Vous êtes sur la page 1sur 19

INTRODUO

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar as solues utilizadas pelo Direito Internacional Privado para tentar resolver as controvrsias que surgem diante dele. Afinal, com a globalizao os povos passaram a se relacionar de forma mais intensa fazendo com que, em conseqncia disso, novas lides se instaurassem no cenrio mundial. Quando aparecem situaes de conflito envolvendo mais de um pas, surge o problema de saber qual norma deve ser aplicada. Assim que so usados os elementos de conexo para, diante do caso concreto, verificar de que tipo de relao se trata com o intuito de, posteriormente, aplicar o devido parmetro de conexo que auxiliar na resoluo do conflito. Os elementos que vo fazer a ligao entre as leis em conflito podem ser o local em que se encontra a coisa, no caso de tratar de direitos reais; o ltimo domiclio do de cujus, em sendo questo de direito sucessrio ou o domiclio da pessoa se for o caso de direito de famlia ou da personalidade. com a ajuda desses elementos que se buscar a soluo mais adequada para resolver o conflito. No decorrer do texto sero abordados aspectos como as circunstncias de conexo, as tcnicas de conexo, discorrendo tambm sobre os direitos reais, de sucesses e das obrigaes. Alm disso, sero explicados os limites de aplicao do direito estrangeiro.

ELEMENTOS DE CONEXO

Regra de conflito O Direito Internacional Privado enquanto direito de conflitos (Conflito das leis no espao), busca indicar as ordens jurdicas estaduais que vo reger as relaes privadas internacionais. As normas de conflito utilizadas pelo Direito Internacional tm uma estrutura baseada na previso e na estatuio, no existindo sano.

Previso: o prprio objeto das normas de conflito (desmembramento da situao jurdica em causa).

Estatuio: d-se por via do elemento de conexo (pode revestir vrias modalidades). As normas de conflito (normas de remisso) so normas que regulam as

relaes inter-individuais atravessadas por fronteiras. Sendo uma norma de regulamentao indireta, as normas de conflito regulam relaes inter individuais por designao de uma ou vrias ordens jurdicas, para nessa ordem jurdica encontrar a regulamentao da situao privada internacional. Quanto fonte, natureza das normas de conflito apresenta-se de duas maneiras: ou provm do direito internacional, se so formuladas por rgos internacionais; ou provm de normas de direito interno, formuladas pelos prprios Estados com vista regularem interesses dos particulares. Direito Internacional Privado O Direito Internacional privado representado por normas que definem qual o direito a ser aplicado a uma relao jurdica com conexo internacional. Visando alcanar a lei adequada, serve-se o Direito Internacional Privado de elementos tcnicos prefixados, que funcionam como base na ao solucionadora do conflito. A esses meios tcnicos, usados pela norma indireta para solucionar os conflitos de leis, denominamos elementos de conexo.

Os elementos de conexo podem ser fundamentados baseados: no conflito de leis; no intercmbio universal ou comrcio internacional; na extraterritorialidade das leis. Objeto: o direito internacional privado resolve conflitos de leis no espao (citado anteriormente) referentes ao direito privado; indica qual direito, dentre aqueles que tenham conexo com a lide em questo poder ser aplicado. O objeto direito internacional, sempre se refere s relaes jurdicas com conexo que transcende as fronteiras nacionais. Assim, alguns pontos so analisados pelo direito internacional privado, que so a nacionalidade, questo da uniformizao das leis, a condio jurdica do estrangeiro, o conflito de leis como j citado e o reconhecimento internacional dos direitos adquiridos pelos pases. Objetivo: o direito internacional privado visa realizao da justia material que acontece de maneira indireta, e isso, mediante elementos de conexo favorecendo a validade jurdica de um negcio jurdico. Outro objetivo do direito internacional privado a harmonizao das decises judiciais proferidas pela justia domstica com o direito dos pases com os quais a relao jurdica tem conexo internacional. Regras de Conexo As regras de conexo so as normas estabelecidas pelo Direito Internacional Privado que indicam o Direito aplicvel s diversas situaes jurdicas conectadas a mais de um sistema legal. O Direito Internacional Privado primeiramente busca classificar a situao ou relao jurdica dentre um rol de categorias jurdicas existentes; posteriormente localiza a sede jurdica desta situao ou relao e por fim determina a aplicao do Direito vigente na respectiva sede. A caracterizao da questo jurdica o primeiro momento e pode versar sobre o estado ou capacidade da pessoa, a situao de um bem, um ato ou fato jurdico entre outros. As categorias jurdicas tm sua sede jurdica equivalente, devendo ser localizada; dessa maneira o estado e a capacidade da pessoa se localizam no pas de sua nacionalidade ou de seu domiclio; a coisa se localiza no pas em que estiver situada e o ato jurdico no local onde tiver sido constitudo ou onde deva ser cumprido.

