Vous êtes sur la page 1sur 242

CERMICA

CERMICA PODE SER DEFINIDA COMO


MATERIAIS INORGNICOS NO METLICOS PROCESSADOS OU CONSOLIDADOS EM ALTAS TEMPERATURAS.

CERMICA OU MATERIAIS CERMICOS


COMPREENDEM TODOS OS MATERIAIS DE EMPREGO EM ENGENHARIA OU PRODUTOS QUMICOS INORGNICOS QUE SE TORNAM UTILIZVEIS PELO TRATAMENTO EM ALTAS TEMPERATURAS

ELEMENTOS PRESENTES EM POLMEROS


9 ELEMENTOS
H Li Be Na Mg K Ca Sc Ti B C N O Al Si P He F Ne S Cl Ar I Xe

V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr

Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te Fr Ra Ac
Ce

Cs Ba La Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn

Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu U Np Pu A m C m Bk Cf Es Fm Md No Lr

Th Pa

ELEMENTOS PRESENTES EM METAIS


83 ELEMENTOS
H Li Be Na Mg K Ca Sc Ti B C N O Al Si P He F Ne S Cl Ar I Xe

V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr

Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te Fr Ra Ac
Ce

Cs Ba La Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn

Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu U Np Pu A m C m Bk Cf Es Fm Md No Lr

Th Pa

Elementos Presentes em Cermicas e Vidros


79 ELEMENTOS
H Li Be Na Mg K Ca Sc Ti B C N O Al Si P He F Ne S Cl Ar I Xe

V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr

Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te Fr Ra Ac
Ce

Cs Ba La Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn

Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu U Np Pu A m C m Bk Cf Es Fm Md No Lr

Th Pa

ELEMENTOS PRESENTES EM SEMICONDUTORES 21 ELEMENTOS


H Li Be Na Mg K Ca Sc Ti B C N O Al Si P He F Ne S Cl Ar I Xe

V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr

Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te Fr Ra Ac
Ce

Cs Ba La Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn

Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu U Np Pu A m C m Bk Cf Es Fm Md No Lr

Th Pa

TABELA PERIDICA DOS ELEMENTOS

ELEMENTOS UTILIZADOS NA COMPOSIO DE MATERIAIS CERMICOS

H Li Na K Rb Cs Fr

He Be B C N O F Ne Mg Al Si P S Cl Ar Ca Sc Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te I Xe Ba Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn Ra

La Ce Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu Ac Th Pa U Np Pu Am Cm Bk Cf Es Fm Md No Lr

COMPOSTOS QUMICOS
SILICATOS XIDOS CARBETOS NITRETOS ALUMINATOS CARBONO FOSFATOS SULFETOS BROMETOS IODETOS SILICETOS

XIDOS
M2O MO M2O3 MO 2 M2O5 M3O4 MXOY

XIDOS MISTOS
ABO 3 AB 2 O 4 AB 2 C 3 O 4

Dureza 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Mineral Talco (pode ser arranhado facilmente com a unha) Gipsita (ou gesso) (pode ser arranhado com unha com um pouco mais de dificuldade) Calcita (pode ser arranhado com uma moeda de cobre) Fluorita (pode ser arranhada com uma faca de cozinha) Apatita (pode ser arranhada dificilmente com uma faca de cozinha)

Frmula qumica Mg3Si4O10(OH)2 CaSO42H 2O CaCO3 CaF2 Ca5(PO4)3(OH-,Cl-,F-)

Feldspato / ortoclsio (pode ser arranhado com uma KAlSi3O8 liga de ao) Quartzo (capaz de arranhar o vidro. Ex.: ametista) Topzio (capaz de arranhar o quartzo) SiO2 Al2SiO4(OH-,F-)2

Corindon (capaz de arranhar o topzio. Exs.: safira e Al2O3 rubi) Diamante (mineral mais duro que existe, pode arranhar qualquer outro e arranhado apenas por outro diamante) C

Temperatura de Fuso dos Materiais

Material

Temperatura de Fuso C(Aproximado)


65-75 60-90 120 135-150 (sublima) 290 98 660 1300 1330-1410 1400-1450 3370 460 801 550-1650 1650 1759-1900 1850 2050 2500-2600 2620 2800 3100 3500 (uso maximo)

Poliestireno Polimetil-metacrilato Polietileno Nylon Teflon Sdio metlico Alumnio Superligas a base de Nquel Superligas a base de Cobalto Ao inoxidvel (304) W B2O3 NaCl Vidros SiO2 Si3N4 Mulita Al2O3 ZrO2 MgO UO2 TiC C

Temperatura Mxima de Uso de Materiais

Material Ligas de Alumnio Cobre Ferro Fundido Nitreto de Alumnio Carbeto de Silcio xido de Alumnio Silicone

Temperatura (OC) 400 500 800 1200 1400 1600 300

PREOS
FORMA BSICA FORMA FABRICADA

ESTGIOS DE FABRICAO VALOR AGREGADO PROCESSAMENTO

PREO DE MATERIAIS BSICOS


SUPRIMENTO E DEMANDA CUSTO DE PRODUO EXTRAO TRANSPORTE REFINO ENERGIA

DETERMINADO POR

Cermica x Metais x Polmeros


Metais tomos Metlicos. Ligaes Metlicas. Clula Unitria Usualmente um Empacotamento Denso. Pequeno Nmero de tomos por Clula Unitria. Planos de Escorregamento. Plasticidade. Decrscimo da Resistncia Mecnica em Alta Temperatura. Diagramas de Equilbrio Relativamente Simples. Nmero de Coordenao entre 8 e 12. Cintica de Reaes Rpidas. Nucleao e Crescimento. Tamanho de Gro e Morfologia. Cermica tomos Metlicos e tomos No Metlicos. Ligaes Inicas e Covalentes, Van der Waals, Hidrognio. Empacotamento No To Denso de tomos Metlicos. Grande Nmero de tomos por Clula Unitria. Planos de Clivagem. Falta de Plasticidade. Alta Resistncia Mecnica em Alta Temperatura. Diagramas de Equilbrio Complexos Muitos Componentes. Nmero de Coordenao 2, 3, 4, 6, 8, 12 ou Fraes. Cintica de Reaes Lentas. Fases Metaestveis e Decomposio Espinodal Frequentes. Tamanho de Partcula. Polmeros tomos No Metlicos. Ligaes Covalentes e Hidrognio. Estrutura na Forma de Cadeias Regulares Ordenadas. Grande Nmero de tomos por Cadeia. Escoamento entre Cadeias. Alta Elasticidade. Baixa Resistncia Mecnica em Alta Temperatura. No Apresenta Equilbrio Termodinmico. Amorfo, nmero de coordenao de 6 a 8. Cintica de Reaes Rpidas. Polimerizao, Modificaes Qumicas (Nucleao e Crescimento). Tamanho de Cadeia e de Esferulitos, Peso Molecular de Cadeia. Porosidade Baixa. Amorfos Maioria so Materiais Sintticos

Porosidade Baixa. Porosidade Alta. Difcil de Formar Vidros Forma Vidros com Facilidade Raramente Encontrados na Natureza Maioria das Fases so Encontradas na Natureza

PROCESSAMENTO DE MATERIAIS

Metais Muito dcteis e podem ser conformados na forma slida ou por fuso. A maioria permite operaes de usinagens.

Cermicas A maioria frgil, no sendo possvel a conformao na forma de um slido e alguns so conformados por fuso. Raramente possvel operaes de usinagens.

Polmeros Alguns so dcteis e podem ser amolecidos ou fundidos e conformados na forma de slidos e alguns ainda permitem operaes de usinagens.

USOS E APLICAES DE MATERIAIS CERMICOS


AEROESPACIAL AUTOMOBILSTICO ELETRNICA MEIO AMBIENTE COMUNICAO MEDICINA MILITAR PRODUTOS DE CONSUMO ESTRUTURAL REFRATRIOS QUMICOS NUCLEAR

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS CERMICOS

CRISTALINOS E AMORFOS

TRADICIONAIS E AVANADAS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS

CERMICAS TRADICIONAIS

Branca Vermelha Refratria Estrutural Tcnica Artistica Cimento e Gesso Cargas

CERMICAS TRADICIONAIS

Cermicas ou produtos cermicos que utilizam no seu processo de fabricao matrias primas naturais, matrias primas beneficiadas ou qumicos inorgnicos industriais (matrias primas sintticas) e que desenvolvem uma fase vtrea durante o processo de queima, sendo a sua microestrutura composta de materiais cristalinos e vtreos.

CERMICA VERMELHA
Produtos ou materiais com cor avermelhada empregados na construo civil (tijolos, blocos, telhas, manilhas) e tambm argila expandida (agregado leve), utenslios domsticos e artsticos.

CERMICA BRANCA
Produtos ou materiais constitudos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vtrea transparente e que so assim agrupados pela cor branca do corpo, apos queima, necessrias por razes tcnicas e /ou estticas. Os principais produtos so louas sanitrias, louas de mesa, isoladores eltricos, azulejos, porcelanas, utenslios domsticos e de adorno, porcelanas tcnicas.

MATERIAIS DE REVESTIMENTO
Materiais na forma de placas utilizados na construo civil para revestimentos de paredes, pisos e bancadas tais como azulejos, placas ladrilhos para pisos e pastilhas. Utilizam dois processos principais de fabricao que so a via seca e via mida.

CERMICAS TRADICIONAIS

MATERIAIS REFRATRIOS
Materiais que tem como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condies especficas de processo (acima de 1450 C) e de operao em equipamentos industriais, que em geral envolvem esforos mecnicos, ataques qumicos, variaes bruscas de temperatura e outras solicitaes. Materiais usados na indstria siderrgica, metalrgica, petroqumica, vidros e cermicas.

ISOLANTES TRMICOS
Materiais utilizados no isolamento trmico que podem ser no refratrios que so utilizados, dependendo do produto, at temperaturas de 1100 C compreendendo produtos como vermiculita expandida, slica diatomcea, diatomito, silicato de clcio, l de vidro que so obtidos por processo distintos dos materiais refratrios. Tambm so isolantes tememos as fibras ou l cermicas como slica, slica-alumina, alumina, zirconia que podem chegar a temperaturas de utilizao de 2000 C ou mais.

ABRASIVOS
Os abrasivos so materiais de alta dureza, como carbeto de silcio, alumina, slica e zirconita, utilizados na indstria metalrgica como rebolos, lixas e discos de corte.

FRITAS
As fritas (ou vidrado fritado) so vidros modos, fabricados por indstrias especializadas a partir da fuso da mistura de diferentes matrias primas. Este material na forma de p aplicado na superfcie do corpo cermico, que aps a queima, adquire aspecto vtreo. Este acabamento tem por finalidade aprimorar a esttica, tornar a pea impermevel e aumentar a resistncia da superfcie.

