Vous êtes sur la page 1sur 16

P r o s p e c t o r e l a t i v o a u m t e m a - c h a v e d o A n o I n t e r n a c i o n a l d o P l a n e t a Te r r a 2 0 0 7 - 2 0 0 9

www.yearofplanetearth.org

Terra e Vida -

as origens da diversidade

C i n c i a s d a Te r r a p a r a a S o c i e d a d e

Qual o propsito deste prospecto?


Este prospecto relativo a um dos principais temas cientficos a tratar no mbito do Ano Internacional do Planeta Terra. Descreve, de forma acessvel, por que motivo este tema foi escolhido e qual a razo de toda a investigao com ele relacionada e que o Ano Internacional espera apoiar de importncia vital para a nossa compreenso do Sistema Terra e da sociedade. O prospecto foi escrito por um conjunto de especialistas mundiais reunidos sob os auspcios do Comit do Programa Cientfico do Ano Internacional do Planeta Terra.

Para saber mais


Para saber mais acerca dos outros temas de investigao contemplados, favor consultar www.yearofplanetearth.org e www.progeo.pt/aipt (onde podem ser encontradas todas as nossas publicaes).

O que fazer de seguida


Se um cientista que deseja desenvolver uma proposta de investigao sobre este tema, por favor visite o site www.yearofplanetearth.org, descarregue o formulrio "Expression of Interest (Science)" adequado e siga as instrues ou envie-o para o Ano Internacional. Se no conseguir encontrar o formulrio que pretende, isso significa que ainda no est em condies de ser disponibilizado. Neste caso, por favor, continue a visitar o site.

Proteger a biosfera uma responsabilidade de todos

Introduo
A biosfera a esfera viva do Planeta Terra. A vida a caracterstica mais notvel do nosso planeta, que o torna nico no sistema solar. A evoluo da vida e da biosfera comeou h cerca de 4.2 mil milhes de anos e, h cerca de 2.7 mil milhes de anos, a vida desencadeou mudanas significativas na atmosfera, nos oceanos e na litosfera. Compreender os mltiplos factores que controlam os mecanismos da vida um objectivo comum aos paleontlogos e bilogos de todo o mundo. Esta investigao inclui pesquisa sobre o funcionamento e a estabilidade de ecossistemas do passado (paleoecossistemas), a compreenso da dinmica da biodiversidade durante longos perodos de tempo e a previso do futuro da biosfera. Todas estas questes esto intrinsecamente relacionadas, sendo necessrio que paleontlogos, bilogos e geocientistas se juntem a fim de realizar um trabalho conjunto s escalas local, regional e global. A proteco da biosfera actual, quer para o avano da sociedade humana quer como patrimnio natural da humanidade, uma responsabilidade de todos. Preservar o equilbrio ecolgico escala global um dos maiores problemas da sociedade. Se a biosfera deixar de poder suprir as necessidades nutricionais e econmicas da humanidade, podem surgir situaes catastrficas. Os geocientistas compreendem que, quer os processos abiticos (fsico-qumicos), quer os biticos, sustentam a evoluo da vida. Os paleontlogos tm qualificaes especficas para avaliar os mecanismos da biosfera, ao analisar o passado remoto, avaliar o presente e, consequentemente, prever o futuro. Nesse sentido, geocientistas, paleontlogos e bilogos so responsveis, perante a sociedade, pela avaliao da biodiversidade e vitalidade dos ecossistemas, a quatro dimenses (em ordem ao espao e ao tempo). Esta condio explica o importante papel da investigao da biosfera no contexto do Ano Internacional do Planeta Terra, bem como a sua relevncia no seio do vasto sistema Terra-Vida, o lar da humanidade. A grande biodiversidade da Terra pode ser explicada pela sua evoluo durante inimaginveis longos perodos de tempo. Os registos desta evoluo encontram-se nas rochas e incluem fsseis de vrios tipos de organismos, como bactrias, algas minsculas, plantas e animais arcaicos com milhes (ou mesmo milhares de milhes) de anos. Os mais antigos registos de vida conhecidos at data so algas fossilizadas, com 2,7 mil milhes anos. Estes organismos possuram a capacidade de produzir oxignio livre que no existia, como tal, na atmosfera primitiva do nosso Planeta. Como resultado, uma atmosfera rica em oxignio comeou a desenvolver-se h cerca de 2 mil milhes de anos atrs, no incio do on conhecido como Proterozico. Tapetes algais e montculos bacterianos dominaram os ecossistemas no Proterozico durante cerca de 2 mil milhes de anos. Foi apenas h 600 milhes de anos que surgiram formas de vida mais complexas, de animais multicelulares, a famosa fauna Ediacara, assim chamada devido a ter sido primeiramente descoberta nos Montes Ediacara, no sul da Austrlia.

