Vous êtes sur la page 1sur 8

LEI N 4302/2006

INSTITUI O SISTEMA PARA A GESTO SUSTENTVEL DE RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL E RESDUOS VOLUMOSOS NO MUNICPIO DE JARAGU DO SUL E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE JARAGU DO SUL, no uso das atribuies que lhe so conferidas, FAZ SABER a todos os habitantes deste Municpio que a Cmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: Art. 1 Para fins do disposto na presente Lei, ficam estabelecidas as seguintes definies: I - Resduos da Construo Civil: so os provenientes de construes, reformas, reparos e demolies de obras da construo civil, e os resultantes de obras de terraplenagem, preparao e escavao de terrenos, tais como: blocos cermicos, tijolos, concreto em geral, solos, rochas, cascalhos, metais, colas e resinas, tintas, madeiras, materiais aglomerados e compensados, forros, argamassas, gesso, telhas, pavimento asfltico, vidros, plsticos, tubulaes, fiao eltrica, entre outros, todos estes comumente denominados entulhos. Devem ser classificados, conforme legislao federal especfica, nas classes A, B, C e D, da seguinte forma: a) Classe A - so os resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como: 1) de construes, demolies, reformas e reparos de pavimentao e de outras obras de infra-estrutura, includos solos resultantes de processos de terraplenagem; 2) de construes, demolies, reparos e reformas de edificaes: restos de argamassamento, resduos de concreto e componentes cermicos, tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, placas de aglomerados; 3) de processo de fabricao e/ou demolio de peas pr-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios, etc.) produzidas nos canteiros de obras. b) Classe B - so os resduos reciclveis para outras destinaes, tais como: plsticos, papel/papelo, metais, vidros, madeiras, e outros; c) Classe C - so resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias ou aplicaes economicamente viveis que permitam a sua reciclagem e/ou recuperao, tais como os produtos derivados do gesso; d) Classe D - so os resduos perigosos originrios do processo de construo, tais como: tintas, leos, solventes e outros, bem como aqueles contaminados oriundos de demolies, reformas e reparos de clnicas radiolgicas, instalaes industriais, postos de abastecimento de combustveis e outros. II - Resduos Volumosos: so os resduos constitudos de material volumoso no recolhido pela coleta pblica municipal rotineira, tais como: mveis e equipamentos domsticos, resduos vegetais (restos de podas, destoca, capinao) provenientes da manuteno de reas privadas e reas de uso pblico especial;

III - Geradores de Resduos da Construo Civil: so pessoas fsicas ou jurdicas, pblicas ou privadas, responsveis por atividades ou empreendimentos que gerem os resduos definidos nesta Lei; IV - Transportadores de Resduos da Construo Civil e Resduos Volumosos: pessoas fsicas ou jurdicas, encarregadas da coleta e do transporte dos resduos entre as fontes geradoras e as reas de destinao; V - Sistema de Gesto Sustentvel de Resduos: o gerenciamento que visa reduzir, reutilizar ou reciclar resduos, incluindo planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implementar as aes necessrias ao cumprimento das etapas previstas em programas e planos; VI - Reduzir: diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiando menos e consumindo s o necessrio; VII - Reutilizar: o processo de reaplicao de um resduo, sem transformao do mesmo; VIII - Reciclar: o processo de reaproveitamento de um resduo, aps ter sido submetido transformao; IX - Beneficiar: o ato de submeter um resduo operaes e/ou processos que tenham por objetivo dot-los de condies que permitam que sejam utilizados como matria-prima ou produto; X - Aterros de Resduos da Construo Civil e Resduos Volumosos: so reas onde sero empregadas tcnicas de disposio de resduos da construo civil de Classes "A" e "C", bem como os resduos volumosos no solo, visando a reservao de materiais segregados de forma a possibilitar seu uso futuro e/ou futura utilizao da rea, utilizando princpios de engenharia para confin-los ao menor volume possvel, sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente; XI - reas de Destinao de Resduos: so reas destinadas disposio final de resduos; XII - Central de Resduos: so locais destinados ao recebimento de resduos da construo civil e resduos volumosos, cujas reas, sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente, devero ser usadas para triagem dos resduos, beneficiamento e posterior remoo para adequada disposio; XIII - Locais de Entrega Voluntria - LEV: so reas cercadas destinadas correta disposio de pequenos volumes, limitados a 1,00m (um metro cbico), de resduos da construo civil gerados e entregues pelos muncipes.

