Vous êtes sur la page 1sur 33

ENTRE O ADOBE E O AO INOX (I): O PAPEL DO ARQUITETO E DO URBANISTA NO TERCEIRO MUNDO

Jos Forjaz
04/11/2005

Arquiteto nascido em Coimbra, Portugal (1936), graduado pela Escola de Belas Artes do Porto (1966), e ps-graduado pela Columbia University de Nova Iorque (1968). Exerce a profisso em Moambique e projeta na frica e Europa. Portfolio em http://www.joseforjazarquitectos.com.

Os arquitetos e os urbanistas do Terceiro Mundo, e em particular da frica ao sul do Saara, trabalham em condies que so substancialmente diferentes das condies de trabalho dos arquitetos e urbanistas do mundo industrializado ou desenvolvido.

Jos Forjaz: preocupaes com a reconstruo da frica. Imagem: Alberto Taveira, interveno sobre imagem de www.joseforjazarquitectos.com

As dimenses e a natureza dessas diferenas so, normalmente, medidas por indicadores econmicos e sociais. Muito raramente podemos encontrar referncias s mudanas culturais e aos conflitos que, na nossa regio, determinaro, inescapavelmente, novas estratgias e novas solues para a forma das cidades e para a sua expresso arquitetnica. Necessitamos uma nova estratgia para resolver a inevitvel ruptura com as tradies tcnicas e formais e com o legado colonial, pois que ambos esses sistemas no respondem agora s novas ambies culturais e materiais dos povos da nossa regio.

A adoo sistemtica de valores e de formas importados de outras culturas, sociedades, climas e ambientes tcnicos criaram, e continuam a criar aberraes, e a impor uma disciplina espacial e uma arquitetura que, em muitos casos, agrava as j dramticas condies de vida da populao urbana.

frica ao sul do Saara: condies extremas de trabalho para arquitetos e urbanistas. Imagem: www.ksg.harvard.edu

O nosso papel como arquitetos e urbanistas no Terceiro Mundo , primariamente, o de aprofundar a compreenso das caractersticas econmicas, sociais e culturais da nossa sociedade, ou sociedades, e das suas dinmicas de transformao a fim de encontrar as solues mais adequadas e necessariamente novas para os problemas espaciais e da construo. As condies polticas, sociais, econmicas e ambientais na frica ao Sul do Saara so bem conhecidas. Pequenos ajustamentos e atualizaes so desnecessrios para termos uma viso clara da situao. Devemos, contudo, precaver-nos contra generalizaes fceis pois que, dentro da regio, existem enormes diferenas materiais e culturais entre os seus povos.

frica: todas as diversidades possveis. Imagem: www.fredskorpset.no

As condies culturais na regio so menos conhecidas, compreendidas e consideradas. O carter dinmico das recentes transformaes na regio, e suas conseqncias, so nicos tanto no seu mbito como na velocidade com que grandes massas de populao se transferem duma situao pr-industrial e tribal para o mundo dos valores materiais e da tecnologia da idade da comunicao. As caractersticas ambientais e os frgeis ecossistemas ameaados da regio so realidades que o planejador e o arquiteto devem conhecer em profundidade e considerar como uma das suas maiores preocupaes, na determinao das suas opes tcnicas. Nas circunstncias presentes, essas opes no so apenas extremamente limitadas mas elas podem afetar diretamente o precrio equilbrio ecolgico.

Moambique e quase toda a frica: equilbrio ecolgico precrio. Imagem: www.fredskorpset.no

Escolhas erradas de materiais e de tecnologias, planejamento do uso da terra menos atento e projetos mal concebidos para o local ou para o clima tm impactos negativos e imediatos difceis de contrabalanar, ou de corrigir, dentro das nossas desastrosas economias e das nossas dificuldades tcnicas. Todas estas condies e problemas so bem conhecidos, e foram-no j atravs das ltimas dcadas, mas a velocidade das transformaes globais na regio tornam cada dia mais urgente a pesquisa de solues criativas, sem modelos em qualquer outro momento na histria da civilizao humana.

Moambique. Imagem: www.lib.utexas.edu

A necessidade de uma nova disciplina espacial e de uma nova expresso arquitetnica portanto uma conseqncia direta de todas essas circunstncias excepcionais, e no a conseqncia de pura especulao intelectual ou de formalismos esteticistas. Ela , de fato, conseqncia de uma coerncia intelectual bsica de uma atitude tica intransigente. As transformaes polticas, demogrficas e culturais na regio so, como se disse, espantosas na sua dimenso.

