Vous êtes sur la page 1sur 31

Fotointerpretao

CAPTULO 1: INTRODUO 1.1) Conceitos e aplicaes 1.2) Noes bsicas sobre fotogrametria 1.3) Classificao das aerofotos

1.1) Conceitos e aplicaes

A fotogrametria a cincia ou a arte da obteno de medies fidedignas por meio da fotografia.

Esta definio pode ser perfeitamente ampliada com a incluso de interpretao de fotografias, como uma funo de importncia quase igual, vez que a capacidade de reconhecer e identificar uma imagem fotogrfica , com freqncia, to importante quanto a capacidade de deduzir a sua posio a partir de fotografias. que a fotogrametria passa a atender, no apenas, ao cartgrafo, mas a uma extensa srie de tcnicos ou especialistas, no amplo campo da fotointerpretao, dentro do qual, o engenheiro, o urbanista, o gelogo, o gegrafo, o oceangrafo, o meteorologista, o agrnomo, o militar, o economista, etc.

1.2) Noes bsicas sobre fotogrametria

A fotografia area o resultado de um grande nmero de especificaes, normas e cuidados relativos: a) ao avio, ou ao vo em si; b) cmara area e lente; c) ao filme; d) s condies atmosfricas.

Em suma, o avio procurar manter-se, durante o vo fotogrfico, na mesma altura relativa, seguir direo reta e uma velocidade uniforme. A cmara ter que estar orientada no sentido de que o eixo tico permanea vertical (no caso geral, da fotografia vertical) e que os disparos sejam uniformes; o filme deve possuir estabilidade dimensional; o tempo deve apresentar as melhores condies de vo fotogrfico, sobretudo no que toca a nuvens.

detalhe de foto area em pb

detalhe de foto area colorida

1.3) Classificao das aerofotos

A fotografia area recebe uma classificao decorrente de alguns critrios como: a orientao do eixo da cmara (vertical e oblqua), o sistema tico (simples ou mltiplo), alm de outras particularidades (em preto e branco, colorida, infravermelha, a radar, etc.)

A fotografia vertical, isto , a que foi tirada com o eixo tico na posio em que se deve aproximar o mais possvel da verticalidade, a fotografia normal. As outras so as oblquas, que variam, entre si, conforme o grau de inclinao usado.

Quanto tica, ela pode ser simples, e o sistema mais largamente utilizado na fotografia area. H tambm o sistema mltiplo, que consiste de duas ou mais cmaras isoladas, montadas no sentido de serem obtidas imagens simultneas em decorrncia de ngulos entre os respectivos eixos ticos.

A fotografia colorida tem, atualmente, um desenvolvimento incomum, no apenas devido

preciso, aliada a uma qualidade mais fiel possvel das cores da natureza, mas ao processo desenvolvido da "cor-falsa", que as cores apresentadas, na fotografia, so convencionais, a fim de se conseguir uma separao ntida de elementos, como a vegetao, a gua, o solo etc. So de notvel aplicao na fotointerpretao.

A imagem a radar resulta de uma combinao do processo fotogrfico e de tcnicas de radar. Impulsos eltricos so enviados a direes predeterminadas, e os raios refletidos ou devolvidos so utilizados para a apresentao de imagens em tubos de raios catdicos. Em seguida a fotografia obtida da informao exposta nos tubos.

A fotografia, oriunda duma cmara moderna traz, ao ser revelada, vrias informaes posteriormente indispensveis, as quais so registradas, automaticamente, pela prpria cmara, no instante da exposio: data e hora da exposio, o cdigo do projeto fotogramtrico, o nmero do rolo, o nmero da imagem, a escala aproximada e o rgo responsvel pelo projeto. Alm disso, verificam-se as quatro marcas que se determina, atravs de duas linhas que se podem traar, entre cruzadas, o ponto principal da fotografia.

As dimenses de uma fotografia area variam, mas a que mais se usa a que mede 23 cm X 23 cm.

Obs.: fotografias verdadeiramente verticais devem ser consideradas "acidentes felizes", motivados por inmeros fatores que agem de modo que a verticalidade absoluta seja praticamente impossvel, ainda que muitos progressos tenham sido conseguidos no desenvolvimento de montagens de estabilidade verticais.

CAPTULO 2: INTRODUO (continuao) 2.1) Cmara area 2.2) Vo fotogramtrico 2.3) Cobertura fotogrfica 2.4) Irregularidades convencionais

2.1) Cmara area

As primeiras fotografias areas foram tiradas de bales, os quais traziam a cmara amarrada nacela, ou dela suspensa. Na atualidade, a concepo duma cmara area se torna muito complexa, visando aperfeioamento no sentido de se conseguir o mximo, tecnicamente, economizando custos. Duma cmara area exigem-se inmeras especificaes visando s normas de preciso. A cmara area RMK 21/18, cuja lente de 210 mm quase no tem distoro, e de extraordinria resoluo das imagens.

Cmara mtrica: designao tanto da cmara aerofotogrfica, quanto da cmara de restituio. No primeiro caso ela tem que apresentar as marcas fiduciais. O mesmo que cmara area.

2.2) Vo fotogramtrico

Um avio fotogrfico s decola para a execuo duma misso de cobertura fotogrfica depois de um planejamento da operao, a qual, por sua vez, resulta dum estudo detalhado com todas as especificaes sobre o tipo de cobertura a ser executado.

