Vous êtes sur la page 1sur 15

O Designer Instrucional e os Sistemas de Informao: anlise de um projeto de curso em ambiente virtual

Miguel Carlos Damasco dos Santos Associao educacional Dom Bosco damasco@resenet.com.br

RESUMO
Este artigo apresenta, de forma detalhada, a anlise de um projeto de Design Instrucional para o desenvolvimento e aplicao de um curso, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem atravs da Internet. Inicialmente, o trabalho descreve de maneira sinttica a proposta do curso de Sistemas de Informaes nas Organizaes na modalidade a distncia .O pblico alvo composto por alunos do 3 ano de graduao do curso de Administrao da Faculdade de Cincias Econmicas, Administrativas e da Computao da Associao Educacional Dom Bosco, situada em Resende/RJ. A anlise considera os dados gerais do curso referentes a contexto, cronograma, pblico, contedo, formas de comunicao e interao, alm dos recursos especficos de design a serem utilizados, tais como o mapa de atividades, os modelos de storyboards e a matriz de Design Instrucional para cada atividade de dinmica a ser aplicada. Na anlise do projeto o estudo abrange desde o planejamento do curso virtual, passando pela sua completa execuo e terminando com sua avaliao, mostrando os pontos que podem ser considerados como fortes e fracos para o seu xito. Por fim, nas consideraes finais, faz uma breve reflexo sobre o possvel resultado a ser obtido com a aplicao deste projeto da maneira em que foi concebido e as correes de rumo necessrias ao seu sucesso.

Palavras-chave: Educao a distncia, design instrucional e sistemas de informao.

1. INTRODUO Conforme pode ser evidenciado pelos resultados de diversas pesquisas contemporneas, muitas instituies de ensino incentivadas pelo Ministrio da Educao (MEC), vem implantando a educao a distncia cada vez mais em todos os nveis de ensino, particularmente nos cursos de extenso, de aperfeioamento e de ps-graduao. Com conceito mais atualizado, amparado pelas novas tecnologias da informao e da comunicao (TICs), a educao a distncia aproveita as potencialidades e os recursos disponveis na Internet atravs de ambientes virtuais de aprendizagem que apresentam caractersticas que permitem o emprego de interatividade e de colaborao entre todos os envolvidos no processo de ensino na educao a distncia (EaD).
Educao a distncia o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos esto separados espacial e/ou temporalmente... ensino/aprendizagem onde professores e alunos no esto normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemticas. (MORAN, 2008, s. p.)

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Na equipe multidisciplinar que atua no desenvolvimento de cursos virtuais, o Designer Instrucional (DI) um profissional responsvel para realizar uma mediao pedaggica que envolve os contedos do curso virtual, as tcnicas e as metodologias que devero ser aplicadas, alm das teorias pedaggicas e dos materiais didticos, entre outras atribuies. Este artigo apresenta, de forma seqencial e detalhada uma anlise de um projeto de DI visando o desenvolvimento, a aplicao e a avaliao de um curso virtual referente ao tema Sistemas de Informao nas Organizaes (SIO). Tal curso foi projetado para ser oferecido aos alunos do 3 ano de graduao em Administrao da Faculdade de Cincias Econmicas, Administrativas e da Computao, da Associao Educacional Dom Bosco (AEDB), na cidade de Resende, estado do Rio de Janeiro. A partir da leitura de todos os dados gerais do curso organizados e detalhados pelo DI, tais como o seu contexto, o cronograma, o pblico-alvo, design e desenvolvimento instrucional, o contedo e as formas de comunicao e de interao entre os alunos e com formadores, podemos iniciar a primeira fase da anlise. Devemos considerar, ainda, os seguintes recursos de design especficos do curso: mapa de atividades contendo todas as tarefas a serem realizadas, modelos de storyboards com o detalhamento das atividades para a equipe de EaD, e a matriz de DI das dinmicas a serem aplicadas durante o curso. A anlise de DI examina o projeto considerando as fases de planejamento, execuo e avaliao, procurando os pontos considerados fortes que podem levar ao xito do projeto, e os pontos fracos que devem ser alvos de cuidados redobrados, correes ou mudana de rumos. Por fim, procura fazer, sem a pretenso de esgotar o assunto, uma breve concluso sobre todos os tpicos abordados no projeto, apontando os aspectos considerados positivos e as providncias que devam ser tomadas para minimizar os possveis riscos, alm de apresentar solues para sua continuidade e novas propostas de estudo.

2. PROJETO INSTRUCIONAL RESUMIDO O curso foi organizado para ser aplicado na modalidade optativa, como atividade complementar, no curso de Administrao das Faculdades Dom Bosco, cujo pr-requisito seja a aprovao na disciplina Introduo Informtica. Visando simplificar a citao da Faculdade no decorrer do texto, ser utilizada somente a sigla AEDB para referenci-la. O projeto de DI deste curso foi idealizado pelos professores Eduardo Barrre e Miguel Carlos Damasco dos Santos, coordenador do curso de Sistemas de Informaes e professor da disciplina de Sistemas de Informaes Gerenciais, respectivamente, ambos da AEDB.