Espantosas mudanas no continente africano. Imagem: www.inlandcongo.com

Taxas de crescimento populacional enormes, muito especialmente as da populao urbana, associadas ao subdesenvolvimento da infra-estrutura e das estruturas produtivas construtiva. Temos que construir, e construir depressa, novas estradas, pontes, caminhos de ferro e linhas de transporte de energia, barragens e portos, hospitais e escritrios, bibliotecas, monumentos, casas. No temos, nem de longe, engenheiros, construtores, desenhistas, oramentistas suficientes; no temos, nem de longe, suficientes arquitetos e urbanistas; no temos tempo para amadurecer os nossos projetos e conceitos nem para investigar ou para nos satisfazermos com a qualidade do nosso prprio trabalho. e sociais, determinam uma necessidade colossal de atividade

Reconstruo; Pemba, Moambique. Imagem: www.cmcafricaaustral.com

Os nossos clientes definem-se como grupos sociais extremamente diversificados nos seus nveis econmicos, sociais e culturais: Uma larga massa de camponeses mais do que trs quartas partes da populao necessitando o planejamento das aldeias e projetos para os seus edifcios sociais e de produo; uma populao urbana em rapidssimo crescimento a maior parte constituda por camponeses urbanos, sem emprego e sem possibilidade de o encontrar , necessitando o ordenamento dos seus bairros, projetos de estruturas sociais e terra onde possam construir a sua casa e de onde tenham fcil acesso ao trabalho quando existe... ; finalmente um fino estrato de cidados completamente 'ocidentalizados', oriundos de uma vasta gama de tradies e nveis culturais, com a ambio comum e poderosa de adquirir rapidamente um estilo e condies de vida iguais s dos seus homlogos em qualquer pas desenvolvido.

Detalhe da capa de Voyage au Mozambique - Maputo, texto de Pascal Lettelier e Jordane Bertrand, com fotos de Lus Basto, ditions du Garde-Temps. Imagem: maschamba.weblog.com.pt

No h fronteiras econmicas e sociais bem definidas entre estes trs grupos. Todos eles tm um forte lao que os liga no desejo de adquirir, to depressa quanto possvel, os supostos benefcios do desenvolvimento: uma vida mais longa, menos esforo fsico para ganhar a vida, acesso educao e sade, mobilidade e informao, a possibilidade de participar no processo poltico e, acima de tudo, a possibilidade de adquirir os bens de consumo que para todos se tornaram indispensveis. Finalmente, um quarto grupo, este tambm em rpida e infeliz expanso. Um grupo para o qual as nicas ambies, quando ainda existem, so as de viver um dia mais, de encontrar os filhos ou os pais perdidos; em ltima anlise dormir debaixo de um teto. Esses so os deslocados pelas guerras, que no provocaram e de que so as maiores vtimas.

Guerras fazendo vtimas. Imagem: www.tamandare.g12.br

Encontramo-los por toda parte, agora. Em campos de refugiados, na periferia das cidades, em aldeias escondidas no mato. Contam-se por milhes e, cada dia que passa, o seu nmero aumenta. Eles necessitam de milhares de casas, escolas, armazns, lojas e maternidades queimadas. Muitos no voltaro nunca para as suas terras, para as suas aldeias; ficaro nas cidades, cidados ocasionais, ou transformaro campos de refugiados em povoaes permanentes. Outro golpe profundo na tentativa dum planejamento racional e equilibrado.

Beira, Moambique: antigo Largo Caldas Xavier. Imagem: mocambique.blogs.sapo.pt

Estes so os nossos clientes. Ns teremos que conceber e dirigir o processo de construo de todas as estruturas para todas as suas necessidades pessoais e sociais, dentro da mais estrita disciplina econmica e tcnica e, ao mesmo tempo, assegurar a dignidade da imagem que essas estruturas e instituies tm em qualquer outro contexto, incluindo a que tinham na poca colonial.

A nossa no pode ser uma arquitetura envergonhada de si prpria, uma arquitetura de pobres, uma arquitetura sem respeito pela expresso de valores espirituais e estticos, sem profundas intenes poticas.

No a uma arquitetura envergonhada ! Imagem: www.fredskorpset.no

As maiores condicionantes, as mais restritivas da expresso arquitetnica na nossa regio so, naturalmente, as materiais. Com poucas excees, elas so comuns e gerais para toda a regio, excetuando-se algumas cidades onde pode ainda haver a iluso de que no existem ou so menores algumas dessas dificuldades. Elas podem ser sumarizadas como se segue: Falta de capacidade para os projetos arquitetnicos e tcnicos, incluindo o desenhar, medir, fazer levantamentos topogrficos, orar etc. Falta de capacidade tcnica para construir. Falta de materiais de construo, ferramentas, equipamentos, transportes e energia. Falta de programas organizados e detalhados Falta de legislao relevante e adequada e de capacidade para fiscalizar e controlar a sua aplicao. Falta de meios financeiros e de capacidade para a administrao econmica.

