Vous êtes sur la page 1sur 30

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ


CURSO DE FORMAO CONTINUADA EM CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

PROMED

UMA ABORDAGEM COGNITIVA DA ELETRODINMICA

Maria Stella Correa Pinto C. E. Padre Anchieta Andreia Luiza Santana de Matos Garcia C. E. Leopoldina da Silveira Sergio da Silva Peanha C. E. Nova Amrica Orientadora: Wilma Machado Soares Santos Instituto de Fsica -UFRJ
Trabalho apresentado como requisito de concluso da disciplina

FUNDAMENTOS PSICODIDTICOS DO ENSINO DA FSICA


PROFESSORES

Susana de Souza Barros (Coordenadora ) Joo Jos de Sousa Wilma M. S. Soares Rio de Janeiro RJ Brasil Novembro de 2005 1

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PROJETO DIDTICO: APLICAO EM SALA DE AULA OBJETIVOS Aplicar as metodologias de ensino desenvolvidas por Ausubel e Skinner e atividades experimentais (FAI) durante o curso de fundamentos de psicodidtica para o ensino de Fsica. Observar e coletar dados quantitativos e qualitativos para avaliao, utilizando questionrio de conhecimentos prvios, relatrios de atividades experimentais demonstrativos e exerccios. Conceitos a ser trabalhados 1. Circuito Srie/Paralelo 2. Potncia Eltrica 3. Consumo de Energia Eltrica ESTRATGIAS DE TRABALHO Verificao dos conhecimentos prvios da 1 Lei de Ohm com questionrio; Experimento de baixo custo: Corrente Eltrica nos Lquidos Aulas expositivas, com transparncias ou vdeo educacional; Utilizao de exerccios do livro GREF Eletromagnetismo, abordando caractersticas evidenciadas no questionrio de conhecimentos prvios; Durao: Foram necessrias 6 horas-aula conforme esquema abaixo: 1 aula Aplicao do questionrio / discusso 2 aula Experimento demonstrativo / coleta de dados qualitativos 3 aula Aula expositiva/discusso dos dados obtidos 4 aula Aula expositiva/contextualizao social 5 aula Avaliao quantitativa e qualitativa/verificar se sua percepo mudou diante de novos fatos 6 aula Atividades suplementares/experincia demonstrativa

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

MOTIVAO Este projeto visa produzir um material didtico baseado nos modelos da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da Instruo programada de Skinner, De acordo com Ausubel: Se tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um s princpio, diria o seguinte: o fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem aquilo que o aprendiz j sabe. Determine isso e ensine-o de acordo. Segundo Ausubel necessrio determinar o que o aluno j sabe para iniciar uma aprendizagem significativa, para tanto necessrio o uso de organizadores prvios, materiais introdutrios (textos, discusses, experimentos, demonstraes, vdeos, etc) antes do prprio material a ser aprendido. O armazenamento de novas informaes somente ser significativo, quando esse novo, faz sentido, ou seja, necessrio haver uma interao com as expectativas ou conhecimentos que o aluno j possui. A fsica uma cincia emprica, no pode ser ensinada distanciada da experimentao. Uma pesquisa piloto foi realizada nos colgios estaduais: Padre Anchieta, Leopoldina da Silveira e Nova Amrica, com o objetivo de estruturar aulas, sobre o tpico Eletrodinmica, de acordo com a teoria cognitiva de David Ausubel. Um diagnstico foi elaborado para conhecer como os alunos respondem questes relacionadas ao seu cotidiano sobre o tema. As respostas dos alunos levantaram as representaes mentais que eles possuem, o que permitiu identificar os pressupostos conceituais para escolher os conceitos relevantes para estruturao do material de aprendizagem. Um experimento para determinar a corrente eltrica em lquidos, baseado na abordagem da instruo programada de Skinner, foi utilizado como organizador prvio. Tal experimento serviu para auxiliar aos alunos estruturarem grandezas como: corrente, voltagem, resistncia e diferenciar solues isolantes das condutoras. Analisando o experimento, passo a passo, atravs de respostas dadas a um questionrio, durante a execuo do mesmo. O objetivo foi obter um quadro contextual no qual a aluno incorpora os conceitos sistematicamente. Em seguida, aulas tericas sobre o tema foram ministradas. Para avaliar quantitativa e qualitativamente se houve mudanas conceituais nos aprendizes foram propostas questes equivalentes s do questionrio inicial, entretanto com enunciados diferentes, visando reconhecer a transformao da conceituao cotidiana para a cientfica.

