Vous êtes sur la page 1sur 3

Jesus aplica o princpio de buscar a aprovao de Cristo a trs ramos da conduta humana : (1) O dever a Deus , (2) o dever

ao prximo , (3) o dever a si mesmo . O primeiro expressase na orao e na adorao a Deus , O segundo acha expresso em nossos atos de misericrdia ao nosso prximo . E o ltimo , no domnio prprio e na subjugao da carne atravs do jejum . Em todos esses casos , devemos proucurar a aprovao divina . DANDO ESMOLAS : Guardai vos de exercer a vossa justia diante dos homens , com o fim de serdes vistos por eles , (MT 6:1 -3 ) . Nos versculos supra , Jesus empregou uma metfora . simplesmente proibia a ostentao ao contribuir . VALORES ETERNOS : A nota tnica do captulo 6 de Mateus que o motivo dos nossos atos obter a aprovao de Deus . Posto que nossos motivos so puros diante de Deus , ( Mt 6 : 19-21 ) NINGUM PODE SERVIR A DOIS SENHORES : Deus precisa ser colocado em primeiro lugar , Na vida de cada pessoa , Jesus disse : Se os teus olhos forem bons , todo o teu corpo ser luminoso . Uma vida plenamente consagrada a Deus tem um potencial espantoso .

CAPTULO VII PARBOLAS A RESPEITO DA ORAO A OVELHA PERDIDA LUCAS 15:1-6 : disse Jesus O filho veio busca e salvar o perdido . ( Lc 19:10 ) . A DRACMA PERDIDA LUCAS 15:8 10 : Essa parbola semelhante quela da ovelha perdida . A mulher tinha dez dracmas ( moedas de prata ) , e uma delas ficou perdida sentindo a falta , acendeu uma vela e varreu a casa inteira , proucurando a moeda at ach la . A moeda que se perdeu representa , portanto , uma alma perdida . - Na moeda , temos uma dupla analogia : primeiro , que a alma humana e inerentemente preciosa aos olhos de Deus . - No caso da moeda perdida : onde cair a prata , ali ela tem que jazer . no esperamos que nenhuma moeda pule de volta s mos de quem perdeu . A raa humana inteira teria sido irrecuperavelmente perdida se Cristo no tivesse tomado a iniciativa de descer terra e salv-l . moeda no fica desvalorizada quando se perde ; tambm o ispirito imortal do homem continua sendo precioso aos olhos de Deus mesmo quando ele est separado dele . o esprito humano sensvel diante de corrupo . A alma que se separa de Deus no demora pra perde a beleza da santidade . - Quem e essa mulher que se dedicou a essa busca minuciosa da moeda perdida ? , mais essa mulher que varre a casa e que faz uma busca luz de velas representa outrem . Quem ? Por certo , esse mulher representa a igreja . - No s Cristo , (J 17.18 ) . A igreja vai em busca dos pecadores assim como fazia o Senhor dela , e ela a mulher que procura diligentemente a dracnia perdida . Mas o que representado pela vela , pela candeia ? A candeia a palavra : Lmpada pra os meus ps

a tua palavra , e a luz para os meus caminhos ( SI 119.105 ) . ( Mt 5.14 ) , Jesus tirou a concluso ao repetir que h alegria no cu por causa da salvao de uma s alma perdida . O FILHO PRDIGO LUCAS 15:11 , 16 - fez uma apologia aos dias de hoje muitos jovens se acham alto suficiente e sai a procura aventuras e esquece dos conselhos do pai que j viveu o passado . O FARISEU E O PUBLICANO LUCAS 18:9 -14 - quem deseja receber o perdo , precisa da orao e da splica como os meios essenciais pra alcan lo . os seus nomes so colocados no rol dos salvos mediante sua confisso dos seus pecados e pela f singela no pai , que perdoa por amor a cristo . A ORAO DO FARISEU : As primeiras palavras da orao do fariseu avisam de imediato que algo esta faltando na sua maneira de fala com Deus , o fariseu posto em p , orava de si para si mesmo , desta forma . Ao invs de fazer splica a Deus , estava realmente orando consigo mesmo ! Alega sentir , mas somente por no ser como os demais homens . E um exemplo horrvel da total hipocrisia e afronta contra Deus , e Cristo deixou claro esse fato . Quo diferente foi a orao do fariseu daquela do salmista : e lembramos nos que Deus percebe os pensamentos dos homens , e no somente as suas palavras . A ORAO DO PUBLICANO : Nota-se a parbola ensina que a orao do justo aos seus prprios olhos nunca poder ser atendida , que ela cai por terra , sem eficcia , A orao do publicano , por outro lado , foi atendida sem demora , por ser a orao do arrependimento . Era a orao pra qual o cu tinha feito proviso abundante . O AMIGO MEIA NOITE LUCAS 11:5-8 Para obter as bnos mais sublimes , necessria a orao da intercesso . O mago da parbola que o resultado supremo obtido atrs da trplice amizade . AVIVA IMPORTUNA LUCAS 18:1-8 Se um juiz injusto , que toma sobre seu as prerrogativas da deidade , promulga o decreto desejado pela viva , s por causa da importunao dela , quanto mais Deus conseguir a justia para aqueles que nele confiam , embora ele demore muito para castigar os opressores . Ento Jesus disse : Digo-vos que depressa lhes far justia .

Vous aimerez peut-être aussi