Vous êtes sur la page 1sur 2

Oficina de construo e utilizao de instrumentos musicais alternativos

Kazoo Instrumento que se encosta boca do cantor, podendo ser utilizado em vrias etapas do fazer musical, como nos jogos de refro e improviso. Com os lbios levemente encostados sobre o furo, pronuncie sons fortes com as consoantes FR, TR, BR, acompanhadas de vogais, procurando movimentos labiais que faam com que o celofane, preso ao cano, possa vibrar e assim produzir sons interessantes. Material: 12 cm de cano de PVC 25 mm; 10 cm2 de papel celofane, lixa de madeira; fita adesiva colorida, furadeira e broca 10 mm para madeira; tesoura.

Como fazer: perfurar o cano de 12 cm de comprimento com broca 10 mm, tendo distncia de aproximadamente 3 cm de uma das pontas do cano. Cortar o celofane e envolv-lo na extremidade oposta onde se encontra o furo, fixando-o com um anel de fita adesiva colorida, que deve ficar somente sobre o celofane, evitando o contato com o cano. Decorar com uma cola colorida, adesivos etc.

Ri-ri Brinquedo sonoro, tambm conhecido como matraca, berra-boi e zunidor. Segure o cabo e faa girar a caixa presa por um barbante. Utilizado em diversos efeitos sonoros. Material: 4 cm de cano de papelo (bobina de tecido); um pedao de papel cartona (10 cm2), 20 cm de sisal; galho seco com 1 cm de dimetro e 15 cm de comprimento; breu; palito de fsforo; refil e pistola de cola quente; tesoura, lpis e estilete. Como fazer: recortar um crculo de cartona com o dimetro do canudo e fix-lo em uma das extremidades com cola quente. Fazer uma cintura em uma das extremidades do galho seco de rvore utilizando o estilete ou um esmeril. Passar breu derretido sobre a cintura do cabo. Amarrar sisal (corda vegetal) de 20 cm de comprimento nessa cintura, deixando uma pequena folga. Furar o fundo da caixa para passar a outra extremidade do sisal, amarrando-o a um palito para segurar o sisal pelo lado de dentro da caixa.

Vai-e-vem Brincar de vai-e-vem requer excelente coordenao motora, exercita o corpo, trabalha a interao pulso, ritmo e andamento em msica.

Material: trs metros de corda de varal; duas garrafas PET de tamanhos iguais; estilete; tesoura; furador de papel; fita adesiva colorida.

Como fazer: Corte a corda de varal no meio. Corte as garrafas na base do gargalo. Junte as duas partes encaixando uma na outra e decore com fita adesiva colorida. Passe as cordas pela boca das garrafas, deixando dois fios pendurados de cada lado. Aproveite a parte lisa do copo que sobrou do PET para fazer os pegadores, cortando duas tiras em formato de pulseiras de cada garrafa. Com o furador de papel, faa trs furos prximos em cada pulseira e transpasse uma ponta de corda em cada uma delas. Arremate com fita adesiva colorida.

Xique-xique como se fosse um ganz, porm, de papelo e PET. O ganz uma espcie de chocalho, instrumento musical idiofnico, muito utilizado nas escolas de samba.

Material: 7 cm de cano de papelo; garrafa PET, tesoura; pistola e basto de cola quente, retalhos de cartona.

Como fazer: faa tiras diminutas do PET e depois corte em quadradinhos. Utilize cola quente para fechar uma das bocas do cano de papelo com cartona. Deposite os pedacinhos do PET j recortado dentro do cano, cuidando para no ultrapassar a metade. Dessa forma, haver espao para que haja atrito entre os fragmentos, gerando assim o som caracterstico de um chocalho. Feche o outro lado do cilindro com cartona e cola quente. Decore vontade.

Vous aimerez peut-être aussi