O tempo fator importante. Conforme o pas, ou a regio, existem reas em que as caractersticas atmosfricas so propcias ao vo na maior parte dos meses do ano. Outras h, entretanto, que raramente favorecem a execuo de um vo, como o caso da regio da floresta amaznica ou da regio cacaueira da Bahia, quase sempre cobertas por nuvens.

A altura a ser voada varia com a escala da fotografia, com o intervalo de curvas a ser usado e com a distncia focal da cmara. A posio do Sol , igualmente, levada em considerao, uma vez que o excesso de sombra ir prejudicar detalhes importantes que vo ser restitudos. inconveniente, tambm, o vo com Sol a pino, porque no haver suficiente contraste entre muitos objetos do terreno.

Fator de muita relevncia o avio para cobertura fotogrfica. Tem que possuir a velocidade prevista para o projeto, o teto de vo suficiente, uma boa estabilidade durante o vo, assim como o raio de ao necessrio, a fim de ser evitada uma interrupo intil de uma misso, o que resultaria em perda de tempo e de dinheiro. Uma vez preenchidas todas as exigncias, ter que ser adequadamente equipado, inclusive quanto ao conforto da tripulao e do operador fotogramtrico.

Devido condio de que cada linha de vo fotogrfico tem que perseguir a mesma direo, isto , todas as faixas de fotografias resultantes tm que ser paralelas entre si, a determinao da direo de um vo resultante:

a) do tipo de relevo da rea a ser fotografada; b) da configurao dessa rea; c) da capacidade de produo por parte da tripulao; d) da orientao dos estereomodelos em relao topografia e posio do Sol.

2.3) Cobertura fotogrfica

Trata-se da representao do terreno por meio de fotografia areas, as quais so expostas sucessivamente, ao longo de uma direo de vo, formando uma faixa de vo. Para se obter estereoscopia, as fotos so expostas em intervalos de tempo tais que, Linhas de vo e as faixas de aerofotos entre duas fotos sucessivas de uma faixa,

haja uma superposio de cerca de 60%. Nas faixas expostas, paralelamente, para compor a cobertura de uma rea mantida uma distncia entre os eixos de vo que garanta uma superposio de cerca de 30% entre duas faixas adjacentes. Deste modo, as faixas podem ser amarradas pelos pontos de ligao determinados na rea comum e devem formar um bloco. A direo das faixas de vo e a superposio variam com a forma do terreno. O resultado duma misso fotogrfica constitudo de imagens em negativo, a partir dos quais so geradas cpias em positivos. Isto constitui um processo importante, uma vez que estes positivos, para serem utilizados em fotogrametria, precisam estar de acordo com: a orientao dos sistema tico da cmara, bem como as propriedades especiais do original, isto , em preto e branco, em cores, em infravermelho, etc.

Uma etapa indispensvel no processo que resulta duma cobertura fotogrfica a preparao dos fotondices, os quais constituem a reunio de fotografias areas individuais, nas suas posies relativas, fotografadas, em seguida, numa escala reduzida.

2.4) Irregularidades convencionais

Suponhamos que uma fotografia area tenha sido exposta com o eixo tico verdadeiramente vertical.. Nestas condies, somente o ponto central est livre de qualquer deslocamento. Fora da, porm, e quanto mais longe deste ponto, maiores sero os deslocamentos. Como a fotografia area uma projeo cnica, os detalhes do terreno representados numa fotografia, salvo o ponto central, esto fora das suas posies relativas.

Outro tipo de anormalidade que pode ocorrer, sobretudo em conexo com as condies meteorolgicas, resulta de uma faixa que passa a no apresentar uma direo reta regular,

formando, em conseqncia, uma curva, a qual poder causar, entre uma faixa e outra, uma descontinuidade na superposio, o que conhecido como buraco, tipo de anormalidade que, muitas vezes, obriga a um novo vo, a fim de sanar aquele defeito. CAPTULO 3: HISTRICO DA FOTOGRAFIA AREA 3.1) Origem da fotografia comum 3.2) Fotografias no mapeamento 3.3) Fotos areas com auxlio de bales 3.4) Fotografias areas

3.1) Origem da fotografia comum

A fotografia comum tem a sua origem em poca muito remota. Em 350 A.C., Aristteles descreveu a produo de imagens atravs da passagem da luz por um pequeno orifcio. Entre outros franceses como Joseph Niepce, o francs Louis Daguerre , desenvolveu em 1839 um processo de fixao da imagem produzida pela luz (descoberta da fotografia) que foi reconhecido pela Academia Francesa de Cincias.

3.2) Fotografias no mapeamento

O primeiro registro de uso de imagens fotogrficas para auxiliar o mapeamento foi em 1842 quando Francis Arago, diretor do Observatrio de paris, demonstrou a possibilidade de utilizao de fotografias para auxiliar levantamentos topogrficos.

3.3) Fotos areas com auxlio de bales

Em 1849, o Coronel Aim Laussedat, um oficial do exrcito francs, utilizou um sistema fotogrfico desenvolvido por Daguerre embarcado em um balo para obter fotos cuja finalidade era o mapeamento topogrfico.

A partir da, desenvolvimentos sucessivos aconteceram na rea da fotografia area motivados principalmente pelo prprio desenvolvimento da fotografia convencional. Destacam-se nesta evoluo, o uso de uma base de nitrocelulose para as imagens primeiras fotos areas obtidas com bales substituindo a base frgil e pesada de vidro desenvolvida em 1889 por George Eastman.

Acompanhando o desenvolvimento de equipamentos, tcnicas e materiais no mbito da fotografia area, vrios equipamentos curiosos surgiram.