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

PLANO DE AULA de - As respostas sero discutidas com os alunos. O peso da conta de luz no oramento domstico ser abordado, o que precisamos saber para ter um uso racional da tecnologia. Observao do relgio de luz em casa. Antes da aplicao, fora pedido aos alunos que observarem em suas casas o funcionamento do relgio de luz e as chapinhas dos aparelhos eletrnicos (Atividade I) 2 Aula Experincia de corrente - A observao e coleta de dados eltrica em lquidos (demonstrativa) corresponderam parte da avaliao quantitativa do bimestre. O roteiro foi tirado do FAI. (Atividade II). 3 Aula Aula expositiva, utilizando - Questes relacionadas com os quadro de giz. Definio de corrente equipamentos pesquisados durante a eltrica, Lei de Ohm e Potncia Eltrica execuo do questionrio de conhecimentos prvios foram utilizadas para facilitar a compreenso e assimilao de novos conceitos (Atividade III). 4 Aula Aula expositiva, utilizando - Pedir aos alunos que tragam uma conta de quadro de giz, Como entender minha luz de sua residncia para comparar as conta de Luz? Definio de alguns informaes. aspectos da conta de luz, conceito de -Discutir sobre: Quais fatores esto influenciando o consumo de energia eltrica energia da residncia ? (Atividade III). 5 Aula Atividades do livro Fsica III - Atividades relacionadas com o questionrio prvio. Verificar se houve mudana Eletromagnetismo GREF - Abordar as diferentes formas de (avaliao qualitativa e quantitativa: (Atividade IV)). ligaes dos aparelhos domsticos - Cada aluno com seu roteiro individual 6 Aula Atividades suplementares Experincia demonstrativa e/ou - Questes do livro Fsica III atividades do livro Fsica III Eletromagnetismo GREF foram abordadas individualmente (avaliao Eletromagnetismo GREF quantitativa) 1 Aula Questionrio Conhecimentos Prvios (individual)

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

QUESTIONRIO DE CONHECIMENTOS PRVIOS ATIVIDADE I Uma pesquisa piloto foi realizada nos Colgios Estaduais: Padre Anchieta, Leopoldina da Silveira e Nova Amrica, com o objetivo de estruturar aulas, sobre o tpico Eletrodinmica, de acordo com a teoria cognitiva de David Ausubel. Um diagnstico foi feito para conhecer como os alunos respondem questes relacionadas ao seu cotidiano sobre o tema. As respostas dos alunos levantaram as representaes que eles possuam, o que permitiu identificar os pressupostos conceituais para escolher os conceitos relevantes para estruturao do material de aprendizagem. Antes da aplicao do questionrio de conhecimentos prvios, foi pedido aos alunos que observassem em suas residncias o quadro de luz e informaes que esto impressas nos aparelhos eletro-eletrnico. Grupo I. Professores: SRGIO DA SILVA PEANHA - (C. E. Nova Amrica) MARIA STELLA CORREA PINTO (C. E. Padre Anchieta) 1 - O que voc deve saber antes de ligar um aparelho na tomada? 2 -Quais dispositivos domsticos (lmpadas, liquidificador, chuveiro eltrico) voc acha que consomem mais energia? - Coloque em ordem de consumo eltrico 3 - O que significa a indicao inverno / vero nos chuveiros eltricos? 4 - O que mede o relgio de luz de sua casa? 5 - Como voc acha que calculada a conta de energia de sua casa? 6 - Como montado o circuito eltrico em sua residncia?

Grupo II. Professora ANDREIA LUIZA S. DE M. GARCIA - (C. E. Leopoldina da Silveira) 1) O que devemos fazer antes de ligar um aparelho na tomada? 2) Quais dispositivos domsticos voc acha que consomem mais energia? Observe nas chapinhas presas nos dispositivos as indicaes e informe o que elas significam. (Sugestes: lmpadas, liquidificador, chuveiro, ferro de passar, geladeira, DVD, torradeira, etc). 3) Coloque os aparelhos escolhidos em ordem de consumo. 4) O que significa a indicao inverno/vero nos chuveiros eltricos? 5

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

5) Como voc acha que calculada a conta de luz? 6) Como montado o circuito eltrico em sua casa? RESULTADOS ATIVIDADE I

Professora: Maria Stella Correa Pinto (Colgio Estadual Padre Anchieta)

Que dispositivos domsticos(lmpadas,liquidificador e chueveiro eltico) voc acha que consome mais energia? Coloque em ordem de consumo eltrico.

Que dispositivos domsticos(lmpadas,liquidificador e chueveiro eltico) voc acha que consome mais energia? Coloque em ordem de consumo eltrico.

7% 34% 59%

Chuveiro, liquidificador,l mpada Liquidificador, lmpada, chuveiro No sabem

7% 34% 59%

Chuveiro, liquidificador,l mpada Liquidificador, lmpada, chuveiro No sabem

O que significa a indicao inverno/vero nos chuveiros eltricos?


10% Inverno - gua quente, Vero gua fria No sabem 90%

O que mede o relgio de luz da sua casa?


10% 7% 83% Consumo de energia Quantidade de watts No sabem

Como voc acha que calculado a conta de contas de energia de sua casa?

Verificar

luz: atual e anterior Consumo de energia Potncia

Como montado o circuito eltrico em sua residncia?


