Vous êtes sur la page 1sur 20

Mnemosine Vol.6, n1, p.

161-180 (2010) Artigos

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades

Pedro Teixeira Castilho Universidade Federal do Rio de Janeiro RESUMO: Pensar o corpo a partir de uma perspectiva histrica, demonstrando seus desdobramentos e as maneiras de abord-lo, apontar que no existe um corpo, mas prticas discursivas que tm o corpo como suporte. Deste modo, adotar uma perspectiva histrica do corpo tornlo desnaturalizado. Parte-se das seis concepes de corpo mais trabalhadas ao longo dos anos: corpo como cuidado de si, corpo motor, corpo ergeno, corpo tico, corpo topolgico e corpo sem rgos. As vrias abordagens sobre o corpo representam diferentes maneiras de trabalhar essa noo. Buscaremos apresentar as construes sobre este suporte juntamente com as rupturas e as mudanas de paradigmas que envolvem tais abordagens. Essas abordagens so seguidas de matrizes tericas diversas e conceitos essenciais. Assim, norteamo-nos pelas mudanas de discursos que acompanham cada concepo. Por fim, vamos demonstrar que essas interpretaes sobre o corpo fazem parte do processo das especificidades de cada teoria, visando a concluir que as fundamentaes tericas sobre o corpo, presentes na histria, so dependentes de praticas discursivas. Palavras-chave: histria do corpo; corpo como cuidado de si; corpo motor; corpo ergeno; corpo tico; corpo topolgico; corpo sem rgos. ABSTRACT: We will think the body from a historical perspective, showing its evolution and its ways of addressing the point that there is no body, but the discursive practices that have the body for support. Thus, a historical perspective of the body is to make it denatured. This is on of the six concepts of the body over worked over the years: the body as self-care, religious body, the body engine, the erogenous body, the optical body, the body topology, and the body without organs. The various approaches to the body represent different ways of working that notion. We will present the buildings on this support together with the breaks and changes of paradigms involving such approaches. These approaches are followed by different theoretical matrices and key concepts. So this will lead us to the changes in speeches that accompany each design. Finally, we show that these interpretations of the body are part of the specificities of each theory in order to conclude that the theoretical foundations on the body, these are dependent on the history of discursive practices. Key-words: history of the body; body as self-care body; engine body; erogenous body; optical body; topological body; body without organs.

Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

162 Pedro Castilho

Para examinar as questes sobre o corpo, buscaremos considerar as vrias concepes presentes nas fundamentaes desse dispositivo, discutindo as seis noes construdas ao longo dos anos: o corpo como cuidado de si, o corpo motor, o corpo ergeno, o corpo tico, o corpo topolgico e o corpo sem rgos. Sero, assim, apresentadas essas formulaes sobre o corpo, com seus respectivos desdobramentos, como tambm as rupturas e as mudanas de paradigmas que envolvem tais abordagens. Neste artigo iremos, portanto, percorrer conceitos essenciais compreenso da ideia de corpo que se formou ao longo da histria da psicologia. Para isso, importante lembrar as mudanas que circunscrevem cada um desses conceitos, trazendo diferentes leituras e matrizes tericas diversas. Partindo do corpo como cuidado de si, na Grcia Antiga, passando pelo corpo mecanicista, trabalhado pelos psicomotristas como corpo organismo, vamos nos aproximar da construo da imagem corporal e da concepo de autoerotismo e narcisismo como constituintes do corpo ertico. A ideia de corpo topolgico que, nesta interpretao, se desdobra em um corpo sem rgos, ser tambm tratada ao final do artigo. Inicio, ento, com a prtica do cuidado de si e o lugar do corpo nessa prtica, que tem suas origens na Antiguidade grega, como uma primeira referncia, que vem acompanhada de um corpo que se apoia na tica do cuidado de si.

O corpo como cuidado de si No curso que ministrou no dia 20 de janeiro de 1982, Michel Foucault j mostrava a transformao pela qual o cuidado de si passou, desde Alcebades, de Plato, at os dois primeiros sculos de nossa era, caracterizada por ele como uma verdadeira idade de ouro na histria do cuidado de si (FOUCAULT, 2001: 79). Nesse curso, o pesquisador demonstrava como a questo do cuidado, no pensamento grego, era uma prtica discursiva para a formao dos jovens. Essa prtica, segundo Foucault, influenciou as culturas que se seguiram, principalmente a cultura crist, que teria uma moral sexual. Na cultura grega, o que est em jogo o regime da aphrodisia, que pode ser compreendido como uma experincia histrica dos prazeres, que se diferencia radicalmente da experincia crist da carne e tambm da experincia moderna da sexualidade, e, no que Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 163 concerne noo de corpo, traz uma outra substncia tica da moral antiga. O regime grego da aphrodisia apontava para uma prtica que teria a justa medida como ideal corporal, fazendo jus ao pensamento Aristotlico.
O cuidado de si uma espcie de aguilho que v ser implantado na carne dos homens, cravando na sua existncia, e constitui um princpio de agitao, um princpio de movimento, um princpio de permanente inquietao no curso da existncia. (FOUCAULT, 2002: 11).

por isso que Foucault destaca a relao entre subjetividade e verdade presente na prtica do cuidado de si. O autor demonstra que existem dois preceitos: o primeiro, epimeleia heautou, seria o cuidado de si propriamente dito, implicando o cuidado de si mesmo, uma preocupao consigo mesmo. Podemos extrair da a noo de corporeidade, que abarcaria a noo de corpo de si mesmo e o cuidado desse corpo consigo. A epimeleia heautou, ou cura sui, ou seja, a arte de viver sob o cuidado de si, demonstrada por Sneca como a conformao da arte da existncia; a relao do corpo com a alma:
o homem que vela por seu corpo e por sua alma (hominus corpus animunque curantis) para construir por meio de ambos a trama de sua felicidade, encontra-se num estado perfeito e no auge de seus desejos, do momento em que sua alma est sem agitao e seu corpo sem sofrimento. (Sneca, apud FOUCAULT, 2002: 51).