Entre eles, destaca-se uma cmara desenvolvida e patenteada por Julius cmara acoplada a um pombo Neubronner em 1903 cuja particularidade era de ser acoplada a um pombo, pois pesava apenas 70 g. cmara antiga

Em contrapartida, nesta mesma poca, o americano G.R. Lawrence desenvolvia uma cmara que pesava mais 450 kg com um negativo de 1,35 x 2,40 m que de to pesada nunca pode ser aerotransportada.

3.4) Fotografias areas

Os prximos registros de uso intenso de fotografias areas foi no perodo da I e II Guerras Mundiais explicado pela grande arma que a fotografia area para reconhecimento, deteco de posies inimigas e estratgia militar como um todo.

O primeiro registro de fotografia area obtida por um aeronave preparada para obter aerofotos avio com uso em mapeamento foi do Capito Tardivo, oficial britnico, que em 1913 apresentou um trabalho descrevendo o processo em uma reunio da Sociedade Internacional de Fotogrametria em Viena, ustria.

Durante a dcada de 30, vrias empresas americanas e canadense de aerolevantamento surgiram e alavancaram um desenvolvimento muito grande deste mercado nestes pases.

Empresas como a Eastman-Kodak passaram a desenvolver produtos especficos para a obteno de fotografias areas como filmes com resposta espectral para comprimento de onda infra-vermelho (1930) e filmes coloridos com mltiplas bases (Kodachrome, 1935). cobertura antiga

A partir da dcada de 50, todos os progressos obtidos foram oriundos de evoluo de tcnicas e equipamentos da aerofotografia. Destaca-se o uso de plataformas orbitais como a inserida na espaonave russa Sputnik I (1957) e na americana Mercury MA-4 que obteve centenas de fotos orbitais de 70 mm de lado (1961).

Atualmente, com o avano das imagens digitais, discute-se muito o futuro uso de filmes areos. Apesar dos progressos desta rea, alguns problemas relativos aquisio de imagens digitais permanecem em estudo. Entre eles, esto os sensores digitais de tamanho limitado (CCD lineares ou em matriz), a velocidade de obteno de imagem imposta pela tecnologia, os sistemas de armazenamento necessrios para o processo e

finalmente, a resoluo final das imagens. Hoje em dia, 95% dos sistemas de obteno de imagens areas ainda usam o sistema de filmes convencional. CAPTULO 4: GENERALIDADES SOBRE FOTOGRAFIA AREA 4.1) Introduo 4.2) Cmara area 4.3) Cobertura aerofotogramtrica 4.4) Estereoscopia 4.5) Recobrimentos longitudinal e lateral

4.1) Introduo

A concretizao da fotografia area como elemento essencial para o mapeamento aconteceu com a criao da cincia chamada Aerofotogrametria e a sua maior evoluo aconteceu no perodos das Guerras Mundiais com o seu uso constante para fins militares.

Com o final dos perodos de conflitos e com a descoberta de novos processos, equipamentos e materiais, a fotografia area tornou-se um produtos de valor inestimvel para o planejador, pesquisador e empreendedor, alm de ser a matria prima para o trabalho do cartgrafo.

4.2) Cmara area

Em termos tcnicos, considera-se uma fotografia area como aquela obtida por meio de cmara area rigorosamente calibrada (com distncia focal, parmetros de distoro de lentes e tamanho de quadro de negativo conhecidos), montada com o eixo tico da cmara prximo da vertical em uma aeronave devidamente preparada e homologada para receber este sistema. cmara area

4.3) Cobertura aerofotogramtrica

Chama-se Cobertura Aerofotogramtrica ao conjunto de operaes necessrias para obteno destas fotos ou ao conjunto de fotos que superpe e representam a rea voada.

Em Aerofotogrametria ou para fins de Cobertura Aerofotogramtrica, as fotografias areas geralmente so obtidas de forma seqencial e com superposio longitudinal e lateral de imagem permitindo que toda a regio de interesse seja imageada. superposio longitudinal

4.4) Estereoscopia

Imagem estereoscpica o resultado da superposio longitudinal entre duas aerofotos consecutivas. A superposio conhecida como Recobrimento Longitudinal o percentual que uma determinada fotografia superpe em relao a uma fotografia consecutiva em uma faixa de vo. par estereoscpico

Para visualizar a imagem em 3D, aproxime-se do monitor. Faa com que os raios ticos de seus olhos focalizem cada uma das imagens separadamente (Imagem

esquerda para o olho esquerdo e Imagem direita para o olho direito). Afaste-se lentamente sem perder o paralelismo dos eixos ticos e aguarde a acomodao da imagem. Aps algumas tentativas, a viso tridimensional obtida.

4.5) Recobrimentos Longitudinal e Lateral

O Recobrimento Longitudinal de uma fotografia area geralmente planejado para prover aproximadamente 60% de superposio entre fotografias. Isto permite a obteno da estereoscopia (3D) quando as duas fotografias so usadas em um estereoscpio. A superposio entre faixas de vo varia de de esquema de tomadas de aerofotos consecutivas 20% a 40% e chamado de Recobrimento Lateral.

Para coberturas no-estereoscpicas, geralmente usadas em vos de reconhecimento, o Recobrimento Longitudinal pode ser de apenas 20% garantindo apenas a cobertura fotogrfica da rea de interesse.

