Vous êtes sur la page 1sur 15

GESTALT-TERAPIA E TERAPIA SISTMICA:

O CORPO EM PSICOTERAPIA
Marlia Toscano de Araujo Gurgel

Resumo
Este trabalho demonstra a contribuio da abordagem corporal da GestaltTerapia para a Terapia Familiar Sistmica. O mtodo utilizado foi a gravao de uma oficina de corpo estruturada em saberes das duas abordagens. A oficina proporcionou, a cada participante, maior qualidade de ateno, presena, contato e criatividade, uma forma mais integrada de construir sua identidade. O entrecruzamento das duas abordagens trouxe s pessoas maior conscincia de quem so e como so no mundo, ajudando-as no processo de assuno da histria que contam. A experincia mostrou aos terapeutas as possibilidades que o trabalho corporal oferece como mtodo de apreenso da realidade co-construda. Palavras-chave: Conscincia. Famlia. Gestalt-Terapia. Terapia Sistmica.

GESTALT-THERAPY AND SYSTEMIC THERAPY: THE BODY IN PSYCHOTHERAPY


ABSTRACT
This work demonstrates the contribution of the body approach in the GestaltTherapy to the Systemic Familiar Therapy. The method used was a tape recorded in a body workshop structured according to the both approaches. The workshop gave the opportunity to each member a more integrated form of constructing their own identity. The intercrossing of both approaches brought to the persons, better awareness of who and how they are in the world, helping them in the process of assumption of the story they tell. The experience shows to the therapists, the possibilities that the bodywork gives to a comprehensive method of constructed reality. Keywords: Awareness. Family. Gestalt-Terapy. Terapy Systemic.

Aluna da Ps-graduao em Sade Mental do Instituto de Psiquiatria IPUB/UFRJ. Endereo: Av. Venceslau Brs, 71 Fundos. CEP: 22290-140. Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Apoio Tcnico: Ncleo de Audio Visual do Instituto de Psiquiatria- IPUB/UFRJ. E-mail: mariliathoscan@gmail.com

Marlia Toscano de Araujo Gurgel

O presente artigo diz respeito a uma experincia teraputica feita no Instituto de Psiquiatria da UFRJ/IPUB. Nela, conjugaram-se resultados de pesquisas com o corpo a uma prtica teraputica j existente: a terapia Sistmica de Famlia. A partir dessa articulao, avanou-se em direo a uma forma de trabalho teraputico capaz de apontar novas possibilidades; uma forma de atuao em que se leva em considerao o corpo no tratamento de transtornos psquicos. Tal forma de atuao, portanto, baseou-se na conjuno de dois enfoques tericos e prticos, a terapia sistmica de famlia e a conscincia corporal, que, no caso, teve suporte terico da Gestalt-Terapia. A Gestalt-Terapia uma abordagem em psicoterapia que se utiliza do consciente como instrumento de trabalho de busca da emoo. Nessa abordagem, acredita-se que em contato consciente com a emoo, ou melhor, com seus contedos, o sujeito pode entrar no sentimento que o mantm preso em sua problemtica relacional. A Terapia Sistmica, j praticada no IPUB, utiliza-se do mtodo de fazer perguntas circulares1 aos membros da famlia ou grupo, de modo que as informaes a respeito de cada um circule por todos. Assim, trabalha-se tambm com um tipo de tomada de conscincia, agora prevalentemente intelectual. Emoo e inteleco, importantes elementos em psicoterapia, so formas que, integradas, do consistncia ao material trazido, possibilitando ao cliente um estar pleno de sua atuao no mundo, responsabilizando-se por ela. A conjugao desses dois elementos nos parece distante da realidade da doena psiquitrica, visto que nesta o sujeito est impossibilitado de movimentar-se intelectual e emocionalmente de forma livre e responsvel. O que no acontece com a mesma intensidade em seus familiares, que, apesar de tambm fazerem parte da estrutura dos sintomas, como explica a viso holstica, tanto da Gestalt, quanto da terapia Sistmica, no esto mergulhados nele de forma inconsciente, como ocorre com os indivduos acometidos por transtornos psicticos. Portanto, a conjugao das duas abordagens em psicoterapia mostrou-se para ns um importante instrumento para trabalhar com familiares de pacientes psiquitricos. Isto se revelou na experincia de uma ocina de corpo, cujo o espao foi aberto para tocar a emoo, o corpo, e tambm para pensar os sentimentos surgidos, a possibilidade de fazer a escolha de continuar ou mudar os movimentos da vida. Temos, ento, a introduo de um trabalho de conscincia corporal, prevalentemente emocional, em uma prtica teraputica verbal.

1. FALANDO SOBRE A PESQUISA


A pesquisa a que se refere o presente artigo foi feita em um grupo de mulheres, mes de pacientes de um Instituto de psiquiatria e usurias do setor de famlia desse hospital. O fato de essas mes serem vistas como usurias do servio diz respeito ao reconhecimento de que fazem parte da sade e da doena de seus lhos. Esta idia veio acompanhando o surgimento da terapia familiar ao mesmo tempo em que faz parte de uma mudana de paradigma das cincias, uma mudana que v os elementos do sistema como interligados e interdependentes, que reconhece os membros da famlia como co-responsveis
254 Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica: o corpo em psicoterapia