A falta de capacidade tcnica , provavelmente, a condio que afeta mais direta e imediatamente o trabalho do arquiteto e do urbanista.

Represa de Cabora Bassa, Rio Zambeze, Provncia de Tete, Moambique. Segunda maior da frica e a quinta no Mundo, fornece energia ao pas, frica do Sul e Zimbabwe. Imagem: Rui Vieira/Panos Pictures in www.globaleye.org.uk

Ns temos que conceber e desenhar os nossos projetos, de resolver muitas vezes e em grande parte os problemas estruturais, hidrulicos, mecnicos, eltricos etc., de estimar os preos e realizar as medies, de escrever os cadernos de encargos e negociar os contratos; temos que treinar os nossos assistentes e ajudantes, fiscalizar a construo e, as mais das vezes, ensinar aos construtores o que eles deveriam saber; temos, muitas vezes de fazer os levantamentos topogrficos e de fazer o projeto paisagstico. E temos de fazer tudo isto depressa.

Jos Forjaz, e demais arquitetos africanos, tem que ensinar e fazer tudo. Imagem: www.joseforjazarquitectos.com

O problema dos materiais de construo tambm generalizado e difcil. A regio um complexo de ecossistemas que esto sofrendo, em geral, a mais destrutiva forma de explorao. A desertificao e o desflorestamento, o sobre-pastoreio e a eroso so os problemas mais comuns, mas a guerra e o crescimento urbano descontrolado trouxeram novas formas de degradao ambiental acelerada. Os nossos edifcios devem ser pensados em funo dos materiais disponveis localmente, mas o seu uso no deve contribuir para aumentar os problemas da degradao do ambiente. A pedra para aparelhar ou usar diretamente, e para fazer cal para argamassas e pinturas , geralmente, escassa. A madeira, para l de ser j sobre-explorada um precioso produto de exportao e objeto de intensa competio, sobretudo para uso como combustvel; madeiras leves pinho e eucalipto, por exemplo , s com dificuldade se arranjam e so muito vulnerveis s trmitas; o bambu no existe generalizadamente, especialmente as espcies boas para a construo; a terra talvez o material mais usado, em conjunto com paus redondos, canas e canios, mas tem grandes limitaes nos climas quentes e midos da regio; no existem produtos metlicos acabados para a indstria da construo; o cimento e os produtos cermicos de barro vermelho so inevitavelmente os principais materiais modernos mas, dada a sua baixa produo, alto consumo de energia, e dificuldades de transporte, o seu uso deve ser feito com grande economia e discriminao.

Casas de taipa: ainda um padro construtivo importante na frica. Imagem: nossomocambique.blogs.sapo.pt

Vidro plano, tintas, colas e vernizes, materiais de revestimento de superfcies laminados, linleos etc. , ferragens e equipamento eltrico e mecnico so, geralmente, importados ou produzidos localmente custa de componentes e partes importadas. Esta dramtica situao, que no melhora minimamente ao ritmo do aumento das necessidades e das esperanas dos povos, torna toda a regio, altamente dependente das naes industrializadas, e tem um impacto tremendo nos custos da construo. A idia de que solues que maximizam o fator mo-de-obra so mais econmicas pode tambm ser falsa: a baixssima produtividade e a pssima qualidade do trabalho podem, na realidade, resultar em custos agravados e prazos inaceitveis. Nestas condies, fcil compreender a necessidade de uma simplificao dos processos e de uma estrita economia de materiais como condies fundamentais para uma arquitetura possvel na nossa regio.

Trabalhando o mrmore em Montepuez, Moambique: a pedra escassa. Imagem: nossomocambique.blogs.sapo.pt

Tecnologias alternativas, tambm conhecidas como 'doces', 'intermdias', 'bsicas' etc., so um importante campo de pesquisa e podem, dentro de certos limites, ajudar a resolver alguns problemas. Contudo, mesmo que tenham grande potencial, essas tecnologias exigem a presena permanente, ou quase permanente, do projetista na obra ou na unidade de produo de materiais, como formador e supervisor. Isto limita enormemente a sua introduo e o seu uso. As tecnologias alternativas so ainda novos processos e maneiras que, como as mais convencionais, tm de ser explicadas e aceitas por uma sociedade que, especialmente dentro do campo da construo, no aprende facilmente, seno pelo ensino direto e pela experincia prtica; elas so difceis de estimar em termos de custos e de prazos e, em muitos casos, dependem de equipamento, materiais e tcnicos importados. A perspectiva mais correta parece ser a de v-las como, ou dentro, de uma nova filosofia e introduzi-las no sistema de educao, particularmente nas escolas profissionais, criando nos estudantes uma compreenso profunda das condies reais dos seus pases e preparando-os para o desafio de trabalhar nessas condies, e nos limites reais do seu ambiente natural e tcnico. Isto, infelizmente, est muito longe da realidade agora, e, como regra, a educao profissional e tcnica para formar construtores, engenheiros, arquitetos e urbanistas est mais voltada para os treinar para operarem exclusivamente dentro do espectro das tecnologias de uso corrente no mundo industrializado.

