Vous êtes sur la page 1sur 10

CONDUTORES E ISOLANTES PROCESSOS DE ELETRIZAO

Condutores e isolantes
Normalmente, de acordo com a capacidade de conduzir carga eltrica os materiais so classicados em: condutores e isolantes.

Condutores eltricos so materiais dentro dos quais cargas eltricas se movem livremente e isolantes eltricos so aqueles nos quais as cargas no se movem.

Condutores e isolantes
Materiais como vidro, borracha e madeira so isolantes. Quando esfregados, so eletrizados apenas naquela regio, pois a carga no se desloca no material.

Por outro lado, cobre, alumnio e prata so bons condutores. Quando carregados em uma pequena regio, a carga rapidamente se espalha por toda a superfcie do material,.

Condutores
Corpos que permitem a conduo de cargas eltricas. So constitudos de materiais cujos tomos tm facilidade de doar eltrons. Metais: excelentes condutores (cobre, ouro, platina, alumnio, por exemplo), os eltrons mais afastados dos ncleos esto fracamente ligados a estes e podem se movimentar facilmente. Tais eltrons so chamados eltrons livres.

Isolantes (ou dieltricos)


Corpos que dicultam a conduo de cargas. Apresentam limitaes se forem submetidos a uma fora eltrica elevada. Nesse caso, os eltrons mais externos tendero a sair do tomo, fazendo com que ele se comporte como um condutor ! ruptura dieltrica.

Semi-condutores
Possuem propriedades intermedirias entre a dos condutores e isolantes. Silcio e germnio so semicondutores comumente usados na fabricao de vrio produtos eletrnicos. As suas propriedades eltricas podem ser modicadas vrias ordens de magnitude pela adio de certos tomos a esses materiais.

Aterramento
Quando um condutor conectado Terra atravs de um o condutor, diz-se que ele est aterrado. A Terra pode ser considerada um ralo innito para o qual cargas eltricas podem facilmente se transferir.

Nesse caso, as cargas so transferidas por induo, mas h uma srie de outras maneiras para se transferir carga eltrica.

Processos de eletrizao
Um material pode ser eletrizado pelos seguintes processos:
a. b. c. d. e.

atrito, conduo ou contato, induo, aquecimento, presso.

Em condutores
Mas como ocorre a eletrizao? Eltrons! Toda matria formada de tomos (em geral eletricamente neutros), Como a carga de cada tomo nula, a carga eltrica total do material tambm ser nula e diremos que o corpo est eletricamente neutro, No entanto, possvel transferir eltrons de (para) um objeto, por meio dos processos acima, deixando-o com um excesso ou falta de eltrons (o corpo est eletrizado).

Em isolantes
Na maioria das molculas neutras, o centro de cargas positivas (ncleos atmicos) coincide com o centro das cargas negativas (eltrons). Na presena de um material carregao eletricamente, esses centros sofrem um pequeno deslocamento. Isso resulta que se tem mais carga positiva de um lado da molcula do que do outro. Esse realinhamento das molculas individuais faz com que o material isolante tenha uma carga induzida .

Eletrizao por atrito


Objetos de natureza distintas ao serem esfregados se tornam positivos ou negativos. Um material, ao sofrer atrito, no adquire sempre carga positiva ou negativa: depende do material que se est usando na operao.

Por conduo ou contato


Quando um corpo carregado eletricamente entra em com um neutro, carga transferida e ambos cam eletrizados aps serem separados. Se os dois corpos possuem mesma forma e tamanho, a carga nal Qf de cada um ser: Qf,A= Qi,A /2 e Qf,B= Qi,A /2.

Induo
Ao aproximar um corpo eletrizado A, sem encostar, de um neutro B, induz-se um acmulo de cargas eltricas de sinal oposto ao de A na superfcie de B mais prxima ao corpo A.

Por aquecimento (efeito piroeltrico)


Certos corpos eletrizam-se ao serem aquecidos, apresentando cargas eltricas de sinais opostos em dois pontos diametralmente opostos. Comum em cristais (por exemplo, turmalina).

Por presso (efeito piezoeltrico)


Certos corpos eletrizam-se ao serem comprimidos (presso mecnica), apresentando cargas eltricas de sinais opostos em dois pontos diametralmente opostos (cristais, algumas cermicas e material biolgico como osssos, DNA e algumas protenas). Curiosidade: se a polarizao depender da presso imposta ao cristal piezoeltrico, pode-se construir sensores (mede-se a d.d.p. das extremidades).
Detector de ondas gravitacionais Mrio Schemberg

Exemplo 1
Uma pessoa em p sobre um banco isolado toca um condutor tambm isolado, mas carregado. Haver descarga completa do condutor?

Exemplo 2
possvel carregar um material isolante por induo?

Exemplo 3
Considere duas esferas metlicas idnticas A e B, com cargas eltricas Q e -2Q, respectivamente. Qual a carga eltrica da esfera A aps as duas serem colocadas em contato?

Exemplo 4
Os corpos eletrizados por atrito, contato e induo cam carregados respectivamente com cargas de sinais: a. Iguais, iguais e iguais b. Iguais, iguais e contrrios c. Contrrios, contrrios e contrrios d. Contrrios, iguais e iguais e. Contrrios, iguais e contrrios

Exemplo 5
Duas esferas de metal so montadas em suporte porttil de material isolante. Invente um modo de carreg-las com quantidades de cargas iguais e de sinais opostos usando uma barra de vidro ativada com seda sem tocar nas esferas. necessrio que as esferas sejam de mesmo tamanho para o mtodo funcionar?

Vous aimerez peut-être aussi