Vous êtes sur la page 1sur 16

TelSL1Soluodetelefoniasobreredesdedadosparapequenas corporaesutilizandosoftwareslivres

Celso Henrique Ribeiro, Rafael Antonio Souza Spotto, Mauro Tapajs Santos CursodeBachareladoemCinciadaComputao UniversidadeCatlicadeBraslia(UCB)Braslia,DFBrasil
celsohr@gmail.com, rafaelspotto@uol.com.br, maurotapajos@gmail.com

Abstract: Nowadays functions offered by PSTN and Internet protocols development moves IT sector for building new VoIP applictions. Plain computer systems can make available functions commonly found on expensive public or private telephone switches or PABX. Now this article shows that is possible to build full PABX services upon a local IP network for users. In order to do this, Asterisk, a free software system developed in Linux which supports analog and digital technology, can be used to deal with VoIP protocols and calls routing between PSTN and data network. Here, Asterisk will be used as a PABX solution over local IP data network together with softphones running on workstations. Resumo: As atuais funcionalidades oferecidas pelo sistema telefnico e o desenvolvimento de protocolos Internet, estimulam o setor de TI a criar aplicaes VoIP. Sistemas computacionais podem implementar diversas funcionalidades normalmente encontradas em centrais telefnicas privadas, que so caras e proprietrias. Pode-se disponibilizar sobre uma rede IP e com softwares livres, vrias das funcionalidades encontradas no servio de telefonia convencional. O Asterisk, um sistema em software livre desenvolvido em Linux e que integra tecnologia analgica e digital, pode fazer o controle completo do roteamento de chamadas e servios suplementares usando os protocolos padres VoIP. Aqui ele ser usado como soluo de PABX em rede local, juntamente com, softphones de distribuio livre rodando sobre estaes de usurios.

1. Introduo
O sistema telefnico atual dispe de diversas funcionalidades que facilitam a comunicao entre usurios e marcado por enormes investimentos para implantao e manuteno. Na maior parte dos casos, so necessrios altos investimentos, para fazer uso dessas vantagens, considerando a necessidade de aquisio e operao de centrais telefnicas que oferecem essas funcionalidades. Voz sobre IP-VoIP uma tecnologia que cria a possibilidade de integrar aplicaes de voz e dados numa mesma rede, facilitando a manipulao das informaes, aumentando ainda mais a interatividade entre usurios do mundo inteiro, e reduzindo custos de gerenciamento e operao, quando comparado a ligaes telefnicas interurbanas convencionais usando a PSTN. O Asterisk um exemplo de sistema de telefonia digital via software, de plataforma livre, e que pela abrangncia de recursos, pode ser uma alternativa.

Considerado um software maduro e estvel, possui recursos suficientes que permitem substituir o PABX existente ou complement-lo com tecnologia VoIP. um sistema que permite criar solues de telefonia com vrios ramais internos e funcionalidades avanadas, como caixa de mensagens, transferncia de chamadas e resposta interativa de voz. Possibilita ainda, interligar servidores Asterisk em uma rede IP, permitindo ligaes de longa distncia sem usar a rede de telefonia pblica. Alm disso, este sistema pode se conectar a rede pblica por meio de um hardware especfico. Como objetivo do trabalho, foi proposta e implementada uma soluo para implantao da tecnologia de Voz sobre IP numa rede Ethernet local de pequeno porte, utilizando o Asterisk, sem interligao com a rede pblica de telefonia, explorando as diversas funcionalidades disponveis em sua arquitetura.

2. Telefonia
A estrutura do sistema de telecomunicaes evoluiu muito ao longo do tempo, passando de uma tecnologia puramente analgica para uma crescente utilizao de sistemas digitais. A voz, que de natureza analgica, precisa ser convertida em sinal digital para utilizao em redes digitais, como redes TCP/IP por exemplo, e na recepo, o sinal precisa voltar a sua forma analgica. Para tanto, so utilizados os CODECs (Codificador/Decodificador). 2.1. Canais FXS e FXO Para promover a comunicao de um sinal de voz em codificao analgica, proveniente de um telefone convencional conectado a uma rede de dados, com a rede PSTN, necessrio utilizar uma interface fsica. Normalmente, essa interface um hardware, por exemplo a placa Zaptel X100P, que apresenta porta(s) para telefones analgicos internos e porta(s) para a rede PSTN, respectivamente FXS e FXO. FXO Foreign Exchange Office: a porta utilizada para possibilitar a comunicao com um PABX ou com uma central telefnica da rede PSTN. FXS Foreign Exchange Station: a porta utilizada para possibilitar a comunicao com um telefone analgico. 2.2. Centrais Privadas de Comutao Telefnica (PABX) Centrais Privadas de Comutao Telefnica CPCT, so centrais que podem ser utilizadas por qualquer entidade onde o trfego telefnico interno se caracteriza por volumes considerveis e o custo de usar uma grande quantidade de linhas externas se torna indesejvel. Estas centrais so conhecidas tambm por PBX (Private Branch Exchange), de operao manual e PABX (Private Automatic Branch Exchange), de operao automtica, que podem estar interligadas ou no a uma central de comutao da Rede Pblica de Telefonia PSTN [2]. O PABX se liga a PSTN por um determinado nmero de linhas ou troncos, dispondo de linhas internas (ramais) em quantidade superior ao nmero de troncos. A

