Vous êtes sur la page 1sur 34

Agrupamento de Escolas da Pvoa de Santo Adrio

Plano Anual de Atividades das BE(s)


Em articulao com o PAA do Agrupamento

Ano Letivo 2011/2012

Metas / Objetivos
METAS
(em consonncia e complementaridade com as metas estabelecidas no Projecto Educativo do Agrupamento) i) Aumento do sucesso escolar e qualidade do processo de ensino e aprendizagem, atravs do incentivo participao ativa da comunidade educativa nas atividades aqui contempladas; da perspetivao transdisciplinar do ato educativo; da valorizao da Lngua Portuguesa; do fomento utilizao pedaggica das TIC. ii) Aumento da participao dos parceiros educativos na vida da escola, promovendo uma maior interligao entre a escola e a comunidade; estimulando o envolvimento dos encarregados de educao e da comunidade local nos projetos/atividades a implementar. iii) Reforo da disciplina e da segurana, criando um clima de trabalho que favorea as aprendizagens; promovendo atitudes e valores ligados cidadania, pugnando pelo cumprimento do Regulamento Interno. iv) Construo de uma cultura de Agrupamento, desenvolvendo o esprito de pertena ao Agrupamento; fomentando uma cultura de participao ativa e interveniente. v) Construo de um sistema de autoavaliao do Agrupamento, monitorizando as atividades realizadas e refletindo sobre elas de forma a introduzir, sistemtica e oportunamente, melhorias no processo da sua implementao.

Objetivos
- Participar no desenvolvimento global e na formao do aluno. - Constituir um meio de aprendizagem e desenvolvimento das competncias de informao e comunicao, perspetivadas como instrumento indispensvel ao entendimento do mundo e aprendizagem ao longo da vida. - Desenvolver competncias litercitas que ajudem o aluno a transformar a informao em conhecimento e contribuam para uma integrao mais plena no paradigma societrio do sculo XXI. - Contribuir para o desenvolvimento de atividades e de servios pedaggicos de suporte s disciplinas e reas curriculares no disciplinares. - Constituir uma ligao cultural educativa face ao patrimnio local e geral, de ontem, de hoje e de amanh. - Conceber um plano de formao a partir de problemas identificados, contemplando os respetivos atores envolvidos. - Criar na comunidade educativa um sentimento de pertena escola. - Promover condies de humanizao do espao escolar. - Desenvolver o esprito de iniciativa, autonomia e criatividade dos alunos. - Contribuir para o desenvolvimento de competncias a nvel da Lngua Portuguesa. - Despertar o gosto pela Leitura. - Desenvolver o esprito de cidadania. - Apoiar a implementao do currculo, incrementando integrao do aluno na sociedade. - Desenvolver uma perspetiva comunitria da Educao.

Atividade/Comemorao

Estratgias

Intervenientes Objetivos operacionais

Recursos materiais/espaos de concretizao

Avaliao

Calendarizao

Articulao com a Escola, Apoio ao Desenvolvimento Curricular e promoo da Leitura e Literacia da Informao Apoio a projectos, actividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular

1. Perodo
1.1 Reunies com o Diretor. Responsvel pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) Responsvel pela dinamizao: Coordenadora da BE/CRE Intervenientes Presidente do C. Pedaggico e diferentes elementos que fazem parte deste rgo. Gabinete do Diretor Relatrios de AA da BE da E. B. du Bocage e da BE/CRE da E. Carlos Paredes Relatrios de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage e da BE/CRE da Escola Carlos Paredes Ao longo do ano lectivo

1. Articulao pedaggica com as estruturas e comunidade educativa.

1.2 Reunies com o Conselho Pedaggico: Apresentao do Relatrio de Autoavaliao das BE(s) 2010/2011 sua anlise e reflexo sobre aes de melhoria a implementar no presente ano letivo. Reapreciao dos guies de apoio ao desenvolvimento da Literacia da Informao sensibilizao para uma ampla divulgao nos Departamentos, tendo em vista o seu uso mais sistematizado. Apresentao e aprovao do PAA das BE(s).

Videoprojetor Sala de Reunies Relatrios de AA das BEs - distribuio a todos os elementos que integram o C.P.

7 de setembro de 2011

PAA das BE(s) distribuio a todos os elementos que integram o C.P.

Nov. de 2011

Atividade/Comemorao

Estratgias
Apresentao do Relatrio de Autoavaliao das BE(s) 2011/20112 sua anlise e reflexo sobre aes de melhoria a implementar no prximo ano letivo. 1.3 Reunies com o Conselho Geral Apresentao dos Relatrio de Autoavaliao das BE(s) 2010/2011 sua anlise e reflexo sobre aes de melhoria a implementar no presente ano lectivo. Apresentao dos Relatrio de Autoavaliao das BE(s) 2011/2012 sua anlise e reflexo sobre aes de melhoria a implementar no prximo ano lectivo.

Intervenientes

Recursos materiais/espaos de concretizao


Relatrios de AA das BEs - distribuio a todos os elementos que integram o C.P.

