Vous êtes sur la page 1sur 28

2 Edio

D I S C I P L I N A

Astronomia

Contemplando o cu
Autores
Auta Stella de Medeiros Germano Joel Cmara de Carvalho Filho

aula

01

Governo Federal Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Norte Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Vera Lcia do Amaral Secretaria de Educao a Distncia- SEDIS Coordenadora da Produo dos Materiais Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grfico Ivana Lima Revisores de Estrutura e Linguagem Eugenio Tavares Borges Jnio Gustavo Barbosa Thalyta Mabel Nobre Barbosa Revisora das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva

Revisoras de Lngua Portuguesa Janaina Tomaz Capistrano Sandra Cristinne Xavier da Cmara Revisores Tcnicos Leonardo Chagas da Silva Revisora Tipogrfica Nouraide Queiroz Ilustradora Carolina Costa Editorao de Imagens Adauto Harley Carolina Costa Diagramadores Bruno de Souza Melo Dimetrius de Carvalho Ferreira Ivana Lima Johann Jean Evangelista de Melo Adaptao para Mdulo Matemtico Andr Quintiliano Bezerra da Silva Kalinne Rayana Cavalcanti Pereira Thasa Maria Simplcio Lemos Imagens Utilizadas Banco de Imagens Sedis - UFRN Fotografias - Adauto Harley Stock.XCHG - www.sxc.hu

Diviso de Servios Tcnicos Catalogao da publicao na Fonte. UFRN/Biblioteca Central Zila Mamede

Carvalho Filho, Joel Cmara de. Astronomia: Interdisciplinar / Joel Cmara de Carvalho Filho, Auta Stella de Medeiros Germano. Natal, RN: EDUFRN, 2007. 300 p. : il.

1. Astronomia. 2. Sistema Solar. I. Germano, Auta Stella de Medeiros.

3. Fenmenos astronmicos. 4. Astrofsica. 5. Cosmologia.

ISBN RN/UF/BCZM 2007/54 CDD 520 CDU 52

Copyright 2007 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Apresentao

esta disciplina, iniciaremos um estudo sobre um dos campos mais instigantes do conhecimento humano, a Astronomia. Um dos principais atrativos no contato com esse campo de conhecimento a possibilidade de ampliar as perspectivas de tempo e espao com as quais costumamos pensar sobre nossa prpria existncia. Nesse sentido, um objetivo central no ensino da Astronomia, particularmente nos contextos de formao de professores e de cidados, favorecer a conscincia de nossa condio planetria, bem como oferecer instrumentos para analisarmos as possibilidades de nossa histria comum, nessa grande nave que a Terra. Esperamos, assim, que as temticas e abordagens estudadas na disciplina alcancem esse objetivo junto a voc. Nas aulas 1 a 7, estudaremos fenmenos do nosso ambiente, tais como o ciclo claro-escuro, mars e alternncias climticas anuais, verificando sua relao com ciclos astronmicos. Devido natureza desses contedos, propomos sua abordagem atravs de observaes do cu a olho nu e da anlise de modelos para os fatos observados. As aulas 8 a 10 abordam a mudana radical na viso de mundo ocorrida no sculo XVI, envolvendo a Astronomia e a compreenso do lugar do Homem no cosmos: a Terra deixou de ser considerada o centro do Universo para ser vista como um planeta comum ao redor do Sol; ao mesmo tempo, o cu deixou de ser visto como imutvel. Voc ver que essa revoluo astronmica exigiu tambm uma revoluo conceitual na Fsica. As aulas 11 a 15 abordam desde modelos sobre a Fsica dos astros, particularmente do Sol, at modelos sobre a origem e evoluo do Universo. Esses conhecimentos resultam da introduo do telescpio na Astronomia, e do desenvolvimento cada vez mais abrangente da Fsica, particularmente com o estudo das radiaes eletromagnticas. Abordaremos esses contedos atravs da aplicao de leis fsicas na descrio dos astros e de comparaes entre suas previses e medidas observacionais. Nesta aula, partiremos de onde tudo comeou, ou seja, do contato com o cu. A proposta que voc desenvolva uma observao noturna a olho nu e, a partir da discusso dos seus registros, possa compreender melhor a natureza dos procedimentos e das motivaes sociais que deram incio Astronomia.

Aula 01 Astronomia

Objetivos
1 2 3 4 5
Perceber o cu como um cenrio regular de eventos. Reconhecer a observao do cu a olho nu como importante forma de obter conhecimentos sobre os astros. Interpretar observaes locais do cu, numa perspectiva que adota a Terra como uma esfera rodeada pelo espao. Identificar motivaes sociais para o desenvolvimento inicial da Astronomia nas sociedades antigas.

Diferenciar Astronomia de Astrologia.

Astronomia: fascnio e praticidade


A Astronomia considerada um dos campos mais antigos do conhecimento humano. difcil identificar uma cultura que no tenha se encantado e se ocupado em observar cuidadosamente o cu. Quanto mais longe viajamos no passado, mais fascnio imaginamos que tenha causado a escurido do cu noturno, com sua multido de estrelas; ou a Lua, com sua face mutante e cclica, por vezes imensa, por vezes um trao plido, sendo esquecida luz do dia. Difcil imaginar uma poca em que no sentssemos admirao pelo nascer e pr do Sol, ou deixssemos de apontar uns aos outros esse astro que trazia e levava consigo a viso clara das coisas que nos rodeiam. Que estranhezas devem ter sentido nossos ancestrais, frente a uma chuva de estrelas cadentes ou visita inesperada de flamejantes cometas? Certamente, o fascnio que os astros exercem at hoje foi um dos motores para uma produo de conhecimento sobre os fenmenos celestes. Ainda assim, chega a surpreender o cuidado e a regularidade com que os antigos registraram tais fenmenos. Reconhecemos a a influncia no apenas de uma admirao e fascnio, mas tambm da necessidade de agir sobre o ambiente, aliada percepo de que as mudanas neste ocorriam muitas vezes em sincronia com eventos astronmicos.

sincronia
Dois eventos sincronizados possuem etapas que ocorrem ao mesmo tempo, ou que se relacionam sempre de uma mesma forma. Por exemplo, ocorre sincronia entre o alvorescer do dia e a abertura das folhas de algumas plantas.