2.1. DADOS DO CURSO O objetivo geral do curso apresentar detalhadamente os princpios e as aplicaes dos diversos tipos de sistemas de informao existentes nas organizaes na era da Internet para alunos de graduao em Administrao de Empresas. Os objetivos especficos visam capacitar o aluno a identificar a importncia das informaes nas empresas, sua circulao e utilizao pela a alta administrao, gerentes e supervisores, atravs de simulaes, relatrios impressos e on-line, para as decises estratgicas, tticas e operacionais da organizao. Alm disso, familiarizar o aluno com as

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

ferramentas de tecnologia da informao (TI) empregadas atualmente nas empresas, procurando dar a flexibilidade necessria ao futuro profissional de Administrao. A Tabela 2.1 apresenta as principais caractersticas do pblico-alvo do curso, considerando as orientaes constantes de Franco (2007, s. p.). Tabela 2.1 Informao sobre o pblico-alvo
Caracterstica Alunos Quantidade Faixa etria Grau de escolaridade Motivao Descrio 3 Ano do curso de Administrao da AEDB. Turma com no mximo 40 alunos. A maioria da turma se encontra entre 20 e 30 anos. Cursando o ensino superior. No 3 ano os alunos j conhecem, via professores ou mesmo a sua experincia como estagirio ou profissional na rea, a importncia dos sistemas de informaes na administrao de uma organizao. Ter cursado a disciplina de Introduo Informtica do 1 ano. O curso atual no tem alunos portadores de necessidades especiais: visuais, auditivas, motoras, ou de qualquer outro tipo. Todos os alunos so brasileiros. Os alunos, em decorrncia da disciplina da rea de informtica j cursada, devem ter bom domnio do computador, da Internet, de chats, e-mail, fruns e conhecimentos bsicos de multimdia. Os alunos precisam ter acesso ao computador com Internet, chat, frum, e-mail, alm do pacote de aplicativos de escritrio. Em casa ou nos laboratrios de informtica da AEDB, onde as condies so adequadas ao estudo. Domnio no uso do computador, navegadores, ferramentas de email, Chat e frum, propiciado pela disciplina Informtica O aluno deve reservar pelo menos duas horas semanais para a realizao das atividades do curso. Por e-mail, frum e chat, mas principalmente presencialmente, pois eles cursam outras disciplinas presenciais, o que facilita o contato. A comunicao se dar atravs do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, mas como o professor tambm leciona disciplinas presenciais, o contato pessoal acabar acontecendo naturalmente. Atravs de e-mail e principalmente em reunies presenciais durante as horas de dedicao da equipe para com a IES. A maioria dos alunos usurio de algum tipo de Sistema de Informao na organizao em que trabalha ou realiza estgio supervisionado. Os alunos devem identificar a importncia das informaes nas empresas, sua circulao e utilizao pela alta administrao, atravs de simulaes, relatrios impressos e on-line, para as decises estratgicas, tticas e operacionais da organizao.

Conhecimento prvio Portadores de necessidades especiais Procedncia Familiaridade com mdias Suporte necessrio Local de atuao Fluncia tecnolgica Dedicao Comunicao entre o grupo Comunicao com professores e tutores Comunicao entre a equipe tcnica Desempenho atual

Desempenho esperado

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Conforme Barrre (2008), durante as 20 semanas de aula, os alunos tero 20 aulas, uma a cada semana, realizando atividades correspondentes a 2 horas semanais, ou seja, 40 horas de curso. Neste perodo ser desenvolvida a seguinte ementa, dividida em 4 mdulos: Os Sistemas de Informao e as Estratgias Competitivas; Fundamentos de Tecnologia da Informao; Sistemas de Informao nas Empresas e Os Sistemas de E-business e os Desafios Gerenciais. Vale destacar que estas 20 semanas no contemplam a apresentao do ambiente que realizada pelo professor Pedro Ramirez, coordenador de EaD da instituio. O custo do projeto envolve o pagamento do designer instrucional, do professor conteudista, do revisor e de tutores, conforme a demanda da disciplina. O DI e o professor conteudista tm uma dedicao de 2 horas/aula por semana cada um. J o revisor possui uma dedicao de 10 horas/aula por semana, mas no se dedica somente a este curso. Os custos com infra-estrutura de laboratrio de informtica, do ambiente virtual, do webmaster e do professor responsvel pelo projeto de EaD na AEDB no foram repassados pela Direo da instituio por serem considerados sigilosos e estratgicos para as pretenses a curto e mdio prazos. A idia utilizar para o curso o mesmo padro de valores cobrados para as disciplinas virtuais em andamento, R$ 40,00 (quarenta reais) por ms. Alguns dados sobre o oramento encontram-se na Tabela 2.2: Tabela 2.2 - Oramento do curso
Mensalidade do curso R$ 40,00 Funo Quantidade de alunos 40 Valor a Receber Nmero de meses 5 Valor a Pagar Valor mdio Horas da hora mensais R$ 36,00 8 R$ 40,00 8 R$ 24,00 8 Total a receber R$ 8.000,00 Total a pagar R$ 1.440,00 R$ 1.200,00 R$ 960,00

Quantidade de Valor profissionais mensal DI 1 R$ 288,00 Professor/Tutor 1 R$ 240,00 Revisor 1 R$ 192,00 Coordenador EaD 1 No divulgados Webmaster 1 Total de valores a pagar no curso (sem os dados no divulgados) R$ 4.400,00 Lucro presumido

R$ 3.600,00

Como as disciplinas do curso de graduao so lecionadas durante o ano letivo, a possibilidade de implantao do curso proposto seria para o ano de 2010, entre os meses de fevereiro e julho. Este fato propicia um perodo de planejamento, desenvolvimento e divulgao de aproximadamente sete meses. A Tabela 2.3 apresenta o cronograma a ser cumprido, no qual, os nmeros de 1 a 6 representam os meses entre julho a dezembro de 2009 e os nmeros de 7 a 14 os meses entre janeiro e agosto de 2010. Tabela 2.3 Cronograma do curso de Sistemas de Informao nas Organizaes
Perodos e Atividades Planejamento Desenvolvimento Divulgao Execuo Anlise
2009 1 2 3 4 5 6 7 8 9 2010 10 11 12 13 14