Avaliao

Calendarizao
Maio/junho de 2012

Responsvel pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) Intervenientes Elementos que integram o Conselho Geral

Videoprojetor Sala de Reunies Policopiado - Relatrios de AA das BEs sua distribuio a todos os elementos que integram o C.G.

Relatrios de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage e da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

13 de setembro de 2011

1. Articulao pedaggica com as estruturas e comunidade educativa.

Maio/junho de 2012

(Continuao)
1.4 Reunies com a Equipa Responsvel pela didas BE(s) do Agrupamento namizao: Definio de estratgias Coordenadora das para a otimizao da articuBE(s) lao e utilizao pedaggica das diferentes BE(s) do Intervenientes Agrupamento. Coordenadoras das A dinmica de funciona- trs Escolas do 1. Ciclo mento da Equipa. com JI, Coordenadoras Videoprojetor Sala de Reunies Relatrios de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage e da BE/CRE da Escola Carlos Paredes 28 de setembro de 2011

Atividade/Comemorao

Estratgias
Sugestes e critrios de execuo das verbas do PNL para atualizao do fundo documental. Partilha de recursos na implementao do currculo. O PAA das BE(s) - critrios a observar para a sua elaborao. Anlise e avaliao do trabalho realizado. Sugestes de melhoria. 1.5 Reunies formais com a equipa restrita da BE/CRE da E. Carlos Paredes. O PAA das BE(s) - monitorizao da sua concretizao. Gesto corrente da ao educativa da BE/CRE. 1.6 Reunies informais com a Equipa, com os Coordenadores e Profs. das diferentes escolas, disciplinas, reas curriculares e estruturas de apoio educativo. Articulao do trabalho colaborativo e atividades a desenvolver no mbito da aco das BE(s) e do seu PAA.

Intervenientes
do JI e 1. Ciclo, Professora Bibliotecria do 1. Ciclo e Equipa da BE/CRE.

Recursos materiais/espaos de concretizao

Avaliao

Calendarizao

Maio de 2012

Responsvel pela dinamizao: Coordenadora das BE(s)

Biblioteca / Sala de Reunies

Relatrios de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Ao longo do ano lectivo

1. Articulao pedaggica com as estruturas e comunidade educativa. (Continuao)

Responsvel pela dinamizao: Coordenadora das BE(s)

Biblioteca / Sala de Professores /Gabinetes

Relatrios de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage e da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Ao longo do ano lectivo

Atividade/Comemorao

Estratgias
1.7 Sensibilizao dos Diretores de Turma para a promoo de hbitos de leitura e para a rentabilizao dos recursos existentes na BE/CRE. A importncia do Diretor de Turma na promoo de hbitos de leitura e desenvolvimento de competncias litercitas e sociais. Articulao com a BE:
o Pensamento do Ms; a leitura domiciliria

Intervenientes
Responsvel pela dinamizao: Coordenadora da BE/CRE Intervenientes Coordenadoras dos Diretores de Turma, DT(s).

Recursos materiais/espaos de concretizao


Instrues orais e escritas fornecidas aos Diretores de Turma pelas respectivas Coordenadoras, em consonncia com a articulao previamente realizada com a Coordenadora das BE(s). 1. Reunio do Conselho de Diretores de Turma

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
Setembro/outubro de 2011

1. Articulao pedaggica com as estruturas e comunidade educativa. (Continuao)

Estratgias promotoras do envolvimento dos pais no despertar e sedimentar de hbitos de leitura, a serem apresentadas aos Encarregados de Educao na 1. reunio com o DT. 1.8 Distribuio a todos os Encarregados de Educao (do JI ao 9. ano) do desdobrvel Ler com Prazer em Famlia da autoria da Coordenadora das BE(s). Responsvel pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) Intervenientes Coordenadoras dos Diretores de Turma, DT(s), Educadoras e Professores do 1. Ciclo Policopiados anlise e distribuio aos E.E. 1. Reunio anual dos educadores e profs. com os pais e dos DTs com os E. de Educao a decorrer em salas e dias diferentes Relatrios de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage e da BE/CRE da Escola Carlos Paredes Setembro/outubro de 2011

Atividade/Comemorao

Estratgias

Intervenientes

Recursos materiais/espaos de concretizao


Policopiados

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
10 de outubro de 2011

1. Articulao pedaggica com as estruturas e comunidade educativa. (Continuao)

2. O Pensamento do Ms

1.9 Informao escrita perResponsvel pela disonalizada, dirigida a todos namizao: os professores., para divulCoordenadora das gao e rentabilizao dos BE(s) recursos disponveis; auscultao de actividades a inteIntervenientes grar no P.A.A. das BE(s) e Professores do 2. e 3. divulgao das estratgias Ciclo previstas para a comemorao do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, tendo em vista o desenvolvimento do trabalho colaborativo. Colocao mensal de dois Responsveis pela pensamentos de autores dinamizao: universais, no Facebook e no Equipa da BE/CRE blogue Reflexes na BE. Leitura e anlise nas Intervenientes: aulas de FC das diferentes Professores e alunos de turmas, de acordo com a FC; Comunidade Eduseleco prvia de um deles, cativa feita pelos respectivos professores, segundo metodologia a definir no mbito dos PCT(s). Reflexo grupal e individual. Postagem de biobibliografias dos autores e de comentrios dos alunos/turmas sobre a mensagem transmitida.

