretrio onde voc encontra-se atualmente. Todos os diretrios so separados por uma / (barra).

cat conCATenate files


Sintaxe: cat [ parmetros ] [ arquivos ] O comando cat l cada arquivo em seqncia e imprimi-os na sada padro. Se voc no especificar um nome de arquivo, o comando ir ler tudo que for passado para a entrada padro. Aproveitando o texto acima, vamos esclarecer o que entrada e sada padro. O sistema operacional, assume como entrada padro o teclado, e assume como sada padro o monitor. Sendo assim, faramos da seguinte maneira para criar um arquivo utilizando o comando cat: $ cat > file001.txt [ ENTER ] Este e o conteudo do arquivo file001.txt [ ENTER ] [ CTRL + D ] Vamos analisar a linha de comando acima: Como vimos anteriormente o comando cat sem parmetro nenhum, captura a entrada padro e imprimi na sada padro; Como no queremos que o contedo capturado na entrada padro seja impresso na sada padro para com isso criar um arquivo, utilizamos o sinal de maior ( > ) para redirecionar, mudar o destino da impresso da captura do comando cat, para um arquivo.

ls list directory contents


Sintaxe: ls [ parmetros ] [ arquivos ] O comando ls, lista informaes sobre os arquivos (do diretrio corrente por padro). Alguns parmetros do comando ls:

10

-l Lista as permisses, nmero de links, proprietrio, grupo, tamanho do arquivo (em bytes), e data e hora da ltima atualizao de cada arquivo. -a Lista todos os arquivos no diretrio inclundo os arquivos ocultos. -t Lista os arquivos ordenados de forma decrescente pela data de modificao. -r Inverte a ordem da listagem apresentada. -s Mostra o tamanho do arquivo em Kbytes. Sendo assim, para listarmos o contedo de um diretrio, basta executarmos o comando ls: $ ls Documents public_html

Se quisermos uma lista mais detalhada do contedo do diretrio:


$ ls -l total 8 drwxr-xr-x drwxr-xr-x

2 sed0148 2 sed0148

users users

4096 2004-04-30 19:00 Documents 4096 2003-12-17 14:53 public_html

mkdir make directories


Sintaxe: mkdir [ parmetros ] diretrio O comando mkdir, cria um ou mais diretrios, se eles no existirem ainda. Um parmetro muito utilizado com o comando mkdir: -p Cria os diretrios em nveis.

Para criar um diretrio chamado edinfor001: $ mkdir edinfor001 Para verificar se o diretrio foi criado:
$ ls -l total 12 drwxr-xr-x drwxr-xr-x drwxr-xr-x -rw-r--r--rw-r--r--

2 2 2 1 1

sed0148 sed0148 sed0148 sed0148 sed0148

users users users users users

4096 4096 4096 0 0

2004-04-30 2004-05-03 2003-12-17 2004-05-03 2004-05-03

19:00 12:38 14:53 12:14 12:17

Documents edinfor001 public_html teste001.ed teste002.ed

cp copy
Sintaxe: cp [ parmetros ] ORIGEM DESTINO O comando cp, copia um arquivo ou diretrio de uma determinada origem para um determinado destino. Vale ressaltar que a ORIGEM e o DESTINO so obrigatrios neste comando, como vocs podem ver na sintaxe do comando, as palavras ORIGEM e DESTINO no aparecem entre os sinais de [ ]. Alguns parmetros do comando cp: -i permite o modo interativo do comando, ou seja, no caso de o comando cp ter que sobrescrever algum arquivo ele perguntar antes se realmente para sobrescrev-lo. 11

-p -r

preserva as permisses, proprietrio, grupo e atributos dos arquivos copiados. copia arquivos recursivamente.

