Vous êtes sur la page 1sur 8

PLANEJAMENTO URBANO DO SCULO XXI: CIDADE PARA O HOMEM OU PARA O VECULO?

Autor: BERTOLUCCI, Liana M. Mayer1 Co-autor: MATHIAS, Allyne Lombardi2 Orientador: DIAS, Solange Irene Smolarek3 Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, PR.

RESUMO Esse artigo tece consideraes a respeito da grande valorizao que se tem dado aos meios de transporte, principalmente aos veculos. As mudanas demogrficas e fsicas que ocorreram nas cidades com o fluxo rural-urbano resultaram num crescimento rpido e desordenado das cidades. A ordenao desse desenvolvimento tem sido um desafio a tcnicos em planejamento e administradores pblicos. Os meios de transporte sempre foram o componente dinmico das cidades, sem o qual elas no se expandiriam em tamanho e produtividade. No se pode discutir o futuro das cidades sem levar em conta o impacto causado pela demanda cada vez maior dos meios de transportes que trafegam por suas vias e os impactos que isso pode causar no desempenho da cidade e na vida das pessoas. PALAVRAS-CHAVE: Transporte. Mobilidade sustentvel. Planejamento urbano.

INTRODUO

O Brasil aumentou sua taxa de urbanizao rapidamente nas ultimas dcadas, passando assim de um pas essencialmente rural para urbano. O crescimento acelerado das cidades levou a uma descentralizao, em parte devido s grandes distncias percorridas pelos habitantes e, em parte, porque esse crescimento trouxe novos costumes e necessidades vida das pessoas. A falta de mercado de trabalho e o descontentamento dos usurios tornaram cada vez mais indispensvel a presena dos meios de locomoo, seja em automveis, nibus coletivos ou transportes de

1 2

Acadmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, aluno de Planejamento Urbano e Regional III em 2006 Acadmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, aluno de Planejamento Urbano e Regional III em 2006 3 Arquiteta e Urbanismo, mestre em Letras, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, orientadora da presente pesquisa.

massa. Pode-se dizer que o transporte individual motorizado um dos principais meios de transportes da atualidade. Ao planejar as cidades deve-se levar em conta um aspecto fundamental: a mobilidade sustentvel, com o objetivo de otimizar o deslocamento e a utilizao do sistema por parte dos usurios. Considerando que a organizao do espao urbano constri uma relao direta quanto ao transporte, importante que haja um planejamento racional.

1. FUNDAMENTAO TERICA 1.1. Breve Histria do Urbanismo

O pensamento urbanstico moderno uma criao especfica do esprito ocidental. com a chegada da Revoluo Industrial que ele se inicia, provocando uma rejeio efetiva das concepes tradicionais da cidade. Dentre as correntes do urbanismo moderno, uma se destaca mais: a chamada corrente progressista. O modelo progressista baseia-se numa concepo de um indivduo humano como tipo padronizado, independente do lugar, do nvel poltico ou do tempo onde est inserido. Setoriza a vida dos seus habitantes em morar, trabalhar, divertir-se e locomover-se. A preocupao com a esttica caracteriza a cidade progressista como cidade espetculo, porm no segue os padres artsticos do passado, submetendo-a apenas s leis de uma geometria natural de inspirao cubista, onde o ortogonismo rege as relaes dos edifcios entre si e com as vias de circulao. A idia central era a de modernidade: a cidade deveria mostrar contemporaneidade em todos os sentidos.

Este planejamento trouxe como resultado um efeito desvitalizante e desurbanizador, j que o automvel passou a ser mais valorizado, aparecendo como o modo de o homem se inserir nesse novo contexto moderno. Projetos que desconheciam o real funcionamento das cidades foram promovidos, seguindo os princpios da Carta de Atenas. Dentro da doutrina da Carta de Atenas, muitas mudanas no contexto urbano foram impostas nas cidades: dividiram-se as cidades em zonas que priorizavam, cada uma delas, uma diferente funo urbana (morar, trabalhar, recrear). Com isso os cidados necessitavam locomover-se de uma zona para outra, de casa ao trabalho. Com esta m interpretao da Carta de Atenas, deu-se importncia acima do necessrio s vias de circulao, especialmente para os automveis. (DIAS,Caio. 2005.) Opondo-se ao modelo progressista da Carta de Atenas surge o modelo culturalista que tenta construir uma cidade mais humana, em sua escala e na forma de relacionar-se de seus moradores. Defende que o agrupamento urbano seja visto no mais a partir da idia do progresso, mas da cultura e, ideologicamente, opondo-se ao industrialismo e definio de necessidades-tipo para um homem-tipo imaginrio. (CHOAY, 2003). Os partidrios do modelo culturalista, inspirados nas cidades medievais, criticam o desaparecimento da antiga unidade orgnica da cidade e a idealizam onde, em seu interior, no haja nenhum trao de geometrismo. Contrapondo-se tambm aos conceitos da Carta de Atenas, temos o modelo do Novo Urbanismo, que tem as razes de sua filosofia na histria dos povoados humanos antes que o modernismo alcanasse hegemonia.