17% Srie 21% Fios,tomadas e interruptores 62% No sabem

24% 45% 10% 21%


No sabem

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

Professora: Andria Luiza Santana de Matos Garcia (Colgio Estadual Leopoldina da Silveira)
O que devemos fazer antes de ligar um aparelho na tomada?
3% 3% 49% 5% Se o aparelho 110V ou 220V Verificar voltagem ou tenso Passagem de corrente eltrica No sabem 83%

Quais os dispositivos domsticos voc acha que consomem mais energia?


17% Chuveiro ou Ferro No sabem

Inverno O que significa a indicao "inverno/vero" nos gua Quente chuveiros eltricos?
17% 41%

% 14%

- Vero gua Fria Inverno Maior consumo de energia Inverno Efeito Joule

Como voc acha que calculada a conta de luz?


Quantidade de Watts 38% 49% Consumo de Energia Potncia 3% 10% No Sabem

como montado o circuito eltrico em sua casa? Paralelo


31% Fios, Tomadas, Interruptores No Sabem 17%

52%

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

Professor: SRGIO DA SILVA PEANHA (C. E. Nova Amrica)


O que voc deve saber antes de ligar um aparelho na tomada?
Que dispositivos domsticos(lmpadas,liquidificador e chuveiro eltico) voc acha que consome mais energia? Coloque em ordem de consumo eltrico.

7% 7%

Verificar voltagem 110 ou 220v Verificar resistncia e voltagem No sabem

4% 43% 53%

86%

chuveiro eltrico, liqidificador,l mpada chuveiro eltrico, lmpada, liquidificador

O que significa a indicao inverno / vero nos chuveiros eltricos?


18% Inverno - gua quente, Vero - gua fria No sabem 82%

O que mede o relgio de luz da sua casa?


7% 29% 64% Consumo de energia Quantidade de watts No sabem

Como voc acha que calculado a conta de energia de sua casa?

4%

4%

Consumo de energia Kwh por ms

Como montado o circuito eltrico em sua residncia?

36% 64%

92%

No sabem

Fios,tomadas e interruptores No sabem

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO ATIVIDADE II


Um experimento para determinar a corrente eltrica em lquidos, baseado na abordagem da instruo programada de Skinner, foi utilizado como organizador prvio. Tal experimento visa levar os alunos a estruturar grandezas como: corrente, voltagem, resistncia e diferenciar solues isolantes das condutoras. O experimento foi analisado, passo a passo, atravs de respostas dadas a um questionrio, durante a execuo do mesmo. O objetivo foi obter um quadro contextual no qual o aluno incorpora os conceitos sistematicamente. Em seguida, aulas tericas sobre o tema foram ministradas.

CORRENTE ELTRICA EM LQUIDOS OBJETIVO: Distinguir solues condutoras de no-condutoras. MATERIAL UTILIZADO: a) um becker de 500 ml; b) 3 pilhas de 1,5 volts; c) 1 chave seccionadora; d) 1 lmpada de lanterna; e) 2 fios de cobre grossos adaptados numa prancheta de madeira; f) fios de ligao g) cloreto de sdio (sal de cozinha); h) acar; i) gua destilada (encontra-se na farmcia); j) bicarbonato de sdio. PROCEDIMENTO:
a) Monte o aparato experimental conforme o esquema abaixo.

b) Coloque gua (de preferncia destilada) no interior do becker. c) Ligue a chave. 9

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

A lmpada (acende; no acende). ................................. d) Coloque agora acar na gua. A lmpada (acende; no acende). ................................ e)Retire a soluo gua-acar e coloque gua destilada no interior do becker. f) Introduza paulatinamente sal de cozinha (cloreto de sdio). A lmpada (acende; no acende). ............................... g) Repita a operao usando solues de bicarbonato de sdio. A lmpada (acende; no acende). ................................

ANLISE E QUESTES
a) Explique os resultados obtido em c e d. b) A soluo gua-sal de cozinha passa corrente eltrica? Explique. c) Identifique os elementos constituintes da corrente eltrica na soluo de cloreto de sdio e nos fios condutores. d) Caracterize solues condutoras e no-condutoras de eletricidade referente experincia.

RELATRIO
Voc dever entregar um relatrio do trabalho. Nele devero constar claramente: nome do autor, ttulo do trabalho, objetos, materiais necessrios, tabelas, grficos, respostas s questes formuladas, justificativas dos resultados e suas concluses. O trabalho no dever ser feito em folha de papel de caderno. Outras atividades Experimentais so propostas no Anexo I, para que sejam desenvolvidas com a mesma metodologia. O trabalho experimental foi apresentado no V ENLIF, em novembro de 2005. no Instituto de Fsica da UFRJ. Site: www.if.ufrj.br/~enlif.

10

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

REALIZAO DO EXPERIMENTO

RESULTADOS ATIVIDADE II
O desempenho dos alunos com relao s respostas do questionrio experimental apresentou 100% de acertos, nas trs escolas.

11

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

ATIVIDADE III - AULA TERICA


Esta aula terica foi desenvolvida baseada em livros amplamente utilizados no ensino mdio.A sua aplicao feita aps a aula experimental j que esta foi utilizada como seu organizador prvio.