Para fazer uma cpia do arquivo teste001.ed para teste002.ed, execute o seguinte comando: $ cp teste001.ed teste002.ed Para verificar o resultado do comando, use o comando ls:
$ ls -l total 8 drwxr-xr-x drwxr-xr-x drwxr-xr-x -rw-r--r--rw-r--r--

2 2 2 1 1

sed0148 sed0148 sed0148 sed0148 sed0148

users users users users users

4096 4096 4096 0 0

2004-04-30 2004-05-03 2003-12-17 2004-05-03 2004-05-03

19:00 12:38 14:53 12:14 12:17

Documents edinfor001 public_html teste001.ed teste002.ed

mv move
Sintaxe: mv [ parmetros ] ORIGEM DESTINO O comando mv, movimenta arquivos de uma determinada ORIGEM para um determinado DESTINO. Para movimentar o arquivo teste001.ed para o diretrio edinfor001: $ mv teste001.ed edinfor001/ Para verificar se o arquivo foi movimentado:
$ ls -l edinfor001/ total 0 -rw-r--r-1 sed0148

users

0 2004-05-03 12:14 teste001.ed

O comando mv tambm utilizado para renomear arquivos. Por exemplo, para renomear o arquivo teste002.ed para teste003.ed, basta emitir o seguinte comando: $ mv teste002.ed teste003.ed Para verificar o resultado do comando:
$ ls -l total 12 drwxr-xr-x drwxr-xr-x drwxr-xr-x -rw-r--r--

2 2 2 1

sed0148 sed0148 sed0148 sed0148

users users users users

4096 4096 4096 0

2004-04-30 2004-05-03 2003-12-17 2004-05-03

19:00 12:44 14:53 12:17

Documents edinfor001 public_html teste003.ed

rm remove
Sintaxe: rm [ parmetros ] arquivos

O comando rm remove arquivos e/ou diretrios. Este comando no criado para remover diretrios seu objetivo inicial remover entradas em um diretrio. Alguns parmetros do comando rm: -i modo interativo, com est opo o comando rm pedir confirmao para a excluso 12

do arquivo. -r com est opo, o comando rm funcionar recursivamente.

Para removermos o arquivo teste003.ed, emitimos o seguinte comando: $ rm teste003.ed Para verificar o resultado:
$ ls -l total 12 drwxr-xr-x drwxr-xr-x drwxr-xr-x

2 sed0148 2 sed0148 2 sed0148

users users users

4096 2004-04-30 19:00 Documents 4096 2004-05-03 12:44 edinfor001 4096 2003-12-17 14:53 public_html

rmdir Remove a directory


Sintaxe: rmdir diretrio O comando rmdir, remove um diretrio vzio. Para remover o diretrio edinfor001, emitimos o seguinte comando: $ rmdir edinfor001/ Para conferir o resultado:
$ ls -l total 8 drwxr-xr-x drwxr-xr-x

2 sed0148 2 sed0148

users users

4096 2004-04-30 19:00 Documents 4096 2003-12-17 14:53 public_html

Alguns exerccios
1. Utilizando os comandos que voc aprendeu at agora, dentro do seu diretrio home, crie um arquivo chamado exercicio001.ed, o contedo fica a seu critrio. 2. Crie um diretrio chamado edinfor001. 3. Crie um diretrio chamado edinfor002. 4. Faa uma cpia do arquivo exercicio001.ed dentro do diretrio edinfor002. 5. Remova o arquivo exercicio001 do seu diretrio home. 6. Movimente o arquivo do diretrio edinfor002 para o diretrio edinfor001. 7. Remova o diretrio edinfor002.

13

grep generalized regular expression processor


Sintaxe: grep [ parmetros ] <item de pesquisa> [ arquivos ] O comando grep, pesquisa um determinado ou um conjunto de caracteres em um ou mais arquivos e imprimi o resultado na sada padro. Alguns parmetros do comando grep: -i -v comando.
$ grep sed0148 /etc/passwd /etc/group /etc/passwd:sed0148:x:708:100:Rodrigo Nascimento:/home/sed0148:/bin/bash /etc/group:uucp:x:14:sed0148 /etc/group:dialout:x:16:sed0148 /etc/group:video:x:33:sed0148

Ignore maisculas e minsculas. Exclu do resultado pesquisado o item da pesquisa.

Para procurar a palavra sed0148 nos arquivos /etc/passwd e /etc/group, emitimos o seguinte

find search for files in a directory hierarchy


Sintaxe: $ find [ caminho ] [ expresso ] Com o comando find voc pode procurar por qualquer arquivo utilizando uma grande variedade de critrios de busca. Para proporcionar a grande variedade de critrios de busca, o comando find utiliza uma grande quantidade de parmetros, apresentaremos aqui somente os parmetros de utilizao mais comuns no dia-a-dia. Alguns parmetros do comando find: -name utilizado para procurar um determinado conjunto de caracteres no nome do arquivo. Por exemplo, caso voc esteja procurando um arquivo que inicie com as letras rel, -name rel*. -user Procura somente os arquivos de um determinado usurio. -group Procura somente os arquivos de um determinado group. -inum Procura o arquivo pelo nmero de i-node. -type Procura o arquivo pelo tipo. -exec Executa comandos do sistema operacional com o resultado da procura realizada pelo comando find. Este parmetro deve ser finalizado com os caracteres {} \;