Aula 01 Astronomia

Muitas pessoas identificam a Astronomia apenas com as belssimas imagens coloridas produzidas em observaes dos astros com telescpios. Contudo, j nas civilizaes ocidentais mais antigas identificamos a Astronomia sendo desenvolvida inteiramente por observaes a olho nu.

O cu a olho nu: uma viso noturna


Para compreender a natureza desses conhecimentos, propomos a voc um primeiro exerccio de intimidade com o cu, a ser realizado na atividade 1.

Atividade 1
Nesta atividade, voc vai contemplar o cu noturno, fazendo uma observao sistematizada. Identifique um lugar escuro e seguro da sua cidade, sem construes prximas que limitem a viso do horizonte, onde possa desenvolver uma observao do cu. Leve uma caderneta e uma caneta para anotaes e, se possvel, providencie tambm um colchonete, uma esteira ou uma coberta, para se deitar sobre ela no cho. Chegando ao seu observatrio, deite-se de costas sobre o cho e passe cerca de 10 minutos em silncio, contemplando o cu. Registre as sensaes e percepes que essa observao lhe provocou. Fique de p e identifique o caminho descrito pela linha do horizonte. Esta a linha imaginria delimitada pelo encontro do cho com o cu, quando olhamos para longe, at perder as coisas da vista. Como lhe parece ser a forma da Terra? Registre com desenhos e observaes a sua percepo do horizonte e da forma da Terra nesse instante. Em seguida, voltando a observar o cu, no necessariamente deitado, responda: se tivesse que voltar amanh a esse lugar, mesma hora, que partes do cu voc reconheceria, ou seja, que conjuntos de estrelas e outros astros voc acha que seria possvel identificar novamente? Faa desenhos desses conjuntos, anotando o horrio de sua observao.

1 2

Aula 01 Astronomia

Vamos, agora, refletir sobre suas observaes.

O contato com o cu
Se voc realizou a primeira etapa da atividade anterior com tranqilidade e concentrao, possivelmente compreende um pouco do que sentem muitos astrnomos e astrnomas quando se renem em observatrios para desenvolverem suas observaes. Observe o depoimento, a seguir, de algum ntimo do espao.

Qual o seu espao?


O BARULHO DA CIDADE FICOU PARA TRS. No momento, s a calma da fazenda, o vento suave, o cheiro de mato e o ritmo dos grilos. Noite estrelada. Lua cheia. Deitado sobre o teto do carro, observo a imensido cintilante do cu. Logo ali, quase ao alcance das mos. Penso no que tudo isso significa. Quem somos ns? O que fazemos por aqui? O que realmente representamos como parte desse Universo? Afinal, o que todo esse espao que nos envolve? A mente viaja. Velocidade, movimento. Nada est absolutamente parado. Lembro do nascer e do pr do Sol. Imagino a dinmica do nosso planeta. Rotao, translao, vertigem. Como somos pequenos nessa escala! Estranho perceber que o nosso mundo, onde normalmente vivemos toda a nossa vida, representa apenas 1% dessa grande esfera. Mais ou menos como viver na casca de um ovo. Voc j parou um minuto para pensar sobre isso? Embarcados nessa espaonave Terra, viajando juntos pelo espao a mais de 100.000Km/h, todos ns somos, de certa forma, astronautas. [...] (Trecho de depoimento de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a visitar o espao extraterrestre).
Fonte: Medeiros (2006)

Todo o texto de Marcos Pontes, do qual apresentamos apenas uma parte (MEDEIROS, 2006), ilustra como nossos conhecimentos cientficos, e em particular a Astronomia, podem e devem integrar nossa forma de ver o mundo, nossa sensibilidade ao interagir com ele. Nesta disciplina, voc certamente atribuir novos significados a esse texto, da mesma forma que novas aproximaes com o cu possibilitaro aprimorar sua sensibilidade e percepo do espao em que nos encontramos. Por enquanto, so muitos os questionamentos: o que seria essa grande esfera e por que considerar o nosso mundo como 1% dela? Como possvel dizer que estamos a essa tremenda velocidade se no percebemos? E o que imaginarmos sobre esses pontos cintilantes?
4 Aula 01 Astronomia

A observao do horizonte e a percepo da forma da Terra

ma dessas questes relaciona-se com a observao do cu e da linha do horizonte, na atividade 1. muito comum que essa observao gere as seguintes idias: a Terra como um disco achatado, com as estrelas todas a uma mesma distncia de ns, sobre uma casca esfrica no cu.

Figura 1 - Percepo do cu e da forma da Terra, muito freqente ao se observar o cu em local aberto.

Ainda que voc possa ter outros conceitos sobre a forma da Terra, a percepo do planeta como um disco achatado, numa observao como esta, permite entender por que muitos povos, de fato, atriburam Terra a forma de disco. Segundo Neves (1999), poemas gregos datados de 900 a.C. apresentam essa representao da Terra, circundada ainda por um enorme rio de nome oceano. Idia semelhante era defendida pelo filsofo grego Tales (640-562 a.C.), que via a Terra como um cilindro achatado, deriva sobre o oceano; Anaximandro (611-545 a.C.), que a considerava uma coluna em equilbrio no centro do mundo; e ainda Anaxmenes (585-528 a.C.), que acreditava numa Terra chata, mas suspensa no ar (NEVES, 1999). J a idia de uma forma esfrica para nosso planeta foi proposta inicialmente por Parmnides, com base na narrativa de viajantes, os quais perceberam que algumas estrelas deixavam de ser visveis quando se viajava mais para o Norte. Pitgoras (580-500 a.C.) defendeu essa mesma idia acrescentando outras observaes registradas pela cultura vigente, como a forma com que um barco desaparecia da vista ao se afastar da costa: via-se primeiro sumir sua base e, por fim, suas partes mais altas, indicando que ele navegava sobre uma superfcie curva. Perceba que, embora hoje sejamos bastante bombardeados com a informao de que a Terra esfrica (e achatada nos plos), comum encontrarmos pessoas, inclusive professores de Cincias, que ainda no construram uma representao dessa esfericidade.
Aula 01 Astronomia 5