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

No que diz respeito s teorias de aprendizagem, podemos considerar que no projeto do referido curso, o DI mostra preocupao constante com a interatividade, participao ativa e colaborativa entre os alunos. Em muitos cursos presenciais, os professores ainda so os detentores do saber e os transmitem para os alunos. Este tipo de aprendizagem pode se prender mais para a teoria Behaviorista, na qual a aprendizagem um processo de armazenamento de informaes. O aluno no agente de sua aprendizagem, no constri seu conhecimento e um ser passivo, podendo ser visto como objeto.
Para a escolha do ambiente de aprendizagem acima citado, foi considerado que num curso de modalidade no presencial nos dias atuais, cresce de importncia a ao dos alunos, os quais devem participar ativamente da construo do seu prprio conhecimento com informaes, experincias e colaborao. O ambiente virtual de aprendizagem da AEDB utilizado at ento no possua ferramentas com potencialidades para que o curso seja conduzido por outras teorias pedaggicas mais participativas e interativas, tais como a Construtivista, a Cognitivista e a Sciointeracionista. (SANTOS, 2008, p. 22)

Durante a realizao do curso os alunos realizaro as atividades avaliativas previstas e duas provas presenciais, que correspondem a 60% da nota total. Essas avaliaes seguem as recomendaes de Oliveira (2005), que refora a idia de que a avaliao da aprendizagem deve objetivar mais do que prover uma nota, um juzo definitivo e esttico. Ela deve ser analisada, criticada e planejada para atingir todos os objetivos do curso. As avaliaes aplicadas no curso so dos tipos: Somativa: nas provas presenciais em questes avaliativas de mltipla escolha; Formativa: fruns de discusso, chats, na resoluo de problemas e de exerccios; e Diagnstica: nas provas presenciais, que permite diagnosticar e identificar qual o nvel do conhecimento do aluno possui a respeito de certo contedo.

2.2. RECURSOS DE DESIGN INSTRUCIONAL Este item apresenta alguns recursos de design que facilitam o entendimento de forma geral e abrangente do curso, desde o seu planejamento at a sua avaliao, por parte de todos os profissionais da equipe multidisciplinar de EaD virtual envolvidos no processo. O primeiro recurso apresentado o Mapa de Atividades cujo modelo do Mdulo 1 est na Tabela 2.4, que d uma idia do planejamento de todas as atividades previstas durante o curso, sejam elas tericas ou prticas, indicando a ferramenta do ambiente virtual que deve ser empregada a cada momento. Tabela 2.4 Mapa de Atividades do Mdulo 1
Aula/ Semana (perodo) Sub-unidades (Sub-temas) Objetivos especficos Atividades tericas e recursos/ferramentas de EaD Atv 01 Apresentao do filme: Introduo ao Mdulo 1. Recurso Ferramenta Leituras. Atv 03 Leitura do texto Conceitos bsicos: tecnologias e sistemas de informao. Recurso Ferramenta Material de Apoio. Atividades prticas e recursos/ferramentas de EaD Atv 02 Simulado 1: Avaliao Diagnstica 1. Atv 04 Fazer o Exerccio 01: Conceitos sobre Sistemas de Informao (SI). Atv 05 Fruns de discusso: Qual a importncia dos SI para as empresas?

Assunto 1: Aula 01 Conceitos 02/03 a bsicos sobre 06/03 Sistemas de Informao (SI)

- Apresentar os conceitos de sistemas, dados e informaes. - Conhecer a importncia dos SI.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia Continuao da Tabela 2.4 Mapa de Atividades do Mdulo 1
- Estudar os Aula 02 Assunto 2: recursos dos SI. 09/03 a Componentes de - Identificar as 13/03 um SI. atividades dos SI. Atv 06 Leitura do texto Componentes de um SI. Recurso Ferramenta Material de Apoio. Atv 07 Fazer o Exerccio 02: Recursos e Atividades. Atv 08 Identificar no texto os componentes de um SI e disponibilizar a resposta no Portflio Individual: Componentes de um SI.

Aula 03 Assunto 3: 16/03 a Aplicaes dos 20/03 SI nas Empresas.

- Estudar os tipos de SI empregados. - Conhecer as tendncias em SI. - Conhecer as foras competitivas e as aes estratgicas. - Diferenciar processos de reengenharia e de qualidade total. - Descrever uma empresa geradora do conhecimento.

Atv 09 Leitura do texto Aplicaes dos SI. Recurso Ferramenta Material de apoio.

Atv 10 Montagem dos grupos na ferramenta Grupos. Atv 11 Identificar no texto os SI e disponibilizar a resposta no Portflio do Grupo: Tipos de SI.

Aula 04 Assunto 4: 23/03 a Vantagem 27/03 Estratgica.

Atv 12 Leitura do texto: Vantagem Competitiva. Recurso. Ferramenta Material de Apoio. Atv 14 Texto com Animao: Conhecimento Organizacional. Recurso Ferramenta Leituras.

Atv 13 Fazer o Exerccio 03: Aes Estratgicas. Atv 15 Mural: Gesto do Conhecimento.

A seguir, a figura 2.1 apresenta um storyboard que segue o modelo completo, segundo Filatro (2008, p. 62-3), que um recurso que complementa o Mapa de Atividades na forma de um esboo grfico, mostrando a seqncia das atividades que os alunos iro percorrer em cada aula para a realizao das tarefas solicitadas, orientando a equipe de produo.