Quem esteve na origem do Ano Internacional do Planeta Terra?

Proposto pela Unio Internacional das Cincias Geolgicas (IUGS) em 2001, o Ano Internacional foi aceite, de imediato, pela Diviso das Cincias da Terra da UNESCO e, mais tarde, pela UNESCO e pelo Programa Internacional de Geocincias da IUGS (IGCP).

O principal objectivo do Ano Internacional demonstrar o enorme potencial que as Cincias da Terra possuem no estabelecimento de uma sociedade mais prspera, segura e saudvel explica o lema dado ao Ano Internacional: Cincias da Terra para a Sociedade.

Preservar o equilbrio ecolgico escala global um dos maiores problemas da sociedade

Este seres possuam um corpo totalmente mole, o que significa que no tinham conchas ou outras partes biomineralizadas. Alguns assemelhavam-se a medusas, outros a penas-do-mar, enquanto outros eram como vermes. Muitos resistem a todas as tentativas de os posicionar no tronco evolutivo dos animais modernos, e qualquer tentativa de os agrupar num nico conjunto coerente est provavelmente errada pois muitas entidades de Ediacara, representam formas de vida sem descendncia conhecida. Contudo, dito isto, elas representam as primeiras experincias evolutivas de vida animal multicelular. O sbito aparecimento da fauna de Ediacara, depois de 2 mil milhes de anos dominados pelas algas, pode estar relacionado com a contnua acumulao de oxignio livre na atmosfera. A maior transformao operada na evoluo dos modernos grupos animais operou-se com a denominada Exploso Cmbrica, que se iniciou h 542 milhes de anos. O desaparecimento dos seres de Ediacara, o rpido desenvolvimento de animais com esqueleto complexo e um incremento nas taxas de evoluo so associados ao desenvolvimento de animais capazes de procurar alimento enterrado no sedimento e o mais significativo de todos - predadores. Como consequncia, muitos animais iniciaram uma corrida ao armamento evolutiva desenvolvendo carapaas duras, como conchas calcrias, para se protegerem. Contudo, uma vez desenvolvidas, essas partes duras permitiram s formas de vida que as possuam maior agilidade na corrida, na natao e nas actividades de predao. O incremento no potencial de fossilizao das partes duras tambm permitiu aos paleontlogos pistas adicionais para o estudo da vida, em termos de diversificao, adaptao e funcionamento. Muitos organismos espectaculares evoluram desde ento. Durante o Perodo Cmbrico (542 488 milhes de anos), a vida estava restrita a ambientes aquticos. Os primeiros vertebrados no tinham esqueleto sseo, mas no Perodo Ordovcico surgiram peixes com espessas couraas externas.

Evoluo da vida na Terra durante o Fanerozico Ilustrao: Christian Eisenberg, em colaborao com Palontologische Gesellschaft

Em vrios perodos da histria da Terra extines em massa provocaram drsticas redues na biodiversidade