CONCEITO DE CORRENTE ELTRICA


A expresso corrente eltrica est relacionada antiga concepo de que a eletricidade seria um fluido e poderia ser canalizado por condutores, encanamento hipottico desse fluido eltrico. Assim como h gua corrente, deveria haver eletricidade corrente ou corrente eltrica. Embora essa analogia ainda seja muito utilizada, esses fenmenos tm caractersticas muito diferentes. O elemento bsico da corrente eltrica o portador da carga eltrica eltrons nos slidos e eltrons ou ons positivos ou negativos nos lquidos e gases. Esses portadores constituem uma parcela ntima da estrutura do material condutor no qual se localizam e tm um movimento espontneo, que, alm de muito irregular, resulta em um movimento mdio nulo. Quando, por alguma ao externa, aparece no interior do material condutor um campo eltrico constante, embora a irregularidade da trajetria dos portadores de carga continue a existir, pode-se dizer que h um movimento resultante em um nico sentido, e a corrente eltrica contnua. Quando o campo eltrico oscilante, os portadores de carga no se deslocam, mas oscilam em torno de posies fixas, e a corrente eltrica alternada.

INTENSIDADE E SENTIDO DA CORRENTE ELTRICA


Assim como o campo eltrico um fenmeno fsico que pode ser descrito matematicamente pelo vetor campo eltrico (E), grandeza vetorial a ele associada, a corrente eltrica um fenmeno fsico que pode ser descrito por uma grandeza escalar a ele associado: a intensidade da corrente eltrica (i).

i = Q/t, onde temos: Q Quantidade de carga eltrica que passa atravs da seo normal (C) t Intervalo de tempo (s) OBS: Como a carga eltrica quantizada, podemos tambm expressar a intensidade de corrente eltrica por:
12

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

i = ne/t, onde temos: n = n inteiro e = carga eltrica elementar (e = 1,6x10-19 C) DIFERENA DE POTENCIAL E CORRENTE ELTRICA
Quando se estabelece uma diferena de potencial (ddp) entre dois pontos de um condutor ( A e B), um campo eltrico propaga-se em seu interior o que provoca e orienta o movimento dos eltrons.

Apesar da palavra resistncia ter o seu sentido associado idia de atrito, em eletricidade ao nvel microscpio essa falsa idia mascara um dos fatores determinantes da intensidade de corrente eltrica o nmero de portadores de carga. Quando a intensidade de corrente que atravessa um condutor diretamente proporcional ddp estabelecida nas suas extremidades a relao entre a corrente i e a diferena de potencial V obedece Lei de Ohm.

V = Ri RESISTORES
So componentes eltricos destinados a limitar a intensidade de corrente eltrica. A limitao de corrente eltrica, provoca dissipao de energia eltrica em forma de calor (efeito Joule), o que pode alterar o valor nominal do resistor e os componentes prximos. Mas para alguns resistores essa dissipao de calor essencial para o aparelho em que est inserido: chuveiros, torradeiras, cafeteiras, secador de cabelo, etc. Podemos verificar se um resistor tem resistncia eltrica constante observando o grfico V x i. V - Quando a resistncia (R) constante o grfico uma reta, o resistor hmico e R o coeficiente angular da reta i 13

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

Exemplo: A tabela mostra o valor da diferena de potencial a que um resistor submetido e a correspondente intensidade da corrente eltrica que o atravessa: V (V) 0,50 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 i (mA) 100 200 300 400 460 500 a) Qual o valor da resistncia eltrica desse resistor em cada caso? b) Construa o grfico V x i. c) Esse resistor hmico? Justifique?

Soluo
a) (Basta aplica a resistncia eltrica em cada caso: R = V = 0,50 = 5,0 i 0,10 R = V = 1,0 = 5,0 i 0,20 R = V = 1,5 = 5,0 i 0,30 R = V = 2,0 = 5,0 i 0,40 R = V = 2,5 = 5,4 i 0,46 R = V = 3,0 = 6,0 i 0,50 c) Do grfico obtido, pode-se supor de 0 V a 2,0 V o comportamento do condutor hmico (sua resistncia eltrica constante), o que confirmado pelos resultados obtidos no item a. A partir da visvel curvatura ascendente do grfico, que mostra o aumento do calor do resistor. Em outras palavras, pode-se dizer que esse resistor hmico at tenses de 2,0 V. b)

Agora a sua vez:


Um resistor tem resistncia constante de 150 . a) Qual a corrente que o percorre quando submetido diferena de potencial de 6,0 V? b) Qual a diferena de potencial a que esse resistor deve estar submetido para ser percorrido por uma corrente de intensidade i = 800 mA? 14

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

2) A tabela mostra o calor da diferena de potencial (V) a que um resistor submetido e a correspondente intensidade da corrente eltrica (i) que o atravessa: V (V) 2,0 4,0 6,0 8,0 10 12 i (A) 10 20 30 40 50 60 a) Qual o valor da resistncia eltrica desse resistor em cada caso? b) Construa o grfico V x i. c) Esse resistor hmico? Justifique.

