Vous êtes sur la page 1sur 7

CURSO: ENGENHARIA DE PETRLEO E GS Prof. Dr.

Guillermo Ruperto Martn Corts

Disciplina: ENGENHARIA DE RESERVATRIOS RECUPERAO DE AULAS Unidade 1, 2, 3 e 4. 1. TIPOS DE RESERVATRIOS.

Reservatrios de leo

Fig. 1 Diagrama de fases de um reservatrio de leo

Se o ponto representativo da mistura se encontra no ponto 1`, acima da curva diz-se que se trata de leo saturado em gs.

Procure na literatura o que acontece ante qualquer reduo da presso. Comente.

CURSO: ENGENHARIA DE PETRLEO E GS Prof. Dr. Guillermo Ruperto Martn Corts

Se tal ponto representativo fica onde est o ponto R, o leo e subsaturado e para comear a vaporizao a presso deve ser reduzida at o valor correspondente ao ponto 2. Defina com suas palavras presso de saturao, ponto de bolha, ponto de saturao.

A extrao dos fludos de interesse do reservatrio vai diminuindo a presso do mesmo. O fluido extrado submetido a processo de separao antes de ser enviado refinaria. O comportamento do fludo durante a vida til do mesmo se reflete em uma linha vertical que representa a Temperatura do fludo no reservatrio e m tanto que a presso vai caindo at chegar s condies de presso de abandono em que a produo do poo interrompida.

leos de alta contrao e de baixa contrao.

Os leos ricos em componentes volteis apresentam forte diminuio de volume ao mudarem suas condies do reservatrio superfcie pela volatilizao das substncias leves e/o gasosas como o metano, etano, propano, e outros. Estes leos recebem a denominao de leos de alta contrao.

CURSO: ENGENHARIA DE PETRLEO E GS Prof. Dr. Guillermo Ruperto Martn Corts

Fig. 2 leo de baixa contrao

Fig. 3 leo de alta contrao


3

CURSO: ENGENHARIA DE PETRLEO E GS Prof. Dr. Guillermo Ruperto Martn Corts

Fig. 4 Gs seco. Reservatrio de gs retrgrado So reservatrios de gs cuja temperatura se situa entre o ponto crtico e a cricondenterma.

Fig. 5 Gs retrgrado.

CURSO: ENGENHARIA DE PETRLEO E GS Prof. Dr. Guillermo Ruperto Martn Corts

O fenmeno se descreve da seguinte forma: segundo o fluido vai saindo do reservatrio a presso do reservatrio vai caindo com T constante. A presso continua a diminuir at atingir um determinado valor em que comea a produzir lquido por condensao. O processo da diminuio de presso do reservatrio continua at atingir um valor mximo de lquido. Ento acontece um fenmeno reverso em que o lquido comea a retornar a fase de vapor. Este tipo de reservatrio tambm se denomina de Reservatrio de Gs Condensado Retrgrado. No caso dos reservatrios de gs retrgrado, a avaliao de Presso, Volume e Temperatura deve ser efetuada aps recombinar todos os fludos obtidos em amostragem. Caso os dados de laboratrio no sejam possveis, ento se procura na literatura para efetuar as correlaes indicadas.

Classificao de reservatrio em funo de amostragem.

Uma forma muito utilizada para classificar reservatrios de hidrocarbonetos a chamada Razo gs / lquido de produo (RGL), a qual se expressa como o quociente da vazo instantnea de gs sobre a vazo instantnea de leo, ambas medidas em condies padro. Segundo Craft & Hawkins, os reservatrio podem ser classificados, de maneira simplificada em: Reservatrios de leo: Reservatrios condensado: Reservatrios de gs seco: de RGL 900 m3std / m3std gs 900 m3std / m3std < RGL < 18.000 m3std / m3std 18.000 m3std / m3std

PROCURE NA LITERATURA O SIGNIFICADO DE STD. COMENTE.


5

CURSO: ENGENHARIA DE PETRLEO E GS Prof. Dr. Guillermo Ruperto Martn Corts

Fig. 6 Diagrama de fases tpicas de mistura de hidrocarbonetos, 1) leo, 2) gs condensado retrgrado e 3)gs no retrgrado.

CURSO: ENGENHARIA DE PETRLEO E GS Prof. Dr. Guillermo Ruperto Martn Corts

Reservatrios de leo e gs.

Fig. 7 Esquema de reservatrio de leo e gs.

Neste caso as duas fases se encontram em equilbrio entre si. A denominao do tipo de reservatrio de gs ou de petrleo depende de qual a fase dominante, tambm depende do interesse econmico. Pode acontecer o caso contrrio em que o gs domina a maior parte do reservatrio.

COMENTE DE MANEIRA BREVE O APRENDIDO NESTA LIO.

Vous aimerez peut-être aussi