Desde ento, a conquista da terra firme foi o maior marco evolutivo seguinte. As plantas primeiro e depois os escorpies e as centopeias conquistaram a terra firme, quase deserta. J durante o Devnico Superior, h cerca de 360 milhes de anos, anfbios primitivos deram os primeiros passos em terra. Estes animais foram a base da evoluo de todos os tetrpodes modernos, incluindo rpteis, aves e mamferos, tendo estes ltimos a sua origem no Trisico Superior (h 210 milhes de anos). Nesta altura, eram basicamente ratos e animais nocturnos de semelhante morfologia que, para evitar os dinossurios predadores, desenvolveram grande sensibilidade a nvel da audio, viso e olfacto, bem como ao nvel da inteligncia. Todos estes organismos do passado faziam parte de paleoecossistemas e, portanto, da antiga biosfera. As suas interaces aceleraram os processos evolutivos, mas podiam tambm levar a um colapso de populaes e ecossistemas. Durante momentos de radiao daptativa a evoluo processou-se rapidamente, resultando em numerosas novas espcies devido sua capacidade de ocupar e, mesmo, criar novos nichos ecolgicos. Durante os perodos Trisico, Jurssico e Cretcico (entre os 251 e os 65 milhes de anos) ocorreram eventos extraordinrios, como a evoluo dos dinossurios, os quais tornaram-se nos maiores carnvoros e herbvoros vertebrados terrestres que alguma vez viveram na Terra. As extines em massa representam um enorme contraste relativamente aos momentos de radiao evolutiva. Por vrias vezes, extines em massa reduziram drasticamente a biodiversidade em diferentes perodos da histria da Terra, talvez durante uns quantos milhares de anos. Muitos grupos de plantas e animais nunca recuperaram (como, por exemplo, os dinossurios, no final do Cretcico). O acontecimento desta natureza mais catastrfico ocorreu no final do Prmico, h 252 milhes de anos, quando cerca de 90% das espcies marinhas e cerca de 70% das espcies terrestres desapareceram.

Mamferos fsseis (incluindo um cavalo, em cima) de Messel Pit, na Alemanha, classificado como Patrimnio Mundial da Humanidade da UNESCO e o melhor local em todo o mundo para conhecer a vida durante o Eocnico (entre os 57 e os 36 milhes de anos).

Desenvolvimento sustentvel
O termo desenvolvimento sustentvel surgiu da oposio existente entre aqueles que defendiam polticas de preservao da sustentabilidade do ambiente na Terra e aqueles que advogavam o desenvolvimento econmico. Os ambientalistas reconheceram que o desenvolvimento econmico necessrio (em parte para evitar que os custos da proteco ambiental recassem sobre aqueles que tinham menos possibilidades econmicas de o fazer) e tambm que a estagnao econmica reduz, muitas vezes, o apoio a esforos de proteco ambiental. (continua...)

Cinco grandes extines em massa e outras dez de menor dimenso entrecortaram a histria da vida. De um modo geral, podem ser explicadas como o resultado de dramticas alteraes ambientais devido a vrios factores, de delicadas interaces ao nvel das mudanas climticas, tectnica de placas, vulcanismo a nvel mundial, variaes no nvel do mar, alteraes nos ciclos biogeoqumicos e cataclismos cclicos por grandes asterides ou cometas.

Evoluo da diversidade de invertebrados marinhos, os cinco eventos de extino em massa e possveis interaces com o vulcanismo, o clima global e variaes no nvel do mar. Ilustrao: Wolfgang Oschmann, Frankfurt.

Um importante objectivo compreender de que forma as actividades humanas interagem com os processos ambientais

Compreender a dinmica da biosfera O tema cientfico Terra e Vida centrar-se- em duas questes fundamentais:

De igual modo, os que defendiam o desenvolvimento econmico reconheceram um paralelismo entre as dotaes para a proteco ambiental e o conceito de

Como podemos compreender melhor os processos dinmicos da biosfera? Como pode a melhoria do nosso conhecimento ajudar a conseguir a sustentabilidade dos sistemas de vida na Terra, factor essencial para a sobrevivncia das sociedades humanas?