Outro aspecto fundamental da seleo de tecnologias, dos materiais e do projeto o problema da manuteno.

Tecnologias alternativas: manuteno maior. Imagem: users.ox.ac.uk

Nas nossas sociedades, onde os recursos materiais so to limitados e a cultura tcnica to incipiente, a resistncia dos edifcios ao mau uso e a sua durabilidade e facilidade de reparao e manuteno devem ser parmetros primordiais da qualidade no comportamento das estruturas. A degradao de um edifcio, ou de qualquer outro artefato, um processo muito mais rpido em situaes como a nossa, em que a maioria dos utilizadores no conhece os princpios cientficos da sua operao nem os processos tcnicos da sua produo. Os nossos clientes, institucionais ou privados, no conhecem ou no sabem como exprimir as suas necessidades: como em qualquer outra situao, eles confundem poder econmico ou poltico com autoridade intelectual e os seus objetivos polticos no coincidem, necessariamente com objetivos sociais vlidos. Confundem forma e contedo. Em muitos casos, so chamados especialistas estrangeiros para elaborar os programas, definir os oramentos e aconselhar tecnicamente. Isto nem sempre a melhor soluo, pois que a compreenso, por esses especialistas, das condies locais e das realidades nacionais , normalmente, adquirida atravs de contatos superficiais, dados estatsticos e trabalhos acadmicos.

Instituto Missionrio das Irms do Precioso Sangue, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 1997. Imagem: www.joseforjazarquitectos.com

A responsabilidade pela preparao e elaborao de programas completos e realsticos para os nossos edifcios , provavelmente, uma das melhores oportunidades para exprimir novas atitudes e para solues criativas refletindo a nossa realidade, objetivos sociais e limitaes. A falta de regulamentos de construo realsticos e flexveis, que considerem e integrem as capacidades e as necessidades da maioria da populao, um problema principal e um dos maiores obstculos ao desenvolvimento de tipos de edifcios e de tecnologias coerentes com a nossa fase de desenvolvimento. As limitaes financeiras aos investimentos na construo so bem conhecidas e compreendidas. Em pases sem moeda convertvel, os investimentos na construo, que tm uma grande componente importada, no oferecem incentivos aos investidores, pois que os lucros devem ser realizados em moeda nacional. Os maiores investimentos so, assim, sistematicamente feitos pelo Estado ou por organizaes para-estatais em competio, dentro do oramento nacional, com as verbas destinadas ao Exrcito, educao e sade, e para pagar a um contingente cada vez maior de funcionrios, sem falar dos sacrifcios impostos pelo pagamento da dvida externa. Os programas sociais so inevitavelmente empurrados para a responsabilidade dos doadores ou das agncias internacionais, cujos interesses no coincidem, necessariamente, com as necessidades reais do pas.

Uma estratgia global para a construo no pode depender da ajuda internacional e , mais uma vez, nossa responsabilidade transformar as oportunidades, que essas agncias oferecem, em edifcios seminais e atitudes modelares e maximizar a sua rentabilidade em termos de quantidade e qualidade do espao.

Investimentos em Metical, a moeda de Moambique, dificultam as obras. Imagem: www.lidicity.com

Os problemas urbanos a que fazemos face no tiveram, at agora, qualquer soluo, estratgia ou mtodo vlidos. Na frica ao sul do Saara, este problema agravado pelo fato de que a maior parte do aumento da populao urbana devido migrao de famlias camponesas para as cidades, onde os seus ofcios, capacidades tradicionais e realidades culturais so quase irrelevantes.

Mapa de Moambique, com as principais cidades assinaladas. Imagem: www.spanport.ucsb.edu

As necessidades espaciais desses novos habitantes das cidades incluem, ou deviam incluir, reas de produo agrria mas isto entra em conflito com os conceitos estabelecidos para o ambiente urbano que o que os atraiu, em primeiro lugar. A impossibilidade de desenvolver a indstria, os transportes e os servios a ritmos de crescimento remotamente semelhantes do crescimento da populao, e a impossibilidade de oferecer trabalho assalariado no setor agrrio tm, como conseqncia imediata, a criao de uma vasta classe de desempregados, praticamente inempregveis, e cria uma situao de deteriorao das condies sociais e espaciais acelerada em todas as maiores cidades africanas. A soluo para estes problemas depende, primariamente, das estratgias globais do desenvolvimento, da diviso internacional do trabalho e de atitudes esclarecidas dos polticos locais.