As pesquisas sobre o ensino envolvendo concepes alternativas acerca dos fenmenos astronmicos evidenciam dificuldades com essa representao. Uma pergunta muito usada para evidenciar e discutir a concepo das pessoas sobre a forma da Terra explorada na atividade 2.
Concepes alternativas
so concepes que diferem das concepes correntes da Cincia sobre um dado fenmeno. Usualmente, so muito resistentes a mudanas. A idia de que a Terra como um disco achatado um exemplo de concepo que, atualmente, alternativa.

Atividade 2
Imagine que voc est em uma nave e que se afaste mais e mais da Terra, sem perder a viso do planeta como um todo.

a) Faa um desenho representando a Terra. Em seguida, desenhe trs pessoas:


uma no Plo Norte, uma no Plo Sul e uma no Equador. Suponha que cada uma dessas pessoas joga uma pedra para o alto. Desenhe a trajetria de cada uma das pedras.

b) Resuma as dificuldades que encontrou ao desenhar seu esquema.


Caso no tenha encontrado dificuldade, proponha essa questo para uma pessoa da vizinhana com mais de 10 anos de idade e analise as respostas dela.

Uma das dificuldades comuns nesse tipo de atividade que, para uma representao esfrica da Terra, necessrio dar novos significados idia de embaixo e em cima. A idia de uma Terra plana sugere que h uma nica direo (e sentido) para a qual podemos usar as palavras em cima e embaixo. Ao contrrio, o pensar a Terra como sendo redonda impe novidades: atirar uma pedra para cima agora significa atir-la para longe do centro da Terra; enquanto para baixo significa para perto do centro.

Figura 2 - Pessoas em diferentes lugares da Terra atirando uma pedra para cima.

Aula 01 Astronomia

Dessa forma, quaisquer das pessoas descritas na Figura 2 esto atirando uma pedra para cima. Note, inclusive, que aps alguns instantes as trs pedras iro atingir o solo. Por outro lado, algum pode se perguntar: mas como conciliar a percepo que temos do disco delimitado pela linha do horizonte com a idia de uma Terra esfrica? Voc imagina alguma soluo? A resposta a essa questo est num fator importante: a dimenso da Terra. Devido Terra ser to imensamente maior do que ns, num desenho em que ela possua 10cm de raio, no conseguiremos visualizar sequer a maior elevao do planeta, o Monte Everest (menos de 10km de altura). Toda a troposfera (13km de espessura) ter a dimenso de uma linha de aproximadamente 1mm, ou seja, a prpria linha de desenho da Terra. Imagine o que significa a altura de um ser humano frente s dimenses do planeta! Nosso campo de viso acaba delimitando apenas um pequeno disco da superfcie gigantesca do planeta (Figura 3). Talvez uma boa estratgia para nos visualizarmos de fora da Terra seja compar-la com uma laranja: devemos lembrar que no habitamos o interior dessa laranja (o ncleo e o manto), mas a sua casca (litosfera), da qual enxergamos uma pequena regio circular.
Terra esfrica
Pensar a Terra esfrica pensar que ela est solta no espao sem se apoiar sobre nada, a no ser sobre si mesma. Na aula 9 (Galileu e a nova Fsica), voc conhecer como diferentes modelos de mundo lidaram com essa possibilidade.

Figura 3 - Ao olharmos o cu num local aberto, a Terra nos parece ser um disco e no uma esfera.

A Figura 3 pode ser usada ainda para explicitar que, devido esfericidade da Terra, observadores em diferentes lugares da Terra visualizam partes diferentes do cu. Como exerccio, identifique na Figura as estrelas que no so visveis para o observador, no momento ilustrado. Note que, se a Terra fosse um disco chato, as estrelas vistas por um observador seriam vistas de qualquer outro lugar sobre o disco.
Aula 01 Astronomia 

Padres de estrelas
Retomemos agora seus registros da atividade 1 sobre as estrelas. Voc deve ter percebido que a melhor estratgia para reconhecer estrelas memorizlas juntamente com a vizinhana delas. Nesse processo, comum imaginarmos desenhos no cu, associando conjuntos de estrelas a padres que nos so familiares, a imagens como: sinos, tercinhos, chapus etc.
Constelao
Diferentemente da idia de constelao, o conceito que caracteriza um conjunto de estrelas fisicamente prximas umas das outras com um movimento coletivo comum em relao a outros corpos o de aglomerado estelar.

A um conjunto de estrelas que, vistas de onde estamos, nos sugerem uma associao a algum padro conhecido, chamamos de constelao. Note que dissemos: vistas de onde estamos, pois esses padres, de fato, no se baseiam nas posies reais das estrelas. Como exemplo, veja na Figura 4 uma situao em que as estrelas k e , mais afastadas entre si do que o par e , so vistas por um observador como se estivessem bem mais prximas entre si, influenciando os padres que ele ir identificar no cu.

O Esfera Celeste

Figura 4 - Estrelas projetadas numa casca esfrica imaginria, no cu de um observador O. Para este, as estrelas

k e parecero to prximas entre si quanto o par e .