por suas diculdades e o que caracteriza a prtica da terapia familiar feita no IPUB como Terapia Sistmica de Famlia. Alm disso, diferenciando-se de outras prticas de Terapia Sistmica, caracteriza-se como Construtivista/Construcionista social, pelo fato de basear-se em estudos que consideram a linguagem e a comunicao como uma construo social. A comunicao vista sob esta perspectiva, faz da terapia familiar um espao de transformao da realidade, por meio da transformao da linguagem. Na medida em que trazemos para a Terapia Sistmica de famlia (verbal) contribuies de estudos do corpo, acrescentamos um novo instrumento de comunicao: a linguagem corporal. A linguagem corporal aparece, nessa prtica teraputica, associada ao exerccio de tomada de conscincia da Gestalt e isso que transforma o corpo em informao de contedos emocionais, que so trazidos para a conscincia do mesmo modo que ocorre na terapia Sistmica, com a utilizao de perguntas,2 que, no entanto, estaro mais voltadas para os sentimentos e sensaes corporais do que para a reexividade, como ocorre na Terapia Sistmica verbal. O jogo de informaes, verbais ou corporais, relativos a cada elemento do sistema o que propiciar seu movimento e sua mudana.

2. A OFICINA DE CORPO DE FAMILIARES


Um grupo de mes, elementos singulares de diversos subsistemas familiares, formam, em uma determinada Instituio, um grupo nico, identicado por temas e vivncias comuns. Na presente pesquisa, trabalhamos com um grupo de mulheres, solteiras ou casadas (referncias sociais), mes biolgicas ou de criao, de pacientes diagnosticados com transtornos psiquitricos. O trabalho com essas mes, feito em seu contexto de tratamento, as coloca em um contexto de identidade com a doena de seus lhos, que necessrio para que possam reetir a seu respeito. Mas, para que o trabalho seja de crescimento e mudana, necessrio que haja momentos em que elas possam se olhar de fora para dentro do entremeado de relaes (familiares ou com o grupo), de forma a diferenciarem-se do todo, responsabilizando-se. A responsabilidade o objetivo principal buscado com o trabalho de conscincia corporal nesse grupo de mes. Com a conscientizao de seus movimentos corporais e psquicos, acreditamos que elas podem ter um maior contato consigo mesmas e com suas questes emocionais. A partir da, montamos uma ocina de corpo em que fazemos movimentos (alongamento, aquecimento, toques etc.), que so conscientizados quando associados a uma denio verbal de seus contedos (sentimentos e sensaes), surgidos como respostas s perguntas circuladas. Dessa maneira, melhoramos a qualidade de contato com nossos usurios e suas problemticas. A ocina de corpo, que serviu como objeto de pesquisa, foi criada no CAD (Centro de Atendimento Dirio) do IPUB. No CAD existem diversas atividades, desde reunies que trabalham no nvel verbal, a ocinas que trabalham o corpo e todas as atividades tm o objetivo de atender tanto aos pacientes quanto aos seus familiares, juntos ou separadamente.
Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008 255

Marlia Toscano de Araujo Gurgel

A equipe do CAD, em diversos momentos, demonstra ser imprescindvel um espao teraputico dos pacientes com sua famlia, para o sucesso de seu tratamento. Isso, justicado pela fundamentao terica da Terapia Sistmica de Famlia, sugere o crescimento do pensamento Sistmico no setor Institucional. Desse modo, comeamos a construir uma prtica teraputica com famlias, casais e sistemas ntimos que se sustenta conjugada aos pressupostos da teoria Sistmica, tendo na viso holstica uma das suas semelhanas com a GestaltTerapia. A questo terica que se apresentou refere-se contribuio possvel da Gestalt-Terapia para a Terapia Sistmica de Famlia. A preocupao e a idia de estimular a responsabilidade e a autoria nas mes, usurias do CAD, partiu da observao de que, ao relatarem suas questes, elas costumam referenci-las como oriundas da doena de seus lhos/sobrinhos, ou seja, tendem, em sua maioria, a responsabilizar os pacientes pela vida problemtica que levam. Uma evidncia desse fato ocorreu durante um atendimento de grupo: quando questionada pela terapeuta sobre como estava, uma me respondeu que estava bem, emendando resposta a narrativa do estado emocional e comportamental de seu lho. Em seguida, a terapeuta pergunta como ela poderia falar de si prpria na histria contada e a me volta a falar do lho.3 Isso mostra a diculdade dessa me de falar de seus sentimentos ou de seu lugar na histria que vive. Apesar de, na terapia verbal de grupo, o terapeuta trabalhar a m de dar autoria narrativa de cada familiar, eles demonstram diculdades para seguir esse movimento. Partindo da diculdade encontrada, acreditamos contribuir para o processo teraputico do grupo, levando cada participante a um contato mais prximo consigo mesmo. Acreditamos que uma abordagem sobre o corpo proporciona um contato mais concreto com questes pessoais; que um espao de silncio, conjugado a um contato com o corpo, proporciona maior conscincia de processo e, portanto, do lugar na histria contada. E que, com um contato consciente de si, o sujeito pode narrar-se na primeira pessoa, colocando-se como responsvel, ou seja, autor de sua vida. Nesse sentido, seguimos Maturana e Varela (1995), quando armam que constitumo-nos na linguagem. Desenvolvendo este assunto, os autores fundamentam os princpios de que construmos nosso mundo por meio da narrativa que fazemos dele. Assim, o que somos est contido em nossas histrias passadas e o que seremos depender das desconstrues e reconstrues que fazemos em nossa forma de olhar, em nossa narrativa. Somos observadores na linguagem [...], porque se no estamos na linguagem no h reexo (MATURANA, 1998, p. 38, grifo nosso), no h conhecimento. Baseados nesses pressupostos, buscamos no grupo da ocina de familiares, estimular a assuno de responsabilidade de cada um no contexto de vida em que esto inseridos. Acreditamos que, dessa forma, a pessoa possui mais autonomia e, portanto, autenticidade na vida. No momento em que partimos de nossos saberes para modicar um padro de comportamento, vemos a cincia alcanando a vida cotidiana, o que, alm de sinalizar o carter do sistema institudo, pode provocar mudanas no prprio sistema. Como arma Vasconcelos, apesar de a maioria das pessoas no estar atenta ou no ter o hbito de pensar sobre o paradigma da cincia,
256 Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica: o corpo em psicoterapia