Tete, Moambique. Imagem: mocambique1.blogs.sapo.pt

O urbanista e o arquiteto podem e devem participar na procura dessas solues, propondo novos conceitos e disciplinas espaciais libertadas das imagens e modelos coloniais e vlidas apenas dentro desse sistema e libertadas tambm de imagens importadas e modelos provenientes de outras culturas, economias e ambientes. A nossa cultura urbana no parece ter criado uma imagem clara do seu domnio fsico. Parece, no entanto, poder dispensar um certo nmero dos ingredientes mais comuns dos centros das cidades dos pases industrializados.

Os traados regulares, lineares e monumentais das grandes avenidas, bulevares e praas monumentais no servem, de fato, a qualquer necessidade identificvel da grande maioria da nossa populao. Mas continuam a ser impostos e construdos. Pelo contrrio, um uso produtivo da terra urbana, equilibrado com uma distribuio regular de centros de servio e mercados, minimizando transportes e criando emprego, poderia criar um novo e possvel ambiente urbano.

Nampula, Moambique. Imagem: nossomocambique.blogs.sapo.pt

Partindo deste nvel de consideraes espaciais, o arquiteto e o urbanista devem ter a inteligncia e a coragem intelectual para fazer face a condies extraordinrias e encontrar solues extraordinrias. Muito tem sido j dito, tambm, sobre o setor informal da economia nas cidades do Terceiro Mundo. A sua importncia foi reconhecida e aceita como uma contribuio principal para a subsistncia de grande nmero de pessoas. Devemos, contudo, fazer notar que, na nossa regio, os limites atividade deste setor so muito mais estritos, pois que os setores administrativo, industrial e de servios no esto, praticamente, em expanso. H muito menor transposio de fatores econmicos de um setor a outro, pois que no h, por exemplo, subprodutos que sirvam de base a pequenas industrias, artesanatos ou servios.

Xai-Xai, Moambique. Imagem: www.internationalsteam.co.uk

Em comparao com as grandes cidades da sia ou da Amrica Latina, os centros das nossas cidades tm pouco significado para a maioria da populao. H sim, pelo contrrio, o desenvolvimento de uma relao simbitica com o hinterland agrcola perifrico e uma crescente agricultura peri-urbana, de subsistncia e de mercado. Isto parece uma tendncia positiva e, talvez, a nica esperana para centenas de milhares de famlias. As nossas cidades deveriam, provavelmente, ser estruturada de acordo com esta tendncia e parecer-se cada vez mais com agregados de comunidades agrrias, com uma hierarquia bem definida de servios e um mximo de auto-suficincia de emprego. Isto libertaria os transportes para o centro da cidade e criaria grandes reservas de tempo e capacidade para atividades produtivas e culturais.

Beira, Moambique. Imagem: cidadedabeira.tripod.com

Com as nossas economias negativas, paralisadas ou marginalmente positivas, e taxas de crescimento demogrfico explosivas, vital encontrar alternativas s estratgias clssicas de desenvolvimento. A populao das nossas cidades comea a encontr-las por si prpria e nossa responsabilidade, como urbanistas e arquitetos, compreend-las e ajud-la a resolver melhor os seus problemas espaciais. A habitao, vista neste contexto, muito mais do que um certo nmero de unidades construdas, com as suas imediatas extenses espaciais. A habitao um conceito que deve incluir as atividades produtivas e os seus necessrios espaos.

Chimoio, Moambique. Imagem: mocambique1.blogs.sapo.pt

A compreenso e aceitao deste conceito fundamental ao processo de criao e funcionamento das nossas novas cidades, assim como fundamental torn-lo conhecido e aceite pelos poderes polticos e pelos rgos de deciso. necessrio aprender a organizar o espao segundo este conceito, perceber-lhe os mecanismos especulativos, e prever a dinmica dos fenmenos sociais e culturais que vai estimular. Mas, se so estas as foras e algumas das maneiras possveis de organizar a grande cidade para a maioria da populao, temos ainda a outra cidade para cuidar: a cidade central, da administrao, do porto, das reas industriais, dos caminhos de ferro e aeroportos.