POTNCIA ELTRICA
Suponha que um resistor de valor R, ligado a uma diferena de potencial V, seja atravessado por uma corrente eltrica de intensidade i. Veja a figura: A V B

Para que isso ocorra um agente externo deve realizar trabalho sobre os portadores de carga e fazer com que eles atravessem o resistor. Como esse trabalho se desenvolve em determinado intervalo de tempo, pode-se obter uma expresso matemtica para a potncia desenvolvida nesse processo:

P = Vi
como V = Ri, podemos ainda ter as seguintes expresses:

P = Ri2 ou P = V2/R
Se a fora realiza um trabalho de 6 J em 2 s, a potncia dessa fora ser: P = 6 J/2 s = 3 J/s P=3W

Podemos entender a potncia como maior ou menor rapidez em que o trabalho realizado. De acordo como exemplo anterior, a fora realiza trabalho de 3 J em cada segundo ou o corpo se desloca sob ao dessa fora absorve uma energia de 3 J por segundo. Quando uma carga eltrica que se desloca de A para B Lembrando que i = Q/t e V = VA - VB

P = Ui
15

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

Exemplo da potncia de alguns equipamentos:

Potncia de alguns equipamentos (W) lmpada incandescente 15 a 150 lmpada fluorescente 15 a 50 geladeira 200 a 350 ferro eltrico 800 a 1200 chuveiro eltrico 2500 a 4500 torneira eltrica 4000 a 6000 televisor 70 a 200 mquina de lavar roupa 1200 a 1800 350 a 500 freezer ar-condicionado 750 a 2000 aquecedor central de gua 1500 a 8000 computador 100 a 200 ENERGIA
A potncia uma grandeza muito til porque permite medir a energia eltrica consumida por qualquer aparelho eltrico. Basta conhecer a potncia que esse aparelho consome, sempre indicada na especificao do aparelho (chapinhas). Como P = /t e sabendo que o trabalho a medida de energia, pode-se determinar a energia eltrica consumida por uma aparelho eltrico pela expresso:

E = Pt

t = intervalo de tempo em que o aparelho est funcionando

Quilowatt-hora (KWh) 1 KWh a energia consumida por um aparelho de potncia 1 KW funcionando durante 1 h. 1 KWh = 1000 W x 3600 s = 3,6 x 106 W x s = 3,6 x 106 J 1 KWh = 3,6 x 106 J Como calculada a nossa conta de luz? A diferena da leitura anterior para a do ms atual, descreve a quantidade de energia consumida durante o ms. Multiplica-se ento pelo preo unitrio do KWh. bom estar atento a potncia dos aparelhos que mais so utilizados e o tempo de utilizao.

16

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

ATIVIDADE IV
Esta atividade foi elaborada a partir de questes do GREF, as quais retomam conceitos abordados inicialmente. Sua aplicao, feita aps aula terica, tem como objetivo verificar a aprendizagem significativa do aluno com a utilizao do mtodo empregado no trabalho. suas indagaes abordam assuntos amplamente discutidos no cotidiano. 1 - Observe nas chapinhas presas nos dispositivos as indicaes e o que elas significam? Preencha a tabela mostrando a organizao das informaes: Aparelho Liquidificador Chuveiro Lmpada Tenso Potncia Freqncia Outras Informaes

2 - Consideremos trs lmpadas L1, L2, L3 de mesma potncia e tenso nominal (110V e 40W). a) Cite trs formas pelas quais podemos ligar essas lmpadas numa linha de distribuio de 110V? b) Quais as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas formas de ligao? 3 - A que grandeza est associado o smbolo que aparece no mostrador do relgio de luz? Existe diferena no movimento do relgio de luz quando um chuveiro ligado ou uma lmpada acesa? 4 - Leia o texto abaixo: DICAS PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM Os chuveiros eltricos, alm da chave liga/desliga, tm uma chave para voc regular a temperatura de aquecimento da gua, de acordo com suas necessidades: na posio "vero", o aquecimento mais brando, e na posio "inverno", o chuveiro funciona com toda sua potncia. Mas, se for necessrio voc poder regular a temperatura da gua, abrindo mais ou fechando o registro da gua: quanto menos gua, mais aumenta o aquecimento. s vezes, o chuveiro no esquenta por outras causas tcnicas. Veja o que pode ocorrer:

17

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

a) O chuveiro pode estar ligado numa linha de voltagem menor do que a indicada na etiqueta. Por exemplo, um chuveiro de 220V ligado numa tenso de 110V esquentar bem pouco. b) Tambm pode ocorrer que os fios da linha do chuveiro sejam finos, diminuindo a voltagem. Nesse caso bom substituir a fiao. Se o chuveiro de 220V, use fios 14, e se for de 110V, fios 12. c) Se mesmo assim o chuveiro continuar aquecendo pouco, corte a resistncia. Num aparelho de 220V voc pode cortar at seis voltas da espiral da resistncia, e de 110V apenas trs.