Projectos cientficos no domnio da Dinmica Passada e Futura da Biosfera foram recentemente delineados durante a Conferncia Mundial sobre a Paleontologia no Sculo XXI, que decorreu no Museu Senckenberg, em Frankfurt, na Alemanha. Enquanto alguns projectos includos nessa iniciativa j se iniciaram, absolutamente necessrio que outros tambm o faam, com ideias bem programadas. O Ano Internacional do Planeta Terra ir comportar uma nova plataforma para estes projectos de investigao, a nvel mundial, dado que estes necessitam de uma abordagem multidisciplinar por parte de paleontlogos, bilogos e geocientistas, em cooperao com um amplo grupo de outros cientistas da natureza. Um importante objectivo compreender, de entre os vrios factores responsveis pelas alteraes e crises da biodiversidade, de que forma as actividades humanas interagem com os processos ambientais. Que consequncias decorrem das variaes naturais a longo prazo e quais as que surgem devido a actividades humanas de curto prazo? Estas questes lembram problemas semelhantes ao do aquecimento global, incluindo, por exemplo, actividades biticas como causa importante de emisses de CO2 e NH4 (ver tambm o prospecto n 5 Alteraes Climticas: registos nas rochas desta srie). Os projectos cientficos dedicados s questes acima referidas centrar-se-o em seis temas fundamentais (ver abaixo). Estes projectos podem ser levados a cabo em todo o mundo. A organizao global do Ano Internacional e o uso de bases de dados em rede assegurar a compilao e interpretao conjunta da informao. Bases de dados paleontolgicos, principalmente marinhos, encontram-se j disponveis, como por exemplo a Base de Dados de Paleobiologia (http://paleodb.org) e a PaleoReefs Online: http://193.175.236.205/paleo/ (id = paleo, password = reefs). Estas permitem aos cientistas organizar os dados de investigao cientfica dispersos e torn-los acessveis a todos, mesmo queles sem acesso a bibliotecas modernas. Grandes competncias estaro disponveis no final do Ano Internacional, o que auxiliar na compreenso e na preservao da biosfera actual, para assim se preservar a vida na Terra e ajudar a tornar a sociedade moderna sustentvel. Para um melhor conhecimento dos processos bsicos que moldaram a vida na Terra so necessrios modernos mtodos quantitativos e instrumentos

proteco do capital numa economia sustentvel. Uma economia vivel deve viver dos seus rendimentos sem uma reduo lquida do capital ao longo do tempo. Igualmente, as populaes devem viver dentro da capacidade de carga dos seus ecossistemas, que representam uma forma natural de capital.

Programa de Divulgao
O Programa de Divulgao do Ano Internacional do Planeta Terra enfrenta um desafio de escala muito particular. Com, potencialmente, 10 milhes de dlares para gastar, inconcebvel que pudesse operar de uma forma prescritiva. Nenhum indivduo ou comit pode idealizar modos eficazes de utilizar tal verba na sua totalidade. Assim, o Programa de Divulgao, tal como o Programa Cientfico, ir funcionar como um corpo de dotao de fundos, recebendo propostas para apoio financeiro, Um Prospecto de Divulgao nesta srie (nmero 11) encontra-se disponvel para todos os que esto interessados em candidatar-se. desde recursos educativos para a internet a obras de arte que ajudem a reforar junto do pblico a mensagem central do Ano Internacional. O Programa de Divulgao ir permitir que as coisas aconteam localmente no mbito de um evento internacional, dando-lhes perfil e coerncia.

O registo de rochas sedimentares revela uma sucesso de ambientes muito diferentes

analticos, mas tambm novas teorias globais sobre a evoluo da vida. A investigao de ponta em projectos enquadrados nas diversas questes-chave requer as seguintes abordagens:

Uma organizao temporal precisa, realizada atravs de modernos mtodos estratigrficos, com uma resoluo de cerca de 100 000 anos ou menos. Apenas com um tal enquadramento temporal se podero determinar variaes e relaes entre processos ambientais biticos, e abiticos. Tal enquadramento possvel atravs de uma combinao de bioestratigrafia de alta resoluo, geocronologia radiomtrica, magnetoestratigrafia, astrocronologia, biocronologia e estratigrafia isotpica de oxignio e estrncio (consultar tambm o projecto EarthTime em: http://earth-time.org/). Anlise quantitativa de parmetros fsicos e qumicos, atravs da medio de istopos estveis, como o oxignio, o carbono, o azoto e outros. Esses dados isotpicos so fundamentais para a compreenso das interaces entre processos abiticos e os sistemas biolgicos. Monitorizao, atravs de trabalho de campo, pesquisa em laboratrio, projectos de sondagens, expedies, etc. A monitorizao necessita de estudos aprofundados em sedimentologia, geoqumica, ecologia, etc., assim como de uma grande variedade de investigaes biolgicas nos descendentes actuais dos organismos fossilizados. Os esforos de monitorizao a longo prazo so cruciais para a compreenso da dinmica de paleo-ecossistemas e para a previso da sobrevivncia dos ecossistemas actuais e futuros. Documentao das caractersticas morfolgicas de grupos seleccionados de organismos, com especial importncia biolgica e ecolgica. O estabelecimento de bases de dados fiveis e precisas de organismos diversos, de diferentes perodos e ambientes, com diferentes histrias evolutivas e com um registo fssil rico uma tarefa fundamental. A integrao de estudos morfolgicos e de dados sobre abundncias, paleobiodiversidades, padres abiticos e reconstrues filogenticas permitir caracterizar melhor os processos biolgicos do que estudos realizados individualmente. Reconstrues filogenticas de determinados conjuntos de organismos, com especial importncia biolgica e ecolgica. Estes estudos recorrero a novos mtodos matemticos, como o HIFI (Hierarchical Fit Index), no sentido de explorar correlaes entre estratigrafia e filogenia e a anlise cladstica em paleobiogeografia, estabelecendo relaes entre a paleogeografia e a vida.