Aula 01 Astronomia

Aps esse esclarecimento, retome as constelaes observadas na atividade 1 e verifique se elas parecem com as indicadas nas cartas celestes das figuras 5 e 6, no decorrer da aula. Estas mostram constelaes vistas do hemisfrio Sul, em diferentes pocas do ano. Observe-as e note que o Oeste est representado direita e o Leste esquerda da carta celeste. O usurio da carta dever gir-la para fazer coincidirem os pontos cardeais da figura com os pontos cardeais do horizonte dele. Dessa forma, a carta deve ficar acima da cabea do usurio, com as constelaes voltadas para baixo. Assim, ao olhar para a carta, ver uma reproduo do cu. No nosso caso, por enquanto, desejamos utiliz-la apenas para reconhecer as constelaes. provvel que algumas de suas constelaes coincidam com aquelas apresentadas nas Figuras 5 e 6, ou com partes delas. As estrelas de Ursa Maior, por exemplo, no Nordeste brasileiro so usualmente associadas a um barco ou a uma panela. J as trs estrelas que ficam bem no centro da constelao de Orion so conhecidas pelo nome de Trs Marias.

Quando tiver oportunidade, identifique qual das cartas celestes (Figuras 5 e 6) lhe permite reconhecer mais padres, nas referidas pocas do ano, e utilize-a para reconhecer novas constelaes.

Aula 01 Astronomia

N
Cepheus

Cassiopea

Vega

Andromeda Triangulum Aries Pegasus

Cygnus Lyra Hercules Sagitta Delphinus Aquila Aquarius Ophiuchus

Corona Borealis

Pisces

L
Cetus

Capricornus

Sagittarius
Jupiter

Grus Phoenix Indus Horologium Hydrus Pavo

Corona Australis

Scorpius

Triangulum Australe Apus

S
Figura 5 - Cu visvel no dia 10/10/07 s 19h16min, para um local de latitude - 13 50 e longitude -35 52 52

(coordenadas geogrficas de Campinha Grande-PB).

10

Aula 01 Astronomia

Ursa Maior Auriga


Pleiades

Cancer Coma Berenices Leo


Saturno

Lua

Gemini

Marte

Taurus

Canis Minor

Orion

Virgo Hydra
Sirius

O
Lepus Eridanus

Corvus

Canis Major

Puppis Centaurus Vela Carina Crux Volans Circinus Musca

Columba

Dorado Reticulum

S
Figura 6 - Cu visvel no dia 10/04/2008 s 19h, para um local de latitude - 13 50 e longitude -35 52 52

(coordenadas geogrficas de Campinha Grande-PB).

Aula 01 Astronomia

11

As semelhanas e diferenas entre as constelaes que voc identificou e aquelas apresentadas nas cartas, adotadas pelos gregos h aproximadamente dois mil anos, apontam aspectos interessantes. Mostram, por exemplo, que caracterstico da mente humana buscar padres, relacionar as coisas que v com aquelas que j conhece. Alm disso, vemos que as experincias culturais influenciam a forma como as pessoas enxergam um mesmo conjunto de pontos no cu. Os mesopotmios, de quem os gregos adotaram parte das constelaes, relacionavam esse pontos a animais (leo, escorpio) e personagens mticos da cultura deles. Assim, alm do cu noturno que visualizamos, no ser o mesmo que aqueles povos viam, haja vista que a experincia cultural deles os levaram a padres distintos dos que projetamos hoje. Para visualizar as diferenas de padres entre as culturas, compare, por exemplo, a constelao da Ema, identificada em vrias tribos indgenas do nosso pas, com a interpretao do mesmo pedao de cu pelos gregos (Figuras 7 e 8). Nesse exerccio, aproveite a leitura do estudioso Germano Afonso sobre pequenos detalhes da constelao indgena (AFONSO, 2007), afim de entender essas comparaes:
[...] As estrelas Centauri (Rigel Kentaurus) e Centauri esto dentro do pescoo da Ema. Elas representam dois ovos que a Ema acabou de engolir. [...] A constelao Scorpius, excluindo suas garras e as estrelas que esto acima de Antares, representa uma Cobra (Mboi, em Guarani) para os ndios brasileiros, sendo Antares a sua cabea. De fato, muito mais fcil imaginar uma cobra que um escorpio nessa regio do cu. [...] (AFONSO, 2007, p. 2).

Figura 7 - Padres identificados pelos gregos antigos,

Figura 8 - Padres identificados por vrios grupos indgenas, na

uma regio do cu.

mesma regio do cu.

Note que, na percepo dos grupos indgenas, a constelao de Escorpio apenas uma pequena parte do padro que identificam no cu, a Ema; isso ilustra uma tendncia recorrente nesses grupos: a de utilizar regies bem maiores no cu, ao identificarem constelaes. Da mesma forma que se percebem variaes na forma com que diferentes culturas produzem suas constelaes, semelhanas inesperadas tambm tm sido encontradas, sugerindo que culturas hoje distantes podem ter tido pontos de contato em suas histrias. o caso do
sistema astronmico dos extintos Tupinamb do Maranho, [...] muito semelhante ao utilizado, atualmente, pelos Guarani do Sul do Brasil, embora separados pelas lnguas (Tupi e Guarani), pelo espao (mais de 12 Aula 01 Astronomia

2.500 km, em linha reta) e pelo tempo (quase 400 anos). [...] algumas das constelaes dos ndios brasileiros, utilizadas no cotidiano, so as mesmas de outros ndios da Amrica do Sul e dos aborgines australianos (AFONSO, 2007, p. 1).

Essas observaes tm contribudo para o desenvolvimento da Etnoastronomia, cujos estudos fornecem subsdios, entre outras coisas, para a anlise das datas e dos lugares em que eventos astronmicos foram descritos. Considerando a relevncia desses estudos, vemos que h pelo menos dois sistemas de constelaes que voc deve procurar aprender: aquele utilizado pelos astrnomos no intercmbio de conhecimentos sobre o cu (Figuras 5 e 6) e o transmitido em sua prpria cultura.

Etnoastronomia
Ramo da Astronomia que estuda o conhecimento e a relao estabelecida com o cu, em culturas de diferentes lugares e pocas.