CERMICAS TRADICIONAIS

CORANTES
Os corantes so constitudos de xidos ou pigmentos inorgnicos sintticos obtidos a partir da mistura de xidos ou de seus compostos. Os pigmentos so fabricados por empresas especializadas, inclusive por aquelas que produzem fritas, cuja obteno envolve a mistura de matrias primas, calcinao e moagem.

CIMENTO, CAL, GESSO E ARGAMASSA.


Materiais utilizados principalmente na industria da construo civil, muitas vezes utilizados a parte do segmento da industria cermica e utilizados basicamente nas funes estruturais e estticas.

VIDROS
Vidros so materiais cermicos no cristalinos formados por uma rede de tomos de silcio e outros tomos como o sdio e que so conformados durante o resfriamento. Os produtos so utilizados principalmente na indstria da construo civil, automobilstica e de recipientes (garrafas).

CARGAS
Materiais particulados (ps), utilizados para modificar as propriedades de compsitos na fabricao de produtos polimricos como talco, negro de fumo, diatomceas e carbonato de clcio.

CERMICAS AVANADAS
CERMICA AVANADA PODE SER DEFINIDA
COMO UMA CLASSE DE PRODUTOS CERMICOS FABRICADOS A PARTIR DE MATERIAIS PARTICULADOS DE ALTA PUREZA, COM TAMANHOS DE PARTCULAS MENORES QUE 1 MICROMETRO, MANUFATURADOS SOB CONDIES ESPECIAIS, UTILIZANDO-SE PROCESSOS USUAIS OU ESPECIAIS E QUE POSSUEM UM EXCELENTE DESEMPENHO E PROPRIEDADES EXCEPCIONAIS (PROPRIEDADES MECNICAS, PTICAS ELTRICAS, TRMICAS E MAGNTICAS). OS MATERIAIS QUE CONSTITUEM AS CERMICAS AVANADAS SO PRINCIPALMENTE XIDOS, CARBETOS, CARBONO E NITRETOS. UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA INDSTRIA DE MATERIAIS AVANADOS QUE AS MATRIAS PRIMAS INICIAIS SO GERALMENTE SINTTICAS E DE ALTA PUREZA, CONVERTIDAS EM COMPONENTES DE ALTO VALOR ECONMICO POR COMPLICADOS SISTEMAS DE FABRICAO OU PROCESSOS DE ALTA TECNOLOGIA. O QUE CARACTERIZA OS MATERIAIS CERMICOS AVANADOS SO BASICAMENTE OS PROCESSOS DE OBTENO DE PS COM CARACTERSTICAS CERMICAS, OS PROCESSOS DE CONFORMAO OU CONSOLIDAO DESSES PS E SUAS PROPRIEDADES SUPERIORES.

DIFERENAS ENTRE CERMICAS AVANADAS E TRADICIONAIS

TRADICIONAIS
MATRIAS PRIMAS TAMANHO DE PARTCULA CONFORMAO SINTERIZAO MICROESTRUTRA RESISTNCIA MECNICA PREO RELATIVO NATURAIS LARGA (0,1 A 1000 M)

AVANADAS
SINTTICAS ESTREITA(<1 M)

CONVENCIONAL FASE VTREA CONSIDERVEL ESCALA DE MICROSCOPIA PTICA 1

ESTRITAMENTE CONTROLADA POUCA OU NENHUMA FASE VTREA ESCALA DE MICROSCOPIA ELETRNICA 10 A 1000

100 A 10000

CERMICAS AVANADAS OU CERMICAS DE ALTA TECNOLOGIA

ELETRO-ELETRNICAS MECNICAS MAGNTICAS PTICAS NUCLEARES BIOLGICAS TRMICAS QUMICAS

Processos de Fabricao de Materiais Cermicos

Fuso Sopro - estiramento, - prensagem

Conformao de Ps Prensagem colagem - extruso

Ligao Qumica Moldagem - gunitagem

Fluxograma de Processamento

UFSCar - DEMa

Fluxograma de Processamento de Ps

UFSCar - DEMa

Fluxograma de Fabricao de Vidros

UFSCar - DEMa

Ligao Qumica

UFSCar DEMa

Slidos
Os slidos so caracterizados por uma associao muito prxima dos tomos, em geral representados como esferas rgidas, em contato uma com as outras e mantidas juntas por foras interatomicas.

Lquidos
Nos lquidos existe energia trmica suficiente para manter os tomos em um movimento ao acaso e no existe uma ordem de longo alcance.

Cristais
Nos cristais as foras de atrao das ligaes interatomicas se sobrepem aos efeitos trmicos de desagregao e um arranjo ordenado de tomos ocorre (ordem de longo alcance).

Vidros
Nos vidros, um arranjo desordenado de tomos persiste mesmo a baixas temperaturas.

Suspenses
Nas suspenses existe uma mistura de lquido e partculas slida com um comportamento reolgico caracterstico.

Massas Plsticas
Nas massas plsticas existe uma mistura de lquidos e uma grande quantidade de partculas slidas com um comportamento reolgico caracterstico

Gases
Nos gases existe energia trmica suficiente para manter as molculas separadas em um movimento ao acaso.

Slidos
Modelo do tomo de Bohr

Ligaes Qumicas Ligaes Inicas Ligaes covalentes Ligaes Metlicas Ligaes de Van der Walls Ligaes de Hidrognio

Ligaes Inicas

Ligaes Covalentes

Ligaes Metlicas

Estruturas Cristalinas

Regras de Pauling Para Empacotamento de Cristais


O poliedro de coordenao formado ao redor de cada ction na estrutura o nmero de ons determinado pelos tamanhos relativos dos ctions e anions Eletroneutralidade o nmero de cargas negativas deve ser igual ao nmero de cargas positivas O poliedro formado ao redor de cada ction de baixo nmero de coordenao tende a ser ligados pelo vrtice O nmero de constituintes em uma estrutura tende a ser pequeno. Estruturas mais simples tendem a ser preferidas em relao s mais complicadas

Empacotamento Cbico

Empacotamento FCC e HC

Empacotamento FCC e HC Interstcios Octaedrais e Tetraedrais

Poliedros de Coordenao

Ligao dos Poliedros de Coordenao

Poliedros de Coordenao e Interstcios

Estrutura dos xidos


Estrutura dos Sais de Rocha MgO - CaO SrO CdO MnO - FeO CoO - NiO

Estrutura da Wurtzita

Estrutura da Blenda de Zinco

Estrutura do Espinlio ZnFe 2 O 4 MgAl 2 O 4 FeAl 2 O 4 Fe 3 O 4 - FeNiFeO 4 FeMgFeO 4

Estrutura do Corndom

Al 2 O 3 Cr 2 O 3 Fe 2 O 3

Estrutura do Rutilo

TiO 2 - SnO 2 - GeO 2 - PbO 2 - MnO 2

Estrutura do Cloreto de Csio

Estrutura da Fluorita

ZrO2

Fluorita

Estrutura da Perovskita

BaTiO 3 CaZrO 3 CaTiO 3 -

Estrutura Cristalina de Materiais Cermicos

Estrutura

Composto No. Coordenao MX 6:6 MX 4:4 MX 4:4 M2X 4:8 MX 2 8:4 MX 2 6:3 M2X3 6:4 MO 2 4:2 A3X4 4:3 ABX3 12:6:6

Empaco/to De Anions

Exemplos

Sal de Rochale Blenda de Zinco Wurtzita Antifluorita Fluorita Rutilo Corndon Slica Nitreto de Slicio Perovskita

CFC

CFC HC CFC Cbica Simples HC distorcida HC Tetraedros Conectados Tetraedros de Si 3 N 4 Ligados Pelos Vrtices Sub-rede AO CFC

MgO CaO SrO, CdO MnO FeO CoO NiO BeO SiC ZnO, SiC AlN Li 2 O Na 2 O K 2 O Rb 2 O ZrO 2 CeO 2 UO 2 ThO 2 PuO 2 TiO 2 SnO 2 MnO 2 RuO 2 GeO 2 PbO 2 Al 2 O 3 Cr 2 O 3 Fe 2 O 3 SiO 2 GeO 2 -Si 3 N 4 -Si 3 N 4 BaTiO 3 CaZrO 3 CaTiO 3 SrTiO 3 PbZrO 3 Pb(SrTi)O 3 ZnAl 2 O 4 MgAl 2 O 4 FeAl 2 O 4 MgTiMgO 4 FeMgFeO 4 FeTiO 3 NiTiO 3 CoTiO 3 Mg 2 SiO 4 Fe 2 SiO 4

Espinlio

ABX4 4:6:4 B(AB)O 4 4:6:4 ABO 3 6:6:4 A 2 BO 4 6:4:4

CFC

Espinlio Invertido Ilmenita Olivinas

CFC HC HC

Estrutura Cristalina dos Silicatos


Os silicatos tm em geral, uma estrutura aberta porque o oxignio pode ser coordenado com somente dois tomos de silcio

Tipos de silicatos

Ortosilicatos Pirosilicatos Metasilicatos Filosilicatos Massiva

SiO 4 4Si 2 O 7 6SiO 3 2- - (SiO 3 ) n 2n(Si 2 O 5 ) n nSlica

Slica - Quartzo 3 estruturas bsicas, com vrias formas polimorficas devido as diferentes maneiras de se ligar os tetraedros Quartzo Tridimita Cristobalita

Quartzo Alto
573C

867C

Tridimita Alta
160C

1470C

Cristobalita Alta
270C

Quartzo Baixo

Tridimita Mdia
160C

Cristobalita Alta

Tridimita Baixa

Slica

Estrutura dos Silicatos

No. Vrtices Compartilhados 0 1 2 2 2e3 2e3 3 4

Configurao

Frmula (SiO 4 )4(Si 2 O 7 )6(Si 3 O 9 )6(SiO 3 )6n(Si 6 O 17 )10n


-

Classe

Relao 0/Si 4,0 3,5 3,0 3,0 2,83 2,75 2,5 2,0

Exemplos

Tetraedro 2 Tetraedros Anis Cadeias Simples Cadeia Dupla Cadeia Dupla Estrutura em Camadas -Anis Estr. Tridimensional

Ortosilicato Pirosilicato Metasilicato Metasilicato Metasilicato Metasilicato Filosilicato Massivos

Forsterita MgSiO4 Melilita Ca3Mg(Si2)7)xH2O CaSiO3 MgSiO3 Ca6Si6O17(OH)2 Ca2Mg5(Si4O11)2 Argilas, Micas Quartzo, Feldspato

(Si 4 O 11 )6n(Si 2 O 5 )2(SiO 2 )

Estrutura dos Silicatos

Pirosilicatos

Argilominerais: Silicatos hidratados de alumnio de tamanho


de partculas pequenas e na forma de placas.