Para Foucault, h um alteamento da medicina, marcado, primeiramente, pelo reagrupamento conceitual entre a medicina e a filosofia, no que a paixo evolui, como uma doena, at o vcio; em seguida, pela prtica de si, concebida como uma operao mdica, havendo trs definies para therapeuein:
Therapeuein quer dizer, evidentemente, fazer um ato mdico cuja funo curar, cuidar, mas, therapeuein, tambm, atividade do servidor que obedece s ordens e que serve a seu mestre; enfim, therapeuein render culto. Ora, therapeuein heauton h de querer dizer, ao mesmo tempo, cuidar-se, ser de si mesmo seu prprio servidor, e render um culto a si mesmo. (FOUCAULT, 2002: 95).

Para o imperador romano Marco Aurlio, esse culto consiste em guardar-se puro de paixo. nesse sentido que se deve extrair algum entendimento sobre o corpo para a tradio greco-romana. Se o corpo faz parte de uma tica do cuidado de si, influenciando a mente a partir de uma therapeuein, a noo de corporeidade traz uma tica ligada a uma teraputica do corpo com a mente. O corpo torna-se, tambm, objeto de preocupao, e ocupar-se da alma tambm ocupar-se de seu corpo. Tanto no ocupar-se como no Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

164 Pedro Castilho preocupar-se, o fim deve ser a alma. Esse princpio est por trs, por exemplo, da concepo da escola de filosofia como um dispensrio da alma, o que esclarece a declarao do filsofo estico Epiteto: No se deve, quando se sai da escola de filosofia, ter tido prazer, mas ter sofrido (FOUCAULT, 2002: 96). Foucault esclarece que, nesse perodo da filosofia, o corpo no tinha uma relao privilegiada com a medicina, sendo apenas um comeo ao qual se seguiria um enredamento psquico e corporal que, mais tarde, seria o centro do cuidado de si. No fundo, a tese de Foucault consiste em dizer: se existe mesmo um enunciado constitutivo da subjetivao antiga, o cuida-se de ti mesmo, tenha cuidado mesmo, mais do que o conhece-te a ti mesmo. Para Foucault, a referncia a Sneca, Marco Aurlio, Epteto e Epicuro se deve ao fato de a temtica do cuidado de si ser desintelectualizada medida que no pura Theria. De fato, ele se associa ao corpo, uma vez que uma idia de exerccio de meditao prtica, atividades sociais reguladas, podendo, s vezes, associar-se a prticas fsicas de prova. Nesse sentido, o corpo, nesta abordagem da Grcia Antiga, vem acompanhado de uma regulao dos prazeres. Quando utilizamos o corpo, segundo Foucault, nos servimos do corpo para realizar algo. Pois bem, existem as mos e aqueles que se servem das mos para manipular alguma coisa; quando olhamos alguma coisa, o que fazemos? Servimo-nos dos olhos, isto , h um elemento que se serve do corpo; mas que elemento esse que se serve do corpo? Evidentemente no o prprio corpo: o corpo no pode servir-se de si mesmo. Diremos que quem se serve do corpo o homem, o homem composto da alma e do corpo? Certamente no, pois, mesmo a ttulo de simples componente, mesmo supondo que ele esteja com a alma, o corpo no pode ser, nem na condio de coadjuvante, o que se serve do corpo, das partes do corpo, dos rgos do corpo e, por consequncia, dos instrumentos; e, finalmente, servir-se- da linguagem? Pois bem, , e s pode ser, a alma. Portanto, o sujeito de todas essas aes corporais, desses instrumentos, e da linguagem a alma: a alma que se serve do corpo. Chegamos, ento, alma.

O corpo motor As primeiras investigaes sobre o corpo se sustentam a partir da herana mecanicista. Essa hiptese sobre o corpo herdeira do pensamento cartesiano, que faz uma Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 165 separao radical entre o corpo e a mente. O funcionamento corporal vem acompanhando uma ordem orgnica, o que traz para a dimenso corporal um corpo organismo. Em 1907, Dupr define as debilidades motoras compostas por disfunes representadas pelo corpo, uma sntese de todas as atividades orgnicas ou funcionais, cuja sinergia resulta em uma dificuldade motora corporal. A construo do corpo articulada ao desenvolvimento de etapas que estruturam uma evoluo sensrio-motora. A abordagem naturalista e evolucionista apresenta um corpo que se desenvolve por etapas; buscavam-se, ento, as leses localizadas, trazendo uma leitura mecnica desse corpo. por isso que, para Foucault, houve, no pensamento clssico, uma descoberta do corpo como objeto e alvo de poder. Encontraramos facilmente sinais dessa grande ateno dedicada ao corpo ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece e responde, torna-se hbil ou cujas foras se multiplicam. Como exemplo desse corpo, teramos o grande livro do Homem-mquina, que foi escrito, simultaneamente, em dois registros: o antomo-metafsico cujas primeiras pginas haviam sido escritas por Descartes, e a que mdicos e filsofos teriam dado continuidade , e um segundo registro, que tcnico-poltico, constitudo por um conjunto de regulamentos militares, escolares, hospitalares e por processos empricos e refletidos para controlar e corrigir as operaes do corpo. Essa seria a noo de docilidade dos corpos proposta por Foucault em seu livro Vigiar e punir. A docilidade utilitria demonstra um corpo manipulvel. O corpo anatmico como objeto e alvo do poder foi formulado, assim, durante a poca clssica, reservando-se emergncia da clnica mdica individualizada. O seu controle minucioso atravs de operaes realiza a sujeio constante de suas foras que lhe impem uma relao de docilidade-utilidade. dcil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeioado. A nica cerimnia que realmente importa a do exerccio. o que podemos referir como processos disciplinares. O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompe; uma anatomia poltica que tambm uma mecnica do poder, no simplesmente para se fazer o que quiser, mas para se operar como quiser, pelo exerccio da tcnica. No entanto, ao mesmo tempo, Freud comeava a chamar a ateno para o corpo pulsional, com as zonas ergenas e as relaes objetais presentes no corpo ergeno.

Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

166 Pedro Castilho Levando em considerao o desdobramento produzido a partir do corpo motor para a noo de imagem corporal, no podemos deixar de render honras ao corpo ergeno freudiano.