Outros eventos astronmicos noturnos


Voc deve ter notado em sua observao noturna que as estrelas se apresentam em padres estveis no cu e que este est em aparente movimento. Desde a hora em que voc chegou at ir embora, o conjunto de suas constelaes mudou de posio em relao ao horizonte, realizando um lento movimento coletivo, desenhando fraes de crculos semelhantes trajetria diurna do Sol. Esse movimento coletivo repetido diariamente. Se repetirmos a observao que voc realizou, num mesmo horrio da noite, por meses seguidos, constataremos um terceiro evento de natureza astronmica: o fato das constelaes visveis acima do nosso horizonte mudarem ao longo do ano. A passagem de algumas estrelas errantes, de brilho intenso, atravs do cenrio estvel das constelaes foi outro tipo de fenmeno que os antigos observaram durante meses, anos, sculos. Foi assim que identificaram Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno, todos a olho nu. Planetas, cujo significado astros errantes, era como denominavam essas estrelas que no mantinham um mesmo lugar no mapa das constelaes. Hoje sabemos que os planetas diferem das estrelas, por no emitirem luz prpria.

O cu a olho nu: uma viso diurna


At agora, utilizamos os resultados da atividade 1 para explorar possveis observaes sobre o cu noturno a olho nu. Agora, vamos realizar uma observao diurna do cu, observando especificamente o comportamento do Sol.
Aula 01 Astronomia 13

O movimento do Sol e outros eventos diurnos


Certamente, todos j tivemos a oportunidade de acompanhar um nascer do Sol e verificar a noite se desfazer lentamente, enquanto estrelas que se encontram acima do nosso horizonte tornam-se invisveis aos nossos olhos. Voc j parou para pensar por que o Sol a nica estrela que vemos durante o dia? Afinal, durante a manh, da mesma forma que noite, temos uma mirade de estrelas espalhadas no firmamento! A questo que, pelo fato de estar muito mais prximo de ns que qualquer outra estrela, a intensidade de luz que chega do Sol at ns bem maior. To maior que mesmo a atmosfera, ao espalh-la, ofusca a luz de estrelas e astros mais distantes. Alm do Sol, h um conjunto de astros e fenmenos celestes que podem ser vistos luz do dia. Nesse sentido, podemos citar a Lua, em certos perodos do ms; o planeta Vnus, tambm conhecido como estrela DAlva (at as primeiras horas do amanhecer, quando visvel); e eventos menos freqentes, como as chuvas de meteoros e cometas. Observao Como sabemos, o aparecimento do Sol no horizonte a causa do dia claro, e seu desaparecimento na direo oposta, a causa da noite. No h relao estrita entre a Lua e a noite. As idias de que a Lua causa a noite ou de que ela s aparece noite so incorretas. Vemos a partir dessa listagem ainda incompleta que para uma primeira sistematizao sobre o cu diurno, a regularidade que mais interessa o comportamento do Sol. A relao do Sol com a alternncia entre dia e noite ser nosso ponto de partida, embora devamos chamar a ateno para o fato de encontrarmos, na histria das civilizaes, e na viso de algumas pessoas, idias que no identificam o movimento do Sol como a causa do dia e da noite. Exemplos dessas vises, que no so coerentes com o que se compreende hoje na Cincia, so, por exemplo, a de que a Lua ou, alternativamente, a presena de nuvens ocultando o Sol, seria a causa da noite.

Atividade 3
1
De frente sua casa, identifique o lado em que o Sol nasce. Anote informaes sobre essa localizao do nascente, de tal modo que se algum chegar pela primeira vez em casa, noite, possa utiliz-las para descobrir esse local. Novamente, de frente sua casa, pea para uma pessoa ler sua descrio e apontar o lugar que voc indicou. Se necessrio, ajuste sua descrio.

2
14 Aula 01 Astronomia

3 4

Pergunte a essa pessoa se o Sol nasce sempre nesse lugar e pea para ela justificar a resposta. Em seguida, anote a resposta identificando que elementos foram usados para justificar o sim ou o no. As evidncias sugeridas lhe parecem convincentes para a concluso a que a pessoa consultada chegou? Quais as suas consideraes a esse respeito?

Sabemos que, aps o nascente, o Sol continua se elevando numa trajetria aparentemente circular, de tal modo que, aps atingir uma determinada altura, desce pelo lado oposto do cu, at sumir do nosso horizonte de viso. O fato do Sol nascer sempre de um mesmo lado propiciou um mecanismo de referncia espacial, atravs das direes Norte, Sul, Leste e Oeste. As direes do Leste e do Oeste associam-se aos lados em que o Sol nasce e se pe, respectivamente. Voc lembra a forma comumente usada para identificar essas direes, provavelmente vista nas aulas de Cincias e Geografia? Apontando o brao direito para o Leste, do lado em que o Sol nasce, se voc direciona o brao esquerdo para o lado oposto, estar identificando o Oeste. sua frente, tem o Norte e, s costas, o Sul (Figura 9).

Figura 9 - Procedimento para localizar os pontos cardeais

FONTE: <www.cdcc.sc.usp.br/cda/producao/sbpc93/index.html> Acesso em: 12 maio 2007.

Aula 01 Astronomia

15

Na verdade, comum escutarmos das pessoas, ou lermos em livros de Cincias, a informao de que o Sol nasce sempre num mesmo lugar. Mas, se conversarmos, com pessoas que tm a experincia cotidiana de colocar roupa para secar ao Sol, por exemplo, elas diro que em horrios bem semelhantes, em meses diferentes, o Sol ocupa posies distintas. Assim, devido mudana de posio do Sol em relao ao muro, ao longo do ano, determinada parte do quintal, meio dia, pode receber luz ou ter sombra. De fato, o Sol no nasce sempre no mesmo lugar, e o movimento circular que realiza ao longo do dia no se d sempre sobre um mesmo crculo.

