Vous êtes sur la page 1sur 3

A Economia do Espao mundo da Mercadoria A economia o tero final do modelo N H E. Sua funo unificar os N H E.

N H E. O que concebemos por economizar na geografia. A natureza insensvel e o homem estatstico se encontram no espao da econimia. A primeira aparece como estoque de recursos e o segundo, como necessidades de consumo. Para junta los numa so equao, aparece a teoria do mercado como gente principal da organizao material da sociedade moderna. A industria vista como atividade de transformao, retira do meio a matria prima sob natural. Ela recolhe a produo e envia os produtos que produziu, como bens de consumo. O espao industrial, a organizao do espao industrial.Repousa sobre as estruturas tcnicas, o espao industriais,ao concentrado e universal.A empresa a unidade financeira de produo. O estudo da geografia econmica se atem ao estabelecimento do qual deriva o conceito de industrializao, e da teoria da industria, estudo dos problemas da localizao do estabelecimento. A concentrao refere se a aglomerao territorial dos estabelecimentos industriais. Os espao tem um preo. Este preo e determinado pelas Texas e impostos que se paga com energia, gua, esgoto, coleta de lixo, rede de transportes, comunicaes etc. A fim de reduzir custo produo industrial, as industrias buscam compartilha lo com outras. Tambm faz parte da escola a sinergia, em que uma industria se completa na outra pelo compartilhamento dos seus produtos. Da podemos distinguir quatro tipos de concentrao industriais plo industrial formado por industrias de poucos ramos a regio centro industrias com uma diversidade de todos os ramos de industria e o complexo formada por alto nvel de sinergia entre a totalidade dos ramos de estabelecimentos nela localizados. A teoria clssica, formula por Alfred weber em 1909, relaciona a localizao industrial determinao de trs fatores: a matria prima, o mercado consumidor e a mo de obra. A diviso territorial do trabalho a ramificao e espacializao produtiva das reas e setores da industria, levando estas reas e setores a se diferenciarem por suas especializao.Ao ultrapassar o nvel ideal de aglomerao, o efeito da concentrao sobre o preo do espao se inverte, tornando se alto e antieconmico.A industria e vista como fator dinmico e originador de espaos, a agricultura vista como sinnimo de tradio e ecletismo. O mundo da agricultura governado pela natureza as determinao naturais atuam definido o zoneamento, e o calendrio agrcola. A agricultura tradicional marcada pelo forte consorciamento das culturas. A interdependncia entre industria (setor secundrio) e agricultura (setor primrio) criada pela diviso territorial do trabalho a origem das trocas, gerando um movimento de fluxo mercantil entre as respectivas reas cuja