O texto aponta algumas solues tcnicas para o mau funcionamento do chuveiro eltrico. Comente cada um dos itens, analisando as razes do funcionamento insatisfatrio do chuveiro. 5 - Um leiturista da concessionria de energia eltrica vai at uma residncia e verifica que os ponteiros dos marcadores do relgio de luz esto na seguinte posio:

Retornando, trinta dias aps a primeira leitura, verificou que as posies se alteram para:

18

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

Sabendo que a leitura feita da esquerda para a direita, em unidade de milhar, centena, dezena e unidade de kWh, qual o consumo de energia desta residncia neste perodo?

RESULTADOS - ATIVIDADE IV
Com o intuito de verificar que conceitos fsicos foram aprendidos pelos alunos, questes do GREF, abordando os mesmos tpicos do questionrio diagnstico foram aplicadas aos alunos. A anlise sobre os acertos obtidos na aplicao destas questes, mostrada na tabela abaixo, sugere que a metodologia adotada no trabalho produziu resultados satisfatrios. TABELA COM RESULTADOS ATIVIDADE IV CERTO E2 CELS 100% 20% 15% 52% 75% 60% 30% 85% ERRADO E2 CELS 0% 80% 85% 52% 25% 40% 70% 15%

E1 CEPA QUESTO 1 QUESTO 2 a) b) QUESTO 3 QUESTO 4 QUESTO 5 a) b) c) 64% 38% 55% 55% 62% 94% 74% 84%

E3 CENA 70% 75% 75% 53% 29% 29% 29% 100%

E1 CEPA 36% 62% 45% 45% 38% 6% 26% 16%

E3 CENA 30% 25 % 25% 47% 71% 71% 71% 0%

Legenda: CEPA: C. E. Padre Anchieta CELS: C. E. Leopoldina da Silveira CENA: C. E. Nova Amrica
19

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

CONSIDERAES FINAIS
Os alunos do Ensino Mdio apresentam dificuldades no aprendizado da Fsica. Suas dificuldades devem-se ao distanciamento que se estabelece entre conceitos abstratos e as experincias dirias do aluno. fundamental considerar o mundo em que ele vive, seus problemas, as indagaes que movem sua curiosidade, etc. Tentando relacionar o real com o abstrato, o desenvolvimento do conhecimento cientfico, esse trabalho utilizou a metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. O desenvolvimento desse trabalho contou com as seguintes etapas: Recolhimento de dados sobre os conhecimentos prvios dos alunos, como eles abordam o tema em questo (Eletrodinmica), montagem de experimento demonstrativo, onde os alunos recolhiam dados e respondiam questes a partir da observao; aula terica e aplicao de questionrio e exerccios para avaliar o aprendizado. As questes da Atividade IV retomam aos conceitos abordados no questionrio de conhecimento prvio. Seria uma iluso achar que algumas aulas aplicando este mtodo trara um resultado com 100% de aproveitamento. muito importante ressaltar, que as mudanas ocorridas durante o processo de aprendizagem sugerem, que o desenvolvimento deste modelo, em longo prazo, proporcionaria um melhor desenvolvimento do conhecimento cientfico atravs da comprovao de aprendizagem significativa. Comparando com outras turmas da mesma srie e turno nas escolas, nas quais a metodologia no foi aplicada, o aproveitamento se mostrou muito melhor nas turmas onde foi utilizada esta proposta de trabalho.

20

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: MOREIRA, Marco Antnio. Uma Abordagem Cognitivista do Ensino da Fsica. Editora da Universidade de Porto Alegre, 1983. DIAS, Penha Maria Cardoso., Santos, Wilma Machado Soares.e Souza, Mariana Thom Marques. A Gravitao Universal. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol. 26, n.3, p.257 271, 2004. MAGALHES, Murilo de F.; SANTOS, Wilma M.S.; DIAS, Penha M.C. ``Uma Proposta Para Ensinar os Conceitos de Campo Eltrico e Magntico: Uma Aplicao da Histria da Fsica", Revista Brasileira de Ensino de Fsica, 24, 489-496, 2002. GETEF, Grupo de Estudos em Tecnologia de Ensino da Fsica: Fsica Auto Instrutivo FAI 5: Editora Saraiva, 1973 GREF, Grupo de Reelaborao de Fsica. Fsica 3: Eletromagnetismo / GREF 5 ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2005. MXIMO, Antnio; ALVARENGA, Beatriz Fsica: Volume nico: Editora Scipione, 1997. GASPAR, Alberto. Fsica srie Brasil volume nico. 1 ed: Editora tica, 2004.

21

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

ANEXO I:
Todos os experimentos apresentados neste anexo foram aplicados no Colgio Estadual Nova Amrica, pelo professor Srgio da Silva Peanha. As experincias sero utilizadas nas trs unidades escolares no prximo ano.