Trajetrias diurnas do Sol


dia mais longo que a noite

dia igual a noite 12h dia mais curto que a noite 12h 9h 14h 15h 16h Norte 17h 18h Oeste 7h

12h

9h 10h 8h 15h 6h Leste 17h Sul 19h 5h 7h

FONTE: <http://pessoais.ov.ufrj.br/massaf/cursos/iam/iam2004_fundamental_arquivos/apostila_fund4.htm>.

Figura 10 - Trajetrias diurnas do Sol, em trs dias do ano.

Na Figura 10, cada semicrculo corresponde trajetria diurna do Sol num perodo especfico do ano para um mesmo observador. A figura ilustra que a posio do nascer do Sol no exatamente a mesma ao longo do ano, ela varia continuamente num intervalo de pontos cujo centro o verdadeiro ponto cardeal Leste.
Dias
Dia (com D maisculo) o perodo em que a Terra realiza uma rotao completa em torno de si; dia (com d minsculo) o perodo do Dia em que o Sol se encontra acima do horizonte.

Note que, como conseqncia desse nascimento do Sol em diferentes posies, os dias tm durao diferente ao longo do ano: o Dia correspondente ao crculo superior aquele em que o Sol se mantm por mais tempo (das 5h s 19h) acima do horizonte, enquanto no Dia representado pelo crculo inferior da figura, o perodo de Sol visvel o mais curto do ano (das 7h s 17h). Assim, o Sol no nasce no mesmo lugar todos os Dias, e os dias no possuem a mesma durao. O perodo em que ele volta a nascer no mesmo lugar, e os dias a repetirem uma mesma seqncia de durao o que denominamos de ano solar.

1

Aula 01 Astronomia

Acesso em: 11 maio2007.

A prtica da Astronomia nas sociedades antigas


Com os exerccios e discusses anteriores, ser bem mais fcil para voc compreender a natureza das observaes e saberes que deram incio Astronomia. importante chamar a ateno para o fato de que, como alguns autores (NEVES, 1986; VERDET, 1991) apontam, difcil precisar o incio de uma observao consciente e sistemtica do cu pelo Homem e, por essa razo, sendo a Astronomia um conhecimento to antigo, no h consenso sobre os seus primrdios. Ainda assim, costuma-se assumir que, por ter adquirido uma vida sedentria, o ser humano, por volta de 10.000 a.C. (conforme voc estudou na aula 5 Formao da sociedade , da disciplina Educao e Realidade), havia acumulado, necessariamente, conhecimentos astronmicos sistemticos. Porm, pesquisadores tm defendido que as cavernas de Lascaux, na Frana, apresentam registro das estrela das Pliades. Se aceita essa interpretao, essa carta pr-histrica de 1.000 a.C. seria o indcio mais antigo de um conhecimento astronmico. Em perodos mais recentes, cerca de 3.000 anos a.C., encontramos evidncias da prtica astronmica em monumentos que impressionam pela grandiosidade, e cuja disposio indica que se tratava de observatrios. Pedras e outros tipos de marcos, nesses monumentos, mostram que os povos antigos acompanhavam as diferentes posies dos astros ao longo do ano: o nascer e o pr do Sol, da Lua e, por vezes, de planetas. Pela grandiosidade e pelos arranjos dessas construes, sugerindo altares em posies diferenciadas, imagina-se que alm de observatrios esses monumentos consistiam em espcies de templos.

Figura 11 - Monumento de Stonehenge, na Inglaterra

FONTE: <www.artelousa.com/saibamais.php?id=1>. Acesso em: 12 maio 2007.

Aula 01 Astronomia

1

Entre essas evidncias, destaca-se o monumento de Stonehenge, na Inglaterra. Construdo em diferentes perodos, de 3.000 a.C. a 1.000 a.C., at hoje, milhares de pessoas o visitam por ocasio do nascer do Sol no Solstcio de Vero, para celebrarem o dia em que se inicia o Vero. Se nos detivermos sobre os registros textuais, nas civilizaes da Mesopotmia (3.500 a.C.) e do Egito (3.100 a.C.) que encontraremos as evidncias mais antigas de um conhecimento astronmico sistematizado.

A Astronomia dos mesopotmios


Para os povos que habitaram a Mesopotmia (atual Iraque e terras prximas), as difceis condies do ambiente em que viviam tiveram influncia significativa na produo de conhecimentos astronmicos:
eram obrigados a enfrentar variaes climticas, ventos cortantes, chuvas torrenciais e enchentes devastadoras, que escapavam a seu controle. [...] o rei e seus conselheiros permaneciam atentos a pressgios passveis de interpretao, de tal modo que as calamidades pudessem ser previstas e, se possvel, evitadas. Pensava-se que havia nos eventos humanos uma contrapartida para cada fenmeno celeste [...]. (WHITROW, 1988, p. 43-45).

Nessa civilizao, o desenvolvimento da Astronomia vincula-se tentativa de compreender supostos pressgios, sinais que os astros revelariam. Por isso se diz que a Astronomia nasce ligada Astrologia. De modo geral, a Astrologia supe que h uma relao entre padres formados pelas posies dos astros e os acontecimentos na vida das pessoas. Em seu incio, os padres formados pelas posies dos astros foram utilizados para a leitura de grandes acontecimentos, que atingiriam a sociedade como um todo: as previses abrangeriam a corte real, e no pessoas comuns da sociedade. Segundo Whitrow (1993), somente por volta de 410 a.C..na Babilnia, com os Caldeus, que se encontram registros de uma Astrologia horoscpica, a qual toma a posio dos astros no nascimento da pessoa para deduzir aspectos do seu destino individual. Com pressupostos e crenas de que os astros oferecem sinais sobre os acontecimentos terrenos, a Astrologia criou uma demanda pelo conhecimento detalhado do movimento dos astros; no somente sobre o movimento do Sol, o que a prtica da agricultura tambm solicitava, mas tambm o dos planetas e da Lua. Esse contexto ajudou os babilnios (os mesopotmios que mais contriburam com a Astronomia) a tornarem-se um dos primeiros povos a registrar os cinco planetas visveis a olho nu: Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno (MILLONI, 2003). Os astrnomos babilnios catalogaram cuidadosamente hora, brilho e cor das estrelas e planetas, ao despontarem no horizonte; reuniram, com particular detalhamento, dados sobre o aparecimento e desaparecimento do planeta Vnus. Outro conhecimento tambm
1 Aula 01 Astronomia