O corpo ergeno Considerando-se o deslocamento produzido por Freud, a partir de uma nova discursividade sobre o corpo, no podemos deixar de lembrar o texto de 1914, Introduo ao narcisismo. A ideia que traz Freud sobre as zonas ergenas demonstra que elas se do na superfcie do corpo. De certa forma, Freud sugere que os lugares corporais do organismo se estabelecem nas regies da pele e da mucosa. A rigor, Freud, em Introduo ao narcisismo, vai falar de uma erogeneidade que se d no organismo, fora da superfcie; isto , a interioridade do organismo tambm seria erogeneizada. por isso que, para Freud, no caso da condio humana, supe-se uma erogenizao biolgica para a afirmao da vida. Para que haja a vida, deve haver um investimento ergeno. Nesse ponto que Freud prope o autoerotismo a partir da zona ergena. As zonas ergenas vo passar a ter uma libidinizao autoertica. Nesse sentido, no poderamos deixar de pensar em uma construo do corporal que no fosse intermediada por um Outro. O fator que produz uma unificao corporal seria, ento, a libido. Se, em um primeiro momento, na teoria psicanaltica, a libido era aproximada noo de fragmentao, abordagem longamente desenvolvida por Freud em seus Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade, depois de Alm do princpio do prazer (FREUD, 1920), a libido comea a ser ligao e, a partir do texto de 1921, a libido passa a ter um carter unificador. Para Freud, o Outro liga a fora da pulso, oferecendo um objeto que aplaca uma inquietude presente na zona ergena, produzindo uma experincia de satisfao autoertica, e isso ocorreria a partir da relao com o Outro. O organismo seria, ento, marcado por um conjunto de zonas ergenas que seriam evidenciadas por uma inquietude na qual se nota uma economia local de satisfao. Nessa economia local de satisfao, no h comunicao com as demais, sendo chamadas por Freud de pulses parciais. As consequncias de um investimento no prprio eu provocam mudanas na teoria da relao de investimento de objeto: a expresso ligao libidinal torna-se redundante, com as novas formulaes sobre a libido. A partir de agora, deve-se considerar que, para Freud, a libido Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 167 essencialmente uma fora de ligao capaz de organizar, de maneira progressiva, no apenas as pulses parciais, mas, tambm, os elementos constitutivos dos seres vivos. A partir desse ponto, percebemos uma crtica de Freud sexologia, refutando toda hiptese de se pensar o sexual centrado apenas na genitlia com fins reprodutivos. A sexualidade no pode ser articulada no campo do instinto, passando a ser uma questo pulsional. Para Freud, haveria uma relao entre o estmulo, de ordem sensorial, e a resposta, de ordem motora, que seria uma ao muscular. O organismo dispe de rgos para eliminar o excesso de estmulos e promover essa relao por meio de uma descarga. O que comea a se afirmar que existem certos registros que no so regulados por automatismos, como se existisse uma falha na homeostase; essa seria a crtica de Freud hiptese de se aproximar o corpo a algo motor e herdado geneticamente. A obteno da sensao de prazer seria ento a finalidade primordial do aparelho psquico, pela regulao insistente das intensidades pelo principio do prazer. Para isso, contudo, o organismo teria que ser forosamente transmutado num corpo ergeno, para que a vida se tornasse, enfim, possvel, pela construo do aparelho psquico. Jacques Lacan refora a construo freudiana de narcisismo corporal ao propor a noo de imagem corporal. por isso que vamos nos apoiar nas construes lacanianas sobre a noo de imaginrio. Iniciaremos com o texto de Lacan O estdio do espelho, de 1936. Nesse texto, Lacan demarca os registros do imaginrio e do simblico (LACAN, 1966/1998), e prope a questo corporal concentrando-a no campo imaginrio, que no pode ser pensado sem o campo simblico. O estdio do espelho foi transformado em um grafo que Lacan nomeou de esquema L. por isso que podemos inferir que, nesse texto, o infans reduzido ao circuito imaginrio a a, representado no esquema L (1966/1998), no trazendo a ideia de que haja um registro corporal, uma vez que ele se revela juntamente com a instncia simblica. Dessa maneira, teramos as imagens do corpo fragmentado transformando-se em uma totalidade ortopdica (LACAN, 1966/1998, p. 100), uma unidade totalizante. nesse sentido que se pode pensar o imaginrio como uma gestalt. O infans entraria em estado de jbilo pela apreenso da totalizao de sua imagem expresso lacaniana para o narcisismo primrio de Freud.

Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

168 Pedro Castilho Para Lacan, trata-se de uma armadura que refora a impresso de uma rigidez alienada no outro a a , um estdio especular da criana com aquele que a olha. A imagem que, nesse espelho, se reflete a imagem que se condensa. A integrao do corpo fragmentado tem como resultado o desenvolvimento da coordenao motora. Para Lacan, a funo da alienao est ligada construo da imagem do corpo prprio. Nesse momento, teramos o registro do imaginrio como primeiro plano de identificao, estando a o ponto de diferenciao do ser humano em relao aos outros animais. O fato de o beb no nascer com a coordenao motora, com uma unidade corporal, mostraria, para Lacan, a impossibilidade de ele possuir um moi fundado pelas funes biolgicas. O psicanalista francs prope, por conseguinte, que a primeira experincia de satisfao correspondente perda do biolgico. O imaginrio est do lado da sensao. Ele inclui todos os fenmenos de ordem sensorial de um conhecimento que , a priori, ilusrio. Esse registro originrio do conceito de imago, de Freud. Lacan retirou de Henri Wallon a evidncia de que, antes de a coordenao motora ser neurologicamente possvel, a criana j se reconhece no espelho; mas essa construo de Lacan tambm uma crtica a Wallon. Ou seja, h uma prorganizao psquica se comparada questo neurolgica. Neste ponto, a organizao psquica se estabelece com a organizao corporal antecedendo a organizao neurolgica. Para o psicanalista, a gestalt da imagem da criana no espelho seria um engodo, diferentemente do que para Wallon, que prope um processo tnico-postural. O fato de se reconhecer no espelho implica a noo de um moi entendido como unificado. Esse registro o estado intermedirio entre o estado larval e o organismo j constitudo. A construo da imagem demonstra uma antecipao das funes psicolgicas em relao s funes biolgicas. A humanizao da imagem do mundo, onde o homem constri sua casa ou conscincia de si, a relao do sujeito para com a formao imaginria do eu ideal. a que existe uma inadequao estrutural entre o sujeito e a totalizao especular da imagem vinda do outro; essa inadequao advm do fato de que o ideal que constitui o sujeito no se esgota na representao imaginria em que ele se precipita. O eu , assim, entendido como a sensao de um corpo unificado, e, na teoria do estdio do espelho, encontra-se produzido desde a imagem do outro:
O ponto importante que essa forma situa a instncia do eu, desde antes de sua determinao social, numa linha de fico, para sempre irredutvel para o indivduo

Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 169


isolado ou melhor, que s se unir assintoticamente o devir do sujeito, qualquer que seja o sucesso das snteses dialticas pelas quais ele tenha que resolver, na condio de [eu], sua discordncia de sua prpria realidade. (LACAN, 1966/1998:. 98).

Essa alienao no outro aparece de maneira invertida: aquele que bate declara ter sido batido. Se a imagem especular aparece, em primeira instncia, sem a matriz simblica privilegiada da identificao do sujeito com o ideal do eu, porque ela encontra sua contrapartida na impotncia motora vivida pelo infans, durante os primeiros meses de sua vida, de maneira invertida. Existe uma identidade no separvel entre os dois (o infans e a me) ainda no se sabe quem quem. No entanto, para que haja a fixao da imagem e a ruptura do imaginrio, necessria a entrada de um ponto exterior e de outra ordem, ou seja, o eixo simblico, ou o reconhecimento do Outro, que permite fixar a relao imaginria entre o corpo e sua imagem. A miragem do narcisismo se quebra com a entrada no simblico. A posio do vetor S A o que faz suporte ao eixo imaginrio, uma linguagem que capta o desejo no ponto em que ele se humaniza (LACAN, 1966/1988: 295). Nesse segundo registro est a libido, considerada por Lacan no eixo imaginrio de maneira narcsica. Para Lacan, a libido se mistura ao narcisismo. No esquema de Lacan, encontramos, entre a e a', a libido o que chamamos de gozo , de tal maneira que o eixo imaginrio tambm o eixo pulsional em Lacan. No Seminrio Livro: 1 Os escritos tcnicos de Freud, Lacan (1953-54/1979) posiciona a libido do lado do imaginrio, e o desejo de reconhecimento do lado do simblico. Dessa forma, se, em um primeiro instante, a imagem prevalece num ponto em que o registro da palavra est ausente, num segundo instante teramos a presena do simblico. As consequncias do simblico marcam os caminhos da sexualidade, cuja realizao necessita da lei fundamental do simblico, implicando-a no desejo do Outro. Assim, podemos pensar o Outro como garantia dos dizeres. da construo freudiana de narcisismo que podemos desenvolver a relao possvel entre o corpo e a sexualidade. Entendemos que, diferentemente do corpo motor, cuja construo se estabelece a partir da disciplina, o corpo ergeno mostra-se indissocivel da organizao sexual e do processo de identificao e engendramento do Outro. Dessa maneira, o discurso freudiano apresenta uma ruptura quanto s questes que envolvem a concepo de corpo na modernidade. O corpo, desde Freud, comea a ter outro estatuto, sendo inseparvel da sexualidade. Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

170 Pedro Castilho Levando ainda em considerao a abordagem sobre o corpo a partir da sexualidade, e sem abrir mo do processo de erotizao, examinemos outra concepo, a que define o corpo tico.

O corpo tico Recordemos que, no estdio do espelho, temos objetos modelados pela imagem. At esse ponto, pensava-se que era o prottipo do mundo dos objetos na imagem. Assim, buscaremos, mais adiante, destacar que surgem objetos que no so como os demais, havendo uma decomposio do que seria o especular. Pode-se perceber, a, uma crtica do imaginrio, e Lacan faz, ento, uma passagem do estdio do espelho ao esquema tico: no primeiro, temos a iluso de que a pulso est ligada imagem, enquanto, no esquema tico, h um furo na imagem (LACAN, 1964/2004). Ou seja, teramos um corpo que no se pode reconhecer totalmente refletido na imagem. Lembremos a organizao do esquema tico: nele, h uma mquina com dois espelhos, um convexo, do lado esquerdo, e um plano, no meio. Aquilo que acontece do lado esquerdo no necessariamente se reproduz no lado direito. Essa a primeira distino no modo de se pensar o campo do imaginrio que, at ento, calcava-se apenas no operador espelho. O estdio do espelho como formador da funo do eu obedece a um princpio de simetria, e, quando Lacan expe esse processo para introduzir a funo simblica, esse princpio de simetria basta a si mesmo para simbolizar a relao a a. O primeiro elemento diferencial que introduz o esquema tico opera uma ciso entre a e i de a. Por outro lado, aqui, nessa complexificao, tem-se um modo de pensar o campo escpico, o campo do imaginrio. nessa assimetria (o que se apresenta de um lado do espelho no necessariamente se vai encontrar no lado oposto) que vamos ver que h um lugar no campo imaginrio para se perceber o objeto da angstia. A ideia do estdio do espelho ultrapassada a de que tudo aquilo que est do lado do real estaria tambm presente nesse outro lado, em uma relao narcsica. Esse movimento traz uma imagem perturbada, surgindo uma mudana do estdio do espelho para o esquema tico. No esquema tico, h um espelho que separa, mas no reflete um ponto da imagem. Isso quer dizer que existe um ponto que no est no campo do Outro refletido.

Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 171 Podemos, desse modo, recorrer a esse esquema tico para explicar a dimenso de um corpo estranho, se assim podemos dizer. Como sabemos, Freud explica que o Unheinlichkeit pertence ao domnio do angustiante. Assim, teramos a emergncia desse objeto estranho no imaginrio, que leva s portas do sinistro. O artigo freudiano O estranho construdo na dimenso escpica. Nele, o imaginrio no representa aquilo que reflete. A inspirao de Freud o conto O homem de areia, de Ernst Hoffmann (FREUD, 1919/2003), cuja tradio est no Romantismo alemo, tendo como marca o horror e a fantasia que fazem surgir o grotesco. A importncia que tem a dimenso escpica para a intruso do objeto estranho diz respeito aos futuros desdobramentos que esse objeto poder ter tambm no campo simblico e no real. Para Lacan (1962/2004), o unheimlich propriamente o heimlich; a raiz dessa palavra demonstra tudo que intimo, conhecido e familiar, mas, pelo fato de ser to ntimo, chega tambm ao secreto, estranho e assustador; ou ao angustiante. Est a a ideia de que o estranho no se faz sem o enquadramento anterior do familiar. o heimlich que d origem ao unheimlich; o familiar que produz, de certa maneira, o estranho; o familiar que d o enquadramento da angstia enquanto aparecimento de algo no lugar do familiar. Dessa maneira, podemos considerar que no h mais uma adequao entre as palavras e as coisas. Atravs do esquema tico, Lacan demonstra o que escapa unidade imaginria do corpo. H a dimenso de um gozo que permite ultrapassar a dimenso da miragem. por isso que podemos afirmar que o objeto a de Lacan um corte, ou uma subtrao a algo que no est para sempre; um lugar do sujeito que se destaca aparecendo sua referncia objetal. Do mesmo modo, Lacan deixa subitamente de lado a forma especular unitria do corpo para trabalhar com as particularidades do corpo; ele recupera os rgos do corpo e abre mo do corpo esplndido e unitrio do espelho. Se o corpo imaginrio um corpo unitrio aproveitando uma expresso desenvolvida precisamente no Seminrio Livro 10: A angstia, deixemos de lado o corpo mortificado pela imagem e aproximemo-nos das listas dos objetos do corpo: o olhar, a voz, o pnis, as fezes, o seio. Nesse ponto da teoria sobre o corpo e a sexualidade, tem-se, com Lacan, um estatuto de organizao da imagem a partir da noo de narcisismo; podemos perceber, como se viu, que existe, na imagem, um ponto que no refletido. Assim, o corpo pode sair de sua unidade e comeam a existir os objetos

Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

172 Pedro Castilho que provocam o corpo. Esses objetos no so mais simbolizveis pela imagem. Poderamos dizer que so restos que caem, como o olhar, a voz, o pnis, as fezes e o seio. Surge, ento, outra abordagem sobre o corpo, que pode ser interpretada como o real do corpo. Assim, nestes dois ltimos tpicos, pretendemos discutir outras duas perspectivas sobre o corpo: o corpo topolgico e o corpo sem rgos.

O corpo topolgico A relevncia de se trabalhar esta concepo de corpo uma passagem na obra do escritor irlands James Joyce em seu livro O retrato do artista enquanto jovem. Para Jacques Lacan, existe uma relao que o escritor faz de seu corpo que no pode ser capturada apenas com o conceito de narcisismo. O uso que Joyce faz do pai de um enodamento do imaginrio com o real. Lacan aponta para o efeito de suplncia do pai, em Joyce, para constituir um ego. Essa passagem interessa a Lacan por ser o instante em que o escritor abandona seu corpo. Lacan verifica que a relao de Joyce com seu corpo no passa pela imagem. Desse modo, o sin-thome de Joyce ser o que introduz uma articulao entre imaginrio e real, fazendo surgir o corpo e o ego de Joyce. A descrio que Joyce faz de uma surra que levou de uns amigos, presente no romance Um retrato do artista quando jovem, retomada na ltima aula do Seminrio 23, e articulada por Lacan como determinando a relao de Joyce com seu corpo. Esse episdio da vida de Joyce foi por ele descrito como tendo o efeito de faz-lo sentir que seu corpo caa como uma casca, como uma roupa. Lacan deu uma importncia fundamental a esse acontecimento, e sugeriu que ele produzira, em Joyce, uma relao alterada com o prprio corpo, fazendo com que ele o sentisse como corpo alheio. Se Lacan define o eu como a idia de si mesmo como corpo, precisamente o eu de Joyce caracterizava-se por uma alterao desse funcionamento. Lacan formalizou, utilizando-se do n borromeano, o anel do imaginrio escapando, fugindo, isto , no sendo articulado aos outros anis (real e simblico). Por isso, haveria, no caso de Joyce, a necessidade de produzir uma nominao imaginria do eu. Essa nominao imaginria do eu de Joyce seria aquilo que faz suplncia ausncia de um moi, o qual depende do Nome-do-Pai e da funo flica, e que suprido mediante esse ego (no moi) particular, que escapa como tal dimenso imaginria. O que se convencionou chamar de Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 173 Ego de Joyce faz do escritor um desabonado do inconsciente, permitindo a ele realizar algo novo ao nvel da lngua, em sua articulao com a linguagem, produzindo uma escritura que, carecendo de significao, liberou-se do imaginrio. A base para a tese lacaniana o episdio da surra. Em um determinado momento do romance, algumas noites depois de Stephen Dedalus ter sido recriminado publicamente pelo professor, em sala de aula, o jovem catlico irlands passeava por uma estrada, quando lhe pedem que pare. Quando Stephen olha para trs, percebe que eram trs colegas de sala que estavam chamando por ele. Esses colegas caminhavam, comentando sobre livros, escritores e sobre a quantidade de livros que tinham lido nas casas de seus pais. Stephen prestava bastante ateno conversa e percebia que, entre os colegas, estava o mais ignorante da turma, e o mais bagunceiro da classe. Depois de conversarem entre eles, um dos colegas perguntou a Stephen qual seria o melhor escritor que ele havia lido. Stephen indaga sobre qual seria o tipo de escritor, um romancista ou um poeta? Ele menciona qual seria o melhor escritor em prosa, em sua opinio, pois percebia a insistncia dos colegas. Em seguida, indagado sobre o melhor poeta. Stephen responde qual seria o melhor poeta, quando, de repente, lembra que havia se esquecido dos votos de ficar calado diante dos colegas. Em face da reposta de Stephen, os trs do uma gargalhada, o poeta escolhido por Stephen era, na opinio dos demais, sem educao. Stephen retruca, dizendo que os colegas no sabiam nada de poesia. Assim, comeam a discutir sobre poesia, at que um dos colegas ordena que os outros agarrassem Stephen e que, imobilizado, este fosse golpeado por um deles, com uma bengala. Ele agredido pelos colegas at ser arremessado em uma cerca de arame farpado. Depois disso, obrigam-no, ento, a confessar que o autor que ele escolhera no prestava. Depois da confisso, seus algozes correm pela estrada. Stephen fica sozinho, perguntando-se o motivo de no sentir dio pelos colegas que o haviam atormentado. Toma o rumo de sua casa, rasgado, afogueado e ofegante... meio cego pelas lgrimas (JOYCE, 1996: 92). Para Stephen, recordar o fato no lhe causava nenhuma raiva; todas as ideias de amor e de dio que havia apreendido nos livros lhe pareciam inventadas: ele sentiu que algum poder estava devastando-o de raiva como um fruto despojado de sua casca macia maduro tivesse quebrado (JOYCE, 1996: 92). Depois de algum tempo, Stephen tenta se lembrar de sua prpria fisionomia, mas no consegue: tudo o que acontece so vozes que

Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

174 Pedro Castilho ouve dentro de si, vozes de seu pai e de seus formadores, dizendo que ele deveria continuar sendo um gentleman. Essas vozes, a partir daquele momento, soariam falsas (JOYCE, 1996). As questes que perpassam esse episdio constituem, para Lacan, a maneira pela qual Joyce cria um pai para se nomear. Os golpes dos colegas afetaram Stephen, seu corpo no reage e no extrai dos golpes qualquer gozo do tipo masoquista. Se, em um primeiro momento, Stephen se pergunta por que no havia guardado rancor ou raiva daqueles que lhe bateram, surgem, em seguida, as referncias de amor e de dio que havia encontrado nos livros, e que, agora, lhe pareciam irreais. Nesse ponto, quando toma a surra, a clera se dissolve e Stephen no parece amar seu corpo como a si mesmo: suas paixes narcsicas dissiparam-se e diluram-se imediatamente. Naquele momento, todo o afeto teria sido evacuado, como se seu corpo fosse uma casca. Para Lacan, nessa passagem de Joyce est o signo do imaginrio, destacando-se de seu n borromeano. A concluso lacaniana que a relao de Joyce com seu corpo no passa pela imagem. Lacan v, no relato de Joyce, o signo de que o imaginrio, que traz a noo de corpo, se destaca do real e do simblico. Surge, a, um desprendimento de seu ego com relao ao seu corpo. A construo do corpo de Joyce passa pelo buraco, sem existir uma relao narcsica com a imagem do corpo, mas uma relao com o que falta na imagem, fazendo buraco no corpo. Isso a relao direta que Joyce estabelece com o objeto. Nesse ponto, revelador que Joyce seja o verdadeiro nome da paixo da alma: ele revela um objeto como um buraco. Para esse objeto, a leitura de Lacan do texto de Joyce busca aproximar o Pai como um quarto n, que amarra o real, o simblico e o imaginrio. assim que podemos mudar de geometria, que se pode admitir a irrupo de deformaes topolgicas que afetam as linhas e as superfcies, permanecendo constritas, limitadas por invariantes prescritas pela prpria topologia. Sem dvida, do ltimo ensino de Lacan emerge uma verdade que no do tipo slido, e tampouco do tipo superfcie, e que ele quis que fosse do tipo n, tipo que no nos familiar. Foi porque essa verdade surgiu que o n se ps a ex-sistir. Ele se ps a existir por um golpe de fora de Lacan, que o legitimou dizendo que esse n surgia da prpria prtica analtica.

Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 175 Essa passagem demonstra um gozo com o corpo prprio, produzindo um furo. Esse furo comporta o desaparecimento das ordens dos lugares; ele no uma ausncia que se faz presente. Neste ponto, passamos a tratar, ento, do ltimo, e talvez o mais instigante desdobramento das concepes histricas de corpo que buscamos discutir neste artigo: o corpo sem rgos.

O corpo sem rgos Como criar para si um corpo sem rgos, este o ponto de partida para que o filsofo Gilles Deleuze e o psicanalista Flix Guattari desenvolvessem, em Mil plats, capitalismo e esquizofrenia, a ideia do Corpo sem rgos (CsO), que foram buscar, principalmente, nos controversos textos de Antonin Artaud. Ao tratarem o Corpo sem rgos como estratificado, e que deve ser recuperado por um programa de experincias prticas, Deleuze e Guattari oferecem uma fundamentao terica alternativa e consistente do ponto de vista filosfico. A noo de CsO est centrada em um poema de Artaud, tornado pblico em 1948, em uma transmisso radiofnica, poucas semanas antes que o ator e dramaturgo francs fosse encontrado morto. O poema, Para acabar com o juzo de Deus, fazia, ento, a crtica a tudo o que fosse organismo, dito no sentido de organizao. Artaud refere-se, ao longo do texto, fragmentado e entrecortado por glossolalias, ao corpo biopsquico, mas parece aludir a tudo aquilo que seja organizado, ordenado, funcional. Talvez por isso, Mil plats de Deleuze e Guattari siga uma organizao hipertextual, com captulos que podem ser lidos independentemente, sem linearidade, e que, ao fim, traam um programa para desconstruir todos os estratos biofsicos, psicolgicos, sociais e polticos criados pelo aparelho de Estado. no contexto dessa discusso que surge a referncia de Deleuze e Guattari a uma passagem de Almoo nu, de William Burroughs; a palavra, no trecho extrado da obra do norte-americano, toma dimenses atpicas:
O cu abria caminho atravs das calas e comeou a falar na rua, berrando que queria igualdades de direitos. Tomava porres e tinha crises de choro, que ningum me ama, que queria ser beijado como qualquer boca. No final, o negcio falava o tempo todo, dia e noite, voc podia ouvi-lo por quarteires berrando que o cu se calasse e batendo nele com o punho e enfiando velas nele, mas coisa nenhuma adiantava e o cu disse para ele: voc que

Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

176 Pedro Castilho


vai se calar no fim. No eu. Porque ns no precisamos mais de voc por a. Eu posso falar e comer e cagar. (BURROUGHS, 1984:120).