a cincia que embasa o viver em nossa cultura (VASCONCELOS, 2002, p. 17). A autora, no mesmo texto, refora sua armativa, dizendo j ser de Bertalanffy a idia de que a viso de mundo do homem da rua obra de Newton, Locke, Darwin, Freud, mesmo que aquele nunca tenha ouvido falar desses (VASCONCELOS, 2002, p. 18). O que queremos dizer que esperamos, com a prtica da ocina, estruturada em saberes conjugados da Gestalt-Terapia com a Terapia Sistmica Construtivista/Construcionista Social, modicar algo no discurso e nas vidas dos participantes dos grupos. Inseridos em um contexto de doena, queremos que possam falar de si de modo a transformar esse contexto e acreditamos que falar do prprio corpo e de seu uso um bom caminho para isso.

3. ENFOQUE TERICO
Abordamos, em nossas anlises, o conceito de circularidade de Cechin (PALAZZOLI et al., 1980), que j era usado nas reunies dos grupos de familiares e, posteriormente, na ocina. Este conceito traz a idia de que, ao fazermos a mesma pergunta feita ao paciente para os outros membros de sua famlia, ampliamos a perspectiva do olhar a doena, propiciamos um olhar para a doena como algo que pertence a toda a famlia, encontrando o papel de cada membro em sua manuteno. Dessa forma, utilizamo-nos do processo de formular perguntas de Michael White (1988) que tambm utilizado nas reunies. Esse processo diz respeito idia de que no devemos dizer o que certo ou errado, verdadeiro ou falso para os membros da famlia. No devemos, nem podemos, dar uma resposta pronta para a resoluo e seus problemas, mas sim ajud-lo a descobrir uma nova forma de olhar e contar suas histrias. Assim, camos na metodologia de Tom Andersen (1996) de reetir com famlias. Esta aparece no s no momento em que fazemos perguntas reexivas, mas tambm sob a forma de um comentrio que toque emocionalmente um membro ou grupo e assim possa ajud-lo a reetir sobre suas questes. Tivemos o enfoque Sistmico como condutor de todo o processo da pesquisa e nele trabalhamos com conceitos da Gestalt como:
conscincia ou awareness (POLSTER, E.; POLSTER, M., 1979,

2001): processo de aproximao (contato) com contedos psquicos, sua forma, cor, cheiro, ou seja, com a dimenso total da pessoa. tulo intitulado Conscincia, a cada conscientizao sucessiva, a pessoa mais se aproxima da articulao dos temas de sua vida e tambm do movimento para a expresso desses temas. tatar o ato de uma pessoa reconhecer o que seu elemento psquico e o que o do outro pelo movimento de conectar-se e afastar-se do outro. pelo movimento que se tem conscincia do processo da vida, do contrrio ela se torna um hbito, mera
257

Conforme falam Polster, E. e Polster, M. (1979, p. 191) em cap-

processo de contato e relao dialgica (YONTEF, 1998): con-

Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Marlia Toscano de Araujo Gurgel

repetio. Como diz Yontef (1998, p. 237), o contato o processo bsico do relacionamento. Ele proporciona a vericao da diferena entre o self e o outro. A Gestalt-terapia trabalha em uma dimenso dialgica, na qual a relao com o terapeuta o incio do tratamento por dilogo. O dilogo uma forma de contato em que o eu est receptivo auto-expresso do tu (outro), alm de aberto a expressar o seu interior ao outro.
e fenomenologia (ZINKER, 2001): Em Processo, Dilogo e

Awareness, Yontef (1998, p. 236) arma que a fenomenologia o mtodo que a Gestalt-terapia usa para aprender a respeito do processo de awareness (conscincia). [Busca tal compreenso] baseada no que bvio ou revelado pela situao (que inclui tanto o organismo quanto o ambiente), em vez da interpretao do observador. A fenomenologia inuenciou na formao do mtodo de conscientizao da Gestalt. O mtodo Gestltico, originado de princpios da fenomenologia, trazido por Zinker (2001; ZINKER; JOSEPH, 1979).

importante ressaltar a importncia de se respeitar o movimento do grupo no processo teraputico. Para dar conta do entendimento desse processo, utilizamos as contribuies da abordagem Construcionista Social. A co-construo feita com contedos emocionais e interacionais, tanto da equipe quanto dos pacientes, impossibilitou-nos de antecipar detalhes do caminho traado. Nosso o condutor foi estar presente no processo, fazendo parte dele. Esta pesquisa lanou-nos ao desao de sistematizar alguns conceitos trazidos por elas, para que pudssemos criar interlaces no somente vivenciais, mas tericos. Essa conjugao foi feita, a nosso ver, na medida em que conjugamos elementos utilizados nas duas abordagens, em um novo espao teraputico. Com a composio dessa nova atmosfera, pudemos realar os fundamentos sistmicos da Gestalt, assim como a forma gestltica da Terapia Sistmica. Realizamos um trabalho que nos proporcionou olhar a interao dos elementos do sistema para alm da expresso verbal. No queremos dizer com isso que a Teoria Sistmica no reconhea ou considere outras vias expressivas. O que entendemos que a Gestalt tem um respaldo terico, em termos de expresso do corpo, que pode fortalecer o tecido sistmico, medida que o refora com indcios corporais, manifestaes psquicas, sejam emocionais ou intelectuais.