Dessa forma, sendo localizada esta sede jurdica, encontra-se o elemento de conexo, podendo em seguida ser aplicado o Direito vigente neste local, o que constitui a regra de conexo do Direito Internacional Privado. A conexo vem a ser a ligao, o contato entre uma situao da vida e a norma que vai reg-la.

Os Elementos de Conexo podem ser:

Reais: refere-se a situao da coisa, o lugar do domiclio, o lugar do ato ou fato, o lugar da origem ou nascimento, o lugar do contrato ou de sua execuo;

Pessoais: a raa, a religio, a nacionalidade, a tribo, a vontade; Institucionais: o pavilho ou a matrcula da aeronave ou navio, o foro (a autoridade que conhece do caso). Outra classificao a adotada pela doutrina francesa (regras de conexo)

onde indicam o elemento e a lei competente: o estatuto pessoal regido pela lei nacional; o estatuto real regido pela lei da situao dos bens, e os fatos e atos jurdicos so regidos pela lei do local de sua ocorrncia ou pela da escolha das partes. So exemplos de regras de conexo: lex patriae: lei da nacionalidade da pessoa fsica; lex domicilii: lei do domiclio; lex loci actus e locus regit actus: lei do local da realizao do ato jurdico; lex loci contractus: lei da celebrao do contrato;

lex loci solutionis: lei do local onde a obrigao ou o contrato deve ser cumprido;

lex voluntatis: lei de escolha dos contratantes;

lex loci delicti: lei do lugar onde o ato ilcito foi cometido;

lex rei sitae: lei do local em que a coisa se encontra;

mobilia sequuntur personam: lei do local onde se encontra o proprietrio (para bens mveis);

lex loci celebrationis: a lei do local da celebrao rege as formalidades do casamento;

lex monetae: lei do local em cuja moeda a dvida est expressa;

lex loci executionis: lei do local onde se procede execuo forada de uma obrigao; lex fori: lei do local onde corre a ao judicial. O Direito Internacional Privado brasileiro elegeu a lex domicilii para reger o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia; outros pases preferem a lex patriae. O Brasil emprega a lex rei sitae para reger os bens; outros Estados podem recorrer mobilia sequuntur personam. Os principais elementos de conexo que podem ser analisados no sistema brasileiro de direito internacional privado so: art. 7, caput, da Lei de Introduo do Cdigo Civil que trata do domiclio; art. 7, 1 da mesma Lei que trata das formalidades do casamento, etc. Existindo uma questo de direito internacional privado, preciso determinar a forma pela qual ela se enquadra no sistema jurdico de determinado pas.

CIRCUNSTNCIAS DE CONEXO

So trs as circunstancias de conexes possveis, sendo essas apresentadas na seguinte forma: nacionalidade, domiclio e territorialidade.