No menos nossa responsabilidade planej-la, respondendo s necessidades do setor 'ocidentalizado' da populao, do trabalhador, do escritrio e da fbrica, do especialista, do empregado pblico, do quadro poltico, do professor e do estudante universitrio.

Songo, Moambique. Imagem: nossomocambique.blogs.sapo.pt

So estas as limitaes materiais, tcnicas e sociais e as condies da nossa expresso arquitetnica e espacial; so estas as nossas necessidades espaciais necessitando uma nova disciplina do espao; so estas as dificuldades que temos que enfrentar operando dentro de um ambiente cultural onde antigas tradies de vida e as suas correspondentes formas e modelos, imagens e smbolos so agora postos em causa, rejeitados e impossveis de transpor para responder a novas atitudes e esperanas. dentro destas condies e circunstncias que devemos assumir a

responsabilidade de ser os criadores das formas construdas de uma nova ordem social. Temos que projetar e construir os novos smbolos, propor a nova imagem e criar as referncias visuais para um sentido de identidade nacional recentemente adquirido. Cada novo edifcio uma oportunidade e uma contribuio inevitvel para a definio dessa nova imagem. Na nossa situao, onde no existe muito e no se

constri muito, cada nova estrutura tem um impacto desproporcionado, tem enormes conseqncias e significado.

Maputo, antiga avenida Augusto Castilho, Moambique. Imagem: mocambique.blogs.sapo.pt

Excluindo a horizontal do Sudo, algumas zonas da Costa do ndico, alguma arquitetura verncula da frica austral e episdios como o Grande Zimbabwe, a nossa regio, enorme na sua extenso, no apresenta modelos arquitetnicos ou uma gramtica formal que possam ser facilmente assimilados como linguagem para os nossos edifcios e estruturas, sociais, produtivas, culturais ou habitacionais, para l do anedtico ou meramente estilstico, num sentido quase grfico.

Residncia do Dr. Mquina. Arquiteto Jos Forjaz, 2004.

Existe, certamente, uma tradio formal muito rica, com grande variedade de tipos, formas, ritmos e grande engenho e revelando grande habilidade e destreza. Mas os novos requisitos ambientais e estruturais a que os nossos edifcios devem responder no so inteiramente compatveis com essas maneiras tradicionais. No podemos construir uma sala de operaes com paredes de terra maticada e cho de terra amassada com bosta de vaca; no podemos cobrir uma biblioteca com macuti folhas de palmeira ; no podemos construir uma sala de aula sem luz suficiente, um laboratrio sem servios, um escritrio sem computadores. As famlias, agora, precisam de luz depois de escurecer, mais gua, melhores condies sanitrias; a sociedade necessita identificar os lugares do poder e da administrao pblica com estruturas permanentes. Tal como as cidades da Europa e do resto do mundo necessitam das suas catedrais e dos seus castelos, das suas muralhas e das suas praas, tal como a cidadezinha americana tpica necessita da sua praa do tribunal e da igreja, ns necessitamos dos smbolos tangveis de uma nova ordem social superior tribal e diferente da colonial.

Projeto da Biblioteca Municipal, Manhia, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 2004.

As sociedades tradicionais da nossa regio no tiveram que responder a esta escala de problemas e no tinham que competir com standards internacionais, imagens e conceitos de respeitabilidade e dignidade. Ns, agora, temos que criar uma arquitetura que exprima essa nova ordem social, e no h muito que possamos tirar das nossas tradies tcnicas e formais.

Por outras palavras: a nossa revoluo poltico-social, que resultou de e determinou uma revoluo cultural, s poder atingir os seus objetivos mais profundos atravs de uma revoluo tcnica que exige e determina uma expresso esttica nova. A tendncia tem sido, at agora, a de tentar encontrar esta nova expresso atravs da racionalizao dos parmetros tcnico-ambientais. O conceito de 'arquitetura tropical' apareceu como uma tentativa de criao de bases tericas para uma metodologia do processo criativo e projetual na nossa regio.

Tribuna frente da Igreja N. S. de Ftima, Namacha, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 2003.

Certamente que, dentro desse conceito geral, investigaes de grande relevncia levaram ao estabelecimento de um corpo de doutrina e de um sistema de parmetros para as dimenses quantificveis da Arquitetura e do Urbanismo na nossa e noutras regies tropicais. O problema, contudo, tornou-se mais complexo quando esses parmetros foram tomados como um conjunto completo e integral, informaram um mtodo exclusivo de projetar, e se gerou um enfoque tecnocrtico legitimizando o desprezo por qualquer dimenso no quantificvel do processo de concepo arquitetnica. como se fosse legtimo criar uma teoria para uma 'arquitetura temperada' ou para uma 'arquitetura fria' aplicando-as como mtodo geral atravs da Europa, da Amrica do Norte, da sia e das altas latitudes ! Contra este enfoque generalizador e restritivo, comea hoje a desenvolver-se a doutrina, j codificada nalguns trabalhos publicados, que defende uma arquitetura

e um sistema de planejamento fsico exclusivamente baseados na recuperao das tradies locais da organizao espacial e da expresso arquitetnica.