Burroughs d, assim, significados diferentes aos rgos, mudando suas funes. Freud, em seu texto O inconsciente, comenta a relao do esquizofrnico com a linguagem, que poderia ser aplicada a essa passagem de Burroughs:
a construo de suas frases [do esquizofrnico] passa por uma desordenao peculiar, que as torna incompreensveis para ns, a ponto de suas observaes parecerem disparatadas. Referncias a rgos corporais ou a inervaes quase ganham proeminncias nestes tipos de comparaes. (FREUD, 1976: 227).

Freud desenvolve seu raciocnio nomeando esse fenmeno como uma fala do rgo, a partir da qual uma nica palavra assume todo o encadeamento de pensamento, em que palavra e coisa no coincidem, no h formao de substitutos. Dessa forma, possvel que um rgo com determinada funo adquira outra, devido ruptura entre significante e significado, demonstrando que a natureza da lngua vai alm dessa relao, criando uma lngua viva no corpo. As linhas se inscrevem em um corpo sem rgos, em que tudo se traa e foge. Esse corpo sem rgos existe porque, para Deleuze e Guattari, o corpo se cansou dos rgos. Para os autores, o corpo sem rgos pode se constituir de tal maneira que ele s pode ser ocupado e povoado por intensidades. O rgo muda, transpondo um limiar e mudando de gradiente. Se temos os olhos para ver, os pulmes para respirar, a boca para engolir, a lngua para falar, o crebro para pensar, o amor e a cabea e as pernas, porque no caminhar com a cabea, cantar com o sinus, ver com as pernas? Trata-se de produzir um corpo sem rgos ali, onde no h mais nem eu nem outro. Ele , antes de tudo, o fora absoluto, que conhece mais os eus, porque o interior e o exterior, igualmente, fazem parte da imanncia na qual eles se fundiram. Nesse sentido, o corpo sem rgos no o contrrio dos rgos (cf. DELEUZE e GUATTARI, 1996). O percurso em direo ao CsO no isento de riscos, e o fracasso faz parte do horizonte, uma vez que sempre se pode falhar e no conseguir nada, ou conseguir a morte. Mas um risco que vale a pena enfrentar, porque oferece uma linha de fuga, um instrumento de combate aos estratos autoritrios que compem a sociedade. No uma noo, um conceito, especificam o filsofo e o psicanalista, mas antes uma prtica, um conjunto de prticas, um conjunto permanente de prticas, deve-se acrescentar, pois que Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 177 nunca se chega plenamente ao Corpo sem rgos, ele um limite, um alvo. Por outro lado, sempre se est nele, plenamente; no se pode viver sem estar no CsO: sobre ele que dormimos, velamos, que lutamos, lutamos e somos vencidos, que procuramos nosso lugar, que descobrimos nossas felicidades inauditas e nossas quedas fabulosas, que penetramos e somos penetrados, que amamos (cf. DELEUZE e GUATTARI, 1996: 56). A partir do texto emblemtico de Antonin Artaud, Para acabar com o juzo de Deus referncia presente ainda em outras obras dos autores , Deleuze e Guattari rastreiam o CsO na hipocondria, na paranoia, na esquizofrenia, no masoquismo e nas fantasias somticas que compem os delrios da droga de William Burroughs, e indagam: Mas por que este desfile lgubre de corpos costurados, vitrificados, catatonizados, aspirados, posto que o CsO tambm pleno de alegria, de xtase, de dana? [...] Voc agiu com a prudncia necessria? No digo sabedoria, mas prudncia como dose, como regra imanente experimentao: injees de prudncia. Muitos so derrotados nessa batalha. Para eles, ento, a derrota estaria selada na imprudncia, medida para que se obtenha uma inverso: Corpos esvaziados em lugar de plenos. Ao contrrio, a prudncia abre caminho para que o CsO se constitua em plenitude caminhar com a cabea, cantar com o sinus, ver com a pele, respirar com o ventre , em uma espcie de anarquia corporal. Isso se torna possvel, contudo, apenas para alm da psicanlise, se prescindirmos da busca do eu do sujeito. O CsO s pode ser atingido, na verdade, se o eu for descartado; para Deleuze e Guatarri, trata-se de substituir a anamnese pelo esquecimento, a interpretao pela experimentao. porque a psicanlise se ocupa em recuperar o passado, em interpretar o fantasma, que o CsO se torna invivel:
O CsO o que resta quando tudo foi retirado. E o que se retira justamente o fantasma, o conjunto de significncias e subjetivaes. A psicanlise faz o contrrio: ela traduz tudo em fantasmas, comercializa tudo em fantasmas, preserva o fantasma e perde o real no mais alto grau, porque perde o CsO. (DELEUZE e GUATTARI, 1996: 76).

O CsO, portanto, o real, e busc-lo, como desejava Artaud, libert-lo de seus automatismos, de sua ordem consensual, e devolv-lo plena liberdade; ou, como pleiteava o Surrealismo, desfazer a ilusria contradio entre a vida e a morte, entre o real e o imaginrio, o passado e o futuro, o comunicvel e o incomunicvel.

Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

178 Pedro Castilho Para concluir: ser um corpo ou ter um corpo? O presente trabalho buscou demonstrar que as abordagens do corpo trazem divergncias e diferentes leituras. O fato de que no se tem um corpo, mas se um corpo traz essa noo para a dimenso do acontecimento. Isso quer dizer que existem maneiras de ser um corpo. Se este artigo trouxe essas diferentes abordagens porque no se pode estar apoiado em uma nica doutrina para explicar esse acontecimento. O corpo est em constante transformao, assim como as matrizes tericas que tratam da questo da corporeidade. Sendo assim, as questes corporais e suas abordagens trazem rupturas, acontecimentos e continuidades. As vrias abordagens sobre o corpo trazem diferentes modos de subjetivao implicando o corpo diferentes suportes. Neste sentido, sempre importante lembrar que o corpo pode ser abordado a partir de seus destinos e vicissitudes presentes nas histrias das idias. Este corpo alvo de atravessamentos discursivos que depende das suas abordagens. Desta maneira, nunca somos um corpo, mas, sempre temos um corpo que vem acompanhado de uma abordagem scio-histrica.