Figura 2.1 Storyboard da Aula 6 do Mdulo 2

Por fim, na tabela 2.5, apresentado o recurso Matriz de Design Instrucional, que utilizado para indicar com detalhes as atividades dinmicas individuais e/ou em grupo transpostas de um curso presencial para um ambiente virtual. Esta matriz deve indicar a aula a ser executada, os seus objetivos, a produo dos alunos e os critrios de avaliao.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia Tabela 2.5 Matriz de DI da Primeira Dinmica Seminrio
Identificao da Atividade Descrio/proposta da dinmica M2 Aula 07 Atividade 04: Seminrio A turma ser dividida em 6 grupos e os temas distribudos da seguinte forma: 2 grupos com as tecnologias de entrada, 2 com as de sada e 2 com as de armazenamento. Cada grupo dever: - pesquisar na Internet o tema proposto, preencher a ficha com os pedidos e compartilhar com a turma; - comentar o trabalho do grupo que receber o mesmo tema, analisando as seguintes idias: as bem posicionadas, as mal posicionadas, as que devam ser mais bem explicadas ou refutadas. M2 Aula 07 Atividade 04: Seminrio Identificar as tecnologias de entrada, as de sada e as de armazenamento. Apresentao de perifricos mais recentes empregados nos sistemas de computador; coerncias nas respostas; colocao das referncias da Internet; e realizao da atividade dentro do prazo. Grupo. de 13/04 a 19/04 (1 semana) Material de Apoio. Portiflio de Grupos. Atv 03 Leitura do texto: Sistema de Computador. Recurso Apostila: Ferramenta Material de Apoio. 1) O grupo responder os pedidos preenchendo uma ficha disponibilizada para a atividade e colocar a resposta num item novo no seu portiflio, totalmente compartilhado e associado avaliao. 2) O grupo deve usar o recurso Comentar para analisar a resposta de outro grupo cujo tema seja coincidente com o seu. A atividade ser comentada e avaliada no mximo em 7 (sete) dias aps o trmino do prazo. O comentrio ser feito no prprio item do Portiflio do Grupo. O resultado deve ser disponibilizado na ferramenta Avaliaes.

Identificao da Atividade Objetivo(s) Critrios / avaliao

Tipo de interao Prazo Ferramenta Contedo(s) de apoio e complementares Produo dos alunos / avaliao

Feedback

Aps a apresentao sinttica do curso, este artigo passa a fazer a anlise do seu planejamento, execuo e avaliao, buscando levantar os seus pontos fracos e fortes.

3. ANLISE DO PROJETO DE DI Este item do artigo analisa criticamente o projeto do curso de Sistemas de Informao nas Organizaes, apresentado anteriormente, a ser aplicado na forma de EaD virtual. Para tal, levanta todos os fatores positivos que merecem destaque para o xito do curso, seus diferenciais, alm de identificar seus possveis riscos potenciais e as solues propostas. Com o intuito de facilitar a abordagem acima descrita, a anlise foi feita de maneira separada para cada fase do projeto: planejamento, execuo e avaliao. No planejamento do curso, perodo de julho a dezembro de 2009, a anlise procura detalhar o desenvolvimento do projeto considerando diversos aspectos importantes na sua preparao e sua insero no ambiente Moodle, que servem de base slida para o sucesso do curso.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Na fase de execuo, de fevereiro a julho de 2010, durante a aplicao do projeto propriamente dito, a anlise busca pormenorizar a participao e motivao dos alunos no ambiente virtual, as questes de interao e de comunicao, a construo do conhecimento e a avaliao da aprendizagem, alm do acompanhamento de todas as atividades previstas atravs da ao da equipe responsvel pela de EaD. Por fim, a anlise da avaliao, fase que se desenvolver nos meses de julho e agosto de 2010, leva em conta os pontos considerados fortes e fracos que tenham surgido durante o processo de aplicao do curso, tais como a vivncia e experincia adquirida pela equipe multidisciplinar do projeto, a opinio dos alunos sobre a qualidade do curso e a viabilidade de continuao do projeto nos anos seguintes com novas orientaes e/ou correes de rumo.

3.1. FASE DE PLANEJAMENTO A fase de planejamento pode ser considerada como a mais importante, j que requere um estudo detalhado de todas as questes que envolvem o projeto e direciona todo o trabalho para a consecuo dos objetivos a serem alcanados. O curso foi planejado considerando diversas questes que merecem reflexo cuidadosa, na busca pela qualidade necessria que garanta a sua aplicao com o sucesso pretendido por toda equipe multidisciplinar de EaD. O projeto prev sua aplicao de forma optativa, como complemento disciplina Sistemas de Informaes Gerenciais, observando que a formao e o conhecimento necessrios no mundo atual, em rpidas transformaes e avanos tecnolgicos, no se esgotam em sala de aula, fazendo com que novas competncias e habilidades sejam requeridas a cada dia atravs de estudos e educao continuada ao longo da vida. Como motivao para o pblico alvo, o coordenador do curso de Administrao j utiliza o sistema de Atividade Acadmica Complementar Curricular (AACC) como forma de pontuao em horas durante os 4 anos da graduao. O aluno deve cumprir o total de 100 horas durante sua formao em atividades complementares diversas pr-estabelecidas e outras que podem ser acrescentadas, de acordo com critrios propostos para aprovao por parte da coordenao. O projeto apresentado est enquadrado nessa categoria, conforme prev o regimento interno do curso, com a previso do aluno integralizar as 40 horas no seu portiflio. O curso est planejado considerando que o aluno j possui as habilidades e os prrequisitos necessrios para a matrcula, tendo em vista que j cursou no 1 ano a disciplina Introduo Informtica, ocasio em que teve aprendizado sobre sistema operacional, editor de texto, planilha eletrnica, programa de apresentao, Internet e multimdia. A AEDB dispe de laboratrios de informtica disposio dos alunos com acesso rede mundial de computadores, inclusive nos finais de semana.
(...) definir quem so os destinatrios de um projeto em particular e quais so seus interesses, suas preocupaes, suas dificuldades tarefa que envolve no apenas as equipes de concepo e produo do material, mas tambm tutores com experincia no campo especialmente relevante no momento de refletir sobre quais so as capacidades ou os conhecimentos que se espera desenvolver e, por conseguinte, como conceber uma estratgia de comunicao adequada a suas demandas, as suas necessidades e aos seus propsitos. (LITWIN, 2001, p. 78).