Os projetistas do Novo Urbanismo, ou Urbanismo Sustentvel, esto a favor de comunidades pequenas e densas, com limites definidos e onde exista uma adequada mescla de funes que incorporem espaos de recreao, comerciais, institucionais e de servio, em estreita vinculao com residncias de vrios tipos. As viagens para fora da

vizinhana so minimizadas, reduzindo a dependncia do carro e a contaminao e o consumo de energia que esta gera. As distncias de um lugar a outro poderiam ser percorridas a p, e se podia chegar caminhando at s estaes de transporte pblico (nibus, trens, metrs e outros, segundo o caso), que conectem com outras comunidades similares. Todas estas caractersticas propiciariam o carter nico do lugar e a sensao de pertencimento comunidade do grupo de habitantes que ali convivem. (IRAZBAL, 2006).

1.2.Transportes e Mobilidade Urbana S se pode compreender o fenmeno da valorizao dos meios de transportes na nossa sociedade, se levarmos em conta no s o processo de expanso urbana, mas os fatores que proporcionaram esse processo. De acordo com Ferraz e Espinosa (2004), o planejamento do sistema de transporte deve ser realizado em conjunto com o planejamento urbano, pois necessrio contemplar no planejamento das cidades dois aspectos que afetam diretamente a qualidade de vida da populao: a acessibilidade e a mobilidade sustentvel. O Ministrio das Cidades define mobilidade sustentvel como: o resultado de um conjunto de polticas de transporte e circulao, que visa proporcionar o acesso amplo e democrtico ao espao urbano, atravs da priorizao dos modos no-motorizados e coletivos de transporte de forma efetiva, que no gere segregaes espaciais, socialmente inclusivas e ecologicamente sustentveis. Ou seja: baseado nas pessoas, e no nos veculos. Segundo Solange Dias (2005), planejamento urbano pode ser entendido como a busca do desenvolvimento urbano por meio de aes da administrao pblica e da iniciativa privada, lidando com os processos de produo, estruturao e apropriao do espao urbano. O primeiro componente, portanto, do mecanismo ou do fenmeno que denominamos desenvolvimento o espao (LINDGREN, 1978 apud DIAS, 2005).

A histria do desenvolvimento das cidades est diretamente relacionada evoluo dos meios de transportes que sempre foram, segundo Mumford (1982), o componente dinmico da cidade, sem o qual ela no poderia ter se expandido em tamanho e produtividade, influenciando tanto na sua localizao quanto nas suas caractersticas. Isso pode ser percebido no fato de as primeiras cidades terem surgido beira do mar, pois as embarcaes favoreceram a isso. Em virtude do desejo de aumentar a velocidade e percorrer maiores distncias, o homem passou a utilizar montarias animais, como o cavalo, burro, e camelo. Posteriormente passou a arrastar objetos atrelados pelo solo e, com a inveno da roda, surgiram os veculos que at hoje vm sendo aprimorados cada vez mais. Com a Revoluo Industrial, no sculo XIX, houve o desenvolvimento da estrada de ferro e da navegao a vapor. Depois disso, avies e navios maiores ampliaram o domnio do homem sobre as reas mais distantes. No sculo XX a evoluo automobilstica no parou, especialmente a partir de 1912, quando Henry Ford passou a produzir carros em srie, vendendo-os montados e equipados. Hoje, os veculos automotores, de aerodinmica e formas diversas, por seu barulho e sua quantidade, fazem parte da paisagem urbana e mesmo rural de quase todos os rinces do planeta. (RON, 2002). O transporte a denominao dada ao deslocamento de pessoas e de produtos (FERRAZ et al, 2004), sendo esse chamado de transporte de cargas, e aquele de transporte de passageiros. Portanto, o transporte urbano designa o deslocamento de pessoas e produtos no interior da cidade. O tamanho das cidades determina o modo de locomoo de seus habitantes que varia desde carroas e cavalos nas menores, at metros e nibus articulados nas grandes metrpoles. (FERRAZ et al, 2004).

