Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM PROJETO E PROCESSOS DE FABRICAO MESTRADO PROFISSIONAL REA DO CONHECIMENTO EM ENGENHARIA MECNICA Fone/fax:

: (054) 3316-8201 E-mail: ppgppf@upf.br INFORMAES PARA A SELEO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PROJETO E PROCESSOS DE FABRICAO REA DO CONHECIMENTO ENGENHARIA MECNICA EDIO 2011

O Programa de Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricao da Universidade de Passo Fundo ter incio das suas atividades em Agosto de 2011, sendo recomendado pela Capes. A rea de abrangncia do Programa de Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricao compreende desde as principais fases da concepo do produto, incluindo desenvolvimento e gerenciamento de projetos de produtos, projeto conceitual, projeto mecnico e projeto para manufatura; bem como o desenvolvimento de novos processos e mtodos de fabricao, tcnicas de modelamento de produto, anlise e preveno de falhas e otimizao da produo.

Objetivos do curso
Formar profissionais com conhecimento e domnio dos principais aspectos inerentes s vrias fases envolvidas em projeto mecnico e nos processos de fabricao de mquinas e equipamentos, alm da seleo de materiais aplicados fabricao. Os mestres formados devero ter capacidade de aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evoluo do setor e contribuindo na busca de solues para sua rea de atuao. Tero ainda uma viso humanstica, o que lhe dar uma compreenso do mundo e da sociedade, permitindo uma viso da dinmica organizacional, estimulando o trabalho em grupo e desenvolvendo habilidades de comunicao e expresso, alm de contribuir efetivamente para o desenvolvimento tecnolgico regional.

Estrutura curricular
O Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricao tem durao de 24 meses durante os quais o aluno dever integralizar 30 crditos, incluindo: - 12 crditos de Disciplinas obrigatrias; - 12 crditos de Disciplinas eletivas; - 4 crditos de Dissertao; - 2 crditos complementares para a elaborao de artigo cientfico.

Linhas de Pesquisa Processos de Fabricao


Estudo dos diferentes processos de usinagem, direcionados aos conhecimentos cientfico-tecnolgicos sobre fundamentos, ferramentas, mquinas-ferramenta, parmetros e perifricos (fluidos de corte e acessrios), visando capacitao profissional para aplicao

industrial otimizada em termos econmicos, produtivos e de qualidade. Incluem-se neste contexto os processos de usinagem com ferramentas de geometria definida, com ferramentas de geometria no-definida, processos no-convencionais e usinagem a altas velocidades. A linha de pesquisa compreende ainda o desenvolvimento de novos processos e mtodos metalrgicos de fabricao e conformao plstica.

Projeto de Mquinas e Equipamentos


Estudo dos mtodos e procedimentos de desenvolvimento do projeto mecnico, envolvendo as fases de planejamento, projeto conceitual, modelamento/prototipagem, anlise de comportamento mecnico, anlise econmica, projeto detalhado, propriedade industrial e gerenciamento de projetos, sempre considerando os fundamentos tericos, as ferramentas de anlise por simulao e a experimentao. A linha de pesquisa em Projeto de Mquinas e Equipamentos est voltada principalmente para o projeto de produtos e equipamentos industriais, estruturas metlicas e mquinas agrcolas.

Seleo de Materiais Aplicados ao Projeto e Fabricao


Seleo de materiais para o projeto de novos produtos, assim como a determinao dos processos de fabricao mais adequados para as condies operacionais especficas de cada componente. Nessa linha de pesquisa sero desenvolvidas a caracterizao de novos materiais, processos e anlise de falha de forma integrada ao projeto mecnico, aplicaes de novos materiais no projeto de mquinas agrcolas, prteses ortopdicas e outros componentes mecnicos.