Blogue Facebook Aulas de LP e FC

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Ao longo do ano lectivo

Atividade/Comemorao

Estratgias
3.1 Visita BE e distribuio de um postal alusivo desta efemride, onde as crianas desenham a biblioteca e feito o incentivo da leitura domiciliria. 3.2 Visita BE e distribuio de um postal alusivo desta efemride: - divulgao das finalidades da biblioteca - leitura de um conto - incentivo leitura domiciliria - divulgao das normas de funcionamento da BE.

Intervenientes
Responsvel pela dinamizao: Coordenadora das BE(s), Coordenadora da Escola Barbosa du Bocage e Coordenadoras Pedaggicas do JI e 1. Ciclo. Intervenientes: Professores, alunos e pais da Escola Barbosa du Bocage.

Recursos materiais/espaos de concretizao


Grelha de programao Policopiados Contos Biblioteca da Escola do 1. Ciclo c/ JI Barbosa du Bocage

Avaliao
Relatrio de autoavaliao da BE da Escola Barbosa du Bocage

Calendarizao
24 de outubro

3. Comemorao do Dia Internacional da Biblioteca Escolar

3.3 Distribuio comunidade educativa (5. 9. ano) de um postal alusivo a esta efemride, divulgando frases relacionadas com livros e respetivos autores, visando a escrita das suas biobibliografias, e o incentivo da recolha e postagem de novos pensamentos.

Responsvel pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) Intervenientes: Professores, alunos e pais da Escola Carlos Paredes.

Policopiados Sala de Aula Blogue da BE

Relatrio de autoavaliao da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

24 de outubro

Atividade/Comemorao

Estratgias
4.1 - Divulgao aos E. de Ed. dos objetivos da organizao deste grupo, que desenvolver a sua atividade em colaborao directa com a equipa da BECRE, participando na elaborao dos trabalhos que fazem parte das exposies temporrias que vo ser realizadas ao longo do ano (autorizao prvia dos E.E.). 4.2 Organizao e dinamizao do grupo. 5.1 - Divulgao aos Encarregados de Educao dos objetivos da organizao deste grupo, que desenvolver a sua atividade em colaborao directa com a equipa da BECRE, participando na leitura expressiva de textos ou contos nas atividades realizadas na nossa escola e esporadicamente nas escolas do 1. Ciclo (autorizao prvia dos E.E.). 5.2 - Organizao e dinamizao do grupo.

Intervenientes
Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) Intervenientes Equipa da BE/CRE; Alunos e E.E.

Recursos materiais/espaos de concretizao


Policopiado

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
Outubro de 2011

4.Organizao/dinamizao do Grupo dos Investigadores

Ao longo do ano lectivo

Policopiado

5. Organizao / dinamizao do grupo dos Contadores de Histrias

Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) Intervenientes Equipa da BE/CRE; Alunos e E.E.

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Outubro de 2011

Em diferentes espaos no mbito da comemorao de efemrides que envolvam a leitura expressiva.

Ao longo do ano lectivo

Atividade/Comemorao

Estratgias
6.1 - Divulgao aos Encarregados de Educao dos objetivos da organizao deste grupo, que desenvolver a sua atividade em colaborao direta com a equipa da BE/CRE na organizao de eventos que venham a decorrer na Escola (autorizao prvia dos E.E.). 6.2 Organizao e dinamizao do grupo. Dramatizao da lenda de S. Martinho.

Intervenientes
Responsveis pela dinamizao: Coordenadora da BE(s) Intervenientes Equipa da BE/CRE; Alunos e E.E.

Recursos materiais/espaos de concretizao


Policopiado Biblioteca

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
Outubro de 2011

6. Organizao do Staff da BE/CRE / Rdio Kolmi

Em diferentes espaos no mbito de actividades a desenvolver na escola que envolvam aspectos logsticos e recurso a audiovisuais

Ao longo do ano lectivo

7. Comemorao do S. Martinho

Responsveis pela dinamizao: Professora do 4. C Intervenientes

Biblioteca da Escola Barbosa du Bocage

Relatrio de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage

11 de novembro de 2011

Alunos do JI e 1. Ciclo

8. Comemorao do Dia Internacional para a tolerncia

Postagem no Facebook e no blogue da BE/CRE de um cartaz alusivo a esta efemride, aberto a comentrios.

Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Coordenadora de Formao Cvica. Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral

Facebook e Blogue da BE/CRE

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

16 de novembro de 2011

10

Atividade/Comemorao

Estratgias

Intervenientes
Responsveis pela dinamizao: Equipa da Educao Especial Intervenientes

Recursos materiais/espaos de concretizao


Biblioteca da Escola Barbosa du Bocage

Avaliao
Relatrio de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage

Calendarizao 3 de dezembro de 2011

9 Dia do Dia Internacional da Pessoa com Deficincia

Visionamento de histrias em suporte digital alusivas da efemride

Crianas, educadoras dos JIs alunos e profs. do 1. Ciclo


Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s), Coordenadora da Escola Barbosa du Bocage; Coordenadoras dos JIs e 1. Ciclo; Intervenientes Educadoras e crianas dos JIs, professores e alunos do 1. Ciclo, pais. Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes 12 a 16 de dezembro de 2011 Biblioteca da Escola Barbosa du Bocage Reflexo crtica Relatrio de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage 12 a 16 de dezembro de 2011

10. O Natal na Escola

10.1 O Natal poemas e histrias para lermos e recontarmos aos nossos pais leitura de contos alusivos ao Natal na Hora do conto na BE; distribuio de postais, para oferecerem aos pais, com a divulgao de um conto de um escritor universal. (Hans Christian Andersen) - fomento de hbitos de leitura em famlia). 10.2O Natal na BE/CRE - Decorao Aberto. do Espao

Profs de Lnguas -2. e 3. Ciclo

Espao Aberto

Exposio de postais e acrsticos elaborados pelos alunos nas aulas de LP, Francs e Ingls.

11

Atividade/Comemorao

Estratgias
- Leitura de poemas e contos de Natal Jograis.

Intervenientes
Grupo dos Contadores de Histrias e Staff da BE/CRE. Equipa da BE/CRE

Recursos materiais/espaos de concretizao


Salas de aula

Avaliao

Calendarizao

10. O Natal na Escola (Continuao)

- Postagem de um postal de Natal dirigido a toda a comunidade educativa no Blogue da BE e Facebook divulgao de um escritor universal e respetiva obra (Hans Christian Andersen).

Blogue da BE/CRE

Dezembro de 2011

11. Campeonato de Ortografia

Afixao no Espao Aberto das listas dos alunos vencedores.

Responsveis pela dinamizao: Professores de Lngua Portuguesa do 2. Ciclo. Intervenientes Alunos do 5. e 6. ano Equipa da BE/CRE Responsveis pela dinamizao:
Coordenadora da Escola Barbosa du Bocage, Coordenadoras do JI e 1. Ciclo

Cartazes Espao Aberto

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

No final de cada um dos 3 perodos letivos

Realizao semanal da Hora do Conto na BE em que participam todos os grupos do JI e turmas do 1. Ciclo.

Livros RED Biblioteca da Escola Barbosa du Bocage

Relatrio de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage

Ao longo do ano lectivo

12 A Hora do Conto

Intervenientes
Educadoras e crianas dos JIs; alunos; professores.

12

Atividade/Comemorao

Estratgias

Intervenientes
Responsveis pela dinamizao: Coordenadora da BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Equipa da BE/CRE; Alunos, Coordenadores de Departamento e professores, E.E. e comunidade

Recursos materiais/espaos de concretizao


Equipamento informtico Redes sociais

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
Ao longo do ano lectivo

13. Desenvolvimento das literacias da informao, tecnolgica e digital

13.1 - Atualizao permanente do Blogue da BE os Pensamentos do Ms; divulgao de: efemrides, PAA das BE(s) e sua concretizao. 13.2 - Disponibilizao de Recursos Educativos Digitais (RED) atravs do Blogue da BE. 13.3 - Incentivo interao com os utilizadores. 13.4 - Envolvimento dos E.E. 13.5 - Atualizao permanente do Facebook e interao com os utilizadores, promovendo a utilizao de recursos disponveis no Blogue. 13.6 Organizao do marcador social Diigo para disponibilizao de RED.

13

Atividade/Comemorao

Estratgias

Intervenientes

Recursos materiais/espaos de concretizao

Avaliao

Calendarizao

2. Perodo
Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Postagem alusiva comemorao deste dia e justificao que lhe subjaz. Disponibilizao do filme O Dirio de Anne Frank. Sensibilizao para a leitura do livro, disponvel na biblioteca. Postagem alusiva comemorao deste dia e justificao que lhe subjaz. Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Facebook e Blogue da BE/CRE Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes 30 de janeiro Facebook e Blogue da BE/CRE Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes 27 de janeiro Facebook e blogue Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes Janeiro a junho de 2012

14. Divulgao de escritores portugueses

14.1 Referncia a efemrides relacionadas com escritores portugueses. 14.2 - Breve apontamento sobre a sua vida e obra.

15. Dia internacional em Memria das Vtimas do Holocausto

16. Dia escolar da no-violncia e da paz

14

Atividade/Comemorao

Estratgias
Postagem alusiva comemorao deste dia.