CAPTULO 5: PROPRIEDADES DO FILME AREO 5.1) Processos de aperfeioamento 5.2) Estrutura do filme areo 5.3) Propriedades

5.1) Processos de aperfeioamento

Alguns grandes fabricantes de filmes areos como a KODAK e AGFA fornecem uma grande variedade de informaes sobre as propriedades de cada filme bem como recomendaes e procedimentos em relao ao seu manuseio, transporte, armazenagem e principalmente, revelao. Estes processos esto se aperfeioando constantemente em vrios sentidos, tais como rapidez, definio e permanncia da imagem, tempo e facilidade de revelao.

5.2) Estrutura do filme areo

Os filmes areos usados para mapeamento esto normalmente disponveis em rolos de 75 a 150 m de comprimento com largura 25 cm. rolo de filme areo A estrutura do filme areo composta de uma base de estvel de poliester intercalada entre uma (ou mais) camada(s) finas de uma emulso foto-sensvel e outra camada de apoio para proteo do poliester. Esta base possui espessura varivel (0,06 a 0,18 mm) de acordo com as necessidades de estabilidade e comprimento do filme.

A base de poliester satisfaz as exigncias de filme areas para transparncia ptica, estabilidade qumica, insensibilidade fotogrfica e resistncia umidade e substncias qumicas. O poliester tem resistncia ao rasgo e possui excelente flexibilidade e estabilidade dimensional.

A emulso fotogrfica uma gelatina que serve de suporte para gros de brometo de prata. O brometo de prata um elemento que reage incidncia de luz transformando-se em brometo e prata. Dependendo do tempo e intensidade da luz, esta transformao ir acontecer em maior ou menor intensidade criando as tonalidades em uma fotografia.

estrutura de um filme preto e branco

A estrutura dos filmes coloridos mais complexa que a do filme P&B. Nos filmes coloridos existem trs camadas de material sensvel a determinados espectros eletromagnticos. Cada uma delas possui seu prprio corante, formado ou acrescentado durante o processamento, alm de diversas camadas transparentes de proteo, todas aplicadas sobre uma estrutura de um filme colorido camada base.

Para a fotografia area, a estabilidade dimensional diz respeito manuteno original das dimenses do filme aps variaes em umidade e temperatura, e tambm aps a prpria revelao ou envelhecimento do filme. A estabilidade dimensional de filmes areos de interesse particular para a preciso dos mapas oriundos destas imagens.

Para evitar deformaes decorrentes do processo de revelao, manipulao ou armazenamento, a base de poliester isenta de solventes na sua fabricao. Alm disso, as condies de transporte e armazenamento requerem temperatura e umidade controlada para evitar qualquer processo degenerativo na emulso e nas propriedades fsicas do filme.

5.3) Propriedades

A velocidade de filme areos (ISO A ou EAFS) no deveria ser confundido com velocidades de filme convencionais que so projetadas para aplicao em fotografia comum (Ex: 100 ASA ... 400 ASA). As caractersticas de tomada de imagens areas diferem notadamente da fotografia convencional por causa do alcance menor da luminosidade, grfico de sensibilidade de espectro condies atmosfricas (bruma, nvoa) e outros fatores.

Assim, so usados parmetros de velocidade de filme diferentes para relacionar caractersticas de cena com recomendaes prticas de exposio.

A sensibilidade de espectro fornece uma curva de resposta de sensibilidade s diversas freqncias do espectro de luz. A emulso de um filme areo sensvel aos diversos comprimentos de onda. para obter sensibilidade estendida em uma emulso so utilizados corantes na mesma. Por isso, um filme dito pancromtico um filme com sensibilidade aos comprientos de onda referente s cores vermelha, verde e azul, ou seja, ao espectro visvel. Ver exemplo de grfico de resposta espectral na figura acima.

A resoluo de um filme areo geralmente expressa por sua granulao e pelo seu poder resolutivo. Granulao a caracterstica apresentada pelos gros de prata de um filme aps revelado e ampliado. Ela determinada por meio de medidas microdensitomtricas.

O poder resolutivo a medida de capacidade de um filme registrar detalhes finos. Os padres de teste de poder resolutivo para filmes P&B e colorido so determinados pela

International Organization for Standardization (ISO). Estes padres so seqncias de linhas muito prximas que so fotografadas. No filme revelado (com alto e baixo contrastes), a diferenciao de pares de linhas por mm a unidade de medida do poder resolutivo. Os filmes areos P&B possuem valores de poder resolutivo variando de 50 a 100 pares de linhas/mm.

FONTE PRINCIPAL : Especificaes Tcnicas de Filmes Areos da KODAK CAPTULO 6: TIPOS DE FILMES AREOS 6.1) Atributos necessrios 6.2) Preto & branco 6.3) Colorido 6.4) Infra-vermelho

6.1) Atributos necessrios

Os atributos necessrios para escolha de um filme so basicamente impostos pela qualidade de imagem desejada e pela finalidade da Cobertura Aerofotogramtrica. Estes atributos incluem a velocidade do filme, contraste, sensibilidade de espectro e resoluo (gros de prata maiores ou menores).

Os filmes areos disponveis no mercado possuem sensibilidade espectral variando desde ultra-violeta at infra-vermelho. Dentro desta variao de espectro se encontram os filmes Preto&Branco, Colorido e Infra-vermelho.

6.2) Preto & branco

O filme areo Preto & Branco (P&B) mais usado nas fotografias areas pelo seu custo relativamente baixo e pela sua resposta espectral ser bem prxima do espectro visvel pelo olho humano.