4. FAZENDO PARTE DO CORPO DA OFICINA (E DA OFICINA DE CORPO)


A ocina foi dividida em dois momentos. Um primeiro, de movimento corporal, e um segundo momento, de conversa sobre a experincia. Utilizamonos tambm da prtica do alongamento com contato e conscincia, de modo a preparar o corpo dos participantes para as atividades corporais solicitadas.

258

Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica: o corpo em psicoterapia

A indicao para que participassem da ocina de corpo foi estendida a todos os membros usurios do grupo de familiares. O grupo da ocina comeou compondo-se por seis mes, de modo a caracterizar-se como um grupo feminino. As questes de gnero, apesar de inevitavelmente estarem entrelaadas na vivncia em questo, sero tratadas nesses interlaces, no sendo destacadas das demais. Tratamos, ento, de um estudo de caso, em que foi necessrio apurar as mudanas qualitativas das narrativas de membros da reunio de familiares, ocorridas aps as prticas de atividades corporais. Esta ocina de prticas corporais teve durao de uma hora por sesso, contando com um momento de conversa que girava em torno de 20 minutos. Esse momento de conversa, que por vezes surgia no incio da sesso, caracterizou-se mais por uma reexo nal das experincias vividas pelas integrantes do grupo. Os 40 minutos de trabalho corporal nas primeiras sesses foram de dinmicas corporais. Estas surgiam de uma idia inicial da coordenadora, baseada no contato anterior com os membros do grupo, somadas a seus interesses e possibilidades. As sesses tinham intervalo de 15 dias e aconteciam s quartas-feiras pela manh, na semana seguinte da reunio de familiares. A ocina teve seis meses de durao. O procedimento metodolgico de registro foi gravao em ta VHS, realizada na ocina que foi criada para as mulheres falarem de si mesmas, aproveitamos para realizar a pesquisa gravando suas imagens. Para a anlise da experincia, foi necessria a gravao das sesses, visto que teramos de registrar os movimentos corporais para associ-los aos conceitos utilizados. Assim, os conceitos de conscincia, contato, relao dialgica e fenomenologia, trazidos pela Gestalt-Terapia, puderam ser vividos corporalmente pelos participantes e vistos novamente pela coordenadora, a m de que pudessem fazer parte da anlise nal. As gravaes, assistidas simultaneamente ao processo teraputico, ajudaram tambm coordenao do prprio processo, medida que possibilitaram uma viso de fora e do todo do processo. A viso de fora, levando-se em considerao as diferenas, foi considerada em moldes semelhantes aos da reexo de Andersen (1996). Aps o estudo da ta de vdeo, que continha a sesso gravada, a coordenadora reetia sobre o movimento do grupo, imaginando um possvel passo e sugerindo-o na sesso seguinte. Quanto viso do todo, referimo-nos viso geral do que foi a ocina para as mes participantes, no apenas em seu contexto de vida pessoal, como tambm no Institucional. Esta noo mais abrangente colocou-nos diante de vrios questionamentos do mbito da identidade corporal, na e para a instituio em questo. Questionamentos como, por exemplo: como podemos criar outros elementos para a identidade de nossos pacientes, que no s sua problemtica mental? De que maneira se far com que nossos pacientes tenham contato com a sade em um campo visto como de doena? Tais questionamentos abrem espao para o avano do tema em pesquisas futuras. Para a anlise dos resultados, ento, foram utilizadas as observaes feitas a partir dos relatrios escritos nas reunies verbais dos grupos de familiares e das imagens em vdeo das sesses de ocina corporal.

Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

259

Marlia Toscano de Araujo Gurgel

Observamos os efeitos da prtica da ocina nas narrativas construdas nos momentos de conversa da ocina e detectamos possveis inuncias em termos da assuno de responsabilidade por parte dos membros participantes das duas atividades em questo Dessa forma, unindo essas duas abordagens em psicoterapia (Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica), seja trabalhando individualmente, em grupo ou em famlia, estamos dando movimento ao Sistema (que um s, um todo interligado). Ajudando este sistema a crescer de modo mais saudvel, estamos nos ajudando, j que fazemos parte deste sistema, o inuenciamos e somos inuenciados por ele.