Intervenientes
Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE

Recursos materiais/espaos de concretizao


Blogue da BE/CRE

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
21 de fevereiro

17. Dia internacional da Lngua Materna

18 A Semana da Leitura no Agrupamento

Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Responsveis pela 17.1 Escola Barbosa du Bodinamizao: cage Coordenadora das JI - leitura de uma histria BE(s), Coordenadora da pais voluntrios. Escola e Coordenado1. e 2. ano leitura de ras do JI e 1. Ciclo uma histria pais volunt. rios e a madrinha da BE, Intervenientes Emlia Bravo. 3. ano Contadores de Grupo dos Contadores de Histria; Staff da Histrias da BE da E. Carlos BE/CRE; professores, Paredes apresentao de uma biografia encurtada da educadores, crianas, vida e obra de Jos Sarama- pais e outros elementos da comunidade. go. Visionamento de A Maior Flor do Mundo Leitura da continuao da histria escrita por uma aluna do 3. Ciclo. Reinveno de um novo conto a partir do ttulo de Saramago. 4. ano Vamos conhecer histrias de vida Visita ao Centro de Dia, os alunos

Biblioteca da Escola Barbosa du Bocage

Relatrio de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage

5 a 9 de maro

15

Atividade/Comemorao

Estratgias
leem poemas relacionados com a mulher (dia 8 dia Europeu dos Direitos da Mulher). A madrinha da BE tambm acompanha os alunos e l um conto alusivo a essa efemride.

Intervenientes

Recursos materiais/espaos de concretizao

Avaliao

Calendarizao

18. A Semana da Leitura no Agrupamento (Continuao)

Responsveis pela dinamizao: Exposio de cartazes sobre Coordenadora das A mulher na Literatura BE(s), Coordenadora de Portuguesa: escritoras faPortugus. mosas, elaborado em EA ou LP pelas diferentes turIntervenientes mas, em colaborao com Equipa da BE/CRE, outras disciplinas ou reas Grupo dos Contadores disciplinares, segundo o de Histria; Staff da definido em cada PCT. BE/CRE; professores, alunos, comunidade. Leitura a todas as turmas de pequenos excertos da vida e obra de algumas escritoras portuguesas. 17.2 Escola Carlos Paredes Pequeno apontamento colocado nas redes sociais.

Espao Aberto

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

5 a 9 de maro

Salas de aula

Blogue da BE/CRE e Facebook.

16

Atividade/Comemorao

Estratgias
Postagem alusiva comemorao deste dia. Leitura de poemas em todas as turmas (5. ao 9. ano) no mbito da celebrao da Semana da Leitura.

Intervenientes
Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s), Equipa da BE/CRE e Contadores de Histrias. Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Responsveis pela dinamizao: Coord. das BE(s), Equipa da BE/CRE e profs de portugus. Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Responsveis pela dinamizao: Coord. das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade.

Recursos materiais/espaos de concretizao


Facebook e Blogue da BE/CRE. Sala de aula

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
8 de maro

19. Dia Internacional da Mulher

20. Dia Mundial da Poesia

Postagem alusiva comemorao deste dia. Exposio de poemas ilustrados.

Facebook e Blogue da BE/CRE Espao Aberto

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

21 de maro

Postagem alusiva comemorao deste dia

Facebook e Blogue da BE/CRE

21. Dia Mundial da gua

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

22 de maro

22. Olimpadas da Ortografia

Afixao no Espao Aberto das listas dos alunos vencedores.

Responsveis pela dinamizao: Profs de Lngua Portuguesa do 3. Ciclo. Intervenientes Alunos do 7.

Cartazes Espao Aberto

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

2. Perodo

17

Atividade/Comemorao

Estratgias

Intervenientes

Recursos materiais/espaos de concretizao

Avaliao

Calendarizao

3. Perodo
Postagem alusiva comemorao deste dia Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Postagem alusiva comemorao deste dia Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Facebook e Blogue da BE/CRE Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes 25 de abril Facebook e Blogue da BE/CRE Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes 22 de abril

23. Dia Mundial da Terra

Postagem alusiva comemorao deste dia

Facebook e Blogue da BE/CRE

24. Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

23 de abril

25. Dia da Liberdade

18

Atividade/Comemorao

Estratgias
Postagem alusiva comemorao deste dia

Intervenientes
Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Responsveis pela dinamizao: Coordenadora das BE(s) e Equipa da BE/CRE Intervenientes Professores, alunos, comunidade. Responsveis pela dinamizao: Coordenadora de Lngua Portuguesa do 3. Ciclo Intervenientes Alunos e professores de Lngua Portuguesa do 7. e 8. ano e CEF; Equipa da BE/CRE.

Recursos materiais/espaos de concretizao


Blogue da BE/CRE Facebook

Avaliao
Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Calendarizao
9 de maio

26. Dia da Unio Europeia

Postagem alusiva comemorao deste dia

Blogue da BE/CRE

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

22 de maio

27. Dia do Autor Portugus

Espao Aberto

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Maio/junho de 2012

28. Estendal de Poesia

Recolha, ilustrao, e exposio de poemas

19

Projectos Nacionais cuja implementao a nvel da Escola/Agrupamento da responsabilidade da BE/CRE, em articulao com as estruturas de orientao educativa e docentes
Execuo de fundos atribudos pelo PNL para actualizao do Fundo Documental das escolas do Agrupamento Responsveis: Diretor e Coordenadora das BE(s) Colaboradores Equipa da BE/CRE Responsveis pela dinamizao: Coordenadora e Equipa das BE(s) Intervenientes: Professores, Educadores, Alunos, Comunidade. Responsveis pela dinamizao: Coord. das BE(s), Coord. da Escola e Coordenadoras do JI e 1. Ciclo Coordenadoras de Portugus. Intervenientes Equipa da BE/CRE, Grupo dos Contadores de Histria; Staff da BE/CRE; educadores, crianas profs., alunos, comunidade. Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes Relatrio de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage Outubro de 2011 Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes Setembro-dezembro de 2011

