Vous êtes sur la page 1sur 3

Imprimir http://www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_2-Observacao.pdf -observao das aulas ministradas pelo docente http://www.slideshare.net/elianealmeida/de-emilio-a-emilia-a-trajetaria-da-alfabetizacao alfabetizao http://br.monografias.com/trabalhos/analise-leitura/analise-leitura8.

shtml - teste de habilidade grafomotora

Como Intervir nos Casos de Dislexia Escolar


Para uma eficaz interveno psicopedaggica nos casos de dislexia, disgrafia e disortografia, h necessidade de o profissional descrever a situao para poder explicar perante aos pais e escola o que ocorre no crebro das crianas com necessidades educacionais especficas. Isto significa dizer que ter a misso de representar fielmente o caso do dislxico em seu plano de trabalho, por escrito ou oralmente, no seu todo ou em detalhes. atravs da descrio que o Profissional far relato circunstanciado das dificuldades lectoescritoras, de modo a explicar, em seguida, as dificuldades lectoescritoras caracterizadas na anamnse. Uma descrio rica de detalhes historiais dos educandos com necessidades educacionais permitir uma melhor elucidao das dificuldades de aprendizagem lectoescritoras e, tambm, justificar medidas mais seguras e eficientes no momento da avaliao e da interveno psicopedaggica. Outro verbo a ser conjugado pelo psicopedagogo o de avaliar para intervir e a partir solucionar ou compensar a dificuldade do educando. Assim, descrito e explicado o caso psicopedaggico, o profissional que atua com as crianas, jovens ou adultos com dislexia, disgrafia ou disortografia poder verificar, objetivamente, os dados das dificuldades levantados junto aos professores, pais dos alunos e os prprios alunos. A pauta, protocolo ou ficha de observao quanto mais ampla mais eficaz. As avaliaes escolares tradicionais tambm no podem ser descartas ou negligenciadas uma vez que so verificaes que objetivam determinar a competncia do educando. A interveno psicopedaggica deve ocorrer quando o profissional se sente seguro teoricamente para praticar atividades que atuem diretamente nas dificuldades dos educandos dislxicos, disgrficos e disortogrficos. A interveno psicopedaggica uma capacidade, advinda da experincia, de fazer algo com eficincia. Em geral, um perodo em que alunos deixam, em algumas horas do seu tempo regular de estudo escolar, na prpria instituio de ensino, a sala de aula e passam a receber treinamento especfico para a superao de suas dificuldades. Para ilustrar no artigo com exemplos reais de casos de dislexia, vamos expor, de forma sinttica, relatos de pais, profissionais de educao da fala e educadores sobre dificuldades especficas na linguagem escrita de seus filhos e educandos:

1 CASO
Fui chamada na escola de meu filho porque ele tem problemas com a escrita, faz trocas de letras como v/f, d/t, ele tem 9 anos est na terceira serie, pediram para que o leve para fazer uma avaliao com uma fono, queria saber se este caminho que devo seguir, ou o que devo fazer grata

2 CASO
Tenho uma paciente de 27 anos que apresenta algumas dificuldades na escrita e na fala. Em uma das atividades que realizei com ela, a mesma apresentou-se nervosa ao ler,trocando algumas letras. Ao pedir para ela falasse qual o nmero que estava no dado, a mesma teve dificuldades; tendo dificuldade tambm em distinguir letras aleatrias, trocando principalmente as letras F e V. A paciente relata ser muito

agressiva querendo bater nas pessoas e no gosta de "conviver" com elas. Sente dio de todos.Gostaria de saber como fao para verificar se ela pode ter Dislexia?.

3 CASO
Tenho uma filha de 8 anos e meio diagnosticada com dislexia, alm de ter disgrafia e disortografia. A Fono disse que a dislexia dele bem leve. Ela l razoavelmente bem, apesar de soletrar muitas vezes, principalmente as palavras pouco freqentes, mas eu acredito que a disgrafia e a disortografia nela sejam um pouco mais severas que a dificuldade de leitura propriamente dita. Ela no consegue escrever uma frase sem cometer vrios erros, em palavras que j escreveu vrias vezes (sempre escreve valar ao invs de falar, xegou ao invs de chegou, soldade ao invs de saudade entre outras coisas) e a aparncia grfica de sua letra muito franca, parece de criana ensaiando as primeiras letras. No entanto ela gosta muito de escrever, tem um dirio, escreve historinhas, s que uma luta conseguirmos decifrar o que ela quis dizer.Gostaria de saber, se poderia indicar alguma literatura, que contivesse exerccios especificamente para disgrafia e disortografia . Tomando, para a rpida anlise e sistematizao dos relatos de casos de dislexia acima, muito comuns nas queixas de crianas, pais e docentes, observaremos que, em geral, so estes indcios tpicos de dificuldades em leitura, escrita e disortografia: (1) progresso muito lento na aquisio das habilidades de leitura; (2) problemas ao ler palavras desconhecidas (novas, no-familiares), que devem ser pronunciadas em voz alta; (3) tropeos ao ler palavras polissilbicas, ou deficincias o ter de pronunciar a palavra inteira; (4) A leitura em voz alta contaminada por substituies, omisses e palavras malpronunciadas; (5) Leitura muito lenta e cansativa; (6) Dificuldades para lembrar nomes de pessoas e de lugares e confuso quando os nomes se parecem; (7) Falta de vontade de ler por prazer; (8) Ortografia que permanece problemtica e preferncia por palavras menos complexas ao escrever; (9) Substituio de palavras que no consegue ler por palavras inventadas e (10) Problemas ao ler e pronunciar palavras incomuns, estranhas ou singulares, tais como o nome de pessoas, de ruas e de locais, nomes dos pratos de um menu.