grande vantagem do PABX o seu menor custo de operao quando comparado com a utilizao direta da rede pblica, por no haver tarifao das chamadas internas e por demandar menor nmero de linhas/troncos que o nmero total de terminais atendidos [2]. O PABX pode utilizar tanto a comutao analgica como a digital, e desta forma tratar adequadamente chamadas de terminais e canais analgicos ou digitais, codificando o sinal de acordo com o desejado e encaminhando para o caminho especificado. Atualmente, programao computacional utilizada nestas centrais, com o objetivo de controlar chamadas e integrar novos servios e funcionalidades. O custo de aquisio de um PABX privado ainda alto, apesar das redues provocadas pela evoluo digital. Contudo, centrais programadas em software de distribuio livre, como o Asterisk, podem ser implementadas junto com equipamentos multimdia (placa de som, fone e microfone), softphones tambm livres e hardwares adequados aos canais analgicos ou digitais, exigindo investimentos menores e favorecendo o uso dos servios e funcionalidades avanados. 2.2.1. Funcionalidades do PABX O PABX considerado uma evoluo do PBX. Pode gerenciar as comunicaes de voz dentro de uma empresa, concentrando vrias linhas e ramais de colaboradores, oferecendo uma srie de facilidades e servios avanados, como transferncia de chamadas, chamada em espera e resposta interativa de voz-IVR. Pode tambm gerar informaes das chamadas, para fins de controle, bilhetagem e tarifao.

3 Voz sobre IP VoIP


Um dos mais relevantes problemas que dificultam a popularizao da tecnologia VoIP, a obteno de uma sinalizao compatvel com as redes existentes e que supra as necessidades emergentes de interconexo. Uma soluo nica e unanimizada ainda ainda no foi definida, mas algumas j existem: H.323, SIP e MGCP. A definio de qual arquitetura usar deve considerar as caractersticas de cada uma e a situao em questo. Ser visto no tem 5, a anlise feita sobre o protocolo que se adequa s situaes de uso do Asterisk. Contudo, relevante destacar alguns pontos dos dois conjuntos de protocolos de sinalizao VoIP mais importantes, descritos na Tabela 1:
Tabela 1 Comparao das arquiteturas Sip e H.323
Aspecto SIP Documento de 128 pginas, o que reflete mais simplicidade. H.323 Documento de 736 pginas, o que reflete maior complexidade para implementao.

Apenas 37 tipos de cabealhos de mensagens diferentes. Complexidade Formatao textual, facilitando o entendimento visual rpido do trfego.

Faz uso de centenas de mensagens. Formatao binria.

Realiza as operaes de forma nica para tratamento da uma mesma tarefa.

Sua completa interoperabilidade exige a definio de funcionalidades por perfil.

Escalabilidade

Novas caractersticas podem ser includas de forma fcil e compatvel com as verses anteriores. Aceita codecs de udio e vdeo livres, reconhecidos pelo IAB. Pode trabalhar nos modos statefull ou stateless. No segundo caso, o desempenho no sofre interferncia por no ter que armazenar o estado das chamadas.

Existem algumas predefinies para futuras incluses. Codecs devem ser padronizados pelo ITU, proprietrio ou padro. stateful, ou seja, mantm o estado das chamadas. Uma grande quantidade de chamadas simultneas, pode provocar baixa performance.

Performance Conferncia ocorre de forma distribuda pelos participantes, sem a necessidade de um equipamento centralizador. Facilidade de transferncias, conferncias e encaminhamento de chamadas. Operabilidade Suporta operao de gateway entre segmentos de redes diferentes, possibilitando traduo de protocolo de sinalizao e mdia. Conferncias usa obrigatoriamente a MCU, que centraliza toda sinalizao e pode ser um gargalo. Facilidade de transferncias, conferncias e encaminhamento de chamadas. Tambm suporta operao por gateways.