Quanto a comparao entre oferta e demanda, esta anlise verificou que existem 2 turmas de 47 alunos, cada uma delas, no atual 2 ano de Administrao nas faculdades Dom Bosco. Sero oferecidas 40 vagas para matrcula aos alunos do 3 ano de 2010, e caso ocorram sobras, as vagas restantes podero ser oferecidas aos alunos do 4 ano.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Estando no 3 ano da graduao, os alunos j esto realizando estgio supervisionado em empresas da regio, mantendo contato com qualquer tipo de sistema de informao, e em sua maioria j realizaram algum curso virtual, pois a instituio de ensino j vem disponibilizando cursos no presenciais em algumas de suas disciplinas. Alm disso, foi realizada uma pesquisa na regio Sul Fluminense e na Internet e no foi encontrado, at o presente momento, nenhum curso virtual de possveis concorrentes com o embasamento terico-prtico proposto e com o mesmo propsito deste projeto. No planejamento das aulas foram propostas atividades empregando as mais diversas ferramentas e mdias, buscando a motivao do aluno e a abrangncia de potencialidades que o ambiente virtual proporciona. Existem vdeos, textos, sons, imagens, alm de jogos mais conhecidos. Atividades sncronas e assncronas de comunicao, dinmicas individuais e em grupo tambm faro parte do processo de aprendizado. Segundo o planejamento, o curso empregar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que possui as ferramentas necessrias para o desenvolvimento de tarefas que possibilitam a aprendizagem colaborativa, a interatividade entre os alunos e com os formadores. O ambiente selecionado apresenta uma possibilidade bem maior de sucesso no emprego das teorias de aprendizagem mais modernas como a Construtivista, a Cognitivista e a Scio-interacionista. A idia primordial do projeto que o aluno no deve aprender como um ser passivo como na teoria behaviorista. Ele deve ser reflexivo e crtico, um sujeito ativo de sua aprendizagem, participante de pesquisas, inferindo e testando hipteses, interagindo com os demais educandos na construo do seu conhecimento atravs do aprender a aprender, trazendo sua bagagem scio-cultural.
O uso inovador da tecnologia aplicado educao, e mais especificamente, educao a distncia deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento. (...) O conhecimento o que cada sujeito constri - individual e coletivamente - como produto do processamento, da interpretao, da compreenso da informao. , portanto, o significado que atribumos realidade e como o contextualizamos. (SEED/MEC, 2008, p. 9)

Um detalhe analisado que a equipe multidisciplinar da AEDB, sob a coordenao do professor Pedro Ramirez no est habituada a aplicar este tipo de curso, pois todos os outros cursos em andamento se referem a disciplinas que fazem parte dos currculos escolares das faculdades Dom Bosco, seja para atender a porcentagem de 20% autorizadas pelo MEC, seja para melhorar o aprendizado em disciplinas com maior quantidade de alunos que esto na situao de dependncia em matrias do ano anterior. Outro ponto muito importante e que deve ser considerado foi a migrao do ambiente virtual da AEDB para a plataforma Moodle que foi iniciada no primeiro semestre do corrente ano. A utilizao deste projeto est prevista no novo ambiente a partir de fevereiro prximo. O treinamento de pessoal vem se desenvolvendo para que todos utilizem a nova plataforma ainda em 2009, tanto para este projeto como nos demais cursos em andamento e que devem continuar no prximo ano. As questes de tecnologia e de suporte de infra-estrutura, tanto de hardware quanto de software, merecem uma anlise especial, pois com a migrao de ambiente de aprendizagem e a possibilidade de criao de novos cursos com outras finalidades, tal como este projeto, requer novas formas de trabalho, conhecimentos atualizados e testes diversos para que no haja surpresas durante sua implementao.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

10

A sada ou substituio de qualquer membro de uma equipe de EaD, que ainda no solidificou uma bagagem de experincia ou conhecimento anterior consolidado sobre o desenvolvimento de um curso virtual numa plataforma que ainda est sendo testada pelos profissionais envolvidos no processo, pode comprometer o projeto. Quanto ao risco financeiro, o curso estar coberto, em parte, pelo sistema de EaD da AEDB, que j executa esta atividade em outras disciplinas com emprego da mesma equipe de informtica e pedaggica. Este projeto faz uma previso de um valor mensal de R$ 40,00 para cada aluno matriculado, ou seja, o mesmo preo cobrado nas demais disciplinas virtuais. Este valor arrecadado cobrir os gastos decorrentes, entre eles, o acrscimo de tempo a ser disponibilizado pelo DI, tutor e revisor. Vale ressaltar que a instituio pretende investir para ganhar maior experincia profissional em cursos virtuais, pois almeja oferecer, num futuro prximo, cursos de extenso para a comunidade local e ex-alunos.

3.2. FASE DE EXECUO Durante a aplicao deste projeto os alunos podero acessar o ambiente virtual de sua residncia, local de trabalho e dos laboratrios de informtica da AEDB, sendo este ltimo considerado o local mais apropriado por ser um ambiente propcio para estudos, pesquisas e atividades de ensino diversas. A equipe multidisciplinar, principalmente professores e tutores, devero procurar a motivao constante do aluno, verificando o andamento das atividades, participao nos fruns de discusso, bate papo e correio, alm do fiel cumprimento de prazos. Nesta fase do projeto, o curso agregar valor a aspectos ligados afetividade no acompanhamento do aluno, com avisos sobre vencimento de atividades, lembretes diversos, respostas em curtos espaos de tempo s questes por ele levantadas, estimulando seu progresso e no o desamparando no cotidiano do seu aprendizado.
As estratgias interacionais estabelecem relaes intersubjetivas geradoras de efeitos de sentido tais como aproximao, cumplicidade, confiabilidade etc. e podem auxiliar o professor a garantir o envolvimento do aluno no ambiente virtual. (CRESCITELLI e CAMPOS, 2008, p. 11)