Referncias ABRAHAM, Karl. Teoria psicanaltica da libido Sobre o carter e o desenvolvimento da libido. Rio de Janeiro: Imago, 1970. ARTAUD, Antonin. Os escritos de Antonin Artaud. Traduo, seleo e notas de Cludio Willer. Porto Alegre: L&PM, 1986. (Coleo Rebeldes e Malditos, 5). BURROUGHS, William S. Almoo nu. So Paulo: Brasiliense, 1984. CASTILHO, Pedro. Uma discusso sobre a angstia em Jacques Lacan: um contraponto com Freud. Revista do Departamento de Psicologia UFF. 19 de fevereiro, 2007. p. 21 - 45. CASTILHO, Pedro. A virulncia da linguagem em William Burroughs: o efeito cut up. Dissertao (Mestrado em Teoria da Literatura). Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p.23 76. CASTILHO, Pedro. A dobra em Deleuze e Leibniz. Revista de Ps Graduao em Teoria da Literatura UNB. 2007. p. 26 - 61 DELEUZE, Gilles. O mistrio de Ariana. Lisboa: Editora Passagem, 1986. DELEUZE, Gilles. Conversaes. So Paulo: Editora 34, 1992. DELEUZE, Gilles. Mil plats, capitalismo e esquizofrenia. v. 1 e 3. So Paulo: Editora 34, 1996. Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Uma investigao sobre as concepes de corpo: rupturas, acontecimentos e continuidades. 179 DELEUZE, Gilles. Foucault. So Paulo: Brasiliense, 1998. DESCARTES, Ren. Descartes. Discurso do mtodo, As paixes da alma e Meditaes. Bauru: Nova Cultural, 1996. (Coleo Os pensadores). FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. So Paulo: Martins Fontes, 1984. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. So Paulo: Edies Loyola, 1998. FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos Arqueologia das cincias e histria dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Edio Forense Universitria, 2000. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade O cuidado de si. v. 3. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1985. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade O uso dos prazeres. v. 2. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1994. FOUCAULT, Michel. A hermenutica do sujeito. Trad. Marcio Alves Fonseca. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2004. FOUCAULT, Michel. As verdades e suas formas jurdicas. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Editora Nau. 2003. FOUCAULT, Michel. O nascimento da clnica. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Trad. Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. FREUD, Sigmund. Projeto para uma psicologia cientfica. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas v. 1). FREUD, Sigmund. Publicaciones prepsicoanalticas y manuscritos inditos en la vida de Freud. In: ______. Tratamiento psquico (tratamiento del alma). Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas v. 1). FREUD, Sigmund. Tres ensayos de teora sexual y otras obras. In: ______. Fragmento de anlisis de um caso de histeria. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas v. 7). FREUD, Sigmund. Ms all del principio del placer. Psicologa de las masas y anlisis del yo y otras obras. In: ______. Sobre algunos mecanismos neurticos en los celos, la paranoia y la homosexualidad. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas v.18). FREUD, Sigmund. Sobre um caso de parania descrito autobiograficamente (Schreber). Trabajos sobre tcnica psicoanaltica y otras obras. In: ______. Sobre la dinmica de la transferencia. Sobre la iniciacin del tratamiento (Nuevos consejos sobre la tcnica del psicoanlisis, I). Recordar, repetir y reelaborar. (Nuevos consejos sobre la tcnica del psicoanlisis, II). Puntualizaciones sobre el amor de transferncia. (Nuevos consejos sobre la tcnica del psicoanlisis, III). Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas v.12). FREUD, Sigmund. Contribucin a la historia del movimiento psicoanaltico. Trabajos sobre metapsicologia y otras obras. In: ______. Introduccin del narcisismo. Mnemosine Vol.6, n1, p. 161-180 (2010) Artigos

180 Pedro Castilho Trabajos sobre metapsicologia Pulsiones y destinos de pulsin. La represin. Lo inconciente. Complemento metapsicolgico a la doctrina de los sueos. Duelo y melancola. Apndice a los trabajos sobre metapsicologa. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas v.14). FREUD, Sigmund. Ms all del principio de placer. Psicologa de las masas y anlises del yo y otras obras. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas vol.18). FREUD, Sigmund. Massenpsychologie und Ich-Analyse. v. XIII. Gesammelte Werke. Frankfurt: S. Fischer Verlag, 1976. FREUD, Sigmund. Presentacin autobiogrfica. Inhibicin, sntoma y angustia. Pueden los logos ejercer el anlisis? Y otras obras. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. (Obras completas v. 20). GREEN, Andr. O discurso vivo uma teoria psicanaltica do afeto. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. HARARI, Roberto. Les noms de Joyce sur une lecture de Lacan. Trad. Gabriela Yankelevich e Lucila Yankeelvich. Paris: LHarmattan, 1999. HOFFMAN, E.T.A. O homem de areia. In: Contos fantsticos do sculo XIX escolhidos por Italo Calvino. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. JOYCE, James. A portrait of the artist as a young man. Reino Unido: Pinguim Books, 1996. LACAN, Jacques. O Seminrio. Livro 2: O eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Verso brasileira de Marie Christine Laznik Penot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. LACAN, Jacques. Le Seminaire. Livre X. Langoisse (1962/2004). Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Paris: ditions du Seuil, 2004. LACAN, Jacques. Le Seminaire: Livre 23. Le sinthome. Texto estabelecido por JacquesAlain Miller. Paris: ditions du Seuil, 2005.

Pedro Teixeira Castilho, Doutor em Teoria Psicanaltica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail :ctcastilho@ig.com.br

Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ

Vous aimerez peut-être aussi