a) Nacionalidade

Antes de adentrarmos propriamente no estudo, mister neste momento conceituarmos o que nacionalidade. Nacionalidade, como dispunha o professor Wilson de Souza, o vinculo de carter poltico que subordina, em forma permanente, uma pessoa (fsica ou jurdica) a determinado Estado.1 A nacionalidade considerada uma circunstncia de conexo uma vez que este tem a capacidade de compor ou deixar de compor um elemento de conexo. Em outras palavras, a nacionalidade pode chegar a ser objeto de soluo de conflito entre a aplicao de norma interna e externa. Assim, a nacionalidade o objeto que nunca pode ser afastado na relao jurdica entre os indivduos, pois, a determinao da nacionalidade de fundamental importncia, para que o Estado que adote o sistema da nacionalidade, venha reger as determinaes pessoais de cada individuo. A nao determinada por diversos requisitos que se apresentam no teor do individuo possuidor de direito, podendo tais se apresentar para as pessoas jurdicas devido o local em que a pessoa nasceu (nacionalidade originria) e em decorrncia da nacionalidade dos geradores desta pessoa (nacionalidade derivada); ou ainda, aquelas resultantes de ato da vontade do sujeito sendo esse a naturalizao (nacionalidade adquirida), requisitos esses a serem considerados em conformidade com as disposies internas de cada Estado. Quando se trata de pessoa jurdica, o que vem determinar sua nacionalidade o local em que esta apresenta a sua sede, a nacionalidade possuda pelos scios majoritrios, o local a que se destinam os produtos quando se tratar de exportao, etc. Aqui no Brasil, o critrio adotado caracterizado de forma mista, uma vez que a nossa Carta Magna em seu artigo12 consagra o critrio do ius soli, ao perpetrar

BATALHA, Wilson de Souza Campos. Tratado de Direito Internacional Privado, p.3

aluso de que os nascidos na Republica Federativa do Brasil, mesmo que oriundos de progenitores estrangeiros tero nacionalidade brasileira. Ao mesmo tempo, as alneas b e c do mesmo inciso vm tratar do ius sanguinis, ao conhecerem como brasileiros natos queles nascidos em outro Estado, cujo seus pais so brasileiros ou avs, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. Ainda, o artigo 8 da LICC monta que a lei nacional da pessoa define a capacidade civil, os direitos de famlia, as relaes pessoais dos cnjuges e o regime dos bens no casamento, sendo lcito quanto a este a opo pela lei brasileira. Assim, as normas a serem aplicadas aos nacionais do Brasil so aquelas regidas por este Estado, no cabendo a mais nenhuma outra a possibilidade de interveno legislativa. Acentua-se, porm, que, pode haver casos em que uma pessoa fsica ou jurdica venha deter de mais de uma nacionalidade ou de nenhuma nacionalidade, sendo que neste primeiro, no Estado em que ela se encontra, sendo este o local de uma de suas nacionalidades, considera-se naquele momento como se somente uma existisse. Esses so os que chamamos de poliptridas. J os que no apresentam nenhuma nacionalidade, so os que chamamos de aptrida.

b) domiclio

Apesar de os doutrinadores entenderem ser o critrio da nacionalidade a forma mais segura para que no ocorram erros e fraudes quanto a aplicao das leis, no pode ser deixado de lado o fato de alguns pases em alguns momentos utilizarem do critrio de domicilio.

Este critrio tem por justificativa de que, as pessoas quando domiciliadas em certo local, tendem a adquirir os hbitos deste lugar se desvirtuando daqueles de sua origem. Alm disso, as normas locais so mais facilmente aplicadas pelos juzes deste, do que as normas de outros Estados, alm de serem essas mais facilmente conhecidas por aqueles que o individuo veio a se relacionar. Aqui no Brasil tal preceito aplicado com base no artigo 9 da Lei de Introduo do Cdigo Civil, onde a lei do domicilio ser justaposta subsidiariamente em casos especficos como quando a pessoa no tiver nacionalidade, ou quando se lhe atriburem duas nacionalidades, por conflito, no resolvido, entre as leis do pas do nascimento a as do pas de origem, caso em que prevalecer, se um deles for o Brasil, a lei brasileira. Ainda, vale ressaltar que na ausncia de domicilio, ser aplicada a lei da residncia para tal ato jurdico. (artigo 7, 8 da LICC), e ainda, h a possibilidade do domicilio do chefe da famlia ser estendido ao seu cnjuge e filhos menores ou menores sobre guarda (artigo 7, 7). Alm disso, o artigo 7 da LICC alude tambm que a lei do pas em que for domiciliada a pessoa decide as regras sobre a abertura e a concluso da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia.