A comunicao com os alunos ocorrer de variadas maneiras, tanto na forma sncrona, como principalmente na forma assncrona, proporcionando grande interatividade no ambiente virtual pelo emprego das diversas ferramentas do Moodle, tais como Chat, Correio, Fruns, entre outras, na busca constante da interao entre alunos e com tutores. A turma a ser oferecida a matrcula j conhece o professor e seu mtodo de ensino na aula presencial e vai ter encontro frequente com ele na instituio, o que pode ajudar a sanar dvidas que por ventura existam. Isto pode ser encarado como uma vantagem, mas como o curso no presencial, a maioria das questes deve ser apresentada e solucionada no ambiente virtual. A anlise do mapa de atividades completo do curso, mostra que os tempos destinados a cada aula e cada atividade so suficientes para a aplicao do projeto, desde que os prazos sejam cumpridos risca pelos profissionais envolvidos em todo o processo. As avaliaes devem seguir o cronograma para que o aluno acompanhe o seu desenvolvimento e as correes de rumo necessrias ao aprendizado. O curso contempla os trs tipos de avaliao para mensurar o aprendizado do aluno: diagnstica, formativa e somativa. A avaliao diagnstica no incio de cada mdulo possibilita identificar o conhecimento que o educando j tem sobre o contedo que ser

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

11

estudado. Para acompanhar a assimilao do aluno no cotidiano do curso sobre o assunto que est sendo abordado naquele mdulo, as atividades em fruns, chats, exerccios, trabalhos enviados pelo aluno, indicam a aplicao da avaliao formativa. No final de cada mdulo se dar a avaliao somativa com exerccios diversos ou no encontro presencial com a aplicao de uma prova para medir o grau de aprendizado obtido pelo aluno no contexto geral. Outras avaliaes podem ser empregadas atravs da ferramenta Relatrios, na qual ficam registrados todos os acessos feitos pelo aluno no ambiente Moodle, que ferramentas ele utilizou, tempo de permanncia em cada uma delas e a freqncia de entrada.
Na educao a distncia, o modelo de avaliao da aprendizagem deve ajudar o estudante a desenvolver graus mais complexos de competncias cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcanar os objetivos propostos. Para tanto, esta avaliao deve comportar um processo contnuo, para verificar constantemente o progresso dos estudantes e estimul-los a serem ativos na construo do conhecimento. Desse modo, devem ser articulados mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades na aprendizagem e san-las ainda durante o processo de ensinoaprendizagem. (SEED/MEC, 2008, p. 16)

Quanto perspectiva de vida do curso ou desatualizao tecnolgica, esta anlise se detm na importncia do assunto para os alunos de um curso de graduao em Administrao, considerando que um tema bastante explorado hoje no meio empresarial, pelo emprego cada vez mais macio da tecnologia nas organizaes no intuito de melhor administrar o fluxo de informao para apoio s operaes, apoio s decises e obteno de uma vantagem competitiva frente concorrncia. Existe a previso do curso receber uma atualizao de contedo a cada ano em que for aplicado para acompanhar o contexto do desenvolvimento tecnolgico e o ritmo de transformaes das empresas transnacionais. Esta anlise permite verificar que a questo mais importante, assim como na fase de planejamento, que a possibilidade de substituio de qualquer membro da equipe durante a execuo do curso pode ser considerado um risco ao sucesso do projeto. Pela importncia de cada integrante da equipe multidisciplinar, uma ruptura repentina pode criar danos ao projeto caso no se conhea as atribuies dos demais profissionais numa eventualidade qualquer.
Cada um destes especialistas com atribuies definidas so conhecedores das demais atividades desenvolvidas pela Equipe Multidisciplinar. Neste cenrio podemos vislumbrar que, seriedade de propsitos, responsabilidade, capacidade tcnica e comprometimento de gestores e professores, na oferta de cursos/disciplinas na modalidade a distncia so necessrias para que esta educao seja de qualidade. (SILVA, 2008, p. 2)

Em caso de substituio, a equipe deve priorizar pessoas que j tenham realizado os cursos de capacitao para o ambiente virtual e/ou para os suportes de hardware. Tais cursos se desenvolvem na instituio, sob a responsabilidade do professor Pedro Ramirez, que tambm prepara os professores da instituio em conteudistas e tutores de EaD.

3.3. FASE DE AVALIAO Um membro da equipe de EaD da Dom Bosco, participa tambm de uma Comisso Prpria de Avaliao (CPA), que atualmente vem fazendo pesquisas, anotaes e banco de dados durante a execuo de seus cursos visando uma preparao para a fase de avaliao, o que facilita a anlise sobre o xito alcanado ou no, pelos seus cursos virtuais, e

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

12

apresentando as orientaes necessrias para as mudanas de rumo, se for o caso. Este projeto est inserido neste contexto. Ao trmino do curso, aps 40 horas de aulas, alm das aulas do mdulo inicial destinado apresentao do ambiente virtual Moodle, o curso entrar na fase de avaliao, para levantar as variveis de sucesso e os problemas encontrados, com a finalidade de estudar sobre a possibilidade de continuidade do projeto e as mudanas necessrias. Durante os meses de julho e agosto de 2010, debruados nos diversos dados coletados antes, depois e principalmente durante a execuo do curso, toda a equipe participa de uma anlise minuciosa sobre a qualidade do curso, com imparcialidade, buscando melhorias significativas para a continuidade do projeto. A primeira anlise faz referncia ao preenchimento por parte dos alunos dos questionrios que foram aplicados no final de cada mdulo, cujo objetivo levantar de maneira quantitativa as respostas obtidas nas perguntas fechadas, e de maneira qualitativa as respostas das perguntas abertas. Para tal, so empregadas planilhas e grficos que apresentam a opinio dos alunos sobre os mais diversos quesitos. Sero, tambm, objetos de reflexo os itens referentes comparao entre a oferta e a demanda no mercado no incio do projeto, alm do estudo sobre as questes motivadoras das evases ocorridas durante sua execuo. Como o coordenador do curso e o professor j conhecem o perfil do aluno em sala de aula presencial, cabe aqui traar o perfil do mesmo aluno no ambiente virtual, para ter condies de oferecer o curso em melhores condies no ano seguinte, considerando, ainda, os diversos fatores aqui listados. A motivao dos alunos durante o curso pode ser medida pela sua participao ou freqncia, os trabalhos desenvolvidos e as notas obtidas. Suas crticas colocadas no questionrio devem ser analisadas para saber se so frutos de problemas isolados ou atingiram a turma em sua maioria. A fase de avaliao propicia a anlise do projeto como um todo, partindo do seu planejamento, procurando verificar a integrao de todos os envolvidos no processo, desde a equipe de profissionais, o ambiente virtual de aprendizagem, a infra-estrutura tecnolgica, as teorias pedaggicas, passando pelo contedo abordado e chegando at o pblico-alvo.
(...) necessrio se torna que cada um de seus membros tenha conhecimento e identificao com todos os aspectos, gerais ou especficos, de todas as outras equipes do programa. Assim, se pretendemos realmente assessorar e acompanhar todo o processo de construo do conhecimento de cada aluno, urge que saibamos, o mximo possvel, das discusses e decises sobre todos os aspectos do curso que ele faz... (PAIVA et al, 2008, s. p.)

A equipe multidisciplinar de EaD tem condies de fazer uma anlise tcnica criteriosa dos recursos tecnolgicos empregados, seja de hardware, principalmente a rede de computadores e seu servidor, ou de software, assim como dos profissionais envolvidos. Com isso, pode levantar as necessidades de contratao de profissionais, mais treinamentos de recursos humanos para o ambiente virtual de aprendizagem e/ou suportes de rede e os recursos financeiros decorrentes. Na fase de avaliao, as tcnicas e mtodos pedaggicos utilizados durante a execuo do curso so analisados pelos educadores diretamente ligados ao projeto, visando questionar como foi sua aplicao didtico-pedaggica na fase de execuo do curso e a sua relao com a aprendizagem. A questo principal saber se as teorias pedaggicas utilizadas no curso auxiliaram o aluno a construir o seu conhecimento.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

13

Assim, a explorao do ciberespao por meio de cursos multimdia difundidos pela rede internet em muitos casos leva o estudante a uma formao mais autnoma, favorecendo o desenvolvimento de habilidades ligadas pesquisa e ao tratamento da informao, conduzindo-o em direo a recursos humanos e materiais mltiplos e proporcionando-lhe uma latitude maior no nvel da gesto do seu tempo de aprendizagem e da seleo de objetos de aprendizagem. (LOISELLE, 2002, p. 113)

Por ltimo, mas no menos importante, o projeto prev uma avaliao da obsolescncia do curso em relao ao contexto tecnolgico em que se encontra, buscando uma constante atualizao de contedo, alm de uma pesquisa sobre a possibilidade de concorrncia com outros cursos.

4. CONSIDERAES FINAIS Este artigo analisou um projeto de Design Instrucional para o desenvolvimento do curso virtual Sistemas de Informao nas Organizaes, para alunos do curso de graduao em Administrao da AEDB, procurando levantar os aspectos mais relevantes, principalmente sobre a equipe multidisciplinar envolvida, o pblico-alvo, a infra-estrutura tecnolgica, o ambiente virtual de aprendizagem e as teorias pedaggicas, entre outros. O referido projeto, desde o seu criterioso planejamento, sua proposta de execuo e a previso de avaliao do resultado obtido, mostra uma preocupao com diversas questes importantes que conduzem para muitos pontos fortes para o seu sucesso, e para alguns pontos fracos que podem por em risco o desenvolvimento do curso. De maneira geral, a anlise realizada sobre os fatores relacionados neste trabalho referentes ao pblico-alvo, tais como perfil, acessibilidade, habilidades requeridas e o fato de conhecer o professor conteudista, permite enquadrar este aspecto como um ponto forte do projeto. Destaca-se o fato de que o curso optativo e complementar ao currculo acadmico, abrangendo tema relevante e contextualizado para a formao dos graduandos em Administrao, no havendo disparidade entre oferta e demanda. Alm disso, o atual aluno de Administrao, desde o 1 ano, j vem procurando cursos e atividades extracurriculares buscando adicionar horas complementares necessrias para a sua formao profissional, conforme prev o regimento do seu curso. A migrao do ambiente de EaD/AEDB para o Moodle foi um ponto que minimizou as possibilidades de risco para o xito do projeto. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado at ento pela citada instituio para cursos pela Internet no contemplava as ferramentas necessrias para a execuo do curso nos moldes como este se encontra projetado. Agora que a migrao foi realizada, o projeto ressalta a existncia de tempo suficiente para os testes de implantao para que seja empregado em 2010. O ambiente Moodle foi considerado como bastante adequado para que os alunos sejam contemplados durante o curso com as teorias pedaggicas voltadas para a interatividade, aprendizado colaborativo, motivao e construo do conhecimento, sempre com uma participao ativa, deixando de ser mero recebedor de informao. Um fator positivo que as teorias de aprendizagem Cognitivista, Construcionista e Scio-interacionista esto previstas neste projeto para serem aplicadas durante as aulas, englobando de forma concreta a expectativa pedaggica pretendida. No que concerne aos integrantes da equipe de EaD, a anlise permite concluir que os seus desafios so maiores desde j, pois no esto ainda acostumados com este tipo de curso, somente com cursos curriculares da instituio, alm do que tero maior tempo de dedicao,