4. Asterisk
Dentre os sistemas em software livre existentes atualmente que provem aplicaes de telefonia digital, o Asterisk se destaca por integrar tecnologia analgica e digital para transporte de voz e dados, utilizando eficientemente os protocolos VoIP, sendo considerado uma atraente alternativa para PABX em software [3]. distribudo sobre os termos da licena GPL (GNU Public Licence) [4]. Desenvolvido, primeiramente, pela empresa Digium [5], sua principal patrocinadora, sendo Mark Spencer, seu principal criador e mantenedor. Alm das arquiteturas VoIP apresentadas, o Asterisk tambm suporta o IAX. O IAX (Inter-Asterisk-Exchange) um protocolo que prov controle e transmisso de streaming media, incluindo vdeo, mas foi primeiramente desenvolvido para o controle de chamadas de voz sobre IP. Os principais objetivos do protocolo IAX so: minimizar a largura de banda usada para controle e transporte de mdia com nfase em chamadas de voz e prover suporte nativo para transparncia em NAT (Network Adress Translation). IAX um protocolo de mdia e de sinalizao peer-to-peer. Isto significa que os endpoints mantm mquinas de estado com as operaes do protocolo. Os componentes de sinalizao trabalham no modo cliente-servidor, como o SIP. Com respeito ao transporte de mdia, o controle de sequncia e de temporizao esto includos nos frames do IAX, que no usa o RTP (Real-time Transport Protocol). O IAX um protocolo aberto e no separa o controle de sinalizao e o tranporte da mdia, ele faz isso sozinho, diferente dos outros protocolos que usam RTP/RTCP para o transporte da mdia. O transporte da mdia e a sinalizao se faz utilizando a mesma porta UDP (User Datagram Protocol). Por causa disso, ele no sofre de problemas com NAT. Al disso, permite que mltiplos streams de mdia possam ser representados com

um nico cabealho, reduzindo consideravelmente o overhead. Possui bibliotecas com funes de telefonia que fazem o controle completo do roteamento de chamadas. Dentre outras funcionalidades, como um PABX convencional, oferece correiodemensagensintegradodevozedados,filasdechamadasondeagentes atendemaschamadasemonitoramafila,confernciadechamadas,msicaemespera nafilacomMP3,registrodetalhadodechamadas(CDRcalldetailrecords)eresposta interativadevoz. Por meio da parceria da empresa Digium e do projeto Zapata [6], conduzido por Jim Dixon, tambm foi possvel investir em hardware de telefonia de baixo custo, permitindo que o Asterisk possa ter um hardware especfico para sua interligao com a rede pbica de telefonia PSTN. O Asterisk pode ser usado nos seguintes contextos: Solues de telefonia em redes de dados locais (como Ethernet) com protocolosVoIPH.323,SIP,IAXeMGCP,emconjuntocom SoftPhones e/ou HardPhones,sendoestesequipamentosousoftwaresquerealizamas funesdetelefonenestetipodesoluo. Tornar vivel conexes de uma rede local VoIP com a rede pblica de telefoniaoucomumPABX,pormeiodeplacasespecficasqueprovem canais analgicos oudigitais.OAsteriskoferecesuporteaestestipos de placas. Conectarse provedores de servio de telefonia VoIP, como o FreeWorldDialUp,queumaprovedoradeserviosdevozemtemporeal dealtodesempenhoutilizandocomunicaoIPpormeiodaInternet.[7]. Possibilitaconectarvriosescritriosemvriaslocalidadesdiferentes,por umaredeprivadadedadosoupelaInternet,atravsdeconexesseguras.

4.1. Principais funcionalidades As principais funcionalidades do Asterisk so: InterligaocomaPSTN:o Asterisk tem suporte a placas que provem canais fsicos ISDN E1 e T1, FXOe FXS. CDRCallDetailRecords Registro detalhado de chamadas: tem capacidadederegistrartodaschamadasquesorealizadas.Armazena duraodachamada,nmerodeorigem,destino,dataehora. InterligaodeServidoresAsterisk:permiteainterligaodeumoumais servidores,aumentandoaabrangnciadosistemadetelefonia. Conferncia:podeseconfigurarsalasdeconferncia,ondeusuriospodem selogarefalarcomtodosusurioslogados.