Corpo docente
Corpo docente permanente Agenor Dias de Meira Jr. Dr. em Engenharia Mecnica / UFRGS *Carlos E. F. Kwietniewski Dr. em Engenharia de Materiais e Metalrgica / UFRGS *Carlos P. Bergmann Dr. em Engenharia de Materiais / RHEINISCH WESTFLISCHE TECHNISCHE HOCHSCHULE AACHEN - Alemanha Charles Leonardo Israel Dr. em Engenharia de Materiais e Metalrgica / UFRGS *Jane Zoppas Ferreira Dr em Engenharia de Materiais / UNIVERSIT PIERRE ET MARIE CURIE - Frana Jocarly Patrocnio de Souza Dr. em Engenharia Mecnica / UNICAMP Jos Antonio Portella Dr. em Engenharia Mecnica / UNICAMP Luiz Airton Consalter Dr. em Engenharia Mecnica / UFSC Marcelo Hemkemeier Dr. em Tratamento de resduos / UNICAMP Mrcio Walber Dr. em Engenharia Mecnica / UFRGS Nilson Luiz Maziero Dr. em Engenharia Mecnica / UFSC *Orlando M. Durn Acevedo Dr. em Engenharia Mecnica / UFSC * Telmo R. Strohaecker Dr. em Engenharia de Materiais e Metalrgica / UFRJ Vagner Alves Guimares Dr. em Engenharia de Materiais / UNICAMP *Professores convidados. Inscries Perodo de inscrio: de 02 de maio a 10 de junho de 2011 A inscrio dever ser feita pela internet, no endereo eletrnico:

https://secure.upf.br/apps/extensao/inscricao/rel_eventos_pos.php A inscrio ser efetivada mediante o envio da documentao necessria em uma das seguintes modalidades: Pela Central de Atendimento ao Aluno At 10/6/2011 Universidade de Passo Fundo Centro Administrativo Por correspondncia At 03/6/2011 Universidade de Passo Fundo Faculdade de Engenharia e Arquitetura FEAR Programa de Ps-Graduao em Projeto e Processos de Fabricao Campus I Bairro So Jos KM 171 BR 285 Cx. Postal 611 Cep: 99001 970 - Passo Fundo/RS Documentos necessrios: Para a inscrio na seleo do curso de mestrado, o candidato deve apresentar: I requerimento em formulrio dirigido Coordenao do Programa; II histrico escolar de graduao; III diploma ou certificado de concluso de curso universitrio; IV curriculum vitae documentado; V duas fotografias 3x4 cm, recentes e iguais; VI duas cartas de recomendao de professores universitrios ou uma carta de recomendao de professor universitrio e outra de empresas e/ou profissional atuante nas reas vinculadas ao Programa, em modelo fornecido pela Coordenao; VII pagamento da taxa de inscrio. Taxa de inscrio: R$ 90,00 Vagas Total: 25 vagas Processo seletivo O processo seletivo ser constitudo de trs etapas distintas, e que so: 1 - Anlise do currculo, devidamente comprovado; 2 - Entrevista com a comisso de seleo do curso 3 Cartas de recomendao Divulgao dos resultados 08 de julho de 2011 O resultado do processo seletivo ser divulgado no dia 08 de julho de 2011, no endereo eletrnico: http://www.upf.br/ppgppf Matrculas: Entre 08 e 12 de agosto de 2011 Investimento: 24 parcelas de R$ 1.100,00 reajustvel conforme legislao vigente. Incio das aulas: 12 de agosto de 2011. Horrio de funcionamento: As disciplinas sero oferecidas preferencialmente s sextas nos perodos da manh, tarde ou noite e aos sbados nos perodos da manh e eventualmente a tarde. As disciplinas tambm podero ser oferecidas em perodos concentrados desde que em comum acordo com os alunos e professores responsveis pelas disciplinas.

Cronograma da Seleo 2011 ppgPPF Data Atividades 02/5 (2) a 10/6 (6) - Inscries para o processo de seleo Turma 2011, na CAA 27/6 (2) - Divulgao da agenda de entrevistas 01/7 (6) - Realizao das entrevistas - Divulgao dos resultados do processo seletivo 08/7 (6) - Lanamento do edital de bolsas UPF 08, 09, 10, 11 e 12/8 Matrculas dos alunos selecionados (tarde e noite) 12/8 Incio das aulas

Vous aimerez peut-être aussi