c) territorialidade

A territorialidade a circunstncia de conexo que vem preferir a lei do local em que fora praticado o ato jurdico ou o local em que vai ser executado o referido ato. Tal preceito, segundo os ensinamentos de Wilson de Souza Campos Batalha2, fora inaugurado aqui no Brasil com o advento da Lei de Introduo ao Cdigo Civil em
2

BATALHA, Wilson de Souza Campos. Ob. Cit., p.101

seu 1 do artigo 9 que institui: destinando-se a obrigao a ser executada no Brasil e dependendo deforma essencial, ser observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrnsecos do ato. Segundo ele, esse dispositivo vem designar que, existindo um compromisso constitudo no exterior, mas que a sua execuo deva ser realizado no Brasil, e se para esse o pas originrio preveja forma especial, dever tal ser analisada pelo julgador, desconsiderando aquela em que admitida no nosso pas, acolhendo assim, as particularidades da lei estrangeira no que diz respeito aos requisitos extrnsecos do ato, e os requisitos da lei local no que diz respeitos aos requisitos intrnsecos. Esse o que chamamos de lex loci executtions. Um exemplo de lei do local da execuo aqui no Brasil a lei cambial, que permite que as operaes cambiais sejam pagas no lugar designado, porm no sendo a moeda a estrangeira, mas sim a nacional. Outra forma de lei territorial manifestada aqui no Brasil a questo de contrato de trabalho, onde sero observadas as leis do local da prestao de servio ou da execuo do contrato e no a da contratao (lex loci laborre). Vejamos a smula 207 do TST: 207. A relao jurdica trabalhista regida pelas leis vigentes no pas de representao do servio e no por aqueles do local da contratao.

No direito de famlia, temos como forma exemplificativa dessa circunstancia de conexo o fato de o STF, ter julgado testamento olgrafo de uma pessoa, constitudo na Itlia, de acordo com a lei do local, ou seja, a Italiana, que era nesse pas a pessoa domiciliada, observando a lei Italiana.

Outro nesses termos o fato de na abrangncia do direito internacional privado ingls, onde o consentimento dos pais dos nubentes para a celebrao do casamento est ligado lex loci actus, mesmo estes casando-se em outro pas. No direito contratual, pode ser usada tambm a lei do local em que fora celebrado o contrato ou o local em que o mesmo fora finalizado, observando-se os ditames da ordem pblica internacional, bem como a capacidade dos membros contratantes. O artigo 9 da LICC 2 a obrigao resultante do contrato reputa-se constituda no lugar em que residir o proponente. No caso do direito patrimonial, esses tero a aplicao da lei do local em que o mesmo se encontra qualificao essa tambm advinda com o artigo 8 da LICC. O mesmo ocorre com os direitos reais e de propriedade.

TCNICAS E QUALIFICAO DOS ELEMENTOS DE CONEXO


Ao se falar sobre essa teoria, importante que se team breves informaes sobre a ordem jurdica. Como se sabe, a ordem jurdica a soma das regras jurdicas que regem as condutas dos indivduos da sociedade. Tais normas so estabelecidas pelo Estado para que as relaes entre indivduos e entre estes e o Poder Pblico sejam reguladas e protegidas. O que d fora a obrigatoriedade das normas o fundamento delas. Vale dizer que as vrias regras e dispositivos existentes so vlidos porque possuem fundamento. O que se observa, ento, que existem vrios ordenamentos jurdicos autnomos e todos eles possuem as mesmas instituies. Porm, as instituies no so entendidas da mesma maneira em todos eles. Como exemplo podem ser mencionadas a personalidade, o domiclio e os bens mveis, que no tm uma aceitao isonmica nos vrios ordenamentos.