CAPTULO I

DO OBJETIVO

Art. 2 O objetivo desta Lei : I - atender RESOLUO N 307, do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA, de 05/07/2002, que estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil e especifica que tais resduos no podero ser dispostos em aterros de resduos domiciliares, em reas de "bota fora", em encostas, corpos d`gua, lotes vagos e em reas protegidas por Lei; II - estabelecer destinao adequada aos resduos volumosos; III - desenvolver, fomentar e implantar programas de incentivo reduo, reutilizao, reaproveitamento, reciclagem de carter social, ambiental, educacional e outras medidas correlatas.

CAPTULO II DAS RESPONSABILIDADES

Art. 3 Os geradores de resduos da construo civil so os responsveis pelos resduos das atividades de construo, reforma, reparos e demolies, bem como aqueles resultantes da remoo de vegetao e escavao de solos. Art. 4 Os geradores de resduos volumosos so responsveis pelos resduos desta natureza. Art. 5 Os transportadores e os receptores de resduos da construo civil e resduos volumosos so co-responsveis pelos resduos desta natureza.

CAPTULO III DO SISTEMA DE GESTO

Art. 6 Fica institudo o Sistema para a Gesto Sustentvel de Resduos da Construo Civil e Resduos Volumosos, voltando-se facilitao da correta disposio, ao disciplinamento dos fluxos e dos agentes envolvidos e destinao adequada dos resduos da construo civil e volumosos gerados em Jaragu do Sul - SC. 1 O Sistema ser constitudo por um conjunto integrado de reas fsicas e aes descritas a seguir: I - criao de Locais de Entrega Voluntria - LEV;

II - liberao de reas privadas destinadas instalao de aterros e/ou Central de Resduos da Construo Civil; III - criao de programas especficos para recolhimento de resduos volumosos, pelo Poder Pblico Municipal, em parceria com a comunidade; IV - implantao de aes para informao e educao ambiental dos geradores, transportadores, receptores e das instituies sociais multiplicadoras, definidas em programas especficos; V - elaborao e implantao dos sistemas de controle e fiscalizao do conjunto de agentes envolvidos, definidos em programas especficos; VI - gesto integrada a ser desenvolvida por Ncleo Gestor de Resduos que garanta a unicidade das aes. 2 Os resduos reutilizados, reciclados ou beneficiados podero ser destinados s pessoas carentes devidamente cadastradas nos rgos municipais ou entidades filantrpicas, atravs de parcerias realizadas entre o Ncleo Gestor de Resduos e o Poder Pblico Municipal. 3 As Centrais e Aterros de Resduos da Construo Civil devero ser construdos de acordo com a legislao vigente nos mbitos federal, estadual e municipal, e licenciados no rgo ambiental competente. Art. 7 Em caso de necessidade ou danos sade pblica o Poder Pblico Municipal determinar o recolhimento e a destinao de resduos da construo civil e volumosos. Art. 8 Quando for verificado o interesse histrico e cultural de objetos, tais como: mveis, ferramentas ou mquinas antigas, o rgo de Cultura Municipal poder ser comunicado para recolher e cadastrar como sendo de valor histrico encaminhando destinao adequada.

CAPTULO IV DA DISCIPLINA DOS GERADORES

Art. 9 Os geradores de resduos da construo civil e resduos volumosos devero ser fiscalizados e responsabilizados, inclusive solidariamente, com os transportadores e receptores, pelo uso correto das reas e equipamentos disponibilizados para captao disciplinada dos resduos gerados desde a sua produo, at sua correta remoo, transporte e destinao, regulados na forma desta Lei. 1 Fica vedado o acondicionamento conjunto de resduos de classes diferentes.

2 Fica vedada a utilizao de chapas, placas e outros dispositivos suplementares que promovam a elevao da capacidade volumtrica de caambas metlicas estacionrias, devendo estas serem utilizadas apenas at o seu nvel superior original. 3 Os geradores podero transportar seus prprios resduos e, quando contratarem servios de transportes de terceiros, ficam obrigados a utilizar exclusivamente os servios de remoo de transportadores licenciados pelo Poder Pblico Municipal. 4 Os geradores devero indicar, no formulrio de solicitao de Alvar de Demolio, as empresas que iro efetivar o recolhimento, transporte e destinao final dos resduos. 5 Os geradores de grandes volumes de resduos da construo civil devero desenvolver Projetos de Gerenciamento de Resduos em Obra, em conformidade com as diretrizes do Sistema para a Gesto Sustentvel de Resduos da Construo Civil e Resduos Volumosos e com a legislao federal, estadual e municipal especfica.