Comemorao do Ms Internacional da Biblioteca Escolar (ver actividade 3)

Plano Nacional de Leitura

Comemorao da Semana da Leitura (ver actividade 18)

Relatrio de AA da BE da Escola Barbosa du Bocage Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

5 a 9 de maro de 2012

20

Plano Nacional de Leitura

No mbito do PNL, para alm das atividades j referidas, iro ser implementas estratgias que despertem nos alunos o gosto pela leitura, designadamente atravs do incentivo leitura domiciliria. Sero tambm comemorados outros eventos, atrs referenciados, tendo como finalidade o desenvolvimento cultural do indivduo no seu sentido mais amplo, onde valores como a cooperao e solidariedade iro ser relevados.

Responsveis pela dinamizao:


Coordenadora e Equipa das BE(s).

Relatrio de AA da BE/CRE da Escola Carlos Paredes

Ao longo do ano lectivo

21

II PARTE Actualizao/tratamento do fundo documental e gesto funcional da BE/CRE

22

1. Desenvolvimento da coleco:

Foram atribudos pelo PNL, no presente ano lectivo, 800 Euros para aquisio de livros para o Pr-escolar, 1., 2. e 3. Ciclo. A recente integrao da Escola do 1. Ciclo com JI Barbosa du Bocage na RBE proporcionou a atribuio de uma verba de 7000 Euros para actualizao do fundo documental dessa escola. Atentos os princpios, sempre sugeridos e seguidos, de partilha de recursos e circulao de livros pelas escolas do Agrupamento, a Coordenadora das BE(s) props ao Conselho Pedaggico, e este mesmo rgo aprovou, que no presente ano lectivo o reforo oramental proporcionado pelo PNL fosse prioritariamente dirigido aquisio de livros para a Escola do 1. Ciclo c/ JI Quinta de S. Jos, em virtude das suas parcas condies de funcionamento em termos espaciais e de recursos, e para o 3. Ciclo, dada a sua incluso posterior nas verbas atribudas pelo PNL. Dadas as enormes limitaes de espao para arrumao de livros no se estipula uma verba adstrita a este fim que seja consonante com os princpios enunciados pela RBE, prevendo-se, porm, uma verba de 200 Euros do oramento da Escola para eventuais necessidades que venham a ser referenciadas pelos diferentes Departamentos. Haver tambm obras doadas por organismos oficiais, empresas e pessoas em nome individual. Os professores e educadores foram previamente auscultados sobre os livros a adquirir, tendo-se atendido s suas propostas, o que igualmente aconteceu com algumas sugestes apresentadas pelos alunos.

23

2. Tratamento documental:
Continuar a proceder-se : a. Organizao/actualizao dos livros de registo dos documentos impressos e no impressos b. Classificao dos documentos c. Cotao dos documentos d. Catalogao dos documentos.

3. Gesto funcional da BE/CRE:

Para alm das atividades inerentes ao tratamento documental, a difuso da informao e cultura constituem um dos objetivos centrais que norteiam a ao diria deste espao pedaggico. Por outro lado, a BE/CRE continuar a acompanhar a aprendizagem dos alunos desta Escola, respondendo com oportunidade e disponibilidade s suas solicitaes, procurando despertar o gosto pela leitura e, mais amplamente, pelo saber, implementando estratgias que incrementem o carcter transversal da aco educativa. Contudo, as obras de requalificao tm limitado a aco diria da biblioteca da Escola Carlos Paredes, pelo que se tem optado por recorrer a recursos digitais que possam permitir a disponibilizao de RED e a comunicao com o nosso pblico-alvo os alunos.

24

III PARTE Gesto oramental

25

A Coordenadora das BE(s) do Agrupamento M. Carvalho Novembro de 2011

Plano Anual de Actividades da BE da Escola EB1/JI do Olival Basto

Ano Lectivo 2011/2012

Actividades
Comemorao do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (24 Outubro).

Estratgia
Elaborao/ Afixao de um cartaz com o logtipo do Ms Internacional das Bibliotecas Escolares e com o tema de celebrao deste ano. Elaborao de trabalhos pelos alunos do 3. e 4.anos alusivos ao lema da Comemorao do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares para este ano. Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos.

Intervenientes
Professora Bibliotecria; Professores titulares das turmas do 3. e 4.anos; Alunos (3. e 4. anos).

Recursos materiais
Biblioteca da Escola EB1/JI do Olival Basto. Placards. Cartolinas. Folhas A4

Calendarizao
Ms de Outubro (24 a 28 Out.)