Concurso para sanitrios pblicos e parada de nibus, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 2005.

O estudo antropolgico das disciplinas cosmognicas dos espaos sociais e familiares levou, talvez diretamente demais, a propostas que, inevitavelmente, se chocam com a nova ordem social e da organizao da famlia. Este novo enfoque no deixa de ter os seus perigos numa regio to ansiosa por encontrar a sua identidade formal. Folclorismos e transposies formais superficiais devem dar lugar a uma anlise morfolgica e topolgica sria da organizao espacial e da expresso plstica das sociedades tradicionais. O mundo formal de uma sociedade e o significado cultural das suas formas so certamente fundamentais e devemos compreender-lhe os princpios. A validade das transposies formais estabelece-se apenas se as velhas formas e ritmos forem compatveis com as novas formas da organizao social, com os novos modelos de vida e com as novas relaes transcendentais.

Instituto Superior de Relaes Internacionais, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 2005.

Assim encontramo-nos entre a tecnocracia e o folclore, entre o adobe e o ao inox, entre camponeses urbanos e ambiciosos executivos, entre habitao econmica e monumentos, entre o vernculo, o colonial e o tecnocrtico. A expresso esttica do ethos de uma sociedade no terreno para brincadeira ou experincias. O arquiteto e o urbanista devem saber temperar as suas limitaes culturais com as dos seus 'clientes'. As expresses cannicas das tipologias normalmente associadas s imagens da 'civilizao' ou da 'poltica', esto bem arraigadas nos espritos do povo e dos poderosos e no podem ser facilmente recusadas, rejeitadas ou substitudas. O jornal, a revista, o filme e a TV trazem e disseminam essas imagens enraizandoas cada vez mais profunda e progressivamente numa cultura cada vez mais indiferenciada. Sofrer o calor tropical com uma gravata ao pescoo ou gelar num ambiente superarrefecido tornou-se quase obrigatrio na nossa regio, tal como guiar preferivelmente um Mercedes ou beber exclusivamente Chivas como sinal da aquisio de hbitos 'civilizados'. A idia a de que a forma mais fcil de adquirir do que o contedo, ou talvez de que atravs da forma se chegar ao contedo...

Residncia Paulino, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 2003.

Uma arquitetura mais em consonncia com as nossas condies ainda muito difcil de aceitar. Os nossos edifcios devem ter ar condicionado, mesmo se os custos da energia e as dificuldades de manuteno os tornam muito mais caros e, em ltima anlise, muito mais desconfortveis e ns somos obrigados a projetar de acordo com o clima e depois introduzir o ar condicionado retirando quantidade e qualidade do espao o seu custo; a terra ainda no o nosso maior problema mas pedem-nos que projetemos edifcios em altura, mesmo se os elevadores esto sempre avariados e no podem ser facilmente reparados... porque ns tambm temos que ter a nossa silhueta moderna, os nossos arranha cus. Naturalmente que a necessidade de imagens emprestadas no s conseqncia de provincianismo cultural. Os mecanismos especulativos que criaram essas imagens e realidades noutros contextos so exatamente os mesmos e muito presentes nas nossas cidades. Muitas vezes, tambm, no muito longe do benefcio dos poderosos e dos que tomam decises.

Projeto da Corte Administrativa, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 2000.

O urbanista e o arquiteto devem ento fazer este equilbrio contnuo entre a especulao e o benefcio social, entre o sonho e a realidade. Eles tm que saber encontrar as formas que assegurem a dignidade da imagem sem lhe falsear o contedo. A irrelevncia, a superficialidade e mesmo a covardia intelectual de adotar cegamente modelos de outros contextos socioeconmicos e culturais, a falsidade de que os materiais, as tecnologias e as condies ambientais so as determinantes exclusivas da expresso arquitetnica, o carter muito particular das circunstancias e condies descritas, tudo isso nos conduz a uma situao e a um momento em que, como organizadores do espao e arquitetos, somos forados a inventar novas solues e formas de expresso, cujas regras formais no esto ainda codificadas seno como princpios universais... Quanto poderemos aprender do stock existente de formas e de espaos ? Quanto poderemos tirar do vernculo e quanto do 'fino' colonial ? Conhecemos as condies tcnicas e culturais da produo das formas vernaculares e sabemos que essas condies mudaram. Voltamo-nos, tambm, para a evoluo da arquitetura colonial e para as tecnologias que utilizou, no para revalidar o seu significado histrico mas porque reconhecemos na sua estratgia tcnica e mesmo nas suas condies de produo muitas das nossas atuais limitaes. Fazemo-lo, ainda, porque temos que lhe reconhecer e aceitar a presena e a sua importncia como um aspecto inegvel da complexidade da formao do nosso ambiente cultural e esttico.