A estrutura cristalina baseada em combinaes de uma camada de (SiO 2 ) n de tetraedros de slica com uma camada de AlO(OH) 2 de octaedros de alumina ligados atravs dos vrtices

Al(Si 2 O 5 )(OH) 4 Formula estrutural Caulinita - composio Al 2 O 3 .2SiO 2 . 2H 2 O Formula em xido Uma camada de AlO(OH) e uma de Si 2 O 5

Al 2 (Si 2 O 5 ) 2 (OH) 2 Montmorilonita - Composio Al 2 O 3 .4SiO 2 . H 2 O Duas camadas de Si 2 O 5 acima e abaixo da camada central de AlO(OH)

Os argilominerais so constitudos atravs do empilhamento ou combinao de camadas com diferentes ctions, como substituio de Al3+ e Fe3+ por Si4+ ou substituies de Al3+ por Fe2+ ou Mg2+

Estrutura dos Filosilicatos


Constituda pelo empilhamento de camadas de slica e brucita (ou Gibsita)

Caulinita - Al 2 O 3 .2SiO 2 . 2H 2 O (Si 2 O 5 )2Al(OH) 4 2+

Octaedro O3 Si 2 O 2 Tetraedro OH Al 2 (OH) 3

Se os tomos de alumnio da caulinita so substitudos por tomos de magnsio temos a formao de outro silicato, a serpentina, que um silicato de magnsio

O3

Si 2 O 2

OH

Mg 3

(OH) 3

3MgO.2SiO 2 .2H2O

Pirofilita - Al 2 O 3 .4SiO 2 . H 2 O (Si 2 O 5 )2Al(OH) 4 2+ (Si 2 O 5 )2-

Octaedro O3 Si 2 O 2 Tetraedro OH Al 2 OH O2 Si 2 O3

Tetraedro

Se os tomos de alumnio da pirofilita so substitudos por tomos de magnsio temos a formao de outra silicato, o talco, que um silicato de magnsio

Octaedro O3 Si 2 O 2 Tetraedro 3MgO.2SiO 2 .2H2O OH Mg 3 OH O2 Si 2 O3

Tetraedro

Mica KAl(AlSi 3 O 10 )

Matrias Primas Cermicas

Materiais Crus material proveniente de jazidas, no uniformes Exemplos: Argilas, bauxita

Minerais Industriais Refinados materiais que foram beneficiados para remoo de impurezas minerais com aumento significativo da pureza mineral e consistncia fsica Exemplos: Caulim, argilas plsticas, bentonita, talco, feldspato, areia de quartzo, dolomita, zirconita

Qumicos Inorgnicos Industriais materiais que sofreram processamento qumico significativo e refinamentos para aumento de pureza qumica e melhoria das caractersticas fsicas, produzidos em alta tonelagem. Exemplos: Alumina, carbeto de silcio, titnia, titanatos , xido de ferro, zircnia, alumina calcinada, magnsia calcinada, alumina fundida

Matrias Primas Cermicas

xidos Silicatos Nitretos Pela definio Carbetos Aluminatos Carbono Outros Produto Final

As matrias primas em geral so materiais cristalinos inorgnicos, no metlicos e alguns polmeros (exemplo: fibras) obtida atravs de processos de decomposio como oxidao, nitretao e carbonetao etc.

As propriedades cermicas das matrias primas importantes para o processo de fabricao e propriedades finais do produto so:

Densidade de empacotamento Fluidez Propriedades reolgicas (viscosidade e densidade) Resistncia mecnica a verde Propriedades de queima como: Sinterabilidade Retrao Perda ao fogo Reatividade Temperatura de formao de fases (exemplo: fase vtrea)

Estas propriedades so conseqncias de caractersticas das matrias primas como:

1. Composio qumica

2. Composio mineralgica

3. Textura ou caractersticas fsicas das partculas (como forma e distribuio de partculas, estado de consolidao, agregao ou aglomerao das partculas)

4. Propriedades de superfcie (como CTC)

No caso de matrias primas naturais estas propriedades dependem da ocorrncia e beneficiamento, se realizado.

No caso das matrias primas sintticas estas propriedades dependem de variveis de processo de sntese como, pH, temperatura, concentrao, tempo, etc.

Matrias Primas Utilizadas Pela Indstria Cermica


Agalmatolitos Apatita Areias Arenitos Argilas Brita Ilmenita Barrilha Magnsia Bauxito Magnesita Brax Mulita Sinttica Cal xido de Alumnio Calcrio Pegmatito Calcita Pirofilita Carbeto de Silcio Quartzito Carbonato de Brio Rutilo Carbonato de Potssio Seixos Carbonato de Sdio Cianita Silimanita Cordierita Corndon Eletrofundido Criolita Cromita Serpentina Sianito Nefelitico Talco Wolastonita Zirco Zirconita Diatomito Dolomita Feldspato Gesso Granito

Caractersticas Desejveis de Ps

1. Pequeno Tamanho de Partcula (< 1 micrometro) 2. Distribuio de Tamanho de Partcula Estreita 3. Livre de Aglomerados/Agregados 4. Partculas de Forma Uniforme 5. Puro Quimicamente

Matrias Primas

Naturais ou Sintticas Matrias Primas Naturais formadas atravs de processos geolgicos Matrias Primas Sintticas formadas atravs de processos qumicos

Processamento de Matrias Primas

Beneficiamento (Minerais Industriais) Sntese (Qumicos Inorgnicos Industriais)

Operaes de Processamento Reduo de Tamanho Classificao Purificao Homogeneizao Reaes Qumicas Mistura de Matrias Primas

Conformao

Processos de Sntese
1. Cominuio e Calcinao Beneficiamento necessrio antes do uso Exemplos: Al 2 O 3 , CaCO 3 , SiO 2 Calcinao o aquecimento do material para mudana ou transformao para uma forma mais estvel, tal que o processo fsico-qumico no ocorra durante a sinterizao. Cominuio processo de reduo de tamanho onde energia mecnica utilizada. 2. Processo de Soluo Qumica (Precipitao ou Co-precipitao) Exemplos: Al(OH) 3 , Mg(OH), BaCO 3 Vantagem: pureza 3. Reaes no Estado Slido (Reaes em altas temperaturas) Exemplos: MgAl 2 O 4 , (MN,Zn)Fe 2 O 4 MgO + Al 2 O 3 MgAl 2 O 4 MnO + ZnO + Fe 2 O 3 (Mn,Zn)Fe 2 O 4 4. Tcnicas de Fase Vapor (Precipitao na fase Gasosa) Exemplos: SiO 2 , TiO 2 , SiC, Si 3 N 4 MClx +x/2 H 2 O MO x/2 +x HCl TiCl 4 + 2H 2 O TiO 2 + 4HCl TiCl 4 + NH 3 TiN + HCl TiCl 4 + CH 4 TiC + 4HCl

Qumicos Inorganicos Industriais Materias Primas Sintticas

xidos No xidos

xidos Puros

Al 2 O 3 MgO ZrO 2 TiO 2 BaTiO3 PbTiO 3 PbZrO 3 NiMn 2 O 4 MnFe 2 O 4 Y 2 O 3 em Zr O 2, MgO em Al 2 O 3

xidos Intermedirios

Solues Slidas

xidos de Terras Raras

xidos de Metais de Transio

xidos No Estequiomtricos

Alumina - Al 2 O 3
Matria Prima de Maior Uso em Cermica Avanada Devido a: Alta Resistncia Eltricas em Altas e Baixas Temperaturas Alta Resistncia Abraso Alta Resistncia ao Desgaste Alta Resistncia Mecnica Alta Resistncia Mecnica a Quente Boas Propriedades Dieltricas em CC At Frquencias de GHz Resistente ao Ataque de cidos e lcalis a Altas temperaturas Grande Disponibilidade Facilidade de Processamento Baixo Custo

Usos Tpicos
Meios de Moagem Tubos d Lasers a Gs Selos Mecnicos Bases Resistentes Abraso Isoladores de alta Voltagem Rolos de Fornos Guia Fios Substratos Eletrnicos Placas de Proteo Balstica Tubos Resistentes Abraso Proteo de Sensores de Temperatura Tubos de Laboratrio e Suporte de Amostras Parte de Maquinas de Medidas de Propriedades a Altas temperaturas

Processo de Produo de Alumina

Bauxita + Na OH Digesto Precipitao Al(OH) 3 Calcinao - Al 2 O 3 Processo Bayer

Al(OH) 3 + H 2 SO 4 + (NH 4 ) 2 SO 2 NH 4 Al(SO 4 ) 2 . 12 H 2 O Purificao Decomposio - Al 2 O 3 Processo Alun Al Metal + C 3 H 7 OH Al (O C 3 H 7 ) 3 Hidrlise Gel Al 2 O 3 Calcinao - Al 2 O 3 Rota Al Isopropoxido

Al Metal + H2O Descarga (arco) Al(OH) 3 Calcinao - Al 2 O 3 Processo Iwatani

Zircnia - ZrO 2 Zircnia Estabilizada Zircnia Parcialmente Estabilizada PSZ Trs Fases Presentes Cbica >2370C Tetragonal 2370C a 1170C Monoclnica <1370C

Propriedades Tpicas Temperaturas de Uso at 2400C Alta Resistncia Mecnica Alta Densidade Baixa Condutividade Trmica (20% da alumina) Inerte Quimicamente Resistente a Metais Fundidos Condutor Eltrico Inico Resistente ao Desgaste Alta Tenacidade Fratura Alta Dureza Usos Tpicos Meio de Moagem de Alta Densidade Assento de Vlvulas Bolas de Preciso em Vlvulas Guias e Rolos para Conformao de Tubos de Metal Guia Fios Molde de Extruso de Metais Fundidos Molde para Compactao de Ps Assento de Bombas Marinhas e Guia de Marchas Sensores de Oxignio Susceptores de Fornos de Induo de Altas Temperaturas Membranas de Clulas Combustveis Resistncia de Fornos de Alta Temperatura (> 2000C) em Atmosferas Oxidantes

Processos de Produo de Ps de ZrO 2

ZrO 2 + Y 2 O 3 Mistura Fuso Moagem P - PSZ

ZrOCl 2 . 8 H 2 O + YCl 3 Co precipitao Filtrao Lavagem Secagem Calcinao (800 900C) Desaglomerao ZrO 2 / Y 2 O 3 P TZP

Zr Metal + C 3 H 7 OH Zr(O C 3 H 7 ) 4 Hidrlise Gel ZrO 2 Calcinao ZrO 2

xidos Cermicos do Tipo ABO 3


Aplicaes em Funes Eletro-eletrnicas Boas Propriedades Dieltricas

Capacitores Cermicos Aditivos, PbO, ZrO 2 , SnO 2 ,SrO 2 , etc Piezoeltricos - PZT PbTiO 3 e PbZrO 2 Aplicaes Eletro-pticas - PLZT (Pb,La)(Zr,Ti)O 3

Aditivos xidos
Usos como Aditivos em Zirconia Varistores Termistores Sensores Supercondutores Esmaltes Etc.