EXPERINCIA 2: DIVISOR DE VOLTAGEM (OU TENSO) OBJETIVO: a) Determinar a queda de tenso ao longo de uma resistncia metlica ( fio condutor ). b) Mostrar que a queda de tenso varia linearmente com o comprimento do fio.
c) Construir um divisor de tenso utilizando-se de um potencimetro comercial.

MATERIAL UTILIZADO: a) fio de constantana (0,2 mm de dimetro aproximadamente); b) 4 pilhas de 1,5 volts cada uma; c) base isolante de madeira de 1,20 metros de comprimento; d) voltmetro (multitester); e) fita mtrica; f) fios de ligao; g) potencimetro comercial linear de 1,5 K ou 3,0 K; PROCEDIMENTO:

a) Monte sobre a base o fio de constantana esticado entre dois pontos A e B distantes 100cm. b) Monte o circuito conforme o diagrama acima. c) Coloque ao lado do fio uma fita mtrica. d) Ligue a chave e anote a voltagem entre os pontos A e C, este varivel, de 5,0 em 5,0 cm.

22

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

e) Monte agora utilizando-se do potencimetro, o circuito acima direita e observe a variao de voltagem.

ANLISE E QUESTES:
a) Construa uma tabela com a voltagem, em volts, e o comprimento AC do fio. b) Construa o grfico V x l (l = AC). c) Calcule a declividade. Qual a intensidade do campo eltrico ao longo do fio? d) A tenso entre A e C varia linearmente com o comprimento? Explique. e) Se voc necessitar de uma voltagem igual metade da existente entre AB, que comprimento AC voc dever considerar? Por que este circuito chamado de divisor de tenso ou voltagem? Explique. f) O circuito com o potencimetro comercial um divisor de tenso? Justifique. g) O divisor de voltagem ou tenso fornece voltagens com variao contnua? Explique. h) Voc possui uma pilha de 1,5 volts mas, para uma experincia, necessita de apenas 0,50 volts. Explique o seu procedimento para obter os 0,50 volts.

RELATRIO:
Voc dever entregar um relatrio do trabalho. Nele devero constar claramente: nome do autor, ttulo do trabalho, objetivos, materiais necessrios, tabelas, grficos, respostas s questes formuladas, justificativas dos resultados e suas concluses. O trabalho no dever ser feito em folha de papel de caderno.

23

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

EXPERINCIA 3: LEI DE OHM OBJETIVO: a) Verificar a Lei de Ohm. b) Caracterizar resistncias hmicas. c) Caracterizar resistncias no-hmicas. MATERIAL UTILIZADO: a) fonte de FEM varivel: divisor de tenso; b) ampermetro e voltmetro multitesters (dois); c) resistores de carvo de 100 e 220 , de aproximadamente 0,5 watts de potncia; d) lmpada de lanterna, de 6,0 volts; e) resistor VDR; f) fios de ligao; g) suportes para resistncias; PROCEDIMENTO:

a) Monte um divisor de tenso conforme a experincia 2, utilizando se do potencimetro comercial. b) Monte o circuito conforme o diagrama ao lado, inserindo entre os pontos A e B um resistor de carvo (100 ). c) Ligue a chave. Importante: antes de ligar a chave, cientifique se de que no ir danificar os instrumentos. Consulte seu professor para o uso correto do multitester.

24

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

d) Varie a tenso de 0,5 em 0,5 volts (leia no voltmetro) atravs do divisor de tenso e leia os correspondentes valores de corrente indicados pelo ampermetro. e) Repita as operaes descritas acima colocando agora uma resistncia de 220 entre A e B. Anote os valores da voltagem e da corrente no resistor. f) Idem para a lmpada (filamento). g) Idem para o resistor VDR.

ANLISE E QUESTES: 1. PARA O RESITOR DE CARVO


a) Construa uma tabela indicando as voltagens e as respectivas correntes. b) Construa o grfico V x l. linear a relao entre voltagem e corrente? c) Escreva as correspondentes funes V = f ( I ) para cada resistor. d) Compare a funo do grfico com a Lei de Ohm. e) O que significa a declividade das retas? f) Compare os valores das resistncias obtidos experimentalmente com aqueles nominais (leia os valores atravs dos cdigos de cores). g) Houve interferncia, nos resultados da experincia, proveniente das resistncias internas do ampermetro e do voltmetro?

2. PARA O FILAMENTO DA LMPADA


a) Construa uma tabela indicando as voltagens e as respectivas correntes. b) Construa o grfico V x l. linear a relao entre voltagem e corrente? c) A resistncia do filamento aumenta ou diminui com o aumento da voltagem? d) Como varia a resistncia do filamento na regio de baixa voltagem (temperaturas baixas)?

