Vous êtes sur la page 1sur 2

1. Critrios de Ajustes do Sistema de Proteo 1.1.

Sistema de Distribuio 13,8kV


1. Unidade temporizada de fase: At 1000kVA liberar a potncia em transformao; Maior que 1000kVA considerar 1,3 x demanda contratada com fator de potncia 0,92, desde que: 1000kVA Iajuste Pot. total em transformao. Alerta: no ajuste considerar o escalonamento da demanda 2. Unidade instantnea de fase: I ajuste inst. fase > Iinrush total e; I ajuste inst. fase > Maior Icc3 simtrico na BT. 3. Curva temporizada de fase: A curva escolhida deve proporcionar um tempo mximo de 0,3s para o maior valor da Icc3 simtrico na baixa tenso; No caso de um nico transformador adotar a menor curva, desde que fique liberado o Iinrush. 4. Unidade temporizada de neutro: Recomendamos adotar 20% do ajuste da unidade temporizada de fase, desde que esteja abaixo do valor de ajuste de neutro do religador e; Preferencialmente no efetuar ajuste inferior a 10% da corrente nominal do TC, garantindo a preciso do TC. 5. Unidade instantnea de neutro: Preferencialmente adotar 20% do ajuste da unidade instantnea de fase, sendo I ajuste inst. < Icc1 mnima simtrica no primrio; 6. Curva temporizada de neutro: Adotar a menor curva disponvel no rele, pois no h necessidade de coordenar com outra proteo no secundrio. 7. Quando o ajuste do rel secundrio no proteger o transformador (curva de dano), este dever ser protegido atravs da instalao de fusveis; 8. Os ajustes adotados devem coordenar com a proteo a montante da Copel.

1.2. Sistema de Distribuio 34,5kV 2. Unidade temporizada de fase:


At 2500kVA liberar a potncia em transformao; Maior que 2500kVA considerar 1,3 x demanda contratada com fator de potncia 0,92, desde que: Tenso 34,5kV 2500kVA Iajuste Pot. total em transformao. Alerta: no ajuste considerar o escalonamento da demanda 2. Unidade instantnea de fase: I ajuste inst. fase > Iinrush total e; I ajuste inst. fase > Maior Icc3 simtrico na BT. 3. Curva temporizada de fase: A curva escolhida deve proporcionar um tempo mximo de 0,3s para o maior valor da Icc3 simtrico na baixa tenso; No caso de um nico transformador adotar a menor curva, desde que fique liberado o Iinrush. 4. Unidade temporizada de neutro:

5.

6.

7. 8.

Recomendamos adotar 20% do ajuste da unidade temporizada de fase, desde que esteja abaixo do valor de ajuste de neutro do religador e; Preferencialmente no efetuar ajuste inferior a 10% da corrente nominal do TC, garantindo a preciso do TC. Unidade instantnea de neutro: Preferencialmente adotar 20% do ajuste da unidade instantnea de fase, sendo que: I ajuste inst. < Icc1 mnima simtrica no primrio, referente a parcela da corrente que circula pelo rel de neutro por contribuio da Copel; I ajuste inst. > Icc1 simtrica no ponto de instalao da proteo, referente a parcela da corrente que circula pelo rele neutro por contribuio do cliente. I ajuste inst. > Icc1 simtrica na BT, referente a parcela da corrente que circula pelo rele neutro por contribuio da Copel. Curva temporizada de neutro: A curva escolhida deve proporcionar um tempo mximo de 0,3s para o maior valor da Icc1 simtrico na baixa tenso; No caso de um nico transformador adotar a menor curva. Quando o ajuste do rel secundrio no proteger o transformador (curva de dano), este dever ser protegido atravs da instalao de fusveis; Os ajustes adotados devem coordenar com a proteo a montante da Copel.

Vous aimerez peut-être aussi