Matrias Primas No xidos


Carbetos SiC TiC ZrC HfC

Nitretos

Si 3 N 4 AlN TiN ZrN BN

Sulfetos

MoS 2 CdS ZnS

Silicetos

MoSi 2 TaSi 2 WSi 2 TiB 2 LaB 6 ZrB 6 SiAlON SiCAlON Grafite Fosfatos Etc

Boretos

Outros

Carbeto de Silcio SiC


Propriedades Baixa Densidade Alta resistncia Mecnica Alta Condutividade Trmica Alta Dureza Alto Mdulo Elstico Excelente resistncia ao Choque Trmico Alta Inrcia Qumica

Usos tpicos

Componentes Mveis e Fixos de Turbinas Rolamentos, Seladores Parte de Vlvulas do Tipo Bola Trocadores de Calor Partes Equipamentos de Processamento de Semicondutores Linhas de Fluxo de Gases Quentes

Matrias Primas Naturais


Formada por processo geolgicos complexos e de longa durao provenientes da decomposio de rochas devido ao de intemperismo chuva, vento, mudanas de temperatura, etc. Obtidas por processos de minerao- processo de extrao de matrias primas do local de ocorrncia - em geral a cu aberto

Tipos de Argilas Argilas Plsticas Argilas Refratrias Argilas para Cermica Branca Argila para Cermica Vermelha Argilas Especiais Bentonita

Argila uma rocha finamente dividida e constituda especialmente por argilo minerais. Poder conter ainda minerais acessrios como quartzo, feldspato, gibsita, pirita e outros, matria orgnica e outras impurezas, caracterizando-se por: Ser constituda essencialmente por argilo minerais, geralmente cristalinos Possuir elevado teor de partculas de dimetro equivalente abaixo de 2 micrometros Quando pulverizada e umedecida, torna-se plstica, aps secagem dura e rgida e aps queima em temperaturas elevadas (acima de 1000) adquire alta dureza Possuir capacidade de troca de ctions entre 3 e 150mEq/100g. de argila

Argilo minerais: so silicatos hidratados de alumnio

Principais Tipos de Argila


Caulinita - Al(Si 2 O 5 )(OH) 4 Haloisita - Al(Si 2 O 5 )(OH) 4 .2H 2 O Pirofilita Al 2 (Si 4 O 10 )(OH) 2 Montmorilonita - Al 2 (Si 2 O 5 ) 2 (OH) 2 Mica - KAl 2 (Si 3 ,AlO 10 )(OH) 2 Ilita - Al 2-x Mg x K 1-x-y (Si 0,5+y Al 0,5+y O 5 ) 2 (OH) 2

Plasticidade Capacidade de uma matria prima mida, sob presso assumir qualquer forma sem se romper e aps remoo da presso, manter a forma assim obtida durante a secagem e queima subseqente

Caractersticas das Argilas

Tamanho de Partcula Forma da Partcula Capacidade de troca de Ctions Minerais Acessrios Composio Qumica Propriedades de Queima

Folhelho Argiloso

Caulim

Argila Caulinitica

Quartzo - SiO 2
Cristal de Rocha Veios de quartzo Cascalho de quartzo Areia de slica

Impurezas xido de ferro e argila

Processos de Beneficiamento Classificao Lavagem para retirada de argila Separao magnticas

ANLISE QUMICA Cristal de Rocha Perda ao Fogo SiO 2 Al 2 O 3 Fe 2 O 3 TiO 2 Na 2 0 + K2O <0,1 99,99 <0,01 <0,01 <0,01 <0,01 Veios de Quartzo 0,1 99,8 0,05 O,002 O,01 0,1 Areia de Slica 0,1 99,5 0,05 0,001 <0,05 <0,1 Areia de Slica Impura 0,5 a 0,2 <99,0 1,0 a 6,0 0,1 a 1,0 0,1 a 0,5 0,2 a 2,0

ANLISE MINERALGICA - % EM PESO

Quartzo Feldspato e Mat. Argiloso

100

99,9 0,1

99 1,0

~90 10

Feldspato
M(Al,Si)Si 2 O 4 M = Na+, K+, Ca++ K(AlSi 3 O 8 ) Ortoclsio Na(AlSi 3 O 8 ) - Albita Ca(AlSi 2 O 8 ) - Anortita Utilizado como fundente Formador de fase vtrea

Outras Matrias Primas Naturais Talco Dolomita Calcita

Processamento de Matrias Primas


Grande parte das matrias-primas utilizadas na indstria cermica tradicional natural, encontrando-se em depsitos espalhados na crosta terrestre. Aps a minerao, os materiais devem ser beneficiados, isto desagregados ou modos, classificados de acordo com a granulometria e muitas vezes tambm purificados. O processo de fabricao, propriamente dito, (forma das peas), tem incio somente aps essas operaes. As matrias-primas sintticas, utilizadas na fabricao de cermicas avanadas geralmente so fornecidas prontas para uso, necessitando apenas, em alguns casos, de um ajuste de granulometria.

Moagem e Mistura

Objetivo o de se obter um produto com uma determinada faixa de tamanho granular pr estabelecido

As exigncias de tamanho de particulas podem variar para diversos produtos o que obriga ouso de diferentes mquinas e processo de moagem.

Etapas de Reduo de Tamanho


Fragmentao por Explosivos

Tamanho infinito a 1 metro De 1 metro a 100 mm. De 100 mm. a 10mm. De 10mm. a 1 mm. De 1mm. a 10 m De 10 m a 1 m.

Moagem Primria Moagem Secundria Moagem Grosseira Moagem Fina Moagem superfina

Moagem de Finos

Moinho de Bolas

Movimento de Bolas no Moinho

Propriedades dos Meios de Moagem

Material Bolas de Porcelana Bolas de Alumina Cilindros de Alumina Cilindros de Zircnia Seixos Bolas de Ao

Dureza (Mohs) 7,5 9,0 9,0 9,0 7,5 62-65 (Rockwell C)

Densidade (g/cm3) 2,4 3,4 3,5 5,4 2,4 7,7

A fabricao de produtos cermicos utiliza material granulado com limites de tamanho de partcula bastante estreitos, o que difcil de obter somente com desintegrao mecnica, requerendo operaes de

classificao.

Classificao Separao de materiais particulados que sofreram processos de

moagem (ou no) em uma faixa de tamanhos pr determinada Peneiramento Sedimentao Centrifugao

Massas Cermicas

Preparao da Massa Os materiais cermicos geralmente so fabricados a partir da composio de duas ou mais matrias-primas, alm de aditivos e gua ou outro meio. Mesmo no caso da cermica vermelha, para a qual se utiliza apenas argila como matria-prima, dois ou mais tipos de argilas com caractersticas diferentes entram na sua composio. Raramente empregase apenas uma nica matria-prima. Dessa forma, uma das etapas fundamentais do processo de fabricao de produtos cermicos a dosagem das matrias-primas e dos aditivos, que deve seguir com rigor as formulaes de massas, previamente estabelecidas. Os diferentes tipos de massas so preparados de acordo com a tcnica a ser empregada para dar forma s peas. De modo geral, as massas podem ser classificadas em:

suspenso, tambm chamada barbotina, para obteno de peas em moldes de gesso ou resinas porosas;

massas secas ou semi-secas, na forma granulada, para obteno de peas por prensagem;

massas plsticas, para obteno de peas por extruso, seguida ou no de torneamento ou prensagem.

Granulao - Secagem
Atomizao Filtro prensagem Granulao direta

Atomizao Na atomizao uma soluo ou suspenso de partculas em um meio fluido projetada como uma nuvem de gotas finas dentro de uma cmara cilndrica e uma base cnica. As gotas convertem se em granulados slidos rapidamente pela secagem, por evaporao da grande superfcie exposta e deixa a cmara atravs de uma vlvula situada na base do secador

Vantagens do Uso do Spray-drier

Permite um maior controle das variveis de processo Granulados produzidos so esfricos e apresentam maior fluidez que as partculas angulares produzidas pela quebra mecnica de um compacto (como a torta de um filtro prensa)

A distribuio do tamanho do granulado depende do: Tipo de Atomizador Configurao do Atomizador e Secador Tamanho da Cmara de Secagem

Granulados Grandes so Obtidos somente em Secadores Grandes

Granulados de Caulinita e Esmectita

FILTRO PRENSAGEM
O Filtro Prensa tipo Cmara um equipamento de alta robustez destinado a fazer a separao de slidos/lquidos, atravs da passagem forada de solues com resduos, por elementos filtrantes permeveis. Este processo feito pelo bombeamento destas solues contra as lonas filtrantes que s permitem a passagem da parte lquida da soluo, a qual drenada (j isenta de slidos) atravs de canais presentes nas placas filtrantes. A parte slida vai sendo continuamente depositada nas lonas, formando sobre as mesmas uma camada cada vez mais espessa. As placas filtrantes possuem um perfil que permite s mesmas, quando montadas uma contra a outra, formarem no interior do equipamento cmaras que so completamente preenchidas pelos slidos. O bombeamento sob alta presso faz com que as partculas se acomodem de forma a gerar, no final do processo, tortas compactas e com baixo nvel de umidade. Com a abertura do equipamento, estas tortas so retidas para aproveitamento, podendo gerar tortas com at 60% de teor de slidos.

Vantagens do Processo:
1. Reduo do tempo de secagem dos slidos retidos, em comparao a sistemas como leito de secagem; 2. Reduo de custo na implantao, manuteno e no consumo de energia 3. Possibilita o reaproveitamento do material retido, quando conveniente; 4. Permite uma condio favorvel de manuseio dos slidos retidos (torta), se comparado a polpas e lamas com alto ndice de umidade 5. Concentra elevada rea de filtragem em pequeno espao fsico de instalao 6. No exige operadores qualificados;

Filtro Prensa

Filtro Prensa

Terminologia de Partculas

Partcula Primria: uma unidade discreta, de baixa porosidade. Pode ser um cristal, um policristal monofsico, um policristal multifsico ou um vidro. Os poros se houver, so isolados e, portanto a partcula impermevel a fluidos. Se a partcula uma de vrias que forma um grande aglomerado, comum se referir ao tamanho de tal partcula como tamanho de partcula primrio.

Aglomerado: um termo geral que descreve uma pequena massa tendo uma rede de porros interconectados. Compem se de partculas primrias ligadas juntas por foras superficiais e/ou pontes slidas. As foras superficiais podem ser eletrostticas ou foras de atrao de Van der Walls entre partculas ou foras capilares devido presena de lquido dentro do aglomerado. Pontes rgidas so originrias de sinterizao fuso, reaes qumicas ou presena de ligantes. Aglomerados com pontes rgidas podem reter a identidade sob vrias condies. Em contraste, aglomerados mantidos juntos por foras superficiais so fceis de serem rompidos por foras externas. Portanto existem dois tipos de aglomerados: Aglomerados slidos com pontes slidas e Aglomerados fracos superficiais. - com ligaes

Partcula: pode ser uma nica partcula primria ou aglomerado slido. Como tal uma pequena massa que livre para se mover como entidade quando o p disperso pela quebra das ligaes superficiais. A maioria dos equipamentos de medida de tamanho de partcula opera em tais partculas.