DACDistribuioAutomticadeChamadasemFilasdeEspera: permiteconfigurarfilasdeesperaedistribuiraschamadasentreosmembros deumaorganizaoouagentesespecficosparaatendimento. Msicaemespera:podeseconfigurarumaoumaismsicasparachamadas queentramnafiladeespera. IVRRespostadevozinterativa:permite criar menus interativos de voz, onde clientes podem ser encaminhados para telefones ou setores especficos. Integraocombancodedados:pode fazer conexo com banco de dados paraconfiguraodinmicadoplanodediscagens,tarifao (billing) e gerar estatsticas. Caixademensagensunificadadevozetexto:temcaixademensagensde vozpoderosa,ondeusuriospodemconfigurarmensagemdeocupadoe indisponveleaplicaesparaouvirsuasmensagensouencaminhalapara outrousurio.Aindasepodeconfigurarumcorreioeletrnicoparaqueas mensagensdevozpossamserencaminhadas. Transfernciadechamadas:permitetransferirumachamadaparaoutro telefone. Estacionamentodechamadas:permitepararumachamadaemumtelefone parapoderatenderemoutro.

4.2. Arquitetura O Asterisk funciona essencialmente como um middleware, conectando as tecnologias de telefonia na base e as aplicaes de telefonia no topo em uma viso externa [3], como mostra a Figura 1. Tecnologias de telefonia podem ser digitais usando protocolos VoIP, canais ISDN do tipo T1, E1, PRI e BRI, e analgico como PSTN. Aplicaes de telefonia incluem distribuio automtica de chamadas, conferncia, caixa de mensagens, atendimento automtico.

Figura 1 Viso externa do Asterisk

4.2.1. Arquitetura interna Quando o Asterisk inicializado, o DML (Dynamic Module Loader) l e inicializa cada um dos drivers que disponibilizam canais, formatos de arquivo, detalhamento de chamadas, CODECs, e liga com as API's internas [3]. Ento, o Switching Core PBX, o ncleo comutao, comea a aceitar chamadas das interfaces e trat-las de acordo com o dialplan (plano de discagens), usando as aplicaes para chamar telefones, conectar com a caixa de mensagens, fazer conexo com troncamento externos, entre outros. O Core prov um Scheduler (Agendador) e um Gerenciador de I/O para que as aplicaes e os drivers possam usar [3]. Alm disso, existe o Code Translator, com a funo de tradutor que permite usar canais com codificadores e decodificadores (CODECs/DECoder) de diferentes tipos para que usurios possam falar um com o outro. A maioria das funcionalidades que se pode tirar proveito vem dos canais, CODECs, aplicaes, formato de arquivos e varias interfaces de programao, assim como mostra a Figura 2.

Figura 2 Arquitetura interna (core) do Asterisk

4.3. Canais, codecs e protocolos Os canais, codecs e protocolos suportados pelo Asterisk so. 4.3.1. Canais Canais so conexes lgicas com vrios tipos de sinalizao e caminhos usados para conectar chamadas. Eles podem ser fsicos FXS, FXO, PRI, BRI, T1 e E1, providos por placas. Podem tambm ser baseados em softwares, com alguma combinao de CODEC com protocolo de sinalizao, por exemplo GSM com SIP ou G.711 com IAX [11]. O Asterisk suporta vrios tipos de hardware que provem canais fsicos, como placas ISDN e placas de canais T1/E1 disponveis no mercado. 4.3.2. Codecs CODEC(COder/DECoder), um software codificador dos sinais da voz, para que

o sinal possa ser transmitido digitalmente. A Tabela 2 mostra os CODECs que o Asterisk suporta:
Tabela 2 CODECs suportados pelo Asterisk CODEC G.711 G.726 G.723.1 G.729 GSM iLBC Speex Bitrate (Kbps) 64 16, 24 ou 32 5,3 ou 6,3 8 13 13,3 ou 15,2 2,5 22,4 Requer Licena No No Sim Sim No No No