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

14

pois esto, como vimos, concluindo a mudana do ambiente e participando dos treinamentos necessrios, sem paralisar os demais cursos em andamento. O rompimento ou substituio de qualquer membro da citada equipe, antes ou durante a execuo do curso uma questo que a anlise destacou como um ponto fraco e conseqentemente, tambm de risco ao desenvolvimento do projeto. A aplicao de cursos e treinamentos para o pessoal da instituio de ensino, como vem sendo realizada at ento, deve ser ampliada, tanto em quantidade como em amplitude de funes multidisciplinares, para que o risco diminua ou seja monitorado. Quanto infra-estrutura tecnolgica, a instituio j tem aplicado cursos a distncia para seus alunos e professores, com aparato tecnolgico condizente, tanto em hardware quanto em software, e tem procurado criar uma base de conhecimento e experincia profissional para ampliar a oferta de cursos virtuais para a comunidade. Apesar dos recursos financeiros disponibilizados no terem sido divulgados pela AEDB para a montagem de outros cursos, por questes de sigilo e segurana, este projeto prev a cobrana de R$ 40,00 mensais para cada aluno matriculado, o mesmo valor das demais disciplinas virtuais, para cobrir os gastos, principalmente com pessoal. Os demais investimentos necessrios esto garantidos pela oportunidade da instituio agregar valor a seu projeto comunitrio. Para a continuidade do projeto em anos seguintes, alm das avaliaes previstas para sua melhoria operacional, deve haver por parte do professor conteudista um acompanhamento constante do ritmo das evolues tecnolgicas e a sua utilizao pelas organizaes na gesto do fluxo de informaes empresariais, para que sejam feitas as atualizaes de contedo, sempre que necessrio, buscando diminuir a possibilidade de um risco de sua obsolescncia. Fazendo-se um resumo do acima exposto, podem ser considerados como as mais importantes questes de possveis risco ou insucesso do curso os seguintes itens: problemas de adaptao completa no ambiente de aprendizagem Moodle, rompimento ou substituio de um membro da equipe multidisciplinar e obsolescncia do contedo caso no haja acompanhamento da evoluo tecnolgica nas organizaes. J como diferenciais positivos do projeto, alm do seu detalhamento minucioso, podem ser citados: o pblico-alvo, seus pr-requisitos e pontuao como atividade complementar, o preo, a infra-estrutura tecnolgica da instituio, a base de conhecimento dos profissionais envolvidos e o emprego de modernas teorias pedaggicas. Porm, muito embora existam mais pontos positivos do que negativos no projeto do curso Sistemas de Informao nas Organizaes, vale ressaltar que muito trabalho ainda deve ser realizado para que o projeto seja concretizado conforme consta de seu planejamento. Somente depois que poderemos garantir que todo o saber absorvido durante o seu desenvolvimento estar sendo utilizado para ampliar horizontes profissionais, disseminando mais cultura tecnolgica em benefcio da sociedade. Por fim, esta anlise indica que os riscos que se apresentam para o possvel insucesso do projeto podem ser minimizados caso todas as providncias citadas anteriormente sejam cumpridas a contento. A anlise completa deste projeto de DI de forma minuciosa, nos leva concluso, salvo melhor juzo, que com as devidas correes de rumo e os cuidados indicados, este curso pode ser aplicado no contexto em que est proposto com boa possibilidade de sucesso.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 5. REFERNCIAS

15

BARRRE, Eduardo. Design Instrucional em um Curso de Sistemas de Informao nas Organizaes. Monografia do curso de Especializao em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias e Metodologias. Universidade Federal de Itajub. Setembro de 2008. CRESCITELLI, Mercedes Ftima de Canha & CAMPOS, Karlene Socorro da Rocha. A escrita do material didtico virtual. Disponvel em: <http://www.pucsp.br/pos/lgport/downloads/publicacao_docentes/escrita_mercedes_karlene.p df>. Acesso em 11 julho 2008. FILATRO, Andrea. Design instrucional na prtica. So Paulo: Pearson Education, 2008. FRANCO, Lcia R. H. Rodrigues et al. Abordagens Terico-Pedaggicas de cursos de EaD. Livro Digital. Curso de Design Instrucional para EaD Virtual. Itajub: UNIFEI, 2007. LITWIN, E. (org.) Educao distncia: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Trad. Ftima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001. LOISELLE, Jean. A explorao da multimdia e da rede Intrenet para favorecer a autonomia dos estudantes universitrios na aprendizagem. In: ALAVA, Srafin (org). Ciberespao e Formaes Abertas: rumo a novas prticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. MORAN, Jos Manuel. O que educao a distncia. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm> Acesso em: 21 julho 2008. OLIVEIRA,G. P. Avaliao no Ensino a Distncia: A Aprendizagem e o Ambiente. So Paulo: USP, abril 2005. PAIVA, Luiz Fernando Ribeiro et al. Os Limites e as Possibilidades do Trabalho e da Formao de Uma Equipe Multidisciplinar em Educao a Distncia. Disponvel em: <http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=132&sid=116&tpl=pri nterview>. Acesso em: 13 julho 2008. SEED/MEC. Referenciais de Qualidade para Educao Superior a Distncia. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/referenciaisqualidadeead.pdf>. Publicado em agosto 2007. Acesso em: 12 julho 2008. SANTOS, Miguel Carlos Damasco dos. Projeto Instrucional: Curso de Sistemas de Informao nas Organizaes. Monografia do curso de Especializao em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias e Metodologias. Universidade Federal de Itajub. Setembro de 2008. SILVA, Odilia Silva da. Gesto de Equipes de EaD. Trabalho apresentado no 13 Congresso Internacional de Educao a Distncia. Curitiba, set 2007. Disponvel em: <http://www.senacead.com.br/pos_trabalhos/professores/gestao_de_equipes_de_ead_2008.pd f>. Acesso em: 10 julho 2008.

Vous aimerez peut-être aussi