Desta maneira, o usurio da fotografia area distingue pequenas variaes de tons de cinza. Isto permite a interpretao fcil de elementos naturais ou feitos pelo homem. Sua principal

desvantagem que mesmo com o uso de filtros apropriados (filtro amarelo ou menos azul), continua sensvel bruma atmosfrica o que reduz o contraste da imagem.

foto p&b (detalhe) foto p&b

6.3) Colorido

Os filmes coloridos ou de cores naturais so filmes que apresentam uma riqueza muito grande detalhes devido apresentao de elementos em sua cor real. Isto facilita a interpretao de objetos e cenas uma vez que muitos elementos do mundo real so mais facilmente identificados quando agrupam o atributo cor.

Um exemplo disto so as massas de gua (lagos, lagoas) que apesar de serem bem caracterizados pela sua forma, possuem uma resposta espectral variando do branco at o preto nos filmes pancromticos (P&B) enquanto que nos filmes coloridos a sua identificao muito facilitada pela sua resposta espectral na imagem. De maneira muito semelhante, podemos exemplificar o caso de piscinas em ambientes urbanos.

foto colorida (detalhe) foto colorida

Em contra-partida, os filmes coloridos possuem muito mais sensibilidade aos fenmenos atmosfricos como bruma, nvoa, poluio do que o filme P&B. At mesmo a variao de temperatura do instante da tomada da foto e o ngulo de inclinao do sol tm efeito sobre a resposta obtida na imagem.

6.4) Infra-vermelho

Os filmes infra-vermelho coloridos possuem trs camadas de emulso com sensibilidade aos seguintes comprimentos de onda : verde (500 nm at 575 nm), vermelho (575 nm at 675 nm) e prximo do infra-vermelho (675 nm at 900 nm). Como estas camadas tem sensibilidade para a luz azul, o filme infra-vermelho requer o uso de filtro amarelo. Aps revelado, a camada sensvel ao verde representada como azul, a sensvel ao vermelho como verde e a prximo do infra-vermelho como vermelho.

As principais vantagem do filme infravermelho, so melhor penetrao na nvoa atmosfrica do que no filme colorido normal, melhor realce das imagens de alguns objetos na fotografia, principalmente com a delineao entre corpos de gua e vegetao, diferenciao entre folhosas e conferas, distino entre vegetao sadia e estressada.

foto infra-vermelha (detalhe) foto infra-vermelha

No caso da vegetao, a reflectncia do comprimento de onda infra-vermelha de vegetao saudvel muito maior que a reflectncia do verde e vermelho da mesma vegetao. Assim, um filme infra-vermelho colorido oferece uma variedade muito grande de tons de vermelho. Com isso, variaes no estado fitossanitrio da vegetao (doenas, pragas) podem ser detectados com uso deste filme.

Como desvantagens pode-se disser que muito sensvel s variaes de temperatura e umidade do objeto imageado bem como de seu prprio material, portanto requerendo armazenamento em baixa temperatura e revelao imediata aps a exposio para evitar a degradao qumica de suas diversas camadas. Ele no permite grandes variaes no tempo de exposio com o risco de produzir resultados no satisfatrios.

Outros fatores preponderantes para um bom resultado no uso de filme infra-vermelho so horrio de vo (janelas pequenas de vo entre 11 h e 13 h), inclinao e posio do sol, altitude de vo e ngulo de abertura da cmara (funo da distncia focal). CAPTULO 7: GEOMETRIA DA FOTOGRAFIA AREA 7.1) Escala 7.2) rea coberta por uma fotografia area 7.3) Nmero de fotografias necessrias para a cobertura de uma rea de interesse 7.4) Tabela de recobrimentos e reas de aerofotos 23 cm X 23 cm

7.1) Escala

A escala a caracterstica mais importante e informativa de uma fotografia area. Conhecendo a escala de uma fotografia area possvel conhecer outras informaes de relevncia como a rea coberta por uma imagem.

Calcular a escala de uma fotografia area (E) muito simples desde que sejam conhecidos a altura de vo (H) no instante da tomada da foto e a distncia focal da cmara (f) utilizada para obter a foto.

Assim, a relao matemtica f/H nos dar a escala da fotografia area.

Por exemplo, para uma fotografia area obtida com uma cmara com f=153 mm e uma altura de vo H=1.224 m, a escala da foto ser :

Outra maneira de obter a escala de uma fotografia area a comparao de distncia entre pontos escolhidos na foto e identificados em um mapa de escala conhecida.

Na realidade, a altura de vo (H) no uma constante. Ela varia em todos os pontos da rea imageada devido prpria ondulao do terreno. Assim, normalmente adota-se uma altura de vo mdia que corresponde mdia aritmtica da menor e maior alturas de vo possveis na rea a ser fotografada. Com isso, temos uma variao de escalas para os pontos mais baixos e mais altos do terreno. Esta variao de escala admissvel da ordem de 5 a 10%.

7.2) rea coberta por uma fotografia area

Conhecendo a escala e as dimenses de uma fotografia area possvel avaliar a rea coberta por esta imagem. A fotografia area tem uma dimenso til de 23 cm (l).

1) rea de cobertura nica 2) rea de recobrimento longitudinal (RLo) 3) rea de recobrimento lateral (RLa)

L = lado da foto

Usando a escala calculada no exemplo anterior (1/8.000), o lado da foto no terreno (L) ter a seguinte dimenso :

Assim, a rea coberta pela imagem da fotografia area seria :

7.3) Nmero de fotografias necessrias para a cobertura de uma rea de interesse

Para atender aos requisistos de estereoscopia e outros, uma cobertura area deve prever a Superposio Longitudinal entre fotos consecutivas que geralmente da ordem de 60%. De maneira semelhante, entre faixas de fotos existe uma Superposio Lateral que da ordem de 30%.

Assim, a rea de cobertura nica (sem superposio) de uma fotografia area corresponderia ao produto da dimenso representativa de 40% do lado da foto no sentido longitudinal e 70% do lado da foto em no sentido lateral.

Para o nosso exemplo, cujo lado da foto no terreno 1,84 km e a rea total de uma foto de 3,4 km2, a rea de cobertura nica seria:

Portanto, para avaliarmos a quantidade aproximada de fotos necessrias para cobrir uma rea de 100 km2 por exemplo, basta dividir o valor da rea de interesse pelo valor da rea de cobertura nica da foto:

Veja a tabela abaixo para algumas escalas e para distncia focal 153 mm :

7.4) Tabela de recobrimentos e reas de aerofotos 23 cm X 23 cm 100 km2

Recobrimento Longitudinal 60% Recobrimento Lateral Distncia focal 30% 153 mm

rea p/ Cobertura

Fotos de Segurana 15% Perc til do Modelo 28%

ESCALA ALTURA LADO REC. FOTO 1/ 4.000 8.000 10.000 15.000 20.000 25.000 30.000 33.000 VO (m) 612 1224 1530 2295 3060 3825 4590 5049

REC.

REA

REA COBERTURA NMERO NICA (km) 0,24 0,95 1,48 485 121 78 35 19 12 9 7 FOTOS

FOTO LONGITUDINAL LATERAL FOTO (m) 920 (m) 552 (m) 276 552 690 1035 1380 1725 2070 2277 (km) 0,85 3,39 5,29

1840 1104 2300 1380 3450 2070 4600 2760 5750 3450 6900 4140 7590 4554

11,90 3,33 21,16 5,92 33,06 9,26 47,61 13,33 57,61 16,13

CAPTULO 8: ESTEREOSCOPIA 8.1) Princpios fundamentais 8.2) O olho humano

8.3) Noo de profundidade 8.4) Viso estereoscpica direta e indireta 8.5) Processos para viso estereoscpica indireta 8.6) Fatores que afetam a estereoscopia

8.1) Princpios fundamentais

Estereoscopia o nome dado ao seguinte fenmeno natural: Uma pessoa observa simultaneamente duas fotos de um objeto, tomadas de dois pontos de vista diferentes (distintos). Vendo cada foto com um olho, ver o objeto em trs dimenses. Para que isto se viabilize, devem ser cumpridos os seguintes requisitos:

1) no instante da observao os eixos ticos devem estar aproximadamente no mesmo plano. 2) a razo B/H deve ser tal que 0,02 < B/H' < 2, onde B a aerobase e, H', a altura da aeronave, que obteve as fotos.

oportuno distinguir estereoscopia de viso estereoscpica.

Viso estereoscpica significa viso tridimensional e estereoscopia um dos processos de obteno desta viso tridimensional.

8.2) O olho humano

O olho humano a principal condio ou a principal ferramenta para a estereoscopia, pois sem ele no possvel termos noo da terceira dimenso.

Para obteno da viso estereoscpica, atravs de fotos, necessrio que tenhamos dois olhos e com a mesma capacidade de viso.

A viso monocular permite examinar a posio e direo dos objetos, dentro do campo da viso humana, num nico plano. Permite reconhecer nos objetos, a forma, as cores e o

tamanho.

O olho humano o rgo mais importante, na comunicao com o ambiente em nossa volta. Atravs dele, conseguimos registrar e levar ao crebro as imagens dos objetos, com todas as suas caractersticas.

8.3) Noo de profundidade

A sensao de profundidade baseia-se em dois fenmenos: a experincia e a estereoscopia.

Experincia: aqui aparecem os exemplos de desenho perspectivo como:

1) uma fila de postes. Notamos que a sua altura diminui com o afastamento dos postes. 2) olhando uma estrada, as suas margens parecem convergir para um ponto. 3) as montanhas distantes apresentam uma cor azulada, enquanto que as prximas apresentam cor verde.

8.4) Viso estereoscpica direta e indireta

Existe viso estereoscpica direta, quando o olho recebe os raios luminosos refletidos diretamente pelo objeto, ao invs de observar fotografias (diapositivos), processo este chamado de viso estereoscpica indireta.

A estereoscopia depende muito da acomodao do olho, que nada mais do que adaptar a distncia focal do olho distncia em que est o objeto, que estamos observando. Assim, podemos ver a diferena do olho com a cmara fotogrfica, pois esta tem distncia focal fixa, exceto pequenos ajustes de calibrao.

8.5) Processos para viso estereoscpica indireta

Anaglifo

Este processo estabelece a separao das duas imagens distintas a serem percebidas, usando projees ou impresso nas cores complementares vermelho e azul e usando culos com filtros nestas cores. Se a foto da esquerda projetadas ou impressa em vermelho e a direita em azul, o filtro do olho esquerdo azul e o do direto vermelho, de tal forma que o olho esquerdo s perceba a foto da esquerda e o direto, a foto da direta. Apesar da projeo colorida, a imagem tridimensional percebida em preto e branco.