4.3.3. Protocolos Os principais protocolos VoIP, que definem a sinalizao de uma chamada, como o estabelecimento e encerramento de uma comunicao, registro e autenticao de usurios e sinalizao acstica de servios avanados, como tom de discagem, tom de chamada, tom de nmero inacessvel, tom de aviso de chamada em espera e tons de programao e o trfego real de voz dogotaizada so suportados pelo Asterisk [3]. Alm dos protocolos padro SIP, H.323, IAX e MGCP, o asterisk tem suporte tambm a protocolos proprietrios, como o SCCP (Cisco Skinny) e o UNISTIM, protocolo da Nortel. 4.4. Plano de discagens O plano de discagens a pea mais importante na configurao do Asterisk. O arquivo responsvel por sua configurao o extensions.conf. Ele controla como todas as chamadas de entrada e sada so encaminhadas e manuseadas. Ele consiste em um conjunto de contextos, cada contexto consiste em um conjunto de extenses. Cada extenso uma instruo para que o Asterisk possa tomar uma determinada deciso em relao um chamada de entrada ou sada. Quando o Asterisk recebe uma chamada, de entrada ou sada, esta chamada pertence a um contexto. A qual contexto a chamada pertence, depende de qual canal a chamada foi originada. Um contexto configurado para cada canal. Os contextos podem ser usados para implementar um nmero importante de recursos, incluindo: Segurana: controle de acesso a ligaes de longa distncia; Roteamento: rotear chamadas baseadas em uma extenso; Auto-atendimento; Menus multicamada: um menu para cada setor de uma empresa, por exemplo; Autenticao: pedir por senha para certas extenses; Decises baseadas em horrio; Permite criar macros: funes para aplicaes normalmente usadas; Permite o uso de variveis; Permite o tratamento de strings.

5. Soluo para PABX local


A definio do ambiente para implantao de uma rede VoIP, passa por algumas etapas, considerando os passos necessrios para elaborao da rede e os recursos disponveis. Uma soluo de telefonia para pequenas corporaes sobre uma rede de dados com software livre um caso de uso aplicvel no mercado atualmente. Por isso, a soluo implementada, pretende criar um ambiente real de funcionamento de um sistema de telefonia. As etapas envolvidas nesse processo, devem contemplar desde levantamento de requisitos do ambiente, anlise dos requisitos, elaborao da soluo at testes e manuteno. Assim, foi escolhido um ambiente de pequeno porte, caracterizado por poucos computadores conectados em uma rede local Ethernet, com a finalidade de validar o funcionamento do sistema e sua ampla quantidade de funcionalidades. 5.1. Motivao Pequenas corporaes, geralmente utilizam um PABX proprietrio para prover ramais e conexo com a rede pblica de telefonia (PSTN). Esse sistema caracterizado por ter um alto custo de implantao, provocado pelo custo dos equipamentos utilizados, e pelo alto custo operacional. As pequenas corporaes normalmente possuem uma rede de dados para o desenvolvimento de suas atividades. Estas redes, na maior parte dos casos, podem agregar o servio de telefonia IP. Com esse intuito, so mostrados cenrios onde o Asterisk funciona como provedor do servio de PABX em software.

5.2 Ambiente Montado


A Figura 3 mostra como foi montado o ambiente com rede local Ethernet 100, um servidor Asterisk sobre distribuio Debian Sarge com processador de 2.4GHz e RAM de 512MB, alm de quatro estaes cliente com telefones VoIP: 3 Linux e 1 Windows. Acesso Internet tambm foi disponibilizado junto com os servios DHCP e DNS.

Figura 3 Ambiente de caso de uso

Todas as estaes eram baseadas em softphones. Os softphone propostos foram: Softphone IAXComm para protocolo IAX Softphone X-Lite para protocolo SIP

Softphone GnomeMeeting para protocolo H323

Em funo de melhor dsempenho e funcionalidades. O endereo IP das estaes com Softphones podem ser dinmicos permitindo que um usurio possa se logar no servidor de qualquer estao que possua um Softphone instalado. 5.3. Anlise do protocolo VoIP Para escolher a arquitetura de protocolos para o servidor Asterisk preciso analizar critrios como: Nveldefuncionalidadessuportadaspeloservidor; HabilidadedetrabalharcomatopologiaNAT(NetworkAdress Translation); Segurana; Usodebandapassante. O protocolo SIP foi projetado pela IETF (Internet Engineering Task Force) para interoperar com as aplicaes da Internet existentes, implementando a sinalizao VoIP de maneira consistente O Asterisk tem um suporte maior para este protocolo do que para MGCP e H.323 [13]. O IAX tem a capacidade de diminuir o uso de banda passante porque tem a habilidade de juntar multiplas sesses em um nico fluxo de dados. Isso permite que mltiplos streams de mdia possam ser representados com um nico cabealho de datagrama, diminuindo consideravelmente o overhead na rede. Alm disso, ajuda a diminuir a latncia e reduzir processamento, possibilitando um nmero maior de canais na rede [12]. O H.323 controla todas as chamadas atravs de um gatekeeper. Para trabalhar em um rede que implementa NAT, preciso ter um proxy rodando como gatekeeper. O Asterisk no pode agir como um gatekeeper H.323, precisando usar uma aplicao a parte para esta tarefa, conforme [12]. 5.4. Anlise do Codec Numa rede corporativa importante diminuir a sobrecarga da rede de dados e usar CODECs que ocupam menos largura de banda. Alm disso preciso avaliar a qualidade da voz. Para escolher um CODEC preciso avaliar, principalmente, os critrios de largura de banda e qualidade da voz. importante ressaltar que recomendado padronizar um CODEC apenas para a rede inteira, para que no hajam problemas com a qualidade da voz e no sobrecarregue o servidor com traduo entre CODECs diferentes. Dentre todos os CODECS, trs tem destaque para uma rede de dados corporativa: GSM, iLBC e Speex, porqu ocupam pequena largura de banda e so pblicos (livres). 5.5. Descrio das funcionalidades implementadas na soluo O ambiente utilizado para implantar a rede VoIP, configurado com quatro computadores. O sistema ser dotado de algumas funcionalidades descritas nos prximos