Quando se trata da aplicao de direito internacional privado, necessrio que se classifique primeiramente a instituio para depois estabelecer a regra de conflito que ser aplicada. A qualificao da relao jurdica imprescindvel, pelo fato de ela no ser definida da mesma forma nas demais legislaes. Desse modo, a qualificao demasiadamente importante para o direito internacional privado. Diante do litgio, preciso que se faa de imediato a identificao dos fatos no ordenamento do pas onde, eventualmente, ser resolvida a questo que se apresenta. Segundo Irineu Strenger, a qualificao a determinao da forma pela qual a mesma questo de direito internacional se encaixa no ordenamento jurdico de um determinado pas. Assim, o domiclio um elemento de conexo que determina a aplicao da lei nacional ou aliengena nos casos que envolvam personalidade, nome, capacidade e os direitos de famlia, conforme o art. 7 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Entretanto, o conceito de domiclio no igual em todos os pases e essa divergncia ocorre, por exemplo, entre a Inglaterra e a Dinamarca, fazendo com que haja discusses que dificultam a aplicao do direito. Uma situao que precisa da anlise da Teoria da Qualificaes a autorizao dos pais para o casamento dos filhos. Primeiro h de saber se a permisso uma forma do ato ou uma questo de capacidade. Na Frana ela necessria, mas na Inglaterra no. Ento, se essa questo ocorrer na Frana, precisa ver se um caso de forma do ato ou de capacidade. Em sendo caso de capacidade, aplica-se a lei do domiclio e se for caso de forma, aplica-se a lei da sede do fato. Dependendo do julgamento que se faa da autorizao, o casamento pode ser anulado ou no. Outra hiptese a da determinao da natureza jurdica dos bens, pois o que considerado bem mvel em um pas pode no ser em outro. Tambm h que se falar no casamento, o qual em alguns pases visto como pertencente ao direito das obrigaes e em outros pertence ao direito de famlia. Como se v, a qualificao o ato de identificar como a questo que se apresenta ao juiz vista no direito estrangeiro. No campo das qualificaes, cabe falar da Teoria da Lex Fori. Essa teoria foi desenvolvida pelo francs Bartin e segundo ela, a qualificao deve ser feita de pronto com base no objeto de conexo da norma de direito internacional privado. Bartin defendia

que o magistrado devia fazer a qualificao do foro considerando que o legislador ao estruturar uma lei o faz com base no direito civil do seu Estado. preciso que o legislador saiba o que diz o direito privado do seu Estado. Havendo dvida, o juiz pode escolher a lei do foro para determinar a natureza jurdica do fato que lhe apresentado. De acordo com a teoria do francs, o direito internacional privado deve se vincular ao direito civil, mas nem sempre o direito internacional est no Cdigo Civil. Outro ponto em que ele baseia sua teoria no respeito soberania do pas. E, assim sendo, a qualificao s poderia depender da lex fori, j que a subordinao lei de outro pas limitaria o poder do juiz ofendendo a soberania do Estado. Por isso que Bartin chamava o direito internacioanl privado de conflitos de sobearania. S que, na verdade, o que existe um conflito de leis e qualificaes que no interfere no Estado nem desequilibra a vida do mesmo. Fica claro, por conseguinte, que a teoria em destaque afirmava que o juiz no pode qualificar todos os casos que a ele se apresentam, do mesmo modo que no tem condies de saber de todos os sistemas jurdicos, o que faz surgir as dvidas. Desse modo, o magistrado deve optar pela lex fori.

* Teoria da Lex Fori: prope que o juiz faa a qualificao do foro, para isso, seria necessrio que o legislador conhecesse muito bem o Cdigo Civil e o direito internacional privado de seu Estado, pois fica difcil para o juiz conhecer e compreender todos os Cdigos Civis. Assim, na dvida, o juiz pode optar pela lei do foro para fazer a determinao da natureza jurdica do fato colocado para ele decidir. A Lex Fori serve para resguardar a soberania do pas.

* Teoria Lex Causae: segundo o seu precursor, Despagnet, nos casos em que houver divergncia a qualificao deve ser solicitada lei que declarada aplicvel pela regra do Direito Internacional Privado, respeitando as exigncias de ordem pblica, porque, caso elas no sejam respeitadas, no se chegar a aplicar a cada relao jurdica a lei determinada pela norma de conflito. Despagnet discorda ainda de Bartin no tocante aplicao da lex fori, porque ele explica que esse um princpio vlido sem a observncia de outros critrios. Ento, para a lex causae o juiz deve aplicar a lei estrangeira sempre

que o Direito Internacional Privado assim o determinar, no importando que ele desconhea o sistema jurdico que deve ser aplicado.