df report filesystem disk space usage


Sintaxe: $ df [parmetros] [mount-point] O comando df lista as seguintes informaes sobre os filesystems: Nome do filesystem, tamanho do filesystem, quantidade de utilizao, espao disponvel, porcentagem utilizada e nome do mountpoint. Um parmetro muito utilizado com o comando df: -k Imprime as informaes relacionadas a espao em KBytes.

du disk usage
14

Sintaxe: $ du [parmetros] [diretrios] O comando du imprime na sada padro um relarrio sobre a utilizao de disco. Por exemplo, com este comando possvel identificar qual a quantidade de espao em disco utilizado por um diretrio, para isso emitimos o seguinte comando: $ du sk /home/sed0148 104 /home/sed0148 Com est sada conseguimos concluir que o diretrio /home/sed0148 ocupa em disco 104 KBytes. Alguns parmetros do comando du: -k -s Imprime as informaes relacionadas a espao utilizando a unidade KBytes. Imprime somente o total de espao consumido por diretrio.

date print or set the system date and time


Sintaxe: $ date [parmetros] [MMDDhhmmYY] O comando date pode ser utilizado para imprimir na sada padro informaes de data e hora configuradas no sistema, ou ainda, para configurar informaes de data e hora no sistema. Parmetro com mais utilizado no comando date: -u Mostra a informao de horrio absoluto do sistema.

Por exemplo, para imprimir a data e hora do sistema emitimos o comando: $ date Tue May 18 13:24:43 BRT 2004 Para visualizar o horrio absoluto do sistema emitimos o seguinte comando: $ date -u Tue May 18 16:28:33 UTC 2004

chown change owner and group


Sintaxe: chown [parmetros] owner[:group] arquivo O comando chown altera o proprietrio de um ou mais arquivos para um novo proprietrio. Este comando permite tambm a alterao do grupo detentor de permisses relacionadas ao arquivo. Alguns parmetros do comando chown: -f proprietrio alterado. -R nveis do diretrio. No imprime mensagens de erro sobre arquivos que no puderam ter o seu

Executa o comando de modo recursivo, aplicando assim o comando para os sub-

15

chmod change file access permissions


Sintaxe: $ chmod [parmetros] {arquivo | diretrio} O comando chmod altera as permisses de acesso aos arquivos em um sistema operacional Unix. Neste comando o proprietrio, o grupo e os outros usurios so representados pelos caracteres u, g, o, respectivamente. Tambm utilizamos os sinais + e para dar e tirar permisses. Alguns parmetros do comando chmod: -R nveis do diretrio. -f proprietrio alterado. Executa o comando de modo recursivo, aplicando assim o comando para os sub-

No imprime mensagens de erro sobre arquivos que no puderam ter o seu

ps report process status


Sintaxe: $ ps [parmetros] O comando ps fornece informaes sobre os processos que esto sendo executados no sistema operacional. Alguns parmetros do comando ps: -a Imprimi na sada padro informaes sobre todos os processos do sistema, exceto os que no esto associados com o terminal. -e processos de kernel. -f -k Imprimi na sada padro informaes sobre todos os processos do sistema, exceto os

Gera uma listagem completa. Lista os processos de kernel.

-u Mostra uma sada orientada ao usurio, isto inclu informaes como usurio, process ID, % de utilizao de CPU, % de utilizao de memria e outras informaes. -x Lista processos que no esto associados com o terminal.

16

4
Bibliografia

"O que sabemos uma gota. O que ignoramos um oceano." Isaac Newton

17

Arquitetura de Sistemas Operacionais, 3 Edio. Francis Bereger Machado e Luiz Paulo Maia LTC Essential System Administrator Aeleen Frisch OReilly Linux in a nutshell A Desktop Quick Reference Jessica Perry Hekman OReilly Man Pages Sistema Operacional SuSE Linux Man Pages Sistema Operacional IBM AIX

18

Vous aimerez peut-être aussi