Questo-chave 1
Alteraes ambientais e dinmica da biodiversidade O registo sedimentar revela uma sucesso de ambientes muito diferentes, variando desde o mundo exclusivamente microbiano, pobre em oxignio, do Arcaico, at aos oceanos anxicos e sulfdricos do Proterozico e ao

A colonizao de terra firme um dos episdios mais importantes na histria da vida

Programa Cientfico
Um painel de 20 geocientistas eminentes de todas as partes do mundo decidiram elaborar uma lista da qual constam dez temas cientficos abrangentes gua Subterrnea, Desastres naturais, Terra e Sade, Alteraes climticas, Recursos, Megacidades, Interior da Terra, Oceano, Solo e Terra e Vida. O prximo passo proceder identificao de tpicos cientficos pertinentes e passveis de desenvolvimento no mbito de cada um dos principais temas abrangentes. Foram formadas equipas para cada um destes temas com o objectivo de organizar um Plano de Aco. Cada equipa elaborou um texto que ser publicado sob a forma de um prospecto dedicado a um determinado tema, do tipo daquele que tem entre mos. Posteriormente, sero criados uma srie de Grupos de Implementao de forma a iniciar o trabalho dedicado a cada um dos dez programas. Sero desenvolvidos todos os esforos para que se envolvam especialistas de pases com um particular interesse por algum dos temas. Para mais informao: www.yearofplanetearth.org

sistema heterogneo actual, com a sua enorme diversidade de organismos multicelulares complexos. Existem registos de alteraes ambientais s escalas local, regional e mundial ao longo do Fanerozico, as quais afectaram a diversidade e abundncia de um vasto leque de organismos. A extino ocorreu a par com a diversificao, e a recesso de linhas evolutivas ocorreu em conjunto com a expanso e colonizao de novos habitats. As alteraes ambientais tm mltiplas consequncias, as quais podem, inclusive, afectar o prprio ambiente. A evoluo de plantas terrestres e de florestas no Carbnico, ou a mineralizao das carapaas de organismos planctnicos marinhos, tm sido utilizadas como indicadores de surpreendentes mudanas na superfcie terrestre. Alteraes ambientais so delineadas pela composio, diversidade e preservao dos fsseis, assim como pela abundncia e distribuio temporal de diferentes tipos de sedimentos e de assinaturas geoqumicas. Algumas destas alteraes, mesmo aquelas to recentes como o Mximo trmico do Eocnico Inferior (aprox. h 50 milhes de anos), apresentam considerveis desafios aos criadores de modelos climticos e a outros que procuram compreender a Terra actual. A investigao nesta rea identificar os intervalos de tempo em que ocorreram alteraes significativas na biodiversidade, a dinmica a curto prazo destas alteraes, os papis desempenhados por novidades biolgicas na gnese de padres e variaes do ciclo biogeoqumico (ver questo-chave 4) e como as condies de equilbrio so mantidas. Os eventos de extino e os seus intervalos crticos variam em termos de escala temporal e da importncia. Contudo, so acontecimentos fundamentais para a compreenso da evoluo bitica e do desenvolvimento da biodiversidade. Nesse sentido, para esta questo-chave reclama-se uma nova compreenso das interaces entre alteraes ecolgicas, inovao bitica, sucesso evolutivo (abundncia, diversidade, longevidade) e processos de evoluo biolgica, quer em perodos de estabilidade, quer de alteraes bruscas.