Tipos de Normas Direito de Famlia Direitos Personalidade Direitos Reais Direitos Obrigacionais Direito de Sucesses

Lei Domiclio da pessoa

Latim Lex Domicili Lex Domicili

da Domiclio da pessoa

Onde a coisa est situada Lex Rei Sitae Onde a obrigao constituda foi Locus Regit Actum Locus Regit Contractum

ltimo domiclio do Lex Domicili falecido / desaparecido

DIREITOS PESSOAIS CAPACIDADE Para o conflito de Leis que tenha como questo a capacidade, a LICC dispe que o elemento de conexo o domiclio da pessoa. Esta regra evita, dentre outros problemas, que uma pessoa domiciliada num pas estrangeiro e reconhecida ali como maior de idade venha a ser considerada menor de idade no Brasil (caso a lei brasileira e a estrangeira divirjam nesse particular um conflito de leis), o que seria inconveniente e injusto. Ex. um contrato assinado entre um escocs de 17 anos de idade, domiciliado na Esccia, e um brasileiro de 18 anos motivo de litgio em juzo no Brasil. O brasileiro,

que deseja anular o contrato, argumenta que o escocs menor de idade, pois a capacidade jurdica plena no Brasil comea aos 18 anos; o escocs, em sua defesa, alega que a maioridade na Esccia comea aos 16 anos e que esta lei (a escocesa) que o juiz deve aplicar para determinar a sua capacidade jurdica. Nestes termos, o juiz brasileiro acolher a alegao do escocs. No conflito entre lei brasileira e escocesa, prevaleceu esta ltima, em conformidade com o art. 7 da LICC. Art. 7 - A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia.

OBRIGAES Para o conflito de Leis que tenha como questo uma obrigao, a LICC dispe que o elemento de conexo o do local onde a obrigao se constituiu. Art. 9 - Para qualificar e reger as obrigaes, aplicar-se- a lei do pas em que constiturem. Um juiz brasileiro que tenha em mos um caso de conflito de leis sobre um contrato celebrado na Frana se perguntara, em primeiro lugar, qual a categoria de relaes jurdicas (no caso, trata-se de obrigaes um contrato); em segundo lugar, qual o elemento de conexo que o DIPr brasileiro manda usar para reger as obrigaes ( a lei do lugar onde se constituram a Frana); concluir ento que a lei competente para reger o contrato do exemplo a francesa. SUCESSO Para o conflito de Leis que tenha como questo a sucesso, seja ela legtima ou testamentria, a LICC dispe que o elemento de conexo o domiclio do de cujus. Art. 10 - A sucesso por morte ou por ausncia obedece a lei do pas em que era domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens.

A sucesso internacional envolve casos com conexo internacional em razo dos herdeiros serem estrangeiros ou do ltimo domiclio do falecido ter sido em outro pas ou dos herdeiros terem domiclio no exterior ou estando os bens a partilhar no inventrio em diversos pases. Sendo o juiz brasileiro competente para o inventrio e partilha de bens, dever verificar a lei aplicvel sucesso internacional, nos termos do artigo 10 da LICC que indica que a transmisso causa mortis ser regulada pela lei do ltimo domiclio do de cujus. A regra comporta exceo, pois em inventrio processado no Brasil, o juiz verificando a lei mais benfica ao cnjuge e descendentes de nacionalidade brasileira, dever aplic- la, por fora do 1 do art. 10 da LICC. 1 - A sucesso de bens de estrangeiros, situados no Pas, ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. E para auferir a capacidade do herdeiro, conforme disposto no artigo 10, 2 da LICC, aplica-se a lei do domiclio do herdeiro. 2 - A lei do domiclio do herdeiro ou legatrio regula a capacidade para suceder.