itens, que possibilitam a operao satisfatria do ambiente corporativo definido, cabendo descrever dois casos de uso bsicos: Caso de Uso 1: Uma chamada recebida por um colaborador de determinado departamento, tocando seu terminal, cujo nmero corresponde ao informado pelo emissor. Se o receptor atender o chamado, a conexo ser estabelecida e o dilogo ocorrer. Caso no atenda, a chamada ser direcionada para a caixa de mensagem do terminal receptor, onde quem originou a chamada ser orientado a deixar uma mensagem, que por sua vez ser enviada para o endereo eletrnico do receptor. Caso de Uso 2: O emissor far uma chamada para o departamento. A chamada ser direcionada para um menu de voz. Ao trmino da mensagem o emissor dever informar o nmero que correponde ao receptor desejado. Caso no disque nenhuma opo, encaminhado para a fila de espera de chamadas, onde escutar uma msica em espera at que um membro o atenda. 5.5.1. Telefones VoIP nas estaes Existem duas situaes usando Asterisk. Em uma situao, os pacotes com a voz codificada, podem ser configurados para passar pelo servidor, Na outra, a mdia pode ser configurada para no passar pelo servidor, apenas a sinalizao para estabelecer uma chamada. Se a mdia no passar pelo servidor Asterisk, no h possibilidade de sobrecarreg-lo, porm, perde trs funcionalidades: no registra os tempos de durao das chamadas; assim que uma chamada estabelecida o servidor deixa de monitor-la, impossibilitando a tarifao, a transferncia e o estacionamento de chamadas somente so possveis se a mdia passar pelo servidor. H dois tipos de configuraes de telefone: uma configurao global e um configurao especfica para cada um. Pode-se configurar um telefone apenas para realizar chamadas (users), apenas para receber chamadas (peers) ou os dois (friends). Foi configurado uma senha para cada usurio e um nmero para caixa de mensagens. Todos telefones devem ser configurados para serem utilizados por um contexto no plano de discagens. Os arquivos de configurao para os telefones telefones, so: sip.conf, iax.conf, h323.conf e mgcp.conf. As principais aplicaes que o Asterisk utiliza para telefones so: Dial(telefone) Toca um telefone Answer() - Atende um telefone Hangup() - Desliga a chamada 5.5.2. Caixa de mensagens de voz e dados unificada permitido configurar uma caixa de mensagens de voz para cada usurio, quando este est ocupado ou indisponvel. O telefone emissor aps gravar uma mensagem, tem como possibilidade realizar as seguintes aes: aceitar; revisar, regravar ou ir para a telefonista.