Questo-chave 2
Paleobiologia evolucionria Mais de sessenta anos aps o livro de G.G. Simpson Tempo and Mode in Evolution, permanecem em debate muitas questes acerca da macroevoluo (simplesmente definida como a evoluo acima do nvel da espcie). A origem de inovaes evolutivas como asas de insecto, conchas com cmaras em cefalpodes ou membros em tetrpodes, assim como a origem da matriz de organismos (padres morfolgicos bsicos de grandes grupos, tais como equinodermes, tartarugas ou morcegos) ainda pouco conhecida. O ritmo da evoluo muito varivel nas diferentes linhas evolutivas ao longo do tempo geolgico, havendo organismos que aparentam no ter evoludo, como os fsseis vivos Nautilus e o caranguejo-ferradura Limulus, mas tambm outros com evolues aceleradas, como os peixes cicldeos lacustres. Contudo os mecanismos subjacentes a estas diferenas continuam pouco claros. Com a sua ampla viso do tempo, a paleontologia de importncia crucial nesta rea de investigao, uma vez que o registo fssil possibilita o nico acesso emprico directo histria da evoluo da vida. Duas questes especficas necessitam a ser abordadas: a origem das inovaes

O sistema Terra controlado, simultaneamente, por processos biolgicos e fsico-qumicos

O que significa o logotipo do Ano Internacional do Planeta Terra? O Ano Internacional pretende reunir todos os cientistas que estudam o Sistema Terra, pelo que a Terra slida (litosfera) representada a vermelho, a hidrosfera a azul escuro, a biosfera a verde e a atmosfera a azul claro. O logotipo baseado num desenho original realizado por ocasio de uma iniciativa idntica ao Ano Internacional, designada Jahr der Geowissenschaften 2002 (Cincias da Terra, Ano 2002) e que teve lugar na Alemanha. O Ministrio da Educao e Investigao da Alemanha disponibilizou o logotipo IUGS.

morfolgicas no contexto do desenvolvimento, e o seu sucesso ou fracasso nos ecossistemas (o ltimo est associado questo-chave 1). Bilogos do desenvolvimento comparado fizeram revelaes surpreendentes sobre a origem de algumas inovaes, mas s a paleontologia pode fornecer informao sobre o sucesso ecolgico e/ou evolutivo. Os estudos macroevolucionrios requerem uma forte interdisciplinaridade da paleontologia com a geologia e a biologia, incluindo campos de pesquisa em crescimento como a geobiologia (ver questo-chave 4), a filogenia molecular e a biologia do desenvolvimento evolutivo.

Questo-chave 3
O desenvolvimento da vida em terra firme A colonizao de terra firme um dos episdios mais importantes na histria da vida, tendo tido um impacto significativo na evoluo subsequente da geosfera e da atmosfera. A vida em terra exigiu um nmero de adaptaes especficas a um ambiente basicamente hostil. As plantas terrestres necessitaram de tecidos especiais para garantir a sua postura assente sobre o solo . Foi necessria uma proteco contra a desidratao e a radiao UV-B, assim como novas estratgias de reproduo e de disseminao. Outras grandes mudanas aconteceram na respirao e consumo de nutrientes, tendo igualmente os animais necessitado de adaptar as suas estratgias de vida. A evoluo da flora terrestre teve grande impacte nos processos de alterao das rochas. Mudanas nas concentraes atmosfricas de O2 e CO2 tal como o ciclo do Carbono orgnico esto directamente relacionadas com a evoluo da flora terrestre. Nos ltimos anos tem-se evidenciado cada vez mais a complexidade dos ecossistemas modernos e a importncia das simbioses entre vrios grupos de organismos para o estabelecimento de ectopos e para o desenvolvimento de ecossistemas. Como as cincias do solo e a ecologia se desenvolveram independentemente, muitas das relaes entre as mesmas no esto ainda devidamente compreendidas. (consultar Solos a Camada Viva da Terra, prospecto 10 desta srie). Um objectivo fundamental um melhor conhecimento dos ecossistemas terrestres ao longo do tempo. As principais tarefas incluem o conhecimento de estratgias ecolgicas e biolgicas de espcies individuais, baseadas em informao biolgica/fisiolgica sobre os organismos que inicialmente viveram sobre terra firme, bem como a reconstruo de ecossistemas completos, incluindo as relaes mtuas e as interaces entre vrios grupos de organismos, tais como cianobactrias, fungos, lquenes, algas, plantas terrestres superiores e vrios grupos de animais. As relaes entre as comunidades biolgicas e o seu ambiente abitico so tambm aspectos importantes, incluindo a natureza do substrato rochoso presente nas comunidades terrestres e a sua disponibilidade em nutrientes, humidade e gua.