4.1. A OFICINA DE CORPO EM MOVIMENTO: CONJUGANDO E ADAPTANDO CONCEITOS DA GESTALT E DA TERAPIA SISTMICA CONSTRUCIONISTA
Marcamos a primeira ocina para o dia 19 de junho de 2002, s 08h. Nilcia foi a primeira a chegar. Logo depois chegaram Divina e Michele. Fizemos exerccios de respirao e aquecimento nas articulaes do pescoo, ombros, quadril, joelhos e ps. Movimentando as respectivas partes do corpo, acreditamos dar mobilidade a todo o corpo, aumentando sua possibilidade expressiva. Alm disso, aumentando a temperatura dessas partes, elas so sensibilizadas, oferecendo uma maior percepo de sua existncia. Ou, seja, melhoramos a qualidade de contato com as respectivas partes corporais, fato que diz respeito ao contato consciente buscado pela Gestalt-Terapia. A conjugao e a adaptao dos conceitos das duas abordagens acontecem desde o movimento de sensibilizao corporal. Este se torna propriedade para um contato consciente medida que fazemos perguntas referidas a cada parte do corpo. As perguntas so feitas para todas as participantes simultaneamente, de modo a ter efeito semelhante ao das perguntas circulares.4 Perguntamos, por exemplo: como sentem o seu pescoo ao moviment-lo? Relaxado, rgido, solto, preso etc. Fizemos a pergunta na primeira pessoa, para que cada membro do grupo pudesse concentrar-se melhor em suas prprias sensaes. Em outro momento, pedimos que cada um observasse o movimento do colega e zesse o mais parecido possvel. Acreditamos que assim o colocamos no lugar do outro e permitimos tambm que este outro se veja de fora, experimentando um olhar mais reexivo. Esse olhar de fora, usado na tcnica de reexo da Terapia Sistmica, como vimos, vem posteriormente ao ato de fazer parte da experincia, que, no caso da ocina, esteve presente nos movimentos vivenciados por cada um. Assim, oferecemos a possibilidade de as participantes terem uma maior conscincia de seus corpos e de si mesmas. Em seguida, pedimos para que se movimentassem conduzidas por cada uma dessas partes do corpo. Estimulamos a busca de diferentes caminhos para seus corpos percorrerem. A cada movimento, conduzido por diferentes partes do corpo, colocam-se em posies novas que tero novas e diferentes sadas encontradas. Elas devem seguir o uxo de movimento respeitando a inteireza do corpo, pois, do contrrio, no sairiam do lugar. A primeira sesso no foi lmada, pois precisvamos da autorizao das integrantes, mas foram registradas experincias de destaque para cada uma delas:5
260 Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica: o corpo em psicoterapia

Nilcia derrama lgrimas no exerccio de respirao, alm de, durante todo o tempo, permanecer com os olhos fechados. Tem diculdade para respirar e arma que sente falta de ar. Lembra-se de que nasceu com os olhos colados e teve de fazer um tratamento tpico para abrir os olhos. Michele usou muito a cabea como condutora dos movimentos sugeridos. Uma postura que nos chamou a ateno, no momento de conversa, foi o fato de ela car sempre muito preocupada com as colegas, cuidando pouco de suas dores. Aos poucos, na ocina, vinha-se queixando de dores nas costas e ombros. Passa-nos a idia de que, por no falar de suas dores com palavras, acaba fazendo-o com o corpo. Divina foi chamada ateno por fazer os movimentos corporais muito rigidamente, como se os conduzisse. Percebeu isso ao olhar o movimento das colegas e compar-los ao seu. Aqui vemos, novamente, a tomada de conscincia por meio do contato, mas um contato com o outro. Atravs da fronteira de contato entre a velocidade e o ritmo de seu corpo e o corpo do outro, Divina d-se conta do controle que imprime nele e o quanto isto tem a ver com uma conduo feita por sua cabea (sua forma de pensar). Em um momento posterior (o momento de conversa nal), diz que o que a incomoda o desequilbrio (j fez tratamento para labirintite) e nesse momento associamos esta preocupao com a forma como usa seu corpo ao movimentar-se. Divina controla-se para tentar manter-se equilibrada. No processo de conscientizar-se, construmos uma idia: controle, cabea, desequilbrio (preocupao em estar equilibrada), todas essas palavras fazem parte da construo atual de Divina. Referimo-nos a uma construo, no s de sua narrativa, mas tambm de seu corpo. Pelas palavras, denimos seu movimento. Imaginamos que Divina possa, pelo movimento (experincias com o desequilbrio corporal, por exemplo), re-construir sua relao de controle dela mesma e dos outros, expressando essas mudanas por meio de palavras. Este trabalho, que une fundamentos da Terapia Sistmica Construcionista Social, com o contato consciente do corpo, foi levantado pela coordenadora como possibilidade de trabalho futuro. No foi realizado por respeitarmos a dinmica grupal. Divina no esteve presente na sesso seguinte e novas questes apareceram como gura.

4.2 CO-CONSTRUO SOCIAL: CONSTRUINDO E CONSCIENTIZANDO-SE POR MEIO DA NARRATIVA DO CORPO EM RELAO AO OUTRO, AO ESPAO E AO SOM
Em uma conversa sobre um trabalho corporal, em que foram orientadas a se mexerem, estimuladas pelo som de Kitaro:6 Michele conta que se remeteu infncia... Viajando no som (sic). Identicando um ponto de referncia nessa fala, mesmo que em referncia oposta, Divina conta que no se envolveu com a msica colocada pela coordenadora, no viajou. Usa o termo da colega e fazendo a oposio de palavras, diz que est sempre na realidade, que muito p no cho. Assim, lana mo das palavras de outra pessoa para denir sua prpria identidade. Como fala McNamee (1998, p. 234), em seu artigo sobre construo comum de crise, as alegaes
Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008 261

Marlia Toscano de Araujo Gurgel

de formao de identidade e denio de crise no so construes individuais, o que considerado um diagnstico legtimo, e a cura subseqente, tambm so produtos de construes colaborativas, interativas. Conclui que, dessa forma, mantm contato com o equilbrio. Ao movimentar-se, busca o equilbrio. Divina, pela narrativa de sua experincia corporal, conscientiza-se de sua forma de estar no mundo. Alm disso, em sesses subseqentes, chamo a ateno dela para o fato de que est sempre preocupada com o fato de estar fazendo os exerccios de maneira correta, apesar de a coordenadora j lhe ter dito que no h uma forma certa de fazer e sim a sua forma pessoal de movimentar-se. Essa preocupao um elemento que caracteriza sua identidade.