expresso visvel e a rede de transportes e comunicaes por inermedio da qual o produto de uma chega outra a todos os consumidores. A cidade e o campo so, juntos, a expresso territorial do conjunto dos setores, e refletem a especializao do trabalho entre os setores da industrias e da agricultura.Assim, a cidade e o campo so as partes da unidade espacial em que se envolvem os plos da esfera da produo e os plos da esfera da circulao como setores da diviso social do trabalho. Foi a marcha do tempo, pois, que tornou cidade e campo espaos bem demarcados, diferenciados um do outro por paisagens absolutamente prprias,bastando, a cidade a rea da multiplicidade das atividades econmicas,das grandes aglomeraes e densidades de populao. O tempo da cidade e o tempo da cultura tcnica, o campo e a extenso multicolorida dos grandes cultivos. A fonte dessa hegemonia o equipamento tercirio. A hierarquia cidades campo se reproduz na relao cidade cidade e regio a partir do tamanho do equipamento tercirio. Esta demarcao entre cidades e campo foi protegida,na virada dos sculos XIX XX, para o plano da relao entre os pases, separados territorialmente agora pela diviso internacional do trabalho. O desenvolvimento industrial de antigas metrpoles converteu as antigas colnias em equivalentes de reas de atividades do campo em relao as quais as metrpoles se reafirmam como equivalentes de cidades, organizando a diviso internacional do trabalho e das trocas nos termos das trocas enter industria e agricultura. A industrializao que ocorre em todos os continentes a partir dos anos 1950 e a intesa mobilidade territorial da industria que ocorre por volta de 1970 iniciaram, entretanto, o processo de dissoluo das barreiras que demarcam campo e cidades dentro dos pases e entre os pases e do origem as relaes em rede que recobrem parcelas de espao em escala do planeta e os levam a globalizao. O conceito de economia da geografia econmica e o que melhor exprime o mimetismo da fronteiras. E natureza e os trabalhos entendidos como formas de riquezas inatas. A natureza e a fonte originariam das riquezas. O trabalho a fonte que prepara e disponibiliza a riqueza natural. As prprias sociedades passam a se classificar na historia em funo do parmetro do mercado. A relao de transformao da natureza ganha um horizonte ilimitado conforme seja o tamanho da demanda e a escala da extenso territorial do mercado. Nas sociedades de mercado, a diviso do trabalho inclui ampla gama de relaes de produo e de trocas organizadas com centro na moderna indstria fabril e nas relaes de troca desta industria com a agricultura. Os fatores de produo natureza e trabalho sob o ponto de vista do valor, isto significando racionalizar seu uso em emprego nos parmetros do custo e da produtividade como parmetros do preo e fontes da sabedoria do lucro e da acumulao.

Pensar a teoria econoica e teorizar o encontro racional dos fatores terra trabalha(o homem) e capital; a natureza e o fator recursos naturais, e esta na base das atividades da agriculturas, pecuria, do extrativismo e sobretudo da industria; o homem o fator mo de obra que move a natureza em todas as atividades; e o capital fator organizao que integra unidades de espao mediante a diviso territorial racional do trabalho. A medida de um bem pelo outro deve ser feita na justa medida dos custos e do preo, e o quanto custa o dinheiro a referencia da medida. De maneira que a moeda, isto , o dinheiro em sua forma concreta, que a humanidade deve usar em vista da determinao da medida justa do valor dinheiro no momento das trocas no mercado. Cada bem econmico deve ser vendido e comprado no mercado em funo do seu custo e do seu preo, um valor medido em quantidades de moedas.Trocam se assim os bens, trocando se cada qual pela quantidade real de moedas que ele vale.a economia comandada pelo preo do dinheiro se transformando na geografia econmica, a sociedades e vista na geografia econmica como um mundo institudo pela e com raiz mercantil. Entre 1870 e 1912, e da economia Keynesiana, forma social democrtica que reformula os parmetros do marginalismo econmico. A partir dos anos 1970, a doutrina neoclssica a teoria da economia como fenmeno mercantil regido pelo valor utilidade marginal. Ao romper com a teoria do valor trabalho dos clssicos, os neoclssicos erigem, assim, uma concepo completamente divergente e , em pontos essncias, ate aposta concepo ricardiana. H, na verdade, uma seqncia de rupturas. Uma primeira se d com a substituio da abordagem macro pela abordagem micro da ver o fator capital e a empresa como sinnimos. Uma segunda se da no abandono da analise clssica que partia da esfera da produo para chegar as explicaes das relaes da esfera da circulao, para restringi La ao mundo nico das relaes de troca. Terceira vem na forma da substituio do homem como sujeito social da historia pela figura da subjetividade psicolgica, proclamando a soberania do consumidor. Quarta imprime-se na idia de que as determinaes da economia partem de condies j dadas no mercado. Uma quinta relaciona-se a considerao de que a funo produtiva. Para a teoria neoclssica, todos os indivduos no fundo so proprietrios de capital. Terra, capital e trabalha so tipos de capital, que diferem em sua forma: o capital natural, o capital propriamente dito e o capital pessoal. A atividade econmica consiste em os indivduos capitalistas. So estes parmetros que se traduzem nas leis espaciais com as quais a geografia da industria opera seu entendimento.

Vous aimerez peut-être aussi