Vous êtes sur la page 1sur 14

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Faculdade de Engenharia - FEN

EDIFICAES I
Professora: Margareth da Silva Magalhes
Departamento de Construo Civil e Transportes

EDIFICAES I

HORRIO DAS AULAS

Quarta-Feira: 09:40 11:30h (2 aulas)


Quinta-Feira: 08:50 11:30h (3 aulas)

EDIFICAES I

OBJETIVO DA DISCIPLINA

O aluno dever adquirir conhecimentos plenos dos processos construtivos das edificaes, tornando-se capacitado a exercer a responsabilidade pela execuo da obra, bem como administrar e fiscalizar os servios complementares necessrios.

METODOLOGIA

Aulas expositivas tericas Apresentao de trabalhos e Seminrios sobre diversos temas relacionados a disciplina

EDIFICAES I

EMENTA

Planejamento, controle e gerenciamento na construo civil. Riscos e cuidados a serem tomados durante a execuo da obra. Qualidade do produto final. Processos construtivos.

EDIFICAES I

CONTEDO PROGRAMTICO
Estudos preliminares. Anteprojeto. Estudo de viabilidade tcnica. Levantamento topogrfico. Fases de uma obra. Projetos. Planejamento e Gerenciamento. Noes de Oramento. Acompanhamento de obras.

Estudo do terreno. Sondagens. Fundaes e escoramento.


Limpeza do terreno e canteiro de obras. Demolio, tapumes, barraces. Silos de materiais. Instalaes provisrias. Equipamentos. Terraplanagem e locao da obra. Escavaes, transporte e aterro.

Estrutura. Formas, armaes. Concreto. Execuo

EDIFICAES I

CONTEDO PROGRAMTICO
Alvenaria. Tipos de alvenaria (vedao e estrutural). Definies e processos construtivos

Instalaes. Processos de execuo e cuidados.


Revestimentos de pisos e paredes. Tipos e processos de execuo.

Telhados. Impermeabilizao. Definio, tipos de telhados. Estrutura e execuo. Incorporao Imobiliria.


Higiene e segurana do trabalho. Cuidados e medidas a serem tomados. Lei 8666/93 Licitaes de obras pblicas.

EDIFICAES I

MTODO DE AVALIAO

Duas provas tericas em sala de aula: P1 e P2 Apresentao de 1 trabalho (em equipe): T Seminrio (em equipe): S

EDIFICAES I

CRITRIO DE APROVAO
MDIA PARCIAL (MP) = 0,3 x P1 + 0,3 x P2 + 0,3 x S + 0,1 x T
MP > 7,0 APROVADO POR MDIA 4,0 < MP < 7,0 PROVA FINAL (PF)

MDIA FINAL (MF) = MP + PF 2 MF > 5,0 APROVADO MF < 5,0 REPROVADO

EDIFICAES I

TEMAS PARA TRABALHOS:

Legalizao de Obras: Requisitos necessrios para legalizao de obras nas diversas entidades do Rio de Janeiro
Tema SMU - Secretaria Municipal de Urbanismo CREA
CEDAE Companhia Estadual de gua e Esgoto, LIGHT Companhia de eletricidade CEG Companhia Fornecedora de Gs CBMERJ Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro SMAC - Secretaria Municipal de Meio Ambiente INEA Instituto Estadual do ambiente Ministrio do Trabalho

Grupo
1 2 3

EDIFICAES I

TEMAS PARA TRABALHOS:

Normas regulamentadoras (Ambiental e de segurana): NR 6 Equipamento de Proteo Individual EPI e NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo
Tema NR 6 e o item 18.23 (Equipamento de Proteo Individual EPI) da NR18 Itens: 18.4 (reas de vivncia), 18.5 (Demolio) e 18.6 (Escavaes, fundaes e desmonte de rochas) Itens: 18.7 (Carpintaria), 18.8 (Armaes de ao), 18.9 (Estruturas de concreto), 18.12 (Escadas, rampas e passarelas) e 18.13 (Medidas de proteo contra quedas de altura) NR Itens: 18.14 (Movimentao e transporte de materiais e pessoas), 18.15 (Andaimes), 18 18.17 (Alvenaria, revestimentos e acabamentos), 18.18 (Servios em telhados) e 18.22 (Mquinas, equipamentos e ferramentas diversas) Itens: 18.24 (Armazenagem e estocagem de materiais), 18.25 (Transporte de trabalhadores em veculos), 18.26 (Proteo contra incndio), 18.27 (Sinalizao de segurana), 18.28 (Treinamento), 18.29 (Ordem e limpeza) e 18.30 (Tapumes e galerias).

Grupo 5

6
7

EDIFICAES I

ESTRUTURA DOS TRABALHOS

Equipes: 3 alunos Formato: parte escrita + apresentao Apresentaes:


Do grupo 1 ao 4 - Aula do dia 21/03 Do grupo 5 ao 9 Aula do dia 22/03 Tempo: apresentao: 10 minutos perguntas: 5 minutos

EDIFICAES I

TEMAS PARA SEMINRIOS


Grupo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tema Execuo de Fundaes Superficiais e Profundas Execuo de estruturas de concreto armado Alvenaria Estrutural: Habitaes de 1, 2 e multi-pavimentos Corroso de armaduras em marquises em balano Patologias em Estruturas de Concreto Armado Juntas de dilatao em fachadas de edifcios - materiais e tcnicas Edifcios altos do mundo e suas estruturas, materiais e tcnicas Incndios em estruturas de concreto armado e protendido Construes com terra e Alvenaria de Solo-Cimento. Gerenciamento de resduos na construo civil (CONAMA 307)

EDIFICAES I

ESTRUTURA DOS SEMINRIOS


1. Introduo / Justificativa 2. Fundamentao Terica 3. Exemplos de Aplicaes 4. Estudo de caso no Rio de Janeiro 5. Visita Tcnica 6. Concluses / Perspectivas Formato: Relatrio e Apresentao Oral (25 minutos) Equipes de 3 alunos.

EDIFICAES I

BIBLIOGRAFIA BSICA E COMPLEMENTAR

YAZIGI, W. A tcnica de edificar. Editora PINI, 8 edio, 2007. AZEREDO, H. A. O edifcio at sua cobertura. Edgard Blucher, 1997. LIMER, C. V. Planejamento, oramento e controle de projetos e obras. RJ: Livros Tcnicos e Cientficos, 1997. MATTOS, Aldo Dorea. Como preparar oramentos de obras. Ed. Pini: 2007 ASSED, Jos Alexandre e Paulo Cezar. Construo Civil: Metodologia Construtiva. Livros Tcnicos e Cientficos LTDA, 1986. TCPO 2000: Tabelas de composio de preos para oramentos So Paulo: PINI, 2000 NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo NR 6 - Equipamento de Proteo Individual

Vous aimerez peut-être aussi