Formou-se uma separao entre aqueles que tm acesso ao automvel e os que dependem do transporte pblico ou deslocamento a p. A atividade de circular fundamental no aproveitamento do espao urbano. Por essa razo, o planejamento urbano e de transportes deve favorecer a sustentabilidade em seus diferentes modais (a p, bicicleta, veculos e transporte pblico). Verifica-se uma tendncia da priorizao do transporte por veculos privados, originando um movimento de segregao. O transporte pblico de fundamental importncia nas cidades, pois representa o nico modo motorizado e seguro de transportar as pessoas de baixa renda e pessoas que no podem dirigir, como idosos, deficientes e crianas. Alm disso, uma alternativa em substituio do automvel, reduzindo os impactos negativos como poluio, congestionamentos, acidentes de trnsito e desumanizao do espao urbano. Ele proporciona uma ocupao mais racional nas cidades. O transporte individual motorizado um dos principais meios de transportes da atualidade. Apesar da facilidade e privacidade, tem conduzido o homem a utiliz-lo como smbolo de individualismo, conforto e do poder. Com o aumento das barreiras fsicas e alargamento das vias, o uso do automvel se faz cada vez mais presente nas grandes cidades, reduzindo o uso do transporte coletivo bem como a mobilidade urbana por pedestres. Um outro agravante do uso demasiado dos automveis que as pessoas que tm opo so desestimuladas ao uso da bicicleta, de caminhar ou de usufruir o transporte pblico pela falta de condies seguras e pela imagem de pobreza que associada a esses modos de deslocamento. Para conter a demanda de viagens de carro, as cidades tm buscado solues na construo de vias expressas, viadutos, tneis, pontes. Tambm tm investido em melhoria dos sistemas de controle do trfego, sendo possvel controlar os tempos dos semforos e emitir

informaes aos usurios atravs de painis digitais ao longo das vias sobre o trfego e as opes de desvio.

O transporte urbano pode ocasionar impactos negativos sobre o meio ambiente, como poluio sonora, poluio atmosfrica, poluio visual e poluio do solo e das guas. A emisso de vrios tipos de gases e partculas na atmosfera, pelos meios de transporte, contribui para a degradao ambiental e so extremamente prejudiciais a sade. Essa contaminao no ar tambm traz prejuzos para a vegetao devido ao alto poder corrosivo de alguns elementos qumicos. A busca de tecnologias de locomoo menos poluentes e de maior eficincia interminvel. Os projetos de racionalizao e modernizao de sistemas de transporte urbano visam promover a justia social a fim de diminuir a poluio do meio ambiente, bem como os congestionamentos e acidentes de trnsito. (FERRAZ et al, 2004).

Tendo em vista que as pessoas utilizam o carro simplesmente para chegar aos locais desejados, algumas aes podem ser tomadas com o intuito de incentivar o desuso do mesmo: 1) colocar zonas comerciais e residenciais de alta densidade prximos a meios de transporte em massa; 2) melhoria do transporte pblico; 3) incentivo ao desenvolvimento de centros comerciais e de servios nos bairros, tornando a cidade polinucleada e descentralizando as atividades; 4) proibio da circulao de carros nas horas de pico ou durante todo o perodo em determinados dias da semana; 5) pedgios para veculos que trafegam na regio central; 6) incentivo ao compartilhamento do automvel (carona); 7) aumento do preo dos estacionamentos.

2. CONSIDERAES FINAIS Realmente inegvel a importncia de um trnsito rpido e contnuo nas vias de circulao como parte integrante da vida urbana. Porm verifica-se uma priorizao ao transporte de veculos privados, originando um movimento de segregao em relao ao transporte coletivo de massa e mobilidade a p ou por bicicletas. Enquanto os carros tm pistas pavimentadas e

bem cuidadas pelo poder pblico, os pedestres se contentam com faixas de passeio cada vez mais estreitas e rvores, muros e buracos no seu percurso. Por essa razo, o planejamento urbano deve favorecer uma mobilidade sustentvel aos diferentes modais, admitindo iniciativas de incentivo prioridade do ser humano em relao aos veculos. Uma vez que os meios de transportes forem valorizados de forma igualitria tambm ser minimizada a poluio ambiental.

REFERNCIAS CHOAY, Franoise. O Urbanismo. So Paulo: Perspectiva, 2003. DIAS, Caio Smolarek; DIAS, Solange Irene Smolarek; FEIBER, Flvio Natrcio; MUKAI, Hitomi. CASCAVEL, Um espao no Tempo: a histria do planejamento urbano. Cascavel: Sintagma, 2005. DIAS, Solange Irene Smolarek. Apostila de Planejamento Urbano e Regional I. 2005. FERRAZ, Antonio Clvis Coca Pinto; TORRES, Issac Guilhermo Espinosa. Transporte Pblico Urbano. So Carlos: Rima, 2004. IRAZBAL, Clara. Da Carta de Atenas Carta do Novo Urbanismo. Qual seu significado para a Amrica Latina? Vitruvius. Arquitextos. Disponvel em <http://www.cascavel.vitruvius.com.br/aqui textos/arq019/ arq019_03.asp>. Acesso em 15 de Setembro de 2006. MUMFORD, Lewis. A Cidade na Histria: suas origens, desenvolvimento e perspectivas. So Paulo: Martins Fontes, 1982. RON, Ronaldo di. Transportes no Turismo. So Paulo: Manole, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi