Vous êtes sur la page 1sur 3

INSTITUTO DE EDUCAO SUPERIOR DO CEAR Disciplina: Legislao Trabalhista e Previdenciria Professora: Maria Jos Cordeiro Carlos LISTA DE EXERCCIOS

1- Joo exerce individualmente atividade de pescador artesanal e possui embarcao com 5 toneladas de arqueao bruta, com parceiro individual, que o auxilia. Nessa situao, Joo (A) no segurado da Previdncia Social. (B) segurado facultativo. (C) segurado especial. (D) contribuinte individual. (E) trabalhador avulso.

4- Joo carpinteiro, exerce atividade como


empregado da empresa Carpintaria So Jos desde dezembro de 2010. Ele sofreu acidente no relacionado ao trabalho, ocasio em que teve limitada a flexo de seu membro superior direito, leso esta j consolidada. Joo passou por reabilitao profissional e foi treinado para outra profisso e no se recolocou ainda no mercado de trabalho. Nessa situao, Joo tem direito a (A) aposentadoria especial. (B) aposentadoria por invalidez seguida de auxilio-acidente. (C) auxlio-doena seguido de auxilioacidente. (D) aposentadoria especial. (E) aposentadoria por invalidez.

2- O INSS, autarquia federal, resultou da


fuso das seguintes autarquias: (A) IAPS e INAMPS. (B) INAMPS e SINPAS. (C) IAPAS e INPS. (D) FUNABEM e CEME. (E) DATAPREV e LBA.

5- Maria Trabalhou de 02 de janeiro de


2006 a 02 de julho de 2006 de uma empresa, vindo a contrair molstia no relacionada ao trabalho, com prejuzo do exerccio de suas atividades habituais. Nessa situao Maria (A) ter direito ao auxlio-doena, que independe de carncia.

3- correto afirmar que a Seguridade Social compreende: (A) a Cultura, a Previdncia Social e a Sade. (B) a Assistncia Social, a Sade e a Previdncia Social. (C) a Assistncia Social, o Trabalho e a Sade. (D) o Sistema Tributrio, o Lazer e a Previdncia Social. (E) a Educao, a Previdncia Social e a Assistncia Social.

(B) poder receber aposentadoria por invalidez, se recolher mais duas contribuies. (C) no ter direito ao recolhimento do auxlio-doena, por ausncia do cumprimento da carncia. (D) ter direito aposentadoria por invalidez, que independe do cumprimento da carncia. (E) ter direito ao auxilio-acidente, que no exige carncia.

6- Claudio exerceu atividades de caldeireiro na fbrica X de 01 de janeiro de 2009 a 01 de julho de 2009 e sofreu acidente de trabalho que acarretou a perda de dois dedos da mo. Nessa situao, Claudio (A) no ter direito a beneficio. (B) ter direito a auxilio-acidente e aposentadoria por invalidez, aps a consolidao da perda dos dedos. (C) no ter direito a receber beneficio previdencirio por ausncia do cumprimento do perodo de carncia. (D) receber auxlio-doena e aps a consolidao da perda dos dedos, auxilio acidente. (E) ter direito reabilitao profissional e aposentadoria por invalidez.

biolgica da criana j havia recebido o salrio-maternidade. Nessa situao, Maria: (A) tem direito ao salrio-maternidade por 30(trinta) dias a contar da data da adoo. (B) no tem direito ao salriomaternidade. (C) tem direito ao salrio-maternidade por 120 (cento e vinte) dias a contar da data da adoo. (D) tem direito ao salrio-maternidade por 60 (sessenta) dias a contar da data da adoo . (E) tem direito ao salrio-maternidade por 90 (noventa) dias a contar da data da adoo .

7- Maria advogada, empregada de uma


empresa desde 1990 e, a caminho do Frum, bateu seu automvel por cruzar o farol vermelho, sofrendo ferimentos que se agravaram em razo de Maria ser portadora de diabetes e a incapacitaram para suas atividades habituais, por mais de 15(quinze) dias. Nessa situao, Maria: (A) receber auxlio-doena acidentrio. (B) no ter direito a receber o benefcio acidentrio, em razo de o acidente no ter ocorrido no local de trabalho. (C) no ter direito a receber o benefcio acidentrio, em razo de a incapacidade decorrer de diabetes. (D) receber aposentadoria por invalidez acidentria. (E) no receber benefcio acidentrio por estar dirigindo veculo prprio e no da empresa.

9- Joo fora casado com Maria, com quem


teve dois filhos, Artur e Lia de 6 e 8 anos respectivamente, na data do bito de Joo, ocorrido em 2011. Maria j fora casada com Mrcio, de quem teve uma filha, Rosa, de 10 anos, que era mantida por Joo, porque Mrcio no tivera condies de prover seu sustento. O falecido ajudava financeiramente, tambm, sua me, Sebastiana e seu irmo, Antonio que era invlido. Nessa situao, a penso por morte de Joo ser concedida a: (A) Artur, Lia, Sebastiana e Antonio. (B) Artur, Lia, Maria e Rosa. (C) Artur, Lia, Maria, Rosa e Sebastiana. (D) Artur, Lia, Rosa e Sebastiana. (E) Artur, Lia e Sebastiana.

10-Jos foi segurado da Previdncia Social


at janeiro de 2010 e recebia a titulo de auxlio-doena R$ 580,00 ( quinhentos e oitenta reais). Nessa ocasio, envolveuse com drogas e foi recolhido priso

8- Maria adotou uma criana de 6(seis) anos de idade, sendo que a me

em regime fechado, fugindo em julho de 2011. Ele foi casado com Lidia com quem teve dois filhos, menores de 21 anos, na data do recolhimento priso. Posteriormente priso, Lidia separou-se de Jos e casou-se com Joo, em janeiro de 2011, nessa situao, (A) o auxilio-recluso ser devido aos filhos de Jos, desde o recolhimento priso at que completem 21 anos. (B) Lidia no poder receber auxliorecluso. (C) nenhum dependente poder receber o auxlio-recluso. (D) o auxlio-recluso ser devido a todos os dependentes, da data do recolhimento priso at a da fuga. (E) o auxlio-recluso ser devido Lidia, desde a data da priso at suas novas npcias.

Vous aimerez peut-être aussi