Vous êtes sur la page 1sur 4

A calada deve ser construda a partir do meio-fio (guia) de concreto pr-moldado instalado pela Prefeitura ou pelo loteador, que

faz parte do acabamento com 15cm de altura entre o passeio e a rua. Os passeios devem ter superfcie regular, contnua, firme e antiderrapante em qualquer condio climtica, executados sem mudanas abruptas de nvel ou inclinaes que dificultem a circulao dos pedestres. Observe os nveis dos vizinhos, para que haja concordncia entre os nveis das caladas j executadas, desde que estas tambm estejam em conformidade com a inclinao descrita acima. As tampas das concessionrias (rede de gua, esgoto e telefonia) devem ficar livres para visita e manuteno. O piso construdo na calada no poder obstruir estas tampas, nem formar degraus ou ressaltos com elas. Ateno: nenhum degrau poder ser feito na calada! As rampas para acesso de veculos ou demais nivelamentos entre a calada e a edificao devero ser acomodados na parte interna do terreno. proibido por lei, construir rampas para veculos na faixa da calada, porque atrapalham a circulao dos pedestres, principalmente aqueles com dificuldade de locomoo.Segundo a Lei n7.485/98 Plano Diretor, as guias rebaixadas para acesso de veculos no devem ser executadas com extenso superior a 3,50 metros por lote situado nas ruas e 5,00 metros por lote situado nas avenidas (vias arteriais e estruturais). Nas edificaes coletivas permitido um rebaixamento da guia de 3,00 metros por pavimento de estacionamento, com no mnimo 5 (cinco) vagas por pavimento. Todas as caladas devem apresentar inclinao de 2% no sentido transversal, em direo ao meio-fio e sarjeta, para escoamento de guas pluviais. Isso significa que a cada metro de calada construda em direo rua, deve haver declividade de 2,0cm, de acordo com a norma tcnica de acessibilidade (NBR 9050/94 da ABNT). Durante a execuo desse caimento, utilize rguas de madeira e linhas esticadas para auxiliar no controle dos nveis do piso (gabarito). O lanamento de gua da chuva deve ser feito por meio de tubulao, passando por baixo da calada (contrapiso) e conduzido at a sarjeta.

Alguns tipos de pisos so recomendados para revestimento de caladas:Concreto AlisadoEste tipo de calada feito por uma base de concreto, que recebe acabamento de

argamassa alisada: O terreno dever ser nivelado e apiloado (compactado),

removendo tocos e razes; Fazer lastro de brita com espessura mnima de 3,0cm; Dividir a rea em placas de no mximo 2,0m, com juntas de dilatao feitas com ripas de madeira; Montar tela armada com vergalho CA-60 (4,2mm; malha 10x10cm) no trajeto de entrada da garagem, para aumentar a resistncia no caso de sobrecarga de trfego no acesso de veculos; Executar o concreto com trao 1:4:8 (1 parte de cimento, 4 partes de areia e 8 partes de brita), e espessura mnima de 5,0cm. Ateno: misturar os materiais at obter uma massa de aspecto homogneo, acrescentando gua aos poucos, mas sem que fique encharcada; Sobre o concreto nivelado e ainda mido, lanar uma camada com espessura mnima de 1,5cm de argamassa com trao 1:3 (1 parte de cimento e 3 partes de areia), dando acabamento final com o uso de desempenadeira de madeira; Manter o piso mido por 4 dias, evitando o trnsito sobre a calada.

Piso Intertravado / Blocos de Concreto O piso intertravado montado por peas de concreto em formato retangular (20x10), encontrados em diferentes espessuras que variam de acordo com a resistncia necessria: 6cm, 8cm ou 10cm.Os blocos de concreto devem estar em conformidade com as Normas Brasileiras NBR9780 e NBR-9781, sem apresentar fissuras, vazios, bordas quebradas ou rebarbas, devem ter cantos vivos e cor uniforme, com pigmentos que resistam alcalinidade do cimento, exposio aos raios solares e s intempries: O terreno dever ser nivelado e apiloado, com compactador tipo sapo, removendo tocos e razes; Os blocos de concreto sero assentados sobre uma camada de areia mdia, esparramada e sarrafeada, sem ser compactada, com espessura uniforme 4,0 a 5,0cm em toda a rea; O corte das peas dever ser executado com serra circular, munida de disco abrasivo; As juntas devem ser regulares, com espessura de aproximadamente 3,0mm, feitas com espaadores e mantidas por linhas longitudinais e transversais esticadas; peas trincadas devem ser substitudas; Aps o assentamento, proceder a compactao inicial com vibrocompactador de placa, pelo menos 2 vezes e em direes opostas, com sobreposio de percursos; Fazer o rejuntamento das peas com areia fina (gros menores do que 2,5mm), bem seca e sem impurezas, espalhada sobre os blocos de concreto numa camada fina, utilizando uma vassoura at preencher completamente as juntas; Realizar novamente a compactao, com pelo menos 4 passadas em diversas direes.

Ladrilho Hidrulico As peas do ladrilho hidrulico podem ser encontradas em diversas opes de cores e desenhos, sendo compostas de cimento, p de mrmore e pigmentos, com dimenses de 20x20cm, 30x30cm ou 40x40cm. O terreno dever ser nivelado e apiloado (compactado), removendo tocos e razes; Fazer lastro de brita com espessura mnima de 3,0cm; Dividir a rea em placas de no mximo 2,0m, com juntas de dilatao feitas com ripas de madeira, buscando coincidir com as juntas dos ladrilhos; Montar tela armada com vergalho CA-60 (4,2mm; malha 10x10cm) no trajeto de entrada da garagem, para aumentar a resistncia no caso de sobrecarga de trfego no acesso de veculos; Executar o contrapiso de concreto com trao 1:4:8 (1 parte de cimento, 4 partes de areia e 8 partes de brita), e espessura mnima de 5,0cm; Aplicar sobre o contrapiso, uma camada de argamassa de assentamento com trao 1:3 (1 parte de cimento e 3 partes de areia); Polvilhar cimento seco em p sobre a argamassa, na proporo de 1 kg/m; Assentar os ladrilhos um a um, sempre molhando a parte inferior antes da colocao, e batendo levemente com o cabo do martelo, protegido por um pano; Limpar as peas com espuma ou pano mido, logo aps o assentamento; Executar o rejunte com nata de cimento.

Padro de Caladas
A calada ideal aquela que oferece condies de um caminhar seguro e confortvel, proporcionado pela escolha de pisos adequados, ausncia de obstculos, sem degraus entre os terrenos, com o mobilirio urbano e a vegetao dispostos de forma a no atrapalhar o pedestre.

A Norma Brasileira de Acessibilidade prev dimenses mnimas de circulao e deslocamento nas caladas, para diferentes usurios, principalmente aquelas pessoas com dificuldade de mobilidade:

- Pessoa com uma bengala (0,75m) - Pessoa com andador (0,85m) - Pessoa com muletas tipo canadense (0,90m) - Pessoa com co guia (0,90m) - Pessoa em cadeira de rodas (0,80m) Alguns modelos de calada so indicados pela Prefeitura, dependendo da localizao e da largura da calada. Se voc vai construir ou reformar sua calada, verifique qual padro dever seguir.

Perfil de calada com piso ttil - Padro 3 metros

Padro de calada com piso ttil - 3 metros

Vous aimerez peut-être aussi