3. PARA O RESISTOR VDR


a) Construa uma tabela indicando as voltagens e as respectivas correntes. b) Construa o grfico V x l. c) Analisando o grfico, como se comporta a resistncia VDR em relao variao de voltagem? 25

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

d) Compare os comportamentos de um resistor de filamento aquecido e de um VDR. Qual a diferena bsica? e) Dos elementos que voc analisou qual ou quais so hmicos e qual ou quais no hmicos? Por qu?

RELATRIO:
Voc dever entregar um relatrio do trabalho. Nele devero constar claramente: nome do autor, ttulo do trabalho, objetivos, materiais necessrios, tabelas, grficos, respostas s questes formuladas, justificativas dos resultados e suas concluses. O trabalho no dever ser feito em folha de papel de caderno.

26

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

EXPERINCIA 4: RESISTNCIA DE UM CONDUTOR LINEAR - RESISTIVIDADE OBJETIVO: Determinar homogneo de seo constante.
a resistividade de um condutor metlico

MATERIAL UTILIZADO: a) fio de constantan de 0,2 mm de dimetro montado em uma base de madeira; b) 4 pilhas de 1,5 volts cada uma; c) voltmetro e ampermetro (multiteste); d) fita mtrica; PROCEDIMENTO: a) Monte o circuito esquematizado ao lado. b) Coloque ao lado do fio uma fita mtrica. c) Ligue a chave e varie o comprimento l de 5 em 5 cm. d) Leia,

a) Construa uma tabela indicando: a voltagem, a corrente, ANLISE E QUESTES: l V a relao e a razo , onde A a rea da seo transversal do fio. I A b) Construa um grfico, colocando no eixo das ordenadas os V l e no eixo das abscissas, os valores da razo . valores de R = I A c) Determine a declividade da reta obtida. d) A que grandeza fsica corresponde a declividade acima? e) Se utilizasse o mesmo fio de dimetro maior, o que voc esperaria para a declividade? f) Indique a unidade de medida de resistividade no SI. g) O resultado acima s vlido para condutores slidos homogneos de seo constante. Certo ou errado? Justifique.

27

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

EXPERINCIA 5: LEI DE OHM ASSOCIAO DE RESISTORES OBJETIVOS: a) Mostrar que a soma das quedas de tenso em cada resistor em srie igual queda de tenso total aplicada nos extremos da associao. b) Mostrar que a queda de tenso nos extremos de cada resistor de uma associao em paralelo a mesma. c) Verificar que a soma das correntes que fluem nos resistores associados em paralelo igual corrente do circuito. d) Mostrar que para resistores associados em srie e para 1 1 1 1 resistores associados em paralelo valem: R = R1 + R2 + ... + Rn e = + + ... + R R1 R2 Rn , respectivamente. MATERIAL UTILIZADO: a) fonte de FEM varivel (divisor de tenso da experincia 2); b) resistores de 100 , 220 e 330 ; c) voltmetro e ampermetro; d) fios de ligao.

PROCEDIMENTO:
a) Monte o circuito esquematizado acima. b) Ligue a chave e leia a corrente do circuito no ampermetro. c) Coloque o voltmetro, sucessivamente, entre os pontos A e B, B e C, C e D e A e D. Leia a queda de tenso em cada caso.

ANLISE E QUESTES: a) Em qual dos resistores associados em srie maior a queda de tenso? Justifique. b) Some as quedas de tenso em cada resistor. O que voc conclui acerca da tenso obtido entre os extremos da associao em srie? V c) Mostre a partir dos dados que a resistncia equivalente I igual soma dos resistores associados em srie.
28

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

d) Compare os valores das resistncias obtidos experimentalmente com aqueles nominais (leia os valores atravs do cdigo de cores). e) A corrente a mesma em todos os resistores? Justifique.

PARTE B: ASSOCIAO DE RESISTORES EM PARALELO PROCEDIMENTO:


corrente. (fig. 2) a) Monte o circuito esquematizado abaixo. (fig. 1) b) Leia e anote os valores da voltagem e da corrente. c) Coloque o ampermetro em srie com R1 e anote o valor da

d) Coloque agora o ampermetro em srie com R2 e anote o valor da corrente. (fig. 3)

ANLISE E QUESTES: a) Verifique se I = I1 + I2. b) Por que a voltagem nos extremos de R1 e de R2 a mesma? c) A partir de medidas de voltagem e corrente, calcule os valores de R1, R2 e Req. 1 1 1 d) Mostre que . = + Req R1+ R2 e) Compare os resultados obtidos nas partes A e B. f) Houve interferncia significativa das resistncias internas dos medidores nos resultados obtidos? Justifique.

29

SEE-RJ / CCMN / IF-UFRJ - FUNDAMENTOS DE PSICODIDTICA PARA O ENSINO DE FSICA PRO-IFEN 2005

RELATRIO:
Voc dever entregar um relatrio do trabalho. Nele devero constar claramente: nome do autor, ttulo do trabalho, objetivos, materiais necessrios, tabelas, grficos, respostas s questes formuladas, justificativas dos resultados e suas concluses. O trabalho no deve ser feito em folha de papel de caderno.

30

Vous aimerez peut-être aussi