Vous êtes sur la page 1sur 1

PERCIA NA PINTURA DE JHERONIMUS BOSCH AS TENTAES DE SANTO ANTO - MUSEU DE ARTE DE SO PAULO MASP

Sandra D.A.C.Hitner Pesquisa Concluda no IA - UNICAMP

Introduo A anlise cientfica realizada com mtodos laboratoriais da pintura de Hieronymus Bosch, As Tentaes de Santo Anto, do MASP, tem como propsito verificar se a atribuio feita ao nome do pintor se confirma. Entre as obras de Bosch, a temtica da vida de Santo Anto foi abordada de muitas maneiras sendo que a mais atraente e mais completa de todas est configurada em forma de um trptico, onde a histria da vida santo est mostrada nos trs painis. Esta obra se encontra atualmente no Museu Nacional de Arte Antiga na cidade de Lisboa e a representao do painel central muito semelhante do MASP. A obra de Bosch do MASP um painel nico. Chegou a So Paulo na segunda metade dos anos 50. Alegavase ser a primeira verso do painel central do trptico lisboeta, alegao esta estabelecida na segunda metade dos anos 30 por um historiador de arte e um respeitvel restaurador, na poca Diretor da Coleo de Pinturas da Academia de Artes Plsticas de Viena, que efetuou uma limpeza no quadro quando ele ainda pertencia a Galeria dAtri, em Paris. Materiais e Mtodos : Os principais mtodos cientficos adotados na anlise da obra do MASP compreendem exames de superfcie, ou seja, explorao sistemtica do painel a radiaes que vo alm do espectro visvel: radiao ultravioleta e infravermelha; radiografia; registros fotogrficos detalhados e luz rasante; investigao minuciosa do suporte de madeira; e, exame pontual de avaliao da tinta, que implica na retirada de amostras para anlise qumica da tinta e dos pigmentos. Resultados possvel ver uma pesquisa contnua do pintor nos numerosos pentimenti que apresenta o quadro do Masp (exemplo, foto 1). Concluso A origem da obra no conhecida. H detalhes inditos na composio do leo do MASP, que fazem dele uma autntica verso de pesquisa por parte do artista. Estes detalhes foram minuciosamente catalogados, pois pode tratar-se de uma obra em etapa de evoluo at atingir a perfeio demonstrada no painel de Lisboa. As anlises qumicas mostraram que a composio da preparao das tintas e pigmentos est dentro dos padres flamengos do sculo XV.

Fig.1 Fotografia em cores com insero de Raio X. Max J. Friedlnder 1 o atribuiu a Bosch. Charles de Tolnay2, tambm., assim como Ludwig Von Baldass3, em seu catlogo sobre Bosch. Em 1973/4, Lievens de Waegh4 constata que certos pormenores das Tentaes do MASP esto presentes nas etapas de elaborao das outras obras com temtica semelhante e, hoje em dia, em discusso sobre a atribuio ao nome de Bosch. Referncias Friedlnder, M.J. Die Altniederlndische Malerei, Leiden, 1937, Vol. XIV, p. 99,100. 2 Tolnay, C., Hieronymus Bosch, Ble, Ls ditions Holbein, 1937. 3 Baldass, L., Hieronymus Bosch, Thames and Hudson, 1960. 4 Lievens Waegh, M.L, Ls Tentations de Saint Antoine de Jrme Bosch au Muse de Lisbonne tapes de llaboration dun Chef-d-Oeuvre, Bulletin de lInstitute royal du Patrimoine artistique, t. XIV, Bruxelles, 1973/4.
1

Apoio da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de so Paulo - FAPESP

E-Mail da autora sandra@hitner.eng.br

ARC Revista Brasileira de Arqueometria Restaurao Conservao Edio Especial N 1 MARO 2006 AERPA Editora Resumos do III Simpsio de Tcnicas Avanadas em Conservao de Bens Culturais - Olinda 2006

73

Vous aimerez peut-être aussi