4.3 CONSCINCIA PELO CORPO: CONSCINCIA POR MEIO DE SENSAES, NA RELAO


Uma nova participante da reunio de familiares convidada a participar da ocina. Seu nome Valria. Seu sofrimento, expresso na reunio, era seu lho Paulo, que no saa do computador, de dentro de seu quarto imundo. No primeiro dia de ocina estava muito aita. Seu trabalho corporal partiu da diculdade de sua colega Michele em mexer e relaxar a bacia. Todo o grupo movimenta-se em torno da diculdade de um membro. Esta uma atitude que observamos tambm na reunio do grupo de familiares. Diante da diculdade de um membro, os outros buscam se identicar; buscam em si a semelhana com o prximo, na tentativa de encontrar sua identidade, enquanto grupo, e sua individualidade. Valria deita-se e comea a tentativa de mexer a bacia. A coordenadora, percebendo sua diculdade, tenta ajud-la colocando as mos na bacia. Percebe sua rigidez nos ombros e ento pede que respire. A entrada de ar em seu pulmo estende os tecidos de toda a caixa torcica, ativando tambm a circulao sangunea de toda essa rea emocional. Valria faz contato. Nesse instante, coloca as mos na testa e conta sobre um estupro que sofreu aos 16 anos. A coordenadora lhe pergunta como deve fazer para se sentir mais segura; sugere que se sente e Valria concorda que dessa forma sente-se melhor. A participante, por meio do contato que fez com a relao de contato presente entre seu corpo e o corpo do outro (coordenador), rememorou acontecimentos antes tidos como sem importncia para seu estado emocional. Estava sicamente em uma posio vulnervel, diante da coordenadora, e a mudana de postura corporal foi o princpio de uma atitude para se sentir mais protegida. Por meio da tomada de conscincia da questo, Valria, juntamente com o grupo, reconhece sua necessidade de ajuda. Na semana seguinte d incio a um tratamento psicolgico individual. Aos poucos, a cada reunio de familiares, traz-nos a notcia de que Paulo tem melhorado sua relao com ela e at consigo mesmo, suas coisas, seu quarto. A viso holstica e sistmica que acompanha ambas as abordagens o que fundamenta a mudana mais abrangente no sistema familiar. Se entendermos que o sistema um todo interligado, acreditamos que mudanas ocorridas em um elemento do sistema iro interferir em todo ele. Dessa forma, trabalhar com a famlia, muitas vezes trabalhar com um de seus membros.
262 Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica: o corpo em psicoterapia

4.4 REFLEXO NA RELAO DIALGICA:


UM CAMINHO PARA A SOLUO DE PROBLEMAS CONCRETOS

Em uma sesso em que participaram apenas duas pessoas, pudemos ver, de forma simples, o dilogo estabelecido na relao. Michele, a primeira a chegar, conta-nos que Tamara pediu ajuda a ela e s outras colegas, para ir at a casa de sua lha para intern-la fora (sairiam aps a prtica da ocina). Michele arma que est muito sentida por terem decidido negar tal ajuda. Acharam que no era adequado, j que a lha de Tamara nem as conhecia. Michele no sabia como inform-la sobre a deciso que tomaram; temia que Tamara casse chateada com ela e as outras colegas, que no viriam. Enm, Tamara chegou atrasada, com a sesso j comeada, com a participao individual de Michele. Comeamos fazendo um aquecimento. Tamara, ao chegar, inseriu-se no trabalho, que proporcionou a cada uma um maior contato com seus corpos, em separado. Pedimos que cada uma fechasse os olhos e respirasse profundamente. Pedimos tambm que mexessem os ps, percebendo o movimento de contato com o cho e que em seguida mexessem todo o corpo. Pedimos para que cada uma sentisse o que veio fazer no encontro. Continuamos um trabalho de contato, no qual as participantes tocavam cada uma seu prprio corpo. Pedimos que sentissem, cada uma, o que gostariam de receber da outra e expressassem com o corpo este desejo. As duas se olham e se do um abrao. Dizemos a elas para sentirem o que precisam fazer e deixarem que isso acontea. Michele deita-se e Tamara senta-se. Em seguida, damos papel e lpis de cera. Foram orientadas a expressarem o que viveram naquele espao. Sem olharem uma para o desenho da outra, zeram as duas o desenho de um sol vermelho. Michele fala de seu sol, dizendo que chegou sombria e o sol representava o brilho da luz que foi aparecendo (A esperana existe!, diz ), no momento em que abraa Tamara. Arma que percebeu, ao deitar, que precisava de tranqilidade para caminhar na vida. Tamara, que fez um sol, no s vermelho, mas azul. Conta que o sol a esperana, a claridade interior. Questionamos a ambas sobre o vermelho presente nos dois desenhos e responderam juntas que diz respeito energia que todos precisamos. Tamara conta que chegou muito confusa, mas o relaxamento a ajudou a sair da confuso. Acha que deve relaxar um pouco. De forma abrangente, pudemos ver o dilogo corporal travado entre as duas participantes. Dilogo em que ambas estavam atentas a seus sentimentos e sensaes e, dessa forma, puderam estar atentas ao lugar em que estavam na relao. Da relao de sofrimento em que se encontravam puderam encontrar-se, cada uma isoladamente, para depois se encontrarem entre si, de forma autntica e responsvel. As duas percebendo-se na necessidade de relaxar. O relaxamento um momento em que se pra de agir, para prestar ateno em coisas como cores e sons. A ateno voltada para elementos como esses remetem-nos para a abstrao do problema. A possibilidade de representao do problema/soluo em cores, por exemplo, permitir a transformao abstrata, para, em seguida, abrir-nos a uma transformao concreta, para a soluo de um problema. As participantes, com um espao de relaxamento em que puderam se olhar, uma a outra e a si mesma, dialogaram, sem ao menos precisarem falar uma com a outra para conclurem os discursos em questo. A prpria falta das outras duas participantes j dizia
Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008 263

Marlia Toscano de Araujo Gurgel

sobre a escolha que zeram em no participar da internao da lha de Tamara. O dilogo proporcionou um entendimento na sesso, ao estabelecerem contato com seus sentimentos e sensaes. Nossa proposta de pesquisa proporcionou o experimento de uma nova dimenso para a prtica da Terapia Sistmica de Famlia: a dimenso corpo. Esta experincia estimulou em cada participante o encontro consigo, de forma a poderem se mostrar mais singularmente, inclusive nas reunies do grupo de familiares. As participantes, na avaliao da ocina, falaram do fato de poderem hoje se relacionar melhor com seus corpos e sensualidade. Elas tm uma nova forma de olharem para si e para os outros, na rua. Uma nova forma de tocar seu prprio corpo, cuidando dele e descobrindo-o. Nas reunies dos grupos de familiares, surpreendemo-nos com as mudanas ocorridas, principalmente com as duas mes, Valria e Nilcia, que no estavam bem, no incio da ocina. Surpreendemo-nos com Valria, que pde cuidar de si (sendo tambm cuidada nos dois grupos), resolvendo fazer terapia individual, e com Nilcia, que, na avaliao da ocina, disse ter entrado em contato com sua feminilidade. Nilcia surgiu com uma nova questo no grupo de reunio verbal. Pde falar sobre o quanto no est bem, em sua relao com o marido (marido deixa de ser fundo e passa a ser gura). Como muitas mes, se escondia atrs dos problemas referentes a seu lho. Continua a ter problemas com ele (usurio de drogas), mas, no momento, no se impede de cuidar de outras questes que precisa tratar para car bem.

CONSIDERAES FINAIS
Somos, como foi falado anteriormente, remetidos viso holstica que nos permite entender a expresso do corpo como linguagem em um contexto social. Neste trabalho, pudemos conjugar pensamentos a respeito da expresso lingstica e corporal. Encontramos nossa prpria forma de pensar o homem, como um ser que se faz no uso do corpo e da linguagem. Nosso trabalho exigiu ateno, presena, contato e criatividade, tanto da equipe, quanto dos usurios. Acreditamos que foi, tambm, um trabalho que proporcionou, a todos os participantes, uma maior e especial qualidade de ateno, presena, contato e criatividade. No tivemos expectativa de que este fosse um trabalho simples, muito menos de que formasse um todo perfeito e denitivo, mas apenas queramos contar com um elemento a mais para a comunicao e a identidade das pessoas envolvidas. Dessa forma, esperamos, trazer, para os usurios do IPUB, uma forma mais integrada de criar identidade junto Instituio. Imaginamos, pelo menos, que estamos avanando na tentativa de oferecer uma alternativa dicotomia corpo/mente. Conquista esta que seria mais simples se diminussemos a importncia da mente e pensssemos mais no corpo, j que aquela faz parte deste. Esta seria uma das importantes indicaes de pesquisas posteriores que o nosso trabalho apresenta.

264

Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica: o corpo em psicoterapia

A Gestalt tem uma forma de olhar a pessoa como um todo. Assim, aprofundamos suas questes existenciais, compreendendo-as no aqui-e-agora em todos os seus aspectos. Todas as formas de expresso (artstica, corporal, verbal etc.) so meios de compreenso da pessoa. Portanto, o terapeuta pode entender melhor o signicado das questes trazidas pelo cliente. A Terapia Sistmica tem um olhar para o sistema mais amplo, em que est inserido o sujeito. Um olhar que v o mundo em volta. Entende-se aqui que o sujeito social e parte do que est sendo ou vivendo est nas suas relaes com o mundo. O olhar sistmico, ento, permite-nos ver a vida da pessoa, sua relao na famlia e na sociedade, como coisas integradas, unidas, relacionadas. A Gestalt aprimora-se em um trabalho de conscincia do corpo, do comportamento, dos sentimentos e sensaes. Em contrapartida, a Teoria Sistmica aprimora-se na compreenso das inter-relaes existentes entres os sujeitos e com o mundo. O que o entrecruzamento dessas duas prticas vai nos trazer uma maior qualidade de conscincia de quem somos e como somos no mundo. Neste processo de compreenso, assumimos a autoria de nossa prpria histria e nos permitimos mudar, o que necessrio para alcanar nossos objetivos por um caminho mais feliz. Diante do que foi explicitado, podemos aprofundar o encontro dialgico das duas abordagens, fazendo uma analogia entre a idia de dilogo de ambas. O dilogo, tendo o propsito de construo, considera a tomada de conscincia e a reexo como complementos importantes para a mudana. Elementos complementares que dialogam, dando-nos um resultado novo, diferente. A tomada de conscincia, importante conceito da Gestalt-terapia, esteve relacionada, na prtica, idia de reexo proposta pela Terapia Sistmica. Os grupos de familiares indicaram um caminho possvel para a tomada de conscincia por meio do trabalho corporal, possibilitando uma maior elaborao daqueles que participaram deste trabalho. As mulheres que freqentaram a Ocina de Corpo puderam participar mais efetivamente das reexes dos grupos de familiares. Ao cuidarem de si, entrando em contato com o seu corpo, tomaram conscincia de importantes aspectos de sua relao subjetiva com o mundo no qual vivem. Como conseqncia, na ocina do corpo, pudemos conciliar as duas abordagens, inuenciando a busca de uma nova posio nos grupos de familiares. Na tcnica de fazer perguntas, utilizada tanto nos grupos de familiares quanto na ocina de corpo, reconhecemos tanto a reexo quanto a tomada de conscincia. Consideramos que ambas esto relacionadas e contribuem para um trabalho mais efetivo. necessrio, entretanto, que haja um maior aprofundamento terico na relao desses dois conceitos, j que pensamos que um processo de reexo no necessariamente acompanhado de uma tomada de conscincia. A reexo da Terapia Sistmica caracteriza-se por ser uma reexo de fora, isto , aps um momento de ouvir e sentir, a reexo realizada pela equipe reexiva, enquanto a famlia e o terapeuta de campo ouvem, para, em seguida, comentarem a reexo. J a tomada de conscincia da Gestalt experimentada
Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008 265