DIREITOS REAIS So direitos reais a propriedade, a posse, e os direitos reais sobre coisas alheias, tanto os de uso e gozo, (enfiteuse e usufruto), os de uso (servides, habitao e renda constituda sobre bens imveis), quanto os de garantia (penhor, anticrese, hipoteca e alienao fiduciria em garantia) e o direito real de aquisio. Bem como pelo mesmo princpio o exerccio das aes possessrias: manuteno na turbao, reintegrao no esbulho e o interdito proibitrio na ameaa. Art. 8 - Para qualificar os bens e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se a lei do pas em que estiverem situados.

Os direitos reais (sobre coisa) ou o direito de propriedade tero como elemento de conexo o lugar da situao da coisa (lex loci rei sitae). Aplicar-se- a lei do pas em que a coisa estiver situada. Quanto aos bens mveis que ele trouxer, ou se destinarem a transporte para outros lugares, a lei que deve ser aplicada a do domiclio do proprietrio. 1 - Aplicar-se- a lei do pas em que for domiciliado o proprietrio, quanto aos bens mveis que ele trouxer ou se destinarem a transporte para outros lugares. 2 - O penhor regula-se pela lei do domiclio que tiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada.

LIMITES DE APLICAO DO DIREITO ESTRANGEIRO

Princpio de ordem pblica: So os princpios estruturantes do direito privado. Esses princpios esto na Constituio Federal, logo, todos eles so princpios de ordem pblica. A ordem pblica o princpio mais usado para limitar a aplicao da lei estrangeira. Art. 17 da LICC: As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. Ento, direito estrangeiro que fere a ordem pblica pode at ser vlido, mas ineficaz no Brasil. Ex 1: Divrcio islmico: D-se pela repudia. O STF no homologa esse tipo de sentena, pois fere a ordem pblica. Ex 2: Casamento poligmico: Vale o primeiro casamento, e os demais so ineficazes para o ordenamento jurdico brasileiro (os rabes admitem o casamento polgamo). Ex 3: Casamento de pessoas do mesmo sexo. Ex 4: Direito do consumidor: Contratos celebrados na Internet, quando eleito o foro no exterior. O CDC ferido, pois segundo o mesmo o foro privilegiado o do consumidor.

Fraude Lei:

A fraude lei constitui uma forma de abuso de direito, no sendo admitida perante o direito internacional privado, e implica na ineficcia do ato. A Conveno Interamericana sobre Normas Gerais de Direito Internacional Privado, ratificada pelo Brasil, estabeleceu em seu art. 6: No se aplicar como direito estrangeiro o direito de um Estado-Parte quando artificiosamente se tenham burlado os princpios fundamentais da lei de outro Estado-Parte. Ficar a juzo das autoridades competentes do Estado receptor determinar a inteno fraudulenta das partes interessadas. Ex: Troca de domiclio (para fugir da aplicao da lei tributria), alterao de nacionalidade.

CONCLUSO

Pelo exposto, conclui-se que o Direito Internacional Privado no soluciona os conflitos, apenas indica quais as normas que regem as relaes internacionais privadas a partir do contedo da lide e dos elementos de conexo, tendo o magistrado de possuir um conhecimento amplo, inclusive sobre legislaes aliengenas, para aplic-la quando necessrio. Entende-se tambm que a tarefa no fcil, mas se houver uma maior homogeneidade na escolha dos elementos de conexo dos diversos direitos comparados dos Estados e eles forem corretamente aplicados, chegar-se- a um resultado satisfatrio, onde um pas no reprovar os caminhos trilhados para a soluo do conflito seguidos pelo outro Estado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

BATALHA, Wilson de Souza Campos. Tratado de Direito Internacional Privado. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1985. MACHADO, Joo Batista. Lio de Direito Internacional Privado. 3 ed. Coimbra, 2002. STRENGER, Irineu. Curso de direito internacional privado. Rio de Janeiro: Forense, 1978. VALLADO, Haroldo. Direito Internacional Privado. Vol 1. Ed. Freitas Bastos, 4 ed. 1974.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_internacional_privado, 05.05.2009. acessado em

http://www.artigos.com/artigos/sociais/direito/direito-internacional-privado-3554/artigo/, acessado em 05.05.2009

Vous aimerez peut-être aussi