Granulados: freqentemente usado em cermica para identificar aglomerados que so intencionalmente formados pela adio de agente granulador para promover a formao de aglomerados grandes. Esta definio baseada em um processo de formao deliberado. Exemplo o granulado produzido em um atomizador.

Flocos: um agrupamento de partculas que se forma em uma suspenso lquida. Os flocos podem ser dispersos por modificaes apropriadas de foras interfaciais atravs da alterao da qumica da soluo. As partculas so mantidas juntas por agentes floculantes.

Colides: so partculas que quando dispersas em um fluido so finas o suficiente de tal forma que o movimento browniano as mantenham em suspenso, sem sedimentar. Em geral, colides so partculas de tamanho sub-micrometricos.

Agregados: refere-se ao constituinte grosso de uma formulao, usualmente em combinao com um constituinte fino chamado ligante. Alguns usam o termo agregado para aglomerado.

CARACTERIZAO DE PS CERMICOS

Conhecer o material com que se trabalha Confirmar especificaes Manter reprodutibilidade durante o processo Determinar caractersticas fsicas do p Informaes podem ser usadas para interpretar ou prever o comportamento durante o processamento/ fabricao/sinterizao e propriedades Gerar uma base de dados a partir do qual o controle de processo pode ser desenvolvido

PARMETROS (CARACTERSTICAS) A SEREM MEDIDOS Composio Qumica Impurezas Estequiometria Estrutura Cristalina Energia Superficial Defeitos Tamanho e forma Densidade, Porosidade, Distribuio de Poros Distribuio de Tamanho de Partculas rea Especfica Densidade real

Aditivos

Os aditivos de processamento so incorporados formulao de uma massa cermica para produzir certas propriedades de escoamento e propriedades para conformao.

Classificao de Aditivos
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Meio Lquido/Solvente Agente Molhador/Surfactante Defloculante Coagulante Ligante Plastificante Lubrificante Fungicida/Bactericida

Os aditivos so adicionados em quantidades relativamente pequenas e alguns podem ser eliminados em estgios posteriores do processamento e no aparecem no produto final.

A seleo de um aditivo baseada em suas propriedades qumicas e funcionais e tambm atravs da experincia.

Lquidos e Agentes Molhadores Os lquidos so usados no processamento para molhar as partculas e fornecer um meio viscoso entre elas e dissolver sais, compostos e substncias polimricas no sistema. A mistura com lquidos muda o estado de disperso das partculas e altera a consistncia mecnica. gua : principal lquido usado em processamento cermico devido o baixo custo, disponibilidade e consistncia. Lquidos Orgnicos: lcool, cetonas, hexano, etc. e misturas Surfactante: substncia adicionada para reduzir a tenso superficial entre o lquido e a superfcie da partcula para melhorar o molhamento e disperso, adsorvendo preferencialmente na superfcie da partcula ou interfaces ( exemplo: estearato de sdio) Defloculante O defloculante um aditivo que produz uma disperso de partculas pela adsoro s mesmas provocando um aumento das foras repulsivas devido a cargas eltricas superficiais o que impede uma aproximao das partculas.( Exemplos, silicato de sdio, poliacrilato de sdio)

Coagulantes Um coagulante um eltrlito que promove a aglomerao de partculas pela reduo de foras de repulso entre elas. A aglomerao pode ser tambm produzia pela formao de pontes de molculas polimricas adsorvidas e coagulao de partculas coloidais (Floculao)

Ligantes Os ligantes e floculantes so molculas ou partculas coloidais coaguladas que so adsorvidas entre as partculas cermicas podendo proporcionar a floculao entre elas, e ainda melhorar o molhamento das partculas, aumentar a viscosidade, retardar o tempo de sedimentao e alterar a dependncia da viscosidade com a taxa de escoamento e temperatura. (exemplos; silicato de sdio, argila,PVAl, PVB) Plastificantes O plastificante adicionado para modificar as propriedades viscoelsticas de um filme ligante condensado sobre as partculas. ( PVal, CMC)

Empacotamento
Na fabricao de produtos cermicos realizamos o processamento de sistemas com uma distribuio de tamanhos e formas de partculas (caractersticas geomtricas) determinadas pela seleo e mistura de matrias primas com caractersticas iniciais distintas e que sofreram operaes de moagem, disperso, classificao e granulao.

Estas caractersticas geomtricas do sistema de partculas tm grande influncia no: Arranjo de partculas Tamanho e forma dos interstcios porosos Resistncia permeao de fluidos Comportamento de escoamento e deformao Comportamento durante a secagem Desenvolvimento da microestrutura durante a queima Exemplos Cermica Avanada Cermica Tradicional Cermicas Refratrias Submicrometrico (<1micrometro) 0,1 a 100 micrometros Submicrometrico a 5mm.

Importncia do Empacotamento Controla a Densidade a Verde Controla a Densidade aps Queima Influncia no Desenvolvimento da Microestrutura Controla o Grau de Retrao Influencia na Formulao Cermico /Orgnico

Modelo de Empacotamento

Esferas Rgidas 4 Formas Diferentes de Empacotamento Cbico, Ortorrmbico, Romboedral e Tetragonal Quantidade de vazios ou poros varia de 47 a 25% Empacotamento de partculas com um s tamanho 40% porosidade Mistura de empacotamento Cbico e Romboedral (hexagonal)

Quando partculas de dois dimetros diferentes so misturadas em vrias propores o volume aparente varia atingindo um mnimo com 80% de frao grossa O empacotamento de esferas pode ser realizado com tamanhos de esferas diferentes ou relao de dimetros de esferas grossas e finas

Empacotamento com 3 ou mais tamanhos de partculas diferentes

Na prtica observa-se que a relao de tamanho de partculas grossas e finas para uso no empacotamento faz com que os tamanhos de partculas diminuam rapidamente D f /D g = 10 Tamanho (microns) Malha 1000 100 10 1 0,1 0,01 0,001 18 140 D f /D g = 7 Tamanho (microns) 2400 340 49 7 1 0,14 0,02 Malha 8 50 270 -

Empacotamento de Esferas Rgidas

Empacotamento de Dois tamanhos de Esferas

Empacotamento de Trs Tamanhos de Partculas

PROCESSAMENTO CERMICO
CERMICO A SEQUNCIA DE OPERAES QUE PROPOSITADAMENTE OU SISTEMATICAMENTE MUDAM OS ASPECTOS FSICOS E QUMICOS DE UM MATERIAL E QUE CHAMAMOS DE CARACTERSTICA DO SISTEMA.

PROCESSAMENTO

Processos de Conformao
Seco Semi-Seco Isosttica Isosttica a Quente Plstica a Quente Vibratria Extruso Torneamento Injeo Manual Prensagem Calandragem Barbotina Barbotina Slida Barbotina com Presso De Fita Sopro Prensagem Estiramento Laminao

Prensagem

Conformao Plstica

Colagem

Fuso

Filmes

CVD PVD Dip coating

Processamento de Ps
Processamento de Matrias Primas (Ps) Conformao Queima ou Consolidao Acabamento

Mtodos de Conformao

Indireto

Direto

Conformao

Prensagem Colagem Extruso

Prens. a Quente HIP Fuso

Conformao e Queima

Queima

Produto

Tcnicas de Conformao Parmetros Teor de gua Durao do Processo Consumo de Energia Retrao Geometria Tamanho Nmero de Peas Prensagem Extruso Colagem Complexa Diminui

Aumenta Aumenta Diminui Aumenta Simples Aumento Aumenta

Mtodos de Conformao e Produtos

Prensagem Isosttica a Quente Torn. Manual Tcnicas de Conformao

Conf. Plstica Prensagem Plstica Torn. Automtico Colagem de Fita

Colagem S/ Presso - Slida S/ Presso - Oca

Produtos Revestimentos Isol. Eltricos Alta Tenso Baixa Tenso Cer. Qumica Velas de Ignio Porc. de Mesa Oca Lisa Porc. Sanitria Manilhas Cadinhos Tubos Telhas Substratos Guia Fio Cer. Especiais

C/ Presso

Semi-seca

Isosttica

Extruso

Injeo

mida

Seca

Tcnicas de Conformao

Principais Tcnicas Processo Moldagem de Massa Plstica (Manual ou Auto) Extruso Prensagem a Seco Prensagem Semi-Sca Prensagem Hidrosttica Colagem de Barbotina Presso Baixa Teor de gua 25-30 %

Baixa Muito Alta Alta Muito Alta Atmosfrica ou Alta

15-20 % 1-2 % 5-10 % 0-17 % >20 %

Seleo da Tcnica de Conformao

Tamanho da Pea Complexidade da Forma Geometria Tolerncias Permitidas Custo

Prensagem

Prensagem a compactao e conformao uniaxial simultnea de um p granulado com pequenas quantidades de gua ou aditivos orgnicos, durante a compresso confinada em um molde metlico.

Tcnica mais comum de conformao de ps cermicos por possuir uma habilidade inerente de formar rapidamente uma variedade de formas com certa tolerncia e um compacto controlado, usando mecanismos altamente mecanizados e

equipamentos automticos.

Variveis do Processo de Prensagem


1. Parmetros da Prensa 2. Caractersticas do P 3. Aditivos

Parmetros da Prensa
Ao Simples Ao Dupla Molde Flutuante

Presso Utilizada: 20 a 100 MPa 800 a 1000Kg/cm2

Material do Molde

Aos duros Resistentes Abraso (Alto E)

Aos ferramenta

Aos Especiais (VND - 130) Tolerncias: 1% em Massa 2mm em espessura

Variveis Funcionais

1. Projeto do Molde 2. Mecanismos de Alimentao do P 3. Escoabilidade e Compactao do P 4. Temperatura e Atmosfera do Molde e do P 5. Presso do Puno e/ou Programa de Deslocamento e Tempo de Prensagem 6. Programa de Extrao

Caractersticas do P

Escoabilidade - Fluidez

Parmetro Crtico no Preenchimento do Molde Influncia na densidade e formao de defeitos Partculas grossas fluem mais que uniformemente que partculas finas Ideal: tamanho de granulados entre malhas 16 e 80 Partculas Primrias 1 micrmetros Granulados 40 a 150 micrmetros

Tcnicas de Granulao

1. Compactao Seguida por Moagem e Peneiramento 2. Moinho de Bolas e Peneiramento 3. Atomizao

Caractersticas de Granulados Industriais

Material

Tamanho de Partcula (m) 0,7 2,0 1,0 0,2 0,3

Aditivos (%)

Tamanho do Granulado (m) 92 186 75 56 174

Densidade do Granulado (%) 54 55 55 31 45

Densidade de Preenchimento (%) 32 34 37 18 39

Substratos Vela de ignio Sensor de Zirconia Ferritas SiC

3,6 13,3 10,5 8,5 20,4

Fluidez: Essencial para Preenchimento do Molde

Granulados Denso Partculas quase Esfricas Superfcies Lisas Maior que 40 m

Minimizao dos Problemas de Prensagem

Alta Densidade de Preenchimento do Molde 25 a 35 % da Densidade Terica Reduo do Contedo do Ar dentro do Molde Reduo do Movimento do Pisto

Aditivos

A seleo e aplicao de ligantes orgnicos ou inorgnicos o terceiro fator crtico no processo de prensagem

Ligantes: nome geral para os aditivos

Os aditivos de processamento so necessrios para o processamento de ps e a conformao das peas cermicas e so incorporados massa cermica em quantidades pequenas e podem ser eliminados nas etapas subseqentes do processamento.