Capela da CIRM, I.S.M. Me Africa. Arquiteto Jos Forjaz, 2003.

Esta avaliao s agora possvel, agora que passaram mais de duas dcadas depois da vitria dos primeiros movimentos de libertao colonial, agora que j possvel uma perspectiva histrica sem paixo ou medo de falsas interpretaes acerca das suas motivaes. Ou, pelo menos, deveria ser possvel. Este novo interesse no deixa tambm de ter os seus perigos, pois que nasce num momento em que, como reao s simplificaes racionalistas, se adotam facilmente novas modas e classicismos formais como se uma linguagem do nosso tempo no pudesse ou no devesse ser procurada ou inventada. Como arquitetos e urbanistas, como intelectuais e como artistas estamos divididos entre dois mundos, duas sociedades coexistindo e vivendo em condies extremamente diversas. Ns temos que ser capazes de estabelecer uma ponte entre elas e desenhar edifcios que sirvam bem a ambas. Este 'exerccio' no pode acabar com uma frmula ou mesmo com algum mtodo mais ou menos provado, ainda que apenas pessoal. Parece-me evidente que a procura de uma nova arquitetura para a nossa regio, ou regies, exige uma

incansvel e intransigente capacidade para questionar as nossas opes em termos da sua validade econmica, social e tcnica, uma investigao permanente sobre os princpios formais de validade universal, uma crescente capacidade para perceber e ser sensvel s dimenses poticas do nosso mundo, da nossa sociedade e da vida ela prpria.

Urbanizao para a Mozambican Railways, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 1999.

H aqui, como em qualquer outro lado, uma multiplicidade de papis que os arquitetos e urbanistas podem desempenhar. Como qualquer outro membro da sociedade, ele tem uma responsabilidade poltica; como profissional, ele deve estar consciente das dimenses polticas e das conseqncias do seu trabalho mas, como artista, ele tem responsabilidades que s ele pode assumir. As estratgias de desenvolvimento definem-lhe o papel e o mbito de trabalho e os limites da sua interveno e da sua utilidade para os diversos setores da sociedade. A atribuio de recursos para benefcio de um ou outro dos estratos sociais uma deciso poltica para a qual o arquiteto ou o urbanista tm pouco a contribuir. Tem havido um desperdcio enorme de capacidade e energia e a perigosa iluso de que atravs da Arquitetura e da organizao do espao se pode definir ou influenciar decisivamente o processo de desenvolvimento.

Colgio dos Irmos Salesianos, Inharrime, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 2000.

Como

arquitetos

urbanistas

temos

muitas

vezes

alienado

as

nossas

responsabilidades tcnicas e artsticas, tentando resolver problemas polticos e temos sido incapazes de responder a objetivos vlidos de ordem social e poltica, por causa da nossa incompetncia tcnica e artstica. Os limites da nossa responsabilidade so difceis de estabelecer nas nossas presentes condies: por um lado, devemos trabalhar ao nvel do povo, devemos resolver problemas espaciais urgentes: projetar o 'bairro', organizar o espao comunal deixado pela especulao e ocupao desordenada, desenhar o mercado, a escola, a latrina, a casa; por outro lado, temos que projetar o edifcio de escritrios, o hospital, a universidade, a praa, a Assemblia Nacional, os monumentos. Ao longo deste processo devemos ensinar e treinar os nossos ajudantes e os futuros arquitetos. Noutros pases, talvez tudo isto seja diferente mas, mesmo na Europa, onde parece haver um grande excedente de arquitetos urbanos eles no parecem ser suficientes para resolver os problemas das periferias urbanas degradadas, a devastao das aldeias ou a destruio generalizada da costa do Mediterrneo... para mencionar apenas alguns dos casos em que a ausncia ou a incompetncia dos arquitetos tiveram conseqncias diretas. Provavelmente no h grande diferena no papel dos arquitetos e urbanistas entre o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Isso ser para vocs definirem mas, tal como para vocs, trabalhando no mundo industrializado, o papel do arquiteto e do urbanista do Terceiro Mundo, no muito difcil de definir sim, muito difcil de cumprir.

Residncias Leo, Maputo, Moambique. Arquiteto Jos Forjaz, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi