Vous êtes sur la page 1sur 1

Instituto de Educao Carmela Dutra Nome:______________________________________ Turma: _____________ n: _____________ Texto 1 Literatura Infantil (Professora Michele)

A Raposa e as Uvas
Autor: Esopo Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viosa videira, alguns cachos de exuberantes Uvas negras, e mais importante, maduras. No pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento. Ela ento usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifcios para peg-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vo, e nada conseguiu. Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros, e se deu por vencida. Por fim deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo: "Na verdade, olhando com mais ateno, percebo agora que as Uvas esto todas estragadas, e no maduras como eu imaginei a princpio..."

Moral da Histria: Ao no reconhecer e aceitar as prprias limitaes, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.

1.Por algum motivo a Raposa se deteve diante do pomar. Qual foi esse motivo? 2.Voc capaz de descrever com suas palavras o que aconteceu em seguida. 3.Ao fazer o comentrio final, a Raposa tinha uma inteno: voc sabe qual? 4.Se o autor tenta retratar algum sentimento humano nessa fbula, qual seria? 5.Voc seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fbula?

Vous aimerez peut-être aussi