Funes dos Aditivos Ligante: Resistncia mecnica a verde Lubrificante: liberao do molde Plastificante: aditivo reolgico que permite a flexibilidade do filme ligante e deformao dos granulados Agente de Reteno: Retm a gua durante a prensagem Agente Anti-esttico: controla a carga superficial das partculas Meio Lquido ou Agente Molhador: lquido usado para molhar as partculas e dissolver os aditivos Defloculante:Controla a carga superficial e a disperso das partculas, controle do pH Antiespumante: usado na preveno de formao de espuma

Compactao de Ps

Na Compactao o p disperso torna-se uma unidade coesa, a porosidade dimnui, os granulados fraturam e o grau de interao aumenta com um maior nmero de contato interpartculas.

Difcil de obter uma homogeneidade de presso

Conseqncias: Variao da densidade a verde ponto a ponto Variao da resistncia mecnica a verde Retrao de queima no uniforme Distoro

Aplicao de Presso

Dependendo da intensidade da presso aplicada ela pode causar a diminuio do tamanho de poros e um melhor contato entre as partculas e fratura dos aglomerados no ponto de contato

De forma geral o aumento da Presso provoca o aumento da Densidade a verde Diminuio da Retrao Aumento da densidade aps queima

Problema na Prensagem Uniaxial Falta de Uniformidade na Densidade ou Variao da Presso aplicada

Variao de Presso Devido a Frico

Conseqncias da Variao de Presso: Distoro e Trincas

Efeito da Relao Altura/Dimetro

Comportamento de Ps na Compactao

Estgios de Compactao 1. Deslizamento e rearranjo dos granulados sem ocorrer fratura, em presses abaixo de 1000 Psi, com um deslocamento irreversvel dos aglomerados/partculas

2. Inicio da deformao local e fratura dos granulados nos pontos de contato Forte influencia do tamanho de gro/tamanho de partcula Da fora intergranular Do tamanho e forma das partculas Do mdulo de elasticidade Regio de densificao linear com o logaritmo da presso aplicada D C = D f + m ln(Pa/Py)

3 Regio de Compresso Elstica

Presso aplicada de 10000 a 30000Psi

Extrao

Mudana da Forma e Porosidade de Granulados

Prensagem Isosttica

Colagem de Barbotina
Processo utilizado par produzir um corpo auto sustentado a

partir de uma mistura de slidos e lquidos especialmente formulada, chamada de barbotina.

Barbotina: suspenso estvel de partculas slidas em um lquido (gua) mais um eletrlito(defloculante)

Etapas do Processo de Colagem

1. Preparao e mistura de um material particulado e um lquido em uma suspenso estvel chamada de barbotina 2. Preenchimento de um molde poroso com esta barbotina, permitindo que uma parte do lquido da barbotina seja parcialmente absorvida pelo molde. Uma camada de material semi duro formada contra a superfcie do molde quando o lquido removido da barbotina 3. Interrupo do processo quando uma camada satisfatria tenha sido formada. Isto feito pela retirada do excesso de barbotina. Uma pea slida pode ser obtida permitindo-se que a colagem continue at que a cavidade do molde seja preenchida, processo que chamado de colagem slida. 4. Secagem do material no molde at adquirir resistncia adequada para o manuseio. Uma certa retrao ocorre nesta etapa 5. Remoo do objeto slido do molde

Estgios do Processo de Colagem de Barbotina

1. Preparao do Molde de Gesso 2. Preenchimento do Molde com a barbotina 3. Formao da Camada Colada parede do molde 4. A camada colada permanece aps o esvaziamento do molde 5. Camada colada junto parede do molde 6. Pea removida do molde

Representao Esquemtica dos Processo de Colagem Oca e Colagem Slida

Desvantagens do Processo Dificuldade de controle dimensional Tempo de conformao

Variveis a Serem Controladas no Processo Molde Barbotina

Moldes
Os moldes utilizados no processo so em geral de gesso (CaSO 4 hidratado)

Razes para utilizao do Gesso

1. Reproduo de Detalhes 2. Estabilidade Qumica e Fsica 3. A absoro pode variar em uma larga faixa para diferentes usos e a porosidade permite a liberao da argila 4. Uma superfcie lisa e durvel pode ser facilmente obtida 5. A uniformidade das propriedades fsicas e qumicas pode ser mantida 6. Os poros so difceis de serem fechados pelos colides 7. O custo moderado

O gesso utilizado nos moldes formado pela reao de hidratao entre o sulfato de clcio desidratado e a gua CaSO 4 .0,5H 2 O + 1,5 H 2 O CaSO 4 .2H 2 O Relao entre a Quantidade de gua e a Quantidade de Gesso requerida para hidratao 18,6/100, segundo a reao acima.

Industrialmente a faixa de relao gua/gesso de 60/100 at 80/100, e chamada de consistncia

Valores de Consistncia

Para moldes de Colagem - 70 a 80 Para matrizes - 50 a 60

Os moldes apresentam tamanho de poros mximo de 5 micrometros e porosidade aparente de 40 a 50% (aps secagem)

Distribuio de tamanhos de poros em moldes industriais usando consistncia de 80, 65 e 40

Desvantagens dos Moldes de Gesso Baixa resistncia compresso quando parcialmente saturado com gua Eroso com o uso devido baixa resistncia abraso Solubilidade significativa na gua Baixa resistncia ao Choque trmico Propriedades de Moldes de Gesso
Coeficiente de Expanso Trmica Resistncia Compresso - Seco Resistncia Compresso - mido Resistncia Tenso - seco Solubilidade na gua a 25 C 15,5X10-6C-1 14 (MPa) 7 (MPa) 0,3 (MPa) 2,6 (g/l)

Variao da absoro de gua e resistncia compresso com a consistncia

Resistncia a Compresso do Gesso

Barbotina
Suspenso estvel de partculas slidas em um lquido (gua) mais um eletrlito(defloculante)

Utilizao de Barbotina

Processo de Colagem Processo de Atomizao Processo de Filtro Prensagem

Principais Caractersticas das Barbotinas Viscosidade Densidade (Relao Slido / Lquido)

Viscosidade a resistncia que um liquido oferece ao escoamento

Em slidos a taxa de cisalhamento () proporcional ao inverso do mdulo de cisalhamento () vezes a tenso de cisalhamento ()

= 1/

No caso de lquidos e suspenses, que no suportam cisalhamento, a relao entre a taxa de cisalhamento (d/dt) proporcional ao inverso da viscosidade (), vezes a tenso de cisalhamento d/dt

= 1/

= Viscosidade (Pa) Vlido para Lquidos Newtonianos

Sistemas reais apresentam comportamentos diferentes como os Lquidos de Binghan (caso de barbotinas e escoamento plstico) e comportamentos que dependem do valor da taxa de cisalhamento aplicada e ainda dos efeitos do tempo.

Efeitos da Taxa de Cisalhamento


Pseudo Plasticidade: ocorre uma diminuio da viscosidade quando a taxa de escoamento aumenta Dilatncia: corresponde a um aumento na viscosidade quando a taxa de escoamento aumenta

Efeitos do Tempo ou da Histria do Sistema

Reopexia: o aumento da taxa de cisalhamento leva a um aumento da viscosidade Tixotropia: aumento na taxa de cisalhamento leva a um decrscimo na viscosidade ou se a agitao cessa a alta viscosidade recuperada

As barbotinas cermicas podem ser classificadas em 3 classes: Newtoniana, Dilatante e Tixotrpica, dependendo da variao da viscosidade aparente em funo da taxa de escoamento

As barbotinas cermicas devem ter uma alta concentrao de slidos (45 a 60% em volume ou 50 a 75% em peso) o que diminui a Viscosidade

Efeito do Volume de Slidos e Tamanho de Partcula na Viscosidade

Os Parmetros Importantes nas Suspenses So: Natureza do Slido e Liquido Relao Slido/Liquido Forma e Tamanho das Partculas (<5m) No Sistema Triaxial a Argila Fornece as Propriedades Coloidais do Sistema

Forma das Partculas

Na Massa Cermica a Frao Coloidal em Aproximadamente de 10% mas Contribui com 80% da rea Superficial

Carga em Partculas Coloidais Nas Argilas as Cargas Eltricas So Devidas Principalmente a Existncia de Ligaes Quebradas e a Presena de Impurezas

Na superfcie das partculas os ons no tem os vizinhos mais prximos normais - as ligaes insaturadas ou ligaes quebradas correspondem a cargas que no so balanceadas. ons estranhos so adsorvidos para restaurar o equilbrio de cargas mas quando imersos em gua estes ons se difundem no lquido e a partcula torna-se carregada. Nas partculas de caulinita (hexagonais) os efeitos das arestas predominam.

Outro fator importante que alguns lquidos so polares, como a gua, e atuam como pequenos dipolos e formando uma camada adsorvida na superfcie da partcula, construindo uma liosfera. Quando imersa em um lquido polar uma camada de molculas de liquido permanecem ligadas na partcula quando ela migra, formando um potencial entre a superfcie da partcula e lquido livre, conhecido como Potencial Zeta

As propriedades reolgicas da barbotina so controladas pelo potencial zeta, determinando quando a barbotina esta floculada ou defloculada, utilizando ons monovalentes na soluo para

desaglomerar DEFLOCULAR a barbotina. A barbotina pode ter as propriedades reolgicas viscosidade - modificadas para ter uma alta concentrao de slidos e baixa viscosidade, atravs da troca de ons existentes na suspenso.

Defloculantes Solveis em gua - Monovalentes

Silicato de Sdio - Na SiO 3 Hidrxido de Sdio Hexametafofato de Sdio Amnia Poliacrilato de Amnia Poliacrilato de Sdio

Curvas de Defloculao

Mecanismo de Colagem Fundio

Quando uma barbotina contendo aproximadamente 25% de gua preenche um molde de gesso seco a gua imediatamente comea a migrar para os capilares do molde de gesso por foras capilares.