Nautilus: um "fssil vivo".

Questo-chave 4
Geobiologia: a interaco biosfera-geosfera O sistema Terra controlado, simultaneamente, por processos biolgicos e fsico-qumicos, controlo esse que se iniciou com a formao das primeiras

molculas orgnicas complexas h cerca de 4 mil milhes de anos. Desde ento, processos metablicos prebiticos e biticos influenciaram fortemente o sistema Terra e o desenvolvimento da geo-biosfera. A geobiologia entendida como a interaco entre organismos e seus processos metablicos combinados com vrios parmetros abiticos. Assim sendo, a geobiologia uma abordagem integrada de cincias biolgicas e das cincias da Terra. Muitos processos geolgicos podem ser compreendidos como processos geofisiolgicos, permitindo reaces qumicas impossveis de ocorrer sob condies termodinmicas normais. Estes processos fortemente interrelacionados possivelmente no esto restritos apenas ao sistema Terra, podendo ser identificados noutros planetas geologicamente comparveis. Contudo, a procura de evidncias de vida noutros planetas requer o conhecimento de determinadas bioassinaturas que podero auxiliar na identificao de processos metablicos e fisiolgicos associados vida. (Astrobiologia). Um dos objectivos fundamentais o estudo da evoluo de processos fisiolgicos detectveis nas bioassinaturas e nos padres de biomineralizao e da sua interaco com os ciclos biogeoqumicos. Os processos fisiolgicos so geralmente controlados por molculas orgnicas e, por vezes, auxiliados por canais enzimticos. Alteraes fisiolgicas fundamentais de processos biticos percorreram bioeventos e ciclos bioqumicos especiais conhecidos da histria da Terra. As questes-chave anteriores, relacionadas com a evoluo dos organismos e com as alteraes ambientais, iro necessitar do estudo das interaces entre a geosfera e a biosfera, estando por isso tambm estreitamente relacionadas com a questo-chave 4.

Um dos animais mais antigos pertencentes Fauna de Ediacara

Questo-chave 5
Estabilidade e variabilidade em ecossistemas do passado Ecossistemas naturais como recifes e florestas tropicais apresentam uma profunda variabilidade ao longo de milhares a milhes de anos. Embora os factores dos quais depende a estabilidade dos ecossistemas estejam bem conhecidos, h grandes incertezas no que diz respeito interaco destes factores com as escalas espaciais e temporais nas quais actuam. O efeito estabilizador da biodiversidade nos processos ecossistmicos provavelmente um atributo que no varia com a escala. Isto j permite algumas balizas para a gesto de ecossistemas actuais. Por outro lado, os ecossistemas tm tendncia para colapsar durante os eventos de extino em massa e necessitam de mais tempo de recuperao do que as espcies

O papel da biosfera e as suas interaces. Ilustrao: Wolfgang Oschmann, Frankfurt.

Ecossistemas recifais durante o Silrico (h 443-416 milhes de anos)

Sntese da evoluo no planeta Terra. Ilustraes: Wolfgang Oschmann, Frankfurt.

em geral. O tempo de recuperao parece depender da complexidade dos mecanismos metablicos necessrios para manter um ecossistema em funcionamento. Esta questo-chave est associada s restantes, mas diz respeito a sistemas integrados e no a caractersticas individuais e filogenias. Os principais temas em anlise so: 1) A documentao da variabilidade e da complexidade natural dos ecossistemas do passado 2) O impacto das alteraes locais versus globais na estabilidade dos ecossistemas 3) Os perodos de tempo associados ao desaparecimento e recuperao de ecossistemas do passado 4) A aplicabilidade de descobertas paleontolgicas na bioconservao moderna.