No arquivo de configurao de caixa de mensagens, configurado uma senha de acesso e um correio eletrnico para que as mensagens de voz possam ser encaminhadas. As mensagens de voz podem ser gravadas em um dos trs formatos: wav, gsm e wav49, sendo o formato gsm o que ocupa menos espao em disco, seguido do wav49 e wav, conforme [11]. Qualquer usurio que quiser acessar sua caixa de mensagens deve ser orientado a discar no nmero escolhido pelos administradores do servidor Asterisk. O nmero escolhido neste projeto foi o 9000. Discando para esse nmero o usurio ouvir uma voz orientando a discar o nmero da sua caixa de mensagem e senha. As principais aplicaes utilizadas pelo Asterisk neste item so: Voicemail (nmero de correio) - Encaminha para a caixa de mensagens. VoicemailMain () - Para acessar a caixa de mensagens e configurao de mensagens de voz. 5.5.3. Resposta de voz interativa - IVR A resposta de voz interativa, conhecida em ingls como IVR (Interactive Voice Response), so menus de voz que permitem que chamadas possam ser encaminhadas para um determinado usurio, um determinado setor de uma corporao ou ainda pode ser encaminhada para fila de espera. Foi criado um menu de voz para que quando um usurio ligue para o nmero de determinado departamento com mais de um telefone, ouvir as opes que foram definidas conforme a seguinte mensagem de entrada: Voc ligou para o CESMIC, disque 1 para falar com Mauro Tapajs, disque 2 para falar com Eduardo Lobo, disque 3 para falar Raissa. O sistema configurado para espera alguns segundos at que uma opo seja informada. O nmero discado encaminhar a chamada para o destino informado e far tocar o telefone desejado. As principais aplicaes utilizadas pelo Asterisk neste item so: Wait (segundos) Espera por tantos segundos. Record (nome da mensagem) - Grava uma mensagem. Playback (mensagem) - Toca uma mensagem. GoTo () - Vai para um determinado lugar de um contexto. 5.5.4. Registro detalhado de chamadas e tarifao O registro detalhado de chamadas uma funcionalidade que o Asterisk tem que pode ser configurada para registrar as chamadas em arquivo de texto comum ou fazer conexo com banco de dados e registrar em tabelas. O Asterisk tem suporte ao banco de dados PostgreSql diretamente, sem usar um drive ODBC e tem suporte a outros bancos de dados usando um driver ODBC. registrado quem efetuou a chamada, o receptor, a durao, o protocolo, o canal, entre outros. Uma vez habilitada essa funcionalidade, o servidor registra automaticamente todas chamadas que passam por ele. Quando a mdia no passa por ele, a durao da chamada no registrada. A tarifao somente possvel quando configurado uma conexo com banco de

dados. A partir da, aplicativos podem fazer clculos sobre durao de chamadas e tarifar. Um exemplo de aplicativo o Asterisk-stat [14], que gera grficos e faz consultas no banco de dados. 5.5.5. Conferncia Para o uso da conferncia e de msica em espera preciso de um temporizador. Placas Zaptel provem esse temporizador. Quando no possvel ter uma placa, possvel usar um temporizador atravs do mdulo usb : uhci-hcd usado no Linux para gerenciar portas usb. Para tanto preciso compilar um mdulo chamado ztdummy, um driver que pode ser compilado junto ao cdigo-fonte dos drivers da Zaptel. Para conseguir os cdigo-fonte desse mdulo preciso baix-lo do CVS da empresa Digium. Uma vez configurado esse mdulo e ele em funcionamento possvel configurar salas de conferncia. As salas so referenciadas por um nmero e uma senha de acesso. Caso o usurio queira entrar na sala, ele deve discar para o nmero referenciado no plano de discagens e ento orientado a discar a senha de acesso. Caso confirmada, o usurio entra na sala e fala com todos os usurios que estiverem nela. A principal aplicao utilizada pelo Asterisk neste item : MeetMe (sala de conferncia) Encaminha o usurio para uma sala de conferncia. 5.5.6. Msica em espera Tambm com o auxlio do mdulo ztdummy, a msica em espera pode ser configurada para usurios que so encaminhados para filas de espera e pode ser configurada para tocar durante um tempo pr-definido. Enquanto est na fila de espera, o usurio ouve uma msica configurada ou vrias msicas em seqncia, at que um membro da organizao ou um agente atenda a ligao. O aplicativo padro que o Asterisk usa para tocar msicas o mpg123 [15], porm pode ser configurado outro aplicativo. Como foi o caso deste projeto que usou o Madplay. As principais aplicaes utilizadas pelo Asterisk neste item so: WaitMusicOnHold (segundos) - Ouve uma msica em espera por um determinado tempo. MP3Player (arquivo) Toca uma msica em MP3. 5.5.7. Distribuidor automtico de chamadas em filas - DAC Filas de espera podem ser configuradas no plano de discagens para que um usurio possa ser encaminhado. Enquanto espera o atendimento da chamada ele ouve uma msica. Pode ser configurada uma fila para cada setor de uma empresa ou uma fila nica para toda empresa. As chamadas que chegam na fila de espera podem so atendidas por membros que podem ser telefones comuns ou por agentes. Agentes so usurios especficos para atender chamada em fila de espera, como em call-centers.