A barbotina junto parede do molde de gesso perde gua o suficiente para aumentar o ponto de escoamento tornando-se firme. Passado o tempo a espessura do material colado junto a parede do molde aumenta e o molde torna-se molhado

Distribuio de gua no Processo de Fundio

Propriedades de Barbotinas de Colagem

1. Viscosidade suficiente para poder ser vertida com facilidade 2. Baixa velocidade de sedimentao 3. Habilidade pra drenar facilmente e uniformemente (no molde de gesso) 4. Dar peas boas e resistentes em colagem de peas de grandes dimenses 5. Estabilidade das propriedades quando armazenadas 6. Separao rpida do molde 7. Velocidade de colagem adequada 8. Baixa retrao de secagem aps colagem 9. Alta resistncia mecnica mida e a seco aps colagem 10. Livre de ar preso 11. Tixotropia e dilatncia adequada

Conformao Plstica Extruso Prensagem Plstica Torneamento Nestes processos um material que exibe um comportamento plstico quando comprimido, consolidado e deformado em uma forma particular que se mantm aps a retirada da presso aplicada.

A extruso ou maromba um dos principais processos de conformao de massa plstica que consiste em forar um material plstico sob presso atravs de aberturas em um molde rgido

Plasticidade A Plasticidade encontrada principalmente nos sistemas argila gua devido a presena de argilo minerais, como a caulinita,que ocorre na natureza na forma de placas hexagonais. Estas partculas so envolvidas por um filme de gua que atua como um lubrificante, permitindo que as partculas deslizem uma sobre as outras. O limite plstico corresponde quantidade mnima de gua para formar um filme ao redor de cada partcula e o limite lquido corresponde a mxima espessura que o filme atinge antes da gua escoar livremente e formar uma pasta.

No

so

todas

as

matrias

primas

que

apresentam

plasticidade, como quartzo, alumina, que so materiais no plsticos

gua de Plasticidade

Mineral

% em Peso de gua

Caulinita Ilita Haloisita Atapulgita Montmorilonita

9,0 - 56,0 17,0 - 38,5 33 - 50 93,0 83 - 50

Massas plsticas contendo argila comportam-se como uma suspenso do ponto de vista reolgico. Entre tanto a massa plstica tem um ponto de escoamento muito maior e tem a propriedade de reteno da forma porque a fora da gravidade menor que o ponto de escoamento, sendo a influencia da quantidade de gua crtica. Uma barbotina de boas propriedades pode ser obtida com apenas 2% a mais de gua que uma massa plstica de mesma composio, que se comporta como um slido.

Curvas de Tenso Deformao para Massa Plstica

Estgios do Processo

Extruso por Pisto e Extruso por Rosca Sem Fim

Equipamentos

Composio de Produtos Produzidos por Extruso

Porcelana Eltrica Material Quartzo(<44 m) Feldspato(<44 m) Caulim Argila Plstica gua % em Volume 16 16 16 16 36

Refratrio Aluminoso Material Alumina(<20 m) Hidroxietil celulose gua % em Volume 50 6 44

Prensagem Plstica

Torneamento

Tratamentos Trmicos em Materiais Cermicos


Efeitos do Calor

Secagem Aquecimento (Reaes) Queima

Secagem envolve o transporte de energia para o produto; o lquido transportado atravs de poros para o menisco onde a evaporao ocorre e por transporte de vapor atravs dos poros interconectados e ser levada para a superfcie do produto e o vapor deve ser removido

Variveis importantes

Temperatura do Ar Umidade Relativa Fluxo de Ar

Estgios de Secagem Velocidade constante e Retrao Velocidade decrescente com pouca ou nenhuma retrao

Empenamentos

Trincas

Parmetros de Controle Temperatura Fluxo de Ar - Umidade Relativa

Distribuio de gua

Tipos de gua presente em Massa Cermicas

Sistema Argila-gua

Velocidade de Secagem

Entre A e B a velocidade de secagem constante, corresponde a sada de gua livre. A partir de B a massa muda de aspecto mido para seco, ou seja, at B h sobre a superfcie uma pelcula de gua contnua de gua que atua como gua livre A partir de B a gua comea a sair dos pelos poros, diminuindo a velocidade de secagem. Entre C e D a gua adsorvida fisicamente nas partculas comea a sair, como tambm a gua dos reticulados cristalinos (Alta temperatura)

Conseqncia da Secagem Retrao

Retrao de Argilas

Transformaes Trmicas

O estado de equilbrio de um sistema pode ser alterado pela adio de um outro componente qumico (ou mudana da proporo) e pela mudana de temperatura ou presso

Estas alteraes provocam mudana no estado de equilbrio atravs da ocorrncia de reaes que iro prosseguir at que um novo estado de equilbrio seja atingido. Estas alteraes podem se de duas formas

Reaes Fsicas no h mudanas na composio qumica mas a substncia pode sofrer transformaes de fase, fuso,

solidificao, precipitao, etc, e ocorrem devido aos efeitos da presso ou calor

Reaes Qumicas A principal diferena entre as reaes qumicas e fsicas que o produto de uma reao de composio diferente daquela do material original

MUDANAS FSICAS

Baixas Temperaturas

Reduo de volume Aumento da compactao e densidade Perda de Peso Remoo de substncias em soluo Mudanas na plasticidade Mudanas na viscosidade

Altas Temperaturas

Mudana na temperatura da massa cermica Mudana no estado do material Mudanas no volume do material (expanso/contrao) Mudanas na porosidade do corpo Mudanas na densidade Mudanas na resistncia do corpo Mudanas de peso Mudanas na cor Mudanas nas propriedades em geral

Reaes Termoqumicas

No incio - transformaes que ocorrem nas matrias primas individualmente

Aps - transformaes em massas cermicas quando temos muitos componentes que reagem entre si formando ou originando outros materiais (fases)

Em geral temos vrios componentes

Exemplo: Caulinita Perda de gua na superfcie Perda de gua de hidratao a 450 OH H 2 O forma metacaulinita Em Temperaturas de 980C ocorre a formao de espinlio e se decompe em mulita e slica Em Temperaturas de 1250C comea a formar vidro O Feldspato comea a forma vidro em temperaturas de 1100 Na presena de quartzo o feldspato reage formando vidro com alta viscosidade

REAES EM ALTAS TEMPERATURAS

As mudanas

qumicas que podem ocorrer quando os

materiais cermicos no queimados so aquecidos dependem dos seguintes fatores:

Composio mineralgica do material Distribuio de tamanho de partcula dos minerais reas de contato entre as partculas que reagem Taxa de aquecimento de cada estgio ou perodo Temperatura mxima atingida durante o aquecimento Durao da queima nos vrios estgios ou perodos A atmosfera ao redor do material durante o aquecimento

FATORES QUE INFLUENCIAM AS REAES QUMICAS

Composio qumica ou mineralgica Tamanho e distribuio de tamanho de partcula Temperatura Tempo Presso Presso de vapor Atmosfera Fenmenos de superfcie ngulo de contato ou tenso superficial Estrutura cristalina Viscosidade Solubilidade Ao seletiva Ao cataltica Condutividade trmica Condutividade eltrica Mudanas de estado Intimidade da associao Quantidade relativa das substncias

Outros Efeitos do Calor

Reaes de Decomposio De aditivos orgnicos De materiais inorgnicos

Reaes Polimorficas Transformaes de Fase

Reaes de Formao de Fase Formao de Fase vtrea Formao de Mulita a partir de Caulinita

Sinterizao

Definies

a ligao da superfcie das partculas adjacentes em uma massa de p ou compacto, pelo aquecimento.

Processo no qual o material conformado aquecido de maneira que as partculas se agreguem por processos de difuso ou formao de fase vtrea, ocorrendo densificao e aumento da resistncia mecnica.

Categorias

Vitrificao Sinterizao por Fase Lquida Sinterizao no Estado Slido

Vitrificao: a composio e a temperatura escolhida tal que o lquido(vidro) se forma para eliminar a fase gasosa (poros) entre os ps granulados.

Sinterizao

por

Fase

Lquida:

composio

temperatura de processamento tal que certa quantidade de lquido formada mas em quantidade insuficiente para remover a fase gasosa (ou porosidade); mudanas na forma do gro necessria para se atingir 100% da densidade

Sinterizao no Estado Slido: nenhuma fase lquida formada na temperatura de tratamento trmico, e toda densificao obtida pela mudana na forma do gro ou partcula por processos de difuso.

A fora motriz envolvida no processo de sinterizao a reduo de energia superficial e a diferena de presso em superfcies curvas

Mecanismos de Transporte de Massa Durante a Sinterizao no Estado Slido

Caminhos de Difuso 1 2 3 4 5 6 Difuso pela Superfcie Difuso pela Rede Cristalina Transporte por Vapor Difuso pelo Contorno de gro Difuso pela Rede Cristalina Difuso pela Rede Cristalina

Fonte de Material Superfcie Superfcie Superfcie Contorno de Gro Contorno de Gro Discordncias

Os caminhos 4 a 6 levam a retrao

Cermicas Triaxiais

Curvas de Sinterizao de Ferritas

Vidros

Definies Lquido resfriado de alta viscosidade Substncia inorgnica em uma condio contnua e anloga ao estado lquido daquela substncia, porem devido ao fato de ter sido resfriado de uma condio fundida atingiu um grau de viscosidade to alto que considerada rgida para todos os fins prticos. Slidos inorgnicos no cristalinos Silicatos lquidos um estado da matria cuja estrutura amorfa ou desordenada como a de um lquido, embora possua variaes contnuas de composio e ausncia de um ponto de fuso definido, mas amolece gradualmente com o aumento da temperatura Produto inorgnico da fuso que foi resfriado para uma condio rgida, sem cristalizar.

Difrao de Raios-X

Estrutura dos Vidros

Difrao e Curvas de Resfriamento

Composio dos Vidros Formadores Intermedirios Modificadores

Formadores

xidos formadores do reticulado da estrutura dos vidros

Regras de Zacharias em para um xido formar vidro Cada tomo de oxignio no deve estar ligado a mais de dois ctions O nmero de tomos de oxignio ao redor de qualquer ction deve ser pequeno O poliedro (Tetraedro da slica) de oxignio deve compartilhar os vrtices e no as arestas para formar um reticulado tridimensional Pelo menos trs vrtices de cada tetraedro devem ser compartilhados

Ctions formadores de vidros Si B - Ge P Al V As Sb Zr

Intermedirios

xidos nos quais os tomos podem entrar na estrutura do vidro como substitutos parciais de formadores de reticulado ou formam o reticulado do vidro com outras substncias formadoras de vidro no

Ctions Intermedirios Zn Pb Al Zr Cd

Modificadores

xidos de ctions alcalinos e alcalinos terrosos, de chumbo e zinco. Estes tomos ajustam se nos vazios dos reticulados e enfraquecem a ligao, de forma que o vidro tem uma temperatura de amolecimento mais baixa , menor resistncia qumica e maior coeficiente de expanso trmica.