Marlia Toscano de Araujo Gurgel

de dentro para fora, no olhar e sentir o prprio movimento no processo. Por isso, ao m deste trabalho, perguntamo-nos sobre as implicaes terico-prticas desta diferena de movimento. No vemos como uma oposio e sim como propostas diferenciadas que na nossa prtica foram complementadas. Por exemplo: quando sugerimos que um corpo olhe o outro se movimentar como se fosse o seu, trabalhamos a conscincia de fora para dentro. Assim, inserimos aquele que observa em um momento de envolvimento, seguido de reexo de todos no grupo. A reexo importante como um trabalho de elaborao de novas perspectivas, mas uma indagao deve ser feita: quando a reexo (de fora) torna-se uma tomada de conscincia (de dentro)? Seria preciso continuar pesquisando. Vemos que muitas composies podem ser criadas com esses dois conceitos e com a tcnica de fazer perguntas. Sugerimos que tanto um trabalho relacional, realizado pela equipe e proposto pela Terapia Sistmica, quanto a tomada de conscincia, que se centra na subjetividade, podem constituir uma abordagem teraputica. Desse modo, deixamos nossa experincia como um exemplo de construo, na comunho dessas duas abordagens. Acreditamos que outras composies possam ser feitas e bons trabalhos possam ser realizados na descoberta dos processos de conhecer e mudar o prprio mundo.

NOTAS
1

Este mtodo segue o conceito de circularidade de Cechin (PALAZZOLI, M. et al., 1980), que acredita que fazendo as mesmas perguntas circularem por todos os membros da famlia, propiciamos, ns terapeutas, um espao de reconstruo da verdade desse grupo. Na terapia Sistmica o mtodo de formulao de perguntas foi criado por Michael White (1998) e tem como objetivo estimular a reexividade, alm de informar aos membros presentes a respeito do sujeito questionado. Dados retirados do caderno de relatrios feitos simultaneamente aos atendimentos de grupo de familiar do CAD (relatrio do dia 27 de maio de 2002). Caracterizadas, na Terapia Familiar Sistmica, como uma mesma pergunta feita a diferentes membros da famlia. A quarta participante referida para a anlise nal da pesquisa entrou na quarta sesso da ocina, tratando-se tambm de um novo membro da reunio de familiares. Grupo musical indiano.

266

Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

Gestalt-Terapia e Terapia Sistmica: o corpo em psicoterapia

REFERNCIAS
ANDERSEN, T. Processos reexivos. Traduo: Rosa Maria Bergalo. Rio de Janeiro: Instituto NOOS; ITF, 1996. MATURANA R., H.; VARELA, F. G. A rvore do Conhecimento. Campinas, SP: PSY II, 1995. MATURANA R., H. Emoes e Linguagem na educao e na poltica. Belo Horizonte: UFMG, 1998. MCNAMEE, S. A reconstruo da identidade: a construo comum da crise. In: MCNAMEE, S.; GERGEN, K. J. (Org.) A terapia como construo social. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. PALAZZOLI, M. et al. Hypothesising, circularity, neutrality: three guide lines for the conductor of the session. Family Process, [S.l.], v.19, n. 1, p. 3-12, 1980. POLSTER, E.; POLSTER, M. Gestalt-terapia Integrada. So Paulo: Summus, 2001. ______. ______. Belo Horizonte: Interlivros, 1979. VASCONCELLOS, M. J. E. de. Pensamento Sistmico: o novo paradigma da cincia. So Paulo: Papirus, 2002. WHITE, M. O processo de formular perguntas: uma terapia de mrito literrio. Traduo: Mnica Rego. Rio de Janeiro: ITF-RJ, 1998. 14 f. Arquivo de textos. YONTEF, G. M. Processo, dilogo e awareness: ensaios em Gestalt-terapia. So Paulo: Summus, 1998. ZINKER, J. C. A busca da elegncia em psicoterapia. So Paulo: Summus, 2001. ZINKER, J. C.; JOSEPH, C. El processo criativo en la terapia gestltica. Buenos Aires: Paidos, 1979. Recebido em: setembro de 2003 Aceito em: novembro de 2005

Fractal Revista de Psicologia, v. 20 n. 1, p. 253-268, Jan./Jun. 2008

267

Vous aimerez peut-être aussi