associado Astrologia foi a identificao do Zodaco, um crculo de constelaes localizadas por trs do Sol, enquanto este se move ao longo do ano. Herdamos desses povos os nomes que damos a algumas dessas constelaes: Leo, Touro, Escorpio, Gmeos, Capricrnio e Sagitrio. Alm das demandas sociais colocadas pela prtica da Astrologia, deve-se reconhecer nesses povos a influncia da necessidade de medir a passagem do tempo, e ainda de organizar as atividades sociais em funo de ciclos naturais, ou seja, atravs de calendrios.

A Astronomia egpcia
No caso dos egpcios, sua motivao em relao Astronomia centrava-se na construo de um calendrio que organizasse as atividades agrcolas, intimamente relacionadas com as cheias do Rio Nilo. Em funo das cheias, foi adotado um calendrio que dividia o ano em trs estaes: tempo de inundao, da semeadura e da colheita. Percebeu-se uma sincronia entre o ciclo das estaes e o intervalo entre dois nascimentos da estrela Srius ao alvorecer, e utilizou-se esse evento para contabilizar o perodo do ano solar em 365 dias. Posteriormente, atravs de observaes indiretas do Sol, com o uso do gnomon, chegaram a um valor ainda mais prximo do atual, acrescentando 1 dia a cada quatro anos, em sua contagem do ano. Os egpcios no desenvolveram estudos sobre o movimento dos planetas, mas deixaram uma contribuio importante, a diviso (at certo ponto arbitrria) do dia em 24 horas. No Egito, a exemplo de Stonehenge, encontramos monumentos gigantescos com arquitetura cuidadosamente estruturada em funo de pontos astronmicos, como o caso das pirmides construdas em Giz. A maior delas (de Quops) possui cerca de 147m e foi construda por volta de 2550 a.C., sendo que, do ponto de vista da Astronomia, o que chama a ateno o alinhamento dos lados dessas pirmides com as direes Norte-Sul e Leste-Oeste. Especulaes sobre o alinhamento de corredores dentro da pirmide com certas estrelas sugerem que ela pode ter sido utilizada como observatrio.

Atividade 4
Que prticas sociais motivaram o desenvolvimento inicial da Astronomia, na Mesopotmia e no Egito? Sistematize a relao entre essas prticas e o tipo de conhecimento astronmico que cada uma dessas civilizaes produziu.

Aula 01 Astronomia

1

Astrologia e Astronomia
Astronomia e Astrologia so a mesma coisa? Que diferenas voc estabelece entre elas? No incio de nossa aula, identificamos a Astronomia como um ramo da cincia que estuda os astros. Podemos dizer que a Astrologia uma aplicao que algumas pessoas (astrlogos e adeptos) fazem de conhecimentos sobre a posio dos astros para prever eventos significativos na vida de outras pessoas. Essa aplicao pressupe que o padro constitudo pela posio dos astros, num determinado momento, se constitui numa marca ou sinal sobre a vida dos indivduos. No entendimento de algumas correntes, a relao pressuposta pela Astrologia entre os astros e a vida das pessoas uma relao que se daria no campo simblico e no fsico. A Astronomia estuda os astros em si mesmos, ou seja, a posio relativa que ocupam, seus movimentos, sua constituio, os fenmenos que neles ocorrem, e sua evoluo de modo geral, independentemente das influncias que eles exeram sobre a Terra. No mbito da Astronomia, tambm estudamos influncias que os astros exercem sobre acontecimentos na Terra, mas aqui cabe uma segunda distino: essa influncia analisada com base no conhecimento cientfico atual sobre as possibilidades de interaes materiais. A radiao solar, por exemplo, tem influncia sobre o clima de diferentes lugares, da mesma forma que a posio da Lua tem influncia sobre os oceanos, gerando o fenmeno das mars atravs de interaes gravitacionais entre o astro e o nosso planeta. Assim, a influncia estudada pela Astronomia admitida desde que tenha base em interaes fsicas reconhecidas por outros experimentos. As interaes fsicas conhecidas atualmente no oferecem base terica para o principal pressuposto ou crena da Astrologia: de que os astros influenciam a vida dos indivduos. As intensidades das interaes conhecidas hoje (gravitacionais e eletromagnticas) entre astros e pessoas tm um valor muito menor do que a intensidade das interaes entre essas mesmas pessoas e os objetos que as rodeiam. Dessa forma, para algumas correntes, a Astrologia somente se justifica enquanto mtodo interpretativo que estabelece relaes simblicas, e no interaes fsicas, entre os astros e as caractersticas ou acontecimentos na vida das pessoas. Essas correntes no afirmam, por exemplo, que uma determinada constelao causa certos acontecimentos na vida das pessoas. O aparecimento dessa constelao, para essas correntes, visto como um sinal, ou seja, significa que acontecimentos de certo tipo devero acontecer.

20

Aula 01 Astronomia

Atividade 5
Retome suas consideraes sobre as diferenas entre Astrologia e Astronomia. Com base nas reflexes levantadas, que informaes voc acrescentaria ao seu texto inicial?

Pode-se dizer que outra caracterstica que diferencia a Astronomia da Astrologia o fato da Astronomia rever a si mesma, enquanto assimila novos conhecimentos. Pela abrangncia dos seus objetos de estudo, ela articula-se hoje com os mais diversos saberes desenvolvidos nas Cincias Naturais e Matemticas, transformando-se e transformando essas reas, continuamente, nesse processo. Voc perceber isso, na continuidade da disciplina. Para concluir a aula, antes de desenvolver a Auto-avaliao, procure sistematizar seu aprendizado terico, identificando palavras-chave e desenvolvendo pequenos esquemas que resumam a idia central de cada tpico da aula. Voc poder retomar alguns desses esquemas quando estivermos aprofundando esses contedos nas prximas aulas.

