Vous êtes sur la page 1sur 2

Gravando conversas telefnicas

by ag3ws @ 18:26. Filed under Esquema de Secretria Eletronica Quando a linha telefnica se encontra desocupada (fone no gancho)entre suas extremidades aparece uma tenso de 48 V ( na verdade, este valor pode variar bastante em funo do local, pois o prprio cabo, se muito longe, apresenta uma atenuao, da haver a necessidade de um ajuste no circuito). Quando o fone retirado do gancho, a tenso cai para um valor bem menor na faixa de 7 a 12 V, que serve para energizar a cpsula emissora e receptora. Est diferena de tenso aproveitado no nosso circuito. O diagrama completo do sistema automtico de gravao telefnica mostrado na figura 79.

Assim, ajustando o trim-pot P1, polarizamos o transistor Q1 de tal forma que ele se mantenha no corte quando a tenso estiver acima de 20V aproximadamente ( o ponto exato depende da linha e vai ser ajustado no trim-pot ). Com isso, o rel usado como carga para este transistor se mantm desativado e o gravador se mantm na condio de espera, com a alimentao desligada. O gravador tem sua entrada de microfone ligado a linha pelo mesmo cabo que conecta o circuito de disparo, e deve ser colocado na condio de gravao ( REC-PLAY apertadas). Quando o fone retirado do gancho, a tenso no circuito cai e o transistor sai do corte, passando a ter sua base polarizada somente pelo trim-pot e pelo resistor em srie com este componente. O transistor entrada em conduo e com isso os contactos do rel so fechados. O fechamento do contactos do rel ativa o rel ativa o gravador, que recebendo alimentao passa a gravar os sinais que so captados pela entrada do microfone. To logo o fone seja recolocado no gancho, a tenso na linha volta a subir e com isso o rel abre seus contactos, pois o transistor tambm volta ao corte. O circuito fica ento pronto para gravar nova conversa quando o telefone dor usado novamente.

A utilizao da bateria prpria para circuito importante para no carregar a linha, poderamos usar prpria tenso da linha para fazer o acionamento do rel. No entanto, aproveitando est tenso, ela sofre uma queda que se reflete na qualidade ou volume do som no aparelho, o que pode causar desconfiana em que estiver sendo vigiado. Na verdade, um primeiro sintoma de que um telefone est grampeado ou que tem algum usando uma extenso justamente a queda do volume, causa pela queda de tenso, pois o segundo aparelho, ou a ligao de uma carga na linha causa o problema. Para maior autonomia, ser interessante usar pilhas mdias ou grandes, j que o rel, que se mantm fechado durante a gravao, exige uma corrente da ordem de 50 mA. Evidentemente, se o leitor conseguir um reed-rel de 6V de menor consumo poder us-lo mudando apenas o tamanho das pilhas, que podem ser pequenas, implicando assim numa montagem mais compacta. Montagem A montagem, com base numa placa de circuito impresso, e com lay-out para o rel original, mostrado na figura 80

Todos os componentes cabem numa pequena caixa plstica que pode ser transportada facilmente, juntamente com gravador cassete. Para conexo linha telefnica pode ser usada um par de fios em garras.

Vous aimerez peut-être aussi