Cintilamento

Sabemos que as imagens formadas na retina do olho humano persistem por cerca de 0,1 segundo, aps a ocultao do objeto. Este processo explora este fato, para estabelecer a separao dos campos visuais dos dois olhos do seguinte modo:

a) projeta, alternadamente, as imagens da foto da esquerda e da direita, durante cerca de 1/60 de segundo. b) sicronizadamente, veda o campo visual do olho direito, enquanto a imagem da foto da esquerda projetada. c) veda o campo visual do olho esquerdo, enquanto a imagem da foto da direita projetada. Como a freqncia de projees sucessivas alta, os olhos vem, continuamente, as imagens correspondentes e, assim, se obtm a viso tridimensional.

Polarizao

Usando filtros polarizadores, faz-se, com que as imagens de um par estereoscpico projetadas sejam polarizadas em planos ortogonais. O observador utiliza filtros polarides ortogonais correspondentes aos planos de projeo. Assim, ver com um olho apenas a imagem projetada por um dos projetores. Da fuso, no crebro, das duas imagens, resultar a viso tridimensional.

Mtodo do estereoscpio

Podemos obter a viso tridimensional por estereoscopia, utilizando o instrumento denominado estereoscpio. O estereoscpio elimina a dificuldade criada pelo nosso condicionamento. Essencialmente, ele constitudo de um par de lentes convexas montadas sobre um suporte. A distncia focal destas lentes um pouco maior que as pernas do suporte, de modo que, quando colocamos o par fotogrfico sob o instrumento, os raios luminosos emanados da foto, situadas quase no plano focal das lentes, saem, aproximadamente, paralelos. O cristalino acomodado, para observar a imagem, formada no infinito, obtm a viso tridimensional.

Existem estereoscpios de espelhos e estereoscpios de bolso.

O estereoscpio de espelhos nos d condies de analisar uma regio maior da fotografia. Isto importante, na implantao de grandes projetos. Exemplo: na implantao de uma rodovia ou ferrovia, precisamos ter vrias opes para depois escolher a melhor. Para tanto, necessrio ver, de uma vez, todas as opes ou, pelo menos, algumas delas. Com o estereoscpio de espelhos possvel usar alguns acessrios como: a barra de paralaxe e o amplificador de detalhes, o qual concentra o campo visual a uma micro-regio da foto.

O estereoscpio de bolso amplia mais o relevo do que o de espelho. Alm disso, ele tem a vantagem de transporte, pois pequeno e no exige lugar mais sofisticado para o seu uso. possvel, lev-lo em trabalhos de campo e obtermos medidas estereoscpicas no campo.

8.6) Fatores que afetam a estereoscopia

- orientao do estereomodelo; - capacidade de viso do fotointrprete ou fotogrametrista; - iluminao do ambiente; - diferena notvel de escala no estereomodelo; - tonalidade fotogrfica uniforme; - mudanas de posies de objetos no intervalo de tempo decorrido, entre duas tomadas de fotografias. CAPTULO 9: FOTOINTERPRETAO

9.1) Fotointerpretao 9.2) A chave da fotointerpretao 9.3) Fotointerpretao bsica

9.1) Fotointerpretao

Fotointerpretao a arte de examinar as imagens dos objetos nas fotografias e de deduzir a sua significao.

9.2) A chave da fotointerpretao

A chave da fotointepretao o uso de um guia, o qual ajuda aso fotointrpretes a identificar rapidamente as caractersticas fotogrficas. Essas chaves so baseadas em descries e ilustraes tpicas de objetos de uma determinada categoria; por exemplo: indstrias. So organizadas para um estudo comparativo; o intrprete seleciona os diferentes exemplos que mais coincidem com a caracterstica que precisa ser identificada. O procedimento lento e deve ser feito cuidadosamente, seguindo passo a passo a seqncia correta de trabalho, partindo do geral para o especfico.

A determinao do tipo de chave e o mtodo de apreciao a ser usado dependem: a) do nmero de objetos, as condies para o reconhecimento; b) da variabilidade normalmente encontrada dentro de cada classificao.

De uma maneira geral as chaves so mais facilmente construdas quando as caractersticas da superfcie terrestre foram idealizadas pelo homem (exemplo: casas residenciais, edifcios, estradas, pontes, etc.). So de difceis confeco quando se deve estudar as caractersticas para vegetao natural e as formas da Terra. Para a interpretao das caractersticas naturais, essencial treinamento e trabalho de campo, para a obteno da experincia necessria, podendo assim o profissional produzir trabalhos consistentes.

9.3) Fotointerpretao bsica

A habilidade em fotointerpretar desenvolvida pelo estudo e deduo, para aumentar hbitos de observao de objetos familiares, da terra ou de pontos elevados. Muitos de ns tiveram a oportunidade de observar a Terra atravs do vo de um avio. Nessa oportunidade todos procuram reconhecer os objetos da superfcie terrestre.

Vejamos as diferenas entre a leitura numa simples fotografia area e a fotointerpretao estereoscpica da mesma. A leitura fotogrfica um assunto para determinaes gerais, tais como escala, orientao geogrfica, estao do ano, identificao das linhas correspondentes ao permetro, estradas de rodagem, estradas de ferro, importantes cursos d'gua e classificao das principais formas topogrficas. A fotointepretao um assunto que diz respeito fotoanlise de curso d'gua, de reas cultivadas, da cobertura vegetal, de florestas para obteno de madeira de lei, de formaes geolgicas, dos solos, de construes e trabalhos gerais feitos pelo homem. Na interpretao geolgica e na de solos, precisamos rebuscar e gravar todas as informaes a respeito do tipo de solo, dos lenis de gua, da eroso, das falhas geolgicas, etc..

Para se obterem melhores resultados na leitura das fotografias areas, elas devem ser anotadas de tal maneira que as sombras fiquem voltadas para a direo do observador; como se tivessem uma luz iluminando a fotografia do lado esquerdo, acima do observador. Assim todos os objetos que tiverem projetados suas sombras na fotografia so elevaes e os que no tiverem sombras so depresses. No caso de uma montanha de forma arredondada, a tonalidade na fotografia sofrer uma mudana gradual, mas um prdio ter uma sombra com tonalidade igual, representando perfeitamente a forma do mesmo. As fotografias que representam uma superfcie ondulada ou montanhosa so caracterizadas pela grande quantidade de sombras.

A fotointerpretao facilitada em reas cultivadas devido s formas das caractersticas que nelas prevalecem. Culturas, pomares, pastos, etc., so geralmente limitados por reas ou rios, o que facilita a interpretao. Essa reas so tambm caracterizadas pelas estradas, trilha de gado, represas para irrigao e drenagem e pelo conjunto de construes tpicas de reas rural. Nas reas cultivadas as sombras aparecem com diversas tonalidades de cinza, predominando as tonalidades claras. Assim toda vegetao baixa, como a grama, bem como

o milho no incio de seu desenvolvimento aparece com tonalidade cinza claro e textura fina. o milho quando totalmente desenvolvido aparece na fotografia com tonalidade escura e textura grosseira.

reas com pastagem, reas gramadas e campos aparecem com tonalidade clara e textura suave. Florestas densas aparecem com tonalidade escura enquanto que uma floresta em incio de desenvolvimento aparece com tonalidade clara. O aparecimento de diferentes formas indica a presena de uma floresta mista.

Rios, ribeires e riachos so identificados pela sinuosidade, uniformidade de tom e pelas caractersticas topogrficas. Lagos, reservatrios, tanques e pntanos so identificados pela sua uniformidade e tonalidade escura das guas, exceto nos pontos onde h reflexo do sol.

Os pntanos tm como principal caracterstica um excesso de umidade, e a tonalidade da terra bem escura.

As estradas de ferro aparecem como linhas finas, retas, mudando de direo atravs de curvas suaves. As estradas de rodagem so facilmente distinguidas nas fotografias areas. O que difcil de se identificar o tipo de pavimentao. Essa identificao s possvel em fotografias de escala grande. Estradas sinuosa indicam que a regio montanhosa.

Linha de transmisso so identificadas pelas caractersticas de que, ao atravessar certas regies, observada uma rea limpa, sem rvores, mostrando a passagem da linha de transmisso.

Cemitrios so identificados pela aparncia esquemtica das rvores, arbustos e caminhos. A identificao de escolas depende principalmente da forma geomtrica da mesma e das caractersticas que se encontram nas vizinhanas. As igrejas so identificadas principalmente devido a sua estrutura de construo, seu tamanho, formato e pela torre com cruz no topo. CAPTULO 10: ESTEREOFOTOGRAMETRIA 10.1) Definio de paralaxe

10.2) Paralaxe parcial 10.3) Paralaxe absoluta 10.4) Propriedades das paralaxes

10.1) Definio de paralaxe

Paralaxe o deslocamento aparente de um referencial, causado pelo deslocamento do observador.

Exemplo: tomamos como referencial uma parede e colocamos uma baliza parada entre nosso solhos e a mesma. Deslocamos, lateralmente, teremos a impresso de deslocamento da baliza. Este deslocamento exemplo de paralaxe.

A cmara area que est acoplada ao avio em movimento, uma aproximao do olho humano que obtm uma cena, num dado momento, e volta a obt-lo alguns segundos depois de uma posio diferente.

fcil perceber pelo exposto acima, que a rea comum imageada por duas fotos consecutivas no ser, em ambas as fotos, semelhante. Haver deslocamentos das posies das imagens de uma foto para outra, e estes sero, diretamente, proporcionais altura dos objetos ou altura do terreno.

Estes deslocamento, nas imagens, apresentam-se paralelos direo da linha de vo e so conhecidos como paralaxe estereoscpica.

10.2) Paralaxe parcial (x)

a abcissa do ponto, considerando a origem do sistema de coordenadas, o centro da cada foto.

exemplo: xA = paralaxe parcial do ponto A, em relao a foto 1.

xA = paralaxe parcial do ponto A, em relao a foto 2. xB = paralaxe parcial do ponto B, em relao a foto 1. xB = paralaxe parcial do ponto B, em relao a foto 2.

Sentido positivo da paralaxe parcial:

O sentido positivo na medida das paralaxe de um ponto coincide com o sentido positivo das coordenadas cartesianas de um ponto.

exemplo: xA ter um valor positivo xA ter um valor negativo

10.3) Paralaxe Absoluta (P)

A paralaxe absoluta ou paralaxe horizontal total de um ponto a diferena algbrica das suas paralaxes parciais obtidas de duas fotos sucessivas (ou seja, um par estereoscpio).

A paralaxe absoluta representada pela letra maiscula "P" como ndice igual ao nome de interesse.

exemplo: PA = xA - xA PB = xB - xB

10.4) Propriedades das paralaxes

1) Pontos com igual paralaxe total tem a mesma cota 2) Pontos com maiores paralaxes totais tero cotas maiores 3) Pontos com menores paralaxes totais tero cotas menores.

Vous aimerez peut-être aussi