Resumo
Nesta aula, voc realizou uma observao prolongada do cu noturno a olho nu. Fez registros sobre sua percepo do cu e da forma da Terra e identificou constelaes que poderiam servir como referncia para acompanhar eventos astronmicos em outros momentos. Viu que observaes dessa natureza permitem acompanhar o comportamento de constelaes durante a noite, e do Sol, durante o dia, bem como observar variaes nesses comportamentos ao longo do ano. Ao final, conheceu as motivaes sociais que levaram sistematizao de conhecimentos astronmicos pelos mesopotmios e egpcios, no nascimento da Astronomia. Durante a aula, voc identificou concepes alternativas envolvendo conceitos astronmicos, tais como a forma da Terra, a causa do dia e da noite, e a relao entre Astronomia e Astrologia.

Aula 01 Astronomia

21

Auto-avaliao
1
Retorne sua nave imaginada na atividade 2 para um novo exerccio de afastamento da Terra. Desenhe esquematicamente como voc visualizaria trs garrafas sobre o solo, estando uma delas no Plo Norte, outra no Plo Sul e a terceira no Equador. Considere, nesse esquema, que cada uma dessas garrafas contm uma pequena quantidade de lquido. Um aluno do Ensino Mdio est com a seguinte dvida: Como possvel que um rio, como o So Francisco, possa subir, contra a gravidade, do Sul para o Norte?. Que concepes alternativas do aluno esto presentes nessa dvida? A Lua ou a ocultao do Sol por nuvens so concepes alternativas sobre a causa da noite. Identifique argumentos contrrios a essas idias. Defina as seguintes unidades de tempo, a partir de eventos astronmicos, conforme voc aprendeu at o momento:

2 3 4

a) dia (com d minsculo) b) ano

Identifique as prticas sociais que motivaram o desenvolvimento inicial da Astronomia entre os mesopotmios e os egpcios.

Aprofundamentos
1. Na disciplina Cincias da Natureza e Realidade, voc identificou stios arqueolgicos
na sua proximidade. H registros de figuras nesses stios? Elas incluem fenmenos ou objetos astronmicos? Compare a data dessas imagens ou dos stios com a idade das civilizaes da Mesopotmia e do Egito.

2. Converse com pessoas da sua comunidade que tm um conhecimento mais detalhado


sobre os astros do que comumente se possui. Que motivaes levaram essas pessoas a buscarem tais conhecimentos? So semelhantes s dos povos antigos, as quais discutimos nesta aula? Analise o porqu.

3. Anote questes que lhe intrigaram no desenvolvimento da aula e procure discuti-las


com outras pessoas, na continuidade da disciplina. Lembre-se de que nossa pgina, no ambiente virtual, um timo lugar para tais discusses!
22 Aula 01 Astronomia

Referncias
AFONSO, G. B. As constelaes indgenas brasileiras. Disponvel em: <http://www. telescopiosnaescola.pro.br/indigenas.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2007. ASTRONOMIA NO ZNITE. Disponvel em: <http://www.zenite.nu/>. Acesso em: 18 jun. 2007. BOCZKO, Roberto. Erros comumente encontrados nos livros didticos do ensino fundamental. Disponvel em: <http://www.observatorio.diadema.com.br/conf3.html>. Acesso em: 05 jun. 2007. CAMPOS, M.C.C.; NIGRO, R.G. Didtica de cincias: o ensino-aprendizagem como investigao. So Paulo: FTD, 1999. HEAVENS ABOVE. Disponvel em: <http://www.heavens-above.com/>. Acesso em: 22 maio 2007. JAFELICE, Luiz Carlos. Ns e os cus: astronomia, antropologia e educao. Natal: Departamento de Fsica/UFRN, 2002. (Palestra junto ao PET-Cincias Sociais/UFRN). LANGHI, R. Idias de senso comum em astronomia. Disponvel em: <http://telescopios naescola.pro.br/langhi.pdf>. Acesso em: 13 maio 2007. MEDEIROS, J. R. Meu cu, o cu de cada um, cu de todos ns. So Paulo: Zian, 2006. MILLONE, A. C. A astronomia no dia-a-dia. So Jos dos Campos: INPE, 2003. Disponvel em: <http://www.das.inpe.br/ciaa/ciaa.php#materialdocurso>. Acesso em: 15 maio 2007. MOURO, Ronaldo Rogrio de Freitas. Manual do astrnomo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. NEVES, M. C. Danhoni; ARGUELLO, C. Alfredo. Astronomia de rgua e compasso. De Kepler e Ptolomeu. Campinas: Papirus, 1986 NEVES, M. C. Danhoni; GARDESANI, L. R. O mago que veio do cu. Maring: EDUEM, 1998. NEVES, M. C. D. Memrias do invisvel: uma reflexo sobre a histria no ensino de fsica e a tica da cincia. Maring: Editora LCV, 1999. OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Ftima Oliveira. Astronomia e astrofsica. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. Disponvel em: <http://astro. if.ufrgs.br/index.htm>. Acesso em: 26 jul. 2007. PAULA, Andr Salvador; OLIVEIRA, Henrique Jesus Quintino. Anlise e propostas para o ensino de astronomia. So Carlos, 1993. Disponvel em: < http://cdcc.sc.usp.br/cda/producao/ sbpc93/index.html#n008>. Acesso em: 21 maio 2007. RONAN, Colin A. Histria ilustrada da cincia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. v 1. VERDET, Jean-Pierre. Uma histria da astronomia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. WHITROW, G. J. O Tempo na histria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. WHITROW, G. J. O que tempo?: Uma viso clssica sobre a natureza do tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Aula 01 Astronomia 23

Anotaes

24

Aula 01 Astronomia

Vous aimerez peut-être aussi