Questo-chave 6
Modelao Um modelo um sistema fsico, matemtico ou lgico que representa as principais estruturas da realidade e capaz de explicar ou reproduzir dinamicamente o seu funcionamento. A modelao hoje em dia utilizada nos vrios campos das cincias da Vida e da Terra. Existem modelos de vrios tipos, mas estes podem ser divididos segundo os padres ou os processos. Os modelos baseados em padres fornecem descries e interpretaes do Mundo. Os exemplos na paleontologia incluem:
1) 2) 3)

Descries de padres taxonmicos diversos Classificao de organismos fsseis, por exemplo, atravs de morfologia comparativa, paleohistologia e bioqumica Reconstrues filogenticas como esquemas tericos de inter-relaes entre organismos vivos ou fsseis baseadas em caracteres partilhados, conseguidas com a ajuda de tcnicas computadorizadas (como, por exemplo, software PAUP ou HENNIG86).

Fsseis de peixes

Os modelos baseados em padres incluem tambm modelao numrica, como a quantificao das alteraes das espcies fsseis (biometria e morfometria), estudos filogenticos (cladstica e outros mtodos), classificaes (parcimnia ou mtodos fenticos), biofcies e anlises de associaes (mtodos de agregao). Os modelos baseados em processos tentam capturar os processos subjacentes, fsico-qumicos ou biolgicos, de modo a ter resultados para o padro geral em estudo. Tais modelos so comuns em reas como a ecologia ou a geoqumica, e deveriam ser tambm amplamente adoptados pela paleontologia.

Textos
Bettina Reichenbacher (Mnchen, Germany) Alain Blieck (Villeneuve dAscq, France), Doug Erwin (Washington, D. C., USA). Werner Piller (Graz, Austria), Mircea Sandulescu (Bucharest, Romania), John Talent (Sydney, Australia).
Edio Design Ted Nield Andr van de Waal, Cordesign, Leiden

Os autores agradecem a Wolfgang Oschmann, Frankfurt, por ter permitido a utilizao de ilustraes.

United Nations Educational Scientic and Cultural Organisation

Apoios internacionais
Austrian Academy of Sciences, Commission for the Palaeontological and Stratigraphical Research of Austria Comit National Franais de Gologie, Villeneuve dAscq, France Earth Science Faculty at Ludwig-MaximiliansUniversitt Munich, Germany GeoBioCenter at Ludwig-Maximilians-Universitt Munich, Germany GeoUnion Alfred-Wegener-Stiftung, Potsdam, Germany International Palaeontological Association, Lawrence, Kansas, USA Johann Wolfgang Goethe-Universitt, Frankfurt am Main, Germany Natural History Museum Senckenberg Frankfurt/Main, Germany Natural History Museum Vienna, Austria Palontologische Gesellschaft, Frankfurt/Main, Germany

Edio portuguesa
Coordenao geral Traduo para lngua portuguesa Apoio cientfico na traduo Outubro 2007 Mrio Cacho, Dep. de Geologia da Fac. de Cincias da Univ. de Lisboa Jos Brilha, Universidade do Minho Artur S, Univ. de Trs-os-Montes e Alto Douro PANGEO, Braga [www.pangeo.pt]

www.progeo.pt/aipt

Comisso Nacional da UNESCO

Edio portuguesa

Parceiros internacionais
American Association of Petroleum Geologists (AAPG) American Geological Institute (AGI) American Institute of Professional Geologists (AIPG) Geological Society of London (GSL) International Association of Engineering Geologists and the Environment (IAEG) International Geographical Union (IGU) International Lithosphere Programme (ILP) International Union for Quaternary Research (INQUA) World Soil Information (ISRIC) International Society for Rock Mechanics (ISRM) International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE) International Union of Geodesy and Geophysics (IUGG) International Union of Soil Sciences (IUSS) TNO Built Environment and Geosciences - Geological Survey of the Netherlands

Patrocnios:

Apoios:
January 2006, Earth Sciences for Society Foundation, Leiden, The Netherlands

www.yearofplanetearth.org

International Year of Planet Earth IYPE Secretariat NGU N-7491 Trondheim NORWAY T + 47 73 90 40 00 F + 47 73 92 16 20 E iype.secretariat@ngu.no
www.yearofplanetearth.org

Vous aimerez peut-être aussi