Vous êtes sur la page 1sur 3

Disciplina: Cincias Modulo de reposio de aula 1.

Considere, para uma lata de refrigerante vazia, em repouso no meio da rua, dois momentos distintos: a) Um garoto vem correndo e d um chute rasteiro na lata. b) Ao chegar do outro lado da rua, a lata pisoteada por um homem, sendo completamente amassada, Suponha que a intensidade do chute seja a mesma do piso. Agora responda: a) Que efeito foi produzido na lata em cada momento? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b) Por que os efeitos foram diferentes, se as intensidades das foras aplicada eram iguais? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2. Nas questes abaixo, assinale a alternativa correta: a) Fora que equivale ao de vrias outras, que podem Ter sentidos, intensidades e direes diversas: ( ) resultante ( ) peso ( ) cinemtica ( ) nula ( ) final b) Nome do aparelho usado para medir foras: ( ) termmetro ( ) dinammetro ( ) anemmetro ( ) balana ( ) rgua

c) A regra do paralelogramo usado para encontrar a fora resultante quando as foras aplicadas tm: ( ) direo e sentido iguais. ( ) mesma direo e sentidos diferentes. ( ) mesma intensidade. ( ) quando uma s fora aplicada. ( ) direes diferentes. 3. Considere um corpo sobre o qual so aplicadas duas foras de igual intensidade e mesma direo. Assinale V(verdadeiro) e F (falso): ( ) Essa condio mantm o corpo em equilbrio. ( ) Essa condio modifica o estado de movimento do corpo. ( ) A resultante pode ser zero. ( ) A intensidade da fora resultante o dobro da intensidade de uma das foras. ( ) A intensidade da resultante depender do sentido das duas foras. 4. Considerando os esquemas A, B e C, assinale com X a(s) alternativa(s) correta(s). a) Em A, as foras F1, F2 e F3 tm: ( ) mesma direo. 20N 20N 30N ( ) mesma intensidade. ( ) mesmo sentido. F1 F2 F3 ( ) direes e sentidos diferentes. b) Em B, as foras F1, F2 e F3 tm: ( ) mesma direo. ( ) mesma intensidade. ( ) mesmo sentido. ( ) direes e sentidos diferentes.

30N F1

30N F2

30N F3

c) Em C, as foras F1, F2 tm: ( ) mesma direo. ( ) mesma intensidade. ( ) mesmo sentido. ( ) direes diferentes.

F1 F2

50N 50N

5. Desenhe a fora resultante para cada caso: a) d)

b)

d)

c)

6. a) De que maneira a intensidade da fora aplicada em um corpo interfere na sua acelerao? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b) E a massa do corpo? Como ela se relaciona com a acelerao e a fora aplicada sobre o corpo? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ c) Escreva a expresso matemtica, formulada por Newton, que resume essa relao entre fora, massa e acelerao. _____________________________________________________________________________ 7. Baseando-se na resposta ao exerccio anterior, calcule o seu peso. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 8. Associe corretamente: a) Todos os corpos tendem a manter seu estado de movimento. b) instrumento para medir a intensidade da fora. c) Autor da Lei da Gravitao Universal. d) Fora com direo vertical e sentido para baixo. e) Foras que se opem tendncia de movimento. f) Agente fsico capaz de colocar um corpo em movimento. g) Mede a quantidade de matria. ( ( ( ( ( ( ( ) dinammetro ) Newton ) Inrcia ) peso ) atrito ) massa ) fora

9. Em uma das misses do projeto Apollo, que explorou a superfcie lunar, embarcou o Lunar Rover, um jipe especial dotado de antenas, cmeras e grandes rodas, cuja finalidade era transportar os astronautas e alguns equipamentos a distncias maiores. Sabendo que a gravidade lunar corresponde a mais ou menos 1/6 da terrestre (= 1,6 m/s2) e que o jipe, na Lua, 3 200 N, responda: a) Qual era a massa do Lunar Rover, em tonalidade?

b) Qual seria o peso desse jipe na Terra, se ele tivesse sido trazido de volta?

10. Imagine que voc tenha sido capturado por extraterrestre e levado a um planeta desconhecido, onde foi submetido a uma bateria de testes e exames. Medido num dinammetro, seu peso atingiu 380N. Sabendo que sua massa de 55 kg, determine a acelerao da gravidade nesse planeta. 11. Coloque V nas afirmaes verdadeiras e F nas falsas: a( ) Quanto mais rugosa uma superfcie, menor o atrito. b( ) Atrito uma fora que se ope tendncia de movimento. c( ) O atrito entre as peas de uma mquina aumenta seu rendimento. d( ) Quanto maior a fora de atrito, maior a velocidade do corpo. 12. A respeito da Segunda Lei de Newton (Princpio Fundamental da Dinmica), coloque V quando verdadeiro e F quando falso: A( ) Para uma mesma fora resultante, quanto maior a massa, maior a acelerao. B( ) Para uma certa massa, quanto maior a fora resultante, menor a acelerao. C( ) Para uma certa acelerao, quanto maior a massa do corpo, maior deve ser a fora resultante. 13. Um automvel cuja massa 1800 kg adquire uma acelerao de 32 m/s2. Encontre a fora resultante. 14. O dinammetro baseia-se em um dos efeitos que as foras provocam em um corpo. Que efeito esse? 15. Durante uma mudana, um cofre de 550kg tirado da imobilidade com uma acelerao de 0,5 m/s2. A resistncia devida ao atrito de 100N. Calcule; a) A intensidade da fora resultante. c) A intensidade da fora horizontal aplicada sobre o cofre pelo carregador.

16.O amianto, substncia utilizada nas pastilhas de freio dos automveis, e o ao, usado nos discos de freio, so materiais que se deformam quando aquecidos. Deformando-se, essas peas tm seu atrito reduzido. Levando em considerao o que voc conhece sobre a fora de atrito, explique por que os projetistas de automveis precisam garantir que as peas que compem os freios tenham bom resfriamento.

Vous aimerez peut-être aussi