Ctions Modificadores Na K Ca Mg - Zn Pb Ponto de fuso

Silicatos Formadores de vidros

SiO 2 Na 2 SiO 3 K 2 SiO 3 PbSiO 3 BaSi 2 O 5 -CaSiO 3

1715C 1089C 976C 770C 1426C 1540C

Temperaturas Tpicas de formao de Vidro

Vidro de Borosilicato Vidro Plano (NaO,Cao,SiO 2 ) Cristal (PbO)

582 - 610C 540 -585C 480-545C

Viscosidade: importante para trabalhabilidade e recozimento

Composio dos Vidros

Reaes em Vidros

Fornos

Processos de Conformao

Diagramas de Equilbrio

Propriedades Mecnicas

Cermicas

Estruturais:

materiais

cermicos

com

propriedades de suportar fratura e fadiga com aplicao de carga em altas e baixas temperaturas.

Quando uma carga aplicada a um material ocorre uma alterao de forma devido a pequenas mudanas na distncia interplanar. A carga definida em termos de tenso (MPa) e a mudana de dimenses em termos de deformao . A quantidade de deformao depende das ligaes qumicas, da tenso e da temperatura. At certos limites de tenso a

deformao reversvel, ou seja, o espaamento atmico retorna a seu estado original e a deformao desaparece temos ento uma deformao elstica e a tenso e deformao esto relacionadas por:

= E.
onde E o mdulo de elasticidade ou mdulo de Young

Para tenses de cisalhamento

= G.
onde a deformao por cisalhamento e a tenso de cisalhamento

Os

materiais

cermicos

temperatura

ambiente

temperaturas intermedirias comportam-se elasticamente, sem deformao plstica apresentando um comportamento frgil. O modulo de elasticidade dos materiais cermicos elevado devido ao tipo de ligaes qumicas existentes. Quanto mais forte a ligao interatomica maior a tenso necessria pra aumentar o

espaamento interatomico

Mdulo de Elasticidade (GPa) Diamante NaCl SiC Vidros MgO Alumnio Ferro Nylon Borracha 1035 44,2 440 69 207 69 197 2,8 0,0035 a 3,5

Nos materiais cermicos a porosidade que esta sempre presente nos materiais cermicos afeta o mdulo elstico, diminuindo o seu valor E = E o (1-1,9.P+0,9.P2) onde E o o modulo elstico do material no poroso P a frao de poros. Esta relao valida para porosidade menor que 50% e relao de Poisson 0,3

Resistncia Terica

Resistncia Terica a tenso requerida para quebrar as ligaes atmicas e separar uma estrutura e dada por

Th = (E. /a o )1/2
onde Th a resistncia terica, E o mdulo elstico, a o distncia interplanar e a energia de fratura. A Alumina com E = 380GPa teria uma resistncia terica da ordem de 38GPa a 76GPa. Este valor nunca atingido, devido presena de defeitos que resultam em uma concentrao de tenses e conseqente fratura em cargas abaixo da resistncia terica.

Valores de Resistncia (GPa)

Material

R Th Estimada

Resistncia em Fibras

Resistncia em Policristais

Al 2 O 3 SiC

380 440

38 44

16 21

0,4 0,7

Os valores de resistncia de materiais cermicos variam dependendo dos defeitos que estejam presentes

O problema que a resistncia mecnica no uma propriedade intrnseca do material e depende do mtodo de preparao da cermica, de tratamentos superficiais, da velocidade do teste e do tamanho da amostra. Os valores obtidos so estatsticos e os valores publicados so valores mdios

Propriedades Importantes

Resistncia Flexo Resistncia Compresso Resistncia Tenso Mdulo de Ruptura Resistncia Fadiga Resistncia Abraso

Principais Materiais com Aplicao Estrutural SiC - Si 3 N 4 ZrO 2 Al 2 O 3 Refratrios

Efeito dos Defeitos Macroscpicos Trincas

A presena de defeitos como trincas, poros ou incluses nos materiais cermicos resulta em concentraes de tenses.

Concentrao de Tenses

A concentrao de tenso na extremidade de uma trinca elptica em um material dada por

m = a . 2.(c/)1/2
onde m a tenso mxima na extremidade da trinca, a a tenso aplicada, 2c o comprimento da trinca e o raio de curvatura da extremidade da trinca

Valores Tpicos para Nitreto de Silcio

= 20nm C = 170 m Fratura ocorre a 150Mpa Substituindo na equao o fator de concentrao de tenses de 1840

Tenso de Fratura
A Tenso de Fratura de um material cermico esta relacionada ao tamanho do defeito (trinca), atravs da relao proposta por Griffith

f = A.(E./c)1/2
onde f a tenso de fratura, E o mdulo elstico, a energia de fratura, c o tamanho da trinca e A uma constante que depende da geometria do espcime e da trinca.

Tenacidade Fratura
A concentrao na extremidade da trinca dada em termos de fatores de intensificao denominado K Ic , que o fator de intensidade de tenses critico, a partir do qual uma trinca ir se propagar e levar a fratura. Tambm chamado de Tenacidade Fatura, considerado uma propriedade intrnseca dos materiais Para uma tenso aplicada e comprimento de trinca 2c a tenacidade fratura calculada por

K Ic = a. . Y. c onde Y um valor adimensional determinado pela configurao da trinca e geometria do carregamento

Mecanismo de Tenacificao por Transformao de Fase

Aumento da tenacificao dos materiais cermicos por transformao de fase induzida por tenso transformao martensitica induzida por tenso em zircnia

Transformao Tetrgonal para Monoclnica Aumento de 4% em volume expanso

A fase tetragonal estvel a altas temperaturas retida como uma fase metaestvel temperatura ambiente, podendo a transformao de fase ocorrer temperatura ambiente com aplicao de tenso e atuar na extremidade da trinca.

Com a aplicao de carga a trinca tende a avanar na regio de transformao, que oferece uma resistncia propagao da trinca, resultando um aumento na tenacidade

O aumento da energia de fratura pela reteno da trinca depende da quantidade de partculas transformveis na estrutura, o tamanho de partculas transformveis e da largura da zona de transformao.

Zircnia TZP Alta tenacidade fratura (6 a 13 MPaM1/2) Alta Resistncia Mecnica (2500Mpa)

Efeito da Temperatura na Resistncia Mecnica

CERMICAS CONDUTORAS

Materiais Tpicos RuO 2 , PbO 2 TiO, Ti 2 O 3 , VO,V 2 O 5 Tl 2 O 3 Propriedades Importantes Resistividade Eltrica Coeficientes de Temperatura

CERMICAS SEMICONDUTORAS

Materiais Tpicos SiC ZnO TiO 2 ,ZrO 2 Ni x O,Fe x O,Mn x O,Fe 3 O 4 Propriedades Importantes Resistividade Eltrica Coeficientes de Temperatura

CERMICAS NO CONDUTORAS

Constante Dieltrica Baixa


Materiais Tpicos Vidros e Vidrados Al 2 O 3 , MgO, BeO Esteatita, Forsterita Mulita, Zirconia

Propriedades Importantes Condutividade Inica Constante Dieltrica Fator de Perda Resistividade Eltrica Coeficientes de Temperatura

CERMICAS NO CONDUTORAS

Constante Dieltrica Alta


Materiais Tpicos BaTiO 3 , KNbO 3 ,PbTiO 3 -PbZrO 3 PbNb 2 O 6 , PbTa 2 O 6 PbBi 2 Nb 2 O 5 Propriedades Importantes Constante Dieltrica Polarizao Espontnea Estrutura de Domnios Temperatura de Transio Polarizao Remanescente Campo Coercitivo Mdulo Piezoeltrico Coeficiente de Acoplamento Mecnico

CERMICAS MAGNTICAS

Materiais Tpicos Fe 3 O 4 , MnFe 2 O 4 , NiFe 2 O 4 , ZnFe 2 O4, MnFe 2 O 4 BaO.6Fe 2 O 3 , PbO.6Fe 2 O 3 3Y 2 O 3 .5Fe 2 O 3 , 3Gd 2 O 3 .6Fe 2 O 3 Propriedades Importantes Permeabilidade Constante Dieltrica Condutividade Eltrica Magnetizao Espontnea Magnetizao Remanente Campo Coercitivo Forma da Curva de Histerese Temperatura de Transio Energia Anisotrpica

CERMICAS SUPERCONDUTORAS

Materiais Tpicos YBa 2 CuO 7 Bi 2 Sr 2 Ca 2 Cu 3 O 10 Propriedades Importantes Resistividade = 0 Corrente Eltrica Crtica Temperatura Crtica Campo Magntico Crtico

CERMICAS CONDUTORAS

Materiais Tpicos RuO 2 , PbO 2 TiO, Ti 2 O 3 , VO,V 2 O 5 Tl 2 O 3 Propriedades Importantes Resistividade Eltrica Coeficientes de Temperatura

CERMICAS SEMICONDUTORAS

Materiais Tpicos SiC ZnO TiO 2 ,ZrO 2 Ni x O,Fe x O,Mn x O,Fe 3 O 4 Propriedades Importantes Resistividade Eltrica Coeficientes de Temperatura

CERMICAS NO CONDUTORAS

Constante Dieltrica Baixa


Materiais Tpicos Vidros e Vidrados Al 2 O 3 , MgO, BeO Esteatita, Forsterita Mulita, Zirconia

Propriedades Importantes Condutividade Inica Constante Dieltrica Fator de Perda Resistividade Eltrica Coeficientes de Temperatura

CERMICAS NO CONDUTORAS

Constante Dieltrica Alta


Materiais Tpicos BaTiO 3 , KNbO 3 ,PbTiO 3 -PbZrO 3 PbNb 2 O 6 , PbTa 2 O 6 PbBi 2 Nb 2 O 5 Propriedades Importantes Constante Dieltrica Polarizao Espontnea Estrutura de Domnios Temperatura de Transio Polarizao Remanescente Campo Coercitivo Mdulo Piezoeltrico Coeficiente de Acoplamento Mecnico

CERMICAS SUPERCONDUTORAS

Materiais Tpicos YBa 2 CuO 7 Bi 2 Sr 2 Ca 2 Cu 3 O 10 Propriedades Importantes Resistividade = 0 Corrente Eltrica Crtica Temperatura Crtica Campo Magntico Crtico

CERMICAS MAGNTICAS

Materiais Tpicos Fe 3 O 4 , MnFe 2 O 4 , NiFe 2 O 4 , ZnFe 2 O4, MnFe 2 O 4 BaO.6Fe 2 O 3 , PbO.6Fe 2 O 3 3Y 2 O 3 .5Fe 2 O 3 , 3Gd 2 O 3 .6Fe 2 O 3 Propriedades Importantes Permeabilidade Constante Dieltrica Condutividade Eltrica Magnetizao Espontnea Magnetizao Remanente Campo Coercitivo Forma da Curva de Histerese Temperatura de Transio Energia Anisotrpica

Vous aimerez peut-être aussi