Vous êtes sur la page 1sur 3

Cap. 1 A descoberta da clula.

Robert Hooke (1665) Matthias Schleiden (1838,1839) BOTNICO Theodor Schwann ZOLOGO Rudolf virchow (1858). Ampliou a idia da clula como unidade bsica da vida com a TEORIA CELULAR: Toda clula sempre provm de outra clula preexistente

Modelos bsicos de clulas. Modelos de clulas: *Procariticas (procariontes), a mais simples, apresentando: Parede celular: proteo. Membrana celular: controle da entrada e sada de substancias. Citoplasma: contm os ribossomos e o DNA, local onde ocorre atividade metablica. Ribossomos: sntese protica. Nucleoide: local onde se encontra material gentico. PRESENTE EM: REINO MONERA, EM BACTERIAS E CIANOBACTERIAS

*Eucariticas (eucariontes), so mais complexas e sua diferena bsica de procaritica e a presena de uma membrana nuclear que separa o material gentico do citoplasma.

Cap.2

Envoltrios Nucleares. Membrana Plasmtica ou membrana celular: trata-se de uma fina pelcula, cuja funo e separar e proteger do meio externo, porem permitindo trocas entre ambos os meios, ou seja, tem a funo de fazer intermediao entre esse meios.

Parede Celular: no existe nas clulas animais mas est na maioria dos procariontes(grupos de bactrias) e eucariontes(protistas, fungos e vegetais).

Conhecendo as bactrias. Christian Gram, mdico dinamarqus que desenvolveu um mtodo simples para corar bactrias e facilitar sua visualizao ao microscpio (1888). O mtodo conhecido como Gram pode ser descrito em trs etapas : primeiro tingem as bactrias com cristais de violeta de geniana e em seguida com iodo tornando-se azuis.Depois so lavadas com lcool e observa-se que algumas bactrias chamadas de Gram positivas permanecem azuis enquanto as chamadas Gram negativas permanecem incolores. O modelo bsico da membrana H.Davson e J.F. Danielli : Em 1935 proporo o primeiro modelo para a membrana, conhecido como modelo sanduche, onde a membrana teria forma de um sanduche no qual a dupla camada de fosfolipdios seria o recheio e as protenas o po. S.J.Singer/G.L.Nicholson: propuseram o novo modelo que representava um resumo de tudo o que j se conhecia sobre a membrana biolgica, conhecido como mosaico fluido.

Lipdios. Presentes nas membranas celulares so molculas alongadas cujas extremidades tem caractersticas diferentes, enquanto uma de suas extremidades e repelida pela gua e outra atrada por essa substancia. Protenas. Assumem diversas formas, na membrana plasmtica por exemplo foram encontradas 50 protenas diferentes que desempenham canais de transporte. Glicdios ou carboidratos.

Alm de protenas e lipdios, nas membranas celulares existem molculas de carboidratos.Na maioria das clulas animais e em protistas os glicdios se ligam a protenas e fosfolipdios formando malha de glicoproteina.

Cap.3

Transporte passivo- no h gsto de energia.

*difuso simples *difuso facilitada *Osmose: um tipo de difuso em que a substancia que se desloca e gua. Hipertnica: as clulas perdem gua e se encolhem Isotnica:concentrao equilibrada de gua. Hipotnica: as clulas se enchem de gua e explodem.

Transporte ativo . Bombeamento celular ou bomba de sadio: o soluto passa do meio de menor concentrao para o meio de maior concentrao.

Lisossomo. Pequena bolsa ou vescula, delimitada por uma membrana plasmtica e contem enzimas digestivas, capazes de quebrar molculas diferentes.alem de atuarem na digesto podem atuar na digesto de prprias partes celulares autofagia.

Vous aimerez peut-être aussi