DISLEXIA: PERGUNTAS E RESPOSTAS


1. Qual a origem da dislexia? uma palavra de origem grega. Dis, quer dizer, dificuldade. Lexia, palavra, leitura. O primeiro relato de dislexia data de 1896, a partir de uma queixa de um jovem de 14 anos que vai a um mdico ofalmologista relatar sua dificuldade especfica de ler e escrever, tendo surpreendentemente intactas as habilidades em matemticas e outras disciplinas escolares. 2. Quais os sinais mais comuns de uma criana dislxica? Na educao infantil, o atraso da fala um indcio importante. No ensino fundamental, a dificuldade de alfabetizar-se em leitura, soletrar, por exemplo, um texto, em voz alta perante uma sala de aula ou para si mesmo. No ensino fundamental, se a soletrao no tiver sido resolvida, o aluno ter implicaes no entendimento do texto em todas as disciplinas escolares. A falta de conscincia fonolgica durante a alfabetizao leva dislexia escolar. 3. Dislexia tem cura? Se for de origem gentica, no. E por isso, ser considerada uma sndrome, uma dislexia desenviolvimento, evolutiva ou gentica. Se a dislexia de natureza escolar, a mudana do mtodo de

leitura, por exemplo, mudar o mtodo global para o fnico,pode trazer resultados bastante animadores para os dislxicos, docentes e aos pais. 4. Qual o papel da famlia no processo de tratamento? Os pais devem ficar atentos sobre o desempenho leitor de seus filhos. As baixas notas em lngua portuguesa e a falta de interesse em ler textos podem ser sinais de alerta importante para um pedido de ajuda profissional. Os alunos que so dislxicos tendem a se afastar de atividades que envolvem a leitura ou texto escrito, temendo as dificuldades inerentes ao sistema escrito da lngua e caminham para atividades outras como atividades de lazer, esporte, liderana escolar, entre tantas em que possa revelar seu potencial de criao e inteligncia. 5. Quais atribuies cabem escola, enquanto instituio que identifica os primeiros sinais desse distrbio? Cabe escola oferecer aos pais de alunos e aos prprios alunos, metodologias interessantes e eficientes, do ponto de vista pedaggico, para atender os alunos especiais, os que apresentam dificuldades em leitura, escrita e ortografia. incumbncia da escola e, em especial dos professores, oferecer recuperao de estudos para aqueles que tm baixo rendimento escolar. Vicente Martins Professor da Universidade Estadual Vale do Acara(UVA), em Sobral, Estado do Cear.

Os problemas de leitura e escrita deveriam ter resposta eficaz no meio escolar, num trabalho interdisciplinar, contando, claro, com a ajuda externa de profissionais da psicologia, da fonoaudiologia e da Medicina, mas com solues endgenas, advindas do prprio ambiente escolar. O professor, principal agente do processo reeducador, deveria ou deve ser o mais aplicado, o mais qualificado, nas questes referentes pedagogia da lectoescrita. Sem um trabalho consistente da escola, as trocas de letras simtricas, por exemplo, tendem a persistir por toda vida escolar. Em alguns casos, claro, com menos freqncia. Outros, uma sndrome que acompanhar a criana, o jovem e o adulto por toda sua vida. necessrio o trabalho de reeducao lingstica, isto , formar a conscincia fonolgica dos sons da fala. Ensinar bem as vogais e as consoantes da lngua materna. esta conscincia fonolgica ou lingstica que far com que a criana, ao escrever palavras com letras simtricas (p, b, p, q), pense e repense sobre o processo da escrita alfabtica. Uma das conseqncias da falta de conscincia fonolgica , na escrita formal, os alunos, saltarem grafemas, por exemplo: coisa, ela escreve coia/ glbulo/gobulo.

FONTE: http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_70.htm

Vous aimerez peut-être aussi