Avaliao
Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

A Hora do Conto

Realizao semanal da actividade A leitura de um conto na biblioteca, no espao O cantinho da leitura, com sesses de 30 a 45 minutos. Elaborao de uma ficha de leitura em colaborao com o professor titular de turma. Elaborao, pelos alunos do JI e do 1 ciclo, de desenhos relacionados com a histria narrada. Composio de pequenos textos alusivos histria que ouviram ou leram (2., 3 e 4. anos). Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos.

Professora Bibliotecria; Educadoras e Professores; Crianas e Alunos do JI e 1. Ciclo

Biblioteca da Escola EB1/JI do Olival Basto Livros Computador Televisor Datashow Placards. Cartolinas. Folhas A4 Marcadores Lpis de cor Guaches.

Ao longo do ano lectivo

Questionrios Reflexo crtica da actividade baseada nos trabalhos realizados pelos alunos. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

Actividades
Viagens... com os livros

Estratgia
Sensibilizao dos discentes para desenvolverem o gosto e a prtica da leitura. Promoo de hbitos de leitura atravs da leitura domiciliria. Seleco, por perodo, dos alunos que requisitaram mais livros para leitura domiciliria. Divulgao dos alunos seleccionados. Entrega de um diploma aos melhores leitores. Seleco de obras em suporte digital. Leitura de obras em suporte digital. Elaborao de fichas de leitura. Anlise e discusso dos dados referentes ficha de leitura.

Intervenientes
Professores; Alunos do 1.Ciclo; Professora Bibliotecria; Assistente operacional.

Recursos materiais
Biblioteca da Escola EB1/JI do Olival Basto Livros Ficha de leitura domiciliria.

Calendarizao
Ao longo do ano lectivo

Avaliao
Tratamento Estatstico. Relatrio de AA da BE. Registo Fotogrfico

Projecto Ler em suporte digital.

Educadoras e Professores; Crianas e Alunos do JI e 1. Ciclo; Professora Bibliotecria.

Biblioteca da Escola EB1/JI do Olival Basto Computadores; Datashow; Fichas de leitura.

Ao longo do ano lectivo

Reflexo crtica da actividade. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE. Questionrios Reflexo crtica da actividade baseada nos trabalhos realizados pelos alunos. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

Semana da leitura: Encontro com a escritora; Feira do livro.

Leitura expressiva de contos. Leitura em vrios sotaques. Sesses de leitura com familiares. Maratona da leitura - troca de livros. Elaborao de cartazes ou de um slideshow sobre O Nosso Livro Preferido. Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos. Encontro com a escritora: Carolina Pereira Rosa. Conversa com a escritora. Visita Feira do livro das crianas do JI e dos alunos do 1. ciclo, acompanhados pelas educadoras e professores.

Educadoras e Professores; Crianas e Alunos do JI e 1. Ciclo; Professora Bibliotecria; Associao de Pais; E.E.

Biblioteca da Escola EB1/JI do Olival Basto; Sala de aula; Ginsio; Placards; Livros; Folhas A4; Marcadores; Lpis de cor; Cartolinas; Papel de Cenrio; Computador; Datashow.

1 a 4 de Novembro

Actividades
Vamos comemorar... Dia de S. Martinho; Dia da Restaurao; Natal na Escola; Dia Mundial da rvore; Dia Mundial da Energia (29 de Maio).

Estratgia
Investigao realizada pelos alunos (em livros ou nos computadores) da BE relacionada com o tema. Elaborao de trabalhos escritos ou actividades plsticas alusivas ao tema em estudo. Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos.

Intervenientes
Educadoras e Professores; Crianas e Alunos do JI e 1. Ciclo; Professora Bibliotecria; Assistentes operacionais Associao de pais; Junta de freguesia; CAF AECs

Recursos materiais
Biblioteca da Escola EB1/JI do Olival Basto; Sala de aula; Livros; Computadores; Impressora; Folhas A4; Marcadores; Lpis de cor; Cartolinas; Papel de Cenrio; Materiais reciclveis.

Calendarizao
Ao longo do ano lectivo

Avaliao
Questionrios Reflexo crtica da actividade baseada nos trabalhos realizados pelos alunos. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

Tratamento Documental

/actualizao dos livros de registo dos documentos livro e no livro.

Organizao

Classificao dos documentos. Cotao dos documentos. Arrumao nas estantes.

Professora Bibliotecria; Assistente Operacional.

Bibliotecas das Escolas Livros.

Ao longo do ano

Relatrio de AA das BE(s)

Olival Basto, 17 de Outubro de 2011 A Professora Bibliotecria: M. C. Baptista A Coordenadora de Estabelecimento: C. Loureno

Plano Anual de Actividades da BE da Escola EB1/JI da Quinta de S. Jos

Ano Lectivo 2011/2012

Actividades
Comemorao do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (24 Outubro).

Estratgia
Elaborao/ Afixao de um cartaz com o logtipo do Ms Internacional das Bibliotecas Escolares e com o tema de celebrao deste ano. Elaborao de trabalhos pelos alunos do 3. e 4.anos alusivos ao lema da Comemorao do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares para este ano. Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos.