Existem seis maneiras de se distribuir as chamadas para telefones ou agentes, infomrando a maneira desejada na diretiva strategy do arquivo de configurao queue.conf. 5.5.8. Transferncia de chamadas A mdia tem que passar pelo servidor para que uma chamada possa ser transferida. Quando o usurio quer tranferir uma chamada, ele tem duas opes: Usa o Softphone para transferir; Usa o servidor para transferir; Com o Softphone, preciso somente clicar no boto de transferncia e digitar o nmero desejado e ento o telefone de destino tocar. Com o servidor h dois tipos de transferncia: Transfernciasemassistncia; Transfernciacomassistncia; 5.5.9. Estacionamento de chamadas usado para estacionar uma chamada. Auxilia quando um usurio est atendendo um telefone fora de sua sala. Ele pode estacionar a chamada em uma determinada extenso e quando se mover de volta a sua sala digita a extenso onde a chamada est estacionada e atende novamente. 5.5.10. Captura de chamadas A captura de chamadas funciona quando um telefone de outro usurio est tocando e se quer puxar esta chamada. Se digita uma determinada seqncia, como *8, e a chamada capturada. 5.5.11. Interfaces grficas para as funcionalidades Existem interfaces grficas para o Asterisk fazer tarifao, configurao, gerenciamento, visualizao de status, gerenciamento de call center , interfaces de uso, como mostra [16]. Neste trabalho, no foram utilizadas interfaces grficas de configurao para o Asterisk.

6. Concluses
O Asterisk um sistema livre robusto, capaz de suportar diversas funcionalidades presentes em PABX de porte comercial. Com ele possvel fazer uso dos protocolos de suporte a VoIP para implantar sistemas de telefonia sob a rede de dados, e ainda permite utilizar as tecnologias existentes na rede pblica de telefonia. Implementado sobre uma rede local de pequeno porte, permite criar uma ambiente com comportamento estvel, confivel e seguro, integrando a rede de dados com rede digital de voz. Sua arquitetura prov interoperabilidade de clientes Linux e Windows. O Asterisk capaz de reduzir significativamente o custo de implantao e operao de um sistema de telefonia quando comparado com tecnologias tradicionais de telecomunicaes. Sua implantao em redes de pequeno porte exige baixos

investimentos, poucos recursos de hardware e software, pequena largura de banda disponvel e conhecimento em rede de computadores para configur-lo adequadamente. Este trabalho visou fornecer parmetros de configurao da soluo com Asterisk no papel de PABX dentro do contexto de uso numa rede local. Cabe acrescentar que o Asterisk livre sob licena GPL e possui um razovel nmero de implementaes funcionais suportado por uma comunidade visivelmente atuante.

Referncias
[1] JESZENSKY, Paul Jean Etienne. Sistemas Telefnicos. 1 edio brasileira. 2004. [2] PINHEIRO, Jos Maurcio Souza. Centrais Privadas de Telefonia. Disponvel em: www.projetoderedes.com.br/artigos, acessado em 05 dez. 2005. [3] SPENCER, Mark, ALLISON, Mark e RHODES, Christopher. The Asterisk Handbook version 2 [4] GNU, General Public License. Disponvel em: <http://www.gnu.org/licenses/gpl.html> [5] Digium, The primary developer and sponsor of Asterisk. Localizado em: http://www.digium.com [6] Asterisk Documentation Project, The History of Zapata Telephony. Disponvel em: <http://www.asteriskdocs.org/modules/tinycontent/index.php?id=10> [7] Free World Dial UP, Communication for geeks by geeks. Disponvel em: http://www.freeworlddialup.com [8] Digium, Telephony for business. Wildcard TE410P. Disponvel em: <http://www.digium.com/index.php? menu=product_detail&category=hardware&product=TE410P> [9] Asterisk Brasil, A comunidade brasileira do Asterisk. Localizado em: <http://asteriskbrasil.org> [10] Asterisk Documentation Project. Disponvel em: http://www.asteriskdocs.org [11] GONALVES, Flavio Eduardo Andrade. Asterisk PBX Guia de Configurao. Disponvel em: http://www.voffice.com [12] MEGELLEN, Jim Van, SMITH, Jared, MADSEN, Leif. Asterisk The Future of Telephony, OReilly. [13] VoIP Wiki, A reference guide for all things VoIP. Disponvel em: http://www.voip-info.org [14] Asterisk-stat, CDR Analyser. Disponvel em: <http://www.voipinfo.org/wiki/index.php?page=Asterisk+CDR+Areski+GUI> [15] Real Time MPEG Audio Player for Layer 1,2 and Layer3. Disponvel em: <http://www.mpg123.de> [16] Asterisk GUI, Graphical Users Interfaces. Disponvel em: <http://www.voip

info.org/wiki/view/Asterisk+GUI>

Vous aimerez peut-être aussi