CAPTULO V DA DISCIPLINA DOS TRANSPORTADORES

Art. 10 Os transportadores de resduos da construo civil e de resduos volumosos, reconhecidos como ao privada de coleta regulamentada, submissa s diretrizes e ao gestora do Poder Pblico Municipal, devero ser cadastrados pelo rgo municipal competente, conforme legislao municipal especfica. Pargrafo nico. Os transportadores ficam obrigados a utilizar dispositivos de cobertura total de carga em caambas metlicas estacionrias ou outros equipamentos de coleta, durante o transporte dos resduos. Art. 11 Qualquer empresa que venha atuar em Jaragu do Sul dever providenciar a inscrio da atividade no Cadastro Municipal de Contribuintes no rgo competente para obteno do Alvar de Licena. Art. 12 Qualquer empresa que venha transportar produtos perigosos dever possuir licena ambiental emitida por rgo competente. Art. 13 As empresas transportadoras de resduos da construo civil e resduos volumosos devero emitir comprovante de carga dos resduos transportados para o gerador.

CAPTULO VI DA DISCIPLINA DOS RECEPTORES

Art. 14 Os Aterros e as Centrais de Resduos da Construo Civil devero possuir licenas ambientais, emitidas por rgo competente. Art. 15 Os receptores devero emitir comprovante de recebimento e destinao dos resduos da construo civil para os transportadores.

CAPTULO VII DA COORDENAO E FISCALIZAO

Art. 16 Compete ao Poder Pblico Municipal a atribuio de regulamentar e implantar a coordenao do Ncleo Gestor de Resduos e a fiscalizao do correto cumprimento desta Lei. Art. 17 Caber aos rgos de fiscalizao do Municpio de Jaragu do Sul, no mbito de sua competncia, o cumprimento das normas estabelecidas nesta Lei e aplicao de sanes por eventual inobservncia. Art. 18 No cumprimento da fiscalizao, os rgos do Municpio devero: I - inspecionar e orientar os geradores, transportadores e receptores de resduos da construo civil e volumosos quanto s normas desta Lei; II - vistoriar os equipamentos, veculos cadastrados para o transporte, os recipientes acondicionadores de resduos e o material transportado; III - fiscalizar a presena de transportadores irregulares descompromissados com o Sistema estabelecido nesta Lei e a utilizao irregular das reas de destinao; IV - expedir notificaes, autos de infrao, reteno e apreenso. Art. 19 Por transgresso do disposto nesta Lei e das normas dela decorrentes, consideram-se infratores: I - o proprietrio, o ocupante, o locatrio e/ou o sndico do imvel, bem como todo e qualquer gerador de resduos da construo civil e resduos volumosos; II - o responsvel legal do proprietrio do imvel ou responsvel tcnico da obra; III - o motorista e/ou o proprietrio do veculo transportador; IV - o dirigente legal da empresa transportadora; V - os receptores dos resduos.

Pargrafo nico. So solidariamente responsveis entre si as pessoas designadas neste artigo pela infrao s obrigaes decorrentes da presente Lei, na forma dos artigos 275 e seguintes, do Cdigo Civil, independente de comprovao de culpa. Art. 20 Aos infratores das disposies estabelecidas nesta Lei e das normas dela decorrentes sero aplicadas as seguintes penalidades: I - advertncia; II - multa; III - suspenso do exerccio da atividade at a sua regularizao; IV - reteno ou apreenso de equipamentos; V - embargo das atividades. Pargrafo nico. A autoridade competente, ao lavrar a notificao ou o auto-de-infrao, aplicar as penalidades estabelecidas neste artigo, observando: I - a gravidade dos fatos, tendo em vista os motivos da infrao e suas conseqncias para a sade pblica e para o meio ambiente; e II - os antecedentes do infrator, quanto ao cumprimento desta Lei. Art. 21 A advertncia ser aplicada pela inobservncia das disposies legais sem prejuzo das demais sanes previstas nesta Lei. Art. 22 O valor das multas varia de 05 (cinco) a 100 (cem) Unidades Padro Municipal - UPM, em funo da gravidade da infrao cometida, ficando tais critrios a serem definidos pela fiscalizao competente. Art. 23 Na reincidncia da prtica de nova infrao cometida pelo mesmo agente no perodo de at 02 (dois) anos da penalidade anterior, a penalidade ser aplicada em dobro. Art. 24 As multas sero aplicadas cumulativamente quando o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infraes. Art. 25 A quitao da multa no exime o infrator do cumprimento de outras obrigaes legais. Art. 26 O trmite dos recursos interpostos, em primeira e segunda instncias, seguiro o disposto na legislao municipal vigente. Art. 27 No caso de apreenso, os objetos sero recolhidos ao ptio da Prefeitura Municipal, lavrando-se o termo prprio, com posterior devoluo aps o cumprimento das cominaes

legais. Art. 28 Fica estabelecido o prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias para aplicao das disposies desta Lei e implementao do Sistema. Art. 29 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Jaragu do Sul, 16 de junho de 2006. MOACIR ANTNIO BERTOLDI Prefeito Municipal

Vous aimerez peut-être aussi