Intervenientes
Professora Bibliotecria; Professores titulares das turmas do 3. e 4.anos. Alunos (3. e 4. anos).

Recursos materiais
Biblioteca da Escola EB1/JI da Qta S. Jos Placards Cartolinas Folhas A4

Calendarizao
Ms de Outubro (24 a 28 Out.)

Avaliao
Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

A Hora do Conto

Realizao semanal da actividade A leitura de um conto na biblioteca com sesses de 30 ou 45 minutos. Elaborao de fichas de leitura relacionadas com a leitura de alguns contos em colaborao com o professor titular de turma. Aplicao das fichas de leitura aos alunos pelos professores titulares Elaborao, pelos alunos do JI e do 1 ano, de desenhos relacionados com a histria narrada. Composio de pequenos textos ou desenhos alusivos histria que ouviram ou leram (2., 3 e 4. anos). Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos.

Educadoras e Professores titulares de turma; Professora Bibliotecria; Crianas e Alunos do JI e do 1. Ciclo.

Biblioteca da Escola EB1/JI da Qta S. Jos Livros Computador Televisor Datashow Fichas de leitura Folhas A4 Cartolinas Marcadores Lpis de cor Placards

Ao longo do ano lectivo

Questionrios Reflexo crtica da actividade baseada nos trabalhos realizados pelos alunos. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

Actividades
Viagens... com os livros

Estratgia
Sensibilizao dos discentes para desenvolverem o gosto e a prtica da leitura. Promoo de hbitos de leitura atravs da leitura domiciliria. Atribuio de um prmio, no final do ano letivo, ao discente que tenha participado, mais vezes, nesta atividade.

Intervenientes
Professores; Alunos (2.,3.,4. anos); Professora Bibliotecria; Assistente operacional.

Recursos materiais
Biblioteca da Escola EB1/JI da Qta S. Jos Livros Ficha de leitura domiciliria.

Calendarizao

Avaliao
Tratamento Estatstico. Relatrio de AA da BE. Registo Fotogrfico

2. e 3. perodos

Projecto Ler em suporte digital.

Seleco de obras em suporte digital. Leitura de obras em suporte digital. Elaborao de fichas de leitura. Aplicao das fichas de leitura aos alunos pelos professores titulares. Anlise e discusso dos dados referentes ficha de leitura.

Professores Titulares de turma; Alunos do 1. Ciclo; Professora Bibliotecria.

Biblioteca da Escola EB1/JI da Qta S. Jos Computadores; Datashow; Fichas de leitura.

Ao longo do ano lectivo

Reflexo crtica da actividade. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

Feira do livro: Encontro com o (a) escritor(a).

Elaborao de trabalhos realizados pelos alunos relacionados com os livros do escritor(a) ou com o nosso livro preferido. Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos. Encontro com o (a) escritor(a). Visita Feira do livro das crianas do JI e dos alunos do 1. ciclo, acompanhados pelas educadoras e professores.

Educadoras e Professores; Crianas e Alunos do JI e 1. Ciclo; Professora Bibliotecria; Associao de Pais; E.E.

Biblioteca da Escola EB1/JI da Qta S. Jos; Sala de aula; Livros; Folhas A4; Marcadores; Lpis de cor; Cartolinas; Papel de Cenrio; Computador e Datashow.

1. semana de Junho

Questionrios Reflexo crtica da actividade baseada nos trabalhos realizados pelos alunos. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

Actividades
Vamos comemorar... Dia de S. Martinho; Dia da Restaurao; Natal na Escola; Dia Mundial da rvore; O 25 de Abril; Dia Mundial da gua (22 de Maro); Dia Mundial do livro (23 de Abril).

Estratgia
Investigao realizada pelos alunos (em livros ou nos computadores) da BE relacionada com o tema. Elaborao de trabalhos escritos ou actividades plsticas alusivas ao tema em estudo. Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos.

Intervenientes
Educadoras e Professores; Crianas e Alunos do JI e 1. Ciclo; Professora Bibliotecria; Assistentes operacionais Associao de pais; Junta de freguesia; CAF AECs

Recursos materiais
Biblioteca da Escola EB1/JI da Qta de S. Jos; Sala de aula; Livros; Computadores; Impressora; Datashow; Folhas A4; Marcadores; Lpis de cor; Cartolinas; Papel de Cenrio; Materiais reciclveis.

Calendarizao
Ao longo do ano lectivo

Avaliao
Questionrios Reflexo crtica da actividade baseada nos trabalhos realizados pelos alunos. Registo fotogrfico. Relatrio de AA da BE.

Tratamento Documental

/actualizao dos livros de registo dos documentos livro e no livro.

Organizao

Classificao dos documentos. Cotao dos documentos. Arrumao nas estantes.

Professora Bibliotecria; Assistente Operacional.

Bibliotecas das Escolas Livros.

Ao longo do ano

Relatrio de AA das BE(s)

Pvoa de Santo Adrio, 17 de Outubro de 2011 A Professora Bibliotecria: M. C. Baptista A Coordenadora de Estabelecimento